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Questões de Artes Cênicas e Educação


ID
560038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conceito de Ações Físicas, elaborado e colocado em prática por Stanislavski, pressupõe que o ator, para a construção de personagens, utilize elementos que abrangem

Alternativas

ID
560041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Qualquer jogo tradicional é realizado tendo, como suporte, certo número de regras aceitas para colocá-lo em movimento. Os Jogos Teatrais apresentam como pressupostos básicos a combinação de regras que são estabelecidas entre os jogadores. Para que o jogo se encaminhe de forma satisfatória, é necessário que haja

Alternativas

ID
560050
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A utilização dos jogos tradicionais visando ao aquecimento pode contribuir para reunir os jogadores, fazendo com que aceitem as regras dos jogos e compreendam as vantagens de jogar. Tais procedimentos também contribuem para

Alternativas
Comentários
  • mobilizar o sistema físico como um todo, buscando a resposta orgânica necessária para superar o receio de arriscar-se.


ID
560056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A fala pode ser considerada como primeiro texto. É nos jogos simbólicos da primeira infância que nasce o texto. Esse fio condutor pode ser retomado pelos jogos teatrais, nas aulas de Teatro, nas quais o exercício espontâneo com a fala promove processos de cooperação que brotam, geralmente, do trabalho focado no(s) plano(s)

Alternativas

ID
560062
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo os PCN de ARTE, a experiência do Teatro na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação, a tolerância e a convivência com a ambiguidade. No processo de construção dessa linguagem, o jovem estabelece com os seus pares uma relação de trabalho combinando sua imaginação criadora com a prática e conscientizando-se disso por meio da observação de regras. O Teatro, como diálogo entre palco e plateia, pode-se tornar um dos parâmetros de orientação educacional. As aulas de Teatro, para tanto, deverão integrar-se

Alternativas
Comentários
  • Letra E - TEATRO É UMA ÁREA. TEATRO É LINGUAGEM! E assim como todas as áreas e linguagens, nós também temos objetivos, metodologias, avaliação etc. 


ID
560074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Dentre os conteúdos que fazem parte de um planejamento para o ensino de Teatro para crianças e jovens, pressupõe-se que os estudantes possam ter acesso aos procedimentos metodológicos diversificados, que envolvem a participação em

Alternativas

ID
560077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A avaliação é um dos procedimentos fundamentais no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. No Ensino Fundamental, o Teatro não deve prescindir desses momentos nos quais educadores podem detectar e avaliar a relevância dos encaminhamentos pedagógicos e artísticos.

Portanto, ao longo dos terceiro e quarto ciclos, espera-se que o aluno

Alternativas

ID
560080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na preparação dos alunos para a experiência artística, a socialização do espectador iniciante, aliada ao conhecimento técnico do Teatro e também a propostas de criação artística, são alguns dos procedimentos presentes em projetos de formação para a linguagem teatral. Tais procedimentos têm como objetivos incentivar o(a)

Alternativas

ID
560083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para que uma aula de Teatro, no meio escolar, se realize de forma adequada, é de grande valia que se estreitem laços afetivos e compreensivos com essa área.
Nessa perspectiva, são necessários requisitos fundamentais, quais sejam:

Alternativas

ID
1344667
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Pode-se relacionar a base desse processo de investigação própria do teatro com____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
1344670
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

    B) Processos de apreciação artística por meio de visitas a casas de espetáculo, vídeos e outras fontes como livros, filmes, fotos etc. [Gabarito]

    As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementada com processos de apreciação artística por meio de visitas a casas de espetáculo, vídeos e outras fontes como livros, filmes, fotos etc.

    Pg. 89

    LINK: https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/pcn-arte-peb.pdf


ID
1344673
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Por se compreender que, na investigação proposta pelos exercícios de expressão dramática, o prazer de jogar se aproxima do prazer de aprender a fazer e a ver teatro, estimulando os alunos a organizarem um discurso coerente e criativo, que explore a utilização dos diferentes signos que constituem a linguagem teatral, bem como a empreenderem leituras próprias acerca das cenas criadas pelos seus camaradas, o teatro em instituições educacionais vem sendo trabalhado, preferencialmente, a partir da (o):

Alternativas

ID
1344676
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Nas aulas de teatro deve vigorar um espírito aberto para as ideias dos alunos, valorizando não só a variedade de temas abordados, mas também:

Alternativas

ID
1344685
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O texto pode ser trabalhado para que seja um material maleável, para que com ele se possa brincar, modificar, experimentar formas e significados diferentes. Nesse contexto, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1344697
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Como explica Alexandre Mate (2004, p.96), na prática pedagógica, ao desenvolver o teatro como meio de transmissão de conhecimentos específicos de sua área de atuação, o professor/emissor precisa pensar na apreciação do texto, o que significa:

Alternativas

ID
1344703
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A seleção dos conteúdos, no ensino de teatro, é baseada em critérios que visam a despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p.51): (...) acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:

I. Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores.
II. Conteúdos que valorizem as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira.
III. Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento.


