-
Letra A: “No modelo operacional triangular, o registro do serviço determina o comportamento de quem disponibiliza o serviço, ou seja, do dono do serviço, que é responsável, entre outros aspectos, pela infraestrutura de acesso ao serviço”.
Quem é o dono do serviço é o Provedor.
Cada um dos elementos do modelo triangular se comporta da seguinte forma:
Provimento do serviço (provedor):
Determina o comportamento daquele que está disponibilizando o serviço, ou seja, é considerado o dono do serviço;
É o responsável por fornecer toda a infraestrutura de acesso, tipicamente via rede, e é capaz de responder as requisições;
Consumo do serviço (consumidor):
Determina o comportamento daquele que representa o cliente da organização provedora do serviço;
Em SOA, um consumidor pode ser representado por uma pessoa, uma organização, uma máquina ou um componente de software;
Registro do serviço (registro):
Determina o comportamento que a organização deve ter para divulgar seu serviço e o do cliente que deve proceder para localizar o serviço desejado;
É responsável por gerenciar os repositórios que armazenam informações sobre os serviços e entidades que os fornecem.
Letra B: “A utilização de SOA em uma organização permite a descoberta de novos processos de negócio para uma posterior associação com serviços de TI.”
Letra incorreta.
Galera, vou ficar devendo essa. Tentei encontrar uma fonte para justificativa o erro (ou acerto) da questão e não encontrei. Na minha opinião, a letra não contém erro.
Letra C: “Entre os possíveis mapeamentos de negócio e de TI, a abordagem de baixo para cima (bottom-up) determina que a organização identifique, primeiramente, os processos que considerar prioritários.”
Letra incorreta. A letra citou a abordagem top-down:
Bottom up: modelar de baixo para cima, ou seja, primeiro entender os processos nos seus detalhes e depois chegar à visão macro da empresa; e
Top down: modelar de cima para baixo, isto significa que ter primeiro a visão macro dos processos da empresa e depois detalhar cada macro processo.
-
Letra D: “Assim como o DCOM, o CORBA é executado apenas em ambiente Windows.”
Letra incorreta. DCOM (acrônimo para Distributed Component Object Model) é uma tecnologia proprietária da Microsoft para criação de componentes de software distribuídos em computadores interligados em rede. O DCOM é uma extensão do COM (também da Microsoft) para a comunicação entre objetos em sistemas distribuídos.
Já o CORBA, da sigla Common Object Request Broker Architecture, é a especificação de um OMA (Object Management Architecture) que tem por objetivo a interoperabilidade entre diferentes sistemas computacionais e linguagens de programação através de ORB’s, que são estruturas que permitem que os programadores façam chamadas de um computador a outro através de uma rede. O CORBA é definido e padronizado pela OMG.
Então não, o CORBA não é executado apenas em ambiente Windows.
Letra E: “O modelo de referência da OMG (Object Management Group) para CORBA define a interface de aplicação, isto é, o conjunto de dados públicos do objeto que possibilita a comunicação por meio de chamadas aos métodos desse objeto com os parâmetros apropriados.”
Letra correta. A Arquitetura do Modelo de Referência da OMG é composta por:
Objetos de Serviços;
Facilidades Comuns;
Interfaces de Domínio;
Interface de Aplicação; e
Objetos de Aplicação.
-
a B não tem erro não, complicado ein, coloquei a B e errei, mesmo pesquisando não encontro onde ela pode estar errada
-
cespe curte essa letra A viu
2016
No modelo operacional triangular, um dos três elementos da SOA é o registro do serviço, que determina o comportamento do dono do serviço e é o responsável por fornecer toda a infraestrutura de acesso e responder a requisições internas e externas.
errada
-
LETRA E
Então, Provedor e Dono do Serviço são a mesma coisa. O errado da questão está na especificação referente à função do Registro de Serviço.
O Provedor do Serviço determina o comportamento de quem disponibiliza o serviço, ou seja, do dono do serviço, que é responsável, entre outros aspectos, pela infraestrutura de acesso ao serviço.
-
@Leandro,
acredito que a alternativa B estaria correta se trocássemos processos por serviços: "... descoberta de novos serviços..."
Processo trata-se de algo no âmbito de negócio/organização.
A seguir, trechos do livro SOA - Modelagem, Análise e Design, de Henrique Fujita e Kechi Hirama.
"... é necessário..., a partir dos requisitos e metas de negócio, identificar e modelar processos relevantes que façam uso de serviços disponíveis na infraestrutura de TI..." (página 2)
"... seguindo os fundamentos de Engenharia de Software, para se desenvolver um serviço, antes de tudo, deve-se fazer uma análise de o quê realmente se pretende automatizar no âmbito do negócio." (página 2)
Espero ter ajudado.