SóProvas



Questões de Fundamentos da Linguística


ID
1156051
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Em relação à Semiótica e Comunicação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afrma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Na teoria de Saussure, o signo pode ser analisado em duas partes: concerto e imagem acústica.
( ) Entende-se por signifcante a parte imaterial do signo.
( ) Por signifcado, entende-se o conceito veiculado, seu conteúdo e a imagem mental por ele fornecida.
( ) Na teoria de Peirce, a linguagem é essencialmente uma rede de relações: mais do que elementos que demarcam uma linguagem, interessam as relações entre eles.
( ) A questão da signifcação conduz de imediato a uma abordagem de denotação e conotação do signo.

Alternativas

ID
2629492
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Saussure, mestre de genebra, tem seus conceitos expostos na obra “Curso de Lingüística Geral”, nela, estabelecem-se diferenças entre língua e fala. Das alternativas seguintes, qual NÃO é correta em relação aos conceitos lingüísticos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    A língua, ao contrário da fala, é multifaceta e hererogênea.

    Ao contrário

    A fala é multifaceta e hererogênea. (Gírias)


ID
3352162
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Como e por que as línguas mudam

      Segundo Saussure, a língua possui duas características aparentemente contraditórias entre si: a imutabilidade e a mutabilidade. Para ele, a língua é dada aos falantes como uma realidade que nenhum indivíduo pode transformar por sua própria vontade; a língua é fruto de uma convenção social, e mudá-la exigiria o consenso social. Além disso, é uma instituição herdada de gerações anteriores e não um contrato firmado entre os falantes no presente. Saussure insiste na arbitrariedade dos signos linguísticos (as palavras) como uma escolha e, ao mesmo tempo, uma coerção. Por outro lado, a mutabilidade dos signos – e, portanto, da língua – está ligada à própria inconsciência que os falantes têm das leis que regem o sistema, assim como à própria tensão entre a língua como bem social e os atos de fala individuais, com seu caráter particular e transitório.

    Mas, se a língua é produtora e produto da cultura, a diversidade cultural é causa da diversidade linguística e vice-versa. Além da mudança temporal, decorrente da evolução histórica, há também a diversidade geográfica, em que os diferentes habitats condicionam diferentes formas de cultura. Assim, a separação dos grupamentos humanos no tempo e no espaço conduz à sua diferenciação. Mais ainda, em sociedades complexas e extremamente heterogêneas como as pós-industriais, estratificadas pela organização política e a especialização das atividades econômicas, a classe social, o grupo profissional e a própria situação de comunicação levam à diferenciação.

      Existem, portanto, quatro fatores responsáveis pela mudança linguística: o tempo histórico, o espaço geográfico, a divisão das classes sociais e a variedade das situações de discurso, entendidas como os diferentes ambientes sociais, ligados às diversas práticas profissionais, religiosas, recreativas, culturais, etc., que condicionam diferentes formas de expressão do pensamento (isto é, diferentes escolhas de vocabulário e construção sintática), como é o caso dos discursos científico, político, jurídico, jornalístico, publicitário, dos jargões e das gírias específicas de cada grupo social (os médicos, os economistas, os surfistas...).

     Na mudança histórica, o aspecto que mais chama a atenção é a mutação fonética. A alteração da pronúncia ao longo do tempo pode, muitas vezes, ser mascarada pela grafia: o português cozer era pronunciado na Idade Média como codzer, distinguindo-se perfeitamente de seu hoje homófono coser. Uma alteração de pronúncia pode implicar mudança no sistema de sons distintivos da língua, os fonemas, pelo acréscimo, supressão ou reorganização das relações entre as unidades. Uma mudança ao nível dos fonemas pode, por sua vez, acarretar alterações em categorias morfológicas, como no caso da flexão de número em latim.                         Frequentemente, a mudança histórica se dá não apenas na pronúncia, mas também no significado. É assim que muitas palavras, independentemente da conservação ou mutação de sua forma fonética ou gráfica, adquirem novos significados, podendo manter ou não os antigos. Finalmente, novas palavras são introduzidas na língua, fruto de criação interna ou de empréstimo, enquanto outras caem em desuso e desaparecem.

      A mudança espacial é resultado da diferente evolução temporal da língua em comunidades linguísticas separadas geograficamente. A distância geográfica, responsável pela falta de comunicação entre dois grupos de falantes de uma mesma língua, produz em cada um dos grupos uma evolução histórica independente, que, a longo prazo, poderá resultar na não intercompreensão entre os grupos. As migrações humanas também são outro fator que conspira a favor da mudança espacial. Ocorre assim o fenômeno da dialetação, que pode, com o tempo, fazer surgirem novas línguas.