Assinale a resposta correta:

Alternativas

ID
1344706
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que:

Alternativas

ID
1344709
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

É função da escola instrumentar os alunos na compreensão que podem ter, em cada nível de desenvolvimento, para que sua produção artística ganhe sentido e possa se enriquecer também pela reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento. Em síntese o conhecimento da arte envolve:

I. A experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
II. A experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.
III. A experiência de refletir sobre a arte como objeto de conhecimento, onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.

Assinale a resposta correta:

Alternativas

ID
1344715
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A escola deve viabilizar o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade. Devem ser igualmente fomentados na experiência escolar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Teatro pode servir na experiência escolar como um vetor de transformação crítica na vida do estudante, que aprende a olhar o mundo com outros olhos.


ID
1344718
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No processo de avaliação do ensino teatral, deve-se considerar que o indivíduo esteja preparado para:

Alternativas

ID
1440070
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:

Alternativas

ID
1440076
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Viola Spolin utiliza a estrutura do jogo como fundamento de sua proposta para o ensino do Teatro, como meio para liberar o aluno dos seguintes comportamentos de palco:

Alternativas

ID
1562974
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na Lei n° 9.394 de 1996 (LDB), existem apenas três artigos que tratam especificamente sobre a obrigatoriedade do Ensino da Arte nos diversos níveis da Educação Básica.


Alternativas

ID
1562977
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.


O Ensino do teatro é entendido não só como expressão e comunicação, produção coletiva, mas também como um produto cultural e de apreciação estética.


Alternativas

ID
1562980
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.


O teatro, no Ensino Fundamental, proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos, no plano individual e coletivo.


Alternativas

ID
1562983
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.


O professor deve entender que o teatro, mais que a transmissão de técnicas, é, antes de tudo, um elemento de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.


Alternativas

ID
1562986
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.



        A Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.

A área de Arte está relacionada com as demais áreas e possui suas especificidades.


Alternativas

ID
1562989
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme o pensamento de João Francisco Duarte Jr., expresso no livro Por que arte-educação?


O ensino da Arte de um modo geral ainda é considerado como um momento de lazer, e as disciplinas que a compõem estão em um nível inferior, se comparadas às demais disciplinas, consideradas mais úteis.


Alternativas

ID
1562992
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme o pensamento de João Francisco Duarte Jr., expresso no livro Por que arte-educação?


Uma produção artística, apresentada como produto final dentro da escola, é garantia de um entendimento dos alunos sobre o que seja uma obra de arte no que se refere à arte‑educação.


Alternativas

ID
1771903
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No Brasil, o ensino das artes tem papel tão importante no processo de ensino-aprendizagem quanto o dos outros conhecimentos, podendo-se destacar como um dos aspectos desse papel o fato de a arte propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. A respeito do ensino das artes, com ênfase no ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771906
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Nas Artes Cênicas, o ser humano é considerado de forma múltipla: nas diversas linguagens cênicas, corpos humanos interagem por meio de diversos sentidos, manifestando a necessidade de expressão e de comunicação. Desse modo, o ensino das Artes Cênicas tem como objetivo ressoar essa forma integrada em que o ser humano é considerado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771909
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na peça teatral Como gostais, de William Shakespeare, o personagem Jack anuncia a seguinte tese: “O mundo é um palco, os homens e as mulheres, meros artistas que entram nele e saem". Essa metáfora, presente no discurso de outros dramaturgos do século XVI, continua multiplicando os seus sentidos quando se reflete, hoje, a respeito das potencialidades educacionais das Artes Cênicas, considerando-se a interação entre o mundo e as artes. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771912
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No que se refere às práticas pedagógicas teatrais contemporâneas, que consideram as relações entre a elaboração e a aprendizagem das linguagens cênicas e os aspectos do desenvolvimento humano, assinale a alternativa incorreta, considerando a construção das linguagens cênicas.

Alternativas

ID
1771915
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Durante a adolescência, todo indivíduo passa por significativas mudanças na forma como percebe a si mesmo e o seu corpo. O fazer teatral pode colaborar, de modo produtivo, com esse processo de ressignificação e de reorganização psíquica e social do adolescente. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771918
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Uma das abordagens teórico-metodológicas presente no ensino das Artes Cênicas na contemporaneidade foi proposta pela estadunidense Viola Spolin, que se utiliza da estrutura do jogo com regras como base para o treinamento de teatro. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771921
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A proposta teórico-metodológica teatral definida como Teatro do Oprimido, caracterizou-se pelos vínculos concretos e históricos de seu autor, Augusto Boal, com os contextos sociais nos quais se viu inserido e pelo fato de seus princípios serem calcados nas peculiaridades da linguagem teatral propriamente dita. A respeito das abordagens teórico-metodológicas para o ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O teatro do oprimido consiste, basicamente, num conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, com o objetivo de, em suas origens, transformar as tradicionais relações de produção material nas sociedades capitalistas pela conscientização política do público INCORRETA

    b) Além do próprio Augusto Boal e de seus Centro s de Teatro do Oprimido (CTOs) espalhados por todo o planeta , no Brasil, sua pedagogia teatral tem inspirado experimentações e investigações do uso do teatro na educação informal de crianças, jovens e adultos como as que vêm sendo desenvolvidas pela professora Joana Lopes (1989), do Insti - tuto de Artes da Universidade de Campi nas (Unicamp) INCORRETA

    c) No teatro-fôrum, os objetivos passam a ser fazer com que o indivíduo tenha oportunidade de se ver "de fora", experimentando contracenar consigo mesmo na "pele" de outros durante a reconstituição cênico-terapêutica de situações traumáticas. IBCORRETA.

