- ID
- 79135
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 18ª Região (GO)
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Medicina
- Assuntos
Diante da constatação de síndrome da criança espancada, o médico deve
Diante da constatação de síndrome da criança espancada, o médico deve
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. No teste de reatividade pulmonar em criança de 5 anos de idade, portadora de comunicação interventricular ampla e hipertensão arterial pulmonar (HAP) grave, qual o parâmetro hemodinâmico que confirma a HAP, quando o teste é negativo, sendo decorrente do hiperfluxo constante, com decorrente remodelamento arterial e arteriolar da vasculatura pulmonar?
Um recém-nascido de parto normal, Apgar 9/10, com 10 dias de vida, inicia quadro de palidez, taquidispneia e taquicardia. Horas após está hipotenso, com pulsos finos e enchimento capilar acima de 3’’.
Em relação ao caso acima, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação às formas de miocardiopatia “primária” do recém-nascido, assinale a alternativa CORRETA.
Quando se suspeita de endocardite infecciosa(EI) em crianças menores, o ecocardiograma tem papel fundamental na investigação diagnóstica.
A respeito deste exame, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação aos tumores cardíacos em pediatria, assinale a alternativa CORRETA.
A regurgitação tricúspide pode ser encontrada em recém-nascidos com anóxia perinatal. Com relação a sua etiologia, assinale a alternativa CORRETA.
Em crianças, a tétrade clássica de taquicardia, taquidispneia, hepatomegalia e aumento do índice cardiotorácico ao RX de tórax em PA, sugerem fortemente o diagnóstico de
Uma criança do sexo masculino, saudável ao nascimento, apresenta-se com peso de 3.200 gramas e estatura de 50,0 cm. Espera-se que, se tiver um crescimento e desenvolvimento normais, com um ano de vida, esteja aproximadamente com
Assinale a droga que NÃO causa Síndrome de Abstinência Neonatal.
Entre as vantagens do aleitamento materno NÃO se inclui a:
Qual a malformação congênita cardíaca mais freqüente encontrada ao nascimento?
Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.
No segundo ano de vida, a chance de uma criança que é amamentada morrer em decorrência de doença infecciosa é a mesma que a de uma criança não amamentada.
Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.
Diz-se que uma criança está em aleitamento materno complementado quando ela recebe leite materno, alimentos sólidos ou semissólidos, mas não recebe outro tipo de leite.
Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.
Logo após o nascimento da criança, a produção de leite materno é controlada, principalmente, pela ação hormonal, e a apojadura ou descida do leite, que costuma ocorrer entre o 3.º e o 4.º dia do pós-parto, não ocorre se a criança não sugar o seio.
Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.
Tanto a mãe que amamenta como a criança que é amamentada adquirem proteção contra diabetes melito tipo 2.
A respeito da adolescência, julgue o item abaixo.
Considere a seguinte situação hipotética.
Durante uma consulta, uma adolescente informou ao pediatra que está grávida e é usuária de drogas ilícitas e solicitou a ele que não contasse à sua mãe sobre a gravidez e o consumo de drogas.
Nessa situação, o pediatra deve atendê-la.
Acerca de infecções, julgue os itens que se seguem.
Considere que uma criança de nove anos de idade, há três semanas com hepatite causada pelo vírus A, apresente icterícia e tenha sido levada pela mãe ao pediatra. A mãe gostaria de saber se a criança poderia viajar ao exterior em tais condições. Nessa situação, o pediatra pode liberá-la para viajar em razão de não haver mais risco de contaminação.
Acerca de infecções, julgue os itens que se seguem.
O vírus sincicial respiratório tem papel importante na instalação de crises asmáticas em pré-escolares e escolares.
Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir.
A manifestação mais frequente de comprometimento cardíaco em criança com febre reumática é a endocardite, e as valvas mais acometidas, em ordem de frequência, são: mitral, aórtica e tricúspide.
Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir.
