SóProvas



Questões de Atualidades do Mercado Financeiro


ID
701848
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com o crescente avanço tecnológico, está cada vez mais fácil realizar operações bancárias sem que se precise ir pessoalmente a uma agência.

Que nome se dá ao tipo de acesso bancário realizado em terminais de computadores, caixas eletrônicos e bancos 24 horas?

Alternativas
Comentários
  • Remote Banking - atendimento remoto, ou seja, fora das agências através de terminais eletrônicos. Visa, entre outras coisas, à redução de custos e a evitar as filas nas agências bancárias.
    Home Banking - comunicação a distancia entre cliente (pessoa física) e banco, operações via internet, como pagamentos de contas, obtenção de extratos e saldo bancário etc.
    Office Banking - seria a mesma conceituação do Home banking, porém aplicada aos escritórios e empresas de modo geral.
  • Não entendi porque nao poderia ser home banking também!
  • João, olha a pergunta:

    Que nome se dá ao tipo de acesso bancário realizado em terminais de computadores, caixas eletrônicos e bancos 24 horas?

    o termo computadores deve ter te confundido com computador em casa através de internet.
    foi proposital. Temos que tomar todo o cuidado com as bancas.
  • Gabarito (E)

    home / office banking é mais restrito abrangendo telefone e computadores, já o remote banking é o atendimento fora da agência (terminais de autoatendimento, por exemplo)

  • SIMPLES!!! Remote Banking  Traduzido do inglês p/ português significa : operações bancárias à distância

              Matou a charada

      Letra ( E )


  • Um caixa eletrônicocaixa multibancocaixa automáticoterminal bancário ou remote banking,é um dispositivo eletrônico que permite que clientes de um banco retirem dinheiro e verifiquem o balanço de suas contas bancárias sem a necessidade de um funcionário do banco. São os principais equipamentos de autonação bancária. Muitos terminais também permitem que as pessoas depositem dinheiro ou cheques, transfiram dinheiro entre contas bancárias, comprem cartões pré-pagos para seus celulares ou até mesmo comprem selos.

  • Bancos de dados são coleções de dados interligados entre si e organizados para fornecer informações.

    O débito automático é um serviço oferecido pelos bancos para os consumidores com cobranças constantes, como de serviços públicos (água, luz, telefone), escola, gás, condomínio, cursos de longa duração. 

    O Home Banking conecta o computador do cliente ao do banco com o intuito de trocarem informações a respeito de saldo e movimentação em conta-corrente, de cobrança, aplicações, resgates, operações de empréstimos, cotação de moedas, índices e bolsas de valores, saldo de poupança.

    Internet Banking - É o seu banco online. Nele, há possibilidade de fazer operações da sua conta, sem ter de ir até uma agência bancária. 

    Remote Banking significa serviços automatizados que permitem que os clientes se conectem ao computador do banco onde eles tenham um relatório de conta corrente através de terminais interativos transportáveis ​​ou instalados nas suas instalações e na linha telefônica normal. 

    Gabarito E

  • a)     Banco de dados é um termo pertencente à área da informática, normalmente estudado na disciplina de Tecnologia da Informação;

    b)     Débito automático é um serviço bancário em que o cliente escolhe uma data escolhida que fica programada para pagar determinada conta mensalmente;

    c)      e d) Home banking é o mesmo que internet banking, opção em que os serviços bancários são acessados via navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, entre outros), enquanto Office banking representa os serviços bancários personalizados oferecidos a empresas, de acordo com suas necessidades;

    e)     O acesso realizado em qualquer modalidade remota,ou seja, externamente à agência bancária, é chamado de remote banking. Os exemplos dados no enunciado são dessa modalidade. Logo, este é nosso gabarito.

    Resposta: E

  • Cuidado para não assinalar Internet Banking, já que o enunciado fala em não precisar ir pessoalmente à uma agência. O internet banking possibilita que o cliente mexa na conta sem sair de casa ou sem ir até qualquer atendimento da agência. Enquanto o Remote Banking representa o que o banco oferece por meio de automatizações, para que o cliente consiga ter contato com os seus serviços. Como o Banco 24 Horas, os caixas eletrônicos e etc.

  • Bem confuso, cada um diz uma coisa. Veja que nessa questão, há a misturade internet banking (acesso bancário realizado em terminais de computadores) com remote banking (caixas eletrônicos e termanis 24h). Enfim, vai na esperteza. Como a maioria é de Remote banking, vai nele. Bons estudos!


ID
1109692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.

O Penhor CAIXA é uma linha de crédito não renovável, no valor de até 130% do bem oferecido em garantia, cujo pagamento pode ser parcelado pelo prazo de até cento e oitenta dias

Alternativas
Comentários
  • O Penhor CAIXA é uma linha de crédito renovável.

  • O penhor pode ser renovado diversas vezes mediante o pagamento de encargos.

  • Segundo site da CAIXA: http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/penhor/Paginas/default.aspx

    O empréstimo pode ser renovado diversas vezes.​

    Penhor Parcelado

    O Penhor Parcelado é uma oportunidade para que o cliente possa programar a quitação do empréstimo e retirar suas garantias com um melhor planejamento financeiro.

    Esta modalidade permite ao cliente o pagamento de parcelas fixas e amortização ao longo do tempo pelo sistema PRICE. O Penhor Parcelado pode ser contratado com prazos que variam de 02 a 60 meses, com parcela de valor mínimo de R$50,00.​

  • o erro esta na frase NÃO RENOVAVEL, na verdade o penho e renovavel.

  • o Penhor que a questão fala , alem dele ser renovável ele não é parcelado é sob forma de pagamento único .. a não ser que a questão citasse a modalidade de penhor parcelado que ai seria as parcelas de no minimo 02 meses e no maximo 60 meses... então há na questão dois erros!


  • GABARITO: ERRADO

    ​O Penhor Caixa é uma linha de crédito com uma das menores taxas do mercado e sem burocracia.

    Com o Penhor, você sai com seu dinheiro na hora sem a necessidade de análise cadastral ou avalista.​ Além disso, seus bens ficam em total segurança no cofre da Caixa e você pode renovar seu contrato quantas vezes precisar. E, depois de quitar seu contrato, você recebe seu bem de volta.

    Os limites de empréstimos podem chegar até 100% do valor da garantia para os clientes que recebem o crédito salário na Caixa.

    → Erro da questão: Diz que o penhor não é renovável, quando o é.

    Bons estudos! :)

    Fonte: caixa.gov.br

  • https://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/penhor/Paginas/default.aspx

  • Assertiva: O Penhor CAIXA é uma linha de crédito não renovável, no valor de até 130% do bem oferecido em garantia, cujo pagamento pode ser parcelado pelo prazo de até cento e oitenta dias

    • Correções - é renovável / parcelas variam de 2 a 60 meses

ID
1109695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.

As casas lotéricas podem atuar como correspondentes bancários de outras instituições financeiras no país, mas a exploração dos serviços da Loteria Federal do Brasil é exclusiva da CAIXA.