    d) Uma das transformações relevantes que o Teatro do Oprimido sofreu, ao longo dos anos e dos países percorridos, foi a redimensão da noção de opressão. CORRETA

    e)


ID
1771924
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771933
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

      Um especialista socioeducativo em artes cênicas planejou uma oficina de iniciação à linguagem teatral para adolescentes em risco de sua comunidade, considerando a introdução paulatina dos elementos básicos para a compreensão e para a utilização da linguagem teatral, entre outros aspectos.

Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1771936
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Além de todos os agentes teatrais diretamente envolvidos na elaboração de um produto cênico, sejam eles técnicos, atores, diretores, iluminadores, cenógrafos ou músicos, o acontecimento teatral depende imensamente da plateia, para quem o teatro se destina. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771957
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro tem sido considerado, pelas práticas pedagógicas que apontam para o desenvolvimento social, meio eficiente para a abordagem de diversos problemas contemporâneos. No fazer teatral, os seres humanos integram-se de modo cognitivo, afetivo e físico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771960
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Quanto aos processos de sensorialização e de fisicalização no exercício da improvisação teatral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771972
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O facilitador, na prática do Teatro Aplicado, desempenha papel semelhante ao do professor de teatro. Um facilitador não pode transformar a realidade na qual os grupos mediados vivem, mas pode proporcionar situações que favoreçam o despertar para a transformação social. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771978
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro como evento estético pode ser considerado no campo das ficções audiovisuais, portanto, além da visualidade, o campo sonoro se faz presente, tornando a experiência teatral uma experiência abrangente a respeito das percepções dos sujeitos. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771981
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As práticas contemporâneas referentes à educação ambiental contribuem, em um processo interativo, participativo e crítico, para o surgimento de uma nova ética, vinculada e condicionada à mudança de valores e de práticas individuais e coletivas. No que se refere às relações entre a educação ambiental e as práticas teatrais, como as do Teatro do Oprimido, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771987
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Atividade: Improvisação ─ A discussão

Passo 1: Em uma folha de papel grande (cartolina ou similar) o professor desenha três colunas com os seguintes títulos: lugares; pessoas; temas. O professor esclarece que na coluna lugares devem ser listados lugares onde pessoas potencialmente podem discutir, na coluna pessoas, devem ser listados papéis sociais de pessoas que potencialmente podem se envolver em discussões e, na coluna temas, devem ser listados assuntos a respeito dos quais as pessoas potencialmente discutem.

Passo 2: Pedir ao grupo a sugestão de itens para cada coluna.

Passo 3: Solicitar aos participantes que se organizem em duplas.

Passo 4: Solicitar que cada dupla escolha um item de cada coluna para que realizem uma improvisação curta com começo, meio e fim. A proposta deve ser executada em um prazo médio de 5 a 8 minutos.

Passo 5: Cada dupla será convidada a apresentar sua cena para todo o grupo. 

O texto acima descreve um exercício teatral a ser aplicado ao processo de alfabetização para a linguagem teatral a um grupo de adolescentes, para o exercício, por meio da fisicalização, de noções de ação, de espaço e de tempo.

Considerando a atenção que o professor de teatro ou facilitador de ações de teatro aplicado deve ter em relação à seleção e à organização de jogos e de exercícios teatrais para a realização de oficinas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2011546
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Toda proposta de Teatro-Educação se debate em torno da definição do binômio que constitui seu fundamento. Até que ponto o orientador de um grupo de crianças ou adolescentes deve encaminhar o trabalho para o lado artístico ou até que ponto o ensino artístico é de menor importância, considerando-se que está lidando em primeiro lugar com uma atividade de caráter formativo?”

Essa citação é de Ingrid Dormien Koudela. Segundo a autora Elliot Eisner distingue duas categorias de justificativas para o ensino da arte que têm determinado sua função educacional. Identifique-as:

Alternativas

ID
2182855
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ator é corpo, voz, emoção, domínio de expressividade, intenção e gesto. Tendo o teatro uma técnica em que o homem se relaciona com o espaço, o primeiro passo para a execução de trabalhos, exercícios ou montagens teatrais é a escolha adequada do espaço e seu domínio. Sobre o ensino da Percepção dramática e sensibilidade estética à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A adequação da realidade espacial das escolas com a proposta de ensino deve ter como objetivo viabilizar de forma concreta o processo didático do fazer teatral correto.
II. O desconhecimento das formas de expressão que o corpo pode oferecer leva o aluno a não explorar as potencialidades psicofísicas que lhes são próprias e estão sufocadas por falta de atividades corpóreas criativas.
III. O ponto de partida do ensino deve ser o conhecimento prévio que o aluno tem sobre atividades que envolvam trabalho de corpo, tais como capoeira, dança de rua, danças folclóricas etc.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2182864
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações é uma das habilidades requeridas no ensino da contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Há uma teatralidade implícita no cotidiano cultural do aluno que não se atém apenas às salas de espetáculo. Vários folguedos e ritos se apossam da teatralidade com estrutura.
II. O desafio do ensino desse tópico está no fato de que, em Minas Gerais, o material de pesquisa é escasso, uma vez que há poucos grupos de teatro que se dedicam à preservação e realização de manifestações culturais tradicionais.
III. Uma das formas recomendadas de ensino é assistir a manifestações de folguedos populares e danças, tais como reisado, folia de reis, espetáculos teatrais de rua, procissões, nos quais a teatralização, a encenação e a representação de personagens estejam presentes.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2182867
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro é essencialmente uma arte grupal, em que o resultado global do trabalho depende da atuação de cada um em direção ao objetivo central: a obra, o espetáculo, ou mesmo somente o cumprimento dos exercícios e dinâmicas propostos durante as aulas. Sobre o ensino da expressão em teatro, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2182870
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro, enquanto texto, é literatura. Essa visão, por si só, justifica o estudo do glossário no Eixo Temático IV. Sobre o ensino do glossário, o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, traça algumas recomendações. Baseando-se em tais recomendações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O aluno deverá ter acesso a fotos ou maquetes dos principais aparelhos ou instrumentos técnicos usados no teatro e suas funções, assim como da importância de saber utilizar e adequar cada elemento técnico às necessidades da cena e do ator.
II. A tecnologia deve ser suporte para ampliar a comunicação do espetáculo e de todas as suas expressões.
III. O ensino do glossário passa por assistir a um espetáculo e observar mudanças de luz, sonoplastia, tipos de cenário, movimentação de cenário, trocas de roupa etc.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2242345
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ao observarmos o transcorrer do Ensino das Artes nas escolas brasileiras, passando por inúmeras vertentes de linhas de pensamento e de estrutura, vemos que nos anos 60 há uma mobilização dos educadores que, segundo Fusari e Ferraz (1993), “passam a discutir as reais contribuições da escola, sobretudo da escola pública, pensando numa melhoria das práticas sociais”. Assim, segundo elas, “essas discussões” geraram novas propostas pedagógicas que “apontam para uma educação conscientizadora do povo e para um redirecionamento histórico do trabalho escolar público”. Assinale a alternativa que representa as teorias que surgem na busca de um projeto pedagógico progressista.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D 

    As pedagogias: Libertadora e Libertária.


ID
2242348
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), em seu livro De tramas e Fios tece no primeiro capítulo a linha do tempo da Educação Musical. Nele, percorre desde os primórdios, com a Antiguidade grega e romana, até o século XX, trazendo ao leitor o conhecimento de como o ensino da música passou por diferentes premissas até alcançar os procedimentos adotados hoje. Quando a autora trata, neste capítulo, dos precursores dos métodos ativos em educação musical, faz referência a um filósofo que, de acordo com ela, seria “o primeiro pensador da educação a apresentar um esquema pedagógico especialmente voltado para a educação musical” e que, de acordo com ele, “as canções devem ser simples e não dramáticas, e seu objetivo é assegurar flexibilidade, sonoridade e igualdade às vozes”. Assinale a alternativa que corresponde a este filósofo que a autora se refere.

Alternativas

ID
2242351
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), cita em seu livro o educador suíço Pestalozzi que, propôs um tipo de educação que tinha por base a “prática e a experimentação de cunho afetivo”. Ela diz tratar-se da “primeira tentativa de pedagogia experimental registrada na história”. Assinale a alternativa que corresponde a um dos princípios do sistema Pestalozzi de educação musical.

Alternativas

ID
2242354
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Mario de Andrade (1977), em sua Pequena História da Música, inicia o capítulo que trata da Música Erudita Brasileira falando que esta, até o início do século XX, se mostrou num espírito “subserviente” à colônia. Assim, quando ele se refere ao apogeu do segundo império, nos diz que nesse período, “mudam-se para o Brasil os dois fundadores da virtuosidade pianística nacional”. Assinale a alternativa que corresponde a estes instrumentistas a quem o autor se refere.

Alternativas

ID
2242357
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com a chegada da República diz Mario de Andrade (1977) que “o país principiou pela terceira vez a vida. Mas, desta feita, a música não”. Assinale a alternativa que melhor justifica esta afirmação do autor.

Alternativas

ID
2242369
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Jean e Brigitte Massin (1997), dizem que “desde o século VI, ocupar-se de música era essencialmente elaborar uma filosofia musical, refletir sobre a função dos sons e, num plano secundário, compor melodias ou executá-las.” Assim, a noção de música teria uma abrangência muito maior que em nossos dias por compreender “os dados metafísicos que se acham em seus fundamentos tanto quanto a matemática que a organiza”. O filósofo Boécio, segundo os autores, no centro destas concepções, considera que “por obra da razão divina, estabeleceu-se a harmonia de todas as coisas, segundo a ordem dos números. E a música (...) é a ciência dos números que governam o mundo.” Assinale a alternativa que contempla as “três grandes categorias na música” em que o filósofo “vê a fonte da harmonia universal”, segundo estes autores.