A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.
No que se refere a infecções do trato urinário na infância, julgue o item a seguir.
Caso um bebê com 35 dias de vida apresente infecção do trato urinário, a droga de escolha para a profilaxia, após o término do tratamento, é a cefalexina.
Com relação a crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) em razão de doenças maternas preexistentes ou agravadas durante a gestação, julgue os seguintes itens.
A maior parte das crianças nascidas PIG não recupera o canal de crescimento até os dois anos de vida e ainda apresenta maior risco de desenvolver pubarca precoce e síndrome metabólica.
Com relação a crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) em razão de doenças maternas preexistentes ou agravadas durante a gestação, julgue os seguintes itens.
As crianças nascidas PIG podem ser classificadas em simétricas ou assimétricas, sendo consideradas assimétricas quando a desproporção ocorre em fase precoce da gestação.
Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem.
No tratamento de paciente em vigência de cetoacidose diabética, deve-ser utilizar insulina de ação rápida (regular) ou insulina de ação ultrarrápida.
Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um menino com oito anos de idade apresenta índice de massa corporal e circunferência abdominal acima do percentil 95 para a idade e taxa de glicemia de jejum de 111 mg/dL.
Nesse caso, a criança apresenta síndrome metabólica e diabetes melito do tipo 2.
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item.
Considere a seguinte situação hipotética.
Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39 ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança.
Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
A trombose da veia porta, em recém-nascidos, é causada, principalmente, por
Com relação às vacinas preconizadas pelo calendário básico de
vacinação da criança proposto pelo Ministério da Saúde do
Brasil, julgue os itens a seguir.
O recém-nascido deve receber ainda na maternidade a dose única da vacina BCG-ID e a primeira dose da vacina contra hepatite B.
Com relação às vacinas preconizadas pelo calendário básico de
vacinação da criança proposto pelo Ministério da Saúde do
Brasil, julgue os itens a seguir.
A vacina contra febre amarela é indicada para crianças a partir do primeiro mês de vida, que irão viajar para áreas endêmicas, áreas de transição ou áreas de risco potencial, ou que residam nessas áreas.
Criança de 12 anos de idade apresenta impetigo em membros inferiores, com aproximadamente duas semanas de evolução, passou a desenvolver súbito quadro clínico com oligúria, edema de face e membros inferiores, cefaleia e pressão arterial de 180x110 mmHg.
Exames laboratorias com queda do complemento (C3 baixo). EAS com hematúria macroscópica e cilindros hemáticos. A hipótese diagnóstica mais provável é:
O que colabora, frequentemente, para aumentar a incidência de sinusite em crianças?
Lactente de 09 semanas de vida, sem infecção prévia das vias aéreas superiores, apresenta estridor respiratório, principalmente inspiratório, que se intensifica com o choro e com a posição supina, e melhora com a extensão cervical. Recentemente, foi diagnosticada, também, a presença de refluxo gastroesofágico. A hipótese diagnóstica, mais provável, para este lactente é:
Criança de 7 anos de idade, após episódio de impetigo de membros inferiores, desenvolveu glomerulonefrite difusa aguda (GNDA), com manifestações clínicas da tríade clássica da GNDA, que consiste em:
A cútis marmórea, que surge na maior parte da superfície corporal de um recém-nascido, com um padrão vascular evanescente, de aspecto reticulado, rendilhado, vermelho e/ou azul, ocorre por:
Criança de 8 anos de idade é atendida na emergência com quadro clínico de dor abdominal aguda, bem-definida, contínua, localizada em fossa ilíaca direita, com irradiação periumbilical, apresentando anorexia, náuseas, vômitos e febre. Ao exame físico, apresenta, à palpação, defesa abdominal e Blumberg positivo. A hipótese diagnóstica é?
Qual a droga, quando usada na gestação, pode ter como efeito sobre o feto, a surdez?