       A separação entre classes sociais, tanto do ponto de vista físico quanto em termos do modo de vida, faz com que indivíduos pertencentes a classes sociais distintas se expressem de formas diferentes e reproduzam visões de mundo parcialmente diversas. Surgem então os socioletos, ou formas de expressão particulares de cada classe social. Finalmente, os diferentes grupos sociais (grupos profissionais, religiosos, etários, etc.) existentes numa sociedade complexa tendem a produzir discursos privativos desses grupos. Temos aí os vários idioletos e tecnoletos de uma sociedade.

(Aldo Bizzocchi – Revista Língua Portuguesa – Editora Escala. Adaptado.)

Segundo Saussure,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Conforme o 1º parágrafo: Segundo Saussure, a língua possui duas características aparentemente contraditórias entre si: a imutabilidade e a mutabilidade. Para ele, a língua é dada aos falantes como uma realidade que nenhum indivíduo pode transformar por sua própria vontade; a língua é fruto de uma convenção social, e mudá-la exigiria o consenso social. Além disso, é uma instituição herdada de gerações anteriores e não um contrato firmado entre os falantes no presente. Saussure insiste na arbitrariedade dos signos linguísticos (as palavras) como uma escolha e, ao mesmo tempo, uma coerção. Por outro lado, a mutabilidade dos signos ? e, portanto, da língua ? está ligada à própria inconsciência que os falantes têm das leis que regem o sistema, assim como à própria tensão entre a língua como bem social e os atos de fala individuais, com seu caráter particular e transitório.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3483583
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Para Saussure o signo linguístico é a associação – arbitrária – entre dois elementos:

Alternativas

ID
3483604
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Texto 2


Receita


    Ingredientes: 2 conflitos de gerações; 4 esperanças perdidas; 3 litros de sangue fervido; 5 sonhos eróticos; 2 canções dos Beatles

    Modo de preparar: Dissolva os sonhos eróticos nos dois litros de sangue fervido e deixe gelar seu coração. Leve a mistura ao fogo, adicionando dois conflitos de gerações às esperanças perdidas. Corte tudo em pedacinhos e repita com as canções dos Beatles o mesmo processo usado com os sonhos eróticos, mas desta vez deixe ferver um pouco mais e mexa até dissolver. Parte do sangue pode ser substituído por suco de groselha, mas os resultados não serão os mesmos. Sirva o poema simples ou com ilusões.

Nicolas Behr

A semiologia surgiu a partir das ideias do linguista suíço Fernand de Saussure. O campo de atuação da semiologia é caracterizado por:

Alternativas

ID
3495094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

    A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual.

    O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão.

Ferdinand de Saussure Curso de linguística geral 

São Paulo: Cultrix, 2006 (com adaptações)

Os parágrafos precedentes tratam, respectivamente, dos seguintes princípios básicos do signo linguístico:

Alternativas
Comentários
  • Ótima explicação recomendo.

    http://letrasunipcec.blogspot.com/2013/10/arbitrariedade-e-linearidade.html

  • Gabarito C

    Arbitrariedade do signo: é o contrário de motivado, ou seja, não há nenhuma relação necessária entre o som e o sentido, não há nada no significante que lembre o significado.

  • li 10x não entendi nada

  • Nunca nem vi

  •  A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência (arbitrariedade do signo), não importa qual. O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão (linearidade do significante).

    Gabarito C

    Signo = palavra

    Significante = imagem acústica que é associada a um significado numa língua

  • ''NÃO VAI ENTENDER NINGUEM! ''

  • hã?

  • Onde é que eu estou?

  • KKK da pra ver que a questão é bem difícil, porque tem poucos comentários.

    Continuo sem entender, se alguém conseguir explicar eu agradeço.

  • só sei que nada sei

    Aguardando o milagre da questão ser comentada

  • Com certeza uma questão dessa eu deixo em branco

  • VIAJEI......

  • Nem o professor se arriscou a comentar ainda...kkkk

  • Boiei no mar kkkk

    Aguardando comentários para entender alguma coisa!

  • Uma ótima questão para se deixar em branco! kkkkk

  •  A ideia de “mar” (significante, a ideia repassada pela palavra) não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual (o signo, a forma de escrever pode ser mutável).

    Gab. C: arbitrariedade do signo e linearidade do significante: o significante (significado) é sempre o mesmo, imutável, enquanto que o signo, a forma de escrever, pode ser mutável, arbitrária.

    Questão bem confusa... Demorei muito para compreender.

  • Outra contribuição de Saussure para os estudos de linguagem é sua definição de signo. Para ele, o signo linguístico corresponde à união entre um significado e um significante. Inicialmente, Saussure designava o significado como “conceito” e o significante como “imagem acústica”.

