SóProvas



Prova UERJ - 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas


ID
5605960
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada.

São Paulo: Summus, 2003. 


A projeção da imagem corporativa de uma organização, traduzindo sua missão, visão, valores, filosofias e políticas, é atribuição da seguinte área da comunicação integrada:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Q677916 - A missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação e seus talentos humanos fazem parte da identidade institucional da organização.

    Q1286252 - Da definição da missão, visão e valores, respectivamente, da identidade organizacional na gestão estratégica: A razão de ser, ponto almejado no futuro; os princípios institucionais.

     A identidade institucional é a expressão que confere personalidade e traduz o que se considera ideal para a instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores, onde missão define a razão da existência; visão, a situação desejável para o futuro; e os valores constituem a base de tudo o que se acredita como certo e adequado.


ID
5605963
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Dentre os múltiplos significados da expressão comunicação pública, é possível encontrar um ponto comum de entendimento que é aquele que diz respeito a um processo comunicativo que se instaura entre atores na esfera pública com o objetivo de informar para a construção da cidadania.

BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.)

Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.


Além de representantes da esfera econômica, a comunicação pública também reúne atores dos seguintes segmentos:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    A Comunicação Pública é um conceito que tem origem na noção de comunicação governamental. A raiz da evolução está na viabilização da democracia e na transformação do perfil da sociedade brasileira a partir da década de 1980.

    Fonte: DUARTE, 2007.

  • Questão extramamente polêmica. A banca simplesmente omitiu um termo de suma importância para o entendimento da questão.

    A alternativa D deveria estar formulada da seguinte forma: sociedade civil e poder público.

    Ao deixar apenas a palavra "poder" deixa em aberto toda a diversidade de poderes possíveis. Entre eles:o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.


ID
5605966
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A influência por parte da mídia depende, efetivamente, do grau de exposição a que o receptor esteja exposto, mas, mais que isso, do tipo de mídia, do grau de relevância e interesse que este receptor venha emprestar ao tema, a saliência que ele lhe reconhecer, sua necessidade de orientação ou sua falta de informação, ou, ainda, seu grau de incerteza, além dos diferentes níveis de comunicação interpessoal que desenvolver.

HOHLFELDT, A. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação. 

In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.; FRANÇA, V. V. (Orgs.).

Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2008.


Em relação ao papel da cobertura noticiosa da mídia, o trecho acima dialoga com a hipótese teórica nomeada de:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição. (Hohlfeldt, Martino e França, Veiga. 2010.)

    Agenda setting, há a tendência de as pessoas incluírem ou excluírem dos próprios conhecimentos aquilo que os

    mass media incluem ou excluem do próprio conteúdo. 

    Efeito de enciclopédia – que pode, ou não, ser provocado pela mídia.

    Tematização – é o procedimento implicitamente ligado à centralidade, na medida em que se trata da capacidade de dar o destaque necessário (sua formulação, a maneira pela qual o assunto é exposto), de modo a chamar a atenção. Um dos desdobramentos da tematização é a chamada suíte de uma matéria, ou seja, os múltiplos desdobramentos que a informação vai recebendo, de maneira a manter presa a atenção do receptor naquele assunto.

  • "Pressupostos da hipótese de agendamento: O fluxo contínuo de informação - este fluxo gera o que McCombs (HOHFELDT, 2002) denominará efeito de enciclopédia, que pode ser provocado pela mídia. De manhã à noite, as pessoas recebem inúmeras informações que, na maioria das vezes, levam- nas ao processo de entropia. Isso corresponde a um excesso de informações que, se não elaboradas corretamente pelo receptor, perdem-se ou geram situações imprevistas" ( ARAÚJO E SOUSA, p.103)

    FONTE: OBRAS JORNALÍSTICAS: UMA SÍNTESE ELLIS REGINA ARAÚJO e ELIZETE CRISTINA DE SOUZA


ID
5605969
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Art. 19 − (...) o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

Lei Federal nº 12.965, de 23 de abril de 2014. planalto.gov.br.


O artigo citado está contido na seção III da lei e se refere aos fatores que condicionam a responsabilização de provedores de aplicações de internet, em função de conteúdos gerados por terceiros em suas plataformas.

Com base no texto, observa-se que tal norma tem por objetivo imputar a esses provedores a seguinte obrigação:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    RESPONSABILIDADE CIVIL. SITE DE RELACIONAMENTO. MENSAGENS OFENSIVAS. A responsabilidade objetiva, prevista no art. 927, parágrafo único, do CC, não se aplica a empresa hospedeira de site de relacionamento no caso de mensagens com conteúdo ofensivo inseridas por usuários. O entendimento pacificado da Turma é que o dano decorrente dessas mensagens não constitui risco inerente à atividade dos provedores de conteúdo. A fiscalização prévia do teor das informações postadas pelo usuário não é atividade do administrador de rede social, portanto seu dever é retirar do ar, logo que for comunicado, o texto ou a imagem que possuem conteúdo ilícito, apenas podendo responder por sua omissão. Precedentes citados: REsp 1.186.616-MG, DJe 31/8/2011, e REsp 1.175.675-RS, DJe 20/9/2011. , Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 17/4/2012.


