Em busca de um avanço naturalista nas suas obras, os
artistas Degas, Renoir e Monet passaram a explorar novas
composições artísticas, que resultaram no estilo denominado
Impressionismo.
Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação,
cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade
da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se
igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade
sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho
à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua
verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e
características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo
"persona".
O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará,
em português, a palavra pessoa é
A tipificação das formas de ação requer haver nestas um
sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação
linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas
formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu
sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos
individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles
se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos
como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas,
que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo
adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).
No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma,
define-se personagem enquanto um papel
No mundo da modernização, parece que o historiador perdeu
seu ofício e o passado, seu significado. Tudo muda muito rápido,
e as invenções modernas agitam a sociedade. As dificuldades
para que a sociedade humana se estabelecesse e conseguisse
construir uma cultura sofisticada foram imensas. Busca-se o
novo, não se valoriza, como antes, mais a experiência.
A dança de rua, também conhecida como street dance, é um
estilo de dança que se desenvolveu possivelmente nos Estados
Unidos, a partir do dance studio. Consiste em uma força de
dança que pode ser em rua, blocos, parques, locais abertos,
raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um
contexto urbano.
Surgida por volta de 1870 e reconhecida como a primeira
grande contribuição das camadas populares do Rio de Janeiro
à música do Brasil, que misturou elementos do lundu, da
polca e da habanera e influenciou outros gêneros populares
brasileiros identificada em alguns casos como tango brasileiro,
denomina-se
A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de
homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando
a música inicia, os homens vão em direção às mulheres,
diante das quais batem palmas como uma espécie de convite
para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando
continuamente em torno de si mesmo, ao mesmo tempo
formando um grande círculo que gira em sentido contrário
ao ponteiro do relógio. Nessa parte, observa-se a influência
indígena, quando os dançarinos fazem alguns movimentos
com o corpo curvado para a frente, sempre puxando-o com um
pé na frente, marcando acentuadamente o ritmo vibrante. (A
DANÇA, 2019).
A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música
e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da
universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro
brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira
escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de
formação de atores.
Duchamp é um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon,
de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de reputação no cenário artístico europeu,
Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração romantista, expressionista e cubista. Sua carreira
como pintor estendeu-se por mais alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata.
É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo se mudado para Nova Iorque e largado a Europa numa
espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte. Decorrente dessa fase, e em virtude de
seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: "A noiva despida pelos seus
celibatários", mesmo ou "O grande vidro".