Alternativas
Comentários
  • o gabarito DEFINITIVO da banca alterou de errado para certo porque clientes do BBpodem fazer algumas operações nas casas lotéricas.

  • Welder

    não seria ao contrário - alterou de certo para errado?

  • Se fosse assim, os outros bancos eram correspondentes bancários de outros, pq recebem cobranças uns dos outros. As casas lotéricas, são correspondentes da CEF, pq faz alguns serviços que só poderia fazer lá.


    ex: Aberturas de conta, Pagamento do FGTS, Pagamento do Seguro desemprego, Bolsa Família e etc.... questão errada. 

  • Se foi alterada, então, qual o motivo de não terem mudado o gabarito aqui no Site?

  • Além de contar com nossos Caixa Eletrônicos em todas as regiões do país, o cliente BB pode acessar terminais de outras instituições que fazem parte da rede compartilhada.

    Fazem parte da rede compartilhada os Caixas Eletrônicos (TAA – Terminais de Auto-Atendimento), instalados em locais de acesso público (fora de agências), como shopping centers, aeroportos, rodoviárias, farmácias, postos de combustível, supermercados,  praças, avenidas e quiosques, e as Casas Lotéricas da Caixa Econômica Federal.

     

    http://www.bb.com.br/portalbb/page3,101,2311,0,0,1,1.bb
     

  • Quais são os serviços que os clientes do BB fazem na lotérica?

    Pra mim é correspondente somente e totalmente da Caixa.

    Essa é nova pra mim, eu marquei como errada...
  • A questão está certa, pois as lotéricas ( que são da CEF) podem receber pagamentos de títulos de outras instituições. Por isso diz-se que elas podem ser correspondentes de outros bancos. Mas, a questão em si está muito mal feita, pois ela generaliza muito. Um leigo pode subentender que é possível fazer transferência de recursos por meia das casas lotéricas para outras IFs, quando na verdade depósitos são limitados apenas a clientes da CEF.

  • Eu fiz essa prova em 2014 no gabarito está como certa, mas apos recursos e resposta mudou para errada!!

  • Ja trabalhei com correspondente da caixa e não pode trabalahar com outro correspondente associado ao mesmo CNPJ.
  • Não houve alteração

    https://arquivos.qconcursos.com/concurso/justificativa/3240/caixa-2014-nivel-medio-justificativa.pdf?_ga=2.227252511.343584459.1541593378-1920022835.1541443948

  • Hoje em dia podemos fazer pagamento e outros serviços do banco do brasil pela as lotericas.

  • amigos, a questão fala de serviços de loteria federal...

  • As casas lotéricas podem atuar como correspondentes bancários de outras instituições financeiras no país, mas a exploração dos serviços da Loteria Federal do Brasil é exclusiva da CAIXA.

    As casa lotéricas são correspondentes bancários da CEF.

    Resposta: Errada

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-conhecimentos-bancarios-cef-comentada

  • SÓ ATUALIZANDO, QUANTO A QUESTÃO DO BB:

    "A partir desta quarta-feira (18.11.2020), os cerca de 70 milhões de correntistas do não poderão mais efetuar transações nas mais de 13 mil casas lotéricas do país. Ficam impedidos os serviços de saques, depósitos, pagamentos de boletos ou do próprio INSS, além de extratos ou transferências. O motivo é o encerramento da parceria do BB com a Caixa Econômica Federal, que aconteceu em outubro."

    fonte: site do congresso nacional https://congressoemfoco.uol.com.br/economia/correntistas-do-bb-nao-poderao-mais-fazer-transacoes-em-lotericas-a-partir-desta-quarta/#:~:text=A%20partir%20desta%20quarta-feira,além%20de%20extratos%20ou%20transferências.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Celso Natale

    Os correspondentes bancários existem há décadas no Brasil, tendo sido regulados em 1999 como “sociedades prestadoras de serviços”. 

    As Casas Lotéricas são um ótimo exemplo: por meio de um contrato com a Caixa Econômica Federal (instituição financeira), as Lotéricas oferecem serviços como pagamentos de boletos e saques. 

    Outro exemplo: os Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT), que atualmente são correspondentes do Banco do Brasil, ofertando também diversos serviços em nome do banco, por meio da marca “Banco Postal”.

    ===

    TOME NOTA (!)

    A  Resolução  do  Conselho  Monetário  Nacional  nº  3.954,  de  2011,  estabelece  regras  para  a contratação, por instituições financeiras, de correspondentes no país. 

    A respeito dos correspondentes bancários, julgue o item

    A  atuação  de  estabelecimentos  comerciais  como  correspondente  bancário  implica  em elevação de custos para a instituição contratante e desvio de finalidade do correspondente. (ERRADO)  

    • Pelo  contrário,  a  instituição  financeira  contrata  correspondentes  para  ampliar  seu alcance com menores custos. 

    ===

    A respeito dos correspondentes bancários, julgue o item

    Os  reguladores  do  Sistema  Financeiro  Nacional  têm  por  objetivo  desestimular  a concorrência no mercado por meio da democratização financeira. (ERRADO)  

    • Desestimular  a  concorrência  simplesmente  não  é  um  objetivo.  Pelo  contrário,  o estímulo à competição é visto como uma forma de ampliar a aprimorar o acesso à população aos produtos e serviços financeiros.

    ===

    A respeito dos correspondentes bancários, julgue o item

    Do  ponto  de  vista  das  instituições  financeiras  contratantes,  o  correspondente  bancário  é uma alternativa à ampliação da rede de atendimento própria. (CERTO)

    ===

    A respeito dos correspondentes bancários, julgue o item

    Compete à Comissão de Valores Mobiliários aplicar penalidades em caso de infrações às regras estabelecidas para correspondentes no país.  (ERRADO)

    • Isso compete ao Banco Central do Brasil. 

    ===

    A respeito dos correspondentes bancários, julgue o item

    A figura de correspondente bancário, no Brasil, foi criada em 2011. (ERRADO)

    • Embora as normas em vigor tenham sido estabelecidas pela Resolução 3.954 de 2011, o papel já existia antes disso. 

    ===

    A respeito dos correspondentes bancários, julgue o item.  

    Empresas  públicas  podem  atuar  como  correspondentes  bancários  de  instituições financeiras privadas. (CERTO)

    • Além de não existir qualquer vedação nesse sentido, e apenas para você fixar melhor essa  possibilidade,  saiba  que  os  Correios  atuavam  como  correspondentes  bancários  do Bradesco (IF privada) antes de o Banco do Brasil conseguir o contrato. 

    ===


ID
1109701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.

Nas cidades com população igual ou superior a 250 mil habitantes, são elegíveis a financiamento imobiliário no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida os imóveis com valor de avaliação de até R$ 175 mil.

Alternativas
Comentários
  • Minha Casa Minha Vida – Valor Máximo de Imóvel

    Outra alteração muito importante que o programa Minha Casa Minha Vida sofreu e já estão atualizados no Simulador Caixa, diz respeito ao aumento do limite de valor dos empreendimentos.

