SóProvas



Questões de Crise dos anos 70 e Desmonte do “Welfare State”


ID
794479
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Margaret  Thatcher  se  tornaria  a madrinha  do  novo  contexto  político.  Ela  pronunciou  o  que  seria  a  fórmula  básica  do  novo  credo  político: “não há e nem nunca houve essa coisa chamada sociedade, o que há e sempre haverá são  indivíduos.” Fórmula que ela completou com um princípio  lapidar,  de  fundo  moral,  para  abençoar  o  espírito  de concorrência agressiva: “A ganância é um bem.”

Adaptado Sevcenko, N. A corrida para o século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 

As afirmações acima estão ligadas às mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas nos Estados Unidos e na Inglaterra na década de 1980. Essas mudanças são advindas de doutrinas conhecidas como

Alternativas
Comentários
  • Após décadas do domínio dos Welfares State (Estado de bem-estar social) vigentes na Europa e nos Estados Unidos posterior à Grande Depressão (crise de 1929) e 2º GM, uma nova política tomou conta: o neoliberalismo. Ele surgiu em torno dos anos 80 e 90, e teve com grandes expoentes o presidente dos EUA Ronald Reagan e a PM Margaret Thatcher. O neoliberalismo (espere que eu não fale bobagem agora, porque economistas são bem minuciosos nessa questão) diferente do liberalismo clássico pois é uma resposta ao Estado interventor, que, para tanto, prega medidas de diminuir seu papel, antes inflado.


ID
949525
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um  banco  inglês  decidiu  cobrar  de  seus  clientes  cinco libras toda vez que  recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes  em  suas  agências;  o  que  querem  é  reduzir  o número de agências,  fazendo com que os clientes  usem as máquinas  automáticas  em  todo  o  tipo de  transações.
Em suma, eles querem se  livrar de seus funcionários.
HOBSBAWM,  E. O  novo século. São Paulo: Companhia das  Letras, 2000  (adaptado).

O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma conseqüência social de tal aspecto estão em

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere às práticas econômicas do atual modelo de capitalismo, globalizado e fundamentalmente neo-liberal.  Os mecanismos mais comuns do modelo neo-liberal são oriundos do chamado Consenso de Washington,  da década de 1980 , que teve em Margaret Tachter ( primeira ministra da Grã-Bretanha) e em Ronald Reagan (presidente dos EUA) seus grandes defensores . Na verdade, tornaram-se ícones da proposta de política econômica neo-liberal.
                    Em oposição ao modelo Keynesiano, no qual a proteção do trabalhador através da Seguridade Social e da intervenção do Estado na economia era pilar fundamental (no sentido de manter a saúde do mercado consumidor, preconizado pela primeira vez nos trabalhos do economista  britânico John Maynard Keynes, na década de 1920) , a proposta neo-liberal defende a livre negociação entre patrões e empregados, sendo o mercado de trabalho regulado pelas  tradicionais “leis de mercado”, ou seja,  a da oferta e procura.  Além disso, defende que é preciso construir um Estado mínimo, com funções referentes à Segurança Pública, Defesa, Educação Básica e Política Externa, essencialmente.
                    No que se refere à empresas, a nova forma de gestão supõe um corte crescente de custos, de forma a manter , ou diminuir, o preço do produto ou do serviço oferecido, para maneira  garantir o acesso ao mercado através de uma maior competitividade. Como, via de regra, o custo da mão de obra é o maior, é ele que tem que ser diminuído, primordialmente através da eliminação de postos de trabalho, substituídos pela tecnologia.
                    Isto nos leva a concluir que a opção correta é a de letra C
  • E ainda tem pobre que defende o neo-liberalismo.

  • Letra C

    ...Querem é reduzir o numero de agencias...=> diminuição dos custos

    ...Em suma, eles querem se livrar dos funcionários, => insegurança no emprego.

    A redução nos custos vai gerar insegurança nos empregos.

  • A questão se refere às práticas econômicas do atual modelo de capitalismo, globalizado e fundamentalmente neo-liberal. Os mecanismos mais comuns do modelo neo-liberal são oriundos do chamado Consenso de Washington, da década de 1980 , que teve em Margaret Tachter ( primeira ministra da Grã-Bretanha) e em Ronald Reagan (presidente dos EUA) seus grandes defensores . Na verdade, tornaram-se ícones da proposta de política econômica neo-liberal.

                   Em oposição ao modelo Keynesiano, no qual a proteção do trabalhador através da Seguridade Social e da intervenção do Estado na economia era pilar fundamental (no sentido de manter a saúde do mercado consumidor, preconizado pela primeira vez nos trabalhos do economista britânico John Maynard Keynes, na década de 1920) , a proposta neo-liberal defende a livre negociação entre patrões e empregados, sendo o mercado de trabalho regulado pelas tradicionais “leis de mercado”, ou seja, a da oferta e procura. Além disso, defende que é preciso construir um Estado mínimo, com funções referentes à Segurança Pública, Defesa, Educação Básica e Política Externa, essencialmente.

                   No que se refere à empresas, a nova forma de gestão supõe um corte crescente de custos, de forma a manter , ou diminuir, o preço do produto ou do serviço oferecido, para maneira garantir o acesso ao mercado através de uma maior competitividade. Como, via de regra, o custo da mão de obra é o maior, é ele que tem que ser diminuído, primordialmente através da eliminação de postos de trabalho, substituídos pela tecnologia.

                   Isto nos leva a concluir que a opção correta é a de letra C


ID
1449715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Welfare State foi estruturado com base na responsabilidade do Estado na manutenção das condições de reprodução da força de trabalho.
Nesse sentido, em quais dimensões esse modelo de seguridade social operou?

Alternativas
Comentários
  • Nesta orientação, O Estado de bem estar social .." é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população.

    Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


    a - Regulação da economia e universalização dos serviços sociais


  • http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.htm

    RESP - A

    Só peço que tomem cuidado ao ler esse artigo pois ele tem uma tendência de esquerda, mas explica bem o conceito. Vou colocar a introdução do conceito, negrito estão os períodos chaves para responder a questão:

    O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos. (Universalização dos serviços sociais)

    É preciso esclarecer, no entanto, que todos estes tipos de serviços assistenciais são de caráter público e reconhecidos como direitos sociais. A partir dessa premissa, pode-se afirmar que o que distingue o Estado do Bem-estar de outros tipos de Estado assistencial não é tanto a intervenção estatal na economia e nas condições sociais com o objetivo de melhorar os padrões de qualidade de vida da população, mas o fato dos serviços prestados serem considerados direitos dos cidadãos.

    O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele. A Grã-Bretanha foi o país que se destacou na construção do Estado de Bem-estar com a aprovação, em 1942, de uma série de providências nas áreas da saúde e escolarização. Nas décadas seguintes, outros países seguiriam essa direção.

    Ocorreu também uma vertiginosa ampliação dos serviços assistenciais públicos, abarcando as áreas de renda, habitação e previdência social, entre outras. Paralelamente à prestação de serviços sociais, o Estado do Bem-estar passou a intervir fortemente na área econômica, de modo a regulamentar praticamente todas as atividades produtivas a fim de assegurar a geração de riquezas materiais junto com a diminuição das desigualdades sociais. (Regulação da economia)

  • Porque não poderia ser a ''letra E'' ?

     

    Já que Welfare State é o estado de bem-estar social...

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Os direitos trabalhistas, o sistema de ensino público e o sufrágio universal são iniciativas que foram instituídas no Brasil na primeira metade do século XX e que buscavam o chamado estado de bem-estar social.

     

    Complemento:

    A relação ínsita ao capitalismo existente entre a acumulação de capital e a distribuição igualitária de renda na sociedade surge como causa para o aparecimento de um Estado voltado às questões sociais. A questão social é a que vai delimitar os traços característicos do Estado de bem-estar Social, com temas relacionados direta ou indiretamente ao processo produtivo, como relações de trabalho, previdência, saneamento, saúde, educação etc. (STRECK; MORAIS, 2006).

    A fim de fundamentar o arcabouço normativo em que iriam percorrer as novas funções estatais, surgem novos documentos constitucionais, caracterizadores de um Constitucionalismo Social, dentre as quais podem ser citadas as Constituições Mexicana (1917), e de Weimar (1919)[3]. O Estado, então, deve passar a intervir na ordem econômica e social, a fim de tentar promover a igualdade em seu sentido material. Suas prestações passam a ser encaradas como um direito, uma conquista da cidadania, não mais como mera caridade (STRECK; MORAIS, 2006).

     No entanto, é preciso dizer que as primeiras formulações do Welfare State tinham por escopo a preservação do próprio capitalismo, isto no contexto dado entre a I Guerra Mundial e a crise de 1929[4]. Conforme Bento (2003, p. 4)

    mesmo antes da depressão dos anos de 1930, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, começou-se a autorizar o Estado a intervir na ordem econômica e social, para salvar o capitalismo de si mesmo. (...) Convém salientar que os objetivos desse novo perfil de Estado, ao se livrar ainda de forma branda das amarras liberais de não intervenção, consistiam na preservação do capital, vale dizer, garantir a sua acumulação sem solução de continuidade como condição de sobrevivência da própria economia de mercado.

     Este modelo de Estado Social (conservador), de início de século, não logrou operar as mudanças que se propôs, seja sob o aspecto econômico, seja sob o jurídico e o político[5]. Isto pode ser explicado, em certa medida, pelo curto período de duração das Constituições sociais, que, em virtude da baixa normatividade e efetividade, foram rapidamente suplantadas ou marginalizadas por regimes totalitários, a exemplo da Alemanha. A despeito disto, é inegável a importância da concepção trazida pelo constitucionalismo social no que se refere aos direitos fundamentais sociais (de segunda dimensão) e à transformação da esfera pública (HABERMAS, 1994).

     

    Artigo: Nairo José Borges Lope


ID
3182518
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história da economia mundial, desde a Revolução Industrial, tem sido de progresso técnico, de crescente globalização e de contínuo, porém irregular, crescimento econômico. Durante a Grande Depressão (1929-1933), o crescimento não cessou, apenas diminuiu o ritmo. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com o contexto da Crise de 1929.

Alternativas
Comentários
  • GAB= A

  • GAB: A

    A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi uma grande que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a . A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do sistema do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de , quedas drásticas do de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de , e em praticamente todo o medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.


ID
3328231
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A crise mundial a partir da década de 1970 abalou o capitalismo fortemente, estremecendo a crença Keynesianas, abrindo espaço para uma nova doutrina, o neoliberalismo, que defendia a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e, ainda assim, num grau mínimo.

Dentre as características da doutrina neoliberal, não se pode citar:

Alternativas
Comentários
  • Principais características do Neoliberalismo (princípios básicos):

    - Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país.

    - Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho.

    - Política de privatização de empresas estatais.

    - Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização.

    - Abertura da economia para a entrada de multinacionais.

    - Adoção de medidas contra o protecionismo econômico.

    - Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas.

    - Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente.

    - Posição contrária aos impostos e tributos excessivos.

    - Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico.

    - Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços.

    - A base da economia deve ser formada por empresas privadas.

    - Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.


ID
3840241
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O termo “sociedade pós-moderna” passou a ser utilizado após

Alternativas

ID
4056778
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O New Deal caracterizou-se por um conjunto de medidas econômicas que visavam 

Alternativas

ID
4065847
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas duas últimas décadas do século XX, houve grandes transformações em escala mundial. Sobre esse período, assinale o que for correto

Os governos de Ronald Reagan (EUA) e Margareth Thatcher (Inglaterra) representaram uma guinada liberal na política econômica internacional. Seus governos estimularam a redução do papel do Estado, a queda de barreiras econômicas entre os países e contribuíram para a intensificação dos intercâmbios comercial e financeiro no mercado mundial.

Alternativas