E-
O trato gastrintestinal corresponde a um tubo oco que se inicia na boca e termina no ânus. A região oca do tubo é denominada de lúmen, e é através dele que o alimento transita. O tubo é todo envolto em sua extensão pela mucosa.
Os alimentos uma vez ingeridos passam pela cavidade bucal, aonde o processo digestivo se inicia. Em seguida passa pelo esôfago e chega ao estômago através de contrações rítmicas e pela gravidade. O estômago funciona como um reservatório, onde os alimentos ficam armazenados até que possam chegar ao intestino. No estômago o processo digestivo é intenso, porém a absorção alimentar é pequena.
Os processos de digestão e absorção são máximos no intestino delgado, que é dividido em três regiões (duodeno, jejuno e íleo). A digestão ocorre principalmente nas primeiras porções do intestino delgado. O duodeno recebe o suco pancreático que contem enzimas que degradam as gorduras, carboidratos e proteínas. A bile produzida emulsifica as gorduras para facilitar sua digestão e absorção.
O intestino delgado ainda apresenta uma mucosa repleta de vilosidades digitiformes, que se projetam para o interior do lúmen, cuja função é aumentar a superfície de absorção. Abaixo da camada epitelial situa-se a lâmina própria que é rica em células fagocitárias de defesa.
O intestino grosso é uma outra divisão do trato intestinal que tem a função de reter o material sólido não absorvido e absorver a água. Apresenta uma microbiota muito variada. Alguns produtos formados pela atividade microbiana no intestino grosso são aproveitados e absorvidos, destacando a vitamina K e vitaminas do complexo B.