- ID
- 188359
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
- Assuntos
O clima é um dos fatores de formação de solos. A seqüência de solos relacionados entre si, que diferem uns dos outros
O clima é um dos fatores de formação de solos. A seqüência de solos relacionados entre si, que diferem uns dos outros
O Bioma Cerrado, que é considerado um Hot Spot, tem sofrido um impacto muito grande em função do aumento das áreas agrícolas em locais originalmente ocupados com vegetação de cerrado. Tem-se como principais problemas relacionados a essa ocupação:
Em um determinado município do país, onde será implantado um projeto de culturas energéticas, 10% dos solos têm o símbolo de mapeamento RLd1, que corresponde a um Neossolo Litólico, com as seguintes características: Distrófico típico, textura argilosa, A moderado, substrato gnaisses e anfibolitos, fase floresta subtropical perenifólia, relevo montanhoso e escarpado. Com base nessas informações, a classe de aptidão agrícola atribuída a essa área é
Os horizontes de um perfil de solo são formados por fenômenos de adições, perdas, transformações e translocações.
PORQUE
O perfil do solo é o conjunto de horizontes situados em uma seção vertical que vai da superfície até o material originário.
Com base no exposto, conclui-se que
O termo solo, para a agricultura, refere-se à camada externa e agricultável da superfície terrestre. Sua origem é a rocha que, por ação de processos físicos, químicos e biológicos de desintegração, decomposição e recombinação, se transformou, no decorrer das eras geológicas, em material poroso de características peculiares. Considerando os cinco fatores na formação do solo, pode-se afirmar que o solo é função de:
Ao se fazer um corte vertical no perfil de solo obtém-se uma seção constituída de uma série de camadas superpostas, denominadas horizontes do solo. O conjunto recebe o nome de perfil do solo. Um solo completo é formado pelos perfis A, B, C e D, que podemser subdivididos. O horizonte B é conhecido como horizonte de iluviação, isto é, horizonte que:
A teoria dos fatores de formação do solo tem por idéias principais as relacionadas abaixo, exceto:
Os principais fatores de formação do solo são os relacionados abaixo, exceto:
Na formação dos solos o ____________________ fornece o material mineral.
A respeito da composição física e química dos solos e dos principais domínios pedológicos brasileiros, julgue o item que se segue.
Nas áreas de planície dos planaltos da Amazônia, são comuns os latossolos amarelos e vermelho-amarelos e os argissolos vermelho-amarelos e vermelhos eutróficos; nos tabuleiros localizados na Zona da Mata do Nordeste, predominam os latossolos amarelos.
A respeito da composição física e química dos solos e dos principais domínios pedológicos brasileiros, julgue o item que se segue.
Muitas das propriedades físicas e químicas da porção mineral do solo dependem da proporção das partículas menores que 2 mm de diâmetro, uma vez que as frações menores, proporcionalmente, apresentam maior superfície.
Com relação à preservação, à conservação e ao manejo de recursos naturais renováveis, julgue o item subsequente.
Para recuperação ou estabilização da erosão em voçoroca, formada diretamente pela passagem gradual da erosão laminar para erosão em sulcos e ravinas, pode-se utilizar do controle da erosão em toda a bacia de captação de água, da drenagem da água subterrânea ou de travesseiros.
No que se refere aos microrganismos do solo, julgue o item a seguir.
Carbono e nitrogênio são elementos abundantes nos estágios iniciais de formação do solo e, por isso, as espécies fotossintéticas e fixadoras de nitrogênio, como cianobactérias e líquens, são importantes colonizadoras primárias de rochas.
No que se refere aos microrganismos do solo, julgue o item a seguir.
A mesofauna do solo compreende os organismos caracteristicamente terrestres e independentes da umidade do solo, tais como ácaros, colêmbolos, miriápodes, aracnídeos, insetos, oligoquetos e crustáceos.
No que se refere aos microrganismos do solo, julgue o item a seguir.
