- ID
- 172999
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Estatística
- Assuntos
Considerando os testes não-paramétricos assinale a alternativa correta.
Considerando os testes não-paramétricos assinale a alternativa correta.
Deseja-se testar, a um determinado nível de significância, a hipótese de igualdade das médias das notas de uma matéria numa escola para K (K > 2) grupos de alunos. Cada grupo foi submetido a um esquema de aula diferente dos demais. Para a tomada de decisão, pensa-se em utilizar o teste de Kruskal-Wallis. É correto afirmar que este teste NÃO se aplica
Três marcas (X, Y e Z) de um equipamento foram testadas, a um determinado nível de significância, para determinar se havia diferença entre suas vidas médias em horas. Utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis com base em três amostras aleatórias, uma de cada marca, sendo 6 equipamentos de X, 8 equipamentos de Y e 10 equipamentos de Z. As observações das vidas dos 24 equipamentos foram dispostas em ordem crescente sendo atribuídos postos para as respectivas vidas. Posteriormente, calculou-se o valor da estatística H utilizado para comparação com o qui-quadrado tabelado. É correto afirmar que
Com relação a métodos não paramétricos, julgue os itens a seguir.
O teste de Wilcoxon é o equivalente não paramétrico do teste t-Student para comparação de duas médias, e o teste de Kruskal-Wallis é o equivalente não paramétrico da análise de variâncias para um fator.
Com relação aos testes não paramétricos, julgue o item.
O teste F utilizado na análise de variância não é válido em situações em que os dados não seguem distribuição normal e(ou) a variância da variável resposta não é constante em função das condições de avaliação do experimento. Nesses casos, o teste de Kruskal-Wallis é mais apropriado.
Pretende-se decidir, a um determinado nível de significância, se 5 amostras aleatórias independentes, formando 5 grupos, provêm de populações com médias iguais por meio do teste de Kruskal-Wallis. Com relação a este teste,
Sobre o Teste de Kruskal-Wallis, analise as afirmativas a seguir.
I. Em sua fórmula são utilizados os postos das amostras estudadas.
II. Não exige que as amostras individuais sigam a distribuição normal, mas todas as amostras combinadas devem seguir a distribuição normal.
III. É utilizado para comparar a variância de várias populações.
IV. É um teste unilateral à direita.
V. Sua estatística de teste H pode ser aproximada por uma distribuição Qui-quadrado com k-1 graus de liberdade, sendo k a quantidade de amostras.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em um estudo sobre eficiência de métodos de alfabetização em adultos, utilizaram-se cinco métodos diferentes, aplicados em grupos de dez sujeitos para cada método. Ao final do período, procedeu-se a um teste de avaliação do aprendizado para os grupos de sujeitos submetidos aos diferentes métodos. Pela análise dos dados, através do teste de Kruskal-Wallis, obteve-se H=10,8. Utilizando a aproximação χ² (qui-quadrado), assinale a alternativa que apresenta a conclusão correta, com relação à eficiência dos métodos, ao nível de significância de 5%.
Considere as seguintes afirmativas relativas a métodos não paramétricos: