SóProvas



Questões de Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social


ID
70648
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O laudo social é um documento que expressa a elaboração conclusiva do estudo social e seus resultados devem ser apresentados de forma enxuta, precisa e clara. O laudo pode constituir um meio de prova, enquanto declaração técnica, o que coloca em destaque

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a resposta! Alguém pode explicar, por favor? Obrigada!
  • " O relatório social e / ou o laudo social ou o parecer social [...] transformam-se em instrumentos de poder. Ou num saber, convertido em poder de verdade, que contribui para a definição do futuro de crianças, adolescentes e famílias, na medida em que é utilizado como uma  das provas que compõem ou que podem compor os autos." Fávero (2007). Desta forma, a responsabilidade ético-profissional dos agentes signatários é fundamental para que  as questões de ordem psicológica, como perdas, sofrimentos que culminarão em ações judiciais, sejam analisadas com muito cuidado.
                    O Estudo Social em Perícias Laudos e Pareceres Técnicos- CFESS

  • O laudo social é um documento elaborado a partir da perícia social. Assim, esse documento apresenta as informações mais relevantes e importantes, isto é, aquelas que devam ser destacadas a respeito da análise realizada sobre determinada realidade social. O laudo social apresenta em seu final uma conclusão ou parecer social, no qual encontra-se indicada a posição e manifestação do assistente social a respeito da situação em questão, daquilo que foi avaliado. O laudo, ao ser solicitado, irá munir o magistrado de informações e conhecimentos importantes acerca de uma situação, de uma realidade social e dos sujeitos ali envolvidos, e irá possibilitar a tomada de decisão por parte do juiz. Portanto, a responsabilidade ao emitir um documento deste tipo e de realizar uma intervenção na vida das pessoas deve ser sempre refletida, visto que a partir da ação do profissional, vidas serão mudadas para sempre. Deste modo, a responsabilidade é também uma categoria ética, ao passo que a ação profissional pode implicar na vida dos sujeitos, negando ou efetivando seus direitos. Deve, então, ser avaliada as consequências de determinada intervenção e ação profissional na vida dos sujeitos, observando a responsabilidade que envolve a atuação profissional e que é balizada pelos valores, princípios e aparatos jurídicos da profissão.


    RESPOSTA: B
  • Enquanto declaração técnica, o Laudo coloca em destaque ----> a responsabilidade ético-profissional dos agentes signatários.

    signatários = aquele que assina ou subscreve um documento.

  • LETRA B - A responsabilidade ético-profissional dos agentes signatários.


ID
77989
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O parecer social diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimentos específicos do Serviço Social de questões relacionadas a decisões a serem tomadas. Embasa-se em estudo rigoroso, sendo de caráter conclusivo ou indicativo. Sua fundamentação esgota-se

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe argumentar por que a letra E está incorreta? e por que a letra D está correta?
  • Parecer Social Diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas. Trata-se de exposição e manifestação suscinta, enfocando-se objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado; a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos-éticos e técnicos e uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo. Ele pode ser emitido enquanto parte final ou conclusão de um laudo, bem como enquanto resposta a consulta ou a determinação da autoridade judiciária a respeito de alguma questão constante em processo já acompanhado pelo profissional.Lúcia Barroco faz-nos as seguintes indagações: “ a que o parecer social se destina? Com quem ele se compromete e qual a direção política de seu produto? Ele é um instrumento de viabilização dos direitos dos cidadãos, um meio de realização do compromisso profissional com os usuários, tendo em vista a justiça social? (Barroco, 1994)
  • A fcc tem cobrado conteúdos tais como estÃo nos livros..... e questoes acerca de parecer, relatorios, laudos exigem muita perspicácia....
    O parecer (...) trata-se de exposiçao e manifestaçao sucinta (...) referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos inerentes ao Serviço SOcial. 
    Fonte: O estudo social em pericias, CFESS, página 47. 
  • Se formos análisar tem mais de uma questão correta. A letra C pode ser considerada correta também. 


ID
114841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto às distintas possibilidades de prática profissional, julgue
os itens subseqüentes.

Nas estratégias de mediação em rede, o mapa da trama deve minimizar o ponto de vista dos sujeitos acerca do processo em questão, sem jamais confrontá-los, nas condições históricas dadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. ''deve minimizar'' ''sem jamais confrontá-los''

  • Mapa da trama de mediações e redes

    Considerar o Tempo histórico do sujeito vinculado ao tempo histórico social com as prin­cipais datas da historicidade cotidianidade do sujeito, destacar as macrorre­lações sociais: econômicas, políticas, culturais que se inter-relacionam com a trajetória:

    > Destacar ganhos e perdas do ponto de vista afetivo, cultural, econômico, politico e da solida­riedade (ldentificar em conjunto com o usuário, o funda­mento de sua fragi­Iização sob todos os aspectos e o que proporciona ao usuário a sua condi­ção de ser social fragilizado / Proces­so de desconstrução e reconstrução)

    >Situar as opres­sões, as discriminações, as violências, as agressões, as barreiras de acesso. inferiorizacão so­cial, negação da cidadania, culpaliza­ção (Fazer com que o usuário perceba os elementos que cons­tituem a sua condi­ção de fragilizado frente as possibili­dades / Processo de desconstrução e reconstrução)

    >Valorizar o ponto de vista dos sujeitos sobre o processo (Oportunizar a reflexão ao usuário, seu porno de vista frente a situação, valorizar a sua lin­guagem, conferir-lhe poder de decisão)

    "Poder situar o usuário dentro de seu tempo-histórico de condição social, significa possibilitar-lhe o resgate de sua condição de sujeito social" F

    FONTE: FRANCISCO ARSELI KERN

    "AS MEDIAÇÕES EM REDES". P.80


ID
114850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como parte de um movimento de sistematização e aprimoramento
de meios para intervenção profissional, várias são as formas de
registro e distintas as suas funções. Acerca desse tema, julgue os
itens a seguir.

A perícia social é realizada por meio de estudo social e implica a elaboração de laudo e de parecer, cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial.

Alternativas
Comentários
  • “A perícia social consiste no meio pelo qual, no processo, pessoas entendidase sob compromisso, verificam fatosinteressantes à causa, transmitindo
    ao juiz o respectivo parecer.” (Santos, 1973, p.474)

    Logo, implica em uma atividade auxiliar porque necessita de conhecimentos profissionais específicos, não tem poder decisório legal e subsidia as
    sentenças judiciais. Só intervémem processo por determinação judicial, ou contratado como assistente técnico pelos sujeitos que têm seus direitos ameaçados.


ID
114853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como parte de um movimento de sistematização e aprimoramento
de meios para intervenção profissional, várias são as formas de
registro e distintas as suas funções. Acerca desse tema, julgue os
itens a seguir.

O estudo socioeconômico realizado durante a elaboração de um parecer social é parte integrante do processo e, obrigatoriamente, deve ser encaminhado ao setor solicitante, de modo a garantir a confiabilidade das informações contidas no parecer

Alternativas
Comentários
  • O Estudo Sócio Econômico é um dos instrumentos utilizado pelo Assistente Social, que tem como finalidade conhecer de forma crítica uma determinada situação. Esta técnica é em geral realizada através de entrevista estruturada, cujo formulário aborda uma série de variáveis conjunturais que auxiliam na formatação da realidade em estudo.Caso seja insuficiente o dado fornecido pelo usuário durante a entrevista o Assistente Social pode utilizar um outro instrumento que é a Visita Domiciliar, cuja finalidade e acompanhar junto à realidade do usuário a entrevista já iniciada anteriormente.

     Depois de realizado a entrevista e/ou à visita domiciliar, o Assistente Social irá elaborar o Parecer Social, este de exclusividade do Assistente Social. O Parecer Social deve-se levar em consideração as representações, os valores e os significados presentes no contexto analisado.

    Logo a questão está errada pois o parecer social não deve ser encaminhado ao solicitante, já que é de exclusividade do Assistente Social.

  • Evelyn, se vc prestar atenção no enunciado verá que a questão se refere ao encaminhamento do estudo socioeconômico ao setor solicitante, e não ao encaminhamento do parecer social.

    A perícia social é realizada através do estudo social (nesse caso em específico levando em consideração os aspectos sociais e econômicos). Caberá somente ao Assistente Social a escolha dos instrumentos utilizados na realização do estudo (entrevistas, visitas domiciliares...), os dados obtidos nesse estudo são de acesso exclusivo do profissional, logo, não poderá ser encaminhado ao setor solicitante.

    Após feito o estudo, o A. S. deverá elaborar um Laudo Social, que é um documento onde ele relatará o que for conveniente sobre o estudo, e por fim, dará o seu ponto de vista sobre a situação, chamado de Parecer Social,  este irá subsidiar uma decisão judicial.

  • Não é necessário remeter o "estudo socioeconômico" ao juiz solicitante, basta remeter o parecer (laudo).

    Não sou profissional da área de serviços sociais mas pela questão deu para entender que o tal "estudo socioeconômico" é um procedimento técnico utilizado para avaliar os fatos submetidos à perícia, porém, o que interessa ao Juiz é o parecer ou laudo.
  • Gabarito Errado

    O estudo socioeconômico NÃO deverá ser encaminado aos setores solicitantes, mas permanecer nos prontuários do assistente social, em arquivo próprio. Somente o parecer social é que deverá ser encaminhado. 

    O parecer social, um instrumento de viabilização de direitos (Relatos de uma experiência) - Marinete Cordeiro Moreira e Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga. Pág.62. O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos Contribuição ao debate no judiciário, Penitenciário e na Previdência Social/Conselho Federal de Serviço Socia, (org). 8ed. - São Paulo:Cortez, 2008.


ID
114877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A lei que regulamenta o exercício profissional do assistente social
e o Código de Ética da profissão são instrumentos que
possibilitam uma compreensão do mundo para além da prática
profissional, a partir de uma visão crítica e fundamentada. Com
relação aos referidos instrumentos, áreas e limites da atuação
profissional, julgue os itens a seguir.

De acordo com a lei de regulamentação da profissão, a realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de serviço social pode ser partilhada com profissionais de equipe multidisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a LEI No 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social: I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social; III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social; IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;veja http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8662.htm para mais informações.
  • Eu só queria saber o que essa questão tem a ver com Direito Constitucional?
    Quem a classificou como tal mereceria perder uns 300 pontos só por isso...
  • Sigilo profissional!!

  • O assistente social deverá emitir sua opinião técnica somente sobre o que é de sua área de atuação e de sua atribuição legal, para qual está habilitado e autorizado a exercer, assinando e identificando seu número de inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.

  • Se é de matéria de Serviço Social cabe ao Assistente Social , apenas. Questão de preservar o sigilo profissional.

  • Artigo 16 § único do Código de Ética: "Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário".

    No meu entendimento se a resolução diz que  há possibilidade de partilhar informações, isso torna a questão certa.

  • informações e pareceres sobre matéria de serviço social

    O ERRO da questão, está justamente em compartilhar informações sobre matéria de serviço social, pois nesse caso, é privativa do assistente social.

  • SE A QUESTÃO FALAR DO MAU - MATÉRIA, ÁREA OU UNIDADE É ATRIBUIÇÃO.

  • Artigo 16 § único do Código de Ética: "Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário".

    No meu entendimento se a resolução diz que  "pode ser partilhada com profissionais de equipe multidisciplinar".

     há possibilidade de partilhar informações, isso torna a questão certa.


ID
116053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do laudo e do parecer social, julgue os itens que se seguem.

O parecer social é um instrumento de intervenção realizado a partir de um estudo social e não exige uma estruturação conclusiva.

Alternativas
Comentários
  • Parecer Social corresponde a análise da situação referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos inerentes ao Serviço Social, portanto, com base em estudo rigoroso e fundamentado, e uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo.

  • O parecer social é um instrumento de esclarecimento e analise para subsidiar conclusão ou indicação de decisões.


  • se pode ser indicativo, significa que não necessariamente será conclusivo, ou seja, não exige uma estruturação conclusiva :/

  • o PARECER SOCIAL tem base no estudo de determinada situação. Só existe num contexto de perícia social. Pode vir como parte final de um laudo ou isolado. Tem finalidade CONCLUSIVA ou INDICATIVA. O Assistente Social pode dar sugestões através de um parecer!

  • O laudo é o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise. Em sua parte final, via de regra, registra-se o parecer conclusivo, do ponto de vista do Serviço Social. Conclusivo no sentido de que deve esclarecer que, naquele momento e com base no estudo científico realizado, chegou-se à determinada conclusão. Para a efetivação desse registro, o profissional vai ter como referência conteúdos obtidos por tantas entrevistas, visitas, contatos, estudos documental e bibliográfico que considerar necessários para a finalidade do trabalho. 

  • GABARITO: ERRADO

    → o parecer social é uma manifestação sucinta, tendo um caráter indicativo ou conclusivo, expondo, de maneira breve, uma possibilidade, uma indicação de intervenção.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
116056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do laudo e do parecer social, julgue os itens que se seguem.

No laudo social, registram-se os aspectos mais relevantes do estudo social e do parecer social.

Alternativas
Comentários
  • "O laudo social é outro tipo de documento, utilizado como uma das “provas” que instruirá o processo e que poderá dar suporte à decisão, à sentença judicial. O laudo é o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise. Em sua parte final, via de regra, registra-se o parecer conclusivo, do ponto de vista do Serviço Social."
    Instruções sociais de processos, sentenças e decisões - Eunice Teresinha Fávero
  • O Laudo "..representa o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada, e o parecer social".

    Fonte: O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos. Pág.46
  • "Como no sistema de justiça o ESTUDO SOCIAL é realizado com a finalidade de instruir o processos com conhecimentos da área de Serviço Social, recebe também a denominação de PERÍCIA SOCIAL, isto e, um perito - especialista em determinada área de conhecimento, no caso, em Serviço Social - é nomeado para realizar um ESTUDO e emitir um PARECER  a respeito. O registro desse ESTUDO ou PERÍCIA, COM SUAS CONCLUSÕES E SEU PARECER, dá-se geralmente por meio de um RELATÓRIO SOCIAL ou de um LAUDO SOCIAL, trabalho esse regulamentado na legislação que dispõe sobre a profissão como atribuição privativa do assistente social." 

    Livro: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais (2009)
    Texto: Instruções sociais de processos, sentenças e decisões.
    Autora: Eunice Fávero
  • Não concordo com o gabarito. A meu ver, o laudo social registra os aspectos mais relevantes do estudo social, mas não do parecer social como está dito na questão. 

    O laudo representa o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada, E o parecer social.

    Fonte: O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos. Pág.46

  • Gente, faço o curso específico do 'estratégia concursos' e no material deles consta essa pergunta e lá o enunciado está escrito...

    No laudo social, registram-se os aspectos mais relevantes do estudo social e o parecer social.

    Por isso, o gabarito é Correto. Acredito que foi erro de digitação aqui do site. 

    Um d  mudou completamente o sentido. 

  • o LAUDO SOCIAL é construído a partir do estudo social. Tem um carácter analítico, traz a identificação dos sujeitos e a metodologia usada na sua construção, bem como o parecer social conclusivo e indicativo. já o PARECER SOCIAL é a manifestação objetiva de caráter indicativo ou conclusivo. Pode ser apresentar sozinho ou acompanhado no laudo social ( explicação da aula de WELBER GONTRAM).

  • “[...] o laudo oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisões que envolve direitos fundamentais e sociais”. (FÁVERO, 2007, p. 46). Síntese significativa do estudo , da analíse e do parecer social.


  • O Parecer Social é a parte final do laudo social subsidiado através do Estudo Social.

  • Laudo Social: ----> Opinião de TÉCNICO sobre determinado caso ou assunto! Fundamenta-se em análises e deve ser conclusivo (diretrizes/sugestões). É um documento escrito que contém Parecer ou Opinião conclusiva do que foi estudado e observado sobre determinado assunto. *** Do ponto de vista jurídico, o laudo seria a exposição, feita por escrito pelos peritos, das conclusões obtidas em relação ao que foram solicitados. Fonte: O Estudo Social em Laudos, perícias e pareceres técnicos. Org. CFESS 10* Ed. 2011
  • Concordo com você Edney, e fui no mesmo raciocinio .

  • Cespe 2012

    O laudo social expressa a elaboração conclusiva do estudo social, com a apresentação concisa e clara dos resultados.

  • O laudo social funciona como prova!


ID
130312
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um dos eixos de sustentação da ação profissional, no campo jurídico, na elaboração da perícia social, é a

Alternativas
Comentários
  • Elementos que dão sustentação à elaboração da perícia social:

    Competência técnica
    : refere-se à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional;
    Competência teórico-metodológica: refere-se à base de conhecimentos que o Assistente Social deve dispor para desenvolver a perícia social, tanto em termo de organização do processo como para a efetivação da análise sobre a qual repousará o parecer social.
    Autonomia constitui-se no elemento chave para o desenvolvimento da perícia social. É a liberdade de escolha que o perito possui diante deste processo metodológico.
    Compromisso ético: durante o processo de desenvolvimento da perícia social o profissional deve dispor das normas, condutas e princípios contidos no Código de Ética Profissional.
  •  Eixos de sustentação da ação profissional (MIOTO): competência técnica; competência teórico-metolológica; AUTONOMIA, compromisso ético. 

