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Questões de Programação embarcada


ID
144964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto aos tópicos avançados em tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Quando realizada programação embarcada, considera-se essencial o uso de compiladores cruzados.

Alternativas
Comentários
  • A computação embarcada estuda os computadores embutidos que são encontrados nos mais diversos equipamentos eletro-eletrônicos, tais como, máquinas de lavar roupas, televisores, celulares, automóveis e outros. Esses dispositivos embutidos executam aplicações bem específicas e normalmente o usuário não percebe que está usando um computador. Nessa área, um dispositivo muito utilizado é o microcontrolador, que é um tipo de microprocessador construído objetivando-se auto-suficiência (“computador em um chip”) e melhor custo-benefício. A programação dos microcontroladores pode ser realizada em linguagem de baixo nível (assembly) ou de alto nível (geralmente em “C”) e requer conhecimentos sobre os recursos disponíveis no dispositivo.


    Um compilador cruzado (inglês: Cross compiler) é um compilador que produz códigos para diferentes tipos de computadores, é usado no desenvolvimento de software que funciona em maquinas com uma nova arquitectura ou em dispositivos que não podem abrigar os seus próprios compiladores.
  • c-

    o cross compiler produz código executável para uma plataforma diferente da qual o compilador está sendo executado. são para alguma plataforma incapaz de executar a compilacao, sendo indicado para sistemas embarcados e microcontroladores sem sistema operacional.


ID
1115368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando a programação embarcada para Android e iOS, julgue os próximos itens.

No iOS 7, os frameworks são diretórios que contêm biblioteca compartilhada dinâmica com recursos como arquivos de cabeçalho, imagens e aplicativos auxiliares a serem utilizados no desenvolvimento dos aplicativos.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a melhor definição de um framework, uma pasta com várias subpastas com conjuntos de bibliotecas compartilhada dinamicamente com recursos...

    Resposta: Certo


ID
1115371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando a programação embarcada para Android e iOS, julgue os próximos itens.

Para que os programas aplicativos sejam executados no Android e no iOS, é necessário uma máquina virtual própria, cujas responsabilidades são, entre outras, gerenciar a comunicação entre o aplicativo e as bibliotecas nativas, prover segurança e permitir que os aplicativos possam gravar dados privados, incluindo bancos de dados. No Android 4.3, a máquina virtual é a Dalvik; no iOS 7, é a XCode.

Alternativas
Comentários
  • IOS não utiliza máquina virtual. Só o Android.

  • XCode é a ide para se desenvolver para IOs

  • Apesar das aplicações nativas do Android serem escritas em Java, a máquina virtual do Android é a Dalvik e não a Virtual Machine do Java (JVM).

     

    O XCode é o ambiente de desenvolvimento nativo para IOS, e não uma JVM como está escrito na assertiva.

  • Meus amigos, o iOS não faz uso de máquina virtual, ao contrário do Android que faz uso.

    Resposta: Errado

  • Desde a versão Lollipop o Android não usa o Dalvik. Esta máquina virtual foi substituída pelo Android Runtime (ART).

  • O Android 5.0 oferece uma experiência de computação mais rápida, mais suave e mais robusta.

    O Android agora é executado exclusivamente no novo tempo de execução ART, concebido para oferecer suporte a uma série de códigos ahead-of-time (AOT), just-in-time (JIT) e interpretado. Ele oferece compatibilidade com arquiteturas ARM, x86 e MIPS e é totalmente compatível com 64 bits.

    fonte: https://developer.android.com/about/versions/lollipop?hl=pt-br


ID
1115377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando a programação embarcada para Android e iOS, julgue os próximos itens.

No Android 4, o arquivo interface.xml é o arquivo padrão para definição da interface do usuário (UI). Para modificar uma UI inserindo, por exemplo, um botão que possa ser clicado, é suficiente inserir, no final desse arquivo, as linhas abaixo.

<Button
android:layout_witdh=”fill_parent”
android:layout_height=”wrap_content”
android:click=”yes”
android:label=”Clique aqui”/>

Alternativas
Comentários
  • Não me lembro de ter esse arquivo interface.xml com padrão


  • Os layouts são definidos em arquivos XML que ficam na pasta res/layout. Por padrão, é utilizado o arquivo Main.xml.

