SóProvas



Prova INEP - 2012 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Espanhol - PPL


ID
2726053
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Sefarditas o la melancolía de ser judío español


El nombre de Sefarad, como es denominada España en lengua hebrea, despierta en gentes de Estambul o de Nueva York, de Sofía o de Caracas, el vago recuerdo de una casa abandonada precipitadamente bajo la noche. Por eso muchas de estas gentes, descendientes de los judíos españoles expulsados en 1492, conservan las viejas llaves de los hogares de sus antepasados en España. Se ha escrito que jamás una nación ha tenido unos hijos tan fieles como ellos, que después de quinientos años de exilio siguen llamándose “sefarditas” (españoles) y mantienen celosamente el idioma “sefardita” y las costumbres de sus orígenes. En la cocina y en los lances de amor, en las fiestas y en las ceremonias religiosas, los sefarditas viven todavía la melancolía de ser españoles.

CORRAL, P.; ALCALDE, J. Sefardíes o la melancolía de ser judío español. Disponível em: http://sefaradilaculturasefardi.blogspot.com. Acesso em: 17 fev. 2012 (adaptado).


Os sefarditas são descendentes dos judeus expulsos da Espanha em 1492. O autor do texto, ao vincular a melancolia à identidade dos sefarditas, destaca a

Alternativas
Comentários
  • O texto trazido nesta questão trata sobre os sefarditas, descendentes de judeus que foram expulsos da Espanha no ano de 1492. O autor afirma que esse povo é melancólico.
    Para identificar qual a resposta certa, com relação ao vínculo da melancolia dessas pessoas à sua identidade, analisaremos as alternativas uma a uma:
    A) Essa alternativa está certa, pois o autor diz que a melancolia dos sefarditas está em serem espanhóis, pois esses queriam que a conservação do estilo de vida sefardita fosse mantido, e tentam fazer isso a todo custo.
    B) Essa alternativa está errada, pois no texto não é posto que a melancolia está relacionada a fidelidade à língua falada por seus antepassados.
    C) Essa alternativa está errada, já que não é demonstrada, no texto, uma lealdade dos sefarditas à tais autoridades.
    D) Essa alternativa está errada, pois no texto não é falado sobre manutenções feitas pelos judeus em suas casas ao final do século XV.
    E) Essa alternativa está errada, já que no texto não se fala sobre imposição de tradições aos judeus.

    Sendo assim, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.
  • ainda que passe 50 gerações de judeus nascido em outro território, eles sempre serão judeus.


ID
2726056
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

El idioma español en África subsahariana:

aproximación y propuesta


La inexistencia de un imperio colonial español contemporáneo en África subsahariana durante los siglos XIX y XX es la causa de la ausencia actual de la lengua española en ese espacio como seña lingüística, con la excepción del Estado ecuatoguineano. En consecuencia, la lengua española es, en ese subcontinente, un idioma muy poco conocido y promovido. Por otro lado, la importante presencia colonial portuguesa en África tuvo como consecuencia el nacimiento de cinco Estados oficialmente lusófonos. Convendrá, en esos países del África subsahariana, la promoción del español a partir de la afinidad con el portugués, lengua consolidada ya en ese espacio.

DURÁNTEZ PRADOS, F. A. Disponível em: www.realinstitutoelcano.org. Acesso em: 20 jan. 2012 (adaptado).


No artigo, após um esboço sobre a presença do espanhol na África subsaariana, propõe-se

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima foi escrito por Durántes Prados e se chama "El idioma español en África subsahariana: aproximación y propuesta".
    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, com relação às ideias do texto, analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está certa, pois, analisando o texto com atenção, podemos verificar que seu objetivo é propor uma projeção da língua espanhola no território africano lusófono, isso se percebe a partir da terceira linha do texto.
    B) Essa alternativa está errada, já que no texto nem se fala sobre o ensino da língua espanhola na Guiné Equatorial.
    C) Essa alternativa está errada, pois no texto não se fala de substituição de uma língua pela outra, e sim da promoção da língua espanhola pela questão da afinidade com o português.
    D) Essa alternativa está errada, pois a proposta do texto não é amparar a fusão das duas línguas.
    E) Essa alternativa está errada, já que o objetivo do texto não é desenvolver o conhecimento sobre o português da África, o foco do texto não é esse.

    Sendo assim, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa de letra A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.


ID
2726059
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

¿Están locos los españoles?