  • Essa FCC é podre. 

  • Outra questão similar Q580085.


ID
130315
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O poder da ação e do parecer dos Assistentes Sociais, nas decisões judiciais, está relacionado

Alternativas
Comentários
  • Mas, o parecer do assistente social no judiciário não é o parecer técnico? E por que a resposta foi a letra C.

  • Esta questao foi corrigida corretamente ??? porque a coompreensão do sujeito pode estar certa , mais o parecer tecnico que importa , so se esta questao estiver direcionada a psicologos ...

  • Pronto! Agora viramos psicólogos!

  • pergunta um pouco interpretativa não? 

  • Acho que a alternativa d também contempla.

  • Nas decisões judiciais, a elaboração do parecer de um assistente social possui como foco a compreensão do sujeito. O assistente social, munido de suas competências, realiza um estudo da vida social dos sujeitos envolvidos, com o objetivo de produzir conhecimentos e emitir uma opinião técnica sobre as condições vivenciadas pelos mesmos.  É preciso compreender que as demandas bem como os problemas apresentados pelo sujeito não são isolados, embora tenham suas particularidades, fazem parte da dinâmica das relações sociais presentes na sociedade capitalista. Desse modo, as demandas e expressões da questão social que atravessam a vida desse sujeito não podem ser analisadas de forma fragmentada, sem uma conexão com a totalidade social, com a sociedade em que vivemos, seu modo de produção, econômico e social. Nessa perspectiva, uma atuação crítica e responsável visa captar e compreender a situação vivenciada pelo sujeito em sua totalidade, isto é, num contexto mais amplo. Vale destacar que embora não seja competência do assistente social o mérito da decisão, o seu posicionamento e a realização de seu parecer traz sérias implicações para as vidas desses sujeitos.


    RESPOSTA: C
  • O Assistente Social precisa compreender a realidade do sujeito em sua essência, para emitir pareceres. Deve ter por base a observação e a realização de estudos sócio-econômicos de uma dada realidade. Núcleo familiar, relação dos pais, guarda, etc... são elementos constitutivos do parecer social.  

  • O poder da ação e do parecer dos Assistentes Sociais, nas decisões judiciais, está relacionado:

    - à compreensão do sujeito.

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social


    Nas decisões judiciais, a elaboração do parecer de um assistente social possui como foco a compreensão do sujeito. O assistente social, munido de suas competências, realiza um estudo da vida social dos sujeitos envolvidos, com o objetivo de produzir conhecimentos e emitir uma opinião técnica sobre as condições vivenciadas pelos mesmos. É preciso compreender que as demandas bem como os problemas apresentados pelo sujeito não são isolados, embora tenham suas particularidades, fazem parte da dinâmica das relações sociais presentes na sociedade capitalista. Desse modo, as demandas e expressões da questão social que atravessam a vida desse sujeito não podem ser analisadas de forma fragmentada, sem uma conexão com a totalidade social, com a sociedade em que vivemos, seu modo de produção, econômico e social. Nessa perspectiva, uma atuação crítica e responsável visa captar e compreender a situação vivenciada pelo sujeito em sua totalidade, isto é, num contexto mais amplo. Vale destacar que embora não seja competência do assistente social o mérito da decisão, o seu posicionamento e a realização de seu parecer traz sérias implicações para as vidas desses sujeitos.



    RESPOSTA: C

  • não acho que a palavra sujeito é a certa, melhor seria realidade social ou compreensão de totalidade, sujeito tá muito pra psicologia.

ID
130318
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A apresentação da perícia social aos juízes se faz mediante o laudo social. Pode constituir-se em um meio de prova, tratando-se de uma declaração técnica. A perícia social tem como finalidade

Alternativas
Comentários
  • A perícia é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer!!!!
    Estudo Social   -    Perícia  -    Laudo  -    Parecer
    Quando se trata de questões em que o juiz necessita de um parecer profissional, em que não está em evidência o contraditório, em que não há conflitos e sim interesse somente da parte autora, não faz sentido realizar perícia social.

  • questão estranha!

     

  • Litígios são as pendências pertinentes a uma ação.Situação litigiosa (disputa de interesses). Nos processos de rito ordinário previsto no Código de Processo Civil (campo largo para produção de provas por se tratar de questões conflitantes/litigiosas) e naqueles em que é previsto o procedimento contraditório em Leis Especiais, o entendimento generalizado vem sendo de que o trabalho do assistente social deva ser feito através de perícia social.  Por exemplo: separação judicial, divórcio, modificação de guarda, processo de interdição, mudança de curador, regulamentação de visitas, destituição de pátrio poder (extinção do poder familiar), reintegração de posse, alimentos entre parentes e outros de não menos importância.

    D) resposta certa: A perícia social tem como finalidade emitir parecer sobre situações conflituosas na ótica dos litígios sociais.

    A) errada: ouvir as versões e as interpretações judiciárias (na verdade só cabe analise). 

    B) errada: palavra julgar (na verdade é gerado um apontamento de medidas sociais e legais que poderão ser tomadas), julgar caberá ao juiz, que não é competência do Assistente Social. 

    C) errada: emitir uma análise sobre a organização dos processos judiciários (o assistente social não tem a finalidade de analisar as organizações dos processos judiciários, e sim possui objetivo de analisar os autos dos processos judiciais para embasar o laudo social. 

    E) situação a ser descoberta (???? fica estranho) toda estranha. 

  • A perícia social no judiciário tem a finalidade de conhecer, analisar e emitir parecer sobre situações vistas como conflituosas ou problemáticas no âmbito dos lígitios legais visando assessorar os juízes em suas decisões (MIOTO). 

  • A perícia social vai emitir um parecer, uma opnião

  • GABARITO: LETRA D

    A PERÍCIA SOCIAL é uma análise/exame detalhado de uma determinada situação social. Tem a finalidade de emitir um parecer técnico sobre a situação/questão estudada pelo Assistente Social. Via de regra, envolve uma situação conflituosa que necessita da manifestação de um especialista para que seu estudo e parecer sirva de elemento para a decisão de determinado conflito (Ação Sócio Pericial). 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
130321
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre os instrumentos básicos que o Assistente Social dispõe para a realização da perícia social está

Alternativas
Comentários

  • questão confusa!

  • De acordo com Eunice Fávero (O estudo social-fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no Judiciários, no Penitenciário e na Previdência Social. Orgs. CFESS. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2014) na realização da perícia social o assistente social possui a livre escolha dos meios que ele julgar necessários para alcançar suas finalidades. Para a realização da perícia, primeiramente, é feito um estudo social e após deve ser produzido um laudo social e um parecer social. Dentre os instrumentos e técnicas que o profissional comumente utiliza para a feitura da perícia destacam-se visitas domiciliares e/ou institucionais; entrevistas; contatos e consulta a material documental e bibliográfico. Lembrando que a perícia subsidiará, no caso do judiciário por exemplo, a tomada de decisão do juiz, e é requisitada quando há a necessidade de um parecer técnico ou científico acerca de uma questão.


    RESPOSTA: B
  • Dentre os instrumentos básicos que o Assistente Social dispõe para realização da perícia, na etapa do estudo social, são: entrevista, observação, visita domiciliar e análise da documentação

  • também não entendi porque é a resposta B

  • Em relação ao eixo de sustentação da perícia social destacaríamos quatro elementos, a saber: competência técnica, competência teórico-metodológica, autonomia e compromisso ético.

     

    A competência técnica refere-se à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional (...) Dentre os instrumentos básicos que o assistente social dispõe para a realização da perícia social, na etapa do estudo social, estão, a entrevista, a obervação, a visita domiciliar e a DOCUMENTAÇÃO. 

     

    A DOCUMENTAÇÃO é o instrumento que permite o registro da ação profissional nos diferentes momentos do trabalho (MIOTO)

  • Conforme gabarito definitivo da banca resposta correta Documentação!

     

  • Na realização da perícia social o assistente social possui a livre escolha dos meios que ele julgar necessários para alcançar suas finalidades. Para a realização da perícia, primeiramente, é feito um estudo social e após deve ser produzido um laudo social e um parecer social. Dentre os instrumentos e técnicas que o profissional comumente utiliza para a feitura da perícia destacam-se visitas domiciliares e/ou institucionais; entrevistas; contatos e consulta a material documental e bibliográfico. Lembrando que a perícia subsidiará, no caso do judiciário por exemplo, a tomada de decisão do juiz, e é requisitada quando há a necessidade de um parecer técnico ou científico acerca de uma questão.
     

  • só pode ser a B, as demais alternativas não correspondem a instrumentos

ID
142384
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito do Judiciário, o assistente social tem como uma de suas atribuições a feitura do laudo social, o qual deve

Alternativas
Comentários
  • As respostas  geram dúvidas, parecendo estarem todas erradas. Na minha opinião foi mal formulada a questão. Segue cada instrumento de trabalho do assistente social segunto Magalhães (2004).
    ESTUDO SOCIAL
    Demanda leituras e conhecimento específico, exige uso de instrumentos apropriados, de leituras, análises, de tempo para avaliação e elaboração de texto.
     PERICIA SOCIAL
    Meio de prova consistente no parecer técnico de pessoa habilitada. São espécies de perícia: o exame. A vistoria e avaliação.
    PARECER SOCIAL
    É opinião fundamentada, o estudo dos aspectos de uma lei ou de um caso jurídico [...] a  Opinião do técnico ou perito sobre assunto de sua especialidade. Resulta tanto do relatório quanto do laudo.
    LAUDO SOCIAL
    É o documento escrito contendo parecer ou opinião conclusiva do que foi estudado e  observação sobre determinado assunto;
    RELATÓRIO SOCIAL
    É a descrição ou relato do que foi possível conhecer por meio do estudo, ou seja, um parecer  u exposição dos fundamentos de um voto ou de uma apreciação, ou ainda, qualquer exposição pormenorizada de circunstancias ou objetos. Cristalização profissional efetivada. 
  • Segundo Eunice Fávero (O Estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciários, no penitenciário e na previdência social. Org. CFESS, 11ª edição, São Paulo: Cortez, 2014), o laudo social contém as informações mais relevantes do estudo social, é elaborado após a perícia social e apresenta o parecer social. Deste modo, a autora informa que o laudo social é  utilizado no sistema judiciário como um instrumento que contribui para informar ao magistrado sobre determinada questão ou situação, e para que assim ele possua elementos suficientes para a tomada de decisão. É importante ressaltar que o laudo, considerando que influencia na decisão judicial, implica e pode definir a vida dos sujeitos ali envolvidos, seja em casos de adoção e seu deferimento ou não; em situações em que a mãe e/ou pai podem perder ou não o poder familiar, dentre outros. Portanto, esse documento diz respeito à tomada de decisões relacionadas a direitos fundamentais e sociais dos sujeitos. Sendo assim, a feitura do estudo social, o qual será expresso no laudo ou no relatório, conforme Fávero (2014), é referente à análise das refrações da questão social ou de questões subjetivas que perpassam as vidas dos sujeitos atendidos. Deve ser considerado então, na confecção daqueles documentos, o contexto e a realidade social que cercam e implicam nas vidas dos sujeitos envolvidos, buscando situá-los, bem como suas particularidades e singularidades, nessa conjuntura ampla da qual eles fazem parte, mesmo que muitas vezes perifericamente. É importante ter em mente que o laudo produzido pelo profissional será tomado como uma verdade pelo magistrado, e por isso, aquele documento não deve pautar-se no imediato, na aparência ou em primeiras impressões, devendo o assistente social avaliar as consequências do expresso no laudo na vida dos sujeitos.


    RESPOSTA: A


  • contemplar a inclusão dos sujeitos singulares, na universalidade mais ampla na qual se inserem.

  • laudo social é o produto final da perícia social e requer um conhecimento teórico-prático da vida dos sujeitos que vai além da mera estratificação social, ou enquadramento das situações do sujeito.


ID
142390
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A metodologia do trabalho em grupo, é fundamental quando se atua com famílias e comunidades, pois pode propiciar:

I. Situações de envolvimento, troca, participação, comunicação e criatividade.
II. Ampliação do conhecimento da realidade atual em termos da constituição da família levando os profissionais a atuarem de acordo com essa realidade.
III. Reconstrução de histórias de vida, espaço da revivência dos sentimentos e emoções.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Situações de envolvimento, troca, participação, comunicação e criatividade. 

    II. Ampliação do conhecimento da realidade atual em termos da constituição da família levando os profissionais a atuarem de acordo com essa realidade. 

    III. Reconstrução de histórias de vida, espaço da revivência dos sentimentos e emoções.

    TODAS CORRETAS


ID
142417
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma das atribuições específicas do assistente social que atua no Poder Judiciário é

Alternativas
Comentários
  • Uma das atribuições específicas do assistente social que atua no Poder Judiciário é

    Gabarito E, porém acredito que esta questão seria facilmente anulada. Pois o que é atribuição privativa do assistente social é a emissão de parecer SOCIAL e não apenas parecer. 


ID
167515
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social necessita planejar o seu trabalho e estar preparado para as inúmeras demandas que surgem no cotidiano, tanto em quantidade como em qualidade e forma. Para tanto, a partir dos pressupostos básicos do projeto ético-político, cabe a ele elaborar um projeto de trabalho que

Alternativas
Comentários
  • Um projeto de trabalho, para além da formulação técnica e precisa – que é essencial –, deve constituir instrumento potente de impacto sobre a realidade, e seu produto deve apontar a transformação dessa realidade. Necessita ser um elemento fundamental de reafirmação do projeto ético-político profissional e, portanto, construído para ser um elemento que indique, tanto para a instituição como para a população usuária, os compromissos assumidos pela profissão. Ele deve ser o reflexo do compromisso com a emancipação dessa população e da negação do papel de controle e tutela das classes subalternas.

    Formulação de projeto de trabalho profissional

    Berenice Rojas Couto

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pd


ID
167521
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre as atribuições propostas para o assistente social no campo sociojurídico inclui-se a elaboração de relatório social, cujo processo deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • sua função principal é desvelar a verdade dos acontecimentos ou situações e, neste caso, a participação do assistente social deve ser no sentido de elucidar que a construção desta verdade é histórica e construída socialmente.


ID
167524
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O laudo social é utilizado no meio judiciário com a finalidade de dar suporte à decisão judicial. Deve compor sua estrutura:

Alternativas
Comentários
  • "Ele possui uma estrutura que geralmente se constitui por uma introdução que indica a demanda judicial e objetivos, uma identificação breve dos sujeitos envolvidos, a metodologia para construí-lo (deixando claro a especificidade da profissão e os objetivos do estudo), um relato analítico da construção histórica da questão estudada e do estado social atual da mesma, e uma conlcusão ou parecer social, que deve sintetizar a situação, conter uma breve análise crítica e apontar conclusões e indicativos de aternativas, do ponto de vista do Serviço Social, isto é, que expresee o posicionamento profissional frente à questão em um estudo". (p.46)

    Fonte: FÁVERO, E.T. O estudo social: fundamentos e particularidades de sua construção na área judiciária. In: CFESS (org). O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social. São Paulo: Cortez, 2003.

ID
185980
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as atividades profissionais do Assistente Social na justiça mineira em sua função precípua de assessorar os juízes em questões pertinentes ao Serviço Social, pode-se afirmar que os instrumentos de trabalho necessários à sua práxis profissional nas perspectivas teórico-metodológica e técnico-operativa são:

I. observação, linguagem e comunicação escrita.
II. entrevista aberta, semiestruturada, estruturada - individuais ou coletivas.
III. visita domiciliar, visita institucional, observação.
IV. planejamento da ação, estudo dos autos, relatório.

Assim pode-se concluir que completam corretamente o enunciado acima

Alternativas
Comentários
  • I. observação, linguagem e comunicação escrita.

    II. entrevista aberta, semiestruturada, estruturada - individuais ou coletivas.

    III. visita domiciliar, visita institucional, observação.

    IV. planejamento da ação, estudo dos autos, relatório.

    TODAS CORRETAS


ID
186013
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

PIZZOL (2006) escreveu que é imprescindível que todos os profissionais que são chamados a desenvolver o relevante trabalho de perito judicial tenham conhecimento sobre o assunto do qual vão se ocupar. Esse trabalho deve ser desenvolvido segundo as regras estipuladas no Código de Processo Civil.

Dessa forma, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • o perito deverá ser oficiado, sendo inviável a escusa a determinação judicial.

  • Alternativa C !

