- ID
- 3076270
- Banca
- COTEC
- Órgão
- Prefeitura de Turmalina - MG
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
- Assuntos
Leia o trecho:
“As cigarrinhas-das-pastagens vivem, na fase adulta, na parte aérea dos capins. Suas ninfas, uma fase jovem do inseto, ficam sempre protegidas na base das plantas por uma espuma branca. Durante o período seco, os ovos do inseto permanecem no solo e, com o início das chuvas, eclodem. Ataques mais severos podem resultar na morte do capim e na infestação da área por plantas daninhas, o que torna a pastagem degradada.”
Disponível em:<https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/19437290/embrapa-orienta-produtores-sobre-controle-da-cigarrinha-das-pastagens>
Sobre o cultivo da cultura do milho, marque V para afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Além do rendimento de grãos, a variação da densidade de plantio não afeta as características produtivas da planta, como o número de espigas por planta (índice de espigas) e o tamanho da espiga.
( ) Temperaturas noturnas elevadas, por longos períodos, provocam senescência precoce das folhas e causam diminuição do rendimento de grãos.
( ) A adubação nitrogenada de cobertura pode ser realizada quando a planta está no estádio fenológico de 5 a 6 folhas.
( ) O coró é uma praga de solo que afeta as raízes da cultura do milho e pertence à ordem coleoptera.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
De acordo com os sintomas descritos para uma doença do tomateiro, assinale a alternativa que corresponde às características:
“É uma doença altamente destrutiva, pela rapidez na colonização de toda a parte aérea das plantas e na disseminação do patógeno na cultura. Tem ocorrência esporádica e está relacionada à persistência de baixa temperatura e alta umidade, principalmente no período chuvoso. A doença ataca toda a parte aérea da planta, mas, em geral, inicia-se pelos tecidos situados em sua metade superior. Nos folíolos, os primeiros sintomas surgem como manchas irregulares, de tecido encharcado verde-escuro, que podem aumentar rapidamente de tamanho e tomar grandes áreas dos folíolos. Nos frutos, em qualquer estádio, as lesões são do tipo podridão dura, de cor pardo-escura, profundas e de superfície irregular. Os esporângios são formados durante período de alta umidade relativa e de temperaturas ótimas entre 18-22ºC. Em condições úmidas, podem germinar diretamente ou produzir zoósporos biflagelados sob frio”.
Para o humano explorar os ecossistemas de maneira consciente, existe a necessidade de compreender como ocorrem as relações entre os animais e as interações biológicas no meio ambiente. É um grande desafio, na atualidade, preservar a fauna e a flora, e ter, atrelado a esses fatores, ganhos produtivos agrícolas e pecuários.
Considerando esse assunto, analise as afirmativas a seguir em verdadeiras ou falsas.
1- Mutualismo é a associação entre dois seres vivos, em que ambos são beneficiados, resultando em dependência mútua.
2- Migração é caracterizada como um deslocamento periódico, em que um grande número de animais o realizam de forma concomitante e apresenta um aspecto gregário. Pode ser de retorno múltiplo, retorno único e sem retorno.
3- Dispersão é caracterizada como um deslocamento periódico, em que um grande número de animais o realizam de forma concomitante e apresenta um aspecto gregário. Pode ser de retorno múltiplo, retorno único e sem retorno.
4- Um exemplo de protocooperação, ou mutualismo facultativo, é na relação entre bovinos e aves. Apesar de as aves se alimentarem dos parasitas que habitam o corpo dos bovinos, tanto os bovinos quanto as aves sobrevivem de modo independente.
5- A simbiose entre as bactérias fixadoras de nitrogênio e as leguminosas é importante na agricultura, uma vez que promove a redução da utilização de fertilizantes nitrogenados, por meio da inoculação de sementes no momento do plantio.
Assinale a alternativa que corresponde à soma dos números que identificam as alternativas verdadeiras.