¿Están locos los españoles? Esa fue la pregunta que me hizo un alemán en el año 1991. “Ni siquiera este próspero país podría permitirse organizar unos Juegos Olímpicos y una Expo al mismo tiempo”, me dijo. Desde entonces hemos creado una red de trenes de alta velocidad envidia de los alemanes, tenemos más kilómetros per capita de autopistas que ellos, el metro de Madrid es considerado el segundo mejor del mundo, se han invertido cantidades fabulosas en enriquecer a los constructores, a los partidos políticos y a no pocos bolsillos de políticos. Mientras, los sobrios alemanes seguían inyectando dinero en investigación y desarrollo, con lo cual se mantienen como el primer país exportador de la UE.

Señores políticos, yo no gasto lo que no tengo. Es su responsabilidad el habernos metido en esta situación y espero que las urnas les castiguen a todas las formaciones políticas en la medida de su responsabilidad.

ESCÓS, F. A. Disponível em: www.elpaís.com.


A afirmativa que esclarece a opinião do autor da carta a respeito das escolhas de investimento feitas pelos administradores espanhóis é:

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima se trata de uma carta publicada no jornal online El País.
    Para identificarmos em qual das alternativas está a afirmativa que esclarece a opinião do autor da carta a respeito das escolhas de investimento feitas pelos administradores espanhóis, analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está errada, pois o fato da Alemanha não ter conseguido realizar dois grandes eventos simultaneamente não esclarece a opinião do autor com relação aos investimentos na Espanha.
    B) Essa alternativa está errada, de modo que o investimento espanhol em ações que visassem seu desenvolvimento, assim como fez a Alemanha, não é o que justifica a opinião do autor.
    C) Essa alternativa está errada, já que o investimento da Espanha nas redes de trem e metrô não é o que esclarece a opinião do autor com relação à crise.
    D) Essa alternativa está errada, pois o fato da Alemanha investir em pesquisas não é o ponto que justifica a opinião do autor da carta.
    E) Essa alternativa está certa, já que o autor esclarece a sua opinião (de que os políticos agiram com falta de responsabilidade) pelo fato de que a Espanha, mesmo não possuindo recursos o suficiente, investiu na modernização de vias de trem e metrô, realizou obras de infraestrutura, o que fez com que uma crise se iniciasse. Isso se percebe quando o autor põe "señores políticos, yo no gasto lo que no tengo".

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra E.

    Gabarito dado pela banca: letra E.
    Gabarito do professor: letra E.


ID
2726062
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Si hay una palabra que llama a la unanimidad en el mundo de la política contemporánea, fuera de la palabra “democracia”, es la palabra “integración”. Obviamente detrás de esta palabra vienen interpretaciones muy diversas, cuando no totalmente contradictorias. La Alternativa Bolivariana de las Américas (ALBA), por ejemplo, es un proceso de integración, al centro del cual se encuentra una perspectiva de solidaridad de los países latinoamericanos, y de resistencia anti-hegemónica de sus pueblos, pero igualmente llaman proceso de integración al Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN) que involucra a EEUU, Canadá y México, un TLC que representa una verdadera anexión económica de México por parte de los Estados Unidos, mediante el comercio, que ha llevado a la quiebra y a la miseria a millones de campesinos, ha profundizado la brecha social y acelera la destrucción del medio ambiente.

MARKOV, H. Integración sí, ¿pero cuál? América Latina en movimiento.Disponível em: www.alainet.org. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).


Conforme o texto, a palavra “integración” representa um chamado à união no mundo contemporâneo, embora receba interpretações bastante diversas. A crítica suscitada no texto em relação a um dos sentidos assumidos por essa palavra reside nas consequências que derivam

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima se chama "Integración sí, pero cuál?" e foi publicado no site www.alainet.org.
    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, com relação às consequências de um dos sentidos assumidos pela palavra "integración" no texto, analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está errada, pois a condição de miséria de inúmeras pessoas no campo é, na verdade, uma dessas consequências.
    B) Essa alternativa está errada, pois a destruição do meio ambiente em ritmo acelerado também é uma das consequências.
    C) Essa alternativa está errada, já que as consequências não derivam da solidariedade crescente entre os países da América Latina.
    D) Essa alternativa está errada, já que as consequências não derivam do aprofundamento da crise econômica e das diferenças sociais.
    E) Essa alternativa está correta, pois as consequências em que reside a crítica suscitada no texto em relação a um dos sentidos assumidos pela palavra em destaque derivam do enlace comercial dos países da América do Norte, que seria contrário à ALBA.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra E.

    Gabarito dado pela banca: letra E.
    Gabarito do professor: letra E.