    Novo código de processo civil referente a Perícia judicial:

    Da Prova pericial

    Art. 467. O perito pode escusar-se ou ser recusado por impedimento ou suspeição.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    PELO NCPC:

    A) os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível superior, devidamente inscritos em órgão da classe. ERRADO

    Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico.

    § 1º Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

    B) o juiz será assistido por perito, quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou cientifico. CORRETO

    Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico.

    C) o perito deverá ser oficiado, sendo inviável a escusa a determinação judicial. ERRADO

    Art. 157. O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo.

    D) o perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e incorrerá em sansões que a lei penal estabelecer. CORRETO

    Art. 158. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis.


ID
186016
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei 8.662/93, em seu artigo 5º dispõe que é atribuição privativa do Assistente Social realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria do Serviço Social. Para o exercício dessa atividade o profissional nomeado a assessorar o juiz deve deter qualificação específica para produzir a prova pericial.

Assim sendo, são consideradas qualificações desse profissional as abaixo relacionadas, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Letra D correta: 

    Consoante o art. 332 do vigente CPC:

    "Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou a defesa".


    Letra C errado. Alguém sabe o erro????, levando em consideração que:


    Dimensão Investigativa: compreende a produção do conhecimento, a elaboração de pesquisas e os aspectos analíticos que dão suporte, qualificam e garantem a concretização da ação interventiva. Ou seja, [...] é um suposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social. (ABEPSS, 2007, p.67) A dimensão investigativa não está circunscrita aos trabalhos acadêmicos, mas é expressão da qualificação do exercício profissional do assistente social. 


  • produzir prova..? estranho

  • eu acredito que a "c" seja a incorreta pois o profissional vai assessorar o Juiz, no caso o assistente social não vai intervir ... pois o assistente social vai fazer a perícia social mas o juiz não é obrigado a acatar o parecer do assistente social 

  • Sim, o Laudo Social é um elemento de PROVA! 

  • moralmente legítimos??

ID
196285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

As ações educativas com os usuários dos serviços de saúde devem reconhecer as barreiras socioculturais e econômicas, assim como os estigmas relacionados a valores morais e religiosos, contrapondo-se às práticas normatizadoras e distanciadas da realidade sociocultural da população.

Alternativas
Comentários
  • Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.


    RESPOSTA: CERTO


  • Questão duvidosa, e com pessima elaboração, deixa a desejar, não conseguir entender até agora.

  • Feita

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.

    RESPOSTA: CERTO


ID
196303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da humanização está presente no debate da política de
saúde e nos diferentes espaços de atuação das equipes
interdisciplinares. No que diz respeito a esse tema e aos demais
aspectos que o envolvem, julgue os próximos itens.

O acolhimento, mesmo concebido como uma diretriz da política nacional de humanização, não é compreendido como um dispositivo capaz de alterar o modelo técnico-assistencial, nem tampouco oportuniza a reorganização do processo de trabalho ou modifica a lógica de atendimento.

Alternativas
Comentários
  • O Acolhimento é conceito imbricado no grande princípio do SUS de acesso universal, seja acesso às unidades e serviços (garantia do cuidado), acesso à qualidade da assistência que significa escuta ativa, vínculo, responsabilização, resolutividade e acesso à continuidade do cuidado. Expressa-se como a construção de uma diretriz política e operacional para responder à necessidade dos usuários de garantia de acesso ao cuidado em saúde. Acolhimento traduz-se em uma atitude de inclusão, é postura ética, uma atitude em relação à garantia de acesso aos serviços de saúde, à qualidade e à integralidade da atenção. A garantia do acesso à informação correta e em linguagem adequada, aos serviços e aos insumos, a qualidade da assistência à mulher no pré-natal, no parto, no puerpério e no acolhimento em rede além de compromisso ético do SUS, configuram-se como a concretização do acolhimento pleno, com a disponibilização da melhor tecnologia em saúde. (...) É um processo de ressignificação da relação da equipe de saúde com o usuário, sujeito de sua própria história, que constrói e é construído por sua história. (FRANCO; BUENO; MERRHY, 1999). É uma diretriz e ao mesmo tempo um dispositivo, na medida em que transforma concretamente processo de trabalho de tal modo que garanta a acessibilidade, a responsabilização e o vínculo. O acolhimento, como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, favorece a construção de relação de confiança e compromisso com as equipes e os serviços, contribuindo para a promoção da cultura de solidariedade e para a legitimação do sistema público de saúde (PNH/MS, 2009 ).

  • O acolhimento, mesmo concebido como uma diretriz da política nacional de humanização, não é compreendido como um dispositivo capaz de alterar o modelo técnico-assistencial, nem tampouco oportuniza a reorganização do processo de trabalho ou modifica a lógica de atendimento.

  • Pode-se dizer que, para o Serviço Social, o acolhimento é parte integrante do processo interventivo dos assistentes sociais. Ele congrega três elementos que agem em concomitância: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que se encontra o usuário.


ID
196837
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos conceitos de perícia social, estudo social, parecer, pesquisa social e relatório social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Mioto "a perícia tem uma finalidadeprecípua, que é a emissão de um parecer para subsidiar a decisão de outrem(muito freqüentementeo juiz) sobre uma determinada situação"

    A questão A está errada devido a "sem emitir parecer" no final da questão.

    A questão B se refere ao laudo social que possui esta estrutura sendo que a conclusão pode ser também um parecer social. 

    A questão C sobre Pesquisa social estaria correta com a definição da letra D.


    Estrutura

    Opnião

    Estudo Social

    Não tem

    Não precisa

    Administrativo

    Relatório Social

    Estrutura diversa

    Pode ou não ter

    Administrativo

    Perícia Social

    Laudo +parecer

    Sim

    Judiciario

    Laudo Social

    Int+ident+metod+relato+conclusao

    sim

    Judiciário

    Parecer

    não

    sim

    Adm e judiciário

    Referência 

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:HvyJqpHB4O0J:adrianalimabarros.files.wordpress.com/2011/07/estudo-social-perc3adcia-social-relatc3b3rio-social-revisc3a3o-15-01.ppt+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br  Ultimo acesso junho de 2014

  • A questão B está errada, pois a estrutura descrita, refere-se a de um Relatório Social (identificação, metodologia, relato analítico e conclusão). 

  • Comentário da Questão:

    A) INCORRETA - Pois, a Perícia social implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer  FÁVERO (2005).

    B) INCORRETA – O Laudo  que é estruturado a partir de elementos como introdução, objetivos, identificação, metodologia, conclusão/ parecer social.

    C) INCORRETA –  Segundo FREITAS (2003) está é a definição de ESTUDO SOCIAL e não de PESQUISA SOCIAL.

    D) INCORRETA – Pois, o Relatório social caracteriza-se como documento especifico elaborado pelo assistente social,  constituído de apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.

    E) CORRETA – O Estudo social  é um procedimento para conhecer e interpretar a realidade social

    Gabarito: Letra E

     

    ✔️ Apostila de Questões Comentadas

    ✔️Mapas mentais

    ✔️Dicas de estudo para concursos e muito mais!!!

     

    Siga-nos nas redes sociais!


    Facebook: facebook.com/euassistentesocial/
    Instagram: @euassistentesocial
    Twitter: @Euassistenteso1
    Acompanhe o blog: euassistentesocial01.blogspot.com.br/ 
    Site: www.euassistentesocial.com.br
     

     

     


ID
196876
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos itens que constituem objetivos da mediação familiar.

Alternativas
Comentários
  •  

    O mediador familiar tem como papel fundamental controlar, nesta fase de instabilidade da vida da família, a gestão do conflito. Ajudar os pais a tomar decisões responsáveis face ao novo contexto relacional (regular a responsabilidade parental e a organização dos tempos das crianças, por exemplo). 

     

    A mediação familiar é um processo ao qual o casal em instância de divorcio recorre, a fim de ele próprio resolver o seu conflito de uma forma mutuamente aceitável, permitindo-lhe alcançar um acordo familiar justo e equilibrado que complete os interesse de todos, sobretudo os das crianças (Meyer Elkin).

    http://www.ipmediacaofamiliar.org/MEDIACAO.html

  • Reduzir conflitos, facilitar a comunicação, identificar e clarificar os pontos específicos em questão, melhor utilização do sistema legal, alcançar um acordo escrito das questões discutidas.


ID
196912
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O tema perícia social na esfera do judiciário vem produzindo importantes debates, entretanto, não é claro para os assistentes sociais judiciários a diferença entre estudo social e perícia social. Assinale a alternativa correta no que concerne a estes instrumentos.

Alternativas
Comentários
  • O Estudo Social refere-se ao estudo in loco que consiste em coletar dados, a partir de um instrumental específico e definido pelo Assistente Social, para cada caso particular, e interpretar estes dados a partir de um referencial teórico, elaborando assim um posicionamento profissional sobre a situação. Dentro de uma visão de globalidade, visto ser a interpretação da situação, ele é construída através da realização de estudo dos documentos contidos nos autos do processo, entrevistas, visita domiciliar e, quando necessário, coleta de informes na comunidade na qual reside a parte autora ou réu.

    PERÍCIA SOCIAL - "Avaliação, exame ou vistoria solicitados e/ou determinados sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico [...] é o estudo social, realizado com base nos fundamentos teóricometodológicos, ético-político, e técnico operativos próprios do    Serviço Social, e com finalidades relacionadas a avaliação e julgamentos".


  • A perícia social é um processo pelo qual o Assistente Social realiza um exame de situações sociais, com a finalidade de emitir um parecer.


ID
196915
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Entre os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social no Poder Judiciário, a entrevista, a visita domiciliar e registros como relatórios, laudos e pareceres, figuram como mais comuns. A respeito destes instrumentos, complete as lacunas abaixo.

I. _____________________ tem por objetivo clarificar situações, considerar o caso nas particularidades de seu contexto sociocultural e de relações sociais.

II. ______________________ é utilizado no judiciário como mais um elemento de "prova", a fim de dar suporte à decisão judicial.

III. ______________________ possibilita a construção de alternativas de intervenções, devendo, para tal, partir do manifesto pelos sujeitos e/ou situação que provocou a ação.

IV. ____________________ apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.

V. _______________________esclarecimentos e análises com base em conhecimento específico do Serviço Social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.

Alternativas
Comentários
  • d)

    Visita domiciliar / Laudo social / Entrevista / Relatório social / Parecer social.



ID
196936
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A mediação familiar, que começa a ser difundida no Brasil, teve origem nos Estados Unidos, nos anos de 1970. Nas décadas seguintes passou a ser utilizada no Canadá e na França. Com relação a esta técnica de mediação de conflitos familiares é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de mediação de conflitos familiares surgiu dentro dos contextos social, estrutural e institucional.


ID
212086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Estudos indicam que o Serviço Social do Comércio (SESC) foi uma das primeiras instituições a oferecer programas de convivência voltados aos idosos, ainda na década de 60 do século XX. Com relação à inserção do serviço social nos programas de convivência dirigidos aos idosos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B


ID
212116
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A construção do projeto de trabalho profissional constitui ferramenta indispensável para validação do discurso profissional no cenário institucional. Rojas (2009) defende que o projeto deve ser escrito, fundamentado teoricamente, construído com base nas demandas dos usuários; enfim, deve ser produzido para ser socializado com os atores institucionais. Com relação aos projetos profissionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • OPÇÃO D


ID
212119
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Eunice Fávero (2009) afirma que "a instrução social faz parte da instrução processual, ou seja, conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um parecer, servem de referência ou prova documental que vai contribuir para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide." Para a realização dessa atividade, o assistente social procura analisar o contexto histórico, o cenário institucional, os sujeitos envolvidos, as relações primárias; ou seja, um conjunto de mediações que determinam a realidade analisada, mas que não estão aparentemente dadas; enfim, o assistente social elabora um estudo social. O resultado do estudo social é um documento escrito, em geral, apensado ao processo. Conforme o disposto e o conhecimento acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Laudo social

     
    O laudo oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais. Enquanto documento resultante do processo de perícia social ele apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada, e o parecer social. Ele possui uma estrutura que se constitui por uma introdução (demanda judicial e objetivo), uma identificação breve dos sujeitos envolvidos, a metodologia para construí-lo (especificidade da profissão e os objetivos do estudo), um relato analítico da construção histórica da questão estudada e do estado social, e uma conclusão ou parecer social, que deve sintetizar a situação, conter uma breve analise crítica e apontar conclusões ou indicativos de alternativas, do ponto de vista do Serviço social. (SS para concursos)

     

    GAB.E

     

     

    Bom estudo!

  • Sua apresentação (laudo) geralmente segue uma estrutura constituída por: introdução, indicando a demanda judicial e objetivos do trabalho; identificação das pessoas envolvidas na ação e que direta e indiretamente estão incluídas no estudo; a metodologia utilizada para a efetivação do trabalho (entrevistas, visitas, contatos, estudos documental e bibliográfico etc.) e a definição breve de alguns conceitos utilizados, na medida em que o receptor da mensagem contida nesse documento não necessariamente tem familiaridade com os conhecimentos da área do Serviço Social. Assim, seu caráter científico e as especificidades da área são clareados; em sequência, registram-se os aspectos socioeconômicos e culturais que podem ser permeados pela análise ou finalizados com a análise interpretativa e conclusiva, também denominada de parecer social. O parecer social sintetiza a situação, apresenta uma breve análise e aponta conclusões ou indicativos de alternativas, que irão expressar o posicionamento profissional frente ao objeto de estudo. Assim como o relatório, o laudo não necessariamente precisa detalhar todos os conteúdos do estudo realizado. São importantes, sim, a documentação desses conteúdos e o seu arquivamento, de maneira que o profissional a eles tenha acesso, se necessário, obedecendo ao sigilo profissional. Em consonância com as diretrizes e os princípios éticos da profissão, o assistente social é que vai poder dizer, em cada situação, o que deve ser objeto de maior detalhamento. O parecer social pode ser parte final de um laudo ou pode ser realizado em razão de determinação judicial, com base em conteúdos já documentados nos autos e/ou informações complementares. Como exemplo, pode ser citado o parecer emitido a partir da análise dos autos processuais referentes a uma criança e/ou adolescente que cumprem medida protetiva de abrigamento; ou parecer emitido por assistente técnico a respeito de estudo social realizado por outro profissional da área.
     

  • O laudo social apresenta, em sua estrutura:

    - a introdução, indicando a demanda judicial e os objetivos do trabalho,

    - a metodologia utilizada para a efetivação do trabalho,

    - a definição breve de alguns conceitos utilizados e um parecer social.


ID
212137
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A instrução social é uma prática profissional do Serviço Social que faz parte

Alternativas
Comentários
  •  
    Segundo Fávero:

    "A instrução social faz parte da instrução processual, ou seja, conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um  parecer,  servem  de  referência  ou  prova  documental  que  vai  contribuir  para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide".
     
  • Texto de Referência: http://www.cressma.org.br/site/wp-content/uploads/2013/08/Texto_Eunice_F%C3%A1vero.pdf


ID
212143
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A contribuição do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece, geralmente, por meio de um estudo

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Estudo social, equivalente à Perícia, só pode ser feito por graduados em Serviço Social.

  •  


    O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional - em seus aspectos sócios econômicos e culturais. Vale afirmar que de sua fundamentação rigorosa, teórica, ética e técnica, com base no projeto da profissão, depende a sua devida utilização para a garantia e ampliação de direitos dos sujeitos usuários dos serviços sociais. (SS para concursos)

     

    Gab. D

     

    Bons estudos!

  • Fávero (2004) afirma que o Estudo Social é um instrumento de competência do Assistente Social. Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo a intervenção.


ID
212158
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a perspectiva crítica do Serviço Social, as atividades profissionais de orientação e acompanhamento devem ser realizadas com base em parâmetros socioeducativos. A respeito disso, é correto afirmar que essas atividades são ações que se desenrolam

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Pedagogia emancipatória.
    O X da questão está no termo "emancipatória", que traduz um dos princípios fundamentais do Serviço Social.

  • Emancipar -> Tornar livre ->>> Foco na autonomia do indivíduo.

    Be brave!