Alternativas

ID
2242372
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Fonterrada (2008), ao abordar a música no período romântico, nos diz que “o fato de o período romântico considerar a música capaz de expressar conteúdos externos a ela não é uma idéia nova”. Assinale a alternativa que contempla para esta autora a real contribuição do romantismo na música.

Alternativas

ID
2242375
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quanto aos temas transversais: “são questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões.” O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que “em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajuda para replanejá- la.” Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.

Alternativas

ID
2242378
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Schafer(2001) nos diz que “o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre a ciência, a sociedade e as artes.” Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: “Com a acústica e a psico-acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que maneira estes afetam e modificam o seu comportamento.” Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.

Alternativas

ID
2242381
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: “certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em seguida aproximei dela um tambor e duas baquetas. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir a mesma cadência dos sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato, ela estava prestando atenção no som que realizava.” Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.

Alternativas

ID
2242384
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.

Alternativas

ID
2242387
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Fonterrada (2008) ao se referir a Emile-Jaques Dalcroze, nos apresenta duas preocupações que acompanharam este educador musical. A primeira diz respeito à “educação musical e a necessidade de sistematização das condutas, em que música, a escuta e o movimento corporal estivessem estreitamente ligados e interdependentes”. Sobre essa base, Dalcroze erigiu seu sistema de educação musical, conhecido como “Rythmique” em língua francesa. Assinale a alternativa que, conforme a autora, diz respeito a segunda preocupação de Emile-Jaaues Dalcroze.

Alternativas

ID
2242390
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ao tratar sobre os pressupostos do método do educador belga Edgar Willems, Fonterrada (2008) nos fala que “em sua proposta, Willems dedica-se a dois aspectos: o teórico, que engloba os elementos fundamentais da audição e da natureza humanas, e a correlação entre som e natureza humana, e o prático, em que organiza o material didático necessário à aplicação de suas idéias à educação musical.” Assinale a alternativa que contempla dois pressupostos do método deste educador, segundo a autora:

Alternativas

ID
2242393
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é “ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto.” Assinale a alternativa que contém algumas das formas usadas na musicalização com este método.

Alternativas

ID
2242396
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que “muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e comunicar idéias de pensamentos/sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá de ser envolvido na rede da linguagem da arte por outros caminhos.” Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.

Alternativas

ID
2242399
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Conforme Ferraz e Fusari (1999), “as atividades lúdicas são (...) indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento de alguns importantes aspectos nesta fase”. Assinale a alternativa que contempla estes aspectos, conforme a visão das autoras.

Alternativas

ID
2249572
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Chamamos atividade criadora do homem aquela em que se cria algo novo. Pouco importa se o que se cria é algum objeto do mundo externo ou uma construção da mente ou do sentimento, conhecida apenas pela pessoa em que essa construção habita e se manifesta.”
(VIGOTSKI. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009 p.11)

“Surge a questão: a atividade da imaginação não depende do talento? Existe uma opinião muito difundida de que a criação é o destino de eleitos e apenas quem tem o dom de um talento especial vai desenvolvê-la, podendo considerar-se convocado para a criação. Esse postulado não é correto, como já tentamos explicar. Se compreendermos a criação em seu sentido psicológico verdadeiro, como a criação do novo, será fácil chegar à conclusão de que a criação é o destino de todos, em maior ou menor grau [...]”
(VIGOTSKI. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009 p.51)

Com base na leitura dos dois enunciados de Vigotski, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2339347
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

De acordo com Augusto Boal, “Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão”.

Escolha a alternativa CORRETA que indica o método teatral baseado no princípio de que o ato de transformar é transformador, desenvolvido por Augusto Boal.

Alternativas

ID
2362144
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue o item subsecutivo.

A palavra em cena remete estritamente ao significado literal do texto teatral.

Alternativas

ID
2362147
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue o item subsecutivo.

A iluminação cênica integra o conjunto dos elementos de encenação.

Alternativas

ID
2362150
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue o item subsecutivo.

O figurino pode apoiar atores e atrizes na composição de seus personagens.

Alternativas

ID
2362153
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas.

Boal, 1996.

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue o item subsequente. 

A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.

Alternativas

ID
2362156
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas.

Boal, 1996.

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue o item subsequente. 

Criatividade e imaginação são faculdades humanas independentes nos processos artísticos.

Alternativas

ID
2362162
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e o livro estão novamente em questão. O modo de percepção desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue o item a seguir.

A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que passou a considerar a sua autonomia na produção de sentidos.

Alternativas

ID
2362168
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue o item que se segue.

A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.

Alternativas

ID
2362171
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue o item que se segue.

As produções cênicas do diretor Hugo Rodas limitam-se exclusivamente à linguagem teatral.

Alternativas

ID
2417968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.

Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.

O método de trabalho com o teatro desenvolvido por Augusto Boal tem o objetivo de desvelar as relações de opressão.

Alternativas

ID
2417971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.

Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.

Ao considerar todos como atores e espectadores — pois todos agem e observam —, Augusto Boal propõe que o teatro do oprimido tenha uma função política, que propicie a formação crítica do cidadão.

