SóProvas



Questões de Linguagem e Encenação Teatral


ID
1247281
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O cabo de varanda é quem controla:

Alternativas

ID
1247284
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os reguladores, pernas ou bastidores têm a função de:

Alternativas

ID
1247287
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à:

Alternativas

ID
1247290
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A tabela é administrada pelo:

Alternativas

ID
1247293
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A concepção do espetáculo é determinada pela linguagem cênica do:

Alternativas

ID
1247296
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A coxia é o local destinado a:

Alternativas
Comentários
  •  A coxia é o lugar situado dentro da caixa teatral, nas laterais do palco, mas fora de cena, em que o elenco aguarda sua deixa para entrar em cena em uma peça teatral. GABARITO: LETRA E. 


ID
1247299
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A manutenção da cenografia, após a estreia do espetáculo, é de responsabilidade da:

Alternativas

ID
1247302
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O profissional que orienta os atores nas entradas e saídas é o:

Alternativas
Comentários
  • O contra-regra tem a função de acompanhar o espetáculo, se responsabilizando pela mudança de cenário, figurinos, tirando e colocando em cena adereços nos seus devidos lugares.  É também o representante imediato do diretor de cena, que tem a função de marcar as entradas dos atores em cena. GABARITO: LETRA D.


ID
1247305
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A administração do pessoal artístico e técnico é da competência do secretário:

Alternativas

ID
1247308
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O profissional que chega primeiro ao teatro, para levantamento e preparação do material cênico, é o/a:

Alternativas
Comentários
  • O Contra-regra executa tarefas de colocação dos objetos de cena e decoração do cenário, guardando eles em seus locais próprios, cuida da sua manutenção solicitando aos técnicos os reparos necessários, dá sinais de início e intervalos do espetáculo para Atores e público, executa a limpeza do palco e segue as exigências do espetáculo. GABARITO: LETRA D.


ID
1247311
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Caso, durante o espetáculo, ocorra uma situação que faça com que a cena venha a ser interrompida, caberá ao diretor de cena:

Alternativas

ID
1247314
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A montagem dos elementos cênicos segue a orientação do:

Alternativas

ID
1247317
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na ausência do diretor, o seu assistente poderá conduzir as leituras e ensaios, mantendo:

Alternativas

ID
1247323
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os efeitos sonoros de coxia, executados pelo contrarregra durante o espetáculo, seguem a “deixa” do:

Alternativas

ID
1247326
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para o início do espetáculo o contrarregra é quem aciona as campainhas internas, que são uma reinterpretação das célebres pancadas de:

Alternativas
Comentários
  • No teatro vicentino, os sinais eram manifestados através de gritos. Já no século XVII, na França, criado por Molière, foi batizado de “as pancadas”. Naquela época, a plateia francesa era barulhenta e agitada, as peças tinham uma cena inicial para acalmar o público e impor o silêncio. Com o mesmo objetivo, Molière criou as suas três pancadas, usadas até hoje para avisar à plateia que o espetáculo vai começar. Segundo Pablo Moreira, coordenador do curso de artes cênicas da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), o número das pancadas de Molière eram várias e não existia uma formalidade na quantidade, como hoje, com as campainhas. “Primeiro ele tentava acalmar o público com várias pancadas com as batutas ou um pedaço de madeira no chão. Depois, quando a plateia já estava calma, vinham as três pancadas em uma mesma sequência”, revela.

ID
1247329
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Durante as leituras de mesa, o contrarregra deve:

Alternativas

ID
1247332
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A administração da caixa do teatro, após a estreia do espetáculo, é de responsabilidade do:

Alternativas

ID
1247338
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Entre as atribuições do contrarregra, antes de cada apresentação do espetáculo, pode-se incluir:

Alternativas

ID
1344673
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Por se compreender que, na investigação proposta pelos exercícios de expressão dramática, o prazer de jogar se aproxima do prazer de aprender a fazer e a ver teatro, estimulando os alunos a organizarem um discurso coerente e criativo, que explore a utilização dos diferentes signos que constituem a linguagem teatral, bem como a empreenderem leituras próprias acerca das cenas criadas pelos seus camaradas, o teatro em instituições educacionais vem sendo trabalhado, preferencialmente, a partir da (o):

Alternativas

ID
1344679
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, muito mais do que a decoração e a ornamentação, é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo, materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A esta técnica dá-se o nome de____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • A cenografia organiza todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação, além de criar e transformar o espaço cênico. É a arte de realizar decorações cênicas. GABARITO: LETRA D.