ID
212170
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atuação com os idosos, as ações

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. É possível utilizar técnicas de grupo, sem nehum constrangimento aos usuários.
  • As abordagens mais utilizadas no contexto das ações educativas são as individuais
    e as grupais. A formação de grupos é altamente recomendável porque permite, por meio
    da reunião de diferentes sujeitos, a realização do processo educativo de forma coletiva.
    Tanto nas reuniões como nos encontros individuais (entrevistas), que são os
    instrumentos utilizados para a abordagem dos sujeitos, o desenvolvimento do processo
    educativo se faz com a utilização de inúmeros recursos

     

    Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias


ID
217348
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabe-se que o assistente social dispõe de relativo poder de interferência na formulação e/ou implantação de critérios técnicos sociais que regem o acesso dos usuários aos serviços prestados pelas instituições e organizações sociais e públicas. Entende-se pelo enunciado o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Boschetti (2003), "a universalidade assume, assim, dois sentidos. O primeiro, de garantir o acesso aos direitos assistenciais a todo o
    universo demarcado pela Loas, ou seja, a todos aqueles que estão dentro das categorias, critérios e condições estabelecidos por ela; e o segundo de articular a assistência às demais políticas sociais e econômicas, tendo como perspectiva a inclusão dos cidadãos nos bens e serviços prestados pelas demais políticas sociais". (www.ts.ucr.ac.cr)
  • Pelo meu entendimento, as únicas opções que correspondem a princípios são as letras B (princípio da Universalidade) e  E (princípio da Uniformidade), que são inclusive os que estão descritos em nossa constituição e reafirmados pela LOAS.
    E dentre esses dois, apenas o princípio da Universalidade diz respeito ao enunciado da questão.

ID
217741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O estudo de situação configura um conjunto de informações que constituem subsídios permanentes não apenas para decisões referentes às situações enfrentadas, mas também para a ampliação da capacidade argumentativa da equipe em sua interlocução com as diferentes instâncias de poder.

Alternativas
Comentários
  • A questão está CERTA

    O estudo de situação, também podendo ser reconhecido como estudo circunstanciado, deve sempre ser seguido de um conjunto de informações acerca do assunto, ou objeto de análise. Porém, independente da instância pela qual se quer argumentar suas fundamentações, o profissional deve ter em mente a Ética e sobretudo o reconhecimento do autor daquele objeto que é sujeito, que é humano, portanto fortalecer a interlocução com as diferentes instâncias é fundamental, uma vez que se visa o exercício da cidadania e os direitos inerentes a ela.  

  • Subsídios permanentes?

  • Também fiquei em dúvida com esse "permanente". 

  • Cespe 2010

    A identificação sistemática e contínua de áreas críticas, de necessidades, de oportunidades e de ameaças é um dos objetivos do estudo de situações.


ID
217810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Durante a entrevista, não se deve interromper o interlocutor, a não ser para redirecionar a conversa, ou quando é preciso ajudá-lo a aprofundar suas afirmações.

Alternativas

ID
217813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atualidade, a entrevista é concebida como uma arte para realizar o diagnóstico social no âmbito institucional, desenvolvida e aperfeiçoada na reificação da prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista é um dos instrumentos técnico-operativos do assistente social, existente e presente na profissão praticamente desde a sua gênese. No entanto, esse instrumento foi sofrendo modificações observando que se quando o Serviço Social pautava-se numa perspectiva conservadora ele possuía um objetivo, hoje, com a renovação da profissão nos anos 1980, esse instrumento possui outras finalidades. As entrevistas possuem como objetivo coletar informações acerca dos usuários e podem contribuir na elaboração do diagnóstico social da instituição. É a partir da entrevista que o profissional e o usuário podem estreitar seus vínculos, e com isso, será possível uma intervenção profissional mais eficiente e qualificada, já que ao conhecer as demandas de seu usuário, o assistente social poderá garantir o seu acesso a serviços, direitos, benefícios. Além disso, o conhecimento acerca da realidade social dos usuários pode contribuir para reforçar os movimentos sociais e dos trabalhadores bem como expandir direitos, políticas sociais e serviços necessários. Assim, a entrevista pode e deve ser aperfeiçoada no cotidiano da prática profissional, a partir de uma reflexão crítica visando colher os dados mais significativos.

    RESPOSTA: ERRADO
  • reificação = é a desnaturalização daquilo que se tem como conceito e contextualizá-lo como algo isolado; é transformar algo em coisa, seja a religião, a indústria, o homem.

  • Entendo que entrevista não é uma arte, é um instrumento de intervenção profissional.

  • Reificação = Concepção do indivíduo como objeto. Coisificação. Transformar um conceito abstrato em realidade concreta.

    A entrevista é um dos instrumentos técnico-operativos E NÃO UMA ARTE, existente e presente na profissão praticamente desde a sua gênese. No entanto, esse instrumento foi sofrendo modificações observando que se quando o Serviço Social pautava-se numa perspectiva conservadora ele possuía um objetivo, hoje, com a renovação da profissão nos anos 1980, esse instrumento possui outras finalidades. As entrevistas possuem como objetivo coletar informações acerca dos usuários e podem contribuir na elaboração do diagnóstico social da instituição. É a partir da entrevista que o profissional e o usuário podem estreitar seus vínculos, e com isso, será possível uma intervenção profissional mais eficiente e qualificada, já que ao conhecer as demandas de seu usuário, o assistente social poderá garantir o seu acesso a serviços, direitos, benefícios. Além disso, o conhecimento acerca da realidade social dos usuários pode contribuir para reforçar os movimentos sociais e dos trabalhadores bem como expandir direitos, políticas sociais e serviços necessários. Assim, a entrevista pode e deve ser aperfeiçoada no cotidiano da prática profissional, a partir de uma reflexão crítica visando colher os dados mais significativos.

     


ID
217816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas situações em que a demanda da entrevista é apresentada pelo assistente social, a regra a ser adotada é não informar os objetivos que estimularam a sua realização, visando garantir melhor julgamento do caso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A socialização das informações é primordial para um trabalho profissional crítico, ético e emancipatório para os usuários das políticas sociais.


ID
217819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social, ao utilizar-se da entrevista no âmbito de sua atuação, deve-se ocupar apenas do assunto ou problema que a motivou, com a intenção de manter a centralidade e a objetividade exigidas nesse procedimento e garantir a não ocupação dos espaços de outras categorias profissionais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. O assistente social, ao utilizar-se da entrevista no âmbito de sua atuação, deve-se ocupar NÃO apenas do assunto ou problema que a motivou, com a intenção de manter a centralidade e a objetividade exigidas nesse procedimento MAS garantir a ocupação dos espaços de outras categorias profissionais.


ID
217822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O acolhimento não se limita ao ato de receber e ouvir, mas a um processo que busca intervenção resolutiva e, para tanto, exige o uso de toda tecnologia disponível para atender à demanda ligada à integralidade do usuário, tanto na dimensão individual como na coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf


ID
221731
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme estudo de Maria do Carmo Brant, os profissionais do Serviço Social atuam basicamente na trama de relações de conquista e apropriação de serviços e de poder pela população excluída e dominada. Por essa razão, é recorrente o uso do termo mediação para identificar essa forma de atuação. Quando se faz referência à mediação, esta diz respeito a uma categoria

Alternativas
Comentários
  • Correta a letra B

        A mediação deve ser entendida como instrumento da práxis profissional do Serviço Social, segundo a reflexão sobre a categoria mediação, Yazbek (2003, 170) salienta que: "No conjunto destas reflexões emerge a necessidade de repensar o serviço social profissional enquanto uma das mediações fundamentais na prestação de serviços assistências aos subalternos. Para que sua crítica acerca da política social e assistencial e de sua própria intervenção não se configure como um discurso genérico e abstrato, sobretudo no que se refere à cidadania dos assistidos, é necessário em primeiro lugar reconhecer seus limites. Ultrapassar as aparências que escamoteiam o fato de que entre as políticas assistenciais e seu objeto há um enorme fosso, que é o próprio caráter estrutural da geração da pobreza, exclusão e subalternidade de seus usuários".
  • O debate da categoria mediação no Serviço Social “aparece” particularmente após o Movimento de Reconceituação. A proposta, fundamentada na teoria social crítica marxista, é apreender a totalidade dinâmica, não como soma das partes. Todavia, nesse processo, nem sempre se consegue entender as mediações, ou seja, as passagens móveis, abertas, em transformação entre as partes em face da realidade.


    Assim:
    A totalidade é um complexo constituído de complexos subordinados. (Lukacs)
     Para aprender o modo de ser desses complexos são necessárias aproximações sucessivas.
     As relações no interior de cada complexo, que é relativamente total e entre esses e a totalidade, é o que podemos entender como MEDIAÇÕES.

  • Alguém sabe o link do Artigo A propósito da categoria de mediação. Serviço Social e Sociedade? Joguei no Google mas não encontrei.


ID
221734
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os aspectos metodológicos e processuais no trabalho com grupos, técnicas podem subsidiar este tipo de ação profissional. A dinâmica de grupo é um recurso valioso para a área de Recursos Humanos de uma empresa, uma vez que

I. não há necessidade de adaptar o ambiente às atividades e às necessidades da dinâmica, pois as pessoas não devem sentir o ambiente como parte integrante da atividade proposta.

II. tem por finalidade sensibilizar os colaboradores para aderirem às propostas da empresa e se adaptarem à sua cultura organizacional, evitando críticas e sugestões.

III. utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que focam o fenômeno do comportamento humano em grupos, por meio da proposta de realização de atividades dirigidas.

IV. tem por objetivo provocar mudanças de comportamento nos indivíduos, tendo em vista a efetividade do desempenho grupal.

V. permite o desenvolvimento do processo do grupo, por meio de discussão e reflexões. É um meio que amplia conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial e o conhecimento dos indivíduos.

Está correto somente o contido em

Alternativas
Comentários
  • I. não há necessidade de adaptar o ambiente às atividades e às necessidades da dinâmica, pois as pessoas não devem sentir o ambiente como parte integrante da atividade proposta.  (ERRADA) 

    II. tem por finalidade sensibilizar os colaboradores para aderirem às propostas da empresa e se adaptarem à sua cultura organizacional, evitando críticas e sugestões.  (ERRADA)

    III. utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que focam o fenômeno do comportamento humano em grupos, por meio da proposta de realização de atividades dirigidas. 

    IV. tem por objetivo provocar mudanças de comportamento nos indivíduos, tendo em vista a efetividade do desempenho grupal. 

    V. permite o desenvolvimento do processo do grupo, por meio de discussão e reflexões. É um meio que amplia conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial e o conhecimento dos indivíduos.


ID
221740
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Parecer Social, de acordo com publicação organizada pelo CFESS que trata do tema, é um instrumento técnico utilizado pelos assistentes sociais, sendo compreendido como instrumento de viabilização de direitos. Sua elaboração deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação. Uma vez finalizados (estudo e parecer), o profissional deverá encaminhar aos setores solicitantes

Alternativas
Comentários
  • letra E

    "O estudo sócioeconômico não deverá ser encaminhado aos setores solicitantes, mas permanecer no prontuário do assistente social, em arquivo prórpio. SOMENTE O PARECER SOCIAL É QUE DEVERÁ SER ENCAMINHADO." (CFESS, FÁVERO, 2011, p. 62)


ID
221749
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso significa que os assistentes sociais, além de conhecerem as necessidades dos seus usuários, agem institucionalmente, para enfrentá-las por meio de estratégias, procedimentos, instrumentos e técnicas operativas. Assim, a utilização desses meios, permite

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, não entendi essa resposta. Para mim, a alternativa d, seria a correta.
  • Também concordo que a alternativa D é a "mais correta".
    Alguém pode esclarecer???
  • Não concordo que a alternativa correta seja a opção D: o assistente social goza de relativa autonomia no desenvlvimento de seu trablho, assim sendo, não é possível pensar que o assistente social precise se reportar ao diretor da instituição para decidir sobre sua atuação. Obviamente que o profissional, nas respostas às demandas, deve ter em mente quais os objetivos, metas e estrutura institucuionais, mas ainda assim a decisão sobre a resposta a ser dada ao usuária compete ao profissional.

    Por eliminação está correta a alternativa C.
  • Pois é gente, discordo do gabarito, a alternativa D em meu ponto de vista está correta

     

  • A mais correta seria a alternativa D.

  • Também concordo que a alternativa mais completa seria a D.Exatamente pelo fato do assistente social agir com relativa autonomia, e no caso conforme o enunciado da questão, "agem institucionalmente"; o mais cabível seria a letra D.

     

     

  • Galera respondi esta questão em outro site, e a resposta correta é a letra C 

  • à sociedade identificar as demandas e reivindicar respostas institucionais para atender às necessidades dos excluídos.

  • Gostaria de saber pq seria a C? Também acho que seria a D.

  • Não faz nenhum sentido o gabarito ser a letra C.

  • marquei a d como correta tambem

  • Não seria a sociedade identificar às demandas juntamente com o profissional ?
  • Tudo bem a sociedade reivindicar respostas institucionais e tal, mas dizer que vão identificar a própria demanda e ainda fazendo uso dos instrumentos do assistente social, pelo amor de Deus...


ID
221965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os
itens seguintes.

Na realização de uma entrevista, recomenda-se que o profissional utilize a mesma linguagem do entrevistado, que fale igual a ele, para que ocorra maior interação e, principalmente, o entrevistado compreenda-o como sujeito de direitos.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está na palavra "Igual". O assistente social não precisa falar igual ao usuário. 

  • Exatamente... Se o entrevistado falar girias o entrevistador não precisa usar girias...para falar igual. 

  • Segundo Selma Magalhaes, em "Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres” (2003)

     

    "Quando se usa a comunicação oral como instrumento de trababalho, faz-se necessário o conhecimento não só das peculiaridades do contexto social da classe ou do grupo em que se ela se efetiva, mas tambem dos signos que são expressos por meio da linguagem utilizada nesse contexto. Tal fato não significa que o profissional deva utilizar uma linguagem empolada ou extremamente difícil de netender, mas também nao pode seguir um caminho inverso e "adotar" para si a linguagem do usuário.  (...) todas as linguagens fazem parte do processo comunicativo e dão indícios importantes para o profissional. No entanto, não são uma justificativa para que essa linguagem passe a fazer parte do seu cotidiano de comunicação".  (p. 26 e 27)

     

    Bons estudos!

  • Não exatamente igual, mas de forma que ele entenda as orientações, uma linguagem, que podemos chamar de simples, de fácil interpretação. O que torna a questão errada, é a afirmativa de dizer que deve falar igual. 

  • Não há necessidade de se ter uma linguagem igual ao entrevistado, mas sim clara e objetiva para que ele tenha compreenção do assunto abordado.

  • A entrevista implica relacionamento profissional em todos os sentidos:

    1. Na postura atenta e compreensiva, sem paternalismos;
    2. Na delicadeza do trato com o usuário do serviço, ouvindo-o, compreendo, enxergando-o como um sujeito de direitos.
    • Um bom entrevistador ouve muito e fala pouco; direciona as verbalizações do usuário para os objetivos do trabalho. As reflexões devem ser estimuladas e conselhos ou críticas, evitados;
    • Deve-se observar as peculiaridades da linguagem, o que não significa “falar igual” ou criticar o uso de uma linguagem diferente;
    • No caso de utilização de roteiro, este não pode adquirir a feição de um questionário, pois é somente um norteador da ação ou da intervenção do profissional;
    • Em caso de realizar anotações deve-se explicarão usuário os motivos, bem como solicitar-lhe permissão para fazê-la
    • As entrevista podem ser livres, dirigidas ou semidirigidas;

    FONTE: Concurseiros de Serviço Social: A entrevista segundo Magalhães


ID
221968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os
itens seguintes.

Na entrevista para seleção de candidatos, é necessário o uso de questionário pelo assistente social para nortear a sua ação e garantir a confiabilidade e a segurança do processo seletivo.

Alternativas
Comentários
  • "É necessário" torna a questão errada.
  • Questao similar cespe 2010

    Recomenda-se, na entrevista destinada à seleção de candidatos para determinada atividade, o uso de questionário padronizado, de forma a não comprometer a credibilidade do processo seletivo. Errado

    JUSTIFICATIVA:

    Segundo Selma Magalhães, quando o objetivo da instituição é muito específico, como na seleção de candidatos a determinado tipo de atividade, é comum a utilização de um roteiro de entrevista. Esse roteiro, no entanto, não pode adquirir a feição de questionário, pois é somente um norteador da ação ou da intervenção do profissional.

    Fonte: Avaliação e linguagem, pp. 49


ID
221971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os
itens seguintes.

A entrevista devolutiva consiste em dar ciência ao entrevistado do que foi constatado no decorrer da interação socioprofissional. Contudo, esse tipo de entrevista não permite que, quando identificada uma dificuldade de cunho pessoal, seja sugerida a busca de profissionais que possam ajudar o entrevistado a lidar com suas questões.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista devolutiva possui grandes benefícios, pois ela permite que o entrevistado reveja sua postura, suas opiniões diante de determinadas questões abordadas pelo entrevistador.
    Nela são ressaltados os pontos positivos e negativos do entrevistado, a fim de sua melhoria nos aspectos necessários.

  • Afirmativa baseada no livro de Selma Magalhães: Avaliação e Linguagem (p.50).


ID
221977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à prática profissional como concretização de um processo
de trabalho que tem como objeto as múltiplas expressões da
questão social, julgue os itens subsequentes.

A elaboração de um parecer social pelo profissional de serviço social tem, por base, a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação e envolve aspectos tais como: ético-políticos, teórico-metodológicos e técnico-operativos.