Menina branca de 10 anos de idade apresenta, ao exame radiográfico de tórax, infiltrações peribrônquicas amplamente disseminadas, múltiplas densidades nodulares pequenas, hiperaeração dos pulmões e adenopatia hilar. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Criança de cinco anos de idade é levada à atendimento médico, apresentando as seguintes manifestações clínicas: estatura elevada, face longa e fina com distância intermaxilar estreita e aglomeração dos dentes. O exame do sistema músculo esquelético demonstrou dolicostenomelia com a envergadura excedendo substancialmente a estatura. Realizado uma ecocardiografia onde foi observada uma dilatação da raiz aórtica. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Escolar de 7 anos de idade, sexo masculino, é atendido na emergência com lacerações em várias partes do corpo. O prontuário relata histórias de traumatismos incomuns e dois episódios anteriores de fraturas; um do rádio aos 3 anos de idade e outro da costela e ulna aos cinco anos de idade. Queixas recorrentes de apneia e intoxicações, em circunstâncias não muito bem definidas, também constam do histórico. Provavelmente, estamos diante de:
Considerando um recém-nascido apresentando choro forte, irritabilidade, recusa alimentar-se, vômitos e prostração. Ao exame físico: hipotonia, distensão abdominal, abaulamento de fontanelas e convulsões. Está incorreto afirmar que:
Um lactente, de 2 meses de vida, apresenta quadro clínico de pneumonia afebril. Qual dos agentes etiológicos abaixo é a causa mais frequente de infecção, nesse caso?
Lactente de 8 meses de vida apresenta dermatite das fraldas, apesar do relato da troca frequente das fraldas, lavagem meticulosa dos órgãos genitais, uso de fraldas superabsorventes e aplicação tópica de petrolato e óxido de zinco. Nesse caso, a melhor opção é a (o):
É uma característica física atípica que pode estar associada à maior incidência de retardo mental:
A indicação mais comum do transplante hepático, em criança é a (o):
Não é uma característica de sífilis congênita:
A principal causa de morbidade e mortalidade em trauma infantil é devido ao:
O distúrbio endócrino-metabólico mais comum na infância é?
Durante a reanimação neonatal, qual das seguintes drogas não pode ser utilizada pelo tubo orotraqueal?
Qual é a anomalia congênita mais comum das vias aéreas, presente nos exames de broncoscopia flexível, em recém-natos?
Qual a principal hipótese diagnóstica para um pré–escolar de 4 anos de idade com anemia, história de emagrecimento, tumoração de consistência endurecida em hipocôndrio e flanco esquerdos, cuja urografia excretora evidencia distorção do sistema pielo-calicial homolateral:
A aniridia é a ausência do desenvolvimento da maior parte da íris e a aniridia espontânea em crianças está associada à ocorrência de tumor:
Qual dos marcadores abaixo, quando positivo isoladamente, é indicativo de que a criança foi vacinada para hepatite B mas nunca foi infectada pelo vírus dessa doença?
Além da cardiotocografia basal (CTG), qual exame está incluso na avaliação do Perfil Biofísico Fetal (PBF)?
A profilaxia da doença hemorrágica do recém-nascido é feita com vitamina
Assinale a opção que apresenta uma característica do recém-nascido Pós-Termo.
A Quimioprofilaxia de um recém-nascido de mulher infectada pelo HIV deverá ser realizada com:
Uma criança de 7 anos apresenta-se em consultório com quadro de abaulamento e blefaroptose de ambas as pálpebras superiores. A mãe refere episódios repetidos de inflamação e edema das pálpebras. O diagnóstico correto corresponde a
Durante uma avaliação de rotina em uma criança de 1 mês de vida, observa-se a presença de uma catarata unilateral. O melhor tratamento para ela é
Comparandose o metabolismo do oxigênio da criança com o do adulto, podese dizer que as curvas de dissociação da hemoglobina do neonato e do lactente
Menina de 4 anos de idade recusava-se a participar das brincadeiras com atividade física na pré-escola, alegando cansaço. Um eletrocardiograma foi realizado pelo cardiologista pediátrico. Se esse traçado for normal, presume-se que possa mostrar
Assinale a patologia pulmonar do recém-nascido que mais frequentemente apresenta como complicação ar extra-alveolar (pneumomediastino, pneumopericárdio e pneumotórax).