ID
1413205
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A pré-produção NÃO considera qual das etapas abaixo relacionadas?

Alternativas

ID
1413238
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação à cena contemporânea, marque a alternativa que contém informações sem erro (equívoco) algum:

Alternativas

ID
1413241
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação ao tema “sonoplastia”, analise os itens a seguir, marcando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A sonoplastia em teatro é um elemento desenvolvido no mesmo contexto criativo, no qual são criados o figurino e o cenário, em estreita colaboração com o encenador. Sua proposição deve ser consistente e coesa com as outras áreas de criação, explorando as possibilidades expressivas do som, fornecendo uma realidade física real ou imaginária de um mundo sonoro lógico e coerente.

( ) A sonoplastia em teatro deve ser desenvolvida, exclusivamente, a partir do “estudo dos efeitos do ambiente acústico, ou paisagem sonora, nas respostas físicas ou características comportamentais das criaturas que vivem naquele ambiente” de modo a garantir sua lógica e coerência.

( ) A sonoplastia é constituída por um som ou conjunto de sons que tem como principal objetivo enfatizar as emoções dos atores.

( ) A sonoplastia organiza os elementos sonoros, propiciando o envolvimento do público na construção de imagens e sensações.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:

Alternativas

ID
1413244
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Que alternativa responde, hoje, de maneira mais adequada ao papel atribuído à iluminação cênica como linguagem no espetáculo teatral?

Alternativas

ID
1440070
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:

Alternativas

ID
1562968
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na escola de Olga Reverbel, no livro Jogos teatrais, encontram-se várias atividades de expressividades teatrais para aplicação a alunos, selecionadas e classificadas em cinco conjuntos: relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação e percepção.


Alternativas

ID
1562971
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Viola Spolin, em seu livro Improvisação para o teatro, para que o aluno-ator tenha um melhor desempenho no palco ele deve esquecer que está diante de uma plateia e se concentrar em sua atuação.


Alternativas

ID
1563007
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Maquete é a representação tridimensional em escala do cenário, visto que é a reprodução do espaço onde ocorrerá uma ação cênica, servindo, assim, para demonstrar previamente como ele ficará depois de construído.


Alternativas

ID
1563028
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A teoria da “quarta parede", sistematizada por Antoine, descreve o ator desenvolvendo seu papel como se os espectadores não estivessem presentes, observando a sua representação.


Alternativas
Comentários
  • Eu também kkkkk


ID
1563031
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os textos naturalistas geralmente apresentam uma descrição detalhada do cenário ou do ambiente onde a ação se desenvolve, sendo que os simbolistas não contêm indicações do autor.


Alternativas

ID
1563040
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Jean-Jacques Roubine — A Linguagem da Encenação Teatral —, as representações de Appia (Suiça) e Graig (Londres) transformam o palco em uma reprodução mimética do real, um pedaço, uma fatia da realidade.

Por conseguinte a preocupação com a cenografia adquiriu um rigoroso cuidado com todos os elementos que a compunham, sendo que o figurino e a movimentação dos atores perseguiam o real.


Alternativas

ID
1563064
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os elementos imprescindíveis da obra dramática são conflito, intriga e reconhecimento.


Alternativas

ID
1563067
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os textos dramáticos podem ser classificados, basicamente, em três gêneros: o poético, o lírico e o cômico.

Alternativas

ID
1771915
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Durante a adolescência, todo indivíduo passa por significativas mudanças na forma como percebe a si mesmo e o seu corpo. O fazer teatral pode colaborar, de modo produtivo, com esse processo de ressignificação e de reorganização psíquica e social do adolescente. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771924
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771927
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No que se refere à constituição dos elementos teatrais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771930
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Considerando a ação, o espaço e o tempo, elementos constitutivos da experiência teatral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771933
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

      Um especialista socioeducativo em artes cênicas planejou uma oficina de iniciação à linguagem teatral para adolescentes em risco de sua comunidade, considerando a introdução paulatina dos elementos básicos para a compreensão e para a utilização da linguagem teatral, entre outros aspectos.

Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1771936
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Além de todos os agentes teatrais diretamente envolvidos na elaboração de um produto cênico, sejam eles técnicos, atores, diretores, iluminadores, cenógrafos ou músicos, o acontecimento teatral depende imensamente da plateia, para quem o teatro se destina. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771939
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O pesquisador Glauber de Abreu definiu a prática da mediação teatral que tem sido praticada em centros culturais ou grupos de teatro com projetos educativos como a criação de possibilidades, de condições, de situações e de estratégias para que os espectadores ativem os princípios da experiência, desativem os inibidores e contenham o abandono nos espetáculos teatrais. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771954
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No que se refere às relações entre espontaneidade e processos criativos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771960
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Quanto aos processos de sensorialização e de fisicalização no exercício da improvisação teatral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771969
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os princípios teatrais de ação, espaço e tempo encontram ressonância nos dispositivos de iluminação, de cenografia e de sonorização que, agenciados pelos corpos de atores e atrizes, configuram a cena. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771984
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Atividade: Cenas com movimentos e sons abstratos

Passo 1: Solicitar aos participantes que cada um pense em um movimento curto, com começo, meio e fim, e que, em seguida, o experimente.

Passo 2: Solicitar aos participantes que cada um pense em uma linha de som vocal, com começo, meio e fim, que possa ser associada ao movimento experimentado. Em seguida o participante deverá realizar simultaneamente o movimento e o som.

Passo 3: Sugerir que os participantes se organizem em trios e que cada um, em seu trio, apresente para seus colegas seu movimento e seu som.

Passo 4: Solicitar aos participantes dos trios que observem as relações de semelhança e de diferença entre os sons e os movimentos apresentados pelos colegas no contexto de seus trios.

Passo 5: Solicitar aos trios que componham uma sequência associando os movimentos aos sons apresentados por cada participante, criando uma espécie de cena a partir dessas semelhanças ou diferenças. A proposta é que, quando um participante termina de fazer seu som e seu movimento, o outro começará em seguida. A princípio, os participantes não devem realizar seus sons e seus movimentos simultaneamente.

Passo 6: Cada trio pode mostrar para os outros trios a sua pequena cena.

Considerando o texto acima, que descreve um exercício teatral a ser aplicado no processo de alfabetização para a linguagem teatral de um grupo de adolescentes no estágio inicial do processo, e a atenção que o professor de teatro ou o facilitador de ações de teatro aplicado deve ter em relação à seleção e à organização de jogos e exercícios teatrais para a realização de oficinas, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
2011489
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Diversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi:

Alternativas

ID
2011498
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente:

Alternativas

ID
2011501
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“O universo popular dos cordelistas, dos mamulengos, da linguagem dos folguedos como o reisado e o bumba-meuboi, está presente na obra de Suassuna, somado a influências do teatro religioso medieval e das tradições da Commedia dell’Arte”.

Chicó e João Grilo são os personagens principais da trama “O Auto da Compadecida” e são os chamados “amarelinhos”. Eles ludibriam seus patrões, usam de esperteza para angariarem vantagens, da mesma forma, como os criados da Commedia dell’Arte:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B - Arlechino e Briguella. 


ID
2011504
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, encena em 1967 O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Tornado um manifesto pelo grupo, O Rei da Vela inaugura um novo movimento artístico, aglutinando em forma de espetáculo, aquilo que nascia na música, nas artes plásticas e no cinema. É o início do seguinte movimento:

Alternativas
Comentários

  • "O Rei da Vela" leva o tropicalismo a Oswald

    DA REPORTAGEM LOCAL 

    Em 29 de setembro de 1967, o teatro Oficina, reconstruído após incêndio no ano anterior, reabre com planta desenhada por Flávio Império e com a estréia de "O Rei da Vela". A peça de Oswald de Andrade (1890-1954) foi escrita 33 anos antes, mas nunca ganhou encenação. O Oficina decide bancar o texto e sintonizá-lo com a cena tropicalista da época. Há quem aponte aquela polêmica montagem como das mais inovadoras na trajetória de Zé Celso.
    "O Rei da Vela acabou virando manifesto para comunicarmos no Oficina, através do teatro e do anti-teatro, a chacriníssima realidade nacional", escreveu o diretor após a estréia, ele que procurou subverter forma e conteúdo no projeto.