Alternativas
Comentários
  • Para se fazer um parecer social é necessário o estudo sócioconômico em todas as situações em que ele é pedido?

    ESTRANHA ESTA PERGUNTA.

  • A base de um parecer não é o estudo socioeconomico e sim faz parte dele, a base é considerar todos os aspectos e a totalidade que envolve o sujeito e não apenas o econômico
  • Segundo Moreira e Alvarenga (2008) "a elaboração do parecer social deve ter por base a observação e a realização do estudo sócio-econômico de uma dada situação. Ele deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer" (p.62). Cabe ressaltar que, esta opinião deve estar embasada a partir da integração da  capacitação técnica  - operacional, conhecimento teório-metodológico e realização de compromissos éticos políticos (p.64).

    Fonte: O estudo social em perícias, laudos e parecees técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social. Conselho Federal de Serviço Social (org). 8 ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
  • Parecer Social: Exposição e manifestação sucinta, enfocando-se objetivamente a questão ou situação social analisada através do estudo social, com uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo

ID
221980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à prática profissional como concretização de um processo
de trabalho que tem como objeto as múltiplas expressões da
questão social, julgue os itens subsequentes.

O laudo social faz parte da metodologia de trabalho do assistente social e contribui para a formação de um juízo. Sua elaboração deve conter breve contextualização do estudo realizado sem identificar os sujeitos envolvidos na situação, de modo a preservar o sigilo e a identidade destes.

Alternativas
Comentários
  • Laudo Social: Documento fundamentado na área de conhecimento do serviço social, decorrente da perícia social, utilizado no meio judiciário como um dos elementos de “prova”, com a finalidade de dar suporte a uma decisão judicial.
  • "O laudo social possui uma estrutura que geralmente se constitui por uma introdução que indica a demanda judicial e objetivos,
    uma identificação breve dos sujeitos envolvidos, a metodologia para construí-lo (deixando claro a especificidade da profissão e os objetivos do estudo), um relato analítico da construção histórica da questão estudade e do estado social atual da mesma, e uma conclusão ou parecer social, que deve sintetizar a situação, conter uma breve análise crítica e apontar conclusões ou indicativos de alternativas, do ponto de vista do Serviço Social, isto é, que expresse o posicionamento profissional frente à questão em estudo".

    (O Estudo Social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social. Conselho Federal de Serviço Social (Org.). São Paulo: Cortez, 2003)
     

  • ERRADO. Com a finalidade de dar suporte a uma decisão judicial !

  • “[...] o laudo oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisões que envolve direitos fundamentais e sociais”. (FÁVERO, 2007, p. 46) 

  • Elementos constitutivos do laudo social:

    Introdução, identificação, metodologia, relato analítico, conclusão(parecer)

    W. Gontran

  • São características do laudo social:

    Introdução

    Identificação

    Metodologia

    Relato analítico

    Conclusão ou parecer

  • GABARITO: ERRADO

    ORIGINAL: O laudo social faz parte da metodologia de trabalho do assistente social e contribui para a formação de um juízo. Sua elaboração deve conter breve contextualização do estudo realizado sem identificar os sujeitos envolvidos na situação, de modo a preservar o sigilo e a identidade destes.

    CORREÇÃO: para fins de caráter indicativo, deve e pode indicar os sujeitos, a fim que a melhor decisão seja tomada.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
221983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à prática profissional como concretização de um processo
de trabalho que tem como objeto as múltiplas expressões da
questão social, julgue os itens subsequentes.

Na elaboração de um relatório informativo, deve-se, necessariamente, descrever e analisar de forma detalhada todos os encaminhamentos e os procedimentos adotados.

Alternativas
Comentários
  • Relatório Informativo- visa informar dados ou fatos. Muito comuns nas atividades de triagem, eles ainda podem ser utilizados em : plantões; encaminhamentos realizados.As vezes o relatório informativo vem acompanhado por algum comentário do profissional.

  • ERRADO. O relatório informativo é utilizado para informar algum fato novo ou encaminhamento !

  • " O relatório informativo, por exemplo, contém aspectos relacionados a esclarecimentos, encaminhamentos e à comunicação de procedimnto tomados. Embora possam, implicitamente, comunicar uma avaliação profissional, não há necessidade de um texto longo ou detalhado.

     Pelo fato de o relatório informativo denotar, muitas vezes, um primeiro contato com o usuário, é comum conter maior riqueza de dados de identificação (pessoais, de moradia etc.)"

    fonte: Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres--Selma Marques Magalhães.


ID
312475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, nos últimos trinta anos, o caráter investigativo
da ação profissional do assistente social tem ganhado relevância,
julgue os itens a seguir.

O projeto de trabalho do assistente social, que constitui elemento importante para organizar a ação investigativa do profissional, conta com os seguintes elementos constitutivos: objeto, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

Alternativas
Comentários
  • A ação investigativa do profissional, de Serviço Social, conta com os seguintes elementos constitutivos: objeto, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

  • http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pdf


ID
312496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A escolha dos instrumentos, técnicas ou estratégias e dos modelos de abordagem individual, familiar ou de grupos a serem adotadas pelos assistentes sociais, no âmbito das instituições sociais, independe do objetivo da ação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Para que op profissional possa intervir numa dada realidade, é importante primeiramente conhecer essa tal realidade, em seguida definir os objetivos da ação, e finalmente escolher qual o intrumento, a estratégia para desenvolvimento da sua ação. Para que o profissional tenha uma intervenção segura, eficaz e eficiente o instrumental, a técnica deve está de acordo com o problema. Não sendo assim, sua ação não causará mudança, muito menos impacto na tal realidade e o seu trabalho não terá sentido.
  • É justamente o oposto. A partir do objetivo é que se escolhe os instrumentos e técnicas a serem utilizadas na intervenção.

    RESPOSTA: ERRADO


ID
312499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O agir profissional do assistente social não possui caráter educativo, pois sua ação pode reproduzir ou não valores e práticas culturais e políticas, por meio de ações de cunho material, sociopolítico ou ainda ideológico-cultural.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão, o agir do Assistente Social possui carater educativo. A minha dúvida sobre a questão foi se o carater educativo se referia a essas caracteristicas mencionadas ou ao auxilio com informações a população assistida. Estou no começo do curso de SS e estou aprendendo e praticando as questões de concurso, já tentando me preparar para 2015, após a minha formação, quando farei um concurso. Abraços @Juliane_Jlc (Twitter)
  • Os assistentes sociais também participam da reprodução das relações socias que se faz por meio da reprodução de valores, de modos de vida e de práticas culturais e políticas. Nesse sentido, as ações profissionais são dotadas de caráter educativo e se desenvolvem mediatizadas pelas políticas sociais que garantem o acesso aos serviços, progras e benefícios sociais. 
     
    MIOTO, R. C. Orientação e acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias. In: Serviço Social: direitos sociais e compentências profissionais - Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009
  • O agir profissional do assistente social possui SIM caratér educativo, uma vez que busca a transformação da realidade de um dado usuário, de uma família, de uma comunidade, através de ações socio-educativas e dentre outras. Além de está pautada em pressupostos teórico-metodoligico, ético-político e técnico-operativo. Sendo neutro nas suas ações, não deixando seus valores, influenciar na decisão do usuário, na cultura e dentre outros conforme salienta o Código de Ética Profissional.
  • A prática do Assistente Social, também é pedagógica. 


ID
312502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O acompanhamento e a orientação constituem estratégias de intervenção no âmbito do serviço social, pois são capazes de interferir na vida de indivíduos, grupos e famílias, e, se comprometidos com o atual projeto ético-político da profissão, contribuem para o fortalecimento da democracia, para o acesso a direitos e para a emancipação da população atendida pelo assistente social.

Alternativas
Comentários
  • Contribui para o fortalecimento de processos emancipatórios, para a formação de uma consciência crítica, também como facilitador de processos democráticos, garantidores de direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários. Mioto 2009


ID
312505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A adoção de trabalho em grupo não é uma técnica recomendada no âmbito do serviço social, pois o agrupamento de diferentes pessoas, com distintos pontos de vista e que vivenciem diversas situações sociais, torna ineficaz o processo educativo da ação profissional do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho em grupo é uma maneira de facilitar o trabalho do Assistente Social. Uma maneira de integrar os usuários, com diferentes problemas, o depoimento de cada um, as diferentes situações vivenciadas por cada um, torna SIM o trabalho o trabalho desse profissional GRANDIOSO E EFICAZ.

ID
312508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção — ou seja, os procedimentos operativos — devem constituir processo independente e autônomo das direções teórico- metodológica e(ou) ético-política do serviço social, a fim de manter seu caráter de ação neutro e, por isso, mais eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Para uma ação profissional ser eficaz, teória e prática devem caminhar juntas, jamais separadas. Os intrumentos, a técnica da intervenção não podem está separadas, devem está vínculadas.

  • se quer ir rapido va só, mas se quer ir lonje vá com alguem (juntos)

  • As dimensões NÃO SÃO autônomas, pelo contrárioa instrumentalidade do serviço socia pressupõe a dimensão teórica-metodológica, dimensão técnico - operativa e dimensão ético - polítca.

  • Essa cespe é podre. 

     

  • As dimensões profissionais se inter-relacionam e por isso, não são autônomas, da mesma forma que o assistente social não é neutro no exercício de sua profissão uma vez que assume o compromisso em defesa dos direitos da classe trabalhadora. 

  • Se todas as questões da CESPE, fossem fáceis assim, seria bom demais! Risos


ID
312529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.

O trabalho do assistente social na instituição judiciária foi, historicamente, direcionado pelo modelo de abordagem individual, particularmente as etapas metodológicas da investigação e do diagnóstico que compõem o estudo social, mesmo após o movimento de reconceituação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme afirma Eunice Terezinha Fávero (O estudo social- fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos. 11ª edição - São Paulo: Cortez, 2014), historicamente, o trabalho do assistente social no judiciário, no que se refere ao estudo social, foi orientado pelo Serviço Social de Casos originado nos Estados Unidos e que influenciou fortemente a profissão no Brasil. O Serviço Social de Casos propõe uma abordagem individual e etapas metodológicas ou operativas para análises das problemáticas individuais, as quais são: investigação, diagnóstico e tratamento. Esse modelo de abordagem individual bem como suas etapas metodológicas, pautados em perspectivas psicologizantes, influenciaram o estudo social no país mesmo após o movimento de reconceituação. A autora ainda aponta que posteriormente a esse movimento ocorreram algumas modificações na elaboração do estudo social, porém, particularmente ligadas a mudanças específicas no pensamento de alguns profissionais, o que não foi algo hegemônico da categoria e sim individual.


    RESPOSTA: CERTO

  • SE no judiciário ---》 estudo social -> se de caso


    Serviço social de caso traz uma abordagem individual e etapas metodologicas/operativas


    Investigação --》Diagnóstico --》 Tratamento


    Desde seusua primórdios à renovação profissional, e contemporaneidade. O que altera são as expressões da QS, no tempo e espaço geográfico,  assim como o ontologia e vista do profissional de SS. 

  • Precisamos de respostas dos professores em video para melhor compreensão?

  • Ao meu ver questão errada!

     

    Historicamente o trabalho era individualzado..

    Atualmente trabalhamos com as familias, ou seja uma visão geral do individuo... e não somente focado no individuo.

    SUAS= MATRICIALIDADE SOCIOFAMILIAR..

     

    E desta vez a profª NÃO foi clara em sua resposta... muito vago... impossível compreender

     

  • Muito boa a resposta da professora.Coerente com a questão.

  • O Serviço Social de Casos propõe uma abordagem individual e etapas metodológicas ou operativas para análises das problemáticas individuais, as quais são: investigação, diagnóstico e tratamento. Esse modelo de abordagem individual bem como suas etapas metodológicas, pautados em perspectivas psicologizantes, influenciaram o estudo social no país mesmo após o movimento de reconceituação.

  • Mesmo após o movimento de reconceituação, o serviço social, em sua grande parte permanece positivista, as bases críticas da profissão está mais no eixo acadêmico universitário, nas outras áreas a perspectiva crítica-dialética marxista ainda é pequena. 

  • GENTE PORQUE NÃO TEM VIDIO DE AULA DE SERVIÇO SOCIAL???

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    Conforme afirma Eunice Terezinha Fávero (O estudo social- fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos. 11ª edição - São Paulo: Cortez, 2014), historicamente, o trabalho do assistente social no judiciário, no que se refere ao estudo social, foi orientado pelo Serviço Social de Casos originado nos Estados Unidos e que influenciou fortemente a profissão no Brasil. O Serviço Social de Casos propõe uma abordagem individual e etapas metodológicas ou operativas para análises das problemáticas individuais, as quais são: investigação, diagnóstico e tratamento. Esse modelo de abordagem individual bem como suas etapas metodológicas, pautados em perspectivas psicologizantes, influenciaram o estudo social no país mesmo após o movimento de reconceituação. A autora ainda aponta que posteriormente a esse movimento ocorreram algumas modificações na elaboração do estudo social, porém, particularmente ligadas a mudanças específicas no pensamento de alguns profissionais, o que não foi algo hegemônico da categoria e sim individual.


    RESPOSTA: CERTO

  • Está certo, está se falando de judiciário. Deve ser analisado individualmente caso por caso. Questionem-se como seu estudo social na vida de seu usuário, pode ser coletivo? No judiciário sigilo, a pessoa atendida n pode ser exposta. Quando ela chega nesse nível de atendimento é pq o negócio já tá feio. Agora os encaminhamentos para a rede que é bem ser diferente. Ex: violência doméstica. Chegou no judiciário é encaminhado p rede que já tem uma outra forma de atendimento. Não precisa voltar no tempo histórico do Movimento de reconceituação não, temos isso em tempos atuais mesmo. E, é assim que funciona.
  • Conforme estudamos a professora Favero (2014) afirma que, historicamente, o trabalho do Serviço Social no judiciário foi influenciado pelo Serviço Social de Caso, o qual é oriundo dos Estados Unidos e tem grande influência no Serviço Social brasileiro no pós 1940. Basicamente, essa vertente está baseada em abordagens de problemáticas individuais, que pressupõe: investigação, diagnóstico e tratamento. Assim, mesmo após o movimento de reconceituação do Serviço Social, que questionou as bases do Serviço Social tradicional, Favero (2014) aponta para a dominância dessa vertente no judiciário.

    RESPOSTA: CERTO


ID
312532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.

O estudo social é requerido a assistentes sociais, psicólogos, pedagogos ou outros profissionais que compõem o quadro de profissionais do Poder Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente e especificamente nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais. Tem sido utilizado nas mais diversas áreas da intervenção do Serviço Social, sendo instrumento fundamental no trabalho do assistente social que atua no sistema judiciário – seja enquanto funcionário, seja como perito ou como assistente técnico – em especial junto à Justiça da Infância e da Juventude, Justiça de família, justiça criminal e ações judiciárias relacionadas à seguridade e previdência social.



    In: www.tjpe.gov.br/.../ANÁLISE-DESCRIÇÃO%20ESTUDO%20SOCI
  • De acordo c a Lei n 8.662 de 7 de junho de 1993, o estudo social é uma atribuição privativa do Assistente Social.

  • Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

    XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.


    Logo esta questao está equivocada sendo portanTO ERRADA!


     Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

      I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

      II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;

      III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

      IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;

      V - assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;

      VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;

      VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;

      VIII - dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;

      IX - elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;

      X - coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social;

      XI - fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais;

      XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;

      XIII - ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.


  • ERRADO. O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social.

  • Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

     I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

  • É o estudo socio-econômico que é competência do Assistente Social.

    Lei 8662/93

    Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

       XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    O estudo social é atribuição.


ID
312535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.

Na área jurídica, o estudo social tem sido utilizado, fundamentalmente, com a finalidade de aplicar as medidas judiciais dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação civil referente à família.

Alternativas
Comentários
  • O estudo social na atualidade vem como forma de subsidiar (e não aplicar) as ações do judiciário na aplicação de medidas impostas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação referente à família (p.27).

    Fonte: FÁVERO,  E. T. Estudo social – fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuiçõa ao debate judiciário, no penitenciário e na previdência social / Conselho Federal de Serviço Social, (org). 8 ed – São Paulo: Cortez: 2008.

  • Não é aplicado, mas permite o subsidio a essa aplicação (que advém da política  em questão)

  • Não vejo erro na questao!

  • O erro da Questão está no termo "Aplicar", pois o Estudo social ele apenas subsidia, norteia ou dá direção, e não a aplicação, até porque quem dá a efetiva aplicação das legislações é  a pessoa fisíca: exemplo: Juiz, advogado, promotor e etc. né  

  • O estudo social realizado pelo assistente social na área jurídica será utilizado como um subsídio, como um auxílio ao qual o magistrado ou demais autoridades recorrem para munir-se de informações acerca da situação ou expressão da questão social sobre a qual tem que aplicar alguma medida e tomar alguma decisão. Este instrumento é de suma importância para o trabalho do assistente social no sistema judiciário e, principalmente, para aqueles profissionais que atuam com direitos relativos à infância e juventude, à família, com a justiça criminal e aqueles que concernem a seguridade social. Portanto, o estudo social somente subsidia e não aplica as medidas judiciais. Para respondermos essa questão recorremos ao livro: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social organizado pelo CFESS, 11ª edição, São Paulo: Cortez, 2014. Utilizamos especificamente o texto de Eunice Teresinha Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária).


    RESPOSTA: ERRADO


  • O estudo social somente subsidia e não aplica as medidas judiciais.

    O erro está em "aplicar."


ID
312538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.

A recente revalorização do parecer social compõe um processo que visa sistematizar e aprimorar os meios de intervenção social, com a finalidade de dar materialidade ao projeto ético- político da profissão.

Alternativas
Comentários
  • Achei esquisito esse termo "revalorização"

  • Também achei estranho, gostaria de ver onde algum teórico acha que apenas este instrumental estava desvalorizado.
  • A recente desvalorização? ??
  • O termo eh "revalorização" minha gente e n desvalorização. Mais ainda assim soa estranho mesmo.
  • Seria ótimo uma LEI obrigando os examinadores a fornecer as bibliografias de cada questão com sua devida explicação.

    Muitas vezes o examinador viaja na maionese com uns termos esquisitos como esse. 

  • GABARITO: CERTO

    → A recente revalorização do parecer social compõe um processo que visa sistematizar e aprimorar os meios de intervenção social, com a finalidade de dar materialidade ao projeto ético- político da profissão.

    → o examinador usou um pouco de subjetividade, mas, se pensarmos um pouco, é completamente passível que acertemos a questão: ao re(valorizar) um instrumento que elaboramos, estamos atendendo ao nosso projeto ético-político, estamos agindo aos moldes de uma intervenção crítica, logo questão corretíssima.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺

  • Tem críticas ao parecer social no judiciário poder ser terceirizado, etc.. Acho que cada examinador viaja mesmo!

ID
312541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo ao processo de elaboração de
estudo social, perícia social, laudo social e parecer social.

O laudo e(ou) parecer social compõem o rol de informações utilizadas pela instituição jurídica na procura da verdade, constituindo, assim, instrumentos de poder, pois colaboram, não raras vezes, de modo determinante, para a definição do futuro de crianças, adolescentes e famílias.

Alternativas
Comentários
  • Achei estranho a expressão: "instrumentos de poder". Se alguém puder esclarecer, agradeço. 

  • Olá Elaine, modestamente entendi a expressão "instrumento de poder" partindo do entendimento que os referidos instrumentos subsidiarão a decisão do juiz frente a vida dos cidadãos. Fiz analogia tbm de que o ASS na ocasião é um representante do Estado, exercendo uma relação de poder frente à vida do cidadão, seja no acesso a serviços, dentre outros....
    Não sei se me fiz clara...

  • Olá, INSS 2016, obrigada pelo esclarecimento. Olhando novamente a questão, consegui ter o mesmo ponto de vista que o seu. Grata.

  • Esse é um conceito de FÁVERO, tb me incomoda a questão da "verdade", mas é assim que ela coloca.

  • No judiciario essa afirmacao da verdade é feita pelo juiz que julga a questao embasado no laudo, parecer expedido pelo A.S.

  • De acordo com Fávero, (Serviço Social e a Psicologia no Judiciário) o laudo e o parecer são considerados objetos de poder e servem como meio de prova, dessa forma, a questão está CORRETA

  • GABARITO: CERTO

    QUESTÃO: O laudo e(ou) parecer social compõem o rol de informações utilizadas pela instituição jurídica na procura da verdade, constituindo, assim, instrumentos de poder, pois colaboram, não raras vezes, de modo determinante, para a definição do futuro de crianças, adolescentes e famílias.

    RESOLUÇÃO: pessoal, "instrumento de poder" equivale a um "instrumento de decisão", através de um laudo social, um parecer social, pode-se determinar o futuro das pessoas, logo, sim, é um instrumento de poder (decisão).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Cespe 2016

    A perícia social realizada pelo assistente social se converte em instrumento de poder, uma vez que pode compor autos judiciários e contribuir para esclarecer os fatos acerca do objeto que é analisado por esses autos.


ID
312544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo ao processo de elaboração de
estudo social, perícia social, laudo social e parecer social.

A perícia social, composta por estudo, laudo e emissão de parecer é embasada nos fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do serviço social, destina- se a subsidiar avaliações e julgamentos.

Alternativas
Comentários
  • Julgamentos? Não se pode usar os instrumentos com o intuito de um juízo de valor, são essenciais para tomada de decisões !!

  • clarice: é subsidiar o juridíco na hora de fazer o julgamento e/ou decisões, avaliações...está correta a questão.

  • Tbm achei dúbio Clarice Feitoza... Alguém ajuda??/
    Essa questão está muito Welber Gontram... hehehe

  • GABARITO: CERTO

    QUESTÃO: A perícia social, composta por estudo, laudo e emissão de parecer é embasada nos fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do serviço social, destina- se a subsidiar avaliações e julgamentos.

    RESOLUÇÃO: "julgamentos" equivale "ao juízo de uma ação, judicialização de algo", sim, os instrumentos são objetos que materializam e fundamentam uma decisão jurídica, com caráter de PROVA.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
312550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo ao processo de elaboração de
estudo social, perícia social, laudo social e parecer social.

No processo de elaboração de estudo social, perícia social, laudo social e parecer social, não são requeridas dos assistentes sociais informações de caráter jurídico ou a interpretação da lei, mas conhecimentos específicos do serviço social, que contribuam para o processo de aplicação justa da lei.

Alternativas
Comentários
  • No processo de elaboração de estudo social, perícia social, laudo social e parecer social, não são requeridas dos assistentes sociais informações de caráter jurídico ou a interpretação da lei, mas conhecimentos específicos do serviço social, que contribuam para o processo de aplicação justa da lei.

    É necessário e de extrema importância o conhecimento da lei e sua interpretação para viabilização de direitos referente a demanda atendida.
  • No processo de elaboração do estudo social, perícia social, laudo social e parecer social é necessário além do conhecimento específico em matéria de Serviço Social o conhecimento também das legislações bem como das normas e da rotina da instância do judiciário ou da área na qual se localiza. Como exemplo, para elucidar a assertiva, se o profissional atua na Vara da Infância e Juventude ele necessitará estar atualizado com o que preconiza o Estatuto da criança e do adolescente. Portanto, além de estar amparado nos conhecimentos específicos de Serviço Social, o profissional deve estar antenado com as legislações referentes, principalmente, ao local em que atua e com as demandas que lhe são trazidas de forma que o estudo social elaborado venha a dar suporte a tomada de decisão. Sobre essa questão, uma bibliografia importante é a de Eunice Teresinha Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABPESS, 2009).


    RESPOSTA: ERRADO


  • O juiz que é competente prafazer interpretacoes da lei. Ao assistente social compete conhecimentos inerentes ao serviço social que sao politicas  sociais, expressoes da questao social, acesso aos direitos sociais, dentre outros elementos, para elaboracao de estudos, pericias....

  • A afirmação está correta (inclusive conferi no gabarito da Prova TJ/ES 2011), baseando-se nos ensinamentos de Fávero (2007, p. 41): "Pergunta-se, então: para a atuação na área judiciária, o assisnte social necessita ter conhecimento especializado em quê? SEria na área do Jurídico, do Direito, da Justiça? É inegável que ele necessita saber de especificidades e particularidades do meio institucional, sim, como em qualquer outra área na qual trabalhe, como qualquer profissional, das mais diferentes àreas, necessitaria. Por exemplo: se atua na Vara da Infância e da Juventude, necessita saber do ECA, da letra da lei e de seus fundamentos, necessita saber dos tâmites legais de sua aplicação, da estrutura do Judiciário e da Justiça da Infância e da Juventude no seu interior etc. Mas o que é solicitado ao profissional assistente social não é o conhecimento jurídico, ou a interpretação da lei, mas o conhecimento específico do Serviço Social, de forma que sua apresentação, por meio do estudo social, contribua par a justa aplicação da lei. Então, ele necessita saber, essencialmente dos fundamentos do Serviço Social, da realidade social (...).

  • Queria uma explicação e também eferência do assunto.

  • No processo de elaboração do estudo social, perícia social, laudo social e parecer social é necessário além do conhecimento específico em matéria de Serviço Social o conhecimento também das legislações bem como das normas e da rotina da instância do judiciário ou da área na qual se localiza. Como exemplo, para elucidar a assertiva, se o profissional atua na Vara da Infância e Juventude ele necessitará estar atualizado com o que preconiza o Estatuto da criança e do adolescente. Portanto, além de estar amparado nos conhecimentos específicos de Serviço Social, o profissional deve estar antenado com as legislações referentes, principalmente, ao local em que atua e com as demandas que lhe são trazidas de forma que o estudo social elaborado venha a dar suporte a tomada de decisão. Sobre essa questão, uma bibliografia importante é a de Eunice Teresinha Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABPESS, 2009).
    VICTÓRIA SABATINE

  • O que diz a cespe/Cebraspe sobre este intem:

    A elaboração do estudo social necessita de fundamentação, e essa se reporta a direitos sociais constitucionalmente previstos, muitos deles consolidados ou em vias de consolidação em legislação específica.

    Logo, insere-se nos fundamentos que o assistente social deve dominar para o exercício de suas competências o conhecimento de dispositivos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Orgânica da Assistência Social e o Estatuto do Idoso, dentre outros.

    Assim o gabarito definitivo foi alterado para ERRADO

    TJES_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF (unb.br)

  • depois que sabe a resposta, todo mundo acha uma justificativa para o gabarito da banca.

    E é bizarro! Só não é mais que o próprio gabarito.

    O enunciado da questão é idêntico ao trecho do livro: "Mas o que é solicitado ao profissional assistente social não e o conhecimento jurídico, ou a interpretação da lei, mas o conhecimento específico do Serviço Social, de forma que a sua apresentação, por meio do estudo social, contribua para a justa aplicação da lei" (CFESS, 2010, p. 41).

    Em outras palavras, o conteúdo que importa para estar escrito no estudo é o conhecimento próprio do Serviço Social, o qual somente um assistente social está habilitado a saber, devido a formação acadêmica.

    Não é meramente a letra da lei ou a interpretação da lei. Principalmente no judiciário, em que o documento é usado para embasar a decisão de um Juiz (ou ele não sabe a lei e não sabe interpretá-la???)

    Em nenhum momento o enunciado nega que o Assistente Social necessita conhecer a legislação. Inclusive o mesmo livro indica isso: "é inegável que ele necessita saber de especificidades e particularidades do meio institucional" (CFESS, 2010, p. 41)

    MAS isso não significa que vai ser a informação veiculada no estudo social.


ID
315028
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às estratégias profissionais e ao instrumental técnico-operativo utilizado no processo de trabalho profissional , considere:

I. O parecer social é parte integrante do estudo social e para a sua concretização o assistente social deve primar pela observação e compreensão da realidade do indivíduo ou fato estudado.

II. O laudo social é um instrumental utilizado para a construção de um conhecimento sistematizado e complexo da realidade do usuário.

III. O Serviço Social tem como seu objeto de investigação, para a construção de laudos sociais, a realidade socioeconômica e as diferentes expressões da questão social.

IV. O parecer social é um instrumento de inclusão e não de julgamento de valor.

V. O parecer social deve ser indicativo de fatores do usuário, uma vez que faz referência ao estudo social.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item I: falso, o parecer social é parte integrante do laudo social  e apresenta uma "opinião" fundamentada do profissional de SS sobre realidade e fato estudados;
    Item II: verdadeiro, o laudo é um instrumental que visa um conhecimento sistematizado e complexo da realidade dos indíduos envolvidos, nele há uma análise aprofundada da realidade em tela;
    Item III: verdadeiro, item coerente com as perspectivas teórico-metodológicas do Serviço Social na contemporaneidade, cuja intervenção é baseada tanto nas realidade socioeconômica, quanto nas expressões da questão social. Quanto à expressão "objeto de investigação", esta é uma caracterítica do laudo porque visa o "desvelamento" das relações sociais, isto é, a perspectiva investigativa do profissional.
    Item IV: verdadeiro, não se emite juízo de valor no parecer;
    Item V: falso, o parecer deve ser indicativo ou propositivo sobre a opnião técnica do assistente social sobre a realidade concreta dos indivíduos e, sim, faz referência a análise aprofundada contida no laudo.
  • Ótimo comentário, Élida!!! ;)
  • Na construção de um estudo social, não se faz necessário a emissão de um parecer.

  • II. O laudo social é um instrumental utilizado para a construção de um conhecimento sistematizado e complexo da realidade do usuário. 

    III. O Serviço Social tem como seu objeto de investigação, para a construção de laudos sociais, a realidade socioeconômica e as diferentes expressões da questão social. 

    IV. O parecer social é um instrumento de inclusão e não de julgamento de valor. 

  • Falso. II. O laudo social é um instrumental utilizado para a construção de um conhecimento sistematizado e complexo da realidade do usuário. (Estudo Social)

    Falso. III. O Serviço Social tem como seu objeto de investigação, para a construção de laudos sociais, a realidade socioeconômica e as diferentes expressões da questão social. (Estudo).

    Gabarito E


ID
315031
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São instrumentos que registram e marcam diferentes níveis de decisão no processo de planejamento, em maior ou menor proximidade com a ação, e guardam entre si coerência e um relativo grau de interdependência:

Alternativas
Comentários
  • Ainda que correndo o risco de aprisionar o aspecto dinâmico do planejamento, aponta-se que os processos de planejamento contêm em si componentes técnicos e metodológicos (enquanto métodos e caminhos a percorrer) e atuam como dispositivos que contribuem para imprimir racionalidade às decisões e das ações. Ou seja, dentro de seus componentes técnico- metodológicos, o planejamento exige instrumentos de consolidação das decisões, que são os planos, os programas e os projetos. Esses instrumentos marcam e/o registram diferentes níveis de decisão e maior ou menor aproximação com a ação. Guardam entre si coerência e relativo grau de interdependência. São documentos que formalizam as decisões tomadas em relação ao que se pretende.

    Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde

    Por Vera Maria Ribeiro Nogueira e Regina Célia Tamaso Mioto

    http://www.sbfa.org.br/fnepas/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf


ID
315049
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A entrevista é um dos instrumentos do processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições. Assim, as várias concepções sobre a mesma devem ser contextualizadas no momento histórico e social em que foram produzidas. Considere:

I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos

II. A entrevista pode ser considerada uma atividade profissional sem objetivos definidos aos que coloca frente a frente uma ou mais pessoas que por fim estabelecem uma relação de vínculo interpessoal e intersubjetivo.

III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social.

IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.

V. A entrevista e as suas técnicas se efetivam nos processos de trabalho do assistente social independentemente dos referenciais ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo.

Esta correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETA
    II. A entrevista tem objetivo definido sim: A entrevista tem objetivo em colher informações sobre o usuário. 
    III. CORRETA
    IV. CORRETA
    V. Apesar de corresponder à dimensão técnico-operativa, tanto a entrevista, quanto qualquer outro instrumental técnico carrega em seu bojo as dimensões teórico-metodológica e ético-política.

  • Obs: Nenhum instrumental está dissociado das dimensões profissionais, todos eles devem estar correlacionados com as 3 dimensões: técnica - operativa, teórica- metodológica e ético - política

  • I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos.

    III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social. 
    IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.

  • MIMIMIMIMI NÃO PASSA EM CONCURSO, !!!

  • Aceita que dói menos!!!

  • ÓTIMO comentário, temos que ser técnicos.

  • João e Sérgio, respeito mandou lembranças! Um adendo: o cidadão em questão é, hoje, delegado da PF.

    Abraços

  • Que dupla de otários bicho, pqp.

  • Há pessoas com noção, e tem o Sergio e o João.


ID
319324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das habilidades necessárias à realização de visita domiciliar.

Alternativas

ID
319327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das características e dos fundamentos do trabalho coletivo com grupo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Características e fundamentos do trabalho coletivo com grupo:

    A atitude profissional ensejada pela intervenção em um grupo, requer do coordenador, um esforço de singularização, e ao mesmo tempo, de generalização no que se refere à compreensão diagnóstica e à flexibilidade de ação.

     


ID
319372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Consideramos que os instrumentos estão intimamente relacionados com a profissão, com as condições objetivas e subjetivas de trabalho e com o tipo de demanda que chega aos profissionais [...].

C. M. Santos, e K. Noronha. O Estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional: uma perspectiva crítica. In: V. Forti e Y. Guerra (orgs). Serviço Social: temas, textos e contextos: coletânea nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: lúmen Juris, 2010, p.47 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta relativa à utilização dos instrumentos.

