SóProvas



Questões de Transformação Digital no Sistema Financeiro


ID
2677333
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com o objetivo de evitar crises financeiras, o Banco Central do Brasil tem adotado, nas últimas décadas, diversos mecanismos visando a compatibilizar as normas do Sistema Financeiro Nacional com os requisitos emanados dos chamados Acordos de Capital da Basileia, que estabelecem regras do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) para assegurar a estabilidade financeira internacional. Desde o final da década de 1980, foram emitidos os Acordos da Basileia I (1988), Basileia II (2004) e Basileia III (2010).


No caso do Acordo da Basileia III, concebido após a crise financeira global de 2008, as normas introduzidas e já implementadas pelo Banco Central do Brasil foram ainda mais rígidas, porque

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    No Brasil, Basileia III está sendo implementada por meio de um conjunto de resoluções, circulares e cartas-circulares editadas a partir do ano de 2013. Essas normas introduziram os conceitos de capital principal, nível I e PR (Resolução 4.192, de março de 2013), ativos ponderados pelo risco – RWA (Circular 3.644, de março de 2013), novos requerimentos mínimos de capital principal, nível I e PR e adicional de capital principal (Resolução 4.193, de março de 2013). Adicionalmente estão sendo implementados também os conceitos de liquidez trazidos pelo LCR (Liquidity Coverage Ratio) e NSFR (Net Stable Funding Ratio) e o conceito de Razão de Alavancagem.

     

    https://www.bcb.gov.br/fis/supervisao/basileia.asp

    Bons estudos !!

  • é atualidades ou conhecimentos bancários ?????

  • Gostei muito da explicação desse link: https://economia.ig.com.br/mercados/saiba-o-que-sao-os-acordos-de-basileia/n1597298844035.html

  • Em resumo:


    -Brasileia I: obriga os bancos a terem uma reserva de capital.


    -Brasileia II: obriga os bancos a avaliarem os riscos individualmente para cada cliente.


    -Brasileia III: obriga os bancos a terem ainda mais reservas de capital.

  • Se for pedido esse assunto no edital, como ele aparecerá ?

  • LETRA D

    AS REGRAS DE BASILÉIA VISAM EVITAR RISCO DE CRÉDITO E EXIGEM UMA RESERVA MÍNIMA DE CAPITAL POR PARTE DOS BANCOS.

  • LEGAL

  • O conceito da alternativa B se refere aos Pilares II e III do Basileia II.

    O conceito da alternativa C se refere ao Pilar I do Basileia II.

    O conceito da alternativa E se refere ao Pilar II do Basileia II.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia

  • Basileia 1: Exigência de capital mínimo de 8%. Ex: Se um banco vai emprestar o capital dele,ele é obrigado a deixar pelo menos 8% como forma de proteger e não quebrar caso alguem venha dar calote.

    Basileia 2: vem pra reforçar a 1 com base em 3 pilares

    1: exigência de capital mínimo

    2: Processo de revisão de capital mínimo(aqui orgãos foram criados justamente para fiscalizar e revisar se os bancos que assinaram a basileia realmente estavam atendendo as exigências da basileia)

    3: Disciplina do mercado.

    Basileia 3: grau máximo de alavancagem( o quando que os bancos podem alavancar o seu dinheiro)

    indíce máximo de liquidez( o quando de capital que o banco deve manter)

    qualidade de crédito( o quando de calote que certos bancos levam)

    obs: como mesmo após a basileia 1 e 2 houve a crise de 2008,a basileia 3 é mais exigente e carrega esse 3 conceitos a mais.

    A) errado: isso não faz parte da basileia 3

    B) errado: pertence a basileia 2

    C) errado: conceito já existente na basileia 1 e 2

    D)correto:a única alternativa que carrega exigência a mais

  • Quando Falamos em Basileia estamos nos referindo aos índices de solvência ( capacidade das instituições em honrar com suas dívidas). Neste caso a opção de resposta mais adequada está na letra D.

