SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Polímeros


ID
1624477
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No estudo dos materiais poliméricos, as transições térmicas devem ser entendidas como as temperaturas nas quais ocorrem transições termodinâmicas. Em um polímero, uma transição termodinâmica de primeira ordem corresponde à: 

Alternativas
Comentários
  • Transição descontínua (primeira ordem): Coexistência de fases, parâmetro de ordem exibe um salto. Exemplos: líquido - vapor, sólido - líquido, cristal líquido nemático - fase isotrópica. 

    • Transição contínua (segunda ordem). Parâmetro de ordem se anula contínuamente. Estado crítico. Exemplos: líquido - vapor, ferromagnetismo, ordem - desordem.


ID
1624480
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As moléculas de polímeros podem assumir disposições variadas no espaço, provenientes da possibilidade de rotação dos átomos em torno de ligações covalentes. Essas variadas disposições são chamadas de:

Alternativas
Comentários
  • Conformação – Se refere aos diferentes arranjos dos átomos da cadeia no espaço que podem acontecer por rotações das moléculas  Configuração – Se refere a organização dos átomos ao longo da cadeia. Uma cadeia pode passar de uma configuração a outra somente por quebra de ligações químicas


ID
1624486
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao processo de polimerização, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Em cadeia: uma unidade de cada vez; a concentração de monômeros decresce gradualmente; já há cadeias de massa molar alta no inicio da reação; A massa molar média é aproximadamente a mesma durante toda a reação; A mistura contem monômeros, polímeros e poucas cadeias em crescimento

    Etapas: quaisquer duas unidades complementares podem reagir; os monômeros são consumidos no início da reação; A massa molar média aumenta gradualmente: Para altas massas molares é necessário que quase todos os grupos reajam; A mistura contém estágios com diversos tamanhos de cadeia.


ID
1624489
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quanto à sua estrutura macromolecular, os polímeros podem existir em estado amorfo ou em estado cristalino; na grande maioria dos casos, a estrutura do polímero se apresenta parcialmente amorfa ou cristalina. Quanto à cristalinidade dos polímeros, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Cristalinos: as moléculas exibem um empacotamento regular, ordenado, em determinadas regiões. Como pode ser esperado, este comportamento é mais comum em polímeros lineares, devido a sua estrutura regular. Devido às fortes interações intermoleculares, os polímeros semicristalinos são mais duros e resistentes; como as regiões cristalinas espalham a luz, estes polímeros são mais opacos

  • Quanto maior o grau de cristalinidade dos polímeros mais opacos eles se tornam. Assim, polímeros transparentes não possuem cristalinidade, ou seja, são amorfos. Além disso, à medida que os teores de cristalinidade aumentam em um polímero, há também o aumento do módulo elástico, resistência ao escoamento e dureza.

    FONTE: https://afinkopolimeros.com.br/como-determinar-cristalinidade-de-polimeros/


ID
1624495
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Segundo Manrich, a função de uma matriz de extrusão é distribuir o polímero que esteja fundido e devidamente plastificado através de canais, no formato desejado, bem como garantir a uniformidade das dimensões e a homogeneidade da temperatura do produto extrusado e ainda garantir um fluxo volumétrico balanceado. Qual dos requisitos listados a seguir NÃO satisfaz os requisitos para uma matriz de extrusão.

Alternativas

ID
1624498
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Normalmente quando uma empresa deseja comprar uma extrusora de termoplásticos, o comprador faz a análise da capacidade de produção através do diâmetro da rosca. O comprador de uma empresa encontrou duas extrusoras, ambas de passo quadrado e com o mesmo diâmetro de rosca, mas com diferente razão entre o comprimento e o diâmetro das roscas (L/D). Isso significa que:


I. As extrusoras possuem diferentes capacidades de rendimento (vazão).


II. Extrusoras mais longas, com maior L/D, proporcionam maior fusão e maior capacidade de mistura, permitindo que a extrusora opere em taxas mais elevadas.


III. A extrusora de L/D menor proporcionará um tempo de residência menor do extrusado e deve ser a opção caso o polímero a ser extrusado seja sensível à temperatura.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
1624501
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma extrusora de rosca única (mono-rosca), a rosca padrão possui três zonas distintas, que são a de alimentação, a de compressão e a de controle de vazão ou dosagem. Cada uma destas zonas têm uma função definida para o bom processamento do material extrusado. Analise as afirmativas abaixo, identificando com um “V" quais são VERDADEIRAS e com um “F" quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa correta, na sequência de cima para baixo:  




( ) A zona de compressão é responsável pela fusão do sólido devido à sua proximidade com as resistências elétricas e por estar no meio da rosca.


( ) Uma rosca com zona de compressão longa afeta o tempo de residência do polímero na extrusora. Ocorre uma maior interação entre a fase sólido/liquido (fundido).


( ) A profundidade do canal da rosca na zona de controle de vazão interfere no processamento de polímeros convencionais. Quando temos nesta zona uma profundidade de canal baixa; consequentemente teremos uma vazão baixa, se tivermos uma temperatura alta e uma taxa de cisalhanento alta, teremos boa mistura e baixo esforço.


( ) Uma extrusora mono-rosca de passo quadrado, que tem uma rosca com zona de compressão curta, tem alto cisalhamento provocado pela alta compressividade.


( ) A zona de alimentação é responsável pelo transporte inicial de sólidos, garantindo que o material não retorne. 


Alternativas

ID
1624504
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A extrusão de termoplásticos caracteriza-se por ser um processo contínuo e de alta produtividade. Na empresa Amigos SA, durante um dos turnos de produção, foi observado que algumas peças apresentavam falhas no extrusado, na forma de “buracos”. Após avaliação das peças e da máquina, concluiu-se que a causa das falhas era devido à presença de ar preso no cilindro. Das alternativas abaixo, qual é a CORRETA para resolver este problema:

Alternativas

ID
1624507
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As extrusoras de dupla rosca apresentam dois tipos básicos: corrotantes e contrarrotantes. Sobre elas, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1624510
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um processo de transformação de polímeros muito utilizado na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul é a injeção de termoplásticos. Um fenômeno que se observa neste tipo de processamento é a diferença das dimensões da peça injetada, após alcançar o equilíbrio térmico em temperatura ambiente, e o tamanho da cavidade em que a peça foi injetada. Este fenômeno é chamado de encolhimento ou contração. Há algumas recomendações que podem ser levadas em consideração para reduzir as contrações para a maioria dos polímeros. Dentre as recomendações listadas abaixo, identifique com “V” aquelas que são VERDADEIRAS e com um “F” aquelas que são FALSAS assinalando a seguir a alternativa correta, na sequência de cima para baixo:


( ) Aumentar a temperatura do material reduz a contração da peça injetada.


( ) Aumentar a pressão da injeção reduz a contração da peça injetada.


( ) Reduzir a temperatura do molde reduz a contração da peça injetada.


( ) Diminuir a saída de ar da cavidade reduz a contração da peça injetada.

Alternativas

ID
1624513
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A capacidade de injeção e a capacidade de plastificação de uma injetora utilizam equações que têm como material padrão o poliestireno. Esse polímero é utilizado como padrão por:

Alternativas

ID
1624522
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No processo de injeção, o que deve ser feito quando se deseja aumentar o cisalhamento no cilindro de injeção?

Alternativas

ID
1624525
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para que ocorra o preenchimento do molde de injeção, uma condição necessária é que o polímero preencha perfeitamente a cavidade do molde. Para que isso ocorra, a viscosidade do polímero deve ser reduzida até um valor ideal, determinado pelas dimensões dos canais de injeção, espessura da peça e pressão disponível. Analise as afirmações abaixo:


I. A diminuição da viscosidade é obtida através do aumento no calor transmitido ao polímero diretamente pelas resistências de aquecimento do cilindro ou pelo trabalho de cisalhamento da rosca sobre o material durante a fase de dosagem.


II. O amumento da temperatura deve ser controlado, pois os polímeros possuem uma condutividade térmica muito alta, sendo bastante suscetíveis ao sobreaquecimento. Assim, se o material é exposto a temperaturas excessivas ou a um tempo de residência prolongado no cilindro, sofrerá degradação.


III. A degradação dos polímeros resultará no rompimento das moléculas, levando a uma redução do peso molecular e da viscosidade e também resultará em uma reticulação e aumento da viscosidade.


Qual(is) afirmativa(s) acima está(ão) INCORRETA(S)?

Alternativas

ID
1624528
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No processamento de termoplásticos por injeção, com relação ao preenchimento do molde, afirma-se que:


I. No preenchimento propriamente dito, é recomendável injetar 100% da massa possível para garantir o seu preenchimento completo.


II. A fase de recalque é responsável pelo envio do restante da massa, se necessário, e por manter sob pressão a massa dentro do molde, para que esta não retorne.


III. A fase de pressurização é responsável pelo controle da rosca após a dosagem e pelo controle dimensional do produto.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
1624531
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A velocidade de injeção é a velocidade com que a massa é enviada para dentro do molde durante a fase de preenchimento. Sendo assim, avalie as afirmações abaixo: 


I. Altas velocidades de injeção favorecem o aumento de tensões internas e a obtenção de ciclos mais curtos.


II. A velocidade de injeção é responsável por controlar as rebarbas da peça, manter a peça com baixo brilho e controlar o rechupe da peça.


III. Peças de espessuras maiores, como cabos de escovas, exigem uma injeção mais lenta para evitar marcas de fluxo.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S)


Alternativas

ID
1624534
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No processo de injeção, uma rosca típica possui três zonas principais. Em relação a essas zonas, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1624537
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A injeção de produtos de PVC faz uso de equipamentos convencionais de moldagem do tipo rosca-pistão. Esses equipamentos possuem, dentro do cilindro de plastificação, uma rosca sem fim semelhante à utilizada no processo de extrusão com rosca única. A diferença básica entre os processos é que, no caso da injeção, a rosca possui em seu final um anel de bloqueio. Marque a alternativa que indica a função desse anel de bloqueio:

Alternativas

ID
1624540
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No projeto de um molde, cada cavidade deve ser ventilada adequadamente para permitir a saída do ar e de gases retidos quando for penetrada pelo plástico. Sendo assim, o que a falta de saída de ar pode ocasionar numa peça?

Alternativas

ID
1624543
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação à moldagem por sopro, classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) e, em seguida, assinale a alternativa correta, na sequência de cima para baixo.


( ) Existem duas formas básicas para moldagem por sopro: moldagem por sopro via extrusão e moldagem por sopro via sopragem.


( ) A diferença fundamental entre os dois modos básicos para a moldagem por sopro reside na maneira como o parison é produzido.


( ) O parison é um pistão que empurra o material a ser moldado, evitando, assim, perdas de material durante o processamento.


( ) A moldagem por sopro via extrusão é apta à produção de grandes quantidades de artefatos, mas produz moldados com rebarbas.


( ) Uma vantagem da moldagem a sopro via extrusão é que o extrusado pode se apresentar em praticamente qualquer comprimento.

Alternativas

ID
1624546
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um fabricante de tanques quer ampliar seus negócios e resolveu produzir caixas d'água, que serão fabricadas com resina poliéster insaturada reforçada com fibra de vidro. Qual dos processos abaixo é o mais adequado para produção dessas caixas d'água?

Alternativas

ID
1624549
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O processo de termoformagem utiliza como matéria-prima:

Alternativas

ID
1624552
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Durante o processo de termoformagem, o controle do estiramento da chapa:

Alternativas

ID
1624555
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O processamento de polímeros termoplásticos por rotomoldagem é bastante simples. Consiste em introduzir uma quantidade conhecida de polímero, na forma de pó, ou um liquido viscoso em um molde oco, o qual será aquecido, rotacionado e balanceado em dois eixos com uma velocidade relativamente baixa. O molde é aquecido e o polímero fundido ficará aderido às paredes do molde formando a peça desejada, para resfriar e a seguir ser desmoldado. Das alternativas abaixo, qual indica uma DESVANTAGEM deste tipo de processamento?

Alternativas