SóProvas



Questões de Lei nº 9.294 de 1996 - Restrições ao Uso e à Propaganda de Produtos Fumígeros, Bebidas Alcoólicas, Medicamentos, Terapias e Defensivos Agrícolas


ID
3497533
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto ao Código de Defesa do Consumidor, à Lei n.º 8.078/1990, à Lei n.º 9.294/1996 e ao Código Civil, julgue o item.


É proibido o uso de cigarros, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2  É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público

  • CERTA.

    Art. 2o É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.   (Redação dada pela Lei nº 12.546, de 2011)

    LEI Nº 9.294, DE 15 DE JULHO DE 1996.

  • Assertiva C

    É proibido o uso de cigarros, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.


ID
5597863
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere à Lei n° 9.294/1996 e à Lei n° 9.787/1999, julgue o item.

A proibição do uso de cigarros, em recinto coletivo fechado, incide apenas nos espaços públicos.

Alternativas
Comentários
  • A lei federal nº. 9.294/1996, dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas.

    Para fins da presente questão interessam especificamente as restrições ao uso do cigarro. Trata-se de uma questão relativamente fácil, que se o candidato for atencioso acertaria mesmo sem saber da lei, pois é bastante comum ver até em estabelecimentos privados a placa de proibição do uso de cigarros. Tal obrigação está contida no art.º da lei supracitada, que assim dispõe:

    Art. 2o  É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.  
    § 1° Incluem-se nas disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.
    § 2o  É vedado o uso dos produtos mencionados no caput nas aeronaves e veículos de transporte coletivo. 
    § 3º  Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas

    Portanto, a vedação de usar cigarro se estende também aos espaços privados e não apenas públicos, por isso a afirmação esta errada.

    GABARITO: ERRADA