Alternativas

ID
2417974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.

Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.

O teatro do oprimido privilegia o palco como espaço de encenação.

Alternativas

ID
2741419
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em relação à linguagem do teatro, analise as afirmativas a seguir.

I. Por natureza, o teatro agrega diversas linguagens, como dança, música, artes visuais, arquitetura, circo, entre outras. Sua composição é complexa, repleta de nuances estéticas e ideológicas.
II. A linguagem artística teatral se concretiza mediante a composição de alguns elementos, que são imprescindíveis para a realização de um espetáculo teatral.
III. A cenografia do espetáculo teatral pode oferecer dicas sobre onde e quando a peça acontece; o tempo e o espaço cênico são materializados por meio da cenografia.
IV. A iluminação é um dos elementos expressivos da linguagem teatral que possui diferentes funções. A iluminação cria e transforma a atmosfera cênica.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Excelente, tive o mesmo raciocínio.


ID
2751094
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro cearense tem suas tradições. Grandes nomes apontam no cenário da interpretação e dramaturgia. No passado, podemos destacar Eurico Pinto, um grande intérprete, Edson Alcântara, Mundinha Viana, entre outros. Juvenal Galeno e Carlos Severo são os primeiros dramaturgos de destaque. Vários grupos movimentam o teatro desde a década de 40. Destacamos: Grupo Pesquisa, Grupo Bagaceira, Comédia Cearense e Grupo Balaio.


No final dos anos 1980, o movimento do Teatro Radical foi desenvolvido no Ceará com

Alternativas

ID
2864923
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.

A pedagogia do espectador defende que a leitura cênica é inventiva e ocorre na tensão entre o modo de produção proposto pelo autor e aquele a que o espectador está habituado (seus horizontes de expectativas).

Alternativas

ID
2864926
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.


A variação entre espectador e público acentua diferentes ênfases: por um lado, o aspecto subjetivo da relação entre o indivíduo e a obra e, por outro, ações, tendo em vista o conjunto dos fruidores e a expectativa da sua ampliação quantitativa.

Alternativas
Comentários
  • Errei porque condenei a palavra QUANTITATIVA.


ID
2864929
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.

A ampliação de repertórios estéticos é um dos objetivos do ensino de teatro no ensino médio. Assim, conhecer e(ou) experimentar, por meio de leituras dramáticas e(ou) jogos e cenas, a dramaturgia de autores brasileiros, como Martins Pena, Artur de Azevedo, Nelson Rodrigues, Molière, Vianinha, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Ariano Suassuna etc., é um caminho que pode ser profícuo para essa conquista cultural.

Alternativas
Comentários
  • Um dramaturgo francês no meio do rolê.

  • Eu li sem estar tão concentrada no modo automático ....leitura dinâmica. E só entendi o motivo graças ao comentário da Layane (cansada como estou, demoraria 1 ano para eu descobrir o Moliére no meio da galera). Valeu


ID
2864932
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Quando o teatro é utilizado como ferramenta para a aprendizagem de outras disciplinas (tais como história, geografia, português), potencializa‐se a aprendizagem da linguagem teatral e a ação pedagógica se configura como interdisciplinar.

Alternativas

ID
2864935
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Na estética do oprimido, proposta por Augusto Boal, a palavra, a imagem e o som são considerados como instrumentos de poder e opressão. Assim, considera que é dever do cidadão‐artista usar esses canais de opressão para destruir os dogmas da arte e da cultura, mostrando que todos os seres humanos são artistas de todas as artes.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkk ó o toxicológico aí


ID
2864938
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Beatriz Cabral propõe o drama como método de ensino em que o professor‐personagem medeia por meio da ação teatral, e não apenas verbalmente. Os alunos interagem dentro de um contexto de ficção.

Alternativas

ID
2864941
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


O sistema de jogos teatrais proposto por Viola Spolin fundamenta‐se principalmente em Piaget e Stanislavski. Propõe como essências do jogo teatral o foco, a instrução e a avaliação e pretende que o jogador aprenda a resolver problemas cênicos.

Alternativas

ID
2918311
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Improvisação é um processo muito utilizado em teatro e dança, e serve de base para muitas criações artísticas. Trabalha com o imprevisto, aceitando e assumindo suas consequências.

Seguindo esse pensamento, a estratégia para se trabalhar a improvisação numa aula de Dança é

Alternativas

ID
2918371
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Durante pelo menos meio século tem-se aceito que o teatro é uma unidade na qual todos os elementos deveriam tentar fundir-se. Com este fim surgiu o diretor. Mas no fundo tem sido principalmente uma questão de unidade externa. Uma fusão de estilos um tanto superficial para que estilos contraditórios não ser choquem. Se levarmos em conta como a unidade interna de um trabalho complexo pode verdadeiramente ser expressa, podemos achar exatamente o oposto: que o choque de externos é essencial.

BROOK,1970 apud FICHER, 2010, p. 158.

Dialogando com Peter Brook, Stela Fischer, em seu livro Processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras (2010), dá especial atenção à figura do diretor/encenador, destacando que, ao invés de desaparecer, a figura do diretor, bem como sua função, são reafirmados e validados.


