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Prova INEP - 2021 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Espanhol - Edital 2020


ID
5009218
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

La violência como bella arte

    Pues bien, ‘Relatos Salvajes'. de Damián Szifrón. es sobre todo un brillante esfuerzo por poner rostro, por fotografiar, a Ia parte de Ia violência que tanto cuesta ver en el cine. De repente, el director argentino coloca al espectador ante el espectáculo, digamos putrefacto, de una sociedad enferma de su propia indolência, anestesiada por su ira, incapaz de entender el origen de Ia insatisfacción que Ia habita. ¿Cómo se quedan? Si, estamos delante de Ia una pelicula vocacionalmente violenta, obligadamente salvaje, pero, y sobre todo, deslumbrante en su claridad.
    Más allá del esplendor sabio de una producción perfecta, Io que más duele, Io que más divierte, Io que más conmueve es Ia sensación de reconocimiento. Cada uno de los damnificados, pese a su acento marcadamente argentino, somos nosotros. O, mejor, cada insulto proferido, y no siempre entendido, es nuestro, en algún momento ha salido de nuestra boca. O saldrá.
    La violência no es sólo eso que tanto desagrada a los profesionales del buen gusto, a los programadores de ópera o a los filósofos de Ia nada; Ia violência, Ia realmente insoportable, es también una cuestión de actitud, un simple gesto. Y esa violência está por todas partes, está dentro. Y Szifrón acierta a retratarla tan fielmente que no queda otra cosa que romper a reir. Aunque sólo sea de simple desesperación. Brillante, magistral incluso.

MARTINEZ. L Disponível em www.elmundo.ec Acesso em 13 abr 2015 (adaptado)


Nessa resenha crítica acerca do filme Relatos Salvajes, o autor evidencia o

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, analisaremos todas.

    A) Essa alternativa está errada, já que o filme não é uma obra puramente cômica que foi feita para "distrair" a sociedade da violência.

    B) Essa alternativa está errada, pois na resenha não é falado que a sociedade está apática perante a violência na atualidade.

    C) Essa alternativa está errada, pois o filme não promove nenhum tipo de empecilho, pelo contrário, ele promove uma identificação.

    D) Essa alternativa está errada, pois, apesar do autor citar o sotaque argentino, isso não é posto
    em evidência na crítica.

    E) Essa alternativa está correta, já que o autor da resenha crítica diz que o que mais causa emoção no espectador ao assistir o filme é a sensação de reconhecimento frente às situações de violência mostradas na obra.

    Logo, a resposta correta está na alternativa E.


    Gabarito do professor: Letra E.




  • GABARITO - E

    O, mejor, cada insulto proferido, y no siempre entendido, es nuestro, en algún momento ha salido de nuestra boca.

    Este trecho demonstra o autorreconhecimento que o autor faz sobre os comportamentos humanos diante da violência.

    Caveeeeeira!

  • Projeto Enem com correção de Redação - 2021

    ✅ Notas de acordo com cada competência .

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    Pacotes:

    1 redação: R$8,00

    2 redações: R$10,00

    Whatsapp para contato

    21985748011

    Professora Ana Paula

  • "Más allá del esplendor sabio de una producción perfecta, Io que más duele, Io que más divierte, Io que más conmueve es Ia sensación de reconocimiento."


ID
5009221
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Oye, Pito, ésta es: Ia vida bruta de un boy

mis tierras eran

nuevo méxico, colorado,

California, arizona, tejas,

y muchos otros senderos,

aún cuando Ia luz existia

sonrientemente

en Ias palabras

de mis antepasados...

era entonces hombre,

maduro y sencillo

como los cerros y los peñascos,

y mi cultura era el atole,

el chaquehue, y los buenos dias;

mi idioma cantaba

versículos

por los cañones

de tierra roja

y tierra amarilla...


Hoy sí, hoy ya no soy

mejicano ni hispano

ni tampoco americano,

pero soy — y bien Io siento ser —

una sombra del pasado

y un esfuerzo

hacia el futuro...

SANCHEZ. R Disponível em: www matenaldelectura.com. Acesso em :4 dez. 2017 


Ao abordar a expropriação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos, o eu lírico do poema revela um(a)

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, analisaremos todas.

