SóProvas



Questões de Economia Solidária


ID
27919
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modo de produção capitalista, os meios de produção são propriedade privada de uma minoria, que aufere o lucro resultante. No caso da economia solidária, o(s)

Alternativas
Comentários
  • Para Singer, a definição da economia solidária está ligada a relação entre o trabalhador e os meios de produção, sendo que: “A empresa solidária nega a separação entre trabalho e posse dos meios de produção, que é reconhecidamente a base do capitalismo. (...) A empresa solidária é basicamente de trabalhadores, que apenas secundariamente são seus proprietários. Por isso, sua finalidade básica não é maximizar lucro mas a quantidade e a qualidade do trabalho” (SINGER: 2002, p.04[1]).
    A economia solidária, então, apresenta-se como uma reconciliação do trabalhador com seus meios de produção de acordo com Gaiger (2003).
    fonte: wikpedia
  • Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.

    Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável; vale ressaltar: a Economia Solidária não se confunde com o chamado "Terceiro Setor" que substitui o Estado nas suas obrigações legais e inibe a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos.
     

    Pode-se dizer que a economia solidária se origina na Primeira Revolução Industrial, como reação dos artesãos expulsos dos mercados pelo advento da máquina a vapor. Na passagem do século XVIII ao século XIX, surgem na Grã-Bretanha as primeiras Uniões de Ofícios (Trade Unions) e as primeiras cooperativas. Com a fundacão da cooperativa de consumo dos Pioneiros Equitativos de Rochdale (1844) o cooperativismo de consumo se consolida em grandes empreendimentos e se espalha pela Europa primeiro e depois pelos demais continentes.

    Mas, desde uma visão intercultural, pode-se afirmar que práticas econômicas fundadas em princípios de solidariedade existiram em todos os continentes - e muito antes da Revolução Industrial. Práticas solidárias milenares no campo econômico foram reconhecidas e têm sido estudadas no cerne das diferentes culturas como elementos fundamentais da agregação e coexistência de comunidades humanas. Portanto, identificar a economia solidária apenas com as vertentes do movimento operário europeu seria um equívoco - pois sua história pode ser recontada, por exemplo, a partir das tradições da América pré-colombiana, ou dos povos africanos ou asiáticos, tanto quanto dos povos europeus. A expressão economia solidária, porém, foi cunhada somente na última década do século XX


    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_solid%C3%A1ria

  • Gabarito: letra "B"

     

     

     

  • Posse coletiva ? Certo isso, Arnaldo ?


ID
1491352
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

O Estado, da perspectiva do órgão regulador, deve zelar pelas regras definidas na oferta dos serviços públicos dentro de cada setor. O órgão regulador tem, entre seus objetivos, o _____, a _____ e a _____.

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas

ID
3759166
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a economia solidária, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E - incentiva a criação de pequenas firmas associadas ou de cooperativas de trabalhadores, priorizando os valores da cooperação e ajuda mútua, mesmo quando há concorrência entre os empreendimentos.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Solidária.

    Vamos para as alternativas!

    A) Errada. A Economia Solidária é uma forma de gestão dos recursos naturais e sociais que considera a cooperação entre os indivíduos e entre estes e a natureza. O objetivo é considerar não apenas o bem individual, mas também o coletivo, alcançando o desenvolvimento via cooperação e não via competição.

    B) Errada. Na verdade, há estímulo à cooperação (e não à competição).

    C) Errada. A Economia não propõe a abolição dos mercados, mas sim sua transformação para favorecer a cooperação e não o lucro a qualquer custo social.

    D) Errada. A Economia solidária não prega o livre funcionamento dos mercados e nem o Estado mínimo, mas sim a cooperação entre indivíduos, empresas e governos.

    E) Certa. A cooperação é um pilar chave da Economia Solidária.


    Gabarito do Professor: Letra E.