     “[...] sem movermos os lábios nem a língua, podemos falar conosco ou recitar mentalmente um poema” (SAUSSURE, 1973, p. 80). Isso significa que, ao dizermos “árvore”, para usar um exemplo que ele mesmo invoca em seu Curso, não estamos simplesmente produzindo um grupo sonoro que constitui uma palavra, mas relacionando uma imagem acústica ao conceito “árvore”.

    imagem acústica = significante

    conceito = significado

     A partir de sua definição sobre o signo, o autor irá apontar duas características primordiais.

    Arbitrariedade: Isso significa dizer que a relação de associação que se estabelece, no interior do signo, entre seu significante e seu significado é totalmente imotivada. 

    Mesmo justificando que “árvore”, em português, é semelhante à “arbre”, em francês, porque ambas as palavras originam-se do termo “arbor”, em latim, isso não afirma o caráter motivado das formas portuguesa e francesa.

    OBS.: isso significa que não a razão para a "árvore" ter esse nome, apenas se convencionou com o passar do tempo que aquela "coisa" se chamasse árvore.

    Caráter linear do significante: . Isso significa dizer que, por ser de natureza auditiva, o significante tem uma extensão no tempo, isto é, não se pronunciam, ao mesmo tempo, dois sons diferentes. Se observarmos uma sequência discursiva, uma frase, por exemplo, veremos que nela as palavras estão dispostas uma em seguida da outra, não havendo possibilidade de produção simultânea de palavras distintas.

    OBS.: semelhante ao princípio da física, dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. No caso das palavras, linearmente, não é possível que dois signos sejam pronunciados, pelo mesmo emissor, ao mesmo tempo.

    Retirado de:

    Princípios Gerais em Linguística,

    Arnaldo Cortina

    Renata Coelho Marchezan

    Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara - Unesp

    link: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40352/1/01d17t01.pdf

  • anula uma certa aí CESPE!
  • Arbitrariedade relaciona-se a uma decisão singular, que dispensa argumentos contrários, e isso resta evidente no primeiro período do texto, tornando a letra C a alternativa CERTA nessa questão.

  • Tipo de questão de alto nível. É mais direcionada pra quem quer cargo público na área da linguagem mesmo. Não vamos sofrer, galera!

  • Há Princípios Linguísticos que explicam, detalhadamente, a questão e suas alternativas, porém, penso que ao buscarmos interpretar alguns trechos do texto (ou seja, utilizar a inferência textual), seria possível acertar a questão sem tanto domínio dos conhecimentos mais "específicos" à área de atuação. Vejamos:

    "A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual.

    O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão."

    Logo, poderíamos relacionar os trechos destacados acima com a arbitrariedade, uma vez que arbitrário refere-se a algo que é feito sem critério ou regra específica, que não segue normas ("não está ligada por relação alguma"), e que só depende da vontade ou arbítrio daquele que age ("tem as característica que toma do tempo").

    "O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão."

    Aqui, ao observarmos a palavra-chave "significante" no início do parágrafo, em consonância com o trecho "essa extensão é mensurável em uma só direção" (ou seja, algo linear, unidimensional, uma linha), seria possível inferir que tratava-se da linearidade do significante.

    RESSALTANDO, seria uma forma alternativa de buscar a resolução da questão por meio da interpretação. Evidentemente, há todo um embasamento teórico que fundamenta os conceitos mencionados.

    Espero ter ajudado de alguma forma para uma possível perspectiva da questão!


ID
3551878
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2015
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre Linguística, na visão de Ferdinand Saussure, ao buscar uma ciência autônoma que tratasse exclusivamente da linguagem.

Alternativas

ID
3712765
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Anapu - PA
Ano
2011
Disciplina
Linguística
Assuntos

A língua, de acordo com o sociointeracionismo, é um(a)

Alternativas

ID
3826414
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

No que se refere à Linguística, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem.
II – Para Saussure, o signo linguístico se compõe de duas facetas: significado e significante.
III – De acordo com Saussure, o sintagma é a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior, ou seja, a sequência de fonemas se desenvolve numa cadeia, em que um sucede ao outro, e dois fonemas não podem ocupar o mesmo lugar nessa cadeia.

Alternativas

ID
3828127
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

De acordo com CARVALHO, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Saussure considera a língua como um sistema de __________ formados pela “união do sentido e da imagem acústica”.

Alternativas
Comentários
  • ? Gabarito: D

    ? Para Saussure: Enquanto a linguagem é heterogênea, a língua assim delimitada é de natureza homogênea: constitui-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas. Os signos linguísticos, embora sendo essencialmente psíquicos, não são abstrações; as associações, retificadas pelo conhecimento coletivo e cujo conjunto constitui a língua, são realidades que têm sua sede no cérebro.