  • RECOMENDAÇÕES BASILEIA

    Com o objetivo de evitar crises financeiras, o Banco Central do Brasil tem adotado, nas últimas décadas, diversos mecanismos visando a compatibilizar as normas do Sistema Financeiro Nacional com os requisitos emanados dos chamados Acordos de Capital da Basileia, que estabelecem regras do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) para assegurar a estabilidade financeira internacional.

    https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia

    Basileia I: obriga os bancos a terem uma reserva de capital. (capital mínimo de 8% - Índice de Basileia)

    Basileia II: obriga os bancos a avaliarem os riscos individualmente para cada cliente.

                   3 Pilares

                   1: critérios para o cálculo dos requerimentos mínimos de capital (riscos de crédito, mercado e operacional); 

                   2: princípios de supervisão para a revisão de processos internos de avaliação da adequação de capital... 

                   3: incentivo à disciplina de mercado por meio de requerimentos de divulgação ampla de informações relacionadas aos riscos assumidos pelas instituições.

    Basileia III: obriga os bancos a terem ainda mais reservas de capital.

    Objetivos de Basileia III​

    Resposta regulatória global à crise internacional de 2007/2008.

    Principais inovações:

                   Elevação da qualidade e quantidade do capital regulatório

                   Aperfeiçoamento dos fatores para a ponderação de ativos pelo risco

    ​               Introdução dos buffers (colchões) de capital para conservação e contracíclico

    ​               Novos requerimentos de liquidez e alavancagem

                   Requisitos prudenciais para as instituições sistêmicas

    Objetivo: fortalecimento da capacidade de as instituições financeiras absorverem choques provenientes do próprio sistema financeiro ou dos demais setores da economia, reduzindo o risco de propagação de crises financeiras para a economia real, bem como eventual efeito dominó no sistema financeiro em virtude de seu agravamento.​

  • estou em dúvida se as "Basilleias " estão inclusas no edital de 2021
  • Deixo um adendo para vocês: se o candidato soubesse alguma coisa sobre a crise de 2008, ele responderia tranquilamente. Por isso, levem essas crises para a prova, pois elas são marcos muito importantes pra história. Essa crise foi por conta de insolvência, ou seja, o cara não consegue pagar o financiamento do AP dele e quer vende-lo depois.

  • Pra quem não entende muito bem sobre a crise mundial de 2008 veja o filme "A grande aposta"


ID
5374873
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Central Brasileiro entrou para a era dos bancos digitais e criou um meio de realização de transações bancárias que promete ser mais rápido e prático e pode ser utilizado nas plataformas de qualquer instituição bancária. A novidade do BC é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA D]

    Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil. A iniciação de um Pix para uma pessoa física é gratuita. Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.

    FONTE: Wikipédia.

  • Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

    Foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

    As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para , entre outros.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/

  • O PIX se caracteriza pela praticidade e rapidez

    Uma dica para lembrar que se trata do PIX:

    • Prático
    • Instantâneo
    • custo baiXo: é barato, por ser gratuito para pessoas físicas e ter custo baixo para os demais casos.

    Bons estudos!~

  • O PIX é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

    Foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

    As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para , entre outros.


ID
5398171
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Central Brasileiro entrou para a era dos bancos digitais e criou um meio de realização de transações bancárias que promete ser mais rápido e prático e pode ser utilizado nas plataformas de qualquer instituição bancária. A novidade do BC é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA A]

    Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil. A iniciação de um Pix para uma pessoa física é gratuita. Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.

    FONTE: Wikipédia.

  • Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

    Foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

    As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para , entre outros.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/

  • O PIX se caracteriza pela praticidade e rapidez

    Dica para lembrar que se trata do PIX:

    • Prático
    • Instantâneo
    • custo baiXo: é barato, por ser gratuito para pessoas físicas e ter custo baixo para os demais casos.
  • Resposta: PIX. É so analisar as outras alternativas e a que mais se aproxima é o PIX

  • Letra a

    Pix é o pagamento instantâneo brasileiro.