Em alguns processos colaborativos de encenação teatral, a figura do diretor/encenador é favorável ao sucesso do projeto porque

Alternativas

ID
2918374
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Questionando-se sobre o valor pedagógico da experiência teatral na escola, o professor de teatro não está a salvo de ouvir definições vagas, apoiadas em chavões como “teatro é cultura”, ou ainda reducionismos que apenas destacam o valor didático no tocante à transmissão de conteúdos e ao desenvolvimento do estudante como indivíduo. Medir a experiência artística como ação pedagógica é um diálogo inconcluso e, portanto, necessário.


Sobre a relação entre a linguagem teatral e a experiência pedagógica em uma perspectiva comunicacional, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918389
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com o advento da internet e a popularização do computador, as linguagens artísticas viram-se desafiadas a reelaborar suas formas e meios de comunicação. A tecnologia estabelece novas relações do homem com as noções de tempo e espaço, com base em propostas estéticas que consideram a interatividade como componente. O teatro, como reflexo do meio onde acontece, não se furta a essas mudanças, absorvendo elementos tecnológicos dos mais variados.

O que ocorre aqui é uma intensificação e uma desconstrução do teatro em vários níveis. Por um lado, o teatro “vivo” é posto em suspensão e passa a ser uma ilusão, um efeito de uma máquina de efeitos. Por outro lado, experimenta-se, na atmosfera intensa e vital do trabalho, uma tendência inversa: a tecnologia das mídias é teatralizada.

LEHMANN, Hans Thies. Teatro pós-dramático.São Paulo: Cosac Naify, 2001, p. 384.


Sobre as relações entre teatro e mídias digitais, com base em Lehmann, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918395
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Uma das maiores vedetas de então estava em excursão pelo interior de São Paulo com uma pequena companhia. Sabia o texto de cor, mas gostava de introduzir novas frases todos os dias, dependendo da plateia e de como decorria o espetáculo. O público deliciava-se. Os outros atores, ao contrário, perdiam a sua segurança e alguns riam em cena, pelo que eram imediatamente censurados. No elenco havia um jovem ator que estava a dar os primeiros passos e que se entusiasmava com as novas piadas que a vedeta introduzia no espetáculo. Certa noite, muito estimulado pelo patrão, o jovem ator decidiu imitá-lo de algumas hesitações e largou também a sua improvisação, por certo uma piada muito grosseira. O resultado foi sensacional e todo o público e os seus colegas começaram a rir; só a vedeta ficou muito séria e compenetrada. No fim do espetáculo, os atores esperavam a mais feroz censura para o jovem estreante, mas a vedeta fechou-se no seu camarim e não disse nada, absolutamente nada. No outro dia, quando todos se preparavam já para entrar em cena, a vedeta mandou ir ao seu camarim o jovem ator, morto de medo pela sua ousadia da véspera. Foi recebido com grande amabilidade. A vedeta falou-lhe da sua arte, dos anos que já tinha de palco etc. etc. Após um longo discurso perguntou-lhe:

– Lembras-te da improvisação de ontem?

– Sim, sim – respondeu o jovem. – Não gostou?

– Gostei muitíssimo, parece-me uma piada muito boa.

– Obrigado – suspirou, aliviado, o jovem. – Muito obrigado. Parece-me que o público gostou. Riram-se muito. Os meus colegas felicitaram-me. Foi um êxito.

– Sim, sim – disse a vedeta. O público riu-se muito porque é realmente uma ótima piada. Mas hoje quem a diz sou eu e não tu, porque sou eu o dono da companhia. Compreendido?”


BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 30.

O caso contado por Augusto Boal refere-se a um momento importante na história do teatro brasileiro, mas o autor conta essa história para fazer uma crítica à

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ID
2918398
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Começa aí, portanto, nesse ‘corpo a corpo’ primeiro mantido com o mundo que nos rodeia, a aventura do saber e do conhecer humanos. Sem dúvida há um saber sensível, inelutável, primitivo, fundador de todos os demais conhecimentos, por mais abstratos que estes sejam; um saber direto, corporal, anterior às representações simbólicas que permitem os nossos processos de raciocínio e reflexão... Aqui se insistirá, pois, na necessidade atual e algo urgente de uma educação do sentimento, que poder-se-ia muito bem denominar educação estética. Contudo não nesse sentido um tanto desvirtuado que a expressão parece ter tomado no âmbito escolar, onde vem se resumindo ao repasse de informações teóricas acerca da arte, de artistas consagrados e de objetos estéticos. Trata-se, antes, de um projeto radical: o de retorno à raiz grega da palavra “estética” – aisthesis, indicativa da primordial capacidade do ser humano de sentir a si próprio e ao mundo num todo integrado.”

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2001.

Sobre a ideia de um saber sensível, relacionado à educação estética e inerente ao teatro, podemos concluir que

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ID
2918401
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Toda prática de Teatro deve ter como base a observação, a pesquisa e o entendimento de que os textos dramáticos, as formas de representação e as formas cênicas têm tradições inseridas em diversas épocas e culturas que podem ser objeto de estudo e transformações no contexto presente do aluno.”