    Os valores subiram de R$ 170 mil para R$ 190 mil nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Para as demais cidades com população maior ou igual à 1 milhão de habitantes, os valores subiram de R$ 150 mil para R$ 170 mil.

    Para as cidades com 250 mil habitantes ou mais, o valor máximo agora é R$ 145 mil, enquanto  as cidades com 50 mil habitantes tiveram os valores reajustados para R$ 115 mil. As demais cidades tiveram a alteração de valor de imóvel máximo para R$ 90 mil. Assista o vídeo abaixo sobre a notícia veiculada na TV NBR.

    - See more at: http://vistaincorporadora.com.br/novo/minha-casa-minha-vida-valor-maximo-de-imovel/#sthash.jLlMrNM6.dpuf
  • Os valores subiram de R$ 170 mil para R$ 190 mil nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Para as demais cidades com população maior ou igual à 1 milhão de habitantes, os valores subiram de R$ 150 mil para R$ 170 mil.

    Para as cidades com 250 mil habitantes ou mais, o valor máximo agora é R$ 145 mil, enquanto  as cidades com 50 mil habitantes tiveram os valores reajustados para R$ 115 mil. As demais cidades tiveram a alteração de valor de imóvel máximo para R$ 90 mil.

  • Minha Casa Minha Vida – Valor Máximo de Imóvel

    Os limites são os seguintes:

    Municípios integrantes das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal è

    R$ 190 mil.

    Cidades com população igual ou superior a um milhão de habitantes é R$ 170 mil.

    Municípios com população superior a 250 mil habitantes è R$ 145 mil.

    Municípios com população igual ou superior a 50 mil habitantes è R$ 115 mil.

    Demais cidades è R$ 90 mil.

    ERRADO

  • Municípios de :

    Regiões metropolitanas de SP, RJ e DF = R$ 190 mil

    Pop > ou = a 1 mi habitantes = R$ 170 mil. (Todas as outras cidades, menos as citadas acima)

    Diminui 1/4 da população e 25 mil no dinheiro.

    Pop > 250 mil habitantes = R$ 145 mil. (Menos de 1 mi e maior que 250 mil)

    Diminui 1/5 da população e 30 mil no dinheiro

    Pop > ou = a 50 mil habitantes = R$ 115 mil. (maior que 50 mil e menos que 250)

    Diminui 25 mil no dinheiro.

    Resto = R$ 90 mil.

  • Assertiva: Nas cidades com população igual ou superior a 250 mil habitantes, são elegíveis a financiamento imobiliário no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida os imóveis com valor de avaliação de até R$ 175 mil.

    • Correção: o valor é 145 MIL

  • Questão desatualizada! Não existe mais o programa Minha Casa Minha Vida. Agora encontra-se em vigor o Casa Verde e Amarela!


ID
2677333
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com o objetivo de evitar crises financeiras, o Banco Central do Brasil tem adotado, nas últimas décadas, diversos mecanismos visando a compatibilizar as normas do Sistema Financeiro Nacional com os requisitos emanados dos chamados Acordos de Capital da Basileia, que estabelecem regras do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) para assegurar a estabilidade financeira internacional. Desde o final da década de 1980, foram emitidos os Acordos da Basileia I (1988), Basileia II (2004) e Basileia III (2010).


No caso do Acordo da Basileia III, concebido após a crise financeira global de 2008, as normas introduzidas e já implementadas pelo Banco Central do Brasil foram ainda mais rígidas, porque

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    No Brasil, Basileia III está sendo implementada por meio de um conjunto de resoluções, circulares e cartas-circulares editadas a partir do ano de 2013. Essas normas introduziram os conceitos de capital principal, nível I e PR (Resolução 4.192, de março de 2013), ativos ponderados pelo risco – RWA (Circular 3.644, de março de 2013), novos requerimentos mínimos de capital principal, nível I e PR e adicional de capital principal (Resolução 4.193, de março de 2013). Adicionalmente estão sendo implementados também os conceitos de liquidez trazidos pelo LCR (Liquidity Coverage Ratio) e NSFR (Net Stable Funding Ratio) e o conceito de Razão de Alavancagem.

     

    https://www.bcb.gov.br/fis/supervisao/basileia.asp

    Bons estudos !!

  • é atualidades ou conhecimentos bancários ?????

  • Gostei muito da explicação desse link: https://economia.ig.com.br/mercados/saiba-o-que-sao-os-acordos-de-basileia/n1597298844035.html

  • Em resumo:


    -Brasileia I: obriga os bancos a terem uma reserva de capital.


    -Brasileia II: obriga os bancos a avaliarem os riscos individualmente para cada cliente.


    -Brasileia III: obriga os bancos a terem ainda mais reservas de capital.

  • Se for pedido esse assunto no edital, como ele aparecerá ?

  • LETRA D

    AS REGRAS DE BASILÉIA VISAM EVITAR RISCO DE CRÉDITO E EXIGEM UMA RESERVA MÍNIMA DE CAPITAL POR PARTE DOS BANCOS.

  • LEGAL

  • O conceito da alternativa B se refere aos Pilares II e III do Basileia II.

    O conceito da alternativa C se refere ao Pilar I do Basileia II.

    O conceito da alternativa E se refere ao Pilar II do Basileia II.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia

  • Basileia 1: Exigência de capital mínimo de 8%. Ex: Se um banco vai emprestar o capital dele,ele é obrigado a deixar pelo menos 8% como forma de proteger e não quebrar caso alguem venha dar calote.

    Basileia 2: vem pra reforçar a 1 com base em 3 pilares

    1: exigência de capital mínimo

    2: Processo de revisão de capital mínimo(aqui orgãos foram criados justamente para fiscalizar e revisar se os bancos que assinaram a basileia realmente estavam atendendo as exigências da basileia)

    3: Disciplina do mercado.

    Basileia 3: grau máximo de alavancagem( o quando que os bancos podem alavancar o seu dinheiro)

    indíce máximo de liquidez( o quando de capital que o banco deve manter)

    qualidade de crédito( o quando de calote que certos bancos levam)

    obs: como mesmo após a basileia 1 e 2 houve a crise de 2008,a basileia 3 é mais exigente e carrega esse 3 conceitos a mais.

    A) errado: isso não faz parte da basileia 3

    B) errado: pertence a basileia 2

    C) errado: conceito já existente na basileia 1 e 2

    D)correto:a única alternativa que carrega exigência a mais

  • Quando Falamos em Basileia estamos nos referindo aos índices de solvência ( capacidade das instituições em honrar com suas dívidas). Neste caso a opção de resposta mais adequada está na letra D.

