SóProvas



Questões de CORBA


ID
72124
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No contexto da arquitetura OMA proposta pela OMG, o ORB (Object Request Broker) é o componente responsável pela interoperabilidade entre objetos. Qual das características abaixo NÃO pertence a um ORB compatível com o modelo CORBA?

Alternativas

ID
189268
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No CORBA, a linguagem utilizada para definir interfaces para objetos na rede é denominada

Alternativas
Comentários
  • A CORBA utiliza a IDL (Interface Definition Language), uma linguagem baseada em C++ que não possui algoritmos nem variáveis, ou seja, é puramente declarativa, e, portanto, é independente da linguagem de programação utilizada para acessá-la.

    Wikipédia.

ID
630859
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Arquitetura padrão proposta pelo Object Management Group (OMG) para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos por meio de uma estrutura comum para o gerenciamento de objetos distribuídos que é conhecida como Object Manager Architecture (OMA). Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • CORBA (abreviado de Common Object Request Broker Architecture) é a arquitetura padrão criada pelo Object Management Group para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos. Em face da diversidade de hardware e software que encontramos atualmente, a CORBA atua de modo que os objetos (componentes dos softwares) possam se comunicar de forma transparente ao usuário, mesmo que para isso seja necessário interoperar com outro software, em outro sistema operacional e em outra ferramenta de desenvolvimento. CORBA é um dos modelos mais populares de objetos distribuídos, juntamente com o DCOM, formato proprietário da Microsoft.
  • Parece que a questão foi retirada in verbis do Wikipedia:

    "Arquitetura padrão proposta pelo Object Management Group (OMG) para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos".

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CORBA

    Salve-se quem puder.
  • d-

    Gross (2008, p. 43), "pacotes de remote procedure call e sistemas de comunicalçao em grupo como isis sao exemplos de middleware. Padroes middleware:

    CORBA (common object request broker archiecture)

    JAVA RMI (remote method inovocation)

    Web Services 

    Microsoft DCOM (distributed component object model)

    ISO/ITU-T RM-ODP (reference model for open distributed processing)


ID
946999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca dos componentes da arquitetura orientada a serviços, julgue os itens subsecutivos.

Na arquitetura orientada a serviços, são utilizados serviços web objetos da arquitetura CORBA (common object request broker architecture), na qual são definidas as interfaces de comunicação entre as extremidades da rede de componentes.

Alternativas
Comentários
  • as interfaces de comunicação são definidas através da linguagem WSDL, junto com o protocolo SOAP
  • CORBA (abreviado de Common Object Request Broker Architecture) é a arquitetura padrão criada pelo Object Management Group para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos. Em face da diversidade de hardware e software que encontramos atualmente, a CORBA atua de modo que os objetos (componentes dos softwares) possam se comunicar de forma transparente ao usuário...
    CORBA é um dos modelos mais populares de objetos distribuídos, juntamente com o DCOM...
    Fonte : Wikipedia

    Atualmente, sistemas CORBA são utilizados principalmente dentro de redes de empresas, isolados e protegidos do qualquer outro ambiente (da Internet, de outras redes)
    Fonte : Wikibooks


    A questão está errada pois o CORBA não é utilizado como serviço web, e sim para uso voltados dentro das redes internas.
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/CORBA

  • A arquitetura orientada a serviços(SOA), independe de tecnologia.

  • Gostaria de ressaltar o seguinte:
     - O amigo Tiago Passos comentou:
         "A questão está errada pois o CORBA não é utilizado como serviço web, e sim para uso voltados dentro das redes internas."


     - O amigo salvio comentou:

          "as interfaces de comunicação são definidas através da linguagem WSDL, junto com o protocolo SOAP"

    Estes comentários estão incorretos quanto a solução da questão. Realmente CORBA não é utilizado como serviço web, mas como nosso amigo Limage Brazil comentou: "A arquitetura orientada a serviços(SOA), independe de tecnologia." e neste caso o incorreto é relacionar SOA com qualquer tipo de tecnologia.


    Sobre o comentário do amigo savio, aparentemente houve uma confusão entre Web Services e SOA. SOA não prevê o uso de nenhuma tecnologia, linguagem ou protocolos especificos. Web Services que utlizam WSDL e SOAP são uma implementação da Arquitetura Orientada a Serviços. REST é um exemplo da implementação do SOA que não necessariamente utiliza WSDL e SOAP.




  • Eu diria que o erro da questão está em dizer que algo mais genérico (arquitetura orientada a serviços) usa algo mais específico (a implementação CORBA). Se a questão falasse que CORBA faz uso de conceitos de SOA, acredito que estaria correta.

  • Na arquitetura orientada a serviços, são utilizados serviços web objetos da arquitetura CORBA (common object request broker architecture), -- Errado, usa-se, webservices, dentre as quais SOAP e rest. CORBA é usado em redes distribuidas, e não na WEB(não usa o protocolo http para comunicacao remota, ao contrario de webservices)

    na qual são definidas as interfaces de comunicação entre as extremidades da rede de componentes. -- Essa parte q fala do CORBA está correto. Conforme afirma[1], "CORBA fornece invocação remota de objetos, a qual permite que um objeto, em um programa sendo executado em um computador, invoque um método de um objeto em um programa executado em outro computador. Sua implementação oculta o fato de que as mensagens passam por uma rede para enviar o pedido de invocação e sua resposta.

    Fonte:

    [1] SD, G. Coulouris


ID
1115353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com referência a CORBA e web services, julgue os itens subsequentes.

No CORBA, o ORB (object request broker) é o responsável por encontrar a implementação de objeto para o pedido feito pelo cliente, preparar a implementação de objeto para receber o pedido e transmitir os dados do pedido.

Alternativas
Comentários
  • O ORB (Object Request Broker) realmente é responsável por encontrar a implementação de objeto para o pedido feito pelo cliente, preparar a implementação de objeto para receber o pedido e transmitir os dados do pedido. Ele é um módulo intermediário entre cliente/objeto, sendo responsável por aceitar requisições, enviá-las ao objeto correto e entregar a resposta ao cliente. 


ID
1115362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com referência a CORBA e web services, julgue os itens subsequentes.

Na especificação do CORBA 4.0, um componente pode fornecer diversas referências de objetos, chamados de Facets, que são capazes de suportar distintas IDL (Interface Definition Languages).

Alternativas
Comentários
  • porque esta certo?

  • "A component type may provide several independent interfaces to its clients in the form of facets. A facet reference provided by a component may support additional interfaces, such as interfaces derived from the declared type, as long as the stated contract is satisfied."

     

    FONTE: CORBA Component Model Specification OMG Available Specification Version 4.0


ID
1321162
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As siglas DCE, CORBA e OLE se referem a padrões de mercado em:

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura de Software para Aplicações Distribuídas

  • a-

    Parte da caracteristica Abertura dos sistemas distribuidos. Um sistema é aberto quando pode ser estendido e reimplementado por documentacoes que estao disponiveis para principais interfaces de software. Os projetistas dos prontolocos da internet usam RFCs (request for comments), do ietf, enquanto que CORBA é do OMG. 


ID
1386454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à arquitetura orientada a serviços (SOA).

No padrão CORBA, a IDL é uma linguagem utilizada para implementar o conteúdo de um objeto CORBA.

Alternativas
Comentários
  • IDL (Interface Definition Language) é utilizada para a definição de interfaces de objetos na rede.

  • IDL

    A CORBA utiliza a IDL (Interface Definition Language), uma linguagem baseada em C++ que não possui algoritmos nem variáveis, ou seja, é puramente declarativa, e, portanto, é independente da linguagem de programação utilizada para acessá-la. Há padrão de IDL definido pelo OMG para C, C++, Java, TTCN, COBOL, Smalltalk, Ada, Lisp, C#,Python e IDLscript. Possibilita a interoperabilidade entre os diversos sistemas, visto a separação que é definida entre interface e execução. A interface de cada objeto é definida de forma bastante específica, enquanto a sua execução (código fonte e dados) permanece oculta para o resto do sistema.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/CORBA


ID
1663495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da arquitetura de software e de ambientes computacionais.

Na arquitetura CORBA, a persistência é obtida por meio de serviços de objetos persistentes que armazenam o estado dos objetos, cuja persistência é destruída quando se encerra o programa que criou esses objetos.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário dos objetos tradicionais, os objetos em sistemas distribuídos possuem uma característica de dualidade: um estado dinâmico, tipicamente alocado em memória volátil (emtempo de execução), e um estado persistente, que não pode ser destruído após o encerramento do programa que os criou e que pode ser usado para reconstruir o estado dinâmico, devendo ser armazenado em memória não volátil, seja em sistema de arquivos ou banco de dados. A arquitetura CORBA, para prover a persistência, define o Persistent Object Service(POS) como sendo responsável por armazenar o estado persistente dos objetos, utilizando quatro elementos:

    Objetos Persistentes (Persistent Object (POs))

    Gerenciador de Objetos Persistentes (Persistent Objects Manager (POM))

    Serviços de Persistência de Dados (Persistent Data Services (PDSs))

    Base de Dados (Datastores)

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/CORBA


ID
1785415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura para desenvolvimento de sistemas, de programação orientada a aspectos (POA) e de banco de dados distribuídos, julgue o item subsecutivo.

A arquitetura CORBA permite realizar a intercomunicação entre computadores de arquiteturas e portes distintos por meio do protocolo-padrão EIGRP, versão melhorada do IGRP, que permite compor, de forma síncrona ou assíncrona, objetos, dados e unidades individuais.

Alternativas
Comentários
  • EIGRP é protocolo de roteamento

  • É um protocolo criado pela CISCO para ambientes internos. Foi uma alternativa ao protocolo RIP ainda que fosse utilizado o mesmo algoritmo de Vetor Distância. Semelhante ao RIPv1, suporta apenas endereços completos ou CLASSFULL, porém, foi capaz de resolver problemas do RIP evitando loops, com maior desempenho na convergência da rede e alternativas de métricas além do número de saltos (hops).


