SóProvas



Questões de Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Psicolinguística, Sociolinguística


ID
3828133
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Considerando-se CALVET, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Tem-se de um lado um conjunto de variáveis ___________, todas as que a análise permite descobrir, e de outro um conjunto de ___________, todas as que uma teoria sociológica permite isolar.

Alternativas

ID
3828151
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

De acordo com BAKHTIN, analisar a sentença abaixo:

A palavra, ou seja, o signo, é interindividual. Tudo que é dito, explícito, é situado fora da “alma”, fora do emissor não lhe pertence com exclusividade (1ª parte). O autor não tem seus direitos permanentes sobre a palavra e o ouvinte tem seus direitos, e todos aqueles das quais as vozes soam na palavra não têm seus direitos (2ª parte).

Alternativas
Comentários
  • B) Correta somente em sua 1ª parte.


ID
5062981
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São João Batista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Baseado nos conceitos, abaixo, assinale a alternativa que corresponda a cada um deles, respectivamente:

I-Os estudos bakhtinianos buscavam um entrelaçamento entre sujeito e objeto, baseando-se em uma síntese dialética inserida em um universo cultural e histórico. Nessa concepção, a língua não pode ser entendida como se fosse um sistema abstrato de normas, haja vista que ela apresenta uma realidade, extremamente, dinâmica e viva diante das interações verbais dos interlocutores, estando, assim, em constante evolução.
II- A voz do herói sobre si mesmo e o mundo é tão plena como a palavra comum do autor; não está subordinada à imagem objetificada do herói como uma de suas características, mas tampouco serve de intérprete da voz do autor. Ela possui independência excepcional na estrutura da obra, é como se soasse ao lado da palavra do autor coadunando-se de modo especial com ela e com as vozes plenivalentes de outros heróis. (BAKHTIN, 1981, p. 03)
III- A ideia de que o uso da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, “proferidos” pelos participantes de uma ou outra esfera da atividade humana; que o enunciado é irrepetível, tendo em vista que é um evento único (pode somente ser citado); que o enunciado é a unidade real da comunicação discursiva, já que o discurso só tem possibilidade de existir na forma de enunciados e que o estudo do enunciado como unidade real da comunicação discursiva permite compreender de uma maneira mais correta a natureza das unidades da língua.

Alternativas
Comentários
  • I- Os estudos bakhtinianos buscavam um entrelaçamento entre sujeito e objeto, baseando-se em uma síntese dialética [...].

    II- [...] é como se soasse ao lado da palavra do autor coadunando-se de modo especial com ela e com as vozes plenivalentes de outros heróis. (BAKHTIN, 1981, p. 03)

    III- A ideia de que o uso da língua efetua-se em forma de enunciados [...]

    Gabarito C) Dialogismo, polifonia e enunciado


ID
5080870
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Texto 

Licença poética

De acordo com o dicionário Houaiss, o termo “Licença Poética” é definido como a “liberdade de o escritor utilizar construções, prosódias, ortografias, sintaxes não conformes às regras, ao uso habitual, para atingir seus objetivos de expressão”. Está presente na literatura, música e também nas propagandas.
Por meio da licença poética, o artista ganha liberdade de expressão e se desprende da normatividade das regras gramaticais e/ou métricas, utilizando, entre outros recursos, versos irregulares, erros ortográficos e/ou gramaticais e rimas falsas. Assim, observa-se uma espécie de erro proposital, empregado para destacar determinado ponto da obra.
Entre os exemplos de uso de licença poética, podemos destacar o poema Indivisíveis, de Mário Quintana, que apresenta a seguinte frase: “Meu primeiro amor sentávamos…”.
Segundo a norma culta da língua portuguesa, observa-se um erro de concordância verbal, uma vez que o verbo (sentar) deve concordar com o sujeito (Meu primeiro amor). Assim, a forma correta da flexão do verbo deveria ser “sentava” em vez de “sentávamos”, no entanto, o poeta optou em utilizar a primeira pessoa do plural para demarcar simbolicamente a fusão entre o casal de amantes.
O poeta Manoel de Barros também utiliza o recurso no trecho: “Gostaria agora de escrever um livro. Usaria o idioma das larvas incendiadas […]”. Nesse caso, ele utiliza a licença poética para criticar a forma como as pessoas costumam usar a linguagem, comparando-a às larvas. 
Na letra da música Socorro, de Arnaldo Antunes, percebe-se a presença da licença poética no trecho a seguir: “Meu coração já não bate, só apanha…”. Sabe-se que o coração não é capaz de bater ou apanhar, no entanto, com a utilização do recurso, o autor reforça que em sua vida afetiva está mais acostumado a sofrer do que a ter alegrias.
Também encontramos a licença poética em romances, roteiros de novela, textos publicitários, jornalísticos, assim como em todas as outras áreas que envolvam um trabalho direto com a língua. 
Além de ser utilizada como recurso estético, a licença poética pode ser utilizada para objetivos mais práticos. Por exemplo, quando há uma novela ambientada ou com núcleo formado por personagens estrangeiros, como ocorreu em Caminho da Índias (Rede Globo, 2009), de Glória Perez, surpreendentemente, observa-se que os mesmos falam português perfeitamente. Isso ocorre devido ao pacto ficcional estabelecido entre o público e o autor da obra. Pelo fato dos telespectadores serem muito variados, seria difícil que todos conseguissem acompanhar o ritmo da trama, caso a mesma fosse legendada, o que resultaria, consequentemente, em uma perda de público. Uma vez que as telenovelas visam, em primeiro lugar, a obtenção da audiência, não seria um bom negócio em termos econômicos. Sem falar do tempo, esforço e investimento que devem ser aplicados para ensinar uma língua estrangeira aos atores, que, no momento da veiculação da obra, precisariam apresentar fluência na mesma.
Assim, pode-se considerar a licença poética como uma manobra linguística válida para diversos gêneros textuais, que permite aos autores expressarem o que desejam do modo que considerem mais adequado.