ID
2011507
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo:

“(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)”

O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também:

Alternativas

ID
2011510
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro Teatralidades Contemporâneas, ao analisar o trabalho da companhia paulista O Teatro da Vertigem, Sílvia Fernandes destaca um ponto específico das pesquisas empreendidas pelo grupo, conforme transcrição abaixo.

“(…) A marca mais radical desta proposta é a concepção do teatro como pesquisa coletiva de atores, dramaturgo e encenador em busca de respostas a questões urgentes do país, especialmente das grandes metrópoles brasileiras (…) mantém a criação conjunta, mas preserva as diferenças, como se cada criador – ator, dramaturgo ou diretor – não precisasse abdicar de uma leitura própria do material experimentado em conjunto.(…)”

A principal técnica utilizada pelo grupo para montagens como Apocalipse 1,11 e O Livro de foi:

Alternativas

ID
2011513
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Samuel Beckett foi um dos maiores expoentes do Teatro do Absurdo. Um dos seus mais criativos textos -- Fim de Jogo -- narra as relações entre os personagens principais Clov e Hamm.

Jean-Pierre Ryngaert ao propor uma análise possível da obra diz que a verdadeira questão da peça é:

Alternativas

ID
2011516
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“É a representação de uma ação nobre, levada a seu termo e tendo certa extensão por meio de uma linguagem temperada com variadas especiarias utilizadas separadamente, conforme as partes da obra; a representação é efetuada pelos personagens do drama e não recorre a narração; e representando a piedade e o pavor, ela realiza uma depuração desse gênero de emoções”.

Com base no texto, o gênero é:

Alternativas
Comentários
  • A tragédia é uma forma de peça de teatro, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento sinistro. GABARITO: LETRA B.


ID
2011519
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“(…) a imitação da realidade, ou melhor, sua representação (...) supõe a existência de dois objetos – o modelo e o objeto criado –, que mantém entre si uma relação complexa de similitude e de dessemelhança.”

Marie-Claude Hubert se refere ao conceito de:

Alternativas

ID
2011522
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Marie-Claude Hubert, ao analisar a dramaturgia clássica, afirma:

“A ação dramática não pode começar nem terminar ao acaso. Ela só seria coerente ao satisfazer a exigência do verossímil e do necessário. (…) A unidade de ação só é crível para o espectador, se os fatos se encadearem de acordo com um princípio lógico de causalidade.”

Esta afirmação confirma o pensamento aristotélico que privilegia:

Alternativas

ID
2011531
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Constantin Stanislavski é um dos grandes nomes do teatro mundial. Dedicou parte de sua vida artística na elaboração de um método de interpretação que auxiliasse o ator na constru- ção de seus personagens. Marie-Claude Hubert ao analisar a imaginação do ator, segundo Stanislavski escreve:

“ Ele constrói seu personagem por meio do “reviver”, conceito stanislavskiano que podemos definir como a descoberta, na interpretação, de uma forte analogia entre a situação dramática contida no texto e o passado emocional pessoal.”

Para ajudar ao ator nesse processo, o diretor russo sugere que o intérprete pergunte a si mesmo qual seria a sua reação se ele se encontrasse na situação do personagem que encarna. O mestre russo está utilizando uma de suas técnicas, chamada:

Alternativas

ID
2011534
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os trechos, abaixo, são de três grandes pensadores do Teatro. Identifique-os:

I - “Se o teatro essencial é como a peste não é por ser contagioso, mas porque, como a peste, é a revelação, a exposição, o impulso para fora, de um fundo de crueldade latente pelo qual se localizam num indivíduo ou num povo todas as possibilidades perversas do espírito.”

II - “É por isso que nossa arte requer que um ator experimente as angústias de seu papel, que chore todas as lágrimas de seu corpo em casa ou durante os ensaios, de maneira a obter calma, de maneira a se libertar de todos os elementos alheios ao seu papel ou que possam prejudicá-lo.”

III - “É preciso fazer desaparecer no ator o gesto comum, o gesto cotidiano, que obscurece o “impulso puro”. Nos momentos de grande alegria ou de grande sofrimento, o homem, arrebatado pelo “entusiasmo”, no sentido etimológico, utiliza signos rítmicos, põe-se a cantar ou a dançar. É essa expressão elementar que o ator deve tentar reencontrar, é ‘o signo orgânico’.”

Alternativas
Comentários
  • O teatro essencial é de Denise S. Pegadinha essa questão.

