- ID
- 1580707
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CSM
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Fonoaudiologia
- Assuntos
Em relação às principais características dos tipos de disartrias, é INCORRETO afirmar que na disartria:
Em relação às principais características dos tipos de disartrias, é INCORRETO afirmar que na disartria:
Correlacione os músculos da mastigação às suas ações principais na mandíbula, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
MÚSCULOS AÇÕES NA MANDÍBULA
I - Masseter ( ) Elevação e retração.
II - Temporal ( ) Elevação, protrusão e lateralização.
III- Pterigóideo Medial ( ) Protrusão, abertura e lateralização.
IV - Pterigóideo Lateral ( ) Elevação e lateralização.
Sobre o envelhecimento vocal é correto afirmar que:
Assinale a opção que apresenta um indicador de qualidade do programa de triagem auditiva neonatal, recomendado pelo JOINT COMMITTEE ON INFANT HEARING.
São características da disfagia em pacientes com paralisia cerebral:
Na etapa de verificação da prótese auditiva em crianças, qual é a opção preferencial de avaliação que permite amplificação segura em termos de exposição a sons intensos?
O protocolo de avaliação vocal clínica, citado pela American Speech Hearing Association- ASHA (2005), que propõe uma escala visual analógica de 100 mm em ordem crescente de severidade dos parâmetros vocais é denominado:
Assinale a opção correta em relação à perda auditiva ocupacional.
Uma criança de 09 anos, com o diagnóstico de autismo, apresenta habilidade para memorizar e repetir oralmente listas e diálogos de filmes. Ao ser advertida pela mãe para que deixe de se molhar, pergunta à ela: "você está brigando ou está ensinando? ". Tal dificuldade do autista em atribuir pensamentos para predizer o comportamento de outras pessoas é estudada na teoria:
Em relação à função de deglutição é correto afirmar que:
Como se denomina a patologia auditiva em que o paciente pode apresentar queixas de zumbido, hipoacusia e tontura, onde na audiometria a audição pode variar de normal à perda auditiva neurossensorial e a imitanciometria mostra curva tipo A e presença do Fenômeno de Túlio?
Qual conduta NÄO deve ser adotada na intervenção fonoaudiológica nos bebês que apresentam sintomas de hipertonia?
Assinale a opção correta em relação ao distúrbio de processamento auditivo.
A dificuldade em manter os lábios fechados devido à discrepância óssea, com eversão do lábio inferior e ressecamento de sua mucosa, associada à hipofunção do lábio superior, são características morfofuncionais nas desproporções maxilomandibulares encontradas:
Como se denomina o tipo de agrafia que se caracteriza pelo prejuízo na escrita e na soletração oral de palavras não familiares ou de não-palavras, onde não se observa o efeito de regularidade?
O distúrbio da audição caracterizado por alteração no sistema auditivo periférico, redução dos limiares aéreos e ósseos e presença de recrutamento, está localizado:
Na atuação fonoaudiológica clínica em alimentação de recém-nascidos, antes da avaliação com alimentos, quais reflexos protetivos devem ser observados?
Dependendo da necessidade do paciente, a traqueostomia pode ser temporária ou definitiva. A traqueostomia definitiva é usada nos casos de:
Em relação às funções estomatognáticas é correto afirmar que:
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo em relação ao uso do mascaramento clínico e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Aplica-se o mascaramento na audiometria vocal quando há uma diferença maior ou igual a 45 dB entre a intensidade da orelha testada e a média tritonal de via óssea da orelha não testada.
( ) A curva sombra aparece no audiograma quando há lateralização das respostas.
( ) Durante a testagem, a atenuação interaural por via óssea está em torno de 40 dB.
( ) Ao testar a via óssea de uma orelha deve-se sempre usar o mascaramento na orelha não testada.
( ) Ao utilizar o ruído mascarante nos tons puros, a preferência
deve ser pelo White Noise em detrimento do Narrow
Band.
São causas das disartrias congênitas na infância:
Correlacione as abordagens e métodos de tratamento fonoaudiológico das disfonias às suas respectivas técnicas, classificados por Behlau (2002), e em seguida assinale a opção que apresenta a sequência correta.
ABORDAGENS/ MÉTODOS TÉCNICAS
I - Auditivo ( ) manipulação digital da laringe.
II - Fala ( ) marca-passo vocal.
III- Sons Facilitadores ( ) voz salmodiada.
IV - Competência fonatória ( ) sons nasais.
( ) "b" prolongado.
V - Corporal ( ) rotação de língua no vestíbulo.
Qual é a síndrome caracterizada pela desmielinização dos nervos cranianos periféricos, que ocasiona redução da sensibilidade e da força muscular, que pode comprometer toda a musculatura oral e faríngea e impossibilitar a deglutição até mesmo de saliva, sendo um dos primeiros sinais de recuperação o retorno da deglutição?
Assinale a opção que descreve corretamente os distúrbios de movimentos.