    ? FONTE: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089/8904

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3828130
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Em relação a SAUSSURE, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Chama-se __________ a combinação do conceito e da imagem acústica. Propõe-se a conservar esse termo para designar o total, e a substituir conceito e imagem acústica, respectivamente, por __________ e __________.

Alternativas
Comentários
  • ? Gabarito: A

    ? Para Saussure: A área de estudos da alfabetização e do letramento tem em Saussure uma grande contribuição, pois, a partir do momento em que essa passagem é compreendida, também o signo linguístico, como uma combinação arbitrária de um significado com um significante.

    ? FONTE: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11089/8904

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3828151
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

De acordo com BAKHTIN, analisar a sentença abaixo:

A palavra, ou seja, o signo, é interindividual. Tudo que é dito, explícito, é situado fora da “alma”, fora do emissor não lhe pertence com exclusividade (1ª parte). O autor não tem seus direitos permanentes sobre a palavra e o ouvinte tem seus direitos, e todos aqueles das quais as vozes soam na palavra não têm seus direitos (2ª parte).

Alternativas
Comentários
  • B) Correta somente em sua 1ª parte.


ID
3881029
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta sob a visão de Saussure a respeito da língua.

Alternativas
Comentários
  • A

    A língua é uma descrição do mundo.

  • conheço só o sasuke, aquele fraco nutela

  • CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS MENTIROSOS

    O comentário de Casal Concurseiro☕ tem fake news. Os concursos não vão acabar depois da reforma. O governo não vai deixar de precisar de funcionários.


ID
4097065
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Rio Pardo - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Segundo SAUSSURE, analisar os itens abaixo:


I. O som não passa de instrumento do pensamento e não existe por si mesmo. O som, unidade complexa acústico-vocal, forma, por sua vez, com a ideia, uma unidade complexa, fisiológica e mental.

II. A linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro.

Alternativas

ID
4916551
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Viadutos - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Conforme SAUSSURE, sobre a língua, assinalar a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    A língua não é um todo por si, nem um princípio de classificação.

    a Língua é definida como a parte social da linguagem e que só um indivíduo não é capaz de mudá-la

  • não está aparecendo o texto.


ID
5047843
Banca
AV MOREIRA
Órgão
Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Pronominais


Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, O. de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972) 


Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.


Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula. 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

  • O erro está no termo "prescritiva"


ID
5052499
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São João Batista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Nos estudos linguísticos, o termo _______foi criado pelo filósofo russo ________(1895-1975). Esse conceito representa a pluralidade ou multiplicidade de vozes presentes nos textos, que, por sua vez, estão fundamentados em outros.

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA B]

    Nos estudos linguísticos, o termo POLIFONIA foi criado pelo filósofo russo MIKHAIL BARKHTIN (1895-1975). Esse conceito representa a pluralidade ou multiplicidade de vozes presentes nos textos, que, por sua vez, estão fundamentados em outros.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/polifonia-textual/


ID
5055826
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a Teoria Histórico-Cultural.


( ) Ao problematizar a relação do desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos, Vigotski destaca a verdadeira natureza dessas duas linhas opostas, qual seja, a conexão entre a zona de desenvolvimento proximal e o nível do desenvolvimento atual da criança.

( ) De acordo com Vigotski, os conceitos científicos, de caráter social, são constituídos no dinâmico e complexo processo que envolve o ensino escolar. Processo este que integra a cooperação sistemática do professor com a criança. Segundo o autor, no curso da ação cooperativa, que abarca a participação do adulto, as funções psíquicas superiores da criança se desenvolvem.

( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, a palavra, seu significado, aparece inicialmente com uma função referencial, nominativa, com o objetivo de agir em direção ao outro e, aos poucos, incorpora outras funções relativas à natureza da consciência humana. Essa forma de organização da consciência, do psiquismo, que caminha em direção à formação do pensamento intelectual, mediada sempre pela palavra, recebe o nome de elaboração conceitual.

( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas inferiores.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5055877
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas

ID
5055880
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).


( ) A concepção interacionista da linguagem é capaz de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, especialmente no que tange à variação linguística e à norma-padrão.

( ) O pensamento, produzido no âmbito psíquico do indivíduo, correlaciona-se à capacidade do homem de organizar seus pensamentos, o que exclui os fatores extralinguísticos do processo de enunciação. Essa é a concepção de linguagem como expressão do pensamento.

( ) A concepção de linguagem como forma de interação resultou de uma visão monológica da língua, isto é, afastou o falante do processo de produção, do que é histórico e social da língua. Nela a língua é vista como código a ser compreendido por quem fala e quem escuta.

( ) De acordo com concepção da linguagem como instrumento de comunicação, o objetivo do ensino de LP é pragmático e utilitário, ou seja, trata de desenvolver e aperfeiçoar os comportamentos linguísticos do aluno como emissor e receptor de mensagens usando códigos diversos – verbais e não verbais.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5055883
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o termo ao qual se refere o seguinte conceito: “Estudo científico da linguagem humana”.

Alternativas
Comentários
  • A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais..."

    MARTINET, André. Elementos de linguística geral. 8 ed. Lisboa: Martins Fontes, 1978 (Brasil Escola)

  • A questão exige conhecimento conceitual na área do estudos de Letras. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Língua é o código criado para facilitar a transmissão.

    b) Incorreta.

    Gramática é o conjunto de regras que rege a fala e a escrita.

    c) Correta.

    A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer-se”

    d) Incorreta.

    Morfossintaxe é o estudo em conjunto de morfologia (estudo da palavra) e estudo de sintaxe (estudo da função dentro da oração).

    e) Incorreta.

    Teoria do discurso é o campo que estuda a linguística e o campo de aplicação. Estuda como é a fala em determinado país, região, dentro de sociedade diferente...

    Referência Bibliográfica:

    MARTINET, André. Elementos de linguística geral. 8 ed. Lisboa: Martins Fontes, 1978.

    GABARITO: C


ID
5117362
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Leia o excerto a seguir e responda à questão.

“... o dialogismo é o modo de funcionamento real da linguagem, é o princípio constitutivo do enunciado. Todo enunciado constitui-se a partir de outro enunciado, é uma réplica a outro enunciado. Portanto, nele ouvem-se sempre, ao menos, duas vozes. Mesmo que elas não se manifestem no fio do discurso, estão aí presentes. Um enunciado é sempre heterogêneo, pois ele revela duas posições, a sua e aquela em oposição à qual ele se constrói.”

(FIORIN, 2011, p.16)

Ao afastar o falante de sua dimensão social e histórica, tem-se uma visão monológica de língua, voltada para si mesma, formalista, valorizando-se apenas o seu funcionamento interno. A concepção de linguagem desenvolvida por Bakhtin, ao contrário, deve considerá-la como fenômeno socioideológico, determinado pelo contexto. De acordo com o pensamento bakhtiniano, portanto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
5117377
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

A verdadeira substância da linguagem não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas, nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada pela enunciação ou pelas enunciações. A interação constitui, assim, a realidade fundamental da linguagem (BAKHTIN, 1988). Assinale a alternativa em que sua proposição contrapõe esses pressupostos, ou seja, que NÃO está de acordo com a terceira concepção ou ainda que NÃO leva em consideração a interação.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D


ID
5185609
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Leia o contexto a seguir.

I - Saber o que é substantivo, adjetivo, verbo, artigo, preposição, sujeito, predicado, etc. não significa ser capaz de construir bons textos, empregando bem esses conhecimentos;

II - Quando se enfatiza a importância das atividades de revisão é por esta razão: trata-se de uma oportunidade privilegiada de ensinar o aluno a utilizar os conhecimentos que possui, ao mesmo tempo que é fonte de conteúdos a serem trabalhados;

III - Isso porque os aspectos gramaticais — e outros discursivos como a pontuação — não devem ser selecionados a partir dos das produções escritas dos alunos, mas através de produções literárias;

IV - O critério de relevância dos aspectos identificados como problemáticos — que precisam, portanto, ser ensinados prioritariamente — deve ser composto pela combinação de dois fatores: por um lado, o que pode contribuir para maior adequação e legibilidade dos textos e, por outro, a capacidade dos alunos em cada momento.

(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf)

Analisando os aspectos apresentados acima, considera-se correta a alternativa.

Alternativas

ID
5187712
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Leia os fragmentos a seguir.

I. Um bom leitor é exatamente aquele que lança mão de seus conhecimentos linguísticos no próprio ato de ler, sendo capaz de perceber os sentidos do texto, desconsiderando os recursos que o autor utilizou para significar;
II. Deve-se privilegiar o conhecimento linguístico operacional (isto é, ações que se fazem com e sobre a linguagem) e as implicações culturais decorrentes do uso social da língua em uma sociedade complexa;
III. O professor deve avaliar duas perspectivas (que, apesar de complementares, manifestamse de diferentes maneiras na prática linguística): a leitura e a produção de texto.

Indique a alternativa correta conforme os três contextos apresentados:

Alternativas

ID
5215324
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Vertentes - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Sobre a língua escrita, é correto que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: A

    língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante


ID
5216779
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre Linguística.

Alternativas
Comentários
  • pensei o mesmo

  • A) ERRADA

    A linguística é uma ciência, mas a gramática normativa não.

    B) ERRADA

    O caráter prescritivo não é muito importante para os estudos linguísticos, à exceção de pesquisas que analisam impactos da prescrição no ensino, por exemplo.

    C) ERRADA

    Signo= Significante + Significado. Significante é a face acústica do signo, os sons, a imagem acústica. Significado é uma ideia, o conceito do signo.

    E) ERRADA

    A linguística aplicada dimensão de investigação linguística própria de todos os campos da linguagem, seu OBJETO de investigação é a LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL.


ID
5217097
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Nova Serrana - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Sobre conversação, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A conversação é uma atividade linguística básica, que integra as práticas diárias de qualquer cidadão,
PORQUE
II. a conversação representa o intercurso verbal em que dois ou mais participantes se alternam, discorrendo livremente sobre tópicos da vida diária.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    As afirmativas I e II são verdadeiras, e II é uma justificativa de I.


ID
5220091
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

É a condição do sentido do discurso, da linguagem.

Alternativas

ID
5220118
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Há situações em que a expressão oral exige a apropriação de falas padronizadas. É o caso da discussão em grupo e do seminário englobados no grupo dos:

Alternativas

ID
5220844
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a concepção de linguagem que representa o ensino tradicional de Língua Portuguesa.

Alternativas

ID
5233981
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

“ Capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança.”

“Conjunto organizado de elementos que possibilitam a comunicação.” (Margarida Maria Taddoni Petter)

As definições acima conceituam, respectivamente:

Alternativas

ID
5233984
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

São características da língua, exceto:

Alternativas

ID
5233996
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto às semelhanças e diferenças entre escrita e oralidade:

Alternativas

ID
5245906
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Analise os contextos abaixo
[1] Na linguística, a polifonia textual é uma característica dos textos em que estão presentes diversas vozes. Em outras palavras, a polifonia aponta a presença de obras ou referências que aparecem dentro de outra. [2] Nos estudos linguísticos, o termo polifonia foi criado pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975). Esse conceito representa a pluralidade ou multiplicidade de vozes presentes nos textos, que, por sua vez, estão fundamentados em outros.
Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5245912
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Relacione as colunas sobre as diferenças entre fala e escrita na perspectiva da dicotomia:
1- Fala:
2- Escrita:
( ) contextualizada, dependente (de contexto), implícita, redundante.
( )descontextualizada , autônoma (em relação ao contexto), explícita, condensada.
( ) não-planejada ,imprecisa ,não-normatizada, fragmentária.
( ) planejada, precisa, normatizada, completa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A escrita é descontextualizada?


ID
5271967
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Itá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Nos estudos linguísticos, o termo polifonia representa a pluralidade ou multiplicidade de vozes presentes nos textos, que, por sua vez, estão fundamentados em outros. Nesse sentido, a polifonia está intimamente relacionada com a intertextualidade. Assinale a alternativa que apresenta o nome do linguista que criou o termo polifonia, sobretudo, após a análise de diversos romances do escritor russo Fiódor Dostoiévski.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B) Mikhail Bakhtin


ID
5296783
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Ipumirim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Nos últimos anos, houve grande abertura para a pluralidade de usos da linguagem no contexto escolar. Como consequência direta desse fenômeno, ocorreu uma mudança significativa na configuração dos materiais didáticos. Posts, chats, tweets, memes, gifs… O avanço crescente das tecnologias digitais de comunicação e informação confere às mais diversas práticas sociais novas configurações linguísticas, que lançam mão de multissemioses. Essas mudanças significativas trazem à tona um novo tipo de texto: _______________________________________ aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico (texto escrito, imagem estática, vídeo, áudio etc.).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    o texto Multimodal


ID
5304853
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Práticas contemporâneas de produção e de circulação de textos/enunciados escritos, orais e em diversas multissemioses colocam em pauta outros desafios à educação linguística. Nesse sentido, pode-se afirmar que

I- a multiplicidade de linguagens e a diversidade cultural existentes instauram a possibilidade de processos criativos de produção de linguagens e ampliam os objetos de conhecimento aos quais professores e estudantes devem se envolver.
II- as práticas de linguagens cotidianas demarcam outro status ao processo educativo que vão além da valorização de aspectos culturais diversos, mas da busca de estabelecer a interlocução entre saberes de diferentes esferas de atividades da linguagem.
III- os repertórios culturais amplos e apropriados ao conjunto de contextos sociais evocam as experiências significativas para a produção colaborativa em que as tecnologias têm largamente contribuído para ampliar e modificar os letramentos.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
5304868
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

A escola, considerada como instituição formadora, tem como função primeira promover caminhos que possibilitem aos alunos a apropriação de conhecimentos para que possam se posicionar criticamente em seu espaço social, por meio da linguagem. Nesse sentido, pode-se afirmar que a atividade de produção textual requer

Alternativas

ID
5311609
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Presidente Nereu - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito da oralidade na área do conhecimento de Português:


I)A Valorização dos textos de tradição oral abrange a reflexão sobre a oralidade nas diferentes instâncias de participação social, com destaque para os textos orais que fazem parte da cultura brasileira.

