Essa questão exige conhecimentos sobre a obra "Literatura: ensino
fundamental", que faz parte da coleção "Explorando o Ensino", publicada pelo Ministério
da Educação (MEC).
RESOLVENDO A
QUESTÃO:
A questão em tela trata
de maneira específica da Literatura Infantil e demanda que tenhamos conhecimento
sobre aspectos da obra supramencionada.
Analisando os itens, chegamos à conclusão de que todos estão corretos. Portanto, nosso gabarito está na "letra D".
Para fundamentarmos melhor correção dos itens, vejamos alguns pontos importantes relativos à obra mencionada:
A literatura produz conhecimento, não porque esteja na escola, mas por dar conta de épocas, geografias e estilos de vida que não vivemos, mas que têm estreitas relações com o que somos hoje. A busca de leitura prazerosa não exclui a aquisição de conhecimento, pois jamais deixa de trazer informações ao leitor. Nem tudo o que se lê na escola precisa ser discutido, interpretado e avaliado dentro dos padrões estabelecidos pelo contexto escolar. A literatura infantil aponta para outras maneiras de ser, outros caminhos a serem percorridos, que no plano real seria quase impossível.
Não é necessário confundir literatura com textos que apresentem uma roupagem de literatura, mas que são próprios para o ensino de algum conteúdo escolar. Sem dúvida, há textos literários e não literários. O primeiro emociona, trata das paixões humanas, o segundo ensina conteúdos, atitudes e posturas do dever ser infantil. Uns e outros circulam pela sala de aula, no entanto, por meio de uma mediação consciente, o professor precisa saber discernir qual é o momento para cada um. Desde cedo, a criança precisa entender essa diferença, e que seja neste momento, nas práticas de leitura que seu professor vai proporcionar. A literatura infantil, considerada universal, amplia horizontes, pois sua recepção pela criança é marcada por um profundo sentido de encontro consigo mesma.
O livro literário trata-se não de uma linguagem, mas de um diálogo de linguagens, por apresentar o texto verbal com seus variados gêneros, e também um projeto gráfico que vai da ilustração, à ambientação, aos caracteres, ao estilo do desenho, à escolha das cores, ao formato, que dão ao conjunto da obra o caráter dialogal entre texto e imagem, tão importante para o desenvolvimento da educação estética da criança. Aqui, a palavra estética é entendida como ligada à beleza e à arte, pois trata das emoções e sentimentos que objetos, naturais ou não, despertam no ser humano pelas condições de sua aparência. Assim, a literatura infantil está vinculada ao belo, ao prazer, ao lúdico, e nela a preocupação com o ensinar não deve ter vinculação com o dever ser, mas com o sensorial e o emocional.
A origem da literatura infantil está associada à transmissão oral de histórias e à mediação da voz do adulto que oraliza um texto escrito. Desse modo, entendemos que a leitura em voz alta e a conversa em torno desse evento podem contribuir para recuperar uma dimensão intersubjetiva que está pouco presente nas relações cotidianas atuais, qual seja, a partilha de narrativas.
GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".