  • Cuidado aqui, hein!

    • o superávit financeiro é apurado no balanço patrimonial do EXERCÍCIO ANTERIOR.

    Melhor seria conferir a fonte do comentário para evitar problema.

  • Cuidado aqui, hein!

    • o superávit financeiro é apurado no balanço patrimonial do EXERCÍCIO ANTERIOR.

    Melhor seria conferir a fonte do comentário para evitar problema.


ID
2011537
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“O jogo é psicologicamente diferente em grau, mas não em categoria, da atuação dramática. A capacidade de criar uma situação imaginativamente e de fazer um papel é uma experiência maravilhosa, é como uma espécie de descanso do cotidiano que damos ao nosso eu, ou as férias da rotina de todo o dia. Observamos que essa liberdade psicológica cria uma condição na qual tensão e conflito são dissolvidos, e as potencialidades são liberadas no esforço espontâneo de satisfazer as demandas da situação.”

Ao citar Neva Boyd, Viola Spolin aproxima o jogo da atuação dramática. Segundo a autora, as regras do jogo são estabelecidas por decisão grupal que visa resolver um “problema”. A energia liberada para resolver o “problema” cria uma explosão ou, em outras palavras, a:

Alternativas

ID
2011540
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Brecht escreve que a característica principal de seu teatro épico é:

“dirigir menos à afetividade do espectador do que à sua razão. O espectador não deve viver o que vivem os personagens, mas questionar estes últimos.”

O encenador deseja produzir um efeito de:

Alternativas

ID
2011549
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Considere as citações abaixo:

I- “Saber improvisar e atuar nas situações de jogos, explorando as capacidades do corpo e da voz.”

II – “Estar capacitado para criar cenas escritas ou encenadas, reconhecendo e organizando os recursos para sua estruturação.”

III – “Estar capacitado para emitir opiniões sobre a atividade teatral, com clareza e critérios fundamentados, sem discriminação estética, étnica ou de gênero.”

Essas afirmações dizem respeito aos:

Alternativas
Comentários
  • criterios de vavaliação

  • Critérios de avaliação

    • Compreender o teatro como ação coletiva

    Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática

    Compreender e apreciar as diversas formas de teatro produzidas nas culturas 


ID
2011555
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Richard Courtney, o jogo mereceu atenção especial de Freud que afirmava: “o jogo é a forma do simbolismo secundário com o qual a criança tenta ordenar a realidade de acordo com o pensamento simbólico de seu inconsciente.”

Isso acontece por meio da:

Alternativas

ID
2011558
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A pesquisadora Ivone Mendes Richter chama a atenção para a conceituação dos termos multiculturalidade e interdisciplinaridade em artigo de mesmo nome, que faz parte do livro “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte”, de Ana Mae Barbosa. Segundo a pesquisadora “multidisciplinar, indica a existência de um trabalho entre muitas disciplinas, sem que estas percam suas características ou suas fronteiras”. Já o conceito de interdisciplinaridade indica:

Alternativas

ID
2011561
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ingrid Dormien Koudela ao analisar o jogo sob a ótica de Piaget, afirma:

“Enquanto as crianças de três anos usavam blocos de madeira para simbolizar xícaras quando brincavam de casinha, as crianças de sete anos já querem que as xícaras sejam de verdade, que os botões de sua TV girem, que o seu telefone tenha um disco. Elas se preocupam com detalhes precisos na representação. (…) Enquanto o jogo sensório-motor se inicia nos primeiros meses e o jogo simbólico no segundo ano de vida, a fase que vai dos sete/oito aos onze/doze anos, caracteriza-se, segundo Piaget, pelo declínio do jogo simbólico (…)”.

Embora o fim do jogo simbólico varie, enormemente, devido à intervenção do fator cultural, Piaget acredita que ele chegue ao fim, em sua maioria, junto com a infância, para dar lugar ao seguinte jogo:

Alternativas

ID
2011564
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os termos utilizados por Viola Spolin em seu livro “Improvisação para o Teatro” que corresponderiam ao cenário, personagem e ação de cena, são, respectivamente:

Alternativas

ID
2011567
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Viola Spolin “A realidade só pode ser física. Nesse meio físico ela é concebida e comunicada através do equipamento sensorial.”

