SóProvas



Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - DMAE - MG - Oficial Administrativo


ID
3411772
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A onça doente
Monteiro Lobato
A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar, padecia fome das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara – disse ela – corra o mundo e diga à bicharia que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco do mato.
Veio também o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão. Viu na poeira só rastos entrantes, não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
— Hum!… Parece que nesta casa quem entra não sai. O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela…
E foi o único que se salvou.  
Disponível em: <encurtador.com.br/hALX1>.
Acesso em: 25 out. 2019.

Esse texto é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Temos uma fábula:

    ? A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Monteiro Lobato não escreveu crônicas, não versou sobre lendas e seus contos foram escritos em vernáculo apurado, repleto de preciosismo, que acarreta até mesmo a dificuldade de entendimento de certas passagens. O texto em tela possui estrutura simplória e concisa, características inerentes à fábula. Aditado a isso, convém a menção, Lobato escreveu muitas fábulas inspirado em dois grandes fabulistas: La Fontaine e Esopo.

    Letra D

  • As fábulas são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas, muito presente na literatura infantil.

    Quais as fábulas mais conhecidas?

    A raposa e as uvas.

    A tartaruga e a lebre.

    O lobo e o cordeiro.

    A formiga e o escaravelho.

    O asno e a carga de sal.

    O lobo e as ovelhas.

    O cervo e o leão.

    O cão e a sombra, etc..

    Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante

    Quais as lendas mais conhecidas?

    Lendas brasileiras

    Vitória Régia.

    Caipora.

    Cuca.

    Curupira.

    Boitatá

    Mula sem cabeça.

    Iara.

    Negrinho do Pastoreio, etc..

    Um conto é uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e um enredo.Segundo Eça de Queiroz “No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida.”

    Os maiores contistas brasileiros são: Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Luis Fernando Verissimo, Monteiro Lobato, entre outros.

    Crônica

    Na literatura e no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. 

    A Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

    LETRA -- D

  • O conto é uma forma narrativa, em prosa, de menor extensão, no sentido estrito de tamanho. Suas principais características são; concisão, precisão, densidade, e unidade de efeito. O conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade. O conto de ação é o tipo mais comum; tem a predominância da aventura. O conto de personagens tem como objetivo retratar uma personagem. O conto de cenário prioriza o ambiente sobre o enredo e os protagonistas. O conto de ideia é um veículo de doutrinas filosóficas, estéticas e políticas. O conto de efeitos emocionais visa simular uma sensação no leitor, de terror, de pânico, ou de surpresa.

    A fábula é uma história ou pequena narrativa em que os animais ou forças da natureza falam e dialogam uns com os outros como se fossem humanos. No final, há sempre uma lição ou moral a retirar. São composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero narrativo que surgiu no oriente, composto por um conjunto de pequenas histórias de caráter moral. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo.

    Tomando por base as definições descritas acima, podemos concluir que a fábula pode perfeitamente ser enquadrada como mais um tipo de conto.