- ID
- 2162077
- Banca
- CRSP - PMRJ
- Órgão
- PM-RJ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Medicina
- Assuntos
Na convulsão febril benigna, é correto afirmar que
Na convulsão febril benigna, é correto afirmar que
Assinale a alternativa correta.
Paciente com paralisia flácida arreflexa ascendente e exame liquórico com dissociação albumino citológica tem como provável diagnóstico a(o)
Em relação às facomatoses, é correto afirmar:
Paciente adolescente do sexo feminino, que inicie um quadro com diplopia e ptose palpebral ao final da tarde, tem qual diagnóstico com maior probabilidade, e como confirmá-lo com os exames apresentados?
Em relação aos distúrbios convulsivos na infância, é correto afirmar que
É critério obrigatório para o diagnóstico de convulsão febril:
Marque a alternativa cuja afirmativa está correta.
Assinale a alternativa correta no tocante às síndromes epilépticas da infância.
Paciente de 3 anos, alérgico, apresenta-se, há 4 dias, com febre, crises convulsivas, diminuição do nível de consciência, sem rigidez de nuca, líquor com discreta hiperproteinorraquia e pleiocitose (15 células: 66% de linfomononucleares) e TC de crânio com hipercaptação de contraste em regiões temporais.
Qual a conduta mais adequada?
Na doença de Sturge-Weber, só NÃO podemos observar
Em relação aos defeitos de fechamento do tubo neural, assinale a alternativa correta.
A hemianopsia bitemporal é fortemente sugestiva de qual topografia e de que tipo de tumor?
NÃO constitui defeito de fechamento do tubo neural:
Em relação às distrofias de uma forma geral, é correto afirmar que
Das opções abaixo, assinale a conduta que NÃO pode ser considerada modalidade de tratamento da polirradiculoneurite.
Em relação à esclerose tuberosa (doença de Bourneville), assinale a alternativa correta.
Escolar de oito anos é levado ao seu consultório por não conseguir ser alfabetizado. Na história familiar há o relato de um tio materno com quadro semelhante. Apresenta fronte e orelhas proeminentes, hiperextensão de artelhos e “flapping hands”.
Qual a hipótese mais plausível?
Recém-nato a termo, de parto normal, com período expulsivo prolongado, apresenta deformidade craniana delimitada ao parietal esquerdo, de consistência firme. O RX não apresentou fratura, e a deformidade é de provável conteúdo líquido. A criança está normal do ponto de vista clínico.
Assinale o diagnóstico e a conduta adequados.
Em relação aos tumores do SNC, assinale a INCORRETA.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação à encefalite pelo Herpes, é INCORRETO afirmar que
Assinale a alternativa correta no tocante às síndromes epilépticas e álgicas em pediatria.
Qual das características clínicas relacionadas abaixo NÃO faz parte da doença de Gilles de Tourette?
Quais dos sinais abaixo podem ser encontrados na amiotrofia espinal progressiva?
Em relação ao acometimento neurológico pelo vírus HIV, assinale a alternativa correta.
O reflexo de preensão palmar costuma DESAPARECER em que idade?
Assinale a alternativa INCORRETA para a doença de Sturge-Weber.
Em qual das situações abaixo, o uso do valproato de sódio está contraindicado?
Uma criança de 7 anos foi vítima de traumatismo craniano fechado com lesão do tipo axonal difusa. Após avaliação da equipe de neurocirurgia, foi decidido pela colocação de cateter para monitorização da PIC (pressão intracraniana). Nesse caso, a PIC ideal deve permanecer abaixo de
Em relação ao uso de fenitoína profilática no traumatismo de crânio, assinale a alternativa verdadeira.
Dentre as indicações de toxina botulínica, qual das opções abaixo pode ser considerada uma CONTRAINDICAÇÃO ao seu uso?
Um paciente com 14 meses chega para consulta ambulatorial e a queixa principal da mãe é “crise convulsiva”. A responsável refere que a criança já apresentou três episódios caracterizados por perda de consciência. Na anamnese você esclarece que os episódios foram precedidos por uma queda súbita ou quando a criança é contrariada, seguida de choro intenso, apneia expiratória, cianose, sudorese fria e perda de consciência com duração de aproximadamente 10 ou 20 segundos. O exame neurológico foi normal para a idade e o eletroencefalograma (solicitado pelo pediatra) evidenciou: “Anormal focal inespecífico com ritmo dominante posterior lentificado, com frequência de 4- 5 Hz em região occipital”.
Qual seria sua conduta?
