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Prova CCV-UFC - 2015 - UFC - Fotógrafo


ID
2551606
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

A luz sensível ao olho humano é uma faixa estreita de radiação eletromagnética, com uma variação de comprimento de onda medida em nanômetros (nm - um milionésimo de milímetro) que fica entre:

Alternativas
Comentários
  • “Os comprimentos de onda nessa faixa de radiação estão compreendidos entre 370nm (violeta) e 750 nm (vermelho),[1] sendo comum afirmar-se por aproximação que os comprimentos de onda dessa faixa localizam-se entre os 400 e 700 nanômetros (nm). Em termos de frequência, tem-se por correspondência que o espectro visível define-se pela banda situada entre 400 THz e 790 THz.”
  • O espectro visível contém ondas eletromagnéticas com comprimento de onda que vão de 400 a 700 nanômetros, que vão do violeta ao vermelho.

    Violeta = 400nm

    Azul = 450nm

    Verde = 550nm

    Vermelho=650nm (possui maior velocidade de propagação dentro do espectro visível)


ID
2551609
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sem luz não há cores. Um pimentão só é verde se os comprimentos de onda (cores) correspondentes estiverem presentes na luz que o iluminar. Sob uma luz alaranjada, um pimentão verde vai apresentar qual dessas cores?

Alternativas
Comentários
  • Luz laranja não possui radiação verde, por isso o objeto não refletirei nenhuma cor.

ID
2551612
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Sobre a Lei do quadrado das distâncias, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "A intensidade da luz sobre determinada área é inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte da luz."

ID
2551615
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A luz branca que atravessa um prisma cria todas as cores do arco-íris, mas só três delas são necessárias para produzir todas as outras. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • “ Na formação de cores por luz, as cores são formadas a partir de três cores primarias. As três cores primárias mais conhecidas são: Vermelho, Verde e Azul, ou RGB (do inglês, Red-Green-Blue).”

ID
2551618
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Qual a temperatura de cor, medida em graus Kelvin, que mais se aproxima da qualidade (temperatura) "Luz do Dia”?

Alternativas

ID
2551621
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Qual o nome da unidade que representa um milhão dividido pela temperatura de cor usada normalmente para converter de uma temperatura de cor para outra por meios de filtros?

Alternativas
Comentários
  • você converte Kelvin em mireds dividindo 1.000.000 pelo valor em Kelvin da fonte
  • "A mired é uma unidade de medida usada para expressar a temperatura de cor. É dado pela fórmula: M = 1.000.000 / T, onde M é o valor desejado, e T é a temperatura de cor em kelvins."

    https://hisour.com/pt/mired-27003/


ID
2551624
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Qual a cor do filtro que deverá ser usada para dar maior dramaticidade ao fotografar em preto e branco uma paisagem do “Sertão Nordestino”?

Alternativas
Comentários
  • O filtro Vermelho é singular, porque está na ponta do espectro visual, e se comporta como um filtro Low-Pass.

    O filtro Vermelho permite a passagem de tons de vermelho, laranja e amarelo, e bloqueia tons de verde, azul e violeta. Ele permite a passagem de luz com comprimento de onda longo e bloqueia luzes de ondas curtas e alta frequência. O resultado é que as fotos ficam super nítidas.

    O céus com nuvens ficam com um efeito dramático, e produz um bom contraste em cenas com céus azul claro e oceanos.

    Funciona muito bem para fotos de arquitetura, especialmente para prédios de tijolos vermelhos e revestimentos de pedra.

     

    Fonte: http://www.queimandofilme.com/2014/03/14/aprendendo-a-usar-filtros-na-fotografia-preto-e-branco/

  • Vermelho: O filtro vermelho bloqueia a passagem da luz verde e da luz azul, permitindo a passagem apenas da luz vermelha, isso faz com que os elementos com predominância de tons verdes e azuis sejam representados por tons mais escuros. O filtro vermelho é usado para produzir um escurecimento do céu, produzindo alto contraste e também para “penetrar” na névoa.

    Um filtro vermelho torna mais claros os tons vermelhos, laranjas e amarelos da cena fotografada.


ID
2551627
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

A luz tem variações de intensidade e direção. Para medir a luz incidente, usamos um aparelho que nos indicará qual velocidade do obturador e qual diafragma, com base no ISO (sensibilidade), devemos usar para capturar a imagem com a luminosidade correta. Qual o nome desse aparelho?

Alternativas

ID
2551630
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para fotografar uma reunião visualizando todos os participantes em uma sala de 4m x 3m, é necessário usar uma objetiva com que distância focal?

Alternativas
Comentários
  • As distâncias focais são divididas em alguns grupos principais, que são mais ou menos esses:

    Grande-angulares (até 50mm): Com elas você consegue registrar um ângulo bem grande de visão. Boas para: paisagens, arquitetura/ambientes apertados, fotos de grupos. Características: faz os objetos da foto parecerem mais distantes uns dos outros e costumam distorcer as bordas.

    Normais (ali por volta de 50mm): Com elas o ângulo de visão é mais ou menos como o do olho humano. Essa é a distância focal da maioria das lentes de celular e compactas. Boas para: um pouco de tudo (não são especializadas, logo são bem versáteis. Características: o resultado é muito parecido com o que vemos com o olho.

    Teleobjetivas (50mm até 200mm): Com elas você consegue fotografar um assunto que está mais longe. Boas para: retratos e closes em assuntos distantes. Características: faz os objetos da foto parecerem mais próximos uns dos outros além de possuir uma menor profundidade de campo.

    Super-teleobjetivas (200mm ou mais):  Com elas você consegue fotografar um assunto que está muito, mas muito, longe (lentes usadas para fotografar leões na África, por exemplo.). Boas para: fotografar celebridades, astronomia, animais hostis. Características: faz os objetos da foto parecerem bem mais próximos uns dos outros do que a realidade e necessitam do uso de tripé.

    http://www.dicasdefotografia.com.br/como-escolher-sua-lente/


ID
2551633
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Uma das características de um retrato é que o fundo (background) na composição da imagem a ser captada não interfira no primeiro plano tirando a atenção do meu personagem. Que distância focal devo utilizar para obter esse resultado?

Alternativas
Comentários
  • "Com a lente grande-angular é necessário estar bem próximo da pessoa ou do seu assunto. Isso faz com que o fundo fique mais evidente na foto e menos desfocado. Já com a lente tele, o revés é verdadeiro. Você se distancia da pessoa e limita a entrada do fundo, que fica quase que totalmente desfocado."

    https://college.canon.com.br/blog/diferentes-lentes-para-o-mesmo-retrato-54


ID
2551636
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Com uma velocidade de obturador 1/60, um diafragma f2.8 e ISO 100 a imagem resultante ficou superexposta em dois pontos de diafragma. Que combinação velocidade do obturador X diafragma devo usar para obter a imagem com a exposição correta?

Alternativas
Comentários
  • Para o cálculo de fotometria, utilizar:

    Escala de abertura do diafragma -> 1.4 / 2 / 2.8 / 4 / 5.6 / 8 / 11 / 16 / 22

    Escala de velocidade do obturador -> 1/8000 - 1/4000 - 1/2000 - 1/1000 - 1/500 - 1/250 - 1/125 - 1/60 - 1/30 - 1/15 - 1/8 - 1/4 - 1/2 - 1

     

    Não sabe o que é nada disso? Leia mais aqui: http://www.cameraneon.com/tecnicas/exposicao-na-fotografia/triangulo-de-exposicao-fotografica-fotografia/


ID
2551639
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Erro de Paralaxe acontece quando?

Alternativas
Comentários
  • "Na fotografia, o erro de paralaxe é comum em câmeras compactas. Como o visor por onde o fotógrafo vê a imagem fica ao lado da lente por onde a imagem será captada, existe um ângulo diferente de visão.[2] Esse erro causa então um desvio de enquadramento para o lado contrário do visor."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Erro_de_paralaxe


ID
2551642
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

O histograma é um gráfico que mostra os diversos níveis de luminosidade de uma imagem e a quantidade de pixels presentes em cada um desses níveis. Precisamos entender antes o comportamento de um pixel em uma imagem e como ele é mostrado no histograma. O brilho de um pixel é determinado por um número que vai de 0 a 255. Com base nisso, podemos afirmar que no histograma:

Alternativas
Comentários
  • Na formação de cores por luz, as cores são formadas a partir de três cores primarias. As três cores primárias mais conhecidas são: Vermelho, Verde e Azul, ou RGB (do inglês, Red-Green-Blue). A partir delas pode-se criar as demais cores. As cores são criadas na computação com a combinação de valores de RGB. Cada uma dessas cores primárias recebe um valor de intensidade que varia de 0 a 255. O branco é quando se tem o maior valor para as 3 cores, ou seja, 255 para Red, Green e Blue. E o preto é formado quando se tem o valor 0 para essas 3 cores. Então para se obter a cor branca, precisamos de 255 Red (vermelho), 255 Green (Verde) e 255 Blue (Azul). E para se obter o preto precizamos de 0 Red, 0 Green e 0 Blue.
  • "A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima." https://pt.wikipedia.org/wiki/Branco

    "O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou ausência de luz. A cor branca é a luz pura, em que há uma reflexão total das sete cores; a cor preta é ausência total de luz, pois as cores não se refletem, elas são absorvidas."  https://www.significados.com.br/teoria-das-cores/


ID
2551645
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Podemos afirmar que um arquivo digital com 1280 X 960 de 01 megapixel pode ser usado para a ampliação com qualidade foto para o tamanho:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO PARA IMPRIMIR:

    TAMANHO          PIXELS        MEGAPIXELS

    10 x 15 cm       1800 x 12002         1

    13 x 18 cm       2100 x 15003         2

    15 x 21 cm       2500 x 18004         5

    20 x 30 cm       3600 x 24008         6

     

    Fonte: https://tecnologia.uol.com.br/guia-produtos/todos/2006/12/01/ult2880u265.jhtm


ID
2551648
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O cálculo da resolução de uma imagem digital tem como base a:

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2551651
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Quando terminamos uma produção fotográfica, que passos devemos seguir com as imagens digitais para garantir a segurança das imagens originais?

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito dessa questão. Fazer backup em HD interno no mesmo computador onde foram descarregadas as fotos e depois formatar o cartão não é procedimento seguro! A letra A seria mais adequada, apesar de também não ser ideal.

  • Sobre o HD interno concordo ser muito arriscado, melhor HD externo. Sobre formatar o cartão, é pela segurança da informação, caso outro profissional pegue os cartões para fazer algum serviço e tenha acesso a imagens que não deveria ter...

  • questão rasteira e mal elaborada


ID
2551654
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Qual objetiva atende melhor aos trabalhos de um fotógrafo de arquitetura quando precisa corrigir a perspectiva?

Alternativas
Comentários
  • As objetivas PC (controle/correção de perspectiva) podem ser o equipamento ideal para o fotógrafo profissional de arquitetura. Ao contrário das comuns, essa objetiva permite fotografar um edifício alto sem que as linhas verticais pareçam convergir, uma vez que o projeto da objetiva dispensa que a câmera seja inclinada para cima, para captar o topo do edifício.

     

    Fonte: http://atelliefotografia.com.br/tecnicas-tutoriais/artigos-relacionados/fotografia-de-arquitetura-a-objetiva-certa


ID
2551657
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Para que servem os tubos de extensão?

Alternativas
Comentários
  • Aumentando a distância entre a objetiva e a máquina, com os tubos de extensão, eu aumento a distância focal e aumento tb a imagem, porém consigo captar uma área menor do objeto

    O inverso tb é válido, pois com uma distância focal menor eu terei uma imagem menor e uma área abrangida da foto bem maior

    Distância focal ='' distância da objetiva até o filme ou sensor''

  • Teoria do uso de tubos de extensão (ET)

    O ET é um acessório muito simples. Esse acessório, como o nome diz, não passa de um tubo que é colocado entre o corpo da câmera e a lente, aumentando a distância entre os mesmos, possibilitando assim uma maior aproximação do assunto a ser fotografado e com isso uma maior ampliação na fotografia.

    O uso de ET em macrofotografia tem três grandes vantagens:

    a possibilidade de grandes ampliações;

    a possibilidade de uso de lentes simples e mais baratas;

    não possui elementos óticos que possam prejudicar a qualidade da imagem.

    A ampliação alcançada com ET vai depender tanto da distância focal da lente a ser utilizada quanto da extensão utilizada, sendo que para o uso da lente em posição de foco 'infinito', segue a fórmula:
    ampliação = extensão / distância_focal

     

    Fonte: http://www.macrofotografia.com.br/artigos/et-tc.shtml


ID
2551660
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Os filtros polarizadores estão entre os de maior utilidade, especialmente para fotógrafos que usam câmeras digitais ou filmes coloridos. Qual o uso prático desse filtro?

Alternativas
Comentários
  •  Com este acessório é possível reduzir drasticamente reflexos, realçar cores e aumentar o contraste entre o céu e as nuvens.

    O filtro polarizador utilizado em câmeras DSRL e demais câmeras digitais é o Filtro Polarizador Circular (“CPL – Circular Polarizer Lens Filter”). Este filtro é composto por dois anéis, sendo que o anel externo desliza sobre o interno. O encaixe do filtro na lente da câmera é do tipo “rosca”.

    Há também filtros em formato de lâminas, conhecido por “formato Cokin”. Seu adaptador também permite que o filtro seja rotacionado para obter diferentes ângulos.

    A função mais conhecida do filtro polarizador é eliminar ou atenuar efetivamente reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/entenda-como-funcionam-os-filtros-polarizadores-para-fotografia.html


ID
2551663
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Para que serve um Extender 2X ?

Alternativas
Comentários
  •  O EF Extender 2X III é um teleconversor que monta entre a câmera e a objetiva EF compatível, para multiplicar por dois (2X) a distância focal original. Ele faz isso ampliando 25% do centro da imagem, portanto descartando parte da informação de luz; reduzindo também a exposição em 2 stops (uma f/2.8 vira uma uma f/5.6). Todos os outros aspectos ópticos ficam intactos: profundidade de campo, bokeh, distância mínima de foco… Mas há um impacto na resolução das fotos já que qualquer defeito óptico preexistente será ampliado.

    http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/canon-ef-extender-2x-iii/


ID
2551666
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Qual a função do Diafragma na ação de captar uma imagem?

Alternativas
Comentários
  • Diafragma menor    f 1,4 ;   f 2;   f 2,8    implica em abertura maior e com isso mais entrada de luz e no sentido inverso menor profundidade de campo, pois esta se consegue com uma menor entrada de luz, ou seja, com um número de diafragma maior.


ID
2551669
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Ao fotografar com objetivas rápidas, consideramos que:

Alternativas
Comentários
  • Quando usamos um f pequeno = 1,4 ; 2 ou 2,8 estamos deixando uma maior quantidade de luz entrar em nossa câmera (passar pela objetiva), logo com essa maior abertura precisamos de menos materia prima ( luz)

    f = abertura do diafragma ( ''quantidade'' de luz que entra)

    Obturador =''Velocidade'' da luz

    Iso = ''sensibilidade'' 

  • Recurso: tanto a letra C quanto a D poderiam ser o gabarito.

  • GABARITO - D

    As alternativas A, B e C estão abordando o assunto como REGRA, dai o erro.

