SóProvas



Questões de Semiologia


ID
1534789
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Qual doença definimos como uma inflamação do conduto auditivo externo?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: (A) Otite


ID
1534855
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Nos cães e gatos podem ocorrer diversas anormalidades do trato intestinal. Dentre as assertivas seguintes, assinale a que apresenta uma definição inadequada:

Alternativas
Comentários
  • obstipação, também chamada de prisão de ventre ou constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes, que se tornam ressecadas. 

  • incontinência fecal: ausência do controle voluntário dos esfíncteres anais com a consequente eliminação Involuntária de fezes e flatos.


ID
1534861
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O sistema respiratório possui extrema importância para a homeostase dos animais. Dentre as situações de emergências respiratórias abaixo, assinale a que apresenta definição/visão geral incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Na medicina (pneumologia), pneumotórax ou pulmão colapsado é uma emergência médica causada pela presença de ar na cavidade pleural, ocorrendo como resultado de uma doença ou lesão.


    Não entendi essa questão, a definição de pneumotórax está errada..
  • Maria, a questão pedia a alternativa INCORRETA


ID
1534987
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O processo inflamatório em que o componente celular principal é um tipo de macrófago modificado semelhante a uma célula epitelial (célula epiteloide), caracteriza

Alternativas

ID
2417776
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta incorretamente a relação entre as regiões anatômicas e as nomenclaturas utilizadas em pequenos animais.

Alternativas

ID
2908138
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As afecções da pele nos animais variam muito, decorrente do agente invasor e causador da doença. Entre as manifestações clínicas da pele, assinale aquelas em que o conceito se refere à afecção.


I. Alopecia - caracterizada pela perda parcial ou total dos pelos.

II. Urticária - necrose superficial das manchas branca da pele por exposição ao sol.

III. Fotossensibilização - presença de vesículas na pele.

IV. Acne - ocorre em diversas partes da pele, principalmente cabeça, pescoço e tronco, sob a forma de vesículas de tamanho pequeno.


Está(ão) CORRETA(S), apenas,

Alternativas
Comentários
  • Urticária - pápulas ou placas em relevo, normalmente eritematosas, disseminadas pela pele, acompanhadas por vezes de prurido e desconforto. Em casos mais severos pode vir acompanhada de angioedema, caracterizada por áreas de edema localizado ou disseminado, que demonstram drenagem de exsudato seroso ou sanguinolento.

    Fotossensibilização - resposta exagerada da suscetibilidade da pele à radiação da luz solar, pela presença local de agentes fotodinâmicos, os quais apresentam uma configuração química que é capaz de absorver determinados comprimentos de onda da luz ultravioleta (UV), passando energia extra para as células ao redor, desenvolvendo dermatite com liberação de histamina, morte celular local e edema tissular, resultando em lesão. A doença é conhecida popularmente pelo nome de requeima.

    Acne - acne é uma doença de pele comum nos felinos. Acomete principalmente a região do queixo, lábio inferior e focinho (em cães). Nos gatos, apresenta-se inicialmente como pontos pretos (comedões), por isso, os tutores costumam se queixar que o animal está com o “queixo sujo”.


ID
2964382
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Qual da alternativa abaixo está incorreta:

Alternativas

ID
3020488
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos tipos de choque, correlacione a coluna da esquerda com a da direita, em seguida assinale a sequência correta de respostas:


      Tipos de Choque

1. Neurogênico.

2. Hipovolêmico.

3. Cardiogênico.

4. Anafilático.


            Antibióticos

( ) Pode ocorrer após anestesia geral profunda, com marcante depressão do centro vasomotor.

( ) Após vasodilatação intensa induzida por reação imunológica exacerbada, ocorre acentuada diminuição do retomo venoso, do débito cardíaco e da pressão arterial, e a morte pode ocorrer óbito em poucos minutos.

( ) Pode ser consequência de distúrbios mecânicos, tais como ruptura de cordoalhas tendinosas e defeitos septais.

( ) E uma possível consequência de traumatismo, mesmo na ausência de hemorragia, onde lesões capilares graves levam a perda de plasma para os tecidos.

Alternativas
Comentários
  • Da pra matar a questão na segunda alternativa "( ) Após vasodilatação intensa induzida por reação imunológica exacerbada..." - Reação alérgica, Anafilática. A unica alternativa que tem o número 4- Anafilático para a segunda questão é a C) 1 - 4 - 3 - 2.


ID
3022138
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando a semiologia do sistema cardiovascular, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Animais com reticulopericardite traumática podem gemer por causa da dor ao descer uma rampa e podem buscar ficar em aclive, com os membros torácicos em local mais alto que os membros pélvicos.
( ) A formação de uma depressão após a aplicação de pressão digital sobre uma área de tecido que apresenta aumento de volume é denominada sinal de Godet positivo e está relacionada a edema tecidual.
( ) A cianose é um sinal patognomônico dos distúrbios respiratórios.
( ) O pulso venoso jugular pode ser positivo (patológico) ou negativo (fisiológico).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3144544
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos nos organismos vivos é denominado de

Alternativas
Comentários
  • ??????

  • antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas.
  • Assepsia impede a introdução, como está na questão.
  • D

    O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”. ... Já a antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas.

  • Assepsia: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.

    Antissepsia: é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos antissépticos ou desinfetantes.

    Degermação: Vem do inglês degermation, ou desinquimação, e significa a diminuição do número de microorganismos patogênicos ou não, após a escovação da pele com água e sabão.

    Fumigação: é a dispersão sob forma de partículas, de agentes desinfectantes como gases, líquidos ou sólidos.

    Desinfecção: é o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e/ou se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento. Os esporos não são necessariamente destruídos.