A presença de um microrganismo em determinado solo depende das condições ambientais dominantes e da sua carga genética, que influencia a extensão e a rapidez de suas respostas fisiológicas às condições extremas de salinidade, temperatura, pressão e pH encontradas em quase todos os ecossistemas terrestres.
O solo é caracterizado por se constituir de diferentes formas. A classificação por fases – sólida, líquida e gasosa – é utilizada porque inclui elementos do solo que interagem com a planta e são essenciais ao crescimento dela. Portanto, na fase gasosa, a maior concentração de CO2 na atmosfera do solo explica-se por duas importantes reações que se realizam nos solos – respiração vegetal e decomposição. Essas reações são realizadas por
No Brasil, o termo “calcário agrícola” engloba vários produtos derivados, tais como calcário calcinado, cal virgem e cal hidratada. Considerando a concentração de MgO, a sua classificação será calcário
Considerando as diversas características dos corretivos de acidez dos solos relacionados com a qualidade, assinale a alternativa que indica as duas que se mostram as mais importantes.
Quanto à rizosfera, é correto afirmar que ela é definida como a
Existe um tipo de erosão do solo que é considerada a primeira forma de erosão pela água, em que o desgaste se dá em cada chuva que cai, em uma camada muito fina e paralela em toda a superfície do solo como se fosse um lençol. A esse tipo de erosão denomina-se:
Quanto representa, em metros cúbicos de terra por hectare, a perda, por erosão, de uma camada de 0,3 centímetros de solo?
As terras com algumas limitações ao uso agrícola, apropriadas a quase toda cultura com inversões médias e com problemas simples de conservação são denominadas terras de classe:
Em geologia existe um conceito relacionado ao equilíbrio da força gravitacional e as anomalias gravitacionais que se baseia no princípio de equilíbrio hidrostático de Arquimedes, no qual um corpo ao flutuar desloca uma massa de água equivalente à sua própria. Neste caso uma cadeia montanhosa poderia comportar-se como uma rolha flutuante na água. De acordo com esse princípio, a camada superficial da Terra relativamente rígida flutua sobre um substrato mais denso. Sabe-se que essa camada corresponde à crosta e parte do manto superior, que integram a litosfera. O substrato denso é denominado astenosfera, comportando-se como um fluido viscoso, no qual ocorrem deformações plásticas na escala do tempo geológico. O equilíbrio isostático é atingido, quando um acúmulo de carga ou perda de massa existente na parte emersa é contrabalançada, respectivamente, por uma perda de massa ou acúmulo de carga na parte submersa. Esse é o conceito de:
Os processos de formação de solos, que dizem respeito a condições pedogenéticas específicas, em que determinados processos físico-químicos se desenvolvem, levando à formação de determinadas classes de solos, horizontes diagnósticos e/ou conferindo caracteres especiais a determinados tipos de solo. Dos processos de formação de solos que ocorrem em ambientes tropicais, existe um no qual ocorre a dispersão, transporte e deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, orgânico em associação, que se translocam a partir de um horizonte superior, chamado horizonte de eluviação, para um outro horizonte subjacente, designado como horizonte de iluviação. Esse processo de formação de solos é chamado:
No estudo do potencial de hidrogênio no solo, tem-se que na classificação dos solos quanto ao pH, aquele com pH entre 5,5 e 6,0 é classificado como:
Na classificação do solo segundo sua capacidade de uso, a descrição “terras cultiváveis apenas em casos especiais com algumas culturas permanentes e adaptadas em geral para pastagem e reflorestamento, com problemas mais simples de conservação, mas onde ocorrem, com forte expressão, um ou mais fatores limitantes do uso agrícola” corresponde ao solo:
Na gênese dos solos mais comuns, o material conhecido como saprolito é encontrado em grande proporção na seguinte posição:
Segundo o atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, aqueles que resultam de processos de intensa redução de compostos de ferro em presença de matéria orgânica, com ou sem alternância de oxidação, devido ao efeito de flutuação de nível do lençol freático, em regime de excesso de umidade permanente ou periódica, denominam-se:
