SóProvas


ID
1000012
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Moreira e Alvarenga (2003) definem parecer social como a opinião profissional do assistente social, com base na observação e estudo de uma dada situação, fornecendo elementos para a concessão de um benefício, recurso material e decisão médico- pericial. As autoras também definem parecer social como:

Alternativas
Comentários
  • "mas também podemos defini-lo como um instrumento de viabilização de direitos, um meio de realização do compromisso profissional com os usuários, tendo em vista a equidade, a igualdade, a justiça social e a cidadania".

  • GABARITO: LETRA C

    ? Importante também é a reflexão sobre em que medida os relatórios podem promover direitos e em que medida eles podem reforçar a manutenção da condição sub-humana dos indivíduos. Quanto a isso, Raquel Alvarenga se remete aos questionamentos da professora Lucia Barroco no que tange à emissão do parecer social: a quem se destina? Com quem se compromete? E qual a direção política do seu produto? Essas mesmas indagações perpassam os outros instrumentais (pareceres, laudos e relatórios) e devem ser respondidos sempre com a perspectiva de ampliação e viabilização de direitos.

    ? Referência: https://www.cress-mg.org.br/Conteudo/2fa1cc47-d23f-4141-b9a8-c46618ff69f9/Boltim-Conex%C3%A3o-Geraes-T%C3%A9cnica-e-%C3%A9tica-s%C3%A3o-imprescind%C3%ADveis-na-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-relat%C3%B3rios

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ?