SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2012 - EPE - Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos


ID
873757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As correspondências oficiais devem apresentar características de acordo com as normas de redação de atos e comunicações oficiais vigentes no país, observadas no Manual de Redação da Presidência da República.
De acordo com essas normas, ao redigir um requerimento a uma autoridade para fazer uma solicitação, deve-se evitar a(o)

Alternativas
Comentários
  • A principio o documento público é livre para qualquer cidadão ter acesso. Como um cidadão comum irá entender um documento com jargões específicos ?! Ou mesmo qualquer pessoa que não seja da área. Por isso, ele tem que o mais simples possível, sem perder o conteúdo.
  • O padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
  • Complementando os colegas: devemos sempre primar pelos princípios das Redações Oficiais, tais como:  Impessoalidade, Coesão, Coerência, Padrão-Culto, Clareza, Concisão, Objetividade, Formalidade e Padronização. 
    Bons estudos!!!
  • Idiossincrasia = Temperamento especial de cada indivíduo.
  • EVITAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRR

  • Adorei esse exemplo de linguagem rebuscada (e nada clara):

     

    https://www.dicionarioinformal.com.br/linguagem+rebuscada/

     

    "O magistrado fez ouvidos moucos à exposição de motivos que teriam induzido o infrator, de forma equivocada, ainda que isso parecesse possuir legitimação fundamentada na realidade dos fatos, a cometer um desvio de conduta tal que, se assim não fosse, não teria resultado no cometimento do crime..."

     

    TRADUZINDO

    O juiz não aceitou a argumentação do réu de que cometeu o crime por engano.