No padrão comercial estabelecido para os corretivos de solo, os calcários classificados como do Grupo D são aqueles que apresentam PRNT (Poder Real de NeutralizaçãoTotal)mínimo de:
Considerando as diferentes práticas conservacionistas e de manejo do solo, aquela que se classifica como edáfica é conhecida como:
Havendo a necessidade de adubar uma determinada lavoura com uma fonte que, simultaneamente, forneça boa dose de fósforo solúvel em ácido cítrico, cálcio e magnésio, deve-se optar pelo seguinte fertilizante:
A capacidade de uso da terra é um índice que está relacionado com o grau de risco de degradação dos solos e com a indicação de seu melhor uso agrícola. Segundo essa metodologia, são exemplos de classes de solo que permitem todos os tipos de uso:
São consideradas palmeiras nativas do Brasil:
A vermiculita é um mineral da família das argilas micáceas utilizada, no paisagismo, preferencialmente como
A base para a correção de um solo é sempre tentar reproduzir os horizontes naturais, obtendo uma camada de 20 cm de solo de boa qualidade. Para isso, é necessário verificar as características a serem corrigidas por meio de amostragens, perfurando-o em vários locais e analisando o perfil existente. Se no preparo de um canteiro, o solo sofre terraplenagem, removendo-se os horizontes “A e O” e deixando-se na superfície apenas o horizonte “B”, deve-se, em
A montagem de um vaso exige técnica, e deve-se dar à planta tudo o que é necessário para o seu perfeito desenvolvimento. Recomenda-se usar no fundo do vaso argila expandida, e, na sequência, colocar uma manta geotêxtil ou de bedim, cuja função é
Em relação à calagem, assinale a alternativa correta
Analise a necessidade de calagem (NC), pelo método da sa- turação por bases, considerando a cultura do milho no estado do Paraná, sabendo-se que a análise de solo apresentou CTC do solo a pH 7,0 de 6,35 cmolc/dm3 (T) e um valor de saturação por bases igual V = 35%. Será utilizado um calcário com PRNT de 80%, buscando-se a elevação do V2 % para 60%.
Assinale a alternativa que apresenta o valor aproximado da NC calculada.
Após a análise química de uma amostra de solo, verificou- se a necessidade de 30 kg/ha de N, 120 kg/ha de P2 05 e 60 kg/ha de K2O. Considerando os fertilizantes formulados, encontrados no mercado e tendo como base a relação das doses de nutrientes, assinale a alternativa que representa a correção do solo indicada.
A umidade do solo afeta diretamente o desenvolvimento vegetativo da alface, sendo que
A estrutura de um solo é a sua organização ou arranjamento dos sólidos deste solo. Existe um tipo de estrutura em que as partículas sólidas se dispõem em torno de uma vertical, formando unidades estruturais limitadas por faces relativamente planas; neste tipo de estrutura, duas dimensões horizontais se equivalem enquanto a vertical é maior. Esse tipo de estrutura apresenta um subtipo no qual a parte superior da unidade estrutural é recurvada. Esse subtipo é denominado:
As terras impróprias para cultura, pastagem ou reflorestamento, podendo servir apenas como abrigo da fauna silvestre, como ambiente para recreação ou para fins de armazenamento de água são denominadas terras de classe:
Em geologia, existe um conceito relacionado ao equilíbrio da força gravitacional e às anomalias gravitacionais que se baseia no princípio de equilíbrio hidrostático de Arquimedes, no qual um corpo, ao flutuar, desloca uma massa de água equivalente à sua própria. Nesse caso, uma cadeia montanhosa poderia comportar-se como uma rolha flutuante na água. De acordo com esse princípio, a camada superficial da Terra, relativamente rígida, flutua sobre um substrato mais denso. Sabe-se que essa camada corresponde à crosta e parte do manto superior, que integrama litosfera.Osubstrato denso é denominado astenosfera, comportando-se como um fluido viscoso, no qual ocorrem deformações plásticas na escala do tempo geológico. O equilíbrio isostático é atingido, quando um acúmulo de carga ou perda de massa, existente na parte emersa, é contra balançada, respectivamente, por uma perda de massa ou acúmulo de carga na parte submersa. Esse conceito refere-se à:
O teor de umidade na capacidade de campo em solos arenosos e argilosos pode variar, respectivamente, de:
Acerca de edafologia, julgue o item que se segue.