Fonte: https://www.infoescola.com/literatura/licenca-poetica, acesso em fevereiro de 2020

“... pode-se considerar a licença poética como uma manobra linguística válida para diversos gêneros textuais, que permite aos autores expressarem o que desejam do modo que considerem mais adequado.”, neste fragmento destaca-se o fundamento de:

Alternativas

ID
5117386
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

A partir dos trechos a seguir e de acordo com os seus conhecimentos sobre variação linguística e ensino de língua, responda à questão.

“Partimos do pensamento de que o fenômeno “variação linguística” esteve presente em todo o momento da formação e estruturação de nossa língua. A linguística atual revela que uma língua não é homogênea e deve ser entendida justamente pelo que caracteriza o homem – a diversidade, a possibilidade de mudanças. É preciso compreender que tais mudanças, como se pensava no início, não se encerram somente no tempo, mas também se manifestam no espaço, nas camadas sociais e nas representações estilísticas.”

Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/variacaolinguistica-uma-realidade-nossa-lingua.htm . Acesso em 03 fev. 2020.

“Não se trata, então, de ensinar a língua materna ao aluno e, sim, de ensinar a ele uma determinada variedade da língua (a variedade padrão ou norma culta). E, além disso, trata-se de ensinar ao aluno a utilização adequada de diferentes registros em conformidade com as diferentes situações comunicativas que ele vivencia, mais formais e mais informais, por exemplo.”

Görski1 e Lehmkuhl Coelho (2009). 

A literatura sociolinguística costuma descrever a variação linguística segundo os seguintes fatores: região, tempo na história, situação social, profissão, grupo social, idade, sexo, grau de escolaridade, situação comunicativa, situações de in/formalidade, etc. Qual das seguintes alternativas relacionadas a esses fatores NÃO corresponde aos pressupostos apregoados pela Sociolinguística?

Alternativas

ID
5123281
Banca
AOCP
Órgão
Câmara de Rio Sul - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa partilhar, participar de algo, tornar comum. Os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, por meio da comunicação. Dessa forma, o ato de comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade. Sobre o conceito da comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A para os não assinantes.

  • gab A

    O processo comunicativo implica a emissão de sinais como sons, gestos, indícios etc.

    Indícios??? (errei por causa dessa palavra). Alguém pode explicar?

    ...

    A banca tirou esta questão do site - passei direto>

    O processo comunicativo implica a emissão de sinais (sons, gestos, indícios, etc.) com a intenção de transmitir uma mensagem. Para que a comunicação seja bem-sucedida, o receptor deve ser capaz de decodificar a mensagem e de interpretá-la. (www.passeidireto.com/arquivo/6326472/dinamica-em-grupo-comunicacao)

  • Namoral entendi nada
  • Por eliminação: "A"


ID
5185612
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

Muitas crianças chegam à escola sem ter tido oportunidade de conviver e se familiarizar intensa e amplamente com os meios sociais de circulação da escrita. Nessas condições, não é de surpreender que essas crianças façam hipóteses inusitadas sobre a natureza, as funções e o uso desses materiais, inclusive daqueles que são indispensáveis ao dia-a-dia na escola. Fora da escola, esse saber é adquirido, em geral, quando as crianças têm acesso aos diversos suportes de escrita e participam de práticas de leitura e de escrita dos adultos e em brincadeiras de crianças.

(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6002-fasciculo-port&category_slug=julho2010-pdf&Itemid=30192)

Considerando o contexto acima, está correto deduzir que é por meio do uso que:

Alternativas

ID
5211256
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas do letramento:

1. Incentivo das práticas meritocráticas.
2. Imersão das crianças na cultura escrita.
3. Participação em experiências variadas com a leitura e a escrita.
4. Conhecimento e interação com diferentes tipos e gêneros de material escrito.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
5211259
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas da alfabetização:

1. Consciência fonológica e fonêmica.
2. Identificação das relações fonema–grafema.
3. Habilidades de codificação e decodificação da língua escrita.
4. Capacidade de memorizar as famílias silábicas.
5. Conhecimento e reconhecimento dos processos de tradução da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Esse Gabarito está correto?

    Um dos métodos sintéticos é o silábico.

  • Quando se trata de abordagem linguística, que é uma ciência, tudo que se relaciona com MEMORIZAR, DECORAR, PRESCREVER será oposto. Logo, item 4 está errado, porque fala de memorizar sílabas. Gabarito correto: B


ID
5457433
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

As discussões sobre a variação linguística e o preconceito linguístico chegaram ao ensino de língua principalmente a partir de 1980, quando os cursos de Letras passaram a introduzir em seus currículos disciplinas ligadas à Linguística. Mais tarde foram também apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Assinale a alternativa que apresenta a área da Linguística que estuda os fenômenos decorrentes da fala.

Alternativas
Comentários
  • essa questão não faz o menor sentido, todas essas áreas (com exceção da linguística textual) estudam fenômenos da fala, principalmente variação linguística e sociolinguística
  • Todas as áreas da Linguística estudam fenômenos decorrentes da fala, porém, em questões de concurso, devemos analisar o enunciado de forma pragmática. De todos os itens, qual aquele que apresenta uma área cujas pesquisas avaliam variação linguística de preferência, abordando o preconceito linguístico? A SOCIOLINGUÍSTICA, item A.