- ID
- 7045
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Escolha a opção que defi ne corretamente o signifi cado de Estratégias no contexto de um plano estratégico.
Escolha a opção que defi ne corretamente o signifi cado de Estratégias no contexto de um plano estratégico.
Escolha a opção que corretamente se refere à liderança.
De uma forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. Essas são necessárias para ocupar um cargo de gerente e dependem do nível hierárquico do cargo, das tarefas a serem desenvolvidas pelo gerente e do tipo de organização entre outros fatores.
Escolha a opção que faz uma relação correta entre habilidade e nível hierárquico.
As fronteiras que dividem a regulação da competição são cada vez mais permeáveis, devido às inovações tecnológicas e às mudanças estruturais do mercado; neste sentido podemos dizer que são objetivos da regulação:
I. Proteger os direitos do cidadão usuário de serviços públicos.
II. Limitar a concorrência, garantindo a viabilidade econômico-financeira das empresas atuantes nos mercados regulados.
III. Promover a competição.
IV. Definir os valores a serem cobrados à sociedade, a partir da definição de um lucro justo para cada serviço prestado.
V. Preservar o meio-ambiente.
VI. Realizar a exploração direta de alguns serviços públicos, sempre que o setor privado não tiver capacidade econômica de fazê-lo.
VII. Impedir a concentração do poder econômico e o exercício abusivo desse poder.
Escolha a opção que indique quais das sentenças acima são verdadeiras:
O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.
Uma das funções da administração está relacionada à liderança e à motivação. Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A teoria sobre motivação de Maslow pressupõe a existência de fatores higiênicos que, quando presentes, evitam insatisfação, mas não são suficientes para motivar.
( ) A partir do estudo de diferentes dimensões do modelo organizacional, Likert identifica quatro sistemas de organizações: autoritário coercitivo, autoritário benevolente, consultivo e participativo.
( ) A liderança voltada para a tarefa tem como preocupação o alcance dos objetivos individuais, enquanto a liderança voltada para as pessoas estabelece metas.
( ) Uma das formas de enriquecimento do trabalho é através de rodízio de cargos, autocontrole, treinamento, participação em grupos de aprimoramento.
Acerca dos instrumentos e conceitos relativos à gestão organizacional contemporânea, julgue os itens a seguir.
As teorias situacionais abordam a liderança no contexto ambiental em que ela ocorre, levando-se em conta as características do líder, dos liderados, da tarefa e dos objetivos.
Acerca dos instrumentos e conceitos relativos à gestão organizacional contemporânea, julgue os itens a seguir.
A gestão estratégica focaliza-se nas operações cotidianas e na rotina da organização, com o intuito de manter determinada posição conquistada no mercado.
Acerca dos instrumentos e conceitos relativos à gestão organizacional contemporânea, julgue os itens a seguir.
No processo de planejamento estratégico, o diagnóstico externo busca antecipar oportunidades e ameaças do ambiente, enquanto o diagnóstico interno relaciona essas dinâmicas ambientais com as forças e as fragilidades da organização, estabelecendo condições para a formulação de estratégias organizacionais.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
Um dos principais problemas das teorias da motivação está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autorealização.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
De acordo com a teoria de liderança situacional, se as pessoas são incapazes e inseguras, elas requerem um comportamento diretivo por parte do líder, em que ele define papéis e tarefas.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
A liderança pode ser compreendida como a indução de indivíduos para que ajam tendo em vista um objetivo comum.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
No que se refere a motivação, os empregados com grande necessidade de realização estabelecem metas menos elevadas que aqueles com pouca necessidade de realização.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
A comunicação é capaz de influenciar os indivíduos na busca dos objetivos organizacionais e fazer com que eles se comprometam com a organização.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
Muito utilizada em tarefas complexas, devido a seu perfil de descentralização, a comunicação formal tem sido cada vez mais utilizada em organizações que passam por processos de flexibilização organizacional.
No planejamento de recursos humanos a relação entre o número de horas perdidas e o número de horas planejadas para o processo produtivo denomina-se índice de
Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
No processo de tomada de decisão, a participação de liderados é eficiente quando não há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões não são rotineiras. Caso contrário, o estilo de liderança mais eficaz é o laissezfaire, principalmente o autocrático.
O Planejamento Estratégico
I. enfatiza metas precisas que podem ser alcançadas em curto prazo, tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos.
II. tem como foco central a relação entre a análise ambiental externa e a análise organizacional interna, tendo em vista a formulação de objetivos de longo prazo.
III. visa obter um efeito de sinergia entre as capacidades e as potencialidades da organização, envolvendo-a como um todo.
IV. pressupõe a separação entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratégicos reativos das pessoas dentro da organização.
V. deve envolver de forma exclusiva a alta gerência da organização, por enfatizar a relação entre conhecimento técnico e capacidade de previsão.
Está correto o que se afirma APENAS em
A administração de recursos humanos, historicamente conhecida como administração de pessoal, lida com sistemas formais para administrar pessoas dentro da organização. A administração de recursos humanos tem assumido papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva.
Thomas S. Bateman. e Scott A. Snell.
Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
I. Os direcionamentos estratégicos da organização, os negócios em que pretende participar, em que mercados tem intenção de atuar e o crescimento esperado para o futuro são insumos para o planejamento de recursos humanos.
II. Quando várias pessoas avaliam um mesmo candidato e tiram conclusões muito diferentes entre si, diz-se que os instrumentos de seleção utilizados apresentam indícios de problemas de confiabilidade.
III. A composição do quadro de pessoal depende do recrutamento, que pode ser interno ou externo. Na busca por novos mercados ou novas formas de atuação, o recrutamento interno deve ser priorizado pela área de recursos humanos por apresentar mais vantagens para a organização que o recrutamento externo.
IV. A análise de cargos se divide em descrição de cargo e especificação de cargo. A enumeração dos talentos, conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho dos cargos é chamada de descrição de cargo.
Estão certos apenas os itens
A administração de recursos humanos é definida como a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.
I O enriquecimento vertical de cargo possibilita motivar empregados que apresentem altos padrões de desempenho profissional nos cargos que ocupam.
II O estilo de liderança mais adequado em uma unidade onde os empregados têm baixo nível de maturidade é a delegação, por atribuir maiores níveis de responsabilidade aos empregados.
III A administração de recursos humanos tem como finalidades alcançar o equilíbrio entre os objetivos da organização e as necessidades dos empregados e manter baixos índices de rotatividade.
IV Recrutamento é o conjunto de atividades responsável pela comparação entre requisitos exigidos por um cargo e as características dos candidatos a esse cargo.
Estão certos apenas os itens
Após a seleção e o estabelecimento dos objetivos organizacionais, é preciso definir a estratégia e as táticas para alcançá-los. Nesse sentido, é correto afirmar que
Sobre o Balanced Scorecard são feitas as afirmativas abaixo.
I - Traduz a missão e estratégia da empresa em objetivos e medidas organizados segundo quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Compras e Produção.
II - Utiliza indicadores para informar aos membros da organização os vetores do sucesso atual e futuro, sendo uma forma de traduzir a estratégia em termos operacionais.
III - Baseia-se na premissa de que a monitoração da performance organizacional é possível graças ao estabelecimento de indicadores de desempenho, mensuráveis e estruturados, relacionando-os aos seus objetivos.
IV - Uma organização pode ser entendida como um conjunto de processos relacionados, cada um com suas atividades que podem ser desmembradas em tarefas e assim sucessivamente, sendo que o BSC deve contemplar apenas o nível gerencial.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Na gestão de empresas, ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes é ser
"As Políticas Operacionais do BNDES, (...) estabelecem como prioridade o apoio aos investimentos que promovam a inovação tecnológica. No que toca ao apoio à exploração de novas oportunidades, a aceleração, por toda parte, das mudanças tecnológicas, e, a ela associada, a agilização da competição impõem à economia brasileira rápidos avanços no que concerne à geração e difusão de inovações. Essas oportunidades conformam uma nova fronteira de crescimento, centrada na inovação, e, portanto, plenamente sintonizada com a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior."
Disponível em: http://www.bndes.gov.br/inovacao/default.asp.
O texto acima remete à importância do planejamento e da formulação da estratégia para que tantas inovações possam ser obtidas e implantadas com sucesso nas organizações. Para o conceito da análise estratégica de planejamento deve ser levado em consideração o processo dinâmico de planejamento, que é compreendido por ações
Uma determinada empresa, em seu planejamento de pessoal, parte da escolha de um fator estratégico, estabelece níveis históricos e futuros desse fator, determina os níveis históricos da força de trabalho e, por fim, projeta os níveis futuros de força de trabalho para cada unidade. Pode-se, então, afirmar que a empresa adota o modelo
Sobre o tema responsabilidade social no Brasil, é correto afirmar que
Marque a resposta que traz a ordem correta dos objetivos das empresas conforme sua orientação para acionistas, empregados, fornecedores e ambiente natural.
O ciclo de vida de um produto representa estágios distintos na história das vendas de um determinado produto, com diferentes oportunidades e problemas em relação às estratégias metodológicas, operacionais e financeiras. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que identifica corretamente a fase introdutória do produto no mercado.
A estratégia competitiva é o modelo de decisão de uma empresa que determina o que ela pretende fazer para
Ao escolher usar a estratégia genérica de diferenciação em busca de uma vantagem competitiva atraente, o que seria menos provável?
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a construção da estratégia de uma empresa.
O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o Líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.
Mintzberg (1995) definiu um papel como um conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição facilmente identificáveis. Segundo a definição de papeis de Mintzberg, assinale abaixo a opção que melhor define o papel de decisão do gerente.
Considere a seguinte definição: Indicadores são desenvolvidos e utilizados pelos gerentes visando atingir metas organizacionais. Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opção que melhor representa o resultado de sua análise:
( ) Uma das razões para que muitas empresas sejam incapazes de gerenciar a sua manutenção é a falta de indicadores de desempenho adequados;
( ) A principal função dos indicadores de dempenho é indicar oportunidades de melhora dentro das organizações;
( ) Medidas de desempenho devem ser utilizadas para apontar pontos fracos dos processos organizacionais.
Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opção que não apresenta um elemento relacionado à cultura organizacional de uma empresa.
Existem várias estratégias de marketing de acordo com os diversos estágios de um produto. Assinale abaixo a opção que apresenta uma estratégia de marketing específica do estágio de introdução.
Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento organizacional.
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, uma vez disponibilizados, os fatores ligados ao ambiente do trabalho garantem, de forma duradoura, a satisfação e a consequente motivação para um bom desempenho do funcionário em seu trabalho.
A liderança é um fenômeno tipicamente social, relacionado à influência interpessoal e ao processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Vários estudiosos se manifestam sobre estilos de liderança, destacando-se a autocrática, a liberal e a democrática. Qual das afirmações abaixo descreve uma característica da liderança liberal?
A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow, baseada na hierarquia das necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão arranjadas em uma pirâmide deimportância e influenciação do comportamento humano, na qual se destaca a de estima, que envolve necessidades que
Dentre os elementos componentes da culturaorganizacional podem ser destacados: valores, crenças epressupostos, ritos, rituais e cerimônias, estórias e mitos, tabus, heróis, normas e comunicação. Qual das afirmações abaixo define corretamente valores organizacionais?
Em um contexto de planejamento organizacional, desponta como correta a seguinte premissa:
Ultrapassada a fase do planejamento estratégico, impõe-se a execução dos planos, oportunidade em que caberão, ao coordenador, as seguintes incumbências, exceto:
Ao adotar o estilo de liderança da Teoria Y, um gestor de pessoas:
Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:
Ao avaliar um programa de governo, é necessário lançar mão de critérios cuja observação confirmará, ou não, a obtenção de resultados. Assim, quando se deseja verificar se um programa qualquer produziu efeitos (positivos ou negativos) no ambiente externo em que interveio, em termos econômicos, técnicos, socioculturais, institucionais ou ambientais, deve-se usar o seguinte critério:
Sobre o tema "motivação, clima e cultura", podemos afirmar corretamente que:
Considerado uma ferramenta de mudança organizacional, o planejamento estratégico pode ser caracterizado pelas seguintes afirmações, exceto:
Com relação à estrutura informal, assinale a alternativa correta.
Em regra geral, a organização que adota uma postura estratégica de vanguarda no seu planejamento estratégico deve estar
Dentro da nova abordagem de Estratégia Organizacional surgiram três orientações - escolas empreendedoras, escola de aprendizagem e escola de configuração. Quanto à escola da aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta premissa fundamental.
Acerca das relações humanas, julgue os itens a seguir.
O gestor que busca sucesso no relacionamento com seus colaboradores deve levar em conta as organizações informais existentes no âmbito de sua organização e usá-las como meio de comunicação, coesão e proteção da integridade individual
Acerca das relações humanas, julgue os itens a seguir.
No relacionamento humano, a comunicação tem papel preponderante, constituindo a mensagem visual o método mais adequado para se interagir com qualquer indivíduo.
Acerca das relações humanas, julgue os itens a seguir.
Visando ao bom relacionamento humano, o comunicador deve escolher a forma que lhe é mais conveniente para comunicar uma mensagem ao seu interlocutor.
Creio que o erro está em afirmar que a forma deve ser conveniente ao comunicador, sendo que o certo seria ser adequada ao interlocutor. Li os comentários anteriores e tentei juntar as peças... Alguém poderia completar ou corrigir, pois tá meio confuso. =S
Gente, pensem da seguinte forma, o bom relacionamento humano se da através da compreensão, então não adianta de nada ter um vocabulário robusto se o receptor da mensagem não vai entender. Logo, não é o que é melhor (conveniente) para o quem fala, e sim, a melhor forma de ser compreendido por quem ouve a mensagem.
O erro reside em dizer que deve-se usar o meio que "LHE" é mais conveniente. NÃO! Isso não é verdade. O comunicador deve usar o meio mais conveniente segundo os critérios da Razão e não sob os seus critérios próprios.
determinou a seus subordinados -- ele impôs uma regra a todos.
se uso a língua portuguesa que é mais conveniente para o emissor, então o receptor que fala inglês não entende a mensagem.
O erro ta no LHE
Das características que Antônio, funcionário de carreira do TJ, apresenta em seu trabalho, a que NÃO representa o conceito de eficiência é
Talvez o que esteja confundindo nesta questão seja o significado de maximizar, que dá a ideia falsa de ser ótimo. Podemos maximizar a utilização de recursos sem muita necessidade, como comprar mais do que se precisa efetivamente. Acho que otimizar dá uma ideia melhor.
Nada melhor que um exemplo... Sou terceirizado na Petrobras e lá, se você não maximizar um recurso disponível, simplesmente, você estará jogando dinheiro no ralo!
Veja um exemplo:
Eu aciono o técnico de uma operadora para verificar um link de dados em um sonda no meio da Amazônia.
Para chegar ao local o técnico utiliza 5 horas de helicóptero, ao custo de 12.500,00. Chegando no local, um equipamento da Petrobrás semelhante ao que o técnico está mexendo, e ao seu lado, trava! Pergunta? Eu peço para o técnico apertar um botão e desligar e ligar o equipamento? Ou envio um técnico da Petrobrás, ao custo de 18.000,00 para simplesmente apertar o mesmo botão?
Obs.: O equipamento trava de vez em quando, e esse procedimento é normal!
QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA!!!!!!!
Discordo do gabarito.
Ao imprimir por exemplo uma documentação em ambas as faces do papel, estou a maximizar a utilização dos recursos disponíveis.
Creio que proatividade não seja sinônimo de eficiência. Quem nunca teve um colega que foi ser proativo e fez a maior cagada e depois você teve que ir lá limpar. Ou até mesmo ao ser proativo caracterize outra função, gerando futuras reclamações trabalhistas (judiciais).
Entendo desta forma.
Essa foi a minha interpretação:
Acho que estão confundindo maximizar com otimizar.
maximizar = aumentar (maximizar os lucros da empresa)
utilização = usar/uso
*aumentar o uso de recursos disponíveis.*
se eu aumentar o uso dos recursos disponíveis, logo aumentarei os gastos.(deveria ser reduzido o uso para ser eficiente)
segundo minha interpretação a esse respeito, que vem se encaixando nas questões semelhantes a essa, o certo seria:
maximizar a produção através dos recursos disponíveis.
resposta certa letra C - cumprir deveres é eficacia
Ser eficiente é fazer mais com menos recursos, dessa forma a maximização da utilização dos recursos iria contra essa ideia.
Na minha opinião essa questão gera dúvida devido ao significado da palavra MAXIMIZAR, que nesse contexto significa: extrair o máximo proveito de alguma coisa.
O gabarito não pode ser a letra D, que isso...
Se eu tenho uma máquina que deve ser operada. Se for bem operada, ela gera 10 unidades por mês. No final de um certo mês, o operador dessa máquina só conseguiu produzir 7 unidades pois teve dificuldades no início em ajustar a máquina. Qual foi a eficiência? Eficiência = O que se conseguiu/O que se poderia conseguir = 7/10 = 70% Ele não foi 100% eficiente porque não maximizou a utilização dos recursos disponíveis. Ao invés de produzir as 10 unidades, ele perdeu tempo tentando ajustar a máquina (não maximizou a utilização da máquina) e acabou produzindo apenas 7 unidades.
Pelo entendimento da banca, maximizar a utilização dos recursos disponíveis não é ser eficiente. Isso é viagem! Quer dizer então que se no exemplo dado tem um operador que faz seu trabalho corretamente e produz as 10 unidades e outro fica falando ao celular ao operar a máquina e só produz 5 unidades, o primeiro não está sendo mais eficiente?!?!?!
Pessoal, vejam essa questão:
Ano: 2011/ Banca: CESPE/ Órgão: CNPQ/ Prova: Analista em Ciência e Tecnologia Júnior - Geral
"Uma das funções precípuas do administrador de materiais é minimizar o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa, visando economia e eficiência." Gabarito: ERRADO!!!
No meu entendimento, maximizar o uso (ou a utilização) é aproveitar mais daquilo que está disponível, não desperdiçar. Minimizar é subutilizar. Nessa questão fica claro que o CESPE também segue essa linha de raciocínio.
Por mais justificativas que tentei encontrar para essa questão da CESGRANRIO, nada me convenceu, fiquei confusa e estava errando mais questões. Prefiro crer que foi mal feita e banca não deu o braço a torcer.Eu respondi a letra C, pois ao meu ver ser cumpridor de deveres tem mais a ver com Eficácia onde se faz o que é certo para se alcançar o objetivo. Mas realmente é bem subjetiva a questão.
Tive dificuldades em resolver a questão, justamente pela dúvida de muitos aqui a respeito do sentido de maximizar, pois pensei num sentido de melhorar, mas de acordo com meu dicionário, o significado de maximizar é aumentar, elevar ao máximo possível, sendo assim realmente está errada a palavra maximizar, mas a questão é bem estranha também pelas outras alternativas, como foi mencionado pelos colegas.
A ideia de maximizar a utilização de recursos promove a ideia de não desperdício.
Não é MAXIMIZAR e sim OTIMIZAR
Gabarito D.
Das características que Antônio, funcionário de carreira do TJ, apresenta em seu trabalho, a que NÃO representa o conceito de eficiência é
A
fazer as coisas de maneira adequada. - Meios (Eficiência)
B
ser proativo. Meios (Eficiência)
C
ser cumpridor de seus deveres. Meios (Eficiência)
D
maximizar a utilização dos recursos disponíveis. - Metas (Eficácia)
E
ter como máxima a redução de custos. - Economicidade
Eficiência: Refere-se a meios e recursos empregados ou a MAXIMIZAÇÃO DO PRODUTO para um gasto total previamente fixado.
péssima questão
o mesmo raciocínio vale pra outras opções
Para melhor compreensão das peculiaridades do Poder Judiciário Rondoniense, é imprescindível que se faça um breve histórico do Estado (...). O Território do Guaporé teve seu nome alterado para Território Federal de Rondônia através da Lei no 2.731, de 17 de fevereiro de 1956. O nome Rondônia vem da indicação de Roquete Pinto, (...) sugeriu que se denominasse Terras de Rondônia em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon.