Você foi chamado para dar um parecer sobre um paciente com epilepsia focal refratária. A família informa que o paciente já fez uso de carbamazepina e valproato de sódio de maneira isolada ou em associação com diversos diazepínicos. O esquema terapêutico atual é oxcarbazepina (em dose máxima) associada ao clobazam.
Qual das drogas abaixo representa uma boa opção para este paciente?
Dentre as drogas abaixo, qual a que NÃO faz parte do arsenal farmacológico para o tratamento da crise de enxaqueca na infância?
Em relação ao uso do metilfenidato para o tratamento do transtorno hiperativo com déficit de atenção, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as formas/modalidades não farmacológicas para o tratamento de crianças com transtorno hiperativo e com déficit de atenção, qual das opções abaixo NÃO apresenta eficácia comprovada?
Um escolar com nove anos chega para consulta ambulatorial. Seus pais relataram a ocorrência de três crises convulsivas nos últimos meses. Todos os fenômenos ocorreram sem febre ou qualquer outro fator precipitante e podem ser classificados como crises tônico-clônica generalizadas. Contudo, durante a anamnese, você percebe que a criança também apresenta crises de ausência. O pediatra assistente já iniciou fenobarbital. Como o exame neurológico deste paciente foi absolutamente normal, qual seria a melhor conduta?
Em relação aos reflexos primitivos do lactente, assinale a alternativa correta.
Assinale a opção que NÃO constitui causa de papiledema.
Uma adolescente de 14 anos com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico grave e em atividade está internada para tratamento com ciclofosfamida (pulsoterapia) e prednisona (60 mg/dia, por via oral). Os últimos exames complementares apontam que a paciente se encontra com neutropênica (900 granulócitos, sem alterações plaquetárias), com níveis séricos de complemento baixo e com quadro febril persistente. Há cerca de 2 horas ela apresentou, pela primeira vez em sua vida, convulsão tônico-clônica generalizada. O exame neurológico foi prejudicado pelo uso de diazepam venoso.
De acordo com as principais hipóteses diagnósticas e a lista de prioridades para este caso, quais seriam os exames complementares necessários?
Em relação à paralisia de Bell, assinale a alternativa INCORRETA.
Em uma criança com Síndrome de Kinsbourne, é primordial o rastreamento de qual das patologias abaixo?
Uma criança de 4 anos chega à emergência com quadro de ataxia aguda sem nenhuma outra queixa precedente.
Dentre os exames abaixo, qual representa a prioridade no atendimento deste paciente?
A diferenciação entre a encefalomielite aguda disseminada (ADEM) e a esclerose múltipla, certas vezes, é bastante difícil.
Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Dentre as vacinas abaixo, qual a que pode causar, com maior frequência, encefalomielite aguda disseminada em nosso meio?
Um pré-escolar com diagnóstico de Síndrome de Lennox Gastaut está sendo discutido em uma sessão de neuropediatras. O colega que o assiste apresenta o caso e informa que já fez uso de inúmeras medicações anticonvulsivantes sem melhora clínica significativa.
Dentre os procedimentos abaixo, qual seria a melhor sugestão que poderíamos fornecer ao nosso colega?
Você foi chamado para um parecer na UTI neonatal de uma criança com 4 dias de vida, nascida a termo, de parto cesáreo (indicado por sofrimento fetal agudo) com índice de Apgar 4 e 8. Apesar do desconforto respiratório que apresentou nas primeiras horas de vida, em 12 horas foi liberado para alojamento conjunto. Com 36 horas de vida, apresentou episódio convulsivo generalizado, com glicemia capilar normal e tratado com fenobarbital venoso. No momento, o paciente se apresenta sonolento, hipoativo, com redução global da motilidade espontânea, hipotonia com reflexos profundos preservados e reflexos primitivos ausentes.
Diante das inúmeras possibilidades
diagnósticas, quais seriam os exames que você
solicitaria para guiar seu raciocínio clinico inicial?
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que NÃO é encontrada em associação com a infecção por Mycoplasma pneumoniae.
Uma adolescente de 13 anos e com quadro de epilepsia generalizada, controlada (último evento há 14 meses) com uso de valproato de sódio, procura o seu ambulatório, pois voltou a apresentar crises diárias nos últimos 10 dias. A mãe relata que não interrompeu a medicação, que as crises são menos intensas que as anteriores e ocorrem durante o sono. Segundo ela, a paciente não desperta e permanece de olhos fechados enquanto apresenta abalos clônicos em todo o corpo e não há liberação esfincteriana nem sialorreia. O exame neurológico é normal.
Nesse caso, qual dos exames abaixo seria de maior utilidade para confirmação de sua hipótese diagnóstica principal?