SóProvas



Prova COTEC - 2019 - Prefeitura de Turmalina - MG - Médico


ID
3079720
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Maycon, 22 anos, queixa-se de dispepsia e epigastralgia há 9 meses. Realizou endoscopia digestiva alta, na qual não se evidenciaram alterações. O exame histopatológico do antrogástrico revelou a presença de Helicobacter pylori. De acordo com o IV Consenso Brasileiro do Helicobacter pylori, a conduta terapêutica CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Pacientes com dispepsia e HP devem ser submetidos a terapia de erradicação do HP.

    Nivel Evidencia: 3A

    Grau de Recomendação: B

    Fonte: IV Consenso Brasileiro do H. pylori

    https://endoscopiaterapeutica.com.br/wp-content/uploads/kalins-pdf/singles/iv-consenso-brasileiro-sobre-infeccao-pelo-helicobacter-pylori.pdf


ID
3079723
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O câncer pulmonar é uma doença que envolve multiplicação e crescimento descontrolados das pilhas no tecido do pulmão, causadores de mudanças em determinados genes no corpo. Em alguns casos, essas mutações genéticas podem ser herdadas de um membro da família com a doença, embora a maioria de pacientes com câncer pulmonar desenvolva uma mutação genética devido à exposição ambiental aos carcinógenos. Quais são os genes mais relevantes para o desenvolvimento de adenocarcinoma de pulmão?

Alternativas

ID
3079729
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Rafael, 45 anos, encontra-se no pronto-socorro há 2 horas com diagnóstico de celulite em membro inferior. Após infusão de 1500ml de soro fisiológico 0,9%, apresenta Glasgow 15, PA 110/60 mmHg, P 105 bpm, FR 27ipm, SaO2 93% com O2 em névoa 6 L/min e lactato arterial 3,2 mmol/L. Após 4h, foi avaliado novamente e apresenta Glasgow 12, PA 110/80 mmHg, P 118 bpm, FR 18 ipm, SaO2 90% em névoa 8 L/min e lactato 1,3 mmol/L. A gasometria arterial, nesse segundo momento, demonstra pH 7,24, PaO2 60 mmHg, PaCO2 62 mmHg, HCO3 23 mEq/L e SaO2 91%. Qual o distúrbio gasométrico identificado e o que ele representa?

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3079738
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Catarina, 56 anos, com histórico de tabagismo, apresenta-se a seu clínico geral com sintomas de dispneia e tosse. Ela relata tosse matinal crônica com produção de escarro branco, que aumentou nos últimos 2 dias, e intolerância a esforços (precisa parar para respirar, após caminhar cerca de 60 metros). A paciente fumou de 1 a 2 maços de cigarros por dia, durante 40 anos, e continua a fumar. Ela nega hemoptise, calafrios ou perda de peso e ainda não teve nenhuma melhora da tosse com os medicamentos que tomou por conta própria. Exame físico: FC = 76 bpm, FR = 20 irpm, PA = 134x81 mmHg, SpO2 = 92% em ar ambiente, ausculta pulmonar com alguns roncos e sibilos. Exames complementares: radiografia de tórax com sinais de hiperinsuflação; espirometria após broncodilatador: VEF1 = 54% do previsto, CVF = 77% do previsto, VEF1/CVF = 53%. Qual a conduta CORRETA, nesse caso?

Alternativas

ID
3079741
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que evidencia o perfil sorológico esperado para um paciente que apresentou cura por infecção pelo vírus da hepatite B.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • Marcadores sorológicos:

    • Fase aguda: HBsAg (+); HBeAg (+); Anti-HBc IgM (+); Anti-HBc IgG (+); Anti-HBe (-); Anti-HBs (-);
    • Imunidade, infecção passado recente: HBsAg (-); HBeAg (-); Anti-HBc IgM (-); Anti-HBc IgG (+); Anti-HBe (+); Anti-HBs (+);
    • Imunidade, infecção passada: HBsAg (-); HBeAg (-); Anti-HBc IgM (-); Anti-HBc IgG (+); Anti-HBe (-); Anti-HBs (+/-);
    • Imunidade, resposta vacinal: HBsAg (-); HBeAg (-); Anti-HBc IgM (-); Anti-HBc IgG (-); Anti-HBe (-); Anti-HBs (+);


ID
3079747
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A política brasileira de enfrentamento ao HIV/Aids reconhece que nenhuma intervenção de prevenção isolada é suficiente para reduzir novas infecções e que diferentes fatores de risco de exposição, transmissão e infecção operam, de forma dinâmica, em diferentes condições sociais, econômicas, culturais e políticas. A profilaxia préexposição (PrEP, do inglês pre-exposure prophylaxis) ao HIV consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Essa estratégia mostrou-se eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. Sobre a PrEP, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.

    Após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal. 

    A PrEP não é para todas as pessoas. Ela é indicada para aquelas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV, como:

    • Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); 
    • Pessoas trans;
    • Trabalhadores(as) do sexo.

    Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/profilaxia-pre-exposicao-prep