    A) Essa alternativa está errada, pois o eu lírico não diz no poema que a língua de seus antepassados foi rejeitada.

    B) Essa alternativa está errada, pois o eu lírico, em momento algum do texto, evidencia o desejo de ser um estadunidense.

    C) Essa alternativa está errada, já que no texto não é falado sobre esse sentimento de certeza
    frente à mudança de tradições.

    D) Essa alternativa está errada, já que, durante o poema, o eu lírico não expressa querer que o mundo seja unificado culturalmente.

    E) Essa alternativa está certa, pois, ao final do poema, o eu lírico diz já não pertencer mais a nenhum país, diz não ser nem mexicano, nem hispano, nem estadunidense, e fica sem saber o seu lugar.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa E.

    Gabarito do professor: Letra E.

  • Projeto Enem com correção de Redação - 2021

    ✅ Notas de acordo com cada competência .

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    Pacotes:

    1 redação: R$8,00

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    Professora Ana Paula

  • Gab: E

    O conflito de identidade é identificado à partir da descrição de tradições que se perderam, fazendo com que o eu lírico não se identifique com nenhum povo (“[…] hoy ya no soy mejicano ni hispano ni tampoco americano soy […] una sombra del pasado…” / “hoje já não sou mexicano nem hispânico nem tão pouco americano […] sou uma sombra do passado…”).

    Fonte: Descomplica


ID
5009224
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

    Poco después apareció en casa de Elisenda Morales, arrastrando su cansancio y Ias contrariedades de un largo día que habia dejado su ánimo en ruinas. A pesar de todo, supo resistir lo, y cuando ella le ofreció una copa de mistela, abandonó su asiento para ir hasta Ia tienda en busca de algo más estimulante.
    Allí, en el corredor de Ia casa, en taburetes separados, recibieron los primeros cálidos soplos de Ia noche. Con su habitual entereza, Elisenda entró a conectar Ia luz de Ia sala, sofocando parte de su reflejo, mientras comentaba que asi estarian mejor. Al menos, pensó el tio Camarillo, no habia sacado Ia lámpara como otras veces, ni le había entregado alguno de sus álbumes, y parecia en cambio decidida a mantener en ascuas al vecindario. Aquélla fue Ia primera vez que en mucho tiempo dejaron de lado el tema de Ias rentas, para entrar con pies de plomo en el espinoso terreno de Ias confidencias.

SANCHEZ. H.El heros de la tamllia.Bogota Tercer Mundo. 1968

No texto, no qual é narrada a visita à casa de uma personagem, a expressão “entrar con pies de plomo" é utilizada para se referir ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.

    A) Essa alternativa está errada, pois a expressão não se refere à determinação das personagens.

    B) Essa alternativa está errada, pois no texto não é entendido que as personagens são insensíveis
    diante de temas do passado.

    C) Essa alternativa está errada, pois a expressão destacada diz respeito aos problemas familiares, e não aos problemas financeiros.

    D) Essa alternativa está errada, pois a expressão em destaque não evidencia a disposição ou falta dela das personagens.

    E) Essa alternativa está certa, pois a palavra "plomo" significa "chumbo", e dizer que as personagens entrariam "com pies de plomo en el espinoso terreno de las confidencias" significa dizer que elas entrariam "com pés de chumbo" em um terreno espinhoso, ou seja, com cuidados para que não se machuquem ao tratar de assuntos íntimos familiares.

    Sendo assim, a resposta correta é a letra E.


    Gabarito do professor: Letra E.





ID
5009227
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Pablo Pueblo

Regresa un hombre en silencio
De su trabajo cansado
Su paso no lleva prisa
Su sombra nunca Io alcanza

Lo espera el barrio de siempre
Con el farol en la esquina
Con la basura allá en frente
Y el ruido de la cantina

Pablo Pueblo
llega hasta el zaguán oscuro
Y vuelve a ver las paredes
Con las viejas papeletas
Que prometían futuros
en lides politiqueras
Y en su cara se dibuja
la decepción de la espera

BLADES. R Disponível em: http//rubenblades.com  Acesso em: 26 Jun 2012 (fragmento)

Rubén Blades é um compositor panamenho de canções socialmente engajadas, O titulo Pablo Pueblo, associado ao conteúdo da letra da canção, revela uma crítica social ao

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos uma a uma.