A disposição de culturas em faixas poderá ser útil no controle da erosão do solo, com base nas diferenças de densidade das culturas, no parcelamento dos lançantes e na disposição em contorno. Assim, para o controle da erosão eólica, as faixas devem ser orientadas perpendicularmente à direção predominante dos ventos.
Acerca de edafologia, julgue o item que se segue.
Um quelato é eficiente quando a taxa de substituição do micronutriente quelatizado por outros ânions é elevada e, consequentemente, o micronutriente aplicado mantém-se por tempo suficiente para ser absorvido pelas raízes das plantas.
Acerca de edafologia, julgue o item que se segue.
De acordo com a lei de Henry, governada pela diferença de pressão parcial do gás na interface líquido-ar, a perda de nitrogênio pela volatilização de amônia ocorre principalmente por fluxo de massa.
Acerca de edafologia, julgue o item que se segue.
A movimentação dos íons de fosfato da solução do solo para as raízes das plantas ocorre principalmente por condução. Assim, os mecanismos de fluxo de massa e interceptação radicular interferem bastante no contato entre esses íons e as raízes.
Acerca de edafologia, julgue o item que se segue.
Considerando que os componentes da cor são matriz, valor e croma, na carta de Munsell, as cores mais puras localizam-se à direita, as mais misturadas dispõem-se à esquerda, as mais claras encontram-se no topo e as mais escuras estão na base.
Uma das principais fontes de poluição do solo é a utilização de fertilizantes em quantidade excessiva podendo haver carreamento de nitrogênio e fósforo, principalmente, para as águas superficiais o que pode resultar no problema de:
Os fatores de solo que influem no crescimento das plantas podem ser classificados quanto à natureza em físicos, mineralógicos, químicos e biológicos. Marque a alternativa que contém um fator de natureza física do solo.
Os solos mais comuns no Brasil são muito intemperizados, com predominância de minerais de argila 1:1, principalmente caulinita, e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio. São solos que em decorrência do processo intenso de intemperização, sofreram grande perda de bases trocáveis e são predominantemente ácidos e com baixa capacidade de troca de cátions (CTC). Estes solos pertencem à classe dos:
Os principais minerais ligados à presença e à disponibilidade de potássio (K) nos solos brasileiros são:
Na avaliação de um imóvel rural, foi solicitado parecer de um Engenheiro Agrônomo quanto às alternativas de uso de uma gleba em relevo com declividade acima de 45%e composta por solo classificado como Neossolo Litólito Eutrófico. Com base na avaliação de capacidade de uso das terras é possível a seguinte alternativa de uso:
Em solos muito desprotegidos existe um tipo de erosão no qual os terrenos estão representados por declives mais ou menos fortes, com a superfície desnivelada, a ação da água das chuvas logo se manifesta. Formam-se regos muito pequenos que, à medida que crescem, vão se tornando mais e mais profundos e mais longos a cada chuva que passa, pois cada uma delas vai retirando mais terra. Esse tipo de erosão é chamado:
As terras cultiváveis apenas em casos especiais com algumas culturas permanentes e adaptadas emgeral para pastagemou reflorestamento, semnecessidade de práticas especiais de conservação são denominadas terras de classe:
Em geologia existem rochas que são resultantes da transformação de uma rocha preexistente (protólito) do estado sólido. O processo geológico de transformação se dá por aumento de pressão e/ou temperatura sobre a rocha preexistente, sem que o ponto de fusão dos seus minerais seja atingido. Não sendo consideradas as transformações que ocorrem durante os processos de intemperismo e litificação. Essas rochas são as:
A fração ativa ou coloidal do solo é classificada de acordo com a Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com o tipo de fração argila apresentado da Coluna II.