II)A Oralização do texto escrito diz respeito à inserção do estudante em práticas cujos textos escritos são socializados por meio da oralidade, tais como os recitais de poesia, a leitura de contos em saraus, dentre outros.


Assinale alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!

ID
5312659
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Partindo do princípio bakhtiniano, só através de trocas enunciativas instauradas NA e PELA interação verbal é que os sujeitos constituem a sua linguagem. Dentre as proposições abaixo, qual(is) está(ão) de acordo com esse princípio:

I- Ao nos apropriarmos da língua, tomamos posse do conteúdo ideológico e da história que construímos, em um movimento que faz a língua circular entre sujeitos interdiscursivos, entre linguagens sociais e estilos.
II- Por meio da linguagem, ampliamos nossas interações, negociamos sentidos, trocamos conhecimento nos aproximamos dos discursos dos outros e produzimos, também, nossos discursos.
III- A partir de um horizonte dialógico é convincente centrar nosso olhar sobre as práticas discursivas que se instauram como um fio dialógico/ideológico que se interconecta em aspectos sociais, históricos e culturais.

A alternativa CORRETA é:

Alternativas

ID
5312668
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Segundo o princípio dialógico da linguagem, os enunciados/textos são como fios de uma grande rede que se entrelaçam e estabelecem relações variadas de sentido. Dessa forma, avalie com (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições abaixo com relação à produção escrita:

( ) o produtor precisa reconhecer a estrutura formal e composicional das práticas comunicativas configuradas em textos, considerando elementos que os compõem como conteúdo, estilo, função e suporte de veiculação.
( ) a escrita é um trabalho no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz sempre em relação a um interlocutor/leitor, com um certo propósito, preservando os princípios sociointeracionistas da linguagem.
( ) um texto impecável é aquele cuja escrita revela perfeição no domínio das regras gramaticais.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Alternativas

ID
5320954
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Partindo do princípio bakhtiniano, só através de trocas enunciativas instauradas NA e PELA interação verbal é que os sujeitos constituem a sua linguagem. Dentre as proposições abaixo, qual(is) está(ão) de acordo com esse princípio:

I- Ao nos apropriarmos da língua, tomamos posse do conteúdo ideológico e da história que construímos, em um movimento que faz a língua circular entre sujeitos interdiscursivos, entre linguagens sociais e estilos.
II- Por meio da linguagem, ampliamos nossas interações, negociamos sentidos, trocamos conhecimento nos aproximamos dos discursos dos outros e produzimos, também, nossos discursos.
III- A partir de um horizonte dialógico é convincente centrar nosso olhar sobre as práticas discursivas que se instauram como um fio dialógico/ideológico que se interconecta em aspectos sociais, históricos e culturais.

A alternativa CORRETA é:

Alternativas

ID
5320963
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Segundo o princípio dialógico da linguagem, os enunciados/textos são como fios de uma grande rede que se entrelaçam e estabelecem relações variadas de sentido. Dessa forma, avalie com (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições abaixo com relação à produção escrita:

( ) o produtor precisa reconhecer a estrutura formal e composicional das práticas comunicativas configuradas em textos, considerando elementos que os compõem como conteúdo, estilo, função e suporte de veiculação.
( ) a escrita é um trabalho no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz sempre em relação a um interlocutor/leitor, com um certo propósito, preservando os princípios sociointeracionistas da linguagem.
( ) um texto impecável é aquele cuja escrita revela perfeição no domínio das regras gramaticais.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Alternativas

ID
5335708
Banca
Prefeitura de Xanxerê - SC
Órgão
Prefeitura de Xanxerê - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA referente as relações entre fala e escrita:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
5335717
Banca
Prefeitura de Xanxerê - SC
Órgão
Prefeitura de Xanxerê - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

A respeito da concepção de linguagem como expressão do pensamento, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5352523
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Boa parte do material didático concernente ao ensino do funcionamento da língua portuguesa não coordena o estudo da morfologia com o da sintaxe; no entanto, a partir da dicotomia saussuriana entre as relações sintagmáticas e as paradigmáticas, é correto asseverar que:

Alternativas

ID
5352535
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

O aluno sabe construir estruturas frasais e oracionais de diferentes níveis de complexidade, sem que tenha consciência do funcionamento formal da língua que fala fluentemente e da qual se vale para comunicar-se, ou seja, ele pode perfeitamente construir um período complexo como este, produzido por Darcy Ribeiro*: “Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler”. Uma das propriedades de uma língua que permite ao seu falante produzir tais estruturas e que se define como a “propriedade das regras gramaticais que se podem reaplicar sucessivamente às estruturas resultantes de sua aplicação anterior, explicando assim o conceito teórico de sentença infinitamente longa, no plano da competência linguística” (HOUAISS, 2009) é a:

Alternativas

ID
5371429
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o elemento da conversação definido corretamente.

