SóProvas



Prova UEM - 2017 - UEM - Físico


ID
2528755
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Sabendo que o grau de liberdade é o número de variáveis necessárias para se descrever o movimento de uma partícula completamente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O número de vibrações possíveis é calculado da seguinte forma: multiplica o número de átomos da molécula por 3 (obtendo o graus de liberdade da molécula) e desse número subtraia 6 (3 movimentos de translação e 3 movimentos de rotação). Logo, a resultante é 3N - 6 vibrações possíveis;

    As moléculas lineares tem apenas 2 graus de liberdade rotacional, por tanto elas têm (3N – 5) graus de liberdade vibracional.

     

    Fonte: www.searadaciencia.ufc.br/especiais/fisica/raman/raman1.htm (adaptado)


ID
2528758
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação às regras de seleção para espectroscopia vibracional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No infravermelho, são analisadas as vibrações de estiramento e rotação das ligações. Nos casos de simetria de eletronegatividade, no entanto, não é possível verificar o estiramento, visto que a ligação não tem momento de dipolo.

  • Para quem não é físico, em outras palavras.

    Raman --> não precisa ter momento dipolo para a molécula vibrar.

    IV --> a molécula precisa ter momento dipolo, se não tiver, é "invisível" ao IV.

  • Apenas moléculas que têm momento dipolo que muda em função do tempo absorvem IV.


ID
2528761
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um material em pó e higroscópico que apresenta absorção na região entre 500 e 600 nm precisa ser caracterizado com relação a seus modos vibracionais. Nestas condições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alguem pode explicar pq não é a E

  • A letra E está incorreta, pois o pó não precisa ser disperso em outro meio para ser analisado por Raman, A dispersão em KBr ou outro meio é feito apenas no preparo de amostras para FTIR.


ID
2528770
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física

Com relação ao espalhamento inelástico da radiação eletromagnética, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2528773
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física

Em processos de emissão mediante a excitação de uma molécula com radiação eletromagnética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito deveria ser a letra D.  

  • Também acho que sim Rebecca...

  • Acredito que a C esteja errada pois,

    Fluorescência: envolve a transição ded um estado excitado singleto para fundamental singleto

    Fosforecência: envolve a transição de um estado excitado triplete para estado fundamental singleto.

    Fonte : Skoog

  • Diz-se fosforescência o decaimento radiativo de um estado de multiplicidade diferente daquele do estado fundamental. É um processo proibido por spin e, consequentemente, é lento. (Shiriver e Atkins, Química Inorgânica, 4ed). A resposta C vai ao encontro com essa explicação. No entanto, o que torna a alternativa D incorreta?


ID
2528776
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em espectros na região do infravermelho médio (4.000 a 400 cm-1), é comum apresentarem contribuições externas, como gás carbônico (CO2), água livre (H2O) e vapor de água. Com relação a estas contribuições assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2528779
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando um material que obedece à Lei de Beer-Lambert I = I0e-βL, na qual I e I0 são as intensidades do feixe transmitido e incidente, respectivamente, β é o coeficiente de absorção óptico e L é a espessura da amostra. Sendo o comprimento de onda incidente fixo, assinale o que for correto.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A)


    B) Errado. A lei de Beer estabelece uma correlação linear de primeiro grau entre Absorbância e concentração. Quando representada graficamente, essa correlação é designada espectro de absorção.

    C) Quando se altera a espessura do meio óptico, o valor da absorbância é alterado de maneira inversamente proporcional. Ou seja, quando maior o valor/espessura do meio óptico, menor a absorbância.

    D) O coeficiente de absorção óptica ( ou coeficiente de absortividade) é uma constante definida fundamentalmente pelas características moleculares do analito.

    E) Dobrando a espessura, o valor da ABSORBÂNCIA diminui pela metade.


ID
2528782
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A escolha da técnica espectroscópica adequada depende da energia da interação a ser estudada. Com relação à técnica experimental mais adequada, assinale o que for correto.

Alternativas
Comentários
  • A/B) A espectrometria de infravermelho e a espectroscopia Raman são técnicas vibracionais.

    C) A explicação da C seria para espectroscopia Raman.

    D) A espectroscopia Raman e, de infravermelho são indicadas para o estudo da estrutura cristalina de sólidos.

    E) Correta

  • A) a espectroscopia no infravermelho é a mais indicada para o estudo dos modos vibracionais das grupos funcionais das moléculas cujos dipolos variam com o tempo;

    B) A espectroscopia Raman é indicada para o estudo das transições eletrônicas entre níveis com diferentes estados de spin.

    C) A espectroscopia Raman é a mais adequada para o estudo da interação inelástica dos fótons incidentes com os modos vibracionais da amostra.

    D) A espectroscopia no ultravioleta-visível é indicada para o estudo da transições eletrônicas em moléculas orgânicas.

    E) A espectroscopia FT-Raman é indicada para o estudo dos modos vibracionais de amostras que apresentam luminescência na região do ultravioleta-visível.


ID
2528785
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta em relação à adoção.

Alternativas
Comentários
  • Letra A (Incorreta) -  Art. 40. O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

    Letra B (Correta) - Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

    Letra C (Incorreta) - Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

    Letra D (Incorreta) - Art. 42, §2º Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

    Letra E (Incorreta) - Art. 42, §3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

  • Já existe jurisprudência a respeito do Art. 42, §2° divulgado  no Informativo 500 do STJ (e cujo acórdão já foi publicado), é paradigmático. O STJ, concedendo interpretação a partir da proteção a incapazes e da idéia de solidariedade e socioafetividade, simplesmente afasta a vedação legal de adoção conjunta por irmãos (pelo ECA só podem adotar conjuntamente quem seja casado ou viva em união estável).