  • RECOMENDAÇÕES BASILEIA

    Com o objetivo de evitar crises financeiras, o Banco Central do Brasil tem adotado, nas últimas décadas, diversos mecanismos visando a compatibilizar as normas do Sistema Financeiro Nacional com os requisitos emanados dos chamados Acordos de Capital da Basileia, que estabelecem regras do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) para assegurar a estabilidade financeira internacional.

    https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia

    Basileia I: obriga os bancos a terem uma reserva de capital. (capital mínimo de 8% - Índice de Basileia)

    Basileia II: obriga os bancos a avaliarem os riscos individualmente para cada cliente.

                   3 Pilares

                   1: critérios para o cálculo dos requerimentos mínimos de capital (riscos de crédito, mercado e operacional); 

                   2: princípios de supervisão para a revisão de processos internos de avaliação da adequação de capital... 

                   3: incentivo à disciplina de mercado por meio de requerimentos de divulgação ampla de informações relacionadas aos riscos assumidos pelas instituições.

    Basileia III: obriga os bancos a terem ainda mais reservas de capital.

    Objetivos de Basileia III​

    Resposta regulatória global à crise internacional de 2007/2008.

    Principais inovações:

                   Elevação da qualidade e quantidade do capital regulatório

                   Aperfeiçoamento dos fatores para a ponderação de ativos pelo risco

    ​               Introdução dos buffers (colchões) de capital para conservação e contracíclico

    ​               Novos requerimentos de liquidez e alavancagem

                   Requisitos prudenciais para as instituições sistêmicas

    Objetivo: fortalecimento da capacidade de as instituições financeiras absorverem choques provenientes do próprio sistema financeiro ou dos demais setores da economia, reduzindo o risco de propagação de crises financeiras para a economia real, bem como eventual efeito dominó no sistema financeiro em virtude de seu agravamento.​

  • estou em dúvida se as "Basilleias " estão inclusas no edital de 2021
  • Deixo um adendo para vocês: se o candidato soubesse alguma coisa sobre a crise de 2008, ele responderia tranquilamente. Por isso, levem essas crises para a prova, pois elas são marcos muito importantes pra história. Essa crise foi por conta de insolvência, ou seja, o cara não consegue pagar o financiamento do AP dele e quer vende-lo depois.

  • Pra quem não entende muito bem sobre a crise mundial de 2008 veja o filme "A grande aposta"


ID
3052507
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019 revelou que, entre 2017 e 2018, as transações realizadas por meio de canais digitais cresceram 16%, totalizando 60% das transações bancárias. A respeito do uso dos canais digitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber o que está errado na letra D.

  • Olá, Cristian Caldeira, o erro da letra D é o fato de ser considerado canal digital somente aquilo que é meio digital. Então, Mobile e Internet Bank são digitais, mas os canais de correspondentes bancários como casa lotéricas não são digitais.

    Estou às ordens, Vlw!

  • A letra D é o fato de ser considerado canal digital somente aquilo que é meio digital. Então, Mobile e Internet Bank são digitais, mas os canais de correspondentes bancários como casa lotéricas não são digitais.

  • Eu acertei a questão mas acho que a letra B também está correta, pois ele diz que pode ser aberta uma conta pelo internet banking.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    A alternativa “a” contém, de fato, a conclusão da Febraban a respeito do dado, que podemos considerar bastante aceitável.

    A abertura de uma conta pode ser efetuada também por aplicativos mobile, e por isso “b” está errada.

    O problema em “c” está em dizer que o mobile banking serve apenas para transações sem movimentação financeira, quando, na verdade, transferências e pagamentos são uma realidade.

    ➤ Correspondentes no país são locais físicos que prestam alguns serviços bancários em nome do banco. Os Correios, por exemplo, atuam como correspondentes do Banco do Brasil. E se tem algo com menos cara de canal digital do que os correios, eu desconheço. “d” está errada.

    Por fim, não acredito que você tenha marcado “e”, mas não custa ressaltar que mobile banking e internet banking não são excludentes. Na verdade, em muitos casos, são complementares, como quando você valida com o celular transações feitas pelo computador.

    ===

    TOME NOTA (!)

    ESTRUTURA DO BLOCO 

     Cada bloco do blockchain é composto por: 

    • index ou versão (número do bloco) 
    • hash do bloco anterior 
    • timestamp (data e hora da criação do bloco) 
    • nonce (número aleatório utilizado na mineração do bloco) 
    • raiz Merkle 

    ===

    Startup:

    • São empresas jovens 
    • Possuem um produto ou serviço facilmente escalável; 
    • Atuam em ambiente de incerteza. 

    ===

    Os modelos de negócios possíveis para uma startup são: 

    • B2C: significa “business to consumer”, e indica que a empresa tem como clientes os consumidores finais. 
    • B2B: significa “business to business”, e então o cliente da empresa é outra empresa
    • B2B2C: quer dizer “business to business to consumer”, e indica que o objetivo da empresa é realizar parcerias com outras empresas para atender ao consumidor final.

    ===

    É comum que os bancos digitais sejam considerados fintechs, mas é importante deixar claro que nem todas as fintechs são bancos digitais

    Fintech é um termo que tem origem na junção das palavras inglesas financial (financeira) e technology (tecnologia). 

  • Sobre as plataformas de acesso remoto aos serviços bancários, temos:

    a)     Exatamente. Ao usarem mais os canais digitais, os clientes mostram que têm confiado cada vez mais nessas modalidades. Este é nosso gabarito;

    b)     O termo “somente” deixou a alternativa errada. Os canais digitais de serviços bancários oferecem, entre outros serviços, a opção de abertura de conta. Estes serviços podem ser acessados tanto através de internet banking, ou seja, através de navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, entre outros), quanto através de mobile banking, por meio do aplicativo do banco instalado no smartphone;

    c)      Os serviços bancários disponíveis via mobile banking incluem sim transações com movimentação financeira, como TEDs (Transferências Eletrônicas Disponíveis), PIX, pagamento de boletos, entre outros;

    d)     Veremos este termo em aulas seguintes, mas correspondente bancário é uma pessoa jurídica contratada para oferecer alguns serviços de instituições financeiras. Assim, como não vimos os correspondentes bancários nesta aula, sabemos que não estão entre os canais digitais de atendimento bancário. Internet banking e mobile banking são dois exemplos corretos;

    e)     Internet banking e mobile banking, definitivamente, não são excludentes, ou seja, usar um não exclui a possibilidade de usar o outro, o cliente não precisa optar por apenas um. Pelo contrário, são canais complementares, que melhoram a experiência do usuário nos canais digitais oferecidos pelo banco.

    Resposta: A


ID
3052510
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Por meio do Comunicado nº 33.455/2019, o Banco Central aprovou os requisitos fundamentais para a implementação do Sistema Financeiro Aberto (open banking) no Brasil. De acordo com o modelo proposto, o conceito de open banking refere-se à (ao)

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito tem um princípio simples: o de que é preciso abrir o leque de opções disponíveis para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser. essa tecnologia, conhecida como APIs, também permite ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros – trazendo mais concorrência e competição a um setor conhecido por ser super concentrado. Gabarito: c.

