SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - Professor PB - Geografia


ID
2133583
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,

Alternativas
Comentários
  • O título do texto menciona "família estruturada". Portanto as justificativas não podem ser pejorativas como nas letras "b, c, d", pois seria contraditório a família ser estruturada e haver desequilíbrios em sua estrutura.

    As alternativas supracitas sutilmente também estrapolam o texto. Sendo assim a letra "a" é a menos errada (gabarito da questão). 

  • 1 parágrafo do texto:

    "Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais."

  • Que questão mais pobre, feia, mal elaborada. É aquela questão feita para o candidato errar e pronto, nada mais...

  • Essa questão foi feita de encomenda.

  • Só posso dizer: Nossa!!!!

  • Questão ridiculamente mal feita! E pensar que essa será a banca do TRF 2° região! Preocupante...

  • Os enunciados dessa banca são muito confusos. Se a questão tivesse dito: Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização do título, teria ficado mais coerente com o gabarito.

  • Apenas dizer o gabarito para aqueles que não tiveram acesso assim como eu (o site hoje está lento). Considerada correta: A

  • eu acho que a instituicao que escolhe essa banca tá mais é querendo ver o circo pegar fogo. em 2008 o tre-rs cancelou a prova tal a quantidade de recursos. as questoes eram surreais. os enunciados sao sempre confusos e acho que a instituicao sabe disso. o jeito é treinar soberbamente. força!

     

  • Questão ruinzinha... marquei com medo.

    Pensei assim:

    O resultado da pesquisa justifica a importância da família estruturada. (exemplo: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa)

     

    a) o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo (gabarito)

     

  • Quando o enunciado diz " .. entre as relevantes justificativas apresentadas..." não quer saber das justificativas (a,b,d) e sim do que não serve de justificativa. Sobrando apenas a alternativa A.

    Um pouco confusa, mas é sutil a alternativa correta.

  • Não entendi bulhufas.

     

     Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. (1º parágrafo)

     

    O fato de não haver um pai dentro de casa não quer dizer, necessariamente, que a família seja estruturada.

     

    Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.(3º parágrafo)

     

    Só por isso marquei a letra b) ( pois condiz mais com o que ele quer dizer de "família estruturada").

  • Pessoal  não tem nada de errado com a assertiva...

    Todos os fatos apresentados no texto que justificam a necessidade de uma família estruturada foram oriundos de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo.

    Letra b: o texto não fala de limites para os jovens como forma de conter a entrada deles para o crime

    Letra c: o texto não menciona a informação que os menores de 15 anos é quem se envolvem com o crime, cita apenas exemplo.

    Letra d: o tecto não fala sobre a falta de estrutura da sociedade e sim da falta de estrutura familiar.

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!

  • Gente essa banca é ridícula só tem questão confusa, pqp isso não é prova que testa conhecimento.


    Desisto do TRF 2ª Região estou estudando mas não tenho expectativa nenhuma com essa banca lixo!

  • As estatísticas apontam: você errou e eu também. 

  • A consulplan está achando que é FGV!!!!!!

  • Revendo a questão novamente, chego a conclusão de que a resposta está no enunciado:

     

    Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,​

     

    Ou seja, todas estão corretas , porém , uma delas está errada e é justamente essa que se destaca.

     

    se for isso mesmo, AÍ SIM o gabarito é a letra a)

  • "Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade."

    Isso não justifica a letra D?  

  • Gente a questão está certíssima, isso porque existe diferença entre a compreensão do texto (está no texto) e a interpretação do texto ( aquilo que pode se inferir do texto).

    assim a resposta dessa pergunta não é uma interpretação e sim uma compreensão. Todas as outras opções, fora a letra a, são de interpretação,mas o enunciado disse "no texto" o que faz referencia a compreensão.

  •  RESPOSTA (A)

    o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo.

    DICA: RESPONDER ELIMINANDO .

  • É compreensão ou interpretação de texto?

    Se compreendo bem, devo me ater aos sentidos denotativo (do dicionário) ou conotativo (figurado) expresso no comando da questão, sendo portanto o gabarito A, porque uma característica da "família" apresentada no texto é ser resultado de um levantamento feito pelo MP de São Paulo. Certo?