Coluna I
1. Argilas 1:1
2. Argilas 2:1
3. Óxidos de ferro
4. Óxidos de alumínio
Coluna II
( ) Goetita
( ) Caulinita
( ) Montmorilonita
( ) Gibsita
Asequência correta é:
A alteração da rocha pelos processos de intemperismo acarreta liberação de nutrientes da litosfera para a pedosfera. Esses nutrientes são absorvidos pelas plantas e incorporados aos compostos orgânicos que, mais tarde, poderão retornar ao solo e serem incorporados aos diferentes compartimentos da Matéria Orgânica do Solo (MOS).
Esse processo é conhecido como:
A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. São muitos os impactos ambientais da drenagem, pois uma grande intervenção é realizada de modo a alterar o regime hídrico da região abrangida. Um impacto relevante é o movimento de solutos no solo, que se dá por meio de vários mecanismos. O mecanismo, no qual parte dos solutos pode movimentar-se, sendo transportado pela própria água que se movimenta no solo, é denominado
O solo recobre a superfície da terra e é composto por uma série de diferentes substâncias. Assinale a alternativa que NÃO contém uma característica do solo.
Assinale a alternativa cujo vocábulo completa corretamente o texto a seguir:
_____________ é o nome dado à técnica que permite a transformação (através da ação de seres decompositores) de restos orgânicos em adubo.
Assinale a alternativa correta com relação aos conceitos e às práticas de controle à erosão dos solos agrícolas:
Fazem parte dos objetivos fundamentais da conservação de solos, EXCETO:
Sendo uma das práticas mais
utilizadas com objetivo de melhorar as
condições de estrutura, fertilidade do solo e
racionalização do uso de fertilizantes, a
adubação verde está entre as práticas mais
incentivadas. Essa tecnologia de manejo
apresenta efeitos benéficos ao sistema solo- planta. Portanto, dentro da premissa de manter
o solo permanentemente coberto, algumas
espécies de plantas apresentam-se como
protetoras e melhoradoras do solo, além de
funcionarem também como adubo verde. Como
regra, qualquer espécie vegetal pode ser
utilizada como cultura de cobertura. Porém, ao
se considerar as características desejadas para
integrar um sistema de produção que inclua a
prática da adubação verde, algumas espécies
tornam-se prioritárias pelas suas
características. Analise as características abaixo
em relação à sua prioridade:
I. Sistema radicular profundo para facilitar a
reciclagem dos nutrientes.
II. Elevada produção de massa seca foliar.
III. Elevada cobertura do solo, velocidade de
crescimento, decomposição e reciclagem.
IV. Lento crescimento, garantindo maior tempo
de cobertura do solo.
Quais estão corretas?
O uso intensivo do solo associado e à ausência de rotação de culturas diminui os níveis de fertilidade do solo e aumenta os processos erosivos. Para mudar esse processo, deve-se manejar o solo com base nos sistemas conservacionistas.
Em relação à erosão e à conservação do solo, é CORRETO afirmar:
São efeitos da manutenção de matéria orgânica no solo, EXCETO:
Os solos da Amazônia se caracterizam por serem pobres quimicamente, ácidos e com uma fina camada de matéria orgânica, portanto qualquer intervenção para plantio se faz necessário que seja adotada algumas técnicas de manejo. De acordo com o texto, todas são técnicas de manejo, EXCETO:
A matéria orgânica é componente fundamental para a manutenção da qualidade do solo, estando envolvida em diversos processos físicos, químicos e biológicos. A sustentabilidade de agroecossistemas está intimamente relacionada à sua manutenção. Em relação a matéria orgânica, podemos afirmar, EXCETO:
Um analista agrícola recebeu uma análise química de solo com a indicação de que deveria ser aplicado 6.000 kg/ha de calcário em uma área, onde seria plantado algodão. O calcário disponível na propriedade possuía um PRNT de 80%. Qual a quantidade do calcário, em kg/ha, que o técnico deveria aplicar na propriedade para atender às exigências da recomendação da análise?