    Esterilização: é processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes físicos e ou químicos, Toda esterilização deve ser precedida de lavagem e enxaguadura do artigo para remoção de detritos.

    Esterilizantes: são meios físicos (calor, filtração, radiações, etc) capazes de matar os esporos e a forma vegetativa, isto é, destruir todas as formas microscópicas de vida. Esterilização: o conceito de esterilização é absoluto. O material é esterilizado ou é contaminado, não existe meio termo.

    Germicidas: são meios químicos utilizados para destruir todas as formas microscópicas de vida e são designados pelos sufixos "cida" ou "lise", como por exemplo, bactericida, fungicida, virucida, bacteriólise etc.


ID
3430519
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A arritmia sinusal em cães


I. caracteriza-se, durante a ausculta, por um aumento da frequência cardíaca na expiração.

II. é uma variação rítmica normal e comum em cães.

III. caracteriza-se por variação cíclica da frequência sinusal.

IV. pode ser identificada por ondas “P” mais achatadas na expiração.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O aumento/redução da onda P sinaliza um "marcapasso migratório" e não a arritmia, o que faz o item IV errado.

  • arritmia sinusal é um tipo de variação da frequência cardíaca que acontece quase sempre relacionada com a respiração, sendo que, quando se inspira, acontece um aumento do número de batimentos cardíacos e, quando se expira, a frequência tende a diminuir.

    O que faz do item 1 errado


ID
3430525
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Para realizar o exame neuroftalmológico em cães, o teste no qual será necessária a utilização de uma fonte de luz artificial é

Alternativas

ID
3430537
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A falta persistente da eliminação apropriada de urina; a diminuição moderada da quantidade de água ingerida; o quadro extremo de dificuldade respiratória que impede o animal de ficar em decúbito e o crescimento exagerado de unhas podem ser descritos na ficha clínica do paciente, respectivamente, como

Alternativas

ID
3546538
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Irituia - PA
Ano
2017
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Trata-se de processo patológico caracterizado pelo aumento do quantitativo de células em um tecido ou órgão

Alternativas

ID
3555598
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à etologia assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
3750208
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O processo físico ou químico que destrói todos os tipos de microorganismos, inclusive esporos é denominado:

Alternativas

ID
4887469
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O excesso de celularidade e a cor amarela no líquor são chamados, respectivamente, de

Alternativas

ID
4993861
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A frequência respiratória é o número de respirações a cada minuto. É um excelente indicador do estado de saúde do animal, mas pode sofrer variações. Assinale abaixo a única alternativa que leva à redução da freqüência respiratória:

Alternativas

ID
4993894
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Se um cão apresenta temperatura retal de 36° Celsius é possível afirmar que ele tem:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A - hipotermia

    Normotermia para cães - 38ºC - 39,2ºC


ID
5245147
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Fundão - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Choque evidencia o "Estado clínico resultante de suprimento inadequado de oxigênio aos tecidos ou inabilidade dos tecidos em utilizar adequadamente o oxigênio aportado" (Di BARTOLA, 1992) e "que resulta em metabolismo celular alterado, morte celular e disfunção ou falha dos órgãos" (MUIR, 1998). "Quadro de hipoperfusão disseminada de tecidos e células devido a redução do volume sanguíneo ou débito cardíaco ou redistribuição de sangue, resultando em um volume circulante efetivo inadequado" (COTRAN; KUMAR & ROBBINS, 1994).
Sobre: "Choque Circulatório: Aspectos Básicos de Fisiopatologia e Terapêutica", analise as proposições seguintes:

I. Choque pode ser entendido como um estado clínico de déficit circulatório agudo, grave e generalizado, resultando em hipóxia celular com as suas consequências.
II. Vários esquemas baseados na participação de mecanismos fisiológicos e patológicos têm sido utilizados como base para a classificação dos diversos tipos de choque.
III. As controvérsias relacionadas à classificação advêm do fato de que o choque clínico envolve em algumas situações etiologia múltipla e, principalmente, envolve manifestações que podem ser comuns a diferentes tipos de choque, dependendo da duração, severidade do insulto, resposta do paciente e adequação terapêutica.

Está(ão) em conformidade com o contexto enunciado:

Alternativas

ID
5262625
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Durante uma consulta veterinária, no exame clínico foi constatada a presença de icterícia na mucosa ocular. O termo icterícia significa:

Alternativas

ID
5277706
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto aos atos de urinar e defecar, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5277742
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto à hipertermia e febre é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5290036
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto aos atos de urinar e defecar, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5290054
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto ao sistema urinário, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5290072
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto à hipertermia e febre é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5409070
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à semiologia veterinária, é correto afirmar:

Alternativas

ID
5497702
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considere os conceitos acerca das alterações do crescimento celular abaixo e os associe à alteração a que se referem.
I. Aumento do número de células em um tecido.
II. Redução do tamanho de células que já se encontravam plenamente desenvolvidas.
III. Aumento do tamanho de um tecido ou órgão sem aumento do número de células.
A associação correta é: 

Alternativas

ID
5497747
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Leia as descrições abaixo e as associe corretamente às respectivas respostas da epiderme à injúria.
I. É a alteração da diferenciação epidermal caracterizada pela queratinização prematura de células nas camadas da epiderme.
II. É caracterizada por cariorexia ou cariólise, tumefação de organelas, ruptura de membrana plasmática e extravasamento de elementos citoplasmáticos para o espaço extracelular acompanhado de resposta inflamatória aguda.
III. É caracterizada por eosinofilia citoplasmática devido à condensação de organelas citoplasmáticas. Esta resposta é vista em doenças como lúpus eritematoso e eritema multiforme.
A associação correta é: 

Alternativas

ID
5588740
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No exame semiológico de pequenos animais, como cães e gatos, não são palpáveis, mesmo quando aumentados, os linfonodos:

Alternativas