  • Gabarito C

    C) Compartilhamento de dados cadastrais, produtos e serviços pelas instituições financeiras, mediante prévia autorização, por meio de sistemas de informações integrados que garantam uma experiência simples e segura ao cliente.

    Open Banking (Teórico) Ações que possibilitam o consumidor tenha o poder de escolha de transferir seus dados do banco A para o banco B; pois acredita, por exemplo, que no segundo banco terá melhor condições de taxas de juros, tarifas ou até mesmo, melhor atendimento.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso

    Bem, a alternativa “c” descreve precisamente o âmago do open banking, cabendo-nos destacar, para fins didáticos, os erros nas demais alternativas.

    a) integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação para fins de compartilhamento de produtos e serviços entre as instituições financeiras, sendo vedada a identificação do cliente.

    • A identificação do cliente não é vedada. Pelo contrário, é a identificação que permitirá ao cliente desfrutar dos benefícios do open banking, como ter acesso a produtos e serviços mais personalizados. Os dados não são anônimos, mas protegidos e acessíveis apenas para quem for autorizado pelo cliente.

    b) atribuição de uma nota de crédito ao cliente (credit score), que poderá ser consultada por qualquer instituição financeira, mediante prévio consentimento.

    • A ideia de atribuição de um score tem a ver com sistemas de avaliação de crédito e com o cadastro positivo, não sendo esse o conceito do open banking.

    d) inclusão do nome do cliente em um cadastro positivo para fins de compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras, garantindo ao cliente acesso a taxas de juros menores.

    • Isso, de fato, é o cadastro positivo, outra iniciativa que busca elevar a eficiência do mercado financeiro reduzindo a assimetria de informações. Mas, novamente, não é o open banking.

    e) implementação de uma interface de integração digital para compartilhamento de dados entre instituições financeiras, com base no princípio de que os dados pertencem às instituições, e não aos usuários.

    • O Open Banking contempla a tal interface de integração digital. Mas o erro da alternativa está em afirmar que os dados pertencem às instituições, quando é justamente o contrário: os dados pertencem aos usuários.
  • Open banking:

    • SEGURO
    • SISTEMA INTEGRADO
    • NECESSITA DO CONSENTIMENTO DO USUÁRIO
    • COMPARTILHA OS DADOS CADASTRAIS, DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
    • O USUÁRIO ESCOLHE QUAIS DADOS COMPARTILHAR


ID
3052513
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O sistema bancário vem passando por um processo acelerado de transformação digital. Entretanto, o nível de maturidade digital varia de banco para banco. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA A

  • GABARITO: A

    Cuidado para não confundir, pessoal: Banco digital não é o mesmo que banco digitalizado.

    Um banco digital é 100% online; ele nasceu assim. Não há agências nem atendimento presencial. Tudo é feito via internet. Um bom exemplo é o Banco Next, do Bradesco.

    Já um banco digitalizado é aquele que tem grande parte de seus serviços digitalizados, ou seja, na internet, mas ainda é possível ir até a agência presencialmente para resolver seus problemas. Bons exemplos são o Itaú, o Bradesco, o Banco do Brasil etc., que têm seus serviços presenciais, mas também online, por isso são digitalizados, não digitais.

    -------------------------------------------------------------------------------

    Vamos, então, verificar o erro das demais assertivas:

    b) Um banco digital é o mesmo que um banco digitalizado, visto que ambos apresentam o mesmo nível de automação dos processos. → Errado. Banco digital não é a mesma coisa que digitalizado, como explicado acima.

    c) A oferta de canais de acesso virtual representa o mais alto nível de maturidade digital. → Errado. Ofertar canais virtuais representa um avanço, mas não é o mais alto nível de maturidade. Um banco só o atinge quando passa a ser digitalizado, ou seja, totalmente online.

    d) O banco digitalizado dispensa o atendimento presencial e o fluxo físico de documentos. → Errado. O banco DIGITAL dispensa o atendimento presencial, já que é 100% online.

    e) Por questão de segurança, o banco digital permite a consulta de produtos e serviços financeiros por meio de canais eletrônicos, mas ainda não permite a contratação. → Errado. Permite tanto a consulta como a contratação. Exemplo: Contratar um CDB emitido pelo Banco Next, um banco digital, por meio de seu aplicativo.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • a)     A alternativa apresenta exatamente a praticidade dos serviços oferecidos por bancos digitais, de enviar informações digitalmente. Este é nosso gabarito;

    b)     Banco digital e banco digitalizado não são a mesma coisa. O primeiro representa bancos que não possuem atendimento pessoal e oferecem todos seus serviços de maneira completamente digital. Já o segundo é o termo para bancos essencialmente presenciais, que oferecem atendimento em agências físicas, mas que com a chegada da Era Digital têm passado a oferecer serviços também por meios digitais;

    c)      Oferecer canais de acesso virtual é um avanço, mas o mais alto nível de maturidade digital só é atinido quando o banco passa a ser totalmente digital;

    d)     Não é o banco digitalizado que dispensa o atendimento presencia e fluxo físico de documentos, isto ocorre em bancos digitais;

    e)     Bancos digitais oferecem sim a opção de contratação de serviços, como abertura de conta, solicitação de cartão de crédito, entre outros.

    Resposta: A

  • Banco digital é diferente do digitalizado pois é 100% on line, você não precisa ir a uma agência para consolidar suas operações, tudo é feito à distância.

  • Basta que lembremos que, para ser considerado um banco digital, deve ser possível que os clientes realizem TODAS as transações em canais digitais, ou seja, sem que ele se desloque até um caixa eletrônico ou uma agência bancária. Sendo assim, até mesmo a abertura de conta é feita nos canais digitais. As informações e documentos são enviadas por meio digital e a coleta de assinatura é eletrônica.

  • mas uma questão que brinca com os conceitos , DIGITALIZADO SEMPRE TEM AGENCIA FISÍCA e o DIGITAL E SEMPRE ONLINE

  • A) Bancos digitais possuem a característica principal de realização dos processos de forma não presencial, de modo eletrônico/digital.

    B) Banco digital e banco digitalizado são coisas muito diferentes, e eles NÃO possuem o mesmo nível de automação dos seus processos. Os primeiros tendem a usar mais o meio digital para o funcionamento, e o digitalizado, mesmo que possua canais digitais (internet banking, por exemplo), ainda tem as agências físicas. Portanto, são diferentes.

    C) O fato de um banco oferecer canais de acesso no meio virtual não o torna mais maduro/bem desenvolvido, pois os bancos digitalizados fazem isso, mas ainda estão atrás dos bancos digitais nesses quesitos, posto que estes oferecem processos mais digitais, sem necessidade de comparecimento presencial à agência, enfrentando filas, etc.

    D) Errado. Como vimos acima, o banco digitalizado é exatamente aquele que exige o atendimento presencial, tem a agência física e afins.

    E) Não. Como os bancos digitais funcionam de forma virtual/digital, é possível que ocorra a contratação de produtos e serviços financeiros sem quaisquer problemas.