A pesquisadora cria o termo “fisicalização” como parte de seu método de teatro improvisacional, um teatro com pouco ou nenhum material de cena, figurino ou cenário. A “fisicalização” é fundamental para o ator:

Alternativas

ID
2011570
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Analise a afirmação abaixo:

“ (1) Ele ajuda a isolar segmentos de técnicas teatrais complexas (necessárias para o espetáculo) para que sejam completamente exploradas. (2) Ele dá o controle, a disciplina artística em improvisação, onde a criatividade não canalizada poderia ser uma força mais destrutiva do que estabilizadora. (3) Ele propicia ao aluno o foco num ponto único (“Olhe para a bola”) dentro do problema de atuação, e isto desenvolve sua capacidade de envolvimento com o problema e relacionamento com seus companheiros na solução do problema. (…) (4) Esta singularidade de foco num ponto, usado na solução de um problema (…) libera o aluno para a ação espontânea e é veículo para uma experiência orgânica e não cerebral”.

Viola Spolin defende a utilização do:

Alternativas
Comentários
  • O Foco é apresentado por Spolin, como o ponto de concentração para onde o aluno/jogador deve dirigir toda a sua atenção no momento do jogo. Com a atenção direcionada para determinado ponto, o aluno consegue, com maior facilidade, manter a concentração durante todo o desenvolvimento do jogo, pois sua energia está direcionada. 


ID
2242369
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Jean e Brigitte Massin (1997), dizem que “desde o século VI, ocupar-se de música era essencialmente elaborar uma filosofia musical, refletir sobre a função dos sons e, num plano secundário, compor melodias ou executá-las.” Assim, a noção de música teria uma abrangência muito maior que em nossos dias por compreender “os dados metafísicos que se acham em seus fundamentos tanto quanto a matemática que a organiza”. O filósofo Boécio, segundo os autores, no centro destas concepções, considera que “por obra da razão divina, estabeleceu-se a harmonia de todas as coisas, segundo a ordem dos números. E a música (...) é a ciência dos números que governam o mundo.” Assinale a alternativa que contempla as “três grandes categorias na música” em que o filósofo “vê a fonte da harmonia universal”, segundo estes autores.

Alternativas

ID
2242393
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é “ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto.” Assinale a alternativa que contém algumas das formas usadas na musicalização com este método.

Alternativas

ID
2242402
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ferraz e Fusari (1999) nos dizem que “brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamentos a respeito do mundo, das coisas e das pessoas com as quais convive. Por isso, quanto mais intensa e variável for a brincadeira e o jogo, mais elementos oferecem para o desenvolvimento que está em questão”. Assinale a alternativa que corresponde aos dois aspectos que, conforme as autoras, serão desenvolvidos como consequência.

Alternativas

ID
2249560
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro. Sua vida e obra foram objeto de documentário, dirigido por Win Wender e pelo filho do fotógrafo Júlio Salgado, indicado ao Oscar em 2015. Qual das fotos abaixo, de autoria do fotógrafo, representa de forma exemplar o teor da sua obra?

Alternativas

ID
2249563
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre o curta-metragem “Ilha das Flores” é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2249566
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que dispõe a ordem correta.

I. Jongo.
II. Carimbó.
III. Parangolé.

( )Dança e música do povo paraense, com sua origem na cultura dos índios Tupinambás.
( ) Dança participativa criada por Hélio Oiticica que se realiza quando o participante veste e movimenta uma capa colorida.
( )Música e dança de origem africana. Uma das fontes de origem do samba.

Alternativas

ID
2249569
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Como ir pro trabalho sem levar um tiro

Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita 
E é capaz de tudo pra manter sua brisa 
Os saraus tiveram que invadir os botecos 
Pois biblioteca não era lugar de poesia 
Biblioteca tinha que ter silêncio, 
E uma gente que se acha assim muito sabida 

Há preconceito com o nordestino 
Há preconceito com o homem negro 
Há preconceito com o analfabeto 
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai. 

A ditadura segue meu amigo Milton 
A repressão segue meu amigo Chico 
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap 
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai. 
Afasta de mim a biqueira, pai 
Afasta de mim as biate, pai 
Afasta de mim a cocaine, pai 
Pois na quebrada escorre sangue.”