Como se denomina a síndrome que pode ser considerada uma das mais importantes etiologias dos distúrbios da comunicação de base genética, caracterizada por fenótipo variável, podendo apresentar orelhas grandes e evertidas, frontal proeminente, prognatismo e macrorquidismo, cujas manifestações fonoaudiológicas variam e estão correlacionadas à presença ou não de deficiência mental, e que pode ocasionar nos indivíduos do sexo masculino graves distúrbios de linguagem e aprendizagem, fala com ritmo aumentado e voz em baixa intensidade?
Sobre as diversas teorias conceituais do desenvolvimento da linguagem, pode-se afirmar que para a tradição
Na avaliação de processamento auditivo central, qual habilidade auditiva refere-se ao mecanismo fisiológico auditivo de reconhecer sons distorcidos recebidos em escuta monótica?
Qual exame é considerado padrão ouro para determinação dos limiares auditivos?
São consideradas alterações vocais características do quadro de disfonia espástica na paralisia pseudobulbar:
Qual é a estrutura cerebral responsável pela interconexão das áreas de Wernicke e Broca?
Sobre a análise linguística em indivíduos com autismo, qual afirmativa abaixo NÃO está correta?
Quais são as indicações para o uso da válvula de fala em crianças e adultos?
Em cirurgia de cabeça e pescoço quando são ressecados toda a cartilagem tireóidea, prega vocal, ventrículo e prega vestibular do lado acometido, podendo incluir a epiglote e uma das aritenóides com preservação da subglote, pode-se afirmar que se trata de uma:
Na triagem auditiva neonatal, a presença de emissões otoacústicas por estímulo transiente e a ausência do reflexo cócleo-palpebral, são sugestivos de alteração:
A respeito do desenvolvimento do sistema fonológico da língua, pode-se afirmar que:
o quadro clínico caracterizado por dificuldades na compreensão da fala, com mínimas alterações na expressão oral, com preservação da leitura e escrita, decorrentes do distúrbio do reconhecimento do som verbal, é produzido por lesões nas seguintes estruturas anatômicas:
Ao avaliar a linguagem espontânea de uma criança de 4 anos foram observadas as seguintes alterações: copo> /popo/ , chato>/dato/ e galo> / talo/ . Este quadro representa, respectivamente, os seguintes processos fonológicos descritos por Grunwell, In Bishop (2002) :
Assinale a opção correta sobre a disfluência neurológica.
Em qual idade é esperado que a criança manifeste a habilidade de localização da fonte sonora no plano horizontal, e localização indireta para baixo e para cima?
A estratégia de leitura bottom-up, a leitura com erros de regularização, a boa leitura de não-palavras, o léxico visual pobre, a escuta com erros fonéticos e a dificuldade em palavras irregulares são características de qual tipo de dislexia?
É o músculo facial cuja ação é aproximar e comprimir os lábios, além de impedir o escape de alimentos durante a mastigação:
Considere que uma criança do sexo masculino de cinco anos, começou a falar por volta dos dezoito meses, apresentando evolução lenta da linguagem. No momento, esta criança apresenta linguagem com inteligibilidade prejudicada, vocabulário reduzido, enunciados simples em extensão e complexidade e discurso narrativo limitado quanto à coesão e coerência. Essas características indicam um provável caso de:
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo,
em relação à intervenção fonoaudiológica nas fissuras labiopalatinas
e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência
correta.
( ) Para prevenção de distúrbio articulatório compensatório,
no período em que a fissura está aberta, deve-se realizar
a oclusão das narinas de forma suave e intermitente
durante o jogo vocal.
( ) Os exercícios de sopro ou de inflar bochechas podem ser
usados como forma de desenvolver a consciência da pressão
intraoral, visando eliminar o distúrbio articulatório compensatório.
( ) Nos casos de insuficiência velofaríngea, com redução no
movimento de paredes faríngeas, o tratamento de escolha
é o obturador faríngeo associado à fonoterapia.
( ) O distúrbio articulatório compensatório ou articulação
compensatória não podem ser eliminados antes da correção
do defeito anatômico.
( ) Para os casos de otite média crônica, podem ser indicadas
a amplificação sonora, o uso de sistema de frequência
modulada (FM) e a amplificação em campo livre, dentre
outras alternativas.
Segundo Campbell e Hill (1995), citados In Fernandes e col. (2010), é considerada disfluência atípica a presença na fala de:
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.
A relação entre distúrbio de processamento auditivo com alterações na imitanciometria pode ser evidenciada pela curva tipo__________ à timpanometria e ____________.
Para uma paciente com quadro de disfagia neurogênica e história de aspiração em todas as consistências alimentares e em volumes variados, a indicação terapêutica considerada cautelosa e simplificada que reduz possíveis complicações é a terapia:
Sobre a discalculia do desenvolvimento, assinale a opção correta.
A dificuldade na habilidade de decodificação e soletração resultantes de déficit no componente fonológico da linguagem, além de outras características, é chamada de:
Sobre os distúrbios de aprendizagem de origem primária, segundo Capellini (2004) In Capellini e colaboradores (2011), é correto afirmar que são decorrentes de:
Assinale a opção que apresenta uma mudança fisiológica que pode ser ocasionada pela presença de traqueostomia.