    A) É indispensável o uso de um tripé. (não necessáriamente)

    B) O flash é um acessório indispensável. (não necessáriamente)

    C) Precisamos usar um ISO de maior sensibilidade. (não necessáriamente)

     

  • Eu acertei, mas concordo com a Monica. A letra C também não esta errada. Ainda considerando que o termo "pouca luz" não esta de todo correto. Pois há objetivas rápidas que ainda que abertas ao máximo, são escuras. O termo correto seria "menor quantidade de luz".


ID
2551672
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

O sistema de foco das câmeras DSLR é:

Alternativas

ID
2551675
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Sobre profundidade de campo, vamos considerar que o fotográfo tem um objeto a 8 metros de distância e que está com o diafragma da objetiva na posição f4. Que objetiva vai dar como resultado uma fotografia com a menor profundidade de campo?

Alternativas
Comentários
  • Quando um objeto numa distância fixa é focado a partir de um mesmo local, uma lente com distância focal maior terá uma profundidade de campo menor (apesar das imagens aparentarem algo completamente diferente). Isso é mais próximo ao uso diário dos diferentes tipos de lentes, mas é um efeito devido a magnificação e não distância focal. Lentes com distâncias focais maiores também aparentam ter uma profundidade de campo menores pois eles achatam a perspectiva. Isso resulta em fundos muito maiores relativamente ao primeiro plano -- mesmo se não há mais detalhe. A profundidade de campo também aparenta ser menor para câmeras SLR do que para compactas digitais pois as SLR necessitam menores distâncias focais para atingir o mesmo campo de visão.

     

    Fonte: https://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutoriais/depth-of-field.htm


ID
2551678
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Com relação à velocidade do obturador, é correto afirmar que o obturador controla o tempo de exposição e:

Alternativas
Comentários
  • Velocidade do obturador alta ou rápida: congela o movimento

    Velocidade do obturador baixa ou lenta: não congela o movimento

    https://guiadafotografia.com.br/iso-abertura-do-diafragma-e-velocidade-do-obturador/


ID
2551681
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Quando falamos de velocidades do obturador e distâncias relativas, considere que temos um trem que cruza a paisagem a 160km por hora. Qual velocidade do obturador preciso usar para captar a fotografia com nitidez, considerando que estou a 500 metros de distância do local onde passará o trem?

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do livro "O novo manual de fotografia - John Hedgecoe, Ed Senac", em que o autor dá o exemplo de um trem que cruza a paisagem a 160 km/h e que deve ser fotografado com uma objetiva de 50mm em uma monoreflex fixa de 35mm. Segundo ele, a distância do objeto afeta a velocidade necessária do obturador da seguinte forma:

     

    15m de distância -> velocidade necessária = 1/4000 seg

    100m de distância -> velocidade necessária = 1/500 seg

    500m de distância -> velocidade necessária = 1/125 seg

  • Puxa, li o outro comentário é impossível o examinador posta algo deste tipo sem ter um cálculo, decoreba chega ser desanimador.


ID
2551684
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Quando captávamos uma fotografia com um filme fotográfico, a imagem gravada na película era chamada de imagem latente. Nos sistemas digitais podemos considerar que o equivalente é:

Alternativas

ID
2551687
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Uma imagem com resolução de 300 dpi tem boa qualidade para impressão. Para imprimir uma imagem no tamanho 20cm por 25cm, qual a resolução mínima em pixels na horizontal e vertical precisa ter o meu arquivo digital para que eu obtenha uma impressão com qualidade de foto?

Alternativas
Comentários
  • Calcular a resolução

    Para calcular a resolução de uma foto, divida o lado horizontal ou vertical (mensurado em pixels) da foto pelo lado horizontal ou vertical da impressão que deseja fazer (normalmente mensurado em polegadas).

    Vamos supor que uma foto meça 1524×1016 pixels. (Como você descobre isso? Clique na miniatura da foto e verifique o painel de informações do iPhoto ou a faixa azul com informações do Picasa).

    Caso deseje fazer uma impressão de 4×6 polegadas (10×15 cm), você terá de imprimir a foto a uma resolução de 254 pontos por polegada (1524 pixels dividido por 6 polegadas = 254 dpi), o que permitirá uma impressão fantástica. Fotos impressas em uma impressora a jato de tinta ficam melhores quando impressas a uma resolução de 200 dpi ou mais.