ID
5605972
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Atualizando o conceito de “indústria cultural” de Theodor Adorno (1903 - 1969) para a cultura digital na contemporaneidade, o consumidor pode ser compreendido como:

Alternativas
Comentários
  • Sim sim, exatamente! Não sei porquê o site não dispõe apenas de questões conforme às alterações de Leis. Ou seja: questões atualizadas MESMO!


ID
5605975
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Com base no capítulo V da Constituição Federal, que trata “Da Comunicação Social”, conclui-se que é dever das empresas de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Na proteção dos chamados direitos da personalidade, tais como a honra, o nome, a privacidade e a intimidade de terceiros, contra manifestações e publicações que violem esses direitos, de acordo com a CF compete à lei federal estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.

    Código de Ética dos Jornalistas

    Art. 8º O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, caso em que a responsabilidade pela alteração será de seu autor.

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

    Art. 12. Independentemente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:        (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)


ID
5605978
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Se, antes das mídias sociais, a divulgação científica seguia interesses dos veículos de comunicação de massa, atualmente as produções sobre o tema ultrapassam os modelos instaurados por esses canais.

Oliveira, T. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da

comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital.

Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, 2018.


Com base na afirmação de Oliveira, pode-se fazer a seguinte inferência acerca da divulgação científica: 

Alternativas

ID
5605981
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos em áreas específicas ou de promover elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes.

Adaptado de Bueno, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação,v. 15, n. 1 (esp.), 2010.

Além de explicitar seu propósito, o texto citado também permite identificar a seguinte característica da comunicação científica:

Alternativas

ID
5612731
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

O ato de planejar passa por um processo em que algumas etapas estão sempre presentes. Não se planeja sem vinculação com determinada realidade. É preciso estudo, análise e reflexão para tomar decisões e escolher caminhos viáveis e coerentes com a situação trabalhada.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 
São Paulo: Summus, 2003.

No planejamento da comunicação integrada, as atividades de identificar a realidade situacional, de apurar informações e de apresentar as evidências fazem parte do processo de:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, ele fala na linha 35 e 36. Porém, como mudança..

  • letra c

    De acordo com Kunsch (2003), o diagnóstico de comunicação integrada é um processo que visa identificar a realidade situacional da empresa, suas práticas comunicativas, cenários e concorrentes.

    Diagnóstico de comunicação integrada

    1. É sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados, 
    2. Cenários (macro e microambiente, na chamada análise de cenários),
    • Microambiente: a empresa, seu segmento, contexto organizacional, concorrência, reputação, práticas comunicativas, canais, fornecedores, capacidades internas, políticas, e etc.
    • Macroambiente: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (PESTEL) e forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT ou Fofa)


ID
5612740
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

Numa perspectiva mais abrangente, stakeholders são todos aqueles que afetam e são afetados pelas ações organizacionais; numa perspectiva mais restrita, stakeholders são aqueles grupos que contribuem de forma decisiva para a sobrevivência e o desempenho da organização.

ALMEIDA, A. L. de C; BERTUCCI, J. L. de O. Gestão estratégica de stakeholders: aspectos relevantes na definição de políticas de relacionamento. In: MARCHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.


Na atualidade, em busca de relacionamento organizacional consistente, a política para classificação de stakeholders se estabelece da seguinte forma:

Alternativas

ID
5612743
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

100 anos de Paulo Freire: por que patrono da educação irrita tanto bolsonaristas

Morto há mais de 20 anos, educador ainda é reconhecido em diversos países, mas apoiadores do atual presidente da República insistem em atacar seu legado.

Um século depois de seu nascimento, Paulo Freire é homenageado por diversas autoridades e personalidades, como o ex-presidente Lula, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL), o professor Silvio Almeida, entre outros. Por outro lado, bolsonaristas o têm atacado – não só hoje, mas há algum tempo. Eduardo Bolsonaro usou suas redes sociais para criticar uma recente decisão da Justiça, que proibiu o ataque à honra do educador.

Adaptado de ultimosegundo.ig.com.br, 19/09/2021.


100 anos de Paulo Freire: ensinamentos do educador ainda são atuais

Conhecido desde 2012 como “Patrono da Educação Brasileira”, Freire atuou principalmente na educação de adultos em áreas proletárias de Pernambuco.

Neste 19 de setembro de 2021, o recifense Paulo Freire completaria 100 anos. Segundo estudiosos, as ideias do educador continuam representando um norte para escolas e universidades que veem a sala de aula como mecanismo de transformação social. “Por vivermos tempos repressivos, o legado dele volta ainda com mais força”, afirma Walkyria Monte Mór, professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia.