  • A) Bancos digitais possuem a característica principal de realização dos processos de forma não presencial, de modo eletrônico/digital.

    B) Banco digital e banco digitalizado são coisas muito diferentes, e eles NÃO possuem o mesmo nível de automação dos seus processos. Os primeiros tendem a usar mais o meio digital para o funcionamento, e o digitalizado, mesmo que possua canais digitais (internet banking, por exemplo), ainda tem as agências físicas. Portanto, são diferentes.

    C) O fato de um banco oferecer canais de acesso no meio virtual não o torna mais maduro/bem desenvolvido, pois os bancos digitalizados fazem isso, mas ainda estão atrás dos bancos digitais nesses quesitos, posto que estes oferecem processos mais digitais, sem necessidade de comparecimento presencial à agência, enfrentando filas, etc.

    D) Errado. Como vimos acima, o banco digitalizado é exatamente aquele que exige o atendimento presencial, tem a agência física e afins.

    E) Não. Como os bancos digitais funcionam de forma virtual/digital, é possível que ocorra a contratação de produtos e serviços financeiros sem quaisquer problemas.


ID
3052516
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto às diferenças entre bancos digitalizados e bancos digitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA D

    Quanto às diferenças entre bancos digitalizados e bancos digitais, assinale a alternativa correta.

    A- Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo. Banco digital não tem agencia

    B- Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado. Não é somente isso que diferencia os dois

    C- Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente. O erro se encontra em possa comprometer, pois os adicionais de segurança busca a garantia de confiança

    D- Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais.

    E- Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução nº 3.919, art. 2º , inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital. Essa questão tem nada a ver, essa resolução fala das tarifas bancárias

  • GABARITO: D

    Cuidado para não confundir, pessoal: Banco digital não é o mesmo que banco digitalizado.

    Um banco digital é 100% online; ele nasceu assim. Não há agências nem atendimento presencial. Tudo é feito via internet. Um bom exemplo é o Banco Next, do Bradesco.

    Já um banco digitalizado é aquele que tem grande parte de seus serviços digitalizados, ou seja, na internet, mas ainda é possível ir até a agência presencialmente para resolver seus problemas. Bons exemplos são o Itaú, o Bradesco, o Banco do Brasil etc., que têm seus serviços presenciais, mas também online, por isso são digitalizados, não digitais.

    -------------------------------------------------------------------------------

    Vamos, então, verificar o erro das demais assertivas:

    a) Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo. 

    Errado, Se é digital não pode ter agência, apenas se for digitalizado.

    b) Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado.

    Errado. Primeiro que "não cobrar taxa de manutenção da conta" não é obrigação, é conveniência de cada banco. Além disso, há outras diferenças entre os dois como, por exemplo, a ausência de agências no digital e a presença, no digitalizado.

    c) Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente.

    Errado. Para ser digital precisa ter nascido ou se transferido para o ambiente da internet. Disponibilizar ambiente de internet banking, por exemplo, não faz com que sejam considerados digitais, já que tanto bancos digitais como digitalizados fazem isso.

    d) Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais.

    → Correto. Pois tudo é feito via internet ou aplicativo.

    e) Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução nº 3.919, art. 2º , inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital. 

    Errado. Essa resolução trata de outro assunto, além disso, não é exigência a disponibilização de serviços gratuitos, mas conveniência e estratégia de marketing.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • O que define um banco digital é oferecer seus serviços de forma 100% digital, e que não possui atendimento presencial. Já banco digitalizado é um banco de atendimento tracionalmente presencial, mas que passou a oferecer serviços também de forma online. Dessa forma, é o banco digitalizado que pode exigir que o cliente compareça presencialmente a um caixa eletrônico de autoatendimento ou a uma agência bancária para completar processos iniciados eletronicamente.

    Resposta: D

  • Para ficar mais didática e prático.

    No banco digital não existe agencia física, logo, para desbloquear cartão não existe como ir à uma agência

  • NUBANK não é banco digital

  • basicamente o digitalizado tem agencia física e o digital é todo pela internet

  • NUNCA MAIS FAÇO A QUESTÃO SEM LER TODAS AS ALTERNATIVAS...

  • A Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo. - ERRADO. Quem faz isso é o banco digitalizado, pois o banco digital não possui agência e exclui a necessidade de movimentação do cliente para autorizar/finalizar um procedimento iniciado em casa.

    B Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado. - ERRADO. Esses não são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam ambos tipos de bancos. Cuidado com questões tendenciosas assim, que falem de "únicos requisitos". Até mesmo porque alguns bancos digitalizados tem permitido que alguns tipos de conta sejam abertas de casa, além de que também podem deixar de cobrar taxa de manutenção. Esses aspectos não diferenciam essencialmente os DIGITAIS e os DIGITALIZADOS.

    C Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente. - NÃO, pois os bancos tradicionais, por exemplo, que são apenas digitalizados, também disponibilizam ambiente de internet banking, aplicados e afins, e não são considerados bancos digitais.

    D Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais. - Exatamente, posto que os bancos digitais visam facilitar a vida de seus clientes, o desbloqueio de cartão ou senha de internet é feito à distância. A exigência para tanto descaracteriza um banco digital, o tornando banco digitalizado.

    E Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução nº 3.919, art. 2º , inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital. - NÃO, pois como falei no comentário da alternativa B, os bancos digitalizados também podem deixar de cobrar taxa de manutenção quando os clientes assim optam (Pacote de Serviços Essenciais).


ID
3052519
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das definições de startups e dos respectivos tipos e nichos de atuação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    B2B2C significa Business-To-Business-To-Consumer. Ocorre quando a indústria vende diretamente ao consumidor, mas esta venda é facilitada por outro negócio (distribuidor, varejista ou atacadista). De forma que o modelo de negócio inclui toda a cadeia comercial, beneficiando a todos.

    Fonte: http://kaleydos.com.br/b2b2c-o-que-e/

  • Marquei a Letra D e errei. O erro dessa alternativa é afirmar que Fintechs são bancos digitais?

  • A) Startup B2B (Business to Business) tem outras empresas como consumidor final porém ela não evita que esse modelo se repita, pois a relação entre as empresas é de cliente e fornecedor. Desse modo é de se esperar que o modelo seja estimulado a se repetir pois uma acaba sendo a fonte de recursos da outra. (o erro da questão estar em dizer que as empresas evitam repetir esse modelo entre as outras)

    B) Startup é uma "empresa emergente" que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um , preferencialmente escalável, disruptivo e repetível. (o erro da questão estar em dizer que uma startup precisa atuar em negócio digital inovador e em cenário minimamente estável, contudo vale lembrar que o termo 'startup' foi popularizada por sua ligação à empresas de tecnologia do valle do silício - California).

    C) Empresas estabelecidas no mercado e suas franqueadas não entram na categoria de Startup. Esse termo é mais considerado uma fase em si que é quando seu modelo não está estável. ( O erro da questão estar em dizer que toda empresa em estágio inicial é considerada uma Startup, o que é não é verdade.)