Os recém-nascidos pré-termos têm um risco maior de hemorragia intracraniana não traumática. Essas hemorragias são graduadas de acordo com sua localização e alteração ventricular. O que caracteriza a hemorragia grau III de Papile et al?
Criança, 3 anos de idade, vem ao posto de saúde acompanhado pela mãe, referindo dor abdominal tipo cólica, diarréia líquida, vômitos e flatulência. Após realização de exame parasitológico de fezes, 3 amostras, o resultado apresenta-se positivo para giardia em 1 amostra. Com relação à giardíase, qual a alternativa correta:
Os avanços na neonatologia têm possibilitado maior sobrevida de recém-nascidos (RNs) de alto risco, entretanto, paralelamente, passaram a surgir outros problemas, como, por exemplo, o aumento na prevalência de infecções hospitalares. Julgue os itens seguintes, referentes a fatores de risco para infecção hospitalar inerentes aos RNs.
Peso ao nascimento: quanto menor o peso ao nascimento do RN, maior o risco de infecção hospitalar.
Os avanços na neonatologia têm possibilitado maior sobrevida de recém-nascidos (RNs) de alto risco, entretanto, paralelamente, passaram a surgir outros problemas, como, por exemplo, o aumento na prevalência de infecções hospitalares. Julgue os itens seguintes, referentes a fatores de risco para infecção hospitalar inerentes aos RNs.
Defesas imunológicas diminuídas: quanto maior for o grau de prematuridade, tanto menor será a imunidade humoral e celular do RN.
Os avanços na neonatologia têm possibilitado maior sobrevida de recém-nascidos (RNs) de alto risco, entretanto, paralelamente, passaram a surgir outros problemas, como, por exemplo, o aumento na prevalência de infecções hospitalares. Julgue os itens seguintes, referentes a fatores de risco para infecção hospitalar inerentes aos RNs.
Alteração da flora bacteriana: relacionada com colonização do RN por bactérias do ambiente hospitalar.
A icterícia neonatal é uma anormalidade clínica com elevada prevalência nos berçários e, em amplo sentido, é considerada uma emergência médica. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
A icterícia fisiológica, as icterícias por incompatibilidade sanguínea materno-fetal (Rh ou ABO) e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase são exemplos de causas dessa condição.
A icterícia neonatal é uma anormalidade clínica com elevada prevalência nos berçários e, em amplo sentido, é considerada uma emergência médica. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
A encefalopatia bilirrubínica (kernicterus) é uma das mais temidas complicações associadas a RNs com icterícia intensa e se caracteriza por uma impregnação por bilirrubina em áreas cerebrais como os gânglios da base e hipocampo.
A icterícia neonatal é uma anormalidade clínica com elevada prevalência nos berçários e, em amplo sentido, é considerada uma emergência médica. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
A exsanguinotransfusão é o tratamento de primeira escolha em todas as formas de icterícia neonatal decorrentes de hemólise sanguínea
A icterícia neonatal é uma anormalidade clínica com elevada prevalência nos berçários e, em amplo sentido, é considerada uma emergência médica. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
A encefalopatia bilirrubínica (kernicterus) é uma das mais temidas complicações associadas a RNs com icterícia intensa e se caracteriza por uma impregnação por bilirrubina em áreas cerebrais como os gânglios da base e hipocampo.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.
A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
A vacina BCG é constituída de bacilos vivos atenuados de Mycobacterium tuberculosis. Estudos de metanálise demonstram a alta eficácia dessa vacina na prevenção da tuberculose pulmonar.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.