Alternativas
Comentários
  • A realização de estudos sociais sob a perspectiva da totalidade permite a inclusão da observação e análise de diferentes aspectos da vida social que incidem sobre as situações singulares.


ID
337534
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A visita domiciliar compõe os instrumentos técnico-operativos utilizados pelos assistentes sociais no contexto da política de educação. Com relação à visita domiciliar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Observação - entrevista - história ou relato oral. 

     

  • Pode ser definida como técnica de atuação do serviço social que apresenta a particularidade de incluir outras duas técnicas — a observação e a entrevista —, o que facilita a interação dialógica.


ID
357466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao trabalho em grupo, um instrumento importante utilizado na comunicação oral, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Conduzir um grupo requer habilidade e treino do profissional, assim como criatividade e observação no manejo das situações, sendo o aprofundamento de questões teóricas e a dimensão crítico-reflexiva a principal competência solicitada.


ID
357475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto da perícia social, assinale a opção correta a respeito dos conceitos para laudo e parecer social.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Favéro. 

    Laudo Social: É considerado um elemento de prova, que contribui para a formação de juízo e registra as informações mais significativas do estudo social. 

    Parecer Social: Estudo rigoroso e fundamentado, é considerado uma finalização do laudo que contém uma conclusão indicativa. 

     

     

    Espero ter contribuido!

  • ESTUDO SOCIAL- Processo metodológico de especificidade do assistente social, "..que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional"( CFESS, 2007,p.42)

    PARECER SOCIAL-é uma das partes que integram o estudo social, onde o assistente social, tomando por base os dados coletados ao longo do estudo social, cuja análise sempre se dá a luz do referencial teórico, é onde o profissional expressa a sua posição técnica de como alguma situação em questão (que gerou o estudo social) poderá ser solucionado (JESUS; ROSA;PRAZERES,2004)

    PERÍCIA SOCIAL-A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço social, é chamada de perícia social, recebendo esta denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer. Para sua construção o profissional faz uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício da profissão, sendo facultado a ele a realização de tantas entrevistas, contatos, visitas, pesquisa documental e bibliografia que considerar necessárias para análise e a interpretação da situação em questão e a elaboração de parecer. Assim, a perícia é o estudo social, realizado com base nos fundamentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico operativo, próprios do serviço social, e com finalidade relacionada a avaliações e julgamento. (CFESS,2007, p.43-44)

    RELATÓRIO SOCIAL- É referente a apresentação das atividades desenvolvidas na área de atuação do profissional (visitas domiciliares, informações e providências tomadas, bem como as suas justificativas) Seu conteúdo deve ir além do burocrático, contendo informações relevantes ao processo interventivo, não deve porém somente informar, mas explicitar as razões das ações(encaminhamentos) tomadas ou a serem realizadas. O relatório não se trata de um boletim informativo. (SIkorski, Daniela)

    LAUDO SOCIAL-   O laudo resulta de um estudo mais minucioso e aprofundado sobre determinada problemática, que contém um parecer bem fundamentado acerca de determinada problemática atendida pelo profissional.

    ...O laudo oferece elementos de base social para formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais. Documento RESULTANDO de PERÍCIA SOCIAL, ele apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada, e o parecer social. NÃO NECESSITA EXPRESSAR DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS DO ESTUDO REALIZADO (salvo exceções).(CFESS, 2007)

    FONTE: http://estudosservicosocial.blogspot.com.br/2012/06/estudo-sociallaudo-parecer-social.html

  • LEGAL SABER

     

    ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

    O Parecer do LAUDO, difere do emitido  no relatório em razão da maior visibilidade da análise profissional no corpo do texto. O relatório pode conter descrições ou informações e um parecer relativo ao que foi visto oi observado, nos moldes de "diante do exposto", "considera-se importante"..., o que inclui também possíveis sugestões.

    O LAUDO, porém,exige uma análise mais aprofundada, em que a descrição serve de ponto de apoio às inferências do profissional quanto a problemática que está avaliando. Ele precisa ir além do descrito pura e simplesmente. Suas considerações extrapolam o descritivo e situam-se na análise feita. Não basta descrever situações, mas analisá-las à luz de conhecimentos específicos do campo de atuação, com a ponte necessária à identificação de uma ótica do saber.

    FONTE:MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: Veras Editora,2003.

  • O laudo social é um documento que resulta de um processo de perícia social, em que são registrados os elementos mais pertinentes do estudo realizado, inclusive o parecer social, que consiste em opinião fundamentada do assistente social acerca de determinada situação.


ID
357478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da entrevista em serviço social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Yolanda Guerra no seu texto "A instrumentalidade do Serviço Social"

    Sempre que for realizada uma entrevista você deve esclarecer aos usuários o obejtivo da mesma.

  • Um fator importante no processo de entrevista é a capacidade de escuta ao usuário, que difere do simples ato de ouvir, pois contempla as dimensões da avaliação, análise e interpretação.


ID
357496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação ao estudo social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra correta D,

    O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer  om profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos sócio econômicos e culturais. 

    O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos. CFESS. 

  • Lembre-se os instrumentais do serviço social não possuem caráter imediatista e neutro. Sempre estarão atrelado a uma concepção de mundo, vinculados ao projeto ético político. Dessa forma na realização de um estudo social não podemos utilizar o imediato e/ou superficial para a sua análise. 

     

    De acordo com Fávero: " O estudo social é um instrumento fundamental do serviço social e busca conhecer a realidade com profundidade".


ID
396316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na realização de entrevista, no exercício profissional, o assistente social deve estimular as reflexões em torno da problemática apresentada pelo usuário e evitar dar conselhos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cardoso (2008),

    "Num processo de Entrevista Social, é necessário apurar a escuta, desenvolver interesse em saber o que o outro realmente está dizendo e seus interesses. Desenvolver uma atenção articulada com o processo de Observação Sensível." (p. 39)

    "Não convém que o profissional seja especulativo, a conversa deve fluir naturalmente, com condução técnica por parte do profissional. Cabe a ele, nortear pontos importantes, sendo aconselhável elaborar um roteiro prévio, para que o objetivo seja alcançado e se mantenha o foco no que será tratado ali". (p. 40)

    "O momento da Entrevista Social  permite a expressão de interesses e de subjetividades de tal forma que o singular vai ganhar uma expressão coletiva. Os usuários têm um modo de pensar a vida, uma vivência histórica e uma forma singular de estar no mundo. Pensam as coisas de determinada forma, porque tem um jeito único, exclusivo de ser. Tem a ver como constrói sua vida em família, em sociedade, com amigos, no trabalho. Isto é singular, próprio das experiências particulares de cada um". (p. 53)

    (CARDOSO, Maria de Fátima Matos. Reflexões sobre Instrumentais em Serviço Social: Observação Sensível, Entrevista, Relatório, Visitas e teorias de Base no Processo de Intervenção Social. São Paulo: LCTE Editora, 2008) 
  • Realmente, não damos conselhos. 


ID
396319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A reunião de equipe, um instrumental técnico aplicado no cotidiano, pode ser empregada com o objetivo de solucionar problemas na equipe, de discutir situações específicas, de redimensionar o trabalho realizado, de avaliar atividades ou meramente com o objetivo de estudar em grupo.

Alternativas
Comentários
  • Correto! A discussão em equipe é um instrumento muito importante para o trabalho multiprofissional.

  • ESTUDAR EM GRUPO me pegou! kkkk

  • Para dar conta da realidade sócio ocupacional precisamos também estudar em grupo, porque não?!


ID
396322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A visita domiciliar, quando solicitada ao assistente social pela equipe de recursos humanos de uma organização, deve objetivar sua inserção na esfera da vida privada do trabalhador e, consequentemente, submetê-lo à disciplina empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Boa noite,

    Parabéns pela iniciativa de ajudar aos concurseiros, assim que der terei o maior prazer em colaborar com o site.
    Se soubesse a mais tempo teria sido de grande ajuda para mim.
    Obrigada pela oportunidade de aprender um pouco mais com vcs.
  • As Visitas domiciliares:
    Conceito: Segundo AMARO (2003), “é uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos em seu próprio meio social ou familiar”, a autora também nos revela que a entrevista possui pelo menos três técnicas embutidas como: a observação, a entrevista e a história ou relato oral.

    Finalidade: A finalidade da visita domiciliar é específica, guiada por um planejamento ou roteiro preliminar. As visitas domiciliares têm a finalidade de fazer acompanhamento relacionados às condições de moradia, saúde, a fim de elaborar o relatório de visita domiciliar e emissão de parecer social. 

    http://www.escolaaberta3setor.org.br/mediacenter/problemas_detalhe/758

  • A visita domiciliar, como qualquer instrumental técnico, é um meio e, como tal, será utilizada para atingir objetivos previamente pensados, como parte de um processo de conhecimento da realidade, com vistas à intervenção ou como meio para proceder ao acompanhamento social e não como uma atividade isolada. Não possui um fim em si mesma, posto que o nosso objetivo profissional não é fazer a visita domiciliar, bem como não é uma atividade no sentido comum, como por vezes encontramos escrito nos projetos profissionais. Nós utilizamos a visita domiciliar como uma ferramenta para atingir determinados objetivos, no contexto de um programa ou serviço e que faz parte de um planejamento. Não se trata de “entrar” na privacidade das famílias por curiosidade, de forma inconsequente ou como uma mera rotina, mas apenas quando tenhamos chegado à conclusão de que a visita domiciliar é o instrumento mais adequado para atingir os objetivos profissionais. Como afirma Amaro (2003, p. 50), “antes de tudo, a visita domiciliar serve ao alcance de um objetivo. Desde o momento em que se projeta a visita até sua efetivação, estamos planejando uma melhor aproximação da realidade do sujeito ou grupo que se pretende observar ou atender.”

     

    SILVA, Maria Salete; MOURA, Reidy Rolim. Considerações sobre a visita domiciliar: instrumento técnico-operativo do Serviço Social.

  • A visita domiciliar é um instrumento que possibilita conhecer as condições e os modos de vida da população usuária e observar as relações sociais dos usuários em seu contexto familiar.


ID
396328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O uso de instrumental técnico requer interações de comunicação oral e escrita, o que pressupõe a utilização de linguagens por parte do assistente social. Caso seja necessário utilizar a modalidade escrita, deve-se empregar o padrão culto e técnico de língua.

Alternativas
Comentários
  • Questão deixa dúvida ... Porque não diz para qual interlocutor que será escrito. Ou seja, se o assistente social irá escrever para outro profissional, autoridade, diretoria, etc, claro que  deve empregar a escrita culta e técnica. Porém se a modalidade de escrita for direcionada ao usuário do serviço, leigo, sem instrução ou estudo, lógico que deve se escrever da forma mais simples e com a linguagem que ele tem contanto, usando os termos e palavras que o usuário consiga compreender a mensagem. Não se preocupando dessa forma, em termos técnicos e sim, para que a mensagem seja compreendida.


  • GABRIELA LOSS, a questao está falando do INSTRUMENTAL TECNICO DO ASSISTENTE SOCIAL, portanto é escrita dentre os profissionais.... Escrever para os usuários é MEIO DE COMUNICAÇÃO.

    Espero ter ajudado!


    ;-)

  • Penso que depende do interlocutor. A comunicação deve ser compreensível e não necessariamente culta, erudita.


ID
396355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as diferentes concepções de interdisciplinaridade, julgue os itens subsequentes.

A atuação em equipe interdisciplinar permite ao assistente social e aos profissionais de outras áreas regulamentadas a elaboração, emissão e(ou) subscrição de opinião técnica sobre matéria de serviço social, por meio de pareceres, laudos e perícias. Na formulação desses documentos, a participação das diversas áreas é ampla, sem a delimitação do objeto de cada uma.

Alternativas
Comentários
  • Opinião técnica sobre matéria de serviço social e competência privativa do assistente social, e nos laudos e  pareceres, devem deixar claras as áreas de intervenção do serviço social.

    De acordo com a Resolução CFESS n.º 557/2009, art. 4°: Ao atuar em equipes multiprofissionais, o assistente social deverá garantir a especificidade de sua área de atuação. Parágrafo primeiro - O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento separadamente, delimitar o âmbito de sua atuação, seu objeto, instrumentos utilizados, análise social e outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.

  • Na interdisciplinariedade há interação entre as disciplinas, porém as disciplinas são preservadas.

  • Questão 2018

    Embora a intervenção tenha sido realizada em conjunto com o psicólogo, a opinião técnica do assistente social deve ser destacada separadamente, delimitando-se o âmbito de sua atuação, o objeto de estudo, os instrumentos utilizados e sua análise social.


ID
405997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, que regulamenta a profissão
de serviço social, entre as competências do assistente social está
a de realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins
de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração
pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
Entre as atribuições privativas do assistente social está a
realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, e
pareceres sobre matéria de serviço social. Acerca de estudo
social, laudos e pareceres técnicos, julgue os itens subsequentes.

A elaboração dos laudos e pareceres, de abrangência coletiva ou particularizada em indivíduos e famílias, deve ser fundamentada nos princípios e diretrizes presentes na legislação profissional.

Alternativas
Comentários
  • O Assistente Social ao emitir laudos, pareceres , perícias e qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social  deve atuar com ampla autonomia respeitadas  AS NORMAS LEGAIS,TÉCNICAS E ÉTICAS de sua profissão.( Resolução CFESS N° 557)

  • GABARITO: CERTO

    ? complementando o comentário da colega com a referência: http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao_CFESS_557-2009.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
406000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, que regulamenta a profissão
de serviço social, entre as competências do assistente social está
a de realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins
de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração
pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
Entre as atribuições privativas do assistente social está a
realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, e
pareceres sobre matéria de serviço social. Acerca de estudo
social, laudos e pareceres técnicos, julgue os itens subsequentes.

Na construção do laudo social deve-se focar no indivíduo isoladamente, de modo a garantir o aprofundamento do caso.

Alternativas
Comentários
  • Para toda e qualquer fim a que se destina um laudo social, este deve
    conter dados inclusos no cabeçalho que evolve a identificação do usuário e o
    assunto a ser abordado.
    •Junto a estes dados poderá ser anexado um breve históricoda situação
    conflituosa e do objetivo da perícia social;
    •Em seguida o/a assistente social procederá a uma breve Contextualização
    do estudo realizado (sujeitos envolvidos na situação que foram ouvidos ou
    contatados, os instrumentos utilizados...);
    •Descrever de forma resumida o material coletado na primeira fase do estudo,
    para isso se utilizará dos relatórios de entrevista, relatórios de observação,
    diário de campo...;
    •O perito social apresentará a análise que realizou sobre a situação,
    registrando o seu parecer, que deverá ser datado, assinado e encaminhado
    ao juiz;
    •Importante lembrar que o usuário traz ao profissionalquestões de seu
    cotidiano, frações do seu real, que nada mais são do quea questão social
    que ele vivencia. Para elaboração do estudo social é necessário o uso de
    linguagem e cuidado técnico, pois se usarmos dados empíricos  poderemos
    dar conotação de preconceito, como por exemplo: “Srª X, mãe de três filhos,
    18
    frutos de relacionamentos com homens diferentes”.  É importante existir a
    sistematização na apresentação e/ou redação, com o desencadeamento de
    idéias.
  • Quando realiza um estudo social, o assistente social estabelece relações com sujeitos históricos, que vivem situações concretas, construídas socialmente. Se ele parte do pressuposto de que nesse estudo deve considerar a dimensão do trabalho, da família, das políticas sociais, da cultura etc., necessária é a reflexão sobre o significado dessas dimensões e as relações que as determinam, inseridas na totalidade do mundo social. 

     

  • Método Dialético, que pressupõe articular singularidade com totalidade, para sair da imediaticidade.
    O aprofundamento requer justamente ultrapassar a demana imediata e singular posta pelo indivíduo.
    Rompendo com as práticas individualizantes anteriormente praticadas no exercício profissional, rompidas pelo Movimento de Reconceituação da Profissão.

  • Considerando que o profissional assistente social vem trabalhando em equipe multiprofissional, onde desenvolve sua atuação, conjuntamente com outros profissionais, buscando compreender o indivíduo na sua dimensão de totalidade e, assim, contribuindo para o enfrentamento das diferentes expressões da questão social, abrangendo os direitos humanos em sua integralidade, não só a partir da ótica meramente orgânica, mas a partir de todas as necessidades que estão relacionadas à sua qualidade de vida;

    RESOLUÇÃO CFESS Nº 557/2009 de 15 de setembro de 2009

  • GABARITO: ERRADO

    → Na construção do laudo social deve-se focar no indivíduo isoladamente, de modo a garantir o aprofundamento do caso.

