-
Alguém?
-
Vanessa, a carbonatação é um mecanismo de deterioração da armadura e não do concreto, por isso a alternativa B é a errada. Os mecanismos de deterioração do concreto são: Lixiviação, Reação álcali-agregado e expansão por sulfatos, enquanto que os mecanismos de deterioração da armadura são: Carbonatação e a despassivação por ação de cloretos.
-
altas relações água/cimento resultam em concretos porosos, portanto, aumentam as chances de difusão de CO2 entre os poros.
– relação cimento/agregado: A profundidade de carbonatação é menor para relação cimento/agregado maior.
-
A carbonatação, na verdade, não enfraquece o concreto.
Quando atinge a profundidade das armaduras, provoca desestabilização da camada passiva protetora, propiciando, assim, o início da corrosão.
-
CARBONATAÇÃO é benéfica para o concreto.
prejudicial para a armadura.
prejudicial para o concreto armado
" A carbonatação em si, e se ficasse restrita a uma espessura inferior à da camada de cobrimento das armaduras, seria até benéfica para o concreto, pois aumentaria as suas resistências químicas e mecânicas.
A questão é que, em função da concentração de CO2 na atmosfera e da porosidade e nível de fissuração do concreto, a carbonatação pode atingir a armadura, quebrando o filme óxido que a protege, corroendo-a."
FONTE: Livro Patologia, recuperação e reforço das estruturas de concreto - PINI (pág. 75)
-
Só para complementar, ocorre tbm a diminuição do Ph do concreto.