    A) Essa alternativa está correta, pois, ao final do texto, é dito que Pablo Pueblo vê as paredes com os mesmos papéis que prometiam um futuro promissor na política, mas em seu rosto está a decepção, o que nos faz entender que a política em seu país não está passando por um bom momento.

    B) Essa alternativa está errada, pois no texto não é deixado claro que toda a sociedade sofre com tal problemática,

    C) Essa alternativa está errada, pois no texto não se evidencia a exploração dos indivíduos.

    D) Essa alternativa está errada, já que o objetivo do texto não é esse, até porque o silêncio do personagem não se dá pela não resolução de suas inquietações pessoais.

    E) Essa alternativa está errada, pois no texto não é falado sobre a atuação do indivíduo em seu bairro especificamente.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa A.


    Gabarito do professor: Letra A.


ID
5009230
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Los propietarios de Ia libertad

    Las palabras cumplen ciclos; Ias actitudes también. Sin embargo, cuando las palabras designan actitudes, los ciclos se vuelven más complejos. Cuando el hoy tan denostado Sartre puso la palabra compromiso sobre el tapete y hasta Mac Leish publicó un libro sobre la responsabilidad de los intelectuales, estas dos palabras, compromiso y responsabilidad, designaban actitudes que, sin ser gemelas, eran bastante afines. Salvo contadas excepciones, los intelectuales de entonces las hicieron suyas y, equivocados o no, dijeron sin eufemismos por qué empeño se Ia jugaban.

Los intelectuales latinoamericanos también comprendíeron dónde estaba esta vez el enemigo. Sólo entonces empezó Ia mala prensa. Los grandes pontífices de Ia propaganda subrayaron una y otra vez Ia palabra libertad y denostaron el compromiso. Libertad no era librarse de Batista o de Somoza, sino mantener Ia prensa libre. Libertad es Ia emocionada comprobación de que Ia gran prensa norteamericana es capaz de descubrir que Lumumba o Allende fueron liquidados por la CIA, sin poner el acento en que eso no sirve para resucitarios.

   ¿ Y compromiso? Es Ia actitud que adoptan ciertos Intelectuales, cuya carga ideológica perjudica notoriamente su arte. Después de todo, ¿como se atreven a frecuentar las provincias dei espíritu, si es público y notorio que tales ámbitos son patrimônio exclusivo de los  propietarios de Ia libertad?

BENEDETTI. M Perpiejidades de fin de siglo.

Buenos Aires. Sudamericana, 1993 (adaptado)


Transformar palavras em atitudes tem sido um dos grandes dilemas dos intelectuais. Ao ponderar sobre essa temática, o autor, um dos grandes críticos e literatos latino-americanos da atualidade, leva o leitor a perceber que

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.

    A) Essa alternativa está errada, pois no texto não se fala em compromisso político.

    B) Essa alternativa está errada, pois no texto não é posto que as pessoas são governadas por costumes sociais.

    C) Essa alternativa está certa, já que, ao final do texto, o autor põe que a carga ideológica, ou seja, o compromisso, adotada pelos intelectuais prejudica notoriamente sua arte.

    D) Essa alternativa está errada, pois no texto não é dito que o compromisso é impedido pela

    E) Essa alternativa está errada, já que, na verdade, não é posto no texto que os intelectuais não
    criticam o poder.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa C.


    Gabarito do professor: Letra C.

  • ¿ Y compromiso? Es Ia actitud que adoptan ciertos Intelectuales, cuya carga ideológica perjudica notoriamente su arte. Después de todo, ¿como se atreven a frecuentar las provincias dei espíritu, si es público y notorio que tales ámbitos son patrimônio exclusivo de los propietarios de Ia libertad?

    o compromisso ideológico de alguns intelectuais está refletido em suas obras.

  • Projeto Enem com correção de Redação- 2021

    ✅ Notas de acordo com cada competência .

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    Pacotes:

    1 redação: R$8,00

    2 redações: R$10,00

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    Professora Ana Paula