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

De acordo com o texto, no processo de formação do indivíduo, desenvolver jogos teatrais e encenações que envolvam experimentar os modos de se fazer teatro em época distintas colabora com o(a)

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ID
2918404
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estreia de O rei da vela, em 1968, marcou um momento importante na história do teatro brasileiro, muito embora tivesse sido escrita trinta anos antes, por Oswald de Andrade. A montagem, que sofreu muitas críticas positivas e negativas do público, mexeu com as estruturas do pensamento teatral da época, por ter sido considerada ousada e atual. Recentemente, mais precisamente em abril de 2018, o espetáculo voltou à cena carioca e recebeu o seguinte comentário da atriz Fernanda Montenegro, que assistia ao espetáculo da oitava fileira:


A cultura teatral brasileira está no fundo de um precipício. […] Há muito tempo os nossos palcos não apresentam nada igual. Há uma comoção geral na plateia, silenciosa, porque há uma necessidade de renascermos. Nós temos que renascer nos nossos palcos.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2018.

Este espetáculo teve direção assinada por

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ID
2918410
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As pedagogias do teatro de muitos autores dialogam fortemente no que se refere ao fato de repensar o lugar do espectador, mas diferem na forma como ele deve agir em relação ao personagem. A seguir destacamos a poética de alguns desses pensadores/fazedores de teatro, que chamamos de X, Y e Z, cada um com seu jeito peculiar de pensar e fazer arte: 


 X propõe uma poética em que os espectadores delegam poderes ao personagem para que este atue e pense em seu lugar;  

 Y propõe uma poética em que o espectador delega poderes ao personagem para que este atue em seu lugar, mas se reserva o direito de pensar por si mesmo, muitas vezes em oposição ao personagem;  

 Z propõe uma poética em que o espectador não delega poderes ao personagem para que atue nem para que pense em seu lugar. Ao contrário, ele mesmo assume um papel protagônico, transforma a ação dramática inicialmente proposta, ensaia soluções possíveis, preparando-se para a ação real.
 
Os autores X, Y e Z são, respectivamente,

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ID
2918413
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Augusto Boal afirma que o corpo humano deve ser a primeira palavra do vocabulário teatral, uma vez que é nossa principal fonte de som e movimento. Para o autor, precisamos conhecer primeiramente nosso corpo, para somente depois sermos capazes de torná-lo expressivo. Esse conhecimento deve ser dominado pelo “espectador”, que somente depois de ter este autoconhecimento corporal estará habilitado a praticar formas teatrais que, por etapas, ajudem-no a liberar-se de sua condição de espectador.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização, 2010, p.138.

Partindo desse pressuposto, Boal elaborou um plano geral de conversão do espectador em ator que consiste, sistematicamente, no seguinte esquema geral:

Alternativas

ID
2926000
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito do texto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


O que é teatro? Uma espécie de máquina cibernética. Em repouso, esta máquina esconde-se por detrás de um reposteiro, mas assim que fica descoberta começa a enviar-nos mensagens. Estas mensagens têm de característico o fato de serem simultâneas e, todavia, terem diferentes ritmos; em determinada altura do espetáculo recebemos ao mesmo tempo seis ou sete informações (provenientes do cenário, do figurino, da iluminação, da colocação dos atores dos seus gestos, mímica, falas), mas algumas delas permanecem (como acontece com cenário) enquanto outras se vão modificando (as palavras, os gestos); estamos, portanto, perante uma verdadeira polifonia informativa, é isto que constitui a teatralidade: uma densidade de signos (GIRAUD; OUELLET, 1980, p. 25).

I. O figurino e a fala, por se modificarem no transcorrer da ação dramática, são elementos principais numa peça, tornando os demais elementos secundários.

II. O texto sugere que o cenário não é modificado, “permanecendo durante toda a representação”. Essa afirmação não traduz o panorama do teatro feito nos dias atuais.

III. A iluminação no teatro contemporâneo pode ter outras funções além de trazer luz aos atores e ao cenário, podendo ela mesma criar um ambiente cenográfico.

IV. Embora receba muitas informações numa representação, o público não é apenas um receptor, mas um importante componente da representação, pois sem ele esta não existiria.

V. Constantin Stanislavski é autor de uma obra extensa sobre a preparação do ator, das ações psicofísicas à criação do personagem. Corpo, voz, movimento e imaginação são elementos imprescindíveis para o ator nesse processo.

Alternativas

ID
2926003
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Associe as descrições da coluna 1 aos gêneros listados na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


COLUNA 1

1. Prioriza a montagem teatral, a encenação, ao texto dramático e o diretor sobre o autor.

2. Seus personagens principais são heróis e semideuses que usualmente morrem ao fim da peça.

3. Quer do público a razão e não a emoção evocada na verossimilhança.

4. A dramaturgia cedeu espaço à performance e à inserção de textos de vários autores (colagem). Conta, ainda, com o aporte da dança.

5. Trata de assuntos humanos como sexualidade, educação e costumes.


COLUNA 2

( ) Tragédia

( ) Teatro pós-dramático

( ) Comédia

( ) Era da encenação

( ) Teatro épico

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