Enquanto território, o Poder Judiciário funcionava de forma adequada à realidade. Com a criação do Estado, fez-se necessária, também, a criação do Poder Judiciário Estadual. Em 22-12-81, através da Lei complementar Federal no 041/81, foi criado o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Disponível em: http://www.tj.ro.gov.br/admweb/faces/jsp/exibePagina.jsp
O TJ, por sua natureza organizacional, reflete a definição do processo de efetividade administrativa que compreende:
O Aspecto temporal foi determinante para a resolução da questão
A letra C, que poderia confundir, reflete o conceito de eficiência.
Mas, o que é a questão ressalta é a efetividade, que é "alcançar resultados conforme a meta determinada". Quanto melhores são os seus resultados(equilíbrio e otimização dos resultados), mais efetivo você é.
No que concerne à gestão de recursos humanos, julgue o
próximo item.
Douglas MacGregor desenvolveu as teorias X e Y. Segundo tal conceituação, a teoria X parte do pressuposto de que as pessoas teriam aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas, demandando, portanto, um tipo de liderança que privilegia o controle, ao passo que o pressuposto da teoria Y seria de que as pessoas são criativas, têm propensão a gostar do trabalho e, portanto, rendem melhor quando submetidas a um tipo de liderança que incentive a motivação e a perspectiva de valorização profissional e pessoal.
Pressuposições da Teoria X
- As pessoas são preguiçosas e indolentes.
- As pessoas evitam o trabalho.
- As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.
- As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.
- As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.
Liderança centrada nas tarefas (job-centered): trata-se de um estilo de liderança preocupado estritamente com a execução da tarefa e com os seus resultados. É típica das empresas ou unidades que costumam concentrar as pessoas em cargos desenhados segundo o modelo clássico, de maneira padronizada e isolada. É a liderança preocupada exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as coisas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis. Lembra a Teoria X McGregor.
Pressuposições da Teoria Y
- As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.
- O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar.
- As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
- As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas.
- As pessoas são criativas e competentes.
Liderança centrada nas pessoas (employee-centered): trata-se de um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões. Dá mais ênfase às pessoas que ao trabalho em si, procurando compreender e ajudar os subordinados e preocupando-se mais com as metas do que com os métodos, sem descuidar-se do nível de desempenho desejado. Lembra a Teoria Y de McGregor.
Correta. A teoria de Macgregor diz resumidamente que:
X pressupõe um visão negativa da natureza humana em relação ao trabalho.
Y é o oposto, diz que os indivíduos são auto-motivados, gostam de assumir desafios e responsabilidades e irão contribuir criativamente para o trabalho.
Gente a Teoria X, ela não aceita á responsabilidade e no texto diz que aceita! Eu errei essa questão por esse motivo!
Teoria X (tudo Negativo)
Concepção tradicional de direção e controle
Seres humanos aversão ao trabalho
Seres humanos não conseguem assumir responsabilidades
Estilo autocrático
Teoria Y (tudo positivo)
Integração entre objetivos individuais e organizacionais
SH busca se auto-corrigir
Compromisso relacionado com a recompensa
SH busca responsabilidades
Estilo participativo (democrático)Pessoal, se porventura eu estiver errado, por favor, ajudem-me!
Obrigado
Teoria x: homem preguiçoso/clássico
Teoria y: moderno/ homem motivado.
Y = Yes = Sim = Algo positivo
Macete pra não esquecer.
Macete:
X: funcionário "Xato"
Y: funcionário "Yes"
--
Gabarito: certo
Julgue os itens seguintes acerca de administração de recursos
humanos.
A efetividade do processo de seleção está diretamente ligada, entre outros aspectos, à qualidade da análise e descrição do cargo a ser ocupado.
A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido ( requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção. A primeira variável será denominada x e a segunda variável y.
Quando x é maior do que y, o candidato não atinge as condições ideias p/ ocupar determinado cargo e, portanto, é rejeitado para aquele cargo. Quando x e y são iguais, o candidato reúne as condições ideais para tanto e, portanto, é aprovado. Quando a variável y for maior do que x, o candidato reúne mais do que as condições exigidas pelo cargo e, portanto, torna-se superdotado para aquele cargo. Na realidade, essa comparação não se concentra em único ponto de igualdade entre as variáveis, mas sobretudo em uma faixa de aceitação que admite uma certa flexibilidade a mais ou a menos ao redor do ponto ideal. Isso equivale aos limites de tolerância admitidos nos processos de controle de qualidade.
Ferramentas de seleção
O primeiro passo para a realização do processo seletivo ocorre por meio do perfil profissiográfico, baseado na coleta de informações sobre o cargo, que pode ser adquirida pelos seguintes procedimentos:
- descrição e análise do cargo: a descrição é o levantamento dos aspectos intrínsecos (tarefas, atribuições e responsabilidades do cargo) e a análise é o levantamento dos aspectos extrínsecos (conhecimentos, habilidades, aptidões exigidas para o ocupante do cargo).
- técnica dos incidentes críticos;
- requisição de pessoal;
- análise do cargo no mercado;
- hipótese de trabalho.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, pág. 114 - Andréia Ribas e Cassiano Salim.
Fecho contigo Luiz, pois partindo do princípio que EFETIVIDADE, a grosso modo, é o que causará IMAPCTO/MUDANÇA, ou seja, superou a expectativa desejada.
Fiz o desenho (o cargo) e veio melhor (candidato certo) do que eu imaginava!
Em miúdos: " Achei o cara certo pra VAGA certa, o TOP DAS GALÁXIAS."
Eu errei essa, não tinha analisado direito.
Acho que a palavra EFICIênCIA ficaria melhor nessa questão
Com relação à análise ou à descrição do trabalho, julgue os itens
que se seguem.
Para que a descrição de um trabalho seja adequada, é preciso que aquele que o analisa também o execute.
É importante que o empregado participe de sua descrição de cargo, caso a empresa ainda não tenha uma.
Mas a competência para elaborá-la é do administrador, e não do trabalhador!
Uma das principais funções da administração de recursos
humanos é a busca do equilíbrio entre objetivos e necessidades
da organização. Considerando que alguns instrumentos são
fundamentais nesse processo, julgue os itens a seguir, acerca da
administração de recursos humanos.
Em um processo de avaliação do desempenho, busca-se captar dados para a tomada de decisões acerca dos ocupantes dos cargos organizacionais. O processo de descrição de cargos envolve integrantes da organização que tenham relações com o cargo(OU SEJA, PRECISA TER RELAÇÕES COM O CARGO. NÃO DIZ QUE PRECISA EXECUTAR, COMO ESTA QUESTÃO COBROU) e que possam discutir e rever as responsabilidades inerentes aos cargos analisados.
