SóProvas


ID
1000252
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento estratégico, uma análise interna do ambiente envolve

Alternativas
Comentários
  • LETRA A)

    3 – Análise interna das forças e limitações da empresa 
    Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos da empresa, sendo os pontos fortes caracterizados como forças propulsoras( NO EXEMPLO A LUCRATIVIDADE), enquanto os pontos fracos são as limitações e restrições que impedem o alcance dos objetivos. 

    Se a gente for parar pra observar as outras alternativas, todas referem-se a fatores externos! Observem:
    - MERCADOS, CONCORRÊNCIA, CONJUNTURA ECONÔMICA, TENDÊNCIAS POLÍTICAS, CONJUNTURA MICROECONÔMICA.

    BONS ESTUDOS.

    FONTE: 
    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/estrategia-organizacional-uma-acao-alem-dos-padroes/23272/
  • Uma maneira de não errar uma questão como esta é entender que os pontos fortes e fracos são controláveis pela organização, por exemplo, a empresa pode criar novas estratégias para aumentar a sua lucratividade. Já as oportunidades e ameaças, não são controláveis pela organização. 

  • conjuntura microeconômica é fator externo? Porquê?? alguém pode explicar?

  • A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da procura na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto dos consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Na Microeconomia prevalece a visão do mercado, mercado é externo. Por isso gabarito é letra A.

  • Encontrei no livro do CHIAVENATO - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO página 194

    A análise interna envolve:

    1. Análise dos recursos(recursos financeiros, máquinas, equipamentos, máterias-primas, recursos humanos, tecnologia etc.) de que a empresa dispõe para as suas operações atuais ou futuras.

    2. Análise das competências essenciais da organização que representam aquilo que a organização aprendeu a fazer com excelência.

    3. Análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, divisão de trabalho entre departamentos e unidades e  como os objetivos foram distribuídos em objetivos departamentais.

    4. Avaliação do desempenho da empresa, em termos de lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimentos dos negócios.