    Porém, se você tentar imprimir a mesma foto no tamanho 8×10 (20×25 cm), terá problemas. Ao esticar os mesmos pixels em uma área de impressão maior, você obterá uma impressão com apenas 152 dpi. Você notará uma queda drástica na qualidade de imagem.

     

    Fonte: https://focusfoto.com.br/impressao-fotografica-formato-e-resolucao/


ID
2551690
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Os softwares de edição de fotografias, depois da edição das imagens, exportam os arquivos em diferentes formatos, para uso em arquivamento e impressão de jornais e revistas. Quais são eles?

Alternativas

ID
2551693
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Quando vamos compor uma foto, devemos evitar dividir mecanicamente a tela do visor da câmera em seções regulares. Uma fotografia capturada com objetos centralizados ou em metades ou quartos podem produzir um equilíbrio monótono e tedioso. Quando tratamos de composição de imagem, usamos uma regra conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Composição fotografia

    Regra dos Terços (ou espiral de ouro)

    De forma imaginária, divida a imagem observada no visor da sua câmara em três partes, tanto horizontais como verticais.

    Os quatro pontos de intercepção chamados pontos de interesse, são os pontos de maior impacto visual na sua fotografia. Ao fotografar coloque o assunto principal e outros motivos de interesse nos pontos de intercepção das linhas ou segundo as mesmas.

  • Cuidado com o comentário acima: espiral de ouro não é a mesma coisa do que a Regra dos Terços. Espiral de ouro é o que diz respeito à chamada Proporção Áurea, utilizando-se da Sequência de Fibonacci (número de ouro). A confusão pode ter se dado pelo motivo de a Regra dos Terços ser também chamada de Pontos de Ouro.

ID
2551696
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Um fotograma digitalizado em um scanner de 35mm com uma resolução de 1800 Dpi, 2550 pixels na horizontal e 1700 pixels na vertical gera um arquivo de 4.3 megapixel. Com esse arquivo, podemos fazer a impressão em dois tamanhos: um 21cm X 32cm e o outro de 16cm X 24cm, respectivamente. Como será a qualidade da impressão desse arquivo?

Alternativas
Comentários
  • Calcular a resolução

    Para calcular a resolução de uma foto, divida o lado horizontal ou vertical (mensurado em pixels) da foto pelo lado horizontal ou vertical da impressão que deseja fazer (normalmente mensurado em polegadas).

    Vamos supor que uma foto meça 1524×1016 pixels. (Como você descobre isso? Clique na miniatura da foto e verifique o painel de informações do iPhoto ou a faixa azul com informações do Picasa).

    Caso deseje fazer uma impressão de 4×6 polegadas (10×15 cm), você terá de imprimir a foto a uma resolução de 254 pontos por polegada (1524 pixels dividido por 6 polegadas = 254 dpi), o que permitirá uma impressão fantástica. Fotos impressas em uma impressora a jato de tinta ficam melhores quando impressas a uma resolução de 200 dpi ou mais.

    Porém, se você tentar imprimir a mesma foto no tamanho 8×10 (20×25 cm), terá problemas. Ao esticar os mesmos pixels em uma área de impressão maior, você obterá uma impressão com apenas 152 dpi. Você notará uma queda drástica na qualidade de imagem.

     

    Fonte: https://focusfoto.com.br/impressao-fotografica-formato-e-resolucao/


ID
2551699
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Qual o nome da técnica utilizada para fotografar objeto em movimento de forma que ele fique nítido e os demais elementos do cenário se apresentem borrados? É comum se utilizar essa técnica para fotografar por exemplo um carro em velocidade numa estrada com uma paisagem ao fundo.

Alternativas
Comentários
  • Panning é o efeito ótico feito por uma câmera fotográfica com a velocidade de obturação lenta no qual é possível manter um assunto em foco ao mesmo tempo em que seu fundo fica com um efeito arrastado ou borrado.

