BOM EU HAVIA PENSADO NO CARAMUJO COMO UM VETOR DA DOENÇA JÁ QUE CARREGA O PARASITO NA SUA FORMA INTERMEDIÁRIA, PORÉM O CARAMUJO, ISSO EXPLICA A ALTERNATIVA E , ANIMAIS, É UM HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO DAS LARVAS. O HOMEM LOGICAMENTE O É HOSPEDEIRO DEFINITIVO
ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA
CID 10: B65
Descrição
A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosomamansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo e asformas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.
Agente etiológico
O agente etiológico da esquistossomose é o S. mansoni, um helminto pertencente à classe dos Trematoda, família Schistossomatidae e gênero Schistosoma.
Reservatório
No ciclo da doença, estão envolvidos dois hospedeiros, um definitivo e o intermediário.
Hospedeiro definitivo
O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta,reproduz-se sexuadamente e por meio da eliminação dos ovos do S. mansoni, no ambiente, pelas Fezes, ocasionando a contaminação das coleções hídricas.
Hospedeiro intermediário
O ciclo biológico do S. mansoni depende da presença do hospedeiro intermediário no ambiente. Os caramujos gastrópodes aquáticos, pertencentes à família Planorbidae e gênero Biomphalaria,são os organismos que possibilitam a reprodução assexuada do helminto. Os planorbídeossão caramujos pulmonados e hermafroditas, que habitam coleções de água doce, com pouca correnteza ou parada.
Vetores
Não há vetor envolvido na transmissão da esquistossomose.
Modo de transmissão
O homem adquire a esquistossomose através da penetração ativa da cercária na pele.
FONTE:GUIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, CADERNO 10. DISPONÍVEL EM URL: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gve_7ed_web_atual_esquistissomose_mansonica.pdf
BONS ESTUDOS A TODOS!!!!!!!!