    D) Fintech {financial (financeiro) e technology (tecnologia)} são startups do setor financeiro. Essas empresas possuem custos operacionais muito menores comparadas às instituições tradicionais do setor. (O erro está em dizer que Fintech é Banco digital. Cada uma é uma classificação diferente e possui regulamentação diferente no BACEN. Bancos oferecem uma gama de serviços maiores, inclusive. Um exemplo de Fintech famoso no Brasil é o Nubank e acabou se tornando um banco, aumentando sua carteira de serviços)

    E) Startups B2B2C são as que atuam com modelos de negócio repetível e escalável em parceria com outras empresas, visando à realização de vendas para o cliente final. (RESPOSTA CERTA)

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Questão sobre startups, fintechs e modelos de negócios. Vejamos cada uma das alternativas.

    a) Startups B2B são as que têm outras empresas como consumidores finais e, para se manterem competitivas, precisam evitar que o respectivo modelo de negócio seja repetível. (ERRADO)

    • B2B, ou business to business, é o modelo no qual a empresa tem como foco prestar serviços ou vender produtos para outra empresa. Portanto, o foco não é o consumidor final.

    b) Startups são empresas nascentes escaláveis ou não, desde que atuem com negócios digitais inovadores e em cenários minimamente estáveis. (ERRADO)

    • Essa tem muitos erros. Para ser considerada uma startup, a empresa precisa ter um modelo de negócios escalável (erro nº 1), atuando ou não no mercado digital (erro nº 2), e em cenários imprevisíveis (erro nº 3).

    c) Toda empresa no respectivo estágio inicial pode ser considerada uma startup, exceto franqueadas, por se tratarem, na verdade, de filiais de empresas cuja marca já é consolidada. (ERRADO)

    • Nem toda empresa. Como mencionado, é preciso que o negócio seja escalável e em ambiente de incerteza, inerente à inovação.

    d) Fintechs são bancos digitais que aproveitam o alcance da internet para ofertarem serviços financeiros a um custo menor e nos quais o foco está na experiência do usuário. (ERRADO)

    • Nem toda fintech é banco digital. Como algumas são, essa alternativa seria um gabarito razoável, não fosse a (perfeita) alternativa “e”.

    e) Startups B2B2C são as que atuam com modelos de negócio repetível e escalável em parceria com outras empresas, visando à realização de vendas para o cliente final.

    • Perfeito. O modelo B2B2C significa “business to business to consumer”, e o objetivo é justamente a parceria entre empresas para atendimento ao cliente final.

    ===

    TOME NOTA (!)

    Startup:

    • São empresas jovens 
    • Possuem um produto ou serviço facilmente escalável; 
    • Atuam em ambiente de incerteza. 

    ===

    Os modelos de negócios possíveis para uma startup são: 

    • B2C: significa “business to consumer”, e indica que a empresa tem como clientes os consumidores finais. 
    • B2B: significa “business to business”, e então o cliente da empresa é outra empresa
    • B2B2C: quer dizer “business to business to consumer”, e indica que o objetivo da empresa é realizar parcerias com outras empresas para atender ao consumidor final.

    ===

    É comum que os bancos digitais sejam considerados fintechs, mas é importante deixar claro que nem todas as fintechs são bancos digitais

    Fintech é um termo que tem origem na junção das palavras inglesas financial (financeira) e technology (tecnologia). 

  • Sobre as plataformas de acesso remoto aos serviços bancários, temos:

    a)     O termo B2B significa “business to business” – “negócio/empresa para empresa, ou seja, não são negócios focados no cliente final;

    b)     Startup é uma empresa com modelo de negócios necessariamente escalável;

    c)      Não é toda empresa em estágio inicial que pode ser considerada startup, para isso, ela precisa cumprir alguns requisitos, como ser inovadora, focada em tecnologia e ter um modelo de negócios escalável;

    d)     Fintechs não são necessariamente bancos digitais, são na realidade startups focadas na área financeira;

    e)     O termo B2B significa “business to business” – “negócio/empresa para empresa, já o termo B2C significa “business to costumer” – “negócio/empresa para consumidor. Nesta alternativa, temos um modelo que junta esses dois termos: B2B2C, ou seja, business to business to costumer – empresa para empresa para consumidor. Como se trata de startup com esse modelo de negócio, deve ter serviços escaláveis, como afirma a alternativa, e visa o cliente final (B2B2C).

    Resposta: E

  • De modo resumido e simplificado:

    Startups B2B: Business to business (de negócio para negócio), representa basicamente uma negociação entre as próprias empresas, em que uma vende ou presta serviço para a outra. aqui, o consumidor não é uma pessoa. Ex: Dell, que trabalha vendendo para algumas empresas.

    Startups B2B2C (business to business to consumer) é a junção do B2C com o B2B, ou seja: uma empresa prestando serviço para outra, com o foco no consumidor final. Ex.: Mercado Livre, Americanas.

    Startups são empresas nascentes escaláveis e repetíveis e que NÃO trabalham em cenários estáveis, pois por vezes há riscos no empreendimento, estão em ambientes incertos.

  • Crislaine Reis, Fintechs são muito maiores que ser só bancos, tem financeiras, sistemas de pagamentos, então falando que são somente bancos, isolou demais, restringiu, então está errado.


ID
3052525
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com base nas características e nas possíveis aplicações para a blockchain, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, a lista cresce conforme o tempo

    B) Errado, BlockChain é descentralizado

    C) Errado, inclusive há uma grande preocupação à respeito da empresa BitMain conseguir controlar mais de 50% da blockchain do Bitcoin

    D) Correto

    E) Errado, há outras formas de se utilizar a tecnologia BlockChain

  • VER QUESTÃO Q857125

    Prova: FEPESE - 2017 - PC-SC - Agente de Polícia Civil

    No contexto de moedas virtuais, o Bitcoin mitiga o problema de gastar uma mesma moeda mais de uma vez (o problema de double-spending), empregando:

    (X) Blockchain.

  • LETRA C está certa também. Seria imutável mesmo controlando mais de 50%.

  • Gabarito D

    Resuminho de criptomoedas

    Blockchain > Livro razão digital que armazena transações distribuídas através de uma rede de computadores .

    Descentralizadas > não existe um órgão ou governo responsável por controlar

    dispõe de função Hash

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    ➤ A alternativa “a” é difícil, mas note que o hash criptográfico não é o do próximo bloco, mas sim do bloco anterior. 

    ➤ Blockchain não é centralizado, e por isso a alternativa “b” está errada.

    ➤ O consenso de uma transação depende da concordância da maioria simples. Por isso, se fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, seria sim possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos. Isso é impossível, mas “c” está errada.

    ➤ A alternativa “d” é o gabarito, apesar de dizer que o problema do gasto duplo foi resolvido, o que considero exagerado, já que ele ainda existe.

    ➤ Isso porque “e” está definitivamente errada, já que a tecnologia do blockchain encontra potencial para uso em outras indústrias, além da de criptomoedas.