Adaptado de g1.globo.com, 19/09/2021. 


O centenário de Paulo Freire ganha a esfera pública ao trazer opiniões conflitantes conforme a força de reação de diferentes atores na sociedade.

Essa força de reação é definida de acordo com a seguinte propriedade da opinião pública:


Alternativas

ID
5612746
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

Pensar a ética da organização é buscar o que pode ser legitimado por uma coletividade, considerando os diferentes pontos de vista e seus respectivos poderes de influência. Também é preciso levar em conta o real interesse da organização empreender ações que permitam tratar do tema de maneira verdadeira, transformadora. Tudo porque a organização terá que investir, remodelar seu pensamento, se desfazer de preconceitos históricos, fazer concessões e, ao mesmo tempo, preparar-se para construir argumentos sólidos em defesa do que pode ser essencial, junto aos seus funcionários.

Adaptado de BENEVIDES, R. Ética nas relações com funcionários. In: ESTRELLA, C.; BENEVIDES, R.; FREITAS, R. (Orgs.). Por dentro da comunicação interna. Curitiba: Champagnat, 2009.


A partir da afirmação de Benevides, na elaboração técnica do Código de Ética da Organização, uma fonte estruturada de diagnóstico é a:

Alternativas

ID
5612749
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, registrou a seguinte resposta a convite feito pela Chefia de Cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC): 



Ofício nº 23/2019 - GBMA                                                                          Brasília, 23 de outubro de 2019.


A Sua Excelência o Senhor

Desembargador Cid José Goulart Júnior

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Santa Catarina

        Senhor Desembargador,

        Considerado o convite formalizado para a solenidade de outorga, ao ministro Jorge Mussi, da Medalha do Mérito Eleitoral Catarinense, a ser realizada em 25 de outubro de 2019, procedo à devolução, com as homenagens de estilo, do expediente a mim direcionado, no dia 17 anterior, por membro da Comissão de Cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral, ante a quebra da liturgia própria do Judiciário. Integrante de Cerimonial não se dirige diretamente a Ministro do Supremo.

        Atenciosamente,

Ministro Marco Aurélio

O Globo, 29/10/2019.


De acordo com o decreto federal nº 70.274/1972, que aprova as normas de cerimonial público, no caso relatado, o TRE-SC inobservou uma regra de:

Alternativas

ID
5612761
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

Para comunicar, é preciso analisar cada contexto, qual momento a empresa está vivendo, como os grupos reagem, pensam, desenvolvem ações, de que forma o indivíduo entende, percebe e sente. Somente com o detalhamento de contexto – ambientes interno e externo formando processos comunicativos – é que se pode alcançar eficácia na comunicação, pois esta ação fornece a segurança para a sua realização.
MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico
sobre a organização. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

Considerando a afirmação de Marchiori, na formação da cultura organizacional, a comunicação no ambiente interno auxilia no alcance do seguinte objetivo:

Alternativas

ID
5612764
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

Quanto maior a duração da mensuração dos resultados, mais os indicadores deixam de ser somente dados (brutos, isolados, sem relevância aparente), constituindo-se em informações (relevantes, contextualizadas) e passando a ser fonte de conhecimento, pois dão ao profissional a capacidade de reinterpretar a informação, desenvolvendo raciocínios próprios sobre ela. No contexto da avaliação e mensuração dos resultados em comunicação, é também importante evidenciar a diferença conceitual entre eficiência, eficácia e efetividade.
Adaptado de YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.

Nas etapas de avaliação e mensuração aplicadas à comunicação organizacional, uma métrica de eficácia é:

Alternativas

ID
5612767
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

As notícias institucionais são marcadas por necessidades e limitações organizacionais que influenciam e condicionam o modo de fazer (organização do trabalho e rotinas produtivas) e o que é feito (a notícia em si), assumindo, portanto, um caráter intencional e negociado.

MONTEIRO, G. F. A notícia institucional. In: DUARTE, J. Assessoria de imprensa e

relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2011.


Para promover a visibilidade pública da instituição, a assessoria de imprensa divulga as notícias que envolvem os seguintes aspectos:

Alternativas

ID
5612770
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Relações Públicas

Quando se trata de entender as marcas, os consumidores agora se conectam ativamente entre si, desenvolvendo relacionamentos de pesquisar e defender. Os netizens, em particular, têm conexões bem ativas em fóruns. Consumidores que precisam de mais informações os procurarão e se conectarão com outros que tenham mais conhecimentos e experiência. Dependendo da tendência mostrada durante a conversa, a conexão pode fortalecer ou enfraquecer a atração inicial da marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

O trabalho de gestão de mídias sociais estimula que o público se manifeste favoravelmente à marca. O movimento de fãs comunicando sobre a marca, a ponto de esclarecer às demais pessoas, é denominado de:

Alternativas