Observe os seguintes atributos de solos:
• grupamento de solos pouco evoluídos e sem horizonte B diagnóstico definido;
• solos em via de formação, seja pela reduzida atuação dos processos pedogenéticos ou por características inerentes ao material originário;
• solos com insuficiente expressão dos atributos diagnósticos que caracterizam os diversos processos de formação;
• exígua diferenciação de horizonte, com individualização do horizonte A seguido de C ou R;
• predomínio de características herdadas do material originário.
Pelo Sistema Brasileiro de classificação de Solos - 2006,
esses atributos pertencem à classe de solos
Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - 2006, um solo tem caráter Álico quando apresenta sua saturação por alumínio e seu teor de Al extraível por kg de solo, respectivamente, de
No Brasil, nos últimos anos, tem-se buscado a maior eficiência do processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN) em feijoeiro. Uma das hipóteses levantadas foi a de que algumas estirpes da bactéria rizóbio codificavam uma enzima, controlada pelo código genético da planta que aumentava a eficiência da FBN. Hoje, através dos estudos de genética molecular, foi comprovado que essa enzima existe e que aumenta a eficiência da FBN. O nome da enzima e sua forma de ação, respectivamente, são
A respeito de solos, julgue o seguinte item.
As práticas de conservação do solo classificam-se em vegetativa, edáfica e mecânica. As práticas mecânicas têm como finalidade diminuir a energia cinética da água em escorrimento, sendo a quantidade média do escorrimento utilizada para o cálculo da capacidade de um terraço.
A respeito de solos, julgue o seguinte item.
O sistema de avaliação da capacidade de uso do solo considera as limitações quanto à utilização do solo, definidas a partir do levantamento de campo, como resultados analíticos de amostras de terra, imagens de satélites e ferramentas de sistema de informação geográfica, sendo desconsideradas a localização e as esferas econômicas, políticas e sociais.
A respeito de solos, julgue o seguinte item.
O aumento da salinidade e da razão de absorção de sódio reduz a capacidade de infiltração de água no solo, devido à dificuldade de lixiviação do sódio.
A respeito de solos, julgue o seguinte item.
A formação do solo ocorre na parte mais superficial do manto de intemperização, também denominado de regolito, que é uma camada de cobertura das rochas em vias de decomposição.
A respeito de solos, julgue o seguinte item.
A densidade real, utilizada para converter a umidade em base peso para base volume, é a relação entre a massa do solo seco e o volume de sólidos.
A necessidade de calagem é definida como a quantidade de calcário (QC) a ser aplicado no solo com PRNT (poder relativo de neutralização total) igual a 100%, para diminuir sua acidez até um nível desejado. Para a cana de açúcar, tem sido recomendado elevar a saturação por bases (V) a 60%. De acordo com a análise do solo, os teores de Ca, Mg, Na e K são, respectivamente, 2,0; 1,0; 0,64 e 0,52 cmolc/kg e Al + H = 5,45 cmolc/kg.
Dessa forma, a QC dolomítico com PRNT 85%, em tonelada por hectare, a ser aplicada no solo é de:
A compostagem é um processo biológico no qual microorganismos degradam a matéria orgânica e disponibilizam os nutrientes para as plantas. Para a decomposição microbiana são necessários muitos elementos, entretanto os mais importantes são o nitrogênio e o carbono.
Quando a relação carbono/nitrogênio for alta, a decomposição do material é,
Para produção das culturas a aplicação de calcário é um dos fatores determinantes de produtividade. No cálculo de necessidade de calagem, o que significa a variável “V"?
Qual dos insumos abaixo pode ser considerado um condicionador do solo?