  • Segue a decisão que o colega Cássio mencionou:

    Segundo o Superior Tribunal de Justiça, é possível, no melhor interesse da criança, relativizar proibição do Estatuto da Criança e do Adolescente para permitir que dois irmãos adotem conjuntamente uma criança. No precedente, um casal de irmãos solteiros que viviam juntos passou a cuidar de criança órfã, com ela desenvolvendo relações de afeto. Nesse caso não se deve ficar restrito às fórmulas clássicas de família, reconhecendo-se outras configurações familiares estáveis. REsp 1.217.415-RS, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 19/6/2012. (Info 500).

    Todavia, devemos atentar para o comando da questão "De acordo com o Estatuto da Criança e do adolescente..."

    Bons estudos!!

  • Art. 40) O adotando deve contar com, no máximo, 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

    Art. 41) A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

    Art. 42) Podem adotar os maiores de 18 anos, independetemente do estado civil.

    Art. 42, 2º) Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou matenham união estável, comprovada a estabilidade da família. 

    Art. 42, 3º) O adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando.

  • Ola pessoal! GABARITO B 

    IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS?  O legislador ordinário foi bem atuante ao propor os impedimentos matrimoniais. Os impedimentos estão ligados aos casos de casamento entre irmãos, por exemplo, você adota um adolescente que passa a ser o seu filho e ter todos os direitos e etc, em um determinado tempo ele inicia um relacionamento com uma mulher, após breve periodo de relacionamento decidem se casar. Porem o pai do adotado descobre que a futura esposa do seu filho, é a sua irmã de sangue.. Que problemão.. :D 

    Deus abençõe. Instagram: @romulopotter segue la :)

  •  

     d)Para adoção conjunta, não é necessário que os adotantes sejam casados civilmente ou que mantenham união estável. 

     

    Na minha interpretação essa alternativa ficou meio confusa.observem:

     

    Artigo 42 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

     

    § 4º Os divorciados e os judicialmente separados poderão adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas, e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância da sociedade conjugal.

  • LEI Nº 8.069/1990

    a) no máximo 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes (Art. 40);

    c) podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil (Art. 42);

    d) é indispensável que sejam casados civilmente ou mantenham união estável (Art. 42, §2º);

    e) o adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando (Art. 42, §3º);

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B

  • A questão exige o conhecimento da adoção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é a forma de colocação em família substituta mais “forte”/completa, ou seja, cria um laço jurídico definitivo e irrevogável entre a nova família e o infante, passando estes a serem pai/mãe e filho, sem qualquer distinção com o filho biológico.

    ALTERNATIVA A: INCORRETA. A idade máxima do adotando deve ser de 18 anos, e não 16 anos, a não ser que ele já esteja sob guarda ou tutela da família substituta.

    Art. 40 ECA: o adotando deve contar com, no máximo, 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. A adoção atribui ao adotado a condição de filho para todas as situações, sem qualquer restrição, inclusive para os direitos sucessórios (que são recíprocos), salvo os impedimentos matrimoniais. Veja:

    Art. 41 ECA: a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

    ALTERNATIVA C: INCORRETA. A idade mínima para adotar é de 18 anos, e não 21. Veja:

    Art. 42 ECA: podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil.

    Cuidado: esse artigo sofreu alteração em 2009, em decorrência da redução da menoridade civil.

    Cuidado 2: o estado civil não é importante para a adoção unilateral. Já para a adoção bilateral (ou seja, do casal), é necessário que eles sejam casados civilmente ou vivam em união estável, de modo a comprovar a estabilidade familiar.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. Para a adoção conjunta é necessário, sim, que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável. Veja:

    Art. 42, §2º, ECA: para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

    ALTERNATIVA E: INCORRETA. A diferença mínima de idade entre o pai adotivo e o adotando deve ser de, pelo menos, 16 anos, e não 5. Veja o que dispõe o art. 42, §3º, do ECA:

    Art. 42, §3º, ECA: o adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando.

    Atenção: o STJ (informativo nº 658) tem posicionamento no sentido de que a diferença etária mínima de 16 anos entre o adotante e o adotado é requisito legal para adoção que pode ser flexibilizado à luz do princípio da socioafetividade.

    GABARITO: B


ID
2528788
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, como é considerada a função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra D.

    A questão encontra resposta no art. 89 do ECA:

    Art. 89. A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada

  • O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA é um órgão colegiado permanente de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no artigo 88 da lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Integra a estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

    Fonte: http://www.sdh.gov.br/sobre/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda

     

     

  • Cuidado para não confundir pois de acordo com o artigo 134 membro dos conselhos tutelares municipais e distritais esses sim serão remunerados

  • Artigo 89) A função de membro do COnselho Nacional e dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

  • GABARITO: D

     

    Art. 89. A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

  • d) CERTO (responde todas as demais)

    Art. 89 do ECA. A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

  • A questão exige o conhecimento literal do art. 89 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre a função de membro do Conselho Nacional e dos Conselhos Estaduais e municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Veja:

    Art. 89 ECA: a função de membro do Conselho Nacional e dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

    Apesar de a questão ter sido direta e literal, destaco o entendimento de Nucci: “ a integração da sociedade nos Conselhos não gera remuneração, pois faz parte de um direito-dever de cidadão. Porém, constitui, sem dúvida, atividade relevante, de interesse público. Para fins de consideração geral, inclusive concursos públicos, deve ter peso eficiente na classificação”.

    Fonte: Nucci, Guilherme de Souza. Estatuto da Criança e do Adolescente comentado: em busca da Constituição Federal das Crianças e dos Adolescentes. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2014. Pág. 254.

    Gabarito: D