SóProvas



Prova CPCON - 2007 - UEPB - Vestibular - Português - Literatura Brasileira e Inglês


ID
689389
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com William Roberto Cereja & Thereza Cochar Magalhães (Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2003, p.244), “O Naturalismo é uma tendência que procura dar um novo tratamento ao Realismo, atribuindo-lhe um caráter mais científico, com base nas teorias que circulavam na época [...] Freqüentemente são realçados certos traços instintivos e patológicos do ser humano, identificado como um animal”. Considerando essa afirmativa, analise os excertos abaixo.

I. E agora, como é que não tinha forças para resistir aos impulsos do sangue? Como é que se compreendia o amor, o desejo da posse animal entre duas pessoas do mesmo sexo, entre dois homens? (Bom-Crioulo, capítulo III).

II. Ela, de ordinário tão meiga, tão comedida, tão escrupolosa mesmo, aparecia-lhe agora como um animal formidável, cheio de sensualidade, como uma vaca do campo extraordinariamente excitada, que se atira ao macho antes que ele prepare o bote. (Bom-Crioulo, capítulo VI).

III. O olhar azul de Aleixo tinha sobre ela um poder maravilhoso, uma fascinação irresistível: penetrava o fundo de sua alma, dominando-a, transformando-a num pobre animal sem vontade, queimando-a como uma brasa ardente, impelindo-a para todos os sacrifícios. (Bom- Crioulo, capítulo X)

Reforça(m) a “tendência” naturalista de tratar como “animais” personagens de estratos sociais menos favorecidos ou diferentes cujos comportamentos violam o código sociocultural vigente

Alternativas

ID
689392
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“O Naturalismo é uma corrente literária afim e contemporânea do Realismo. Da mesma forma que este, o Naturalismo se volta para a análise da realidade, porém sob uma ótica rigorosamente científica” (CEREJA & COCHAR, 2003, p. 254), abordando temas e personagens como se estivessem em laboratórios, procurando “controlar” dados para apresentar conclusões da análise como resultados fechados, “acirrando- se”, assim, determinados preconceitos ou posições negativas em relação ao outro. A partir desse comentário, julgue as assertivas abaixo:

I. A fala de D. Carolina em “negro é raça do diabo, raça maldita, que não sabe perdoar, que não sabe esquecer...Aleixo bem conhecia o gênio de Bom-Crioulo. De resto, o caso do bilhete era uma tolice em que ninguém devia pensar: – Coisas de negro...” (Bom-Crioulo, capítulo X) expressa uma “opinião” negativa sobre o grupo étnico afro-descendente representado nesta ficção.

II. A fala de Amaro em “– Atrás dos apedrejados, vêm as pedras...Uma pessoa, no fim das contas, era obrigada a tornar-se ruim, a fazer tantas loucuras” (Bom-Crioulo, capítulo XI) corrobora uma tese bastante defendida pelos escritores naturalistas: a de que o homem é produto do meio, da raça e do momento histórico, tese de H. Taine.

III. A fala do narrador em “Ninguém se importava com o ‘outro’, com o negro, que lá ia, rua abaixo, triste e desolado, entre baionetas, à luz quente da manhã: todos, porém, todos queriam ‘ver o cadáver’, analisar o ferimento, meter o nariz na chaga” (Bom-Crioulo, capítulo XII) expressa uma tese negativa sobre os afro-descendentes, representados na figura de Amaro.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas, resposta D

  • Esta errado, a resposta é a letra C, pois na III expressa uma tese de vitima sobre os afrodescendentes e não negativa


ID
689395
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“É a partir do Realismo, principalmente, que começa a ter maior presença na literatura a figura do herói problemático, o tipo de herói que predomina na literatura atual. Diferente do herói romanesco – aquele cuja força e coragem superam as das pessoas comuns –, o herói problemático normalmente é o ser humano na sua pequenez, cheio de fraquezas, manias e incertezas diante de um mundo no qual se sente deslocado” (CEREJA & COCHAR, 2003, p. 254). A partir desse apontamento em torno do herói problemático, analise os comentários que seguem:

I. Em “[...] Abraçados, como um casal de noivos em plena luxúria da primeira coabitação... Ao pensar nisso, Bom-Crioulo sentia uma febre extraordinária de erotismo, um delírio invencível de gozo pederasta... Agora compreendia nitidamente que só no homem, no próprio homem, ele podia encontrar aquilo que debalde procurara nas mulheres” (Bom-Crioulo, capítulo IV), é possível dizer que, além de uma identidade não totalmente formada, mas em processo, esse herói problemático, Amaro, sofre também a intolerância social porque “nunca se apercebera de semelhante anomalia”.

II. A anomalia de que fala o narrador da ficção, referindo-se ao comportamento homoafetivo de Amaro por Aleixo, restringe a prática ou o exercício cultural da sexualidade a apenas um modelo ou experiência da relação a dois: o heterossexual, valor que corrobora o universo da ficção naturalista, expositora dos “modelos” e dos “desvios” ou “transgressões” das “normas”.

III. Amaro não pode ser considerado um herói problemático porque ele supera os preconceitos com os quais convive, relacionando-se afetivamente com o seu companheiro, Aleixo, vencendo todas as batalhas culturais que poderiam interpretá-lo como menor, inferior, doente, anormal, como sugere o discurso presente nesta ficção ou conforme era interpretado o gay na sociedade do século XIX.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)

Alternativas

ID
689404
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Comentando a poesia brasileira contemporânea (pós-década de 1970), Cereja & Cochar (2003, p. 495) dizem que, “de modo geral, o que caracteriza essa vasta produção poética [eles apresentam uma relação de poetas e tendências literárias] é o experimentalismo, a recuperação da oralidade, a preocupação ideológica e a irreverência”. Sobre Terra de Santa Cruz, de Adélia Prado, é possível afirmar:

I. O espírito rígido do uso da linguagem poética, no trato com as temáticas, na apresentação das falas, idéias e leitores virtuais, não se aplica à obra Terra de Santa Cruz, cuja linguagem se aproxima da oralidade cotidiana de nossa cultura, apesar da oralidade trabalhada na feitura dos poemas, não simplesmente transposta diretamente do cotidiano e posta no contexto poemático.

II. A linguagem em que se encontra Terra de Santa Cruz é extremamente irreverente, uma vez que se utiliza do coloquialismo, da oralidade da linguagem escrita, para brincar em seus versos, para dizer piadas e rir de Deus, como os seus poemas que trazem uma vertente religiosa.

III. Os poemas de Terra de Santa Cruz se caracterizam por um experimentalismo lingüístico, quando propõe a renovação da linguagem poética pela recorrência ao poema-piada, aos versos curtos, à não metrificação e não musicalidade dos versos, ao re- arranjo do vocabulário selecionado para explicar o mundo a que faz referência, como ocorre em todos os textos da obra em pauta.

Alternativas

ID
689407
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as assertivas abaixo a respeito de Inconfidências mineiras.

I. Romance histórico que ficcionaliza fatos e protagonistas do episódio que ficou conhecido como Inconfidência Mineira. Pode ser incluído numa importante tendência da literatura brasileira contemporânea que objetiva rever o passado nacional a partir de perspectivas diferentes da historiografia tradicional.

II. O narrador, embora fluente e sóbrio, não deixa de se envolver com a história de vida das irmãs Bárbara Eliodora e Iria Claudiana, esposa e cunhada do poeta Alvarenga Peixoto. Ao tomar como núcleo do enredo a vida cotidiana das irmãs, o romance constrói uma história da Inconfidência sob a perspectiva das mulheres.

III. Misto de obra literária e ensaio histórico, Inconfidências Mineiras desmistifica o suposto heroísmo dos envolvidos ao conectar os dramas pessoais e familiares aos interesses econômicos, sociais, políticos e literários de importantes atores da história do Brasil.

Alternativas

ID
689413
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Literatura

Sobre a História da donzela Teodora, julgue as proposições abaixo.

I. Romance de Cordel, todo construído em redondilhas maiores e que mantém as estruturas métricas tradicionais dos folhetos deste gênero.

II. Romance de Cordel que conta a história de uma jovem cuja sabedoria ultrapassa a de todos os sábios do reino, levando-os à vergonha.

III. Romance de Cordel cuja protagonista, uma donzela, usa o conhecimento como moeda para retirar seu senhor da pobreza.

Alternativas

ID
689416
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a História da donzela Teodora NÃO é correto afirmar:

Alternativas