SóProvas



Questões de Transporte da Vítima


ID
2097853
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

“Sinalizador óptico e acústico; equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro e oxigênio medicinal.”
De acordo com a Portaria GM 2048, essa é a definição dos materiais e equipamentos da ambulância de transporte:

Alternativas
Comentários
  • 1-Tipo A  : AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE:   

          Veículo  destinado ao transporte de enfermos que não apresentam risco de vida e são utilizados para remoção simples e de caráter eletivo.

     Tipo A : AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE

    Obrigatoriamente deverá dispor:  

    Sinalizador ótico e acústico 

    Maca com rodas 

    Suporte para soro 

    Oxigênio medicinal

    Ambulância Tipo B :

    AMBULÂNCIA DE SUPORTE BÁSICO 

    Veículo destinado ao transporte pré hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido e inter hospitalar de pacientes, contendo equipamentos mínimos para a manutenção da vida.

     

    AMBULÂNCIA Tipo CAMBULÂNCIA DERESGATE 

    Veículo destinado ao atendimento de emergência pré hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, contendo equipamento necessário à manutenção da vida e de salvamento. 

     

  • As Ambulâncias são classificadas em:

    TIPO A – Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo.

    TIPO B – Ambulância de Suporte Básico: veículo destinado ao transporte interhospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

    TIPO C - Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências pré- hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aquático e em alturas).

    TIPO D – Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para esta função.

    TIPO E – Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil - DAC.

    TIPO F – Embarcação de Transporte Médico: veículo motorizado aquaviário, destinado ao transporte por via marítima ou fluvial. Deve possuir os equipamentos médicos necessários ao atendimento de pacientes conforme sua gravidade.

    2.2 - VEÍCULOS DE INTERVENÇÃO RÁPIDA

    Este veículos, também chamados de veículos leves, veículos rápidos ou veículos de ligação médica são utilizados para transporte de médicos com equipamentos que possibilitam oferecer suporte avançado de vida nas ambulâncias do Tipo A, B, C e F.

    2.3 - OUTROS VEÍCULOS:

    Veículos habituais adaptados para transporte de pacientes de baixo risco, sentados (ex. pacientes crônicos) que não se caracterizem como veículos tipo lotação (ônibus, peruas, etc.). Este transporte só pode ser realizado com anuência médica.

    3 – DEFINIÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DAS AMBULÂNCIAS

    As ambulâncias deverão dispor, no mínimo, dos seguintes materiais e equipamentos ou similares com eficácia equivalente:

    3.1 - Ambulância de Transporte (Tipo A): Sinalizador óptico e acústico; equipamento de rádio-comunicação em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro e oxigênio medicinal.

    FONTE: Ministério da Saúde disponível em:

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html

     


ID
2118322
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Antes de iniciar o transporte de vítimas é necessária a realização de diversos procedimentos. A ordem desses procedimentos são de extrema importância à sobrevivência da vítima. Nos procedimentos abaixo relacionados, qual a ordem correta a ser seguida?

Alternativas
Comentários
  • 1º Restabelecer função cardio e respiratoria 
    2º Acalmar a vítima 
    3º Observar os ferimentos 
    4º Inicia-se o tratamento primário dos ferimentos.

  • Esse gabarito está errado. O estado de choque é prevenido mantendo a temperatura da vítima (aquecendo-a) e elevando os membros inferiores com o intuito de enviar mais sangue para o cérebro. Como a banca diz que primeiro se avalia o estado de choque e depois verifica-se a existência de trauma? Se a vitima possuir lesão nos membros inferiores na hora de se levantar as pernas irá agravar o seu quadro clínico. Não faz sentido.


ID
3486103
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

O transporte de uma vítima é de extrema importância e pode ser decisivo para a sua sobrevivência. Antes de transportar a vítima é fundamental sempre verificar se apresenta:


I- confusão mental.

II- hemorragia.

III- fraturas.

IV- traumatismo da coluna.

V- sinais vitais de respiração.


Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E)

    II- hemorragia.

    III- fraturas.

    IV- traumatismo da coluna.

    V- sinais vitais de respiração.


ID
3653119
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

O transporte de emergência deve ser feito quando o local do acidente oferece perigo iminente (tráfego descontrolado), incêndio ou ameaça de fogo, possíveis explosões, desmoronamento iminente e outros perigos similares, que fazem com que o transporte do paciente seja necessário e urgente para proteger a equipe de socorro e as vítimas. No caso de haver apenas uma pessoa para socorrer, remover as pessoas envenenadas ou com entorses e luxações dos membros inferiores, previamente imobilizados, deve ser usado o transporte:

Alternativas
Comentários
  • para evitar que venham prejudicar a coluna cervical

  • O transporte nas costas é usado para remoção de pessoas envenenadas ou com entorses e luxações dos membros inferiores, previamente imobilizados.

    Transporte ao colo

    Usa-se este tipo de transporte em casos de envenenamento ou picada por animal peçonhento, estando o acidentado consciente, ou em casos de fratura, exceto da coluna vertebral.

    Transporte de apoio

    Este tipo de transporte é usado para as vítimas de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes e que lhes permitam caminhar.

    Transporte de Bombeiro

    Este transporte pode ser aplicado em casos que não envolvam fraturas e lesões graves. É um meio de transporte eficaz e muito útil, se puder ser realizado por uma pessoa ágil e fisicamente capaz.

    Transporte de arrasto em lençol

    Manobra de Retirada de Acidentado, com Suspeita de Fratura de Coluna, de um Veículo.

    FONTE: Manual de primeiro socorros da FIOCRUZ

  • Transporte de apoio

    Vítimas de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes e que lhes permitam caminhar.

    Transporte ao colo

    Casos de envenenamento ou picada por animal peçonhento, estando o acidentado consciente, ou em casos de fratura, exceto da coluna vertebral.

    Transporte nas costas

    Pessoas envenenadas ou com entorses e luxações dos membros inferiores, previamente imobilizados.

    Transporte de bombeiro

    Casos que não envolvam fraturas e lesões graves


ID
5153836
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Se o monitor de transporte for prestar socorre a alguma vítima, deve estar atento à situação e:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a resposta. Na minha opinião a questão não tem alternativas corretas.

  • A babá pode não ser contagiosa, mas pode descer pela garganta e sufocar a vítima.

    Questão mal elaborada.

  • questão mais idiot*. Da ate preguiça de fazer questões tão pobres de conteúdo como essa

  • kkkkkkkk

    Sério que isso é uma questão de concurso ?

    Chega a ser piada essa questão.

  • Sério isso? rs
  • Essa banca é uma merdaaa

  • Quanta inteligência !!!


ID
5156860
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Com relação a primeiros socorros, julgue o item.


Em caso de acidente de trânsito com vítima, deve-se remover imediatamente a vítima do veículo e aguardar o socorro.

Alternativas
Comentários
  • Oh no, no, no! Não tire, porque se tiver lesionado a coluna, você provavelmente não saberá como tirar sem prejudicar mais o problema, ou se tiver outros problemas. Não dê comida, não dê água, você pode, se tiver queimaduras, lavar com água limpa corrente, mas não aplicar outras coisas. Caso haja elevado risco de incêndio, mantenha distância e tente evitar que ocorra o incêndio, use os extintores .