    → devemos focar em tudo aquilo que permeia o indivíduo, um exemplo: O CONTEXTO SOCIAL QUE PERMEIA AS RELAÇÕES SOCIAIS DESSE INDIVÍDUO.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
406003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, que regulamenta a profissão
de serviço social, entre as competências do assistente social está
a de realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins
de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração
pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
Entre as atribuições privativas do assistente social está a
realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, e
pareceres sobre matéria de serviço social. Acerca de estudo
social, laudos e pareceres técnicos, julgue os itens subsequentes.

O assistente social é solicitado para elaborar laudos e pareceres no campo sociojurídico; eles contribuem para o conhecimento jurídico e para a interpretação da lei.

Alternativas
Comentários
  • Da forma como está escrita pode confundir o candidato.
  • tais instrumentos contribuem para subsidiar uma decisão judicial.
  • PARECER SOCIAL:  Refere-se a opinião que o/a assistente social emite sobre uma
    situação estudada, opinião esta baseada na análise realizada e desta deverá conter os
    aspectos mais pertinentes da situação. Após esta etapa o perito propõe alternativas de
    encaminhamento para a resolução da questão demandatária. O parecer social se constitui
    na etapa em que o/a perito/a social sugere elementos para a solução do conflito/questão
    sob a ótica social
  • Não são os laudos ou pareceres sociais que contribuem para o conhecimento jurídico e a interpretação da lei, são estes que contribuem na elaboração daqueles

  • ...O que é solicitado ao assistente social não é o conhecimento Jurídico, ou interpretação da lei, mas o conhecimento específico do Serviço Social, de forma que sua apresentação, por meio do estudo social, contribua para a justa aplicação da lei.

     

     

    O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos.

    CFESS

     

  • GABARITO: ERRADO

    → O assistente social é solicitado para elaborar laudos e pareceres no campo sociojurídico; eles contribuem para o conhecimento jurídico e para a interpretação da lei.

    → eles são instrumentos técnicos que subsidiam uma decisão judicial, contribuindo para a decisão judicial e não para a interpretação da lei.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
406078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atuação profissional do serviço social pode ser compreendida
pelo conjunto diversificado e generalista de práticas e inserções
profissionais regulamentadas e normatizadas. No que concerne à
legislação vigente do serviço social, julgue os próximos itens.

O assistente social tem obrigação de apresentar-se à justiça, quando convocado na qualidade de perito para emitir laudo acerca da área de sua competência profissional.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO VI- CÓDIGO DE ÉTICA Das Relações do/a Assistente Social com a Justiça
    Art. 19 São deveres do/a assistente social: a- apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões  do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os  princípios éticos contidos neste Código;
  • RESOLUÇÃO CFESS N° 559, de 16 de setembro de 2009.

     

    Art.1º. O Assistente Social, na qualidade de perito judicial ou assistente técnico, sempre que for convocado a comparecer a audiência, por determinação ou solicitação do Juiz, Curador, Promotor de Justiça ou das partes se restringirá a prestar esclarecimentos, formular sua avaliação, emitir suas conclusões sempre de natureza técnica, sendo vedado, nestas circunstâncias, prestar informações sobre fatos, principalmente em relação aqueles presenciados ou que tomou conhecimento em decorrência de seu exercício profissional.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao_CFESS_559-2009.pdf

  • GABARITO: CERTO

    → de acordo com o Código de Ética de 1993:

    Art. 19 São deveres do/a assistente social: a- apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Questão cabe recurso.

    Art. 19 São deveres do/a assistente social: a- apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código;

    Para mim apresentar à justiça as conclusões do laudo é diferente de apresentar à justiça para emitir um laudo. Até mesmo porque só pode apresentar as conclusões, de modo a não violar o sigilo das demais informações do usuário.

    O Art. 19 do CEP, trata de conclusões de laudo já existente; não diz que o profissional se apresenta à justiça para emitir um laudo ou opinião. Portanto, caberia recurso.

    CESPE inventando...


ID
467782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O governo de determinado estado contratou uma equipe
de profissionais para analisar e apresentar projetos capazes de
alterar os indicadores sociais que expõem adolescentes e jovens
ao risco de abandono escolar. Sinalizou, para tanto, a necessidade
de ações articuladas entre distintos órgãos de natureza pública,
bem como o envolvimento de diversos segmentos sociais no
âmbito local.

Nessa situação hipotética, considerando a intervenção
profissional do assistente social na referida equipe, no sentido de
atender à demanda apresentada, julgue os itens que se seguem.

Na utilização do grupo focal como técnica de abordagem com número de participantes aproximado de até doze jovens, o assistente social deve conduzir a reunião grupal objetivando o consenso e a tomada de decisões por parte do grupo quanto às ações a serem desenvolvidas na localidade.

Alternativas
Comentários
  •  Segundo Ressel (et al 2008), essa técnica distingue-se por suas características próprias, principalmente pelo processo de interação grupal, que é uma resultante da procura de dados.Em uma vivência de aproximação, permite que o processo de interação grupal se desenvolva, favorecendo trocas, descobertas e participações comprometidas. Também proporciona descontração para os participantes responderem as questões
    em grupo, em vez de individualmente.Essa técnica facilita a formação de idéias novas e originais. Gera possibilidades contextualizadas
    pelo próprio grupo de estudo. Oportuniza a interpretação de crenças, valores, conceitos, conflitos, confrontos e pontos de vista. E ainda possibilita entender o estreitamento em relação ao tema, no cotidiano. O GF tem sido utilizada freqüentemente nas áreas da Antropologia, Ciências Sociais, Mercadologia e Educação em Saúde. Ela é apropriada nas pesquisas qualitativas, que objetivam explorar um foco, ou seja, um ponto em especial.

    Não se fala em busca de consenso e tomadas de decisões por parte do grupo em questão.

    Em http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/21.pdf


ID
467800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

Por ocasião de visita domiciliar motivada por demanda de uma família em situação de conflito, devido ao estado alterado de um de seus integrantes motivado pelo consumo de drogas, o assistente social deve se valer desse momento e realizar a entrevista com o referido usuário, ainda que o mesmo apresente alteração de comportamento.

Alternativas

ID
467803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

Na utilização da metodologia de trabalho com grupo de usuários dos serviços sociais de uma instituição, é recomendado ao assistente social conduzir esse trabalho de forma não-diretiva, quando as atividades possuírem objetivos claramente delimitados, e de forma diretiva, quando as atividades estiverem relacionadas à reflexão e autonomia do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Inverteu as  ideias...


ID
467812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

Ao se deparar com determinada situação apresentada por um usuário, o assistente social deve realizar um diagnóstico social, fundamentado teórica, ética e tecnicamente, para que possa conhecer, em profundidade, a referida situação. Essa fundamentação constitui um instrumento importante na defesa dos direitos do usuário, o que lhe permite dispensar a necessidade de preservar o sigilo profissional.

Alternativas
Comentários
  • Estava indo bem, até que sugeriu dispensar a necessidade de preservar o sigilo profissional , tornando o item errado.

  • A questao é muito bem elaborada. Mas esta ERRADA pois o sigilo é indispensável para seu trabalho profissional!

  • GABARITO: ERRADO

    → o apressado come cru, é importante ler TUDO, o final da afirmativa está incorreto:

    → Essa fundamentação constitui um instrumento importante na defesa dos direitos do usuário, o que lhe permite dispensar a necessidade de preservar o sigilo profissional.

    → O SIGILO não é dispensável.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • DISPENSAR?..........................NÃO NÉ.


ID
467818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

A realização de visita institucional com a intenção de divulgar e propor parceria na execução de programas destinados a adolescentes em medida de proteção, além de um procedimento comum à atividade profissional do assistente social, corresponde, também, a determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Alternativas
Comentários
  •  ECA

    Art. 124. São direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, os seguintes:

     VII - receber visitas, ao menos, semanalmente;

  • Essa é uma modalidade de visita com finalidade informativa e explicativa a fim de estimular e fortalecer o trabalho em rede. De fato, é uma atuação comum a prática profissional do Serviço Social. Logo o item está correto.

    RESPOSTA: CERTO


ID
520405
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir do processo de renovação crítica do Serviço Social, pautada na afirmação do compromisso ético-político dos assistentes sociais com as classes trabalhadoras, os estudos socioeconômicos ganham uma nova configuração pautada na compreensão de que

Alternativas
Comentários
  • Tal redimensionamento impõe uma nova lógica aos estudos socioeconômicos, e eles passam a ser entendidos como ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social. Assim, exigi-se a ampliação da ação profissional para além dos sujeitos singulares que serve de subsídio para as respostas coletivas às demandas que são “singulares  Estudos Socioeconômicos, Regina Célia Tamaso Mioto, p.5 

    letra E

ID
520465
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O desenvolvimento das ações profissionais do assistente social pressupõe o conhecimento acurado das condições sociais em que vivem os sujeitos aos quais elas se destinam, sejam indivíduos, grupos ou populações. Nesse processo, a documentação técnica tem fundamental importância e pode ser caracterizada pelas seguintes sequências, exceto:

Alternativas
Comentários
  • B) Ficha social, Mapa social, Memorando, Relatório de Acompanhamento Social.

    PORÉM,  NÃO ENTENDI

  • "Memorando" não existe.

  • Nunca vi um relatório vir antes de qualquer ação realizada...


ID
543622
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O laudo social é um documento que oferece elementos para a formação de juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais, com o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizados. A estrutura de registro de um laudo social deve conter

Alternativas
Comentários
  • O laudo social "possui uma estrutura que geralmente se constitui por uma introdução que indica a demanda judicial e objetivos, uma identificação breve dos sujeitos envolvidos, a metodologia para construí-lo (deixando claro a especificidade da profissão e os objetivos do estudo), um relato analítico da construção histórica da questão estudada e do estado social atual da mesma, e uma conlcusão ou parecer social, que deve sintetizar a situação, conter uma breve análise crítica e apontar conclusões e indicativos de aternativas, do ponto de vista do Serviço Social, isto é, que expresee o posicionamento profissional frente à questão em um estudo". (p.46)

    Fonte: FÁVERO, E.T. O estudo social: fundamentos e particularidades de sua construção na área judiciária. In: CFESS (org). O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social. São Paulo: Cortez, 2003.
  • #Decore

    - INTRODUÇÃO

    - IDENTIFICAÇÃO

    - METODOLOGIA

    - RELATO ANALÍTICO

    - CONCLUSÃO OU PARECER

  • - INTRODUÇÃO demanda judicial e objetivos

    - IDENTIFICAÇÃO sujeitos envolvidos

    - METODOLOGIA deixar claro a especificidade da profissão e os objetivos do estudo

    - RELATO ANALÍTICO construção histórica da questão estudada e do estado social atual da mesma

    - CONCLUSÃO OU PARECER sintetizar a situação, conter uma breve análise crítica e apontar conclusões e indicativos de alternativas, do ponto de vista do Serviço Social, isto é, que expresse o posicionamento profissional frente à questão em um estudo". (p.46)


ID
543625
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A perícia social tem como finalidade subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio de

Alternativas
Comentários
  • "A perícia é realizada por meio do ESTUDO SOCIAL e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer"


    pg- 43
    Fonte: FÁVERO, E.T. O estudo social: fundamentos e particularidades de sua construção na área judiciária. In: CFESS (org). O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social. São Paulo: Cortez, 2003.
  • O Estudo social é a base, é a gênese, é o inicio para construção dos demais instrumentos: Laudo social, parecer social, relatório social...

    Entendo que, sem estudo social não é possível elaborar laudos, pareceres ou relatórios sociais. 

  • PERÍCIA SOCIAL = estudo social + parecer = DECISÃO 

  • A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço Social, é chamada de PERÍCIA SOCIAL, tem essa denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio de estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer.

     

    Fonte: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos – Contribuição ao debate no Judiciário Penitenciário e na Previdência Social - CFESS -9ª ed - SP - Cortez 2010 - página 43.


ID
553702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

A identificação sistemática e contínua de áreas críticas, de necessidades, de oportunidades e de ameaças é um dos objetivos do estudo de situações.

Alternativas
Comentários
  • Para quem tem acesso restrito - Gaba c

  • O estuda da situação, sobre a qual a assertiva acima se refere, se constitui no estudo, reflexão, explicação e análise das partes de um contexto em relação a sua totalidade. Nessa etapa do planejamento são definidas as ações. o tempo, o custo e o pessoal, levantamento de hipóteses e a coleta de dados. Nessa perspectiva, esta etapa do processo de planejamento é muito importante, porque procede e instrui a decisão e serve de subsídio para a elaboração do plano. A assertiva, portanto, está correta.


    RESPOSTA: CERTO


  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    O estuda da situação, sobre a qual a assertiva acima se refere, se constitui no estudo, reflexão, explicação e análise das partes de um contexto em relação a sua totalidade. Nessa etapa do planejamento são definidas as ações. o tempo, o custo e o pessoal, levantamento de hipóteses e a coleta de dados. Nessa perspectiva, esta etapa do processo de planejamento é muito importante, porque procede e instrui a decisão e serve de subsídio para a elaboração do plano. A assertiva, portanto, está correta.

  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Prova: 

    O estudo de situação configura um conjunto de informações que constituem subsídios permanentes não apenas para decisões referentes às situações enfrentadas, mas também para a ampliação da capacidade argumentativa da equipe em sua interlocução com as diferentes instâncias de poder.


ID
599863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A entrevista é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados pelo assistente social para realizar estudos sociais.

Dentre as várias modalidades, as entrevistas

Alternativas
Comentários
  • MODALIDADES DE ENTREVISTA: estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas.

  • Letra D

    Para Minayo, a entrevista semi-estruturada: combina perguntas fechadas e abertas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador. 

    A letra C está incorreta, pois a entrevista estruturada é: realizada através de questionários aplicados direta ou indiretamente e não com o diálogo aberto, como aborda a questão.

  • Tipos de Entrevistas segundo Severino (2007)

    1- Entrevistas Não Diretivas:
    Esse tipo de entrevista facilita as informações do sujeito sejam colhidas a partir do seu discurso livre. O entrevistador mantém-se em escuta atenta, registrando todas as informações e só intervindo discretamente para, eventualmente, estimular o sujeito. O assistente social preferencialmente deve praticar um diálogo descontraído, deixando o usuário à vontade durante a entrevista, dessa forma ele poderá expressar sem constrangimentos suas representações.

    2-Entrevista Estruturada:
    Esse tipo de entrevista contém as questões previamente estabelecidas e direcionadas, aproxima-se mais do questionário, embora sem a impessoalidade deste. Com questões bem diretivas, obtém, do universo de sujeitos, respostas também mais facilmente categorizáveis, sendo assim muito útil para o desenvolvimento de levantamentos sociais. O profissional é o responsável pelo direcionamento da entrevista, dessa forma, ele objetiva ter do sujeito respostas diretas, dessa forma é comum que o assistente social use esse tipo de entrevista para obter do usuário informações precisas. Esse tipo de entrevista é comum no universo do serviço social quando se está realizando estudo socioeconômico.

    3- Entrevista Semi- Estruturada:
    Esse tipo de entrevista abrange tanto o tipo Não-Diretivo como o Estruturado, ele apresenta questões que servirão para guiar a conversa, entretanto o usuário ainda pode acrescentar informações que ele queira.

     


ID
599866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas ações socioeducativas, o processo reflexivo é desenvolvido na relação entre assistente social e usuários para a formação da consciência crítica. Esse processo se sustenta por meio da interpenetração de dois elementos fundamentais. São eles:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Lima (2006), a sustentação desse processo reflexivo, para vários pesquisadores assistentes sociais, acontece por meio da interpenetração de dois elementos fundamentais que são o diálogo e a problematização. Mioto 2009

  • Nas ações socioeducativas, o processo reflexivo é desenvolvido para a formação da consciência crítica. Esse processo se sustenta por meio do diálogo e problematização.


ID
599881
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na administração dos benefícios extrassalariais que a empresa concede como uma contrapartida ao trabalhador, o estudo social realizado pelo assistente social

Alternativas
Comentários
  • comporta critérios de julgamento que subsidiam a concessão dos benefícios.


ID
606454
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quando o assistente social busca conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação, objeto da intervenção profissional, nos seus aspectos socioeconômicos e culturais, ele realiza um(a)

Alternativas
Comentários
  • O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente e especificamente nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais.

  • GABARITO: LETRA A

    O ESTUDO SOCIAL é um instrumento utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas específicas. (MIOTO,2001). Um/a perito/a social deve sistematizar princípios e diretrizes teórico-metodológicas e ético-políticas norteadoras da profissão de assistente social. Ele/a se utiliza do conhecimento teórico – prático acumulado para contribuir de forma competente para provocar alterações na realidade dos sujeitos. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
606457
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito das ações socioeducativas, o processo reflexivo desenvolvido na relação que o assistente social estabelece com os usuários na busca de respostas para as suas necessidades tem por objetivo a

Alternativas
Comentários
  • formação da consciência crítica