     

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/06/aprenda-o-que-e-panning-e-deixe-suas-fotos-com-efeito-arrastado.html


ID
2551702
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Para retratar uma pessoa é essencial captar:

Alternativas
Comentários
  • Que questão mal elaborada do caramba


ID
2551705
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Toda imagem captada no formato JPEG sofre compressão e, consequentemente, a perda de qualidade. Ao gerar um arquivo digital, com 300dpi’s de resolução, para diversos tipos de impressoras, que configuração devo usar para obter uma imagem de maior resolução e qualidade?

Alternativas
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  • Get out!


ID
2551708
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para transferir, com maior rapidez, um lote de imagens pela web, que protocolo de transferência devo utilizar?

Alternativas
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  • FTP - File Transfer Protocol:

     

    Protocolo utilizado na transferência de arquivos.

     

    Utiliza as portas 20 e 21.

     

    GABARITO: A


ID
2551711
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

O processo de arquivamento de imagens determina que o fotógrafo seja responsável pelas informações como: Conteúdo, Contato, Status, Direitos Autorais, Autor da imagem (Criador), Legenda e Local, contidas no arquivo imagem. Em que área do arquivo digital essas informações são guardadas?

Alternativas
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  • IPTC - (International Press Telecommunications Council)

    É um padrão ou modelo de dados (metadados) inseridos nas imagens adotado por vários fabricantes de softwares. Um dos objetivos do IPTC é melhorar o gerenciamento da informação para arquivos de fotos e de imagens. É também considerado um complemento da especificação EXIF.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/IPTC

  • Não sabia sobre o IPTC, sobretudo por eliminação foi fácil descobrir o gabarito:


    a) GPS - é uma tecnologia de navegação que alguns equipamentos já utilizam e os arquivos armazenam a localização como metadado (gab errado)


    b) DNG - é um formato de arquivo


    c) TIFF - é um formato de arquivo


    e) FRAME - é um quadro de uma imagem


ID
2551714
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Em que área do arquivo digital informações como Exposição, Distância Focal, ISO, Diafragma, Velocidade do Obturador, se usou flash ou não, data e hora da captura da foto e outros dados são guardadas?

Alternativas
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  • Exif, ou Exchangeable image file format, são dados gerados automaticamente pela maioria das câmera fotográfica, este grava informação junto à imagem com os dados técnicos utilizados no momento em que a foto é tirada.

    O exif é capaz de registar uma grande variedade de informação como a data e hora em que foi gravada, velocidade do obturador, abertura, número de pixéis usados, modo de medição da exposição, modo de exposição, compensação da exposição usada e zoom.

     

    Fonte: https://www.fotografia-dg.com/exif-o-que-e/


ID
2551717
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Com base nas 03(três) principais categorias de dados, temos: Primeiro, a identificação do criador, data e local de criação e informações de contato para os licenciadores da imagem; Segundo, informações sobre o conteúdo visual que pode incluir o título, legendas e palavras-chave. E, por ultimo, informações sobre direitos autorais e direitos subjacentes no conteúdo visual, incluindo modelos e direitos de propriedade e termos de uso. Com base nisso, é correto afirmar que as 03(três) categorias de dados são, respectivamente:

Alternativas

ID
2551720
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na leitura de um texto, ocorre uma ação ótica e uma mental, simultaneamente. Já a leitura de uma fotografia se decompõe em três fases. Quais são elas?

Alternativas

ID
2551723
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

Ao fotografar um flagrante que precisa ser enviado para publicação na web e, posteriormente, no impresso, que elemento na hora da edição o fotógrafo precisa priorizar?

Alternativas
Comentários
  • Passível de anulação. Pode ser cores também.

  • marcelo, a questão pediu qual que tem que priorizar. A publicação irá para Web e impresso, logo se for um impresso preto e branco oq as cores ajudarão? Portanto, nao vejo possibilidade de anulação

  • D. A emoção do flagrante...