SóProvas


ID
2726059
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

¿Están locos los españoles?


¿Están locos los españoles? Esa fue la pregunta que me hizo un alemán en el año 1991. “Ni siquiera este próspero país podría permitirse organizar unos Juegos Olímpicos y una Expo al mismo tiempo”, me dijo. Desde entonces hemos creado una red de trenes de alta velocidad envidia de los alemanes, tenemos más kilómetros per capita de autopistas que ellos, el metro de Madrid es considerado el segundo mejor del mundo, se han invertido cantidades fabulosas en enriquecer a los constructores, a los partidos políticos y a no pocos bolsillos de políticos. Mientras, los sobrios alemanes seguían inyectando dinero en investigación y desarrollo, con lo cual se mantienen como el primer país exportador de la UE.

Señores políticos, yo no gasto lo que no tengo. Es su responsabilidad el habernos metido en esta situación y espero que las urnas les castiguen a todas las formaciones políticas en la medida de su responsabilidad.

ESCÓS, F. A. Disponível em: www.elpaís.com.


A afirmativa que esclarece a opinião do autor da carta a respeito das escolhas de investimento feitas pelos administradores espanhóis é:

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima se trata de uma carta publicada no jornal online El País.
    Para identificarmos em qual das alternativas está a afirmativa que esclarece a opinião do autor da carta a respeito das escolhas de investimento feitas pelos administradores espanhóis, analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está errada, pois o fato da Alemanha não ter conseguido realizar dois grandes eventos simultaneamente não esclarece a opinião do autor com relação aos investimentos na Espanha.
    B) Essa alternativa está errada, de modo que o investimento espanhol em ações que visassem seu desenvolvimento, assim como fez a Alemanha, não é o que justifica a opinião do autor.
    C) Essa alternativa está errada, já que o investimento da Espanha nas redes de trem e metrô não é o que esclarece a opinião do autor com relação à crise.
    D) Essa alternativa está errada, pois o fato da Alemanha investir em pesquisas não é o ponto que justifica a opinião do autor da carta.
    E) Essa alternativa está certa, já que o autor esclarece a sua opinião (de que os políticos agiram com falta de responsabilidade) pelo fato de que a Espanha, mesmo não possuindo recursos o suficiente, investiu na modernização de vias de trem e metrô, realizou obras de infraestrutura, o que fez com que uma crise se iniciasse. Isso se percebe quando o autor põe "señores políticos, yo no gasto lo que no tengo".

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra E.

    Gabarito dado pela banca: letra E.
    Gabarito do professor: letra E.