A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
À criança portadora de HIV, classificada como N1 ou A1, são contra-indicadas as vacinas BCG id, antipoliomielítica oral e tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, por se tratar de vacinas constituídas por bactérias ou vírus atenuados.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.
A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
O Programa Nacional de Imunizações prevê a aplicação da vacina tetravalente (DPT + HiB) em quatro doses: aos dois, quatro e seis meses, com reforço aos quinze meses de idade.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.
A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
Na rede básica de saúde, as vacinas devem ser conservadas em temperaturas entre 8 ºC e 12 ºC, para que se conservem a termoestabilidade e a eficácia.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.
A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
A vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, disponível para a rede pública, é apresentada em dose múltipla e liofilizada que, após reconstituída, deve ser utilizada em até oito horas.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
A taxa de prematuridade foi de 10% e a de baixo peso ao nascer foi de 15%.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
A taxa de mortalidade perinatal foi de 45 por 1.000.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
O baixo peso ao nascer foi causa associada de morte importante nessa coorte.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
A taxa de mortalidade infantil encontrada nesse estudo é compatível com a realidade do Distrito Federal.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
Taxa de mortalidade infantil e de mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade são componentes menos importantes do índice de desenvolvimento humano (IDH) da Organização das Nações Unidas.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Está indicada a profilaxia com rifampicina na dose de 30 mg/kg/dose (dose máxima de 1.200 mg), em um total de quatro doses, a cada 12 horas, em contactantes familiares de crianças com diagnóstico de meningite por meningococo.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere que um neonato, no primeiro dia de vida, passe a apresentar vômitos de aspecto bilioso e que uma radiografia do abdome mostre o “sinal da dupla bolha”. Nessa situação, o diagnóstico é de atresia duodenal e o tratamento é cirúrgico.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Um lactente masculino nascido com 3.000 g e 50 cm que, aos doze meses, pesa 10 kg, mede 75 cm, se põe de pé e dá os primeiros passos apresenta crescimento e desenvolvimento aparentemente normal.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética. Um lactente com 12 meses apresentou uma convulsão na vigência de um episódio febril há uma hora. Ao exame físico, a criança apresentava-se consciente, respondendo aos estímulos visuais e sonoros, com leve irritabilidade, hipertermia de 40 ºC e hiperemia de orofaringe, sem outros sinais focais em outros órgãos e sistemas. O exame neurológico era normal. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de convulsão febril. O pediatra deve recomendar a investigação através de punção lombar, tomografia computadorizada do crânio e eletroencefalograma. Também deve administrar anticonvulsivante até esclarecimento diagnóstico.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética. Os pais de uma criança de 10 meses de idade questionam o pediatra acerca da maneira mais segura de transportá-lo durante seu deslocamento em automóvel. Nessa situação, o pediatra deve recomendar o uso de um assento de segurança, avaliado pelo Instituto de Peso e Medidas, preso ao cinto de segurança, semi-reclinado e voltado para a traseira do carro.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética. Um recém-nascido do sexo masculino apresenta cianose intensa na primeira hora de vida acompanhada de dificuldade respiratória progressiva. Ao exame físico, observa-se segunda bulha em foco pulmonar hiperfonética, sem a presença de sopros. Uma radiografia do tórax mostra área pulmonar normal e área cardíaca ovóide com pedículo estreito. Gasometria arterial mostra hipoxemia importante e acidose metabólica. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de hipoplasia do coração esquerdo.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque — por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) — tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere uma criança pré-escolar, do sexo feminino, que teve um primeiro diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU) confirmado segundo os padrões técnicos de coleta e cultivo e recebeu o tratamento apropriado. Nessa situação, deve-se acompanhar a criança com controles de cultura de urina durante pelo menos 12 meses e somente realizar exames de imagem caso aconteça um segundo episódio confirmado de ITU.