As distâncias focais são divididas em alguns grupos principais, que são mais ou menos esses:
Grande-angulares (até 50mm): Com elas você consegue registrar um ângulo bem grande de visão. Boas para: paisagens, arquitetura/ambientes apertados, fotos de grupos. Características: faz os objetos da foto parecerem mais distantes uns dos outros e costumam distorcer as bordas.
Normais (ali por volta de 50mm): Com elas o ângulo de visão é mais ou menos como o do olho humano. Essa é a distância focal da maioria das lentes de celular e compactas. Boas para: um pouco de tudo (não são especializadas, logo são bem versáteis. Características: o resultado é muito parecido com o que vemos com o olho.
Teleobjetivas (50mm até 200mm): Com elas você consegue fotografar um assunto que está mais longe. Boas para: retratos e closes em assuntos distantes. Características: faz os objetos da foto parecerem mais próximos uns dos outros além de possuir uma menor profundidade de campo.
Super-teleobjetivas (200mm ou mais): Com elas você consegue fotografar um assunto que está muito, mas muito, longe (lentes usadas para fotografar leões na África, por exemplo.). Boas para: fotografar celebridades, astronomia, animais hostis. Características: faz os objetos da foto parecerem bem mais próximos uns dos outros do que a realidade e necessitam do uso de tripé.
http://www.dicasdefotografia.com.br/como-escolher-sua-lente/