Alternativas

ID
5371438
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas à literatura digital.
I. É aquela ambientada em espaço virtual, ou que tenha sido digitalizada, utilizando os recursos de decodificação oferecidos pela tecnologia.
II. Precisa ter sido desenvolvida em meio digital, ser um objeto digital de primeira geração criado pelo uso de um computador e (geralmente) lido em uma tela de computador.
III. Necessita ter sons, hiperlinks, imagens (em movimento ou não).
IV. Precisa promover interatividade e rompe com a linearidade dos textos canônicos.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Assim sendo, somente textos produzidos em computadores podem ser textos digitais?! PARABÉNS FUNDEP! Superaram novamente.

  • Texto Digital: Definiremos então o texto “digital” como o texto cujo processo de difusão envolve a codificação de informação por linguagens artificiais, e que se constitui materialmente como informação linguística codificada matematicamente e apresentada com a forma de escrita humanamente legível.

    literatura digital é a exploração das possibilidades formais surgidas com o desenvolvimento de tecnologias visuais e sonoras, como o vídeo, o computador e a edição eletrônica de textos.


ID
5389978
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Sobre as condições de produção de um texto e sua relação com a atividade didática, assinale a alternativa que contém uma assertiva incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
5393569
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Ponta de Pedras - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

O reconhecimento da diversidade linguística no ensino da língua portuguesa implica

Alternativas

ID
5396218
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) Dadas as informações retiradas dos PCNs, responda o que se pede:
I - A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua história.
II - A língua é um sistema de signos histórico e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. Assim, aprendê-la é aprender não só as palavras,  mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade e a si mesmas.
III - O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência. Esse conjunto de relações tem sido chamado de textualidade.
IV - Os gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros que darão forma aos textos. É por isso que, quando um texto começa com ''era uma vez'', ninguém duvida de que está diante de um conto, porque todos conhecem tal gênero.

Alternativas

ID
5396227
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) A transversalidade em Língua Portuguesa pode ser abordada a partir de duas questões nucleares: o fato de a língua ser um veículo de representações, concepções e valores socioculturais e o seu caráter de instrumento de intervenção social. São temas transversais em Língua Portuguesa, exceto:

Alternativas

ID
5502484
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Uma perspectiva dicotômica entre as modalidades de uso da língua, que faz parte da tradição dos estudos linguísticos, na atualidade é contestada em razão da impossibilidade de

Alternativas

ID
5522488
Banca
ZAMBINI
Órgão
Prefeitura de Taboão da Serra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Sobre Linguística:

Alternativas

ID
5628382
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

O processo de leitura pode ser dividido em quatro fases muito bem delimitadas, sendo elas:

Alternativas

ID
5647456
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Timóteo - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do excerto abaixo retirado da obra Hipertexto e gêneros digitais, organizada por Marcuschi e Xavier (2004).


Tal como Bolter (1991), a introdução da escrita conduziu a uma _____________ nos ambientes em que a escrita floresceu. Tudo indica que hoje, de igual modo, a introdução da _____________, pela sua importância, está conduzindo a uma _____________, com uma nova ____________. Basta observar a quantidade de expressões surgidas nos últimos tempos com o prefixo “e-”, como bem observou Crystal (2001).


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Letra A - o tópico aqui demonstra a economia da escrita motivada pelo uso cada vez maior da escrita eletrônica. O ponto chave está no final da frase com o atributo “e”, bastante utilizado hoje como uma forma de economizar a escrita na abreviação de “eletrônicos”, por exemplo “e-book”.

ID
5647471
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Timóteo - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir no que diz respeito aos letramentos críticos.


Trabalhar os letramentos críticos significa abordar os _____________ e os produtos das diversas mídias e culturas, sempre de maneira crítica e capaz de desvelar suas finalidades, intenções e ideologias. Nesse sentido, é importante a presença na escola de uma abordagem não meramente formal ou _______________ dos textos, mas ________________, localizando o texto em seu espaço histórico e ideológico e desvelando os seus efeitos de sentido, replicando a ele e com ele dialogando (ROJO, 2009).


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • gab. C para os não assinantes.