Os fertilizantes aplicados no solo são necessários à constituição das moléculas presentes nas células. Sendo assim, qual dos listados abaixo constitui a molécula de clorofila, essencial à fotossíntese?
Assinale a alternativa CORRETA:
Conforme capacidade de uso das terras, assinale o grupo que compreende terras impróprias para cultivo anual, sendo próprias para pastagens, reflorestamento e reserva:
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a adubação:
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre os solos:
O solo, mesmo quando detentor de adequada fertilidade natural, tende a apresentar, após cultivos sucessivos, diminuição em sua capacidade de fornecimento de nutrientes e demais elementos benéficos em quantidade necessária para a manutenção dos níveis de produtividade das lavouras. Para evitar que ocorra redução da disponibilidade de nutrientes, deve-se:
Produtividade agrícola constitui a expressão da produção vegetal em quantidade, por unidade de área e por unidade de tempo. Ao explorar uma propriedade rural, a intenção do produtor é aliar maiores rendimentos aos menores custos. Em qualquer situação, a produtividade obtida é resultante da ação integrada e simultânea dos fatores que compõem cada agroecossistema. Considerando que planta, solo, clima e manejo são os principais fatores que afetam a produtividade agrícola, é correto afirmar que:
Sob o ponto de vista agronômico, solo é a cobertura superficial da crosta terrestre, constituída por material mineral e orgânico, com capacidade de armazenar água e ar e de fornecer suporte ao crescimento de plantas e de outros organismos. Por ser um recurso natural, as características dos solos variam com o tempo, caracterizando um sistema dinâmico em constante transformação. Portanto, sua formação e suas propriedades dependem de outros fatores além do tempo, dentre os quais se destacam:
O perfil do solo é uma sequência de horizontes e/ou camadas resultantes de fatores e mecanismos de formação. Os horizontes, mais evoluídos do que as camadas, apresentam maior diferenciação na cor, textura ou desenvolvimento de estrutura. Horizontes e camadas apresentam características químicas, físicas e biológicas específicas, cujo conjunto define o perfil do solo. Os horizontes e as camadas são representados por letras maiúsculas e constituem a base de classificação dos solos.
Aquele que apresenta maior expressão de características para a classificação da maioria dos solos, conhecido como horizonte diagnóstico é denominado:
Dentre os atributos diagnósticos, utilizados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA/2006), a definição “... ocorre em solos que apresentam lençol freático superficial temporário resultante da má condutividade hidráulica de alguns horizontes do solo. Esta condição de saturação com água permite que ocorram os processos de redução e segregação de ferro nos horizontes que antecedem ao B e, ou, no topo deste.”, se refere ao caráter denominado
As práticas conservacionistas, que visam não somente a prevenção da erosão, mas também à manutenção e melhoria da fertilidade do solo e conservação dos recursos hídricos, podem ser classificadas como vegetativas, edáficas e mecânicas, que se adotadas em grupos, simultaneamente, vão constituir um programa adequado de conservação do solo.
Analise as práticas conservacionistas apresentadas nas afirmativas a seguir.
I. Plantas de cobertura, cobertura morta e rotação de culturas.
II. Cultivo de acordo com a capacidade de uso da terra, controle do fogo e adubação.
III. Plantio em nível, terraceamento, irrigação e drenagem.
Assinale:
Atualmente, do ponto de vista agronômico, entendemos o solo como um sistema tridimensional, vivo e complexo. A fertilidade de um solo passa a ter um significado maior, pois resulta também de suas características físicas e biológicas. A chamada Lei do Mínimo, de Liebig, estabelece que a produtividade de uma cultura, com relação à fertilidade dos solos, é limitada pelo elemento essencial que está presente em menor proporção em relação à quantidade necessária. Entretanto a oferta de qualquer nutriente em quantidades supra ótimas, além do nível adequado, inicia a fase de “consumo de luxo”.
Nesse contexto é correto afirmar que em qualquer lavoura