(Disponível em http://www.vagalume.com.br/criolo/ calice.html#ixzz3qOyuM3T6 Acesso em 25/10/2015)

Os versos acima foram compostos pelo rapper Criolo sobre os versos da canção “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. A composição do rapper:

I. Foi acusada de plágio pelos autores da canção original;
II. Foi assimilada por Chico Buarque no repertório de seu show;
III. Foi assimilada por Gilberto Gil no repertório de seu show;
IV. Denuncia de forma contundente a opressão social sofrida pelas minorias e o papel de intervenção da arte, o que torna a sua versão da canção uma atualização das posições defendidas pelos compositores de “Cálice” no período da ditadura militar;
V. Não tem afinidade, no seu conteúdo, à composição original “Cálice” que aborda, exclusivamente, a questão da censura sofrida pelos artistas no período da ditadura militar.

Alternativas
Comentários
  • Imagina, no meio da prova, como vou saber quem começou a cantar essa música no show? hahahaha


ID
2418001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

No teatro moderno, a quebra da quarta parede representou uma mudança de paradigma por meio da interação dos atores com o público.

Alternativas

ID
2564248
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Cada vez mais há convergências entre as técnicas artísticas do teatro e outras artes. Do ponto de vista histórico de Berthold (2014), um dos efeitos dessa convergência foi:

Alternativas

ID
2751079
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço cênico organizado, como demonstratação de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem, exigindo a sua presença de forma completa: ______________” (PCN: Arte/MEC, 83).


Escolha a opção que complementa esta citação.

Alternativas

ID
2864911
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.

Historicamente, a partir da invenção da luz elétrica, por Thomas Edison, houve uma revolução na encenação teatral ocidental e o teatro passou a considerar a literatura dramática como somente mais um de seus elementos.

Alternativas

ID
2864914
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


Se o cenário pictórico dominou os palcos de teatro até meados do século XV, a tendência inverteu‐se no teatro renascentista, com uma nova teoria proposta pelos cenógrafos Appia e Craig. Cenógrafos das principais obras de Shakespeare, propuseram encenações fundamentadas na arquitetura, incluindo elementos como profundidade e perspectiva.

Alternativas

ID
2864917
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


No século XX, as encenações de Meyerhold eram subordinadas ao mimetismo psicológico ou ao realismo sociológico, Stanislavski propunha encenações exclusivamente teatrais, desviando‐se do drama e do textocentrismo ocidental, e Brecht propunha um teatro épico, desnudando os equipamentos cênicos no palco.

Alternativas
Comentários
  • Só acertei porque discordei as informação sobre Stanislavski


ID
2864920
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


O encenador Bertolt Brecht propunha, pelo teatro épico e suas peças didáticas, o efeito estético da catarse, em prol da reflexão crítica e politizada do espectador.

Alternativas

ID
2864926
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.


A variação entre espectador e público acentua diferentes ênfases: por um lado, o aspecto subjetivo da relação entre o indivíduo e a obra e, por outro, ações, tendo em vista o conjunto dos fruidores e a expectativa da sua ampliação quantitativa.

Alternativas
Comentários
  • Errei porque condenei a palavra QUANTITATIVA.


ID
2918107
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Eugene O’Neill, um dos primeiros criadores teatrais estadunidenses de estatura internacional, percorre, dentro do compasso de suas próprias obras, todas as fases do drama europeu. Escreveu peças naturalistas, simbolistas, romântico-realistas e expressionistas. Considerando as características do trabalho de Eugene O’Neill, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Suas peças estão entre as primeiras a introduzir as técnicas do  influenciado principalmente por  e . Sua dramaturgia envolve personagens que habitam as margens da sociedade, com seu comportamento desregrado, tentando manter inalcançáveis aspirações e esperanças do 'milagre norte-americano'. Tendo escrito apenas uma comédia, (Ah, Wilderness!), todas as suas peças desenvolvem graus de tragédia pessoal e pessimismo. Sua dramaturgia influenciou reconhecidamente um importante dramaturgo brasileiro , além de uma de suas peças, a Imperador Jones (The Emperor Jones), ter sido o ponto de partida do  de .


ID
3325702
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Considerando que, segundo Raymond Williams, em seu livro Drama em cena, o teatro é constituído, geralmente, por quatro elementos, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando estes elementos às suas respectivas características.