    Para ter uma "página" Android, é criada uma classe que herda a classe Activity. Tal classe fica com a nomenclatura nomeDaClasseActivity. Nesta classe é definido qual o arquivo XML de layout será utilizado por meio da expressão "setContentView(R.layout.nomeDoLayout);".

  • Está faltando o id do componente, por isso está incorreto. Sem o id a classe R não sabe qual será a referência para este botão e com isso você não vai conseguir acessá-lo de dentro da Activity responsável pelo layout interface.xml.

  • Pessoal, não é preciso ter id para que o componente seja renderizado, se o desenvolvedor não criar um id, o Android irá gerar um id aleatório. Além disso, não é preciso que o XML de interface seja Main.xml ou qualquer outro nome. A questão possui alguns erros:

    - No Android 4, o arquivo de interface padrão é o arquivo interface.xml. (ERRADO) O desenvolvedor pode colocar o nome que quiser para o arquivo de interface;

    android:click e android:label (ERRADO) No componente Button não existem estes 2 atributos, o que existe é o android:onClick e o android:text;


ID
3084469
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O processo de descrição do hardware de um circuito lógico digital, combinatório e sequencial, para implementação em uma FPGA é feito por meio de linguagens HDL, como:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    VHDL e Verilog.


ID
3599206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2013
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando a programação embarcada para Android e iOS, julgue o próximo item.


Para que os programas aplicativos sejam executados no Android e no iOS, é necessário uma máquina virtual própria, cujas responsabilidades são, entre outras, gerenciar a comunicação entre o aplicativo e as bibliotecas nativas, prover segurança e permitir que os aplicativos possam gravar dados privados, incluindo bancos de dados. No Android 4.3, a máquina virtual é a Dalvik; no iOS 7, é a XCode. 

Alternativas
Comentários
  • Gab - Errado.

    O XCode é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para o gerenciamento de projetos relacionados ao macOS, ferramenta preferida da maioria dos desenvolvedores de Mac e iOS.

  • ERRADO

    O sistema IOS não utiliza máquina virtual. Apenas o Android.

  • É verdade que tanto o Android quanto o iOS executam os aplicativos em uma máquina virtual própria. Isso é feito para limitar as permissões que os aplicativos possuem para modificar o sistema, gerando assim mais segurança. O processo usado para isso é chamado sandboxing, que consiste em colocar cada aplicativo em seu próprio ambiente com um conjunto de permissões específico. O iOS usa explicitamente esse sistema de sandboxing, enquanto o Android o encapsula em sua máquina virtual.

    A máquina virtual do Android 4.3 é realmente chamada Dalvik, mas o XCode não é uma máquina virtual, ele é um IDE usado para desenvolvimento em ambientes Mac OS X e iOS. Esse é o erro da questão.

    ERRADO.

    Prof. Douglas Teixeira

    Tec Concursos

  • GAB. ERRADO

    O IOS NÃO UTILIZA MÁQUINA VIRTUTAL E A MÁQUINA VIRTUAL DO ANDROID CHAMA SE DALVIK.

  • Novamente passando para lembrar você que, o Android possui máquina virtual, já no caso do iOS não.

    Resposta: Errado


ID
3599626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2013
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando a programação embarcada para Android e iOS, julgue o próximo item.


No iOS 7, os frameworks são diretórios que contêm biblioteca compartilhada dinâmica com recursos como arquivos de cabeçalho, imagens e aplicativos auxiliares a serem utilizados no desenvolvimento dos aplicativos.

Alternativas
Comentários
  • Isso mesmo. A framework possui diretórios nos quais ficam organizados os mais diversos pacotes de bibliotecas.

    Resposta: Certo

  • GABARITO - CERTO

    Um framework em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação.

    FONTE - Wikipédia


ID
5005174
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma técnica comum para anular as latências altas é a operação assíncrona, que surge em dois modelos de programação: invocações concorrentes e invocações assíncronas. Esses modelos dizem respeito, basicamente, ao escopo de middlewares, em vez do projeto de núcleo de sistema operacional.

Um bom exemplo de invocações concorrentes é um

Alternativas
Comentários
  • Uma técnica comum para anular as latências altas é a operação assíncrona, que

    surge em dois modelos de programação: invocações concorrentes e invocações assíncronas.

    Esses modelos dizem respeito, basicamente, ao escopo de middlewares, em vez do

    projeto de núcleo de sistema operacional.

    Um bom exemplo de tal aplicativo é um navegador Web.

    FONTE: SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Conceitos e Projeto 5ª Edição