ID
2080312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de SOA e CORBA, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: “No modelo operacional triangular, o registro do serviço determina o comportamento de quem disponibiliza o serviço, ou seja, do dono do serviço, que é responsável, entre outros aspectos, pela infraestrutura de acesso ao serviço”.

    Quem é o dono do serviço é o Provedor.

    Cada um dos elementos do modelo triangular se comporta da seguinte forma:

    Provimento do serviço (provedor):

    Determina o comportamento daquele que está disponibilizando o serviço, ou seja, é considerado o dono do serviço;

    É o responsável por fornecer toda a infraestrutura de acesso, tipicamente via rede, e é capaz de responder as requisições;

    Consumo do serviço (consumidor):

    Determina o comportamento daquele que representa o cliente da organização provedora do serviço;

    Em SOA, um consumidor pode ser representado por uma pessoa, uma organização, uma máquina ou um componente de software;

    Registro do serviço (registro):

    Determina o comportamento que a organização deve ter para divulgar seu serviço e o do cliente que deve proceder para localizar o serviço desejado;

    É responsável por gerenciar os repositórios que armazenam informações sobre os serviços e entidades que os fornecem.

    Letra B: “A utilização de SOA em uma organização permite a descoberta de novos processos de negócio para uma posterior associação com serviços de TI.”

    Letra incorreta.

    Galera, vou ficar devendo essa. Tentei encontrar uma fonte para justificativa o erro (ou acerto) da questão e não encontrei. Na minha opinião, a letra não contém erro.

    Letra C: “Entre os possíveis mapeamentos de negócio e de TI, a abordagem de baixo para cima (bottom-up) determina que a organização identifique, primeiramente, os processos que considerar prioritários.”

    Letra incorreta. A letra citou a abordagem top-down:

    Bottom up: modelar de baixo para cima, ou seja, primeiro entender os processos nos seus detalhes e depois chegar à visão macro da empresa; e

    Top down: modelar de cima para baixo, isto significa que ter primeiro a visão macro dos processos da empresa e depois detalhar cada macro processo.

  • Letra D: “Assim como o DCOM, o CORBA é executado apenas em ambiente Windows.”

    Letra incorretaDCOM (acrônimo para Distributed Component Object Model) é uma tecnologia proprietária da Microsoft para criação de componentes de software distribuídos em computadores interligados em rede. O DCOM é uma extensão do COM (também da Microsoft) para a comunicação entre objetos em sistemas distribuídos.

    Já o CORBA, da sigla Common Object Request Broker Architecture, é a especificação de um OMA (Object Management Architecture) que tem por objetivo a interoperabilidade entre diferentes sistemas computacionais e linguagens de programação através de ORB’s, que são estruturas que permitem que os programadores façam chamadas de um computador a outro através de uma rede. O CORBA é definido e padronizado pela OMG.

    Então não, o CORBA não é executado apenas em ambiente Windows.

    Letra E: “O modelo de referência da OMG (Object Management Group) para CORBA define a interface de aplicação, isto é, o conjunto de dados públicos do objeto que possibilita a comunicação por meio de chamadas aos métodos desse objeto com os parâmetros apropriados.”

    Letra correta. A Arquitetura do Modelo de Referência da OMG é composta por:

    Objetos de Serviços;

    Facilidades Comuns;

    Interfaces de Domínio;

    Interface de Aplicação; e

    Objetos de Aplicação.

  • a B não tem erro não, complicado ein, coloquei a B e errei, mesmo pesquisando não encontro onde ela pode estar errada

  • cespe curte essa letra A viu

     

    2016

    No modelo operacional triangular, um dos três elementos da SOA é o registro do serviço, que determina o comportamento do dono do serviço e é o responsável por fornecer toda a infraestrutura de acesso e responder a requisições internas e externas.

    errada

     

  • LETRA E

    Então, Provedor e Dono do Serviço são a mesma coisa. O errado da questão está na especificação referente à função do Registro de Serviço.

    O Provedor do Serviço determina o comportamento de quem disponibiliza o serviço, ou seja, do dono do serviço, que é responsável, entre outros aspectos, pela infraestrutura de acesso ao serviço.

  • @Leandro,

    acredito que a alternativa B estaria correta se trocássemos processos por serviços: "... descoberta de novos serviços..."

    Processo trata-se de algo no âmbito de negócio/organização.

    A seguir, trechos do livro SOA - Modelagem, Análise e Design, de Henrique Fujita e Kechi Hirama.

    "... é necessário..., a partir dos requisitos e metas de negócio, identificar e modelar processos relevantes que façam uso de serviços disponíveis na infraestrutura de TI..." (página 2)

    "... seguindo os fundamentos de Engenharia de Software, para se desenvolver um serviço, antes de tudo, deve-se fazer uma análise de o quê realmente se pretende automatizar no âmbito do negócio." (página 2)

    Espero ter ajudado.