    ===

    TOME NOTA (!)

    ESTRUTURA DO BLOCO 

    Cada bloco do blockchain é composto por: 

    • index ou versão (número do bloco) 
    • hash do bloco anterior 
    • timestamp (data e hora da criação do bloco) 
    • nonce (número aleatório utilizado na mineração do bloco) 
    • raiz Merkle 
  • Analisando os itens:

    a) O blockchain é uma lista que naturalmente cresce com o tempo, pois ela registra todas as transações que acontecem. Naturalmente, o número de transações é algo que só aumenta. Item errado;

    b) O blockchain é um livro razão compartilhado. Portanto, não é centralizado. Item errado;

    c) EM TESE, se mais de 50% de um blockchain for violado, será possível violar uma transação, fraudando o sistema. Item errado;

    d) Item correto!

    e) O blockchain é útil para qualquer sistema descentralizado que precise registrar transações de forma confiável. O próprio sistema bancário “tradicional” está começando a adotar a tecnologia, por exemplo. Item errado.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Vi essa questão em outra banca!

    Além da letra "D" a "C" correta também.

  • A) A blockchain é uma lista de tamanho fixo de registros interligados a partir de criptografia, em que cada bloco contém dados relativos à transação, um timestamp e um hash criptográfico do próximo bloco. ITEM INCORRETO!

    B) A blockchain é uma espécie de base de dados pública e centralizada, que é usada para registrar transações na nuvem, de forma que qualquer registro envolvido não possa ser alterado retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes. ITEM INCORRETO!

    C) Mesmo que fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, não seria possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos. ITEM INCORRETO!

    D) A invenção da blockchain para uso no bitcoin tornou-o a primeira moeda digital a resolver o problema do gasto duplo sem a necessidade de envolver uma autoridade confiável ou servidor central como mediador. A blockchain remove a característica de reprodutibilidade infinita de um ativo digital. ITEM CORRETO! ✔

    E) A blockchain demonstrou potencial apenas como base tecnológica para as criptomoedas, sendo, portanto, improvável que outras indústrias encontrem novas aplicações em razão das diversas limitações que apresentam. ITEM INCORRETO!

  • ✐✐✐✐✐ MEU COMENTÁRIO:

    A) A blockchain NÃO É FIXA, CRESCE CONSTANTEMENTE, efeito de novos registros.

    B) A blockchain é DESCENTRALIZADA:

    ✓ ajuda na segurança

    ✓ órgão ou governo NÃO controla

    ✓ os próprios usuários controlam ➦ acaba sendo volátil

    C) Em tese, mesmo se fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, SERIA POSSÍVEL REVERTER. A blockchain resolveu o problema do gasto duplo, justamente a blockchain é um banco PÚBLICO de dados,logo, é compartilhada por VÁÁÁRIOS dispositivos no mundo inteiro, então acaba guardando TRANSAÇÕES ANTERIORES & INVIABILIZANDO O DOUBLE - SPENDING (GASTO DUPLO).

    E) A blockchain demonstrou potencial EM DIVERSAS OUTRAS INDÚSTRIAS, inclusive, o PRÓPRIO SANTANDER utilizou para movimentar dinheiro real ➜ internacionalmente

  • Acrescentando com uma outras que já foram cobradas:

    O blockchain tabalha com uma estrutura descentralizada.

    (x) certo () errado

    O blockchain é utilizado exclusivamente em criptomoedas.

    () certo (x) errado

  • Sobre as plataformas de acesso remoto aos serviços bancários, temos:

    a)      Errado. O hash criptográfico não é do próximo bloco, mas sim do bloco anterior;

    b)      Errado. O blockchain não é um sistema centralizado, é descentralizado;

    c)      Errado. O consenso de uma transação depende da concordância de maioria simples. Assim, se fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, seria possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos;

    d)      Certo. O blockchain é o sistema que permite o funcionamento e as transações com criptomoedas;

    e)      Errado. A tecnologia do blockchain encontra potencial para uso em outras indústrias, além da de criptomoedas.

    Resposta: D

  • Pessoal, só uma correção. A letra C está errada, porém vi umas justificativas que não condizem. Mesmo que um usuário realize o ataque dos 51%, que consiste em deter mais de 50% da rede, não é possível reverter transações. O que ele pode fazer é o gasto duplo. Portanto o erro está em (vermelho):

    Mesmo que fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, não seria possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos.

    Reverter transações realizadas é algo impossível de ser realizado, independente de quanto um usuário detenha da rede.


ID
3052528
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que tange aos desafios dos bancos na era digital, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a questão foi anulada, pois as alterações realizadas, por meio da Medida Provisória (MP) no 869/2018, demonstram controvérsia a respeito da data de início de vigência da LGPD de 2018. Sendo assim, não há alternativa correta.

  • Atualmente, após a MP 869/2018 a referida Lei entrou em vigor setembro de 2020.

    fonte: https://www.serpro.gov.br/lgpd/noticias/2020/lgpd-entra-em-vigor

  • A MP 869/2018 alterou a vigência da LGPD de fevereiro de 2020 para agosto de 2020, portanto, não havia controvérsia a invalidar a resposta. Algumas controvérsias sobre a vacatio legais em 2020 é que adiaram a entrada em vigor para 18 de setembro de 2020.

    Recomendo: FONSECA, Edson Pires da. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Salvador: Juspodivm, 2021.


ID
5374873
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Central Brasileiro entrou para a era dos bancos digitais e criou um meio de realização de transações bancárias que promete ser mais rápido e prático e pode ser utilizado nas plataformas de qualquer instituição bancária. A novidade do BC é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA D]

    Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil. A iniciação de um Pix para uma pessoa física é gratuita. Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.

    FONTE: Wikipédia.

  • Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

    Foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

    As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para , entre outros.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/

  • O PIX se caracteriza pela praticidade e rapidez

    Uma dica para lembrar que se trata do PIX:

    • Prático
    • Instantâneo
    • custo baiXo: é barato, por ser gratuito para pessoas físicas e ter custo baixo para os demais casos.

    Bons estudos!~

  • O PIX é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

    Foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

    As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para , entre outros.


ID
5398171
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Central Brasileiro entrou para a era dos bancos digitais e criou um meio de realização de transações bancárias que promete ser mais rápido e prático e pode ser utilizado nas plataformas de qualquer instituição bancária. A novidade do BC é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA A]

    Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil. A iniciação de um Pix para uma pessoa física é gratuita. Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.

    FONTE: Wikipédia.

  • Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

    Foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

    As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para , entre outros.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/

  • O PIX se caracteriza pela praticidade e rapidez

    Dica para lembrar que se trata do PIX:

    • Prático
    • Instantâneo
    • custo baiXo: é barato, por ser gratuito para pessoas físicas e ter custo baixo para os demais casos.
  • Resposta: PIX. É so analisar as outras alternativas e a que mais se aproxima é o PIX

  • Letra a

    Pix é o pagamento instantâneo brasileiro.