    Agora, se interpreto mal (já que o comando da questão não pede interpretações ou conclusões externas ao texto), imagino erroneamente que o gabarito seja D, pois a principal característica da "família" apresentada no texto é ser vítima da "deficiente infraestrutura da sociedade para atender às demandas econômicas e afetivas concomitantemente"...simples, né mesmo?

    E assim vamos seguindo.

     

     

  • No título: família estruturada porém O que se destaca no texto é família não estruturada, segundo o levantamento do ministério público de SP. Logo é A o gabarito.
  • O título é 'A importância da família estruturada'. A questão tá perguntando qual é a justificativa para se considerar que a família estruturada é importante, logo, resposta A.

  • "Entre as relevantes justificativas ...". Ora, além do levantamento feito pelo Ministério Público, qual (is) a(s) outra(s) justiifcativa(s)?

  • O comando da questão está mal feito. Ou fizeram para sacanear mesmo. Só acho. Pode até ter resposta, mas está mal formulado.

  • Gente, geralmente,não entendo nada que a banca pede no enunciado.

    Devo ser retardada, porque, pelo que li nos comentários, todo mundo entendeu e acertou a questão.

    Quanto a mim, não entendi nada do que foi pedido, como poderia responder corretamente?

    Estou detestando essa banca

  • Tatiana Moreira! Vou te dar uma dica: você precisa dicernir entre interpretação e compreenção.

    Interpetração é o que se pode inferir no texto, ou seja, está implícito

    compreenssão é o que está explícito no texto. Veja que o comando da questão fala: NO TEXTO. Então a resposta está no texto!

  • Entendi o texto, entendi as alternativas, NÃO ENTENDI A PERGUNTA!! E vem consuplan no TRE RJ...

  • O título fala em família ESTRUTURADA, o levantamento mostra dados das DEsestruturadas.

     

  • Putz! Vai entender essa banca!!!

  • Uai? rsrs...

    O título diz: "A importância da família estruturada".

    Marquei a alternativa B, por este motivo:"...faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento."

    Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,

    b) a falta de limites específicos cerceando o desenvolvimento de jovens e adolescentes. 

  •  

    Questão categoria "WTF !?"

     

     

  • Gabarito: A

     

    "Traduzindo" o enunciado: Dentre as informações do texto, qual delas pode ser considerada como justificativa para se considerar importante a estruturação da família, conforme indicado no título?

     

    Resposta: o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo que traz o seguinte dado: "dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais."

     

    A partir do dado apresentado pelo Ministério Público, todo o texto se desenvolve, demonstrando a importância de uma família estruturada.

  • Tipo de questao para escolher a "incorreta" ou a "menos provavel"?

    Socorro!!!

  • A família precisa de justificativa pra exisitr? Não faz o menor sentido. E ainda tem que ser elevante...kkkkkkk

    Que banca PÉSSIMA !! 

    Vou te ensinar a formular o enunciado, Consulplan: " Dentre as justificativas apresentadas pelo autor que caracterizariam uma família desestruturada, qual a mais relevante? " 

     

  • Se xingar mentalmente a banca ou dar um leve soquinho em sua mesa e respirar fundo, dá para responder sem problemas

  • Justificativa da Banca:

    A alternativa “B) a falta de limites específicos cerceando o desenvolvimento de jovens e adolescentes. ” não pode ser considerada correta, pois, de acordo com o enunciado da questão: “Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto, ” esperava-se que na alternativa fosse apresentada uma justificativa para a caracterização do título “A importância da família estruturada”.

     

    Tal importância justifica-se, pois, com A) o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo. A alternativa “D) a deficiente infraestrutura da sociedade para atender às demandas econômicas e afetivas concomitantemente. ” não pode ser considerada correta, pois, uma infraestrutura deficiente não é justificativa para o reconhecimento da importância de uma família estruturada.

    Fonte: O próprio texto.

  • Entendi nada do que a questão quer.