COLUNA I
1. Fala
2. Movimento
3. Espaço cênico
4. Som

COLUNA II
( ) Engloba cena, cenário, figurino e efeitos de luz.
( ) Em seu sentido mais geral, engloba, por vezes, o canto e o recitativo, bem como o diálogo e a conversação.
( ) Abarca gesto, dança, representação física e o evento encenado.
( ) Utiliza outros efeitos sonoros, diferentemente do uso da voz humana.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Obrigada por simplificar.


ID
3325705
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Quando se pesquisa o conceito de dramaturgia no teatro, um dos primeiros apontamentos que se descobre nos estudos mais recentes é que o próprio conceito de dramaturgia amplia-se para além do texto escrito.
Nesse sentido, qual das alternativas a seguir não representa uma visão que reconstrói a ideia de texto cênico?

Alternativas

ID
3325708
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A partir de uma análise do teatro atual, podem ser considerados dramaturgos, também, o ator, o diretor ou outro profissional envolvido na feitura da encenação.
Esse novo sentido para a ideia de dramaturgo sugere que

Alternativas

ID
3543514
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações.


I) É o mesmo que Teatro Épico.

II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.

III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.

IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

ID
3566647
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre as origens do teatro no Brasil, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão está errada pq ñ tem essa opção na minha prova


ID
3572860
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Itaúna - MG
Ano
2016
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. A dramatização acompanha o desenvolvimento dos alunos como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Sobre o assunto, é correto afirmar que a finalidade do teatro na escola é:


Alternativas

ID
3585916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação a diferentes aspectos do teatro, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3593188
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2018
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os textos teatrais “As relações naturais”, “O marido extremoso; ou o pai cuidadoso”, “A separação de dois esposos”, dentre outros textos, conferiram o título de precursor do teatro do absurdo no Brasil ao dramaturgo: 

Alternativas

ID
3607723
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Dentro da história do teatro existem grandes nomes que se preocuparam com a essência do fazer teatral. Entre esses nomes, pode-se falar principalmente de Constantin Siergueieivitch Alexeiev, mais conhecido como Constantin Stanislavski. O diretor russo, fundador do Teatro de Arte de Moscou, se preocupou com o fazer teatral, principalmente sobre o trabalho do ator. A partir de diálogos entre o diretor/professor Tortsov e seus alunos, Stanislavski delineia os princípios da atuação. Assinale a alternativa que contenha um dos ensinamentos do autor, tratados em seu livro A preparação do ator.

Alternativas
Comentários
  • Professor, não entendi o porquê de se considerar como dano a morte do animal pelo fato de a questao mencionar que se tratava de um animal de estimação. Entendi que o cao era do próprio agente, que o matou em via pública. Pareceu-me que não se trata de maus tratos por terem deixado claro que a conduta não se amolda ao dolo contido nesse tipo. Então me parece que só restou a conduta do ED mesmo... se puder me esclarecer, agradeço.


ID
3654907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Considerando a dramaturgia e sua história no Brasil, julgue o próximo item.


A montagem de Vestido de noiva em 1949 caracterizou-se como um teatro conservador, centrado nas figuras do autor e do diretor.

Alternativas

ID
3673894
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2010
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O foco luminoso e a tela fazem parte dos elementos técnicos indispensáveis para o ensino do teatro de:

Alternativas

ID
3721648
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o teatro.

Alternativas

ID
3721657
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre a SBAT (Sociedade Brasileira de Autores e Artistas de Teatro), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759970
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Uma marcante tradição representativa do nordeste brasileiro é conhecida como Teatro de Mamulengos. Essa modalidade teatral recebe outros nomes dependendo da região. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3765139
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Viola Spolin (2012), “todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Sendo assim, levar o teatro para a escola é possibilitar aos alunos a vivência do fazer teatral. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resp. A

    'Talento"


ID
3805414
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Distanciamento crítico, dialética, atitude política e dramaturgia épica são características do Teatro do Absurdo.

Alternativas

ID
3805417
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A ação teatral pode ocorrer em qualquer espaço, mesmo que não seja um teatro, mas, para isso, é necessário, pelo menos, que haja um ator e um espectador.

Alternativas

ID
3805420
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O sistema coringa, adotado por Augusto Boal, em seu Teatro do Oprimido, tem como pressuposto a identificação do ator com a personagem que representa.

Alternativas

ID
3805423
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A obediência às regras, o culto à razão e o desprezo pelo popular eram características do Teatro do Classicismo francês.

Alternativas