Abraços!
O que o enunciado está afirmando é que o responsável pela análise de cargos deve ocupar o cargo analisado. Não existe essa obrigatoriedade, por isso o enunciado está errado.
A análise de cargos, na verdade, costuma ser feita por especialistas em gestão de pessoas.
Gabarito: Errado
Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da
doutrina e da legislação relativas à administração de recursos
humanos, julgue os itens de 104 a 118.
No enfoque comportamental na administração, de acordo com a teoria da expectativa, acredita-se que o esforço produz o desempenho e este, o resultado, ao qual as pessoas atribuem valores. Desse modo, a motivação estaria assim representada: motivação = expectativa (de que o esforço produz o resultado) × valor atribuído ao resultado
CERTO
A Teoria das Expectativas (de Victor Vroom) é uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações humanas. Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. De uma forma sintética, Vroom defende que a força da motivação (M) de determinada pessoa corresponde ao produto do valor previsto por si atribuído a um objetivo (V=Valência) pela probabilidade de alcançar esse mesmo objetivo (E=Expectativa): M = V . E.
Assim definido, a motivação é nula quer no caso em é indiferente atingir ou sem objetivo determinado, quer no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.
Referências:
Eu hein! essa questão....não sei não!
Se essa Teoria da Expectativa for a teoria feito por Vroom, eu tenho algumas considerações a fazer, agora se forem teorias diferentes, desconsiderem o que escrevi.
Para começar, a teoria de Vroom consiste em três fatores que necessitam atuar SIMULTANEAMENTE, ou seja, são elos de uma corrente, uma necessita da outra. São elas: a expectativa, a instrumentalidade e o valor. Na questão fala-se somente de duas.
E também com relação a definição de expectativa. De acordo com meus estudos, expectativa seria a avaliação da probabilidade de alcançar aquele resultado, se a pessoa achar que, para ela, é impossível atingir, não fará qualquer esforço para isso.
Qualquer erro que eu tenha cometido, podem me corrigir aqui e principalmente mandando uma mensagem diretamente para mim.
Questão Correta:
Teoria da Expectativa (Victor Vroom): Nela existem 3 variáveis;
Valência (valor) é a orientáção afetiva em direção a resultados particulares. (Prevalência em direção, ou não, a determinados objetivos. Valência positiva atrai o comportamento em sua direção, valência zero é indiferente e a valência negativa é algo que o indivíduo prefere não buscar ( o indivíduo julga, possitivamente ou não os resultados que decorrerão de uma ação);
Força (instrumentalidade): grau de energia que o indivíduo irá ter que gastar em sua ação para alcançar o objetivo;
Expectativa: é o grau de probabilidade que o indivíduo atribui a determinado evento em função de relação entre o esforço que vai ser desprendido no evento e o resultado que busca alcançar.
Pode-se imaginar, inclusive, a motivação como uma fórmula matemática. A motivação seria uma função do produto das três variáveis:
M (motivação) = V (valência) x I (instrumentalidade) x E (expectativa)
Para cada alternativa decisória do indivíduo frente às suas tarefas (fazer ou não o relatório, assumir ou não uma chefia, etc.), o indivíduo atribuirá valores para cada uma das variáveis e a multiplicará. O caminho que levar ao maior produto (Motivação) determinará a decisão do indivíduo.
Alguns autores, como Maximiano (2011), expressam a Motivação como um produto mais simples:
Motivação = V x E
Esforço e desempenho não seria Skinner/
Achei que fosse Skinner
Indo direto ao ponto das questões difíceis quando cobra Teoria da Expectância do Vroom:
Expectância: esforço leva a um desempenho (ESFORÇO -> DESEMPENHO)
Instrumentalidade: desempenho leva a um resultado (DESEMPENHO -> RESULTADO)
Valência: resultado leva a um objetivo/ meta realizado (RESULTADO -> OBJETIVO/ META)
____________________________________________________________________________________________________________________
Cansei de ver a fórmula do Vroom como sendo Motivação = Valência x Instrumentalidade x Expectativa
Achei que, por isso, estivesse errada essa questão.
Vamos igual ao nosso amigo Jack Estripador, por partes! A primeira frase da assertiva está certíssima, pois ele resumiu toda a teoria apresentada por Vroom.
Esforço produz o desempenho (expectativa)
Desempenho produz resultados (instrumentalidade)
Valor dado ao resultado (valência)
Logo em seguida, ele fez um novo resumo da teoria, dessa vez através daquela fórmula simplificada que avisei a vocês que poderia aparecer. Vou repetir o aviso dado lá em cima:
“Atenção: Caso a banca afirme que a motivação é função da crença de que o esforço produz o resultado e do valor atribuído ao resultado, pode continuar validando como correta a assertiva, pois ele apenas fez uma simplificação da fórmula acima.”
Portanto, correta a questão.
Gabarito: C
REVISANDO:
Teorias de Processo
=> Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom. - A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.
Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.
O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:
▪ Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;
▪ Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;
▪ Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;
▪ Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.
Partindo desses pressupostos, Vroom descreveu três relações importantes que explicam o processo motivacional:
a) Valência (relação entre recompensas e metas pessoas; grau de atração): é a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular, o sentimento de atração por uma recompensa, o valor subjetivo que ele atribui ao resultado de cada alternativa. É única para cada pessoa, pois resulta de suas experiências, além de mudar com o tempo.
b) Instrumentalidade (relação entre desempenho e recompensa ou compensação): é o grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho vai leva-lo à obtenção de um resultado que deseja (como um “instrumento para”). É a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação efetiva.
c) Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É medida em termos de probabilidade, o que significa dizer que se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).
O autor da teoria dispôs essas relações numa equação, definindo que a motivação é produto destas três relações:
MOTIVAÇÃO = V (valência) X E (expectativa) X I (instrumentalidade)
um autor insignificante pegou a teoria de outro autor e a desvirtuou?
CESPE ADORA
Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da
doutrina e da legislação relativas à administração de recursos
humanos, julgue os itens de 104 a 118.
Uma das principais funções da cultura organizacional é regular as relações entre os membros da organização. A cultura define a tendência à solidariedade e ao associativismo, em contraposição ao individualismo e ao alheamento em relação aos interesses coletivos, diferenciando as organizações e as sociedades
A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas
Amigos, depois de xingar a banca, nesta não temos razão. Na organização não há interesses coletivos. Apenas em grandes comunidades sociais, de caráter público, podemos definir e caracterizar o termo "interesse coletivos", em sua estrita concepção, em organizações temos interesses de grupos, apenas. Não há qq outro erro na questão!
Vamos por partes!!!
Cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamentos típicos de determinada organização. (Chiavenato, 2000, pg 531).
Imagem a cultura organizacional de um banco ou outra empresa de vendas....pode até existir solidariedade e associativismo, muito embora essa não seja a regra.
Questão cabeluda e confusa, onde afirmar que exista associativismo e solidariedade em qualquer cultura organizacional me faz pensar que estaria errado.
Demorou, mas saquei o entendimento da banca sobre o assunto:
Para o CESPE:
CULTURA ORGANIZACIONAL = SOLIDARIEDADE, ASSOCIATIVISMO, PENSAMENTO COLETIVO, ÉTICO, GRUPAL
Outras questões ajudam a fixar a jurisprudência da banca:
1 • Q318422 • • Prova(s): CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo
A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.
Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores, estabelece-se um acordo tácito que evoca o lema “um por todos, todos por um”.
Ver texto associado à questão
Infere-se da leitura desse fragmento que as invenções não representam o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda a comunidade.
Resposta: CERTOA cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
Conforme dissemos na explicação teórica, um dos papéis que a cultura exerce é justamente integrar os membros e dar sentido e identidade as suas ações. A cultura é como se fosse a personalidade de cada organização. Portanto, correta.
Gabarito: C
Depois de resolver 223 questões desse assunto,indentifiquei que para o cespe a cultura é
"UM POR TODOS ,E TODOS POR UM".
Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração,
julgue os itens de 124 a 135.
O entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia para negócios. Uma das forças que atuam nos mercados competitivos é a ameaça de produtos e serviços complementares.
Fatores estruturais influenciam as cinco forças competitivas de um ramo de negócio, que são:
PRODUTOS SUBSTITUTOS SÃO UMA AMEAÇA.
PRODUTOS COMPLEMENTARES SÃO UMA OPORTUNIDADE.
GABARITO ERRADO
O entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia para negócios. Uma das forças que atuam nos mercados competitivos é a ameaça de produtos e serviços complementares. Resposta: Errado.
Comentário: produtos e serviços complementares não são ameaças. Produtos substitutos sim.
Pegadinha! Uma das forças que atuam no mercado competitivo é a ameaça de produtos SUBSTITUTOS e não de produtos complementares.
Produtos complementares são aqueles que são utilizados em conjunto para satisfazer uma necessidade, por exemplo, o hardware e o software ou o serviço de internet e de streaming.
Gabarito: Errado
Pegadinha! Uma das forças que atuam no mercado competitivo é a ameaça de produtos SUBSTITUTOS e não de produtos complementares.
Produtos complementares são aqueles que são utilizados em conjunto para satisfazer uma necessidade, por exemplo, o hardware e o software ou o serviço de internet e de streaming.
Gabarito: Errado
Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos
Produto complementar seria o combustível para o carro movido a gasolina..
Um produto substituto seria um carro elétrico ou movido a etanol ao invés do carro movido a gasolina.
PRODUTOS SUBSTITUTOS SÃO UMA AMEAÇA.
PRODUTOS COMPLEMENTARES SÃO UMA OPORTUNIDADE.
Produto complementar seria o combustível para o carro movido a gasolina..
Um produto substituto seria um carro elétrico ou movido a etanol ao invés do carro movido a gasolina.
produtos complementares podem até ajudam no crescimento na demanda do produto principal.
#Respondi errado!!!
Tem alguém de 2022 estudando essas questões?
Segundo Shakespeare, cada pessoa é o caminho que ela mesma
segue. Os caminhos da organização são os seus processos e o ato
de escolha desses caminhos está voltado para o planejamento
estratégico. Desse modo, a organização, para seu sucesso,
depende da atuação do gestor, que deve escolher bem seus
caminhos e fazer que seus integrantes os trilhem da melhor
maneira possível. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
Por meio da análise SWOT, é possível traçar novos cenários para o planejamento estratégico da organização, bem como definir processos a serem otimizados na gestão de processos.
Ao meu ver a questão está correta, alguem sabe onde está o erro?
É possível executar essas ações A PARTIR da análise SWOT, uma vez que esta serve para a obtenção de insumos na tomada de decisões.
acho q a resposta é certo...é ?
Desconfio sempre com esses tipos de questões anuladas . Os avaliadores têm um bom tempo para aplicar a prova e mesmo assim anulam questões . Ao meu ver possa ser para aucansar alguém do interesse deles na classificação geral!
A "TERIA DA CONSPIRAÇÃO" AS VEZES PODE ESTAR....
CERTO ERRADO
OBS.: PARA O NETO BUENO
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens
subseqüentes
O equilíbrio organizacional, em termos de administração de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
É o trecho ipsis litteris do conceito dado por Andreia Lins Ribas em seu livro GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS. Página 517 do livro em questão.
GABARITO: CERTO.
"Equilíbrio Organizacional e a Rotatividade de Pessoal
A relação entre as pessoas e as organizações se dá pela troca de contribuições e incentivos. Os colaboradores dão contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade, assiduidade e outras) que contribuirão para o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para os colaboradores incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, elogios e outros) que proporcionem a realização de seus objetivos pessoais.
Se os incentivos recebidos são diretamente proporcionais às contribuições há o equilíbrio organizacional, que contribui para que os colaboradores permaneçam na organização.
E as organizações só existirão se os incentivos proporcionados aos seus colaboradores forem suficientes para estimulá-los a dar mais e mais contribuições para a empresa. E estas contribuições precisam ser em quantidade bastante para que as organizações se mantenham e possam proporcionar novos incentivos.
Ou seja, há entre os colaboradores e as organizações uma relação de reciprocidade, cada um avalia o que oferece e o que recebe em troca. Quando as expectativas recíprocas são atendidas ocorre uma significativa melhora na relação entre as pessoas e as empresas, mas se as pessoas julgam que o que recebem é menos em relação ao que proporcionam, surge um desiquilíbrio neste sistemae os colaboradores ficam propensos a deixar a organização, como relata Idalberto Chiavenato:"
Fonte: http://flaviofausto.blogspot.com.br/2011/06/causas-da-rotatividade-de-pessoal-parte_19.html
Complementando...
(CESPE/MP-PI/TA/2012) O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais. CORRETA
Os participantes da organização são todos aqueles que dela recebem incentivos e que trazem contribuições para sua existência. Existem cinco classes essenciais de participantes: empregados, investidores, fornecedores, distribuidores e consumidores.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/herbert-simon-e-a-teoria-do-equilibrio-organizacional-interacao-motivacao-dinamica-e-eficacia/81334/
GABARITO: CERTO
O equilíbrio organizacional, em termos de gestão de pessoas, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
Abraços.
É uma relação "troca-troca": a empresa dá o que o empregado quer, e o empregado dá o que a empresa quer.
--
Gabarito: certo
Equilíbrio organizacional: pode ser alcançado mediante troca de contribuições e incentivos na relação entre pessoas e as empresas. As pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionarem a realização de seus objetivos.
Perfeito. O equilíbrio organizacional corresponde justamente estágio no qual existe uma correspondência compatível (equilibrada) entre contribuições dos empregados e recompensas da organização.
Gabarito: Certo
Julgue os itens a seguir, que versam acerca da administração pública
e de estrutura e estratégia organizacional.
A adoção, por uma repartição pública, da estratégia de possuir uma estrutura organizacional com amplitude administrativa estreita tende a provocar um custo administrativo alto.
CERTO - amplitude estreita significa menor número de subordinados por chefia, isto é, muitos chefes, logo maior custo administrativo.
No campo da administração, a amplitude administrativa visa calcular aproximadamente quantas pessoas um líder ou chefe ou empregador pode supervisionar. A amplitude administrativa se refere, principalmente, ao número de subordinados eficazmente coordenados por um superior. Essa amplitude relaciona-se diretamente ao número de níveis hierárquicos presentes dentro de uma organização. Quanto maior a amplitude, menor a hierarquia, e vice-versa.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplitude_administrativa
A amplitude de controle está relacionada com a HORIZONTALIDADE da organização e NÂO a VERTICABILIDADE, ou seja, quanto maior a amplitude ,maior o número de subordinados e menor o número de Administradores
A amplitude administrativa ou amplitude de controle significa o número de empregados que se devem reportar a um administrador. Determina o quanto um administrador deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior é o número de subordinados para cada administrador e vice-versa.
A amplitude administrativa estreita provoca custo administrativo maior, porque existem mais administradores para cuidar de um número menor de pessoas. Cada administrador tem poucos subordinados e, portanto, mais tempo e energia para os deveres gerenciais e para o trabalho não-administrativo. Ao contrário, a amplitude de controle larga permite custos administrativos menores, porque existem menos administradores para cuidarem de um número maior de pessoas.
Como o controle na amplitude larga é menor, os subordinados têm a possibilidade de maior autonomia na tomada de suas decisões.
O X da QUESTÃO...
A teoria diz que, quanto menor a amplitude, MAIOR é o GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO DESTES FUNCIONÁRIOS.
Pois serviços simples possibilitam uma AMPLITUDE relativamente alta.
Logo, quanto mais ESPECIALISTAS, mais CARO é o serviço deles!
QUESTÃO CORRETISSIMA!
Estrutura estrita é o mesmo que aguda ou alta. Apresenta poucos subordinados por chefe e mais níveis hierárquicos, logo maios custo.
Que coisa controversa! Pra mim esse conceito está ultrapassado. Olhem o nosso Governo! Olhem a estrutura! Olhem quantos Ministérios! Isso é horizontalização pura que só onera mais a maquina pública. Que resultados positivos isso traz?? Pra mim, poucos...e os custos são astronômicos. Fora de contexto essa definição da questão. Verticalização e horizontalização depende muito da gestão estratégica que se queira implantar. Data Vênia.
O X da questão foi saber o que significa AMPLITUDE ESTREITA, que é muito subjetivo.
Segundo Rennó (2013), a amplitude de controle relaciona-se com o número de subordinados que os superiores comandam em uma organização. Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, existindo poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.
Uma amplitude média estreita com maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada e com custo maior. Logo a afirmação do item está correta.
Comentário Professor Melzac
AMPLITUDE DE CONTROLE MAIOR: MAIS BARATO PARA O ADMININSTRADOR; PORÉM MAIS RESPONSABILIDADE PARA O SUBORDINADO.
AMPLITUDE DE CONTROLE MENOR: MAIS CARO PARA O ADMININSTRADOR; PORÉM MENOS RESPONSABILIDADE PARA O SUBORDINADO.
GABARITO CERTO
Amplitude de Controle: é o número de pessoas subordinadas a um administrador.
Quanto MAIOR a amplitude de controle, MENOR será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa.
Produzirá uma estrutura organizacional: com muitos subordinados, larga, achatada, dispersa horizontalmente, baixa, com poucos níveis hierárquicos, mais barata.
Quanto MENOR a amplitude de controle, MAIOR será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa.
Produzirá uma estrutura organizacional: com poucos subordinados, grande, ampla, vertical, estreita, alongada, aguda, alta, com muitos níveis hierárquicos, mais cara.
GAB. CERTO
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA ESTREITA:
1. Trabalho criativo e inovador;
2. Tarefas diversificadas;
3. Dispersão física das pessoas;
4. Necessidade de orientação;
5. Ausência de regras e procedimentos;
6. poucos sistemas de suporte;
7. Muitas atividades não administrativas;
8. Preferências pessoais;
9. Custo administrativo maior.
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA LARGA:
1. Trabalho rotineiro e previsível;
2. Tarefas similares;
3. Concentração física das pessoas;
4. Pessoal treinado e preparado;
5. Regras e procedimentos;
6. Sistemas de apoio e suporte;
7. Poucas atividades não administrativas;
8. Preferências pessoais
9. Custo administrativo menor.
Fonte: Chiavenato
CERTO.
Amplitude estreita significa que cada administrador terá sob controle poucos subordinados, o que ocasionará aumento de custos, pois a organização necessitará de mais administradores.
Julgue os itens a seguir, que versam acerca da administração pública
e de estrutura e estratégia organizacional.
A estratégia de centralização é indicada para preparar candidatos para posições mais elevadas em uma organização pública.
O grau de centralização/descentralização refere-se ao quanto a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo ou dispersa na base da organização. CENTRALIZAÇÃO: significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização. DESCENTRALIZAÇÃO: significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. VANTAGENS DA DESCENTRALIZAÇÃO:As três principais vantagens que a descentralização pode trazer são:• Agilidade: quando o processo decisorial é levado para o nível local, a organização responde mais rapidamente aos clientes e às condições locais. • Independência: a descentralização ESTIMULA A CRIATIVIDADE e independência nas pessoas dos NÍVEIS MAIS BAIXOS, ajuda a construir um espírito de equipe e a preparar candidatos para posições mais elevadas. • Novas tecnologias: a tecnologia da informação permite maior descentralização da autoridade. Uma das principais razões para centralizar autoridade é assegurar que a administração de cúpula saiba como vai o negócio e seja influenciada pelo que ocorre dentro da organização. A tecnologia da informação permite que a autoridade seja delegada aos níveis inferiores, enquanto a alta administração recebe informação em tempo real. Descentralizam-se as decisões de operação e centraliza-se o controle dos resultados.Fonte:http://64.233.163.132/search?q=cache:HojBC-8TKMEJ:www.faccamp.br/apoio/egidio/Apostila%25203.doc+%22amplitude+administrativa+estreita%22&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Centralização: as decisões são tomadas no topo da estrutura, não permitindo que outras pessoas tomem decisões, não preparando as pessoas para elevadas posições na organização.
Descentralização: é dado mais autonomia, na tomada de decisões, aos graus inferiores, fazendo com que pessoas sejam preparadas para elevadas posições na organização.
Comentário da colega Sandra Nagata...reestruturado.
O grau de centralização/descentralização refere-se ao quanto a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo ou dispersa na base da organização.
CENTRALIZAÇÃO: significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização. DESCENTRALIZAÇÃO: significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos.
VANTAGENS DA DESCENTRALIZAÇÃO:As três principais vantagens que a descentralização pode trazer são:
• Agilidade: quando o processo decisorial é levado para o nível local, a organização responde mais rapidamente aos clientes e às condições locais.
• Independência: a descentralização ESTIMULA A CRIATIVIDADE e independência nas pessoas dos NÍVEIS MAIS BAIXOS, ajuda a construir um espírito de equipe e a preparar candidatos para posições mais elevadas.
• Novas tecnologias: a tecnologia da informação permite maior descentralização da autoridade. Uma das principais razões para centralizar autoridade é assegurar que a administração de cúpula saiba como vai o negócio e seja influenciada pelo que ocorre dentro da organização. A tecnologia da informação permite que a autoridade seja delegada aos níveis inferiores, enquanto a alta administração recebe informação em tempo real. Descentralizam-se as decisões de operação e centraliza-se o controle dos resultados.
Fonte:http://64.233.163.132/search?q=cache:HojBC-8TKMEJ:www.faccamp.br/apoio/egidio/Apostila%25203.doc+%22amplitude+administrativa+estreita%22&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Com respeito à gestão do clima e da cultura organizacional,
julgue os itens que se seguem.
A cultura organizacional é um termo descritivo e não avaliativo.
CORRETA!
Enquanto o clima organizacional é avaliativo, a cultura é um termo descritivo, já que traz em si um aspecto qualitativo, onde para se conhecê-la, é necessário descrever seus elementos. Só se conhece uma cultura ao descrever suas regras informais, descrevendo suas minúcias.
A cultura organizacional possui três dimensões interdependentes, que são as dimensões material (relação das pessoas com o ambiente), psicossocial (relação das pessoas entre si) e ideológica (relação das pessoas com os valores e normas). É válido ressaltarmos que "cultura organizacional" se trata de um conceito descritivo, ou seja, se refere apenas a forma como os colaboradores percebem as características da organização e não com fato de gostarem delas, ou não.
CLIMA (GÊNERO) É TERMO DESCRITIVO E AVALIATIVO.
Clima organizacional: descritivo
Clima psicológico: avaliativo
CULTURA: Descritivo/ não avaliativo
Fonte: Gestão de Pessoas para concursos - Andréia Ribas.
https://books.google.com.br/books?id=mlHCDAAAQBAJ&pg=PT423&lpg=PT423&dq=DIFEREN%C3%87A+ENTRE+CLIMA+ORGANIZACIONAL+%22DESCRITIVO%22&source=bl&ots=oYDG1qwhNb&sig=af6iaW4LCfZu6yz1O8ueokcin5I&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjSwMyMzdLYAhVMjpAKHa1XAycQ6AEIJzAA#v=onepage&q=DIFEREN%C3%87A%20ENTRE%20CLIMA%20ORGANIZACIONAL%20%22DESCRITIVO%22&f=false
A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteúdos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.
Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.
Clima organizacional: descritivo e avaliativo
Cultura organizacional: descritiva e não avaliativa
-------------------
Gabarito: Certo
Gab: CERTO
Erros, mandem mensagem :)
Com respeito à gestão do clima e da cultura organizacional,
julgue os itens que se seguem.
Embora a palavra clima seja de fácil entendimento como sinônimo de atmosfera, sua investigação e análise científica não são tão fáceis. Não há concordância na definição do termo, nem no desdobramento de seus fatores componentes.
Segundo Chiavenato: "a dificuldade para conceituar clima reside no fato de que este é percebido de diferentes maneiras pelos diferentes indivíduos. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras quanto à percepção dos diversos aspectos do clima organizacional. O que pode parecer uma característica positiva para uma pessoa pode ser percebida negativamente por outra. A percepção do clima corporativo é muito subjetiva". Dessa forma, existe concordância na definição do termo, porém a dificuldade está no gestor em identificar os fatores que estão causando frustação (salários, rejeição, alienação, insatisfação, etc.) para modificar.
A meu ver a assertiva encontra-se errada pelo trecho "Não há concordância na definição do termo", sendo que os conceitos do que seria clima organizacional estão bem definidos.
e do "desdobramento dos seus fatores componetes " . Realmente, vou levar a vida inteira filosofando sobre essa assertiva e nao saberei a resposta.
GAB. ERRADO
CLIMA => Mais superficial / Mais fácil de mudar.
CULTURA => Mais enraizado / Mais difícil de mudar.
Fonte: Ribas
Quanto à função estratégica da área de gestão de pessoas, julgue os itens subseqüentes.
O gerenciamento de pessoas por competência é uma intervenção que visa ao alinhamento da atuação das equipes de trabalho com as competências estratégicas necessárias à organização.
CERTO - A Gestão por Competências é um programa que busca definir os perfis estratégicos mais adequados para o futuro de uma determinada organização.
A proposta é substituir o tradicional levantamento de carências e necessidades atuais de treinamento dos profissionais, por uma qualificação com visão das necessidades futuras da equipe da entidade. A idéia é identificar as competências necessárias ao sucesso da organização e, ir além, estabelecendo quais as competências que poderão agregar valor as pessoas e a organização no futuro. Preencher os gaps atuais e preparar para os desafios a frente.
Referências:
Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato, 2008 - Ed. Campus/Elsevier - www.elsevier.com.br
Tutorial Gestão de Pessoas por Competências - http://portal.cjf.jus.br/cjf/gestao-por-competencias
Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de
administração financeira e administração de recursos humanos.
O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar o significado das tarefas que os colaboradores irão desenvolver.
LIderança centrada na tarefa (job centered) - trata-se de um estilo de liderança preocupado estritamente com a execução da tarefa e com os seus resultados. É típica das empresas ou unidades que costumam concentrar as pessoas em cargos desenhados segundo o modelo clássico, de maneira padronizada e isolada. É a liderança preocupada exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as coisas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis. Lembra a Teoria X de Mc Gregor. (Chiavenato, 2006).
Liderança centrada nas pessoas (employee centered) - trata-se de um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões. Dá mais ênfase as pessoas que o trabalho em si, procurando compreender a ajudar os subordinados e preocupando-se mais com as metas do que com os métodos, sem descuidar-se do nível de desempenho desejado. Lembra a Teoria Y de Mc Gregor. (Chiavenato, 2006)
Como se comporta um líder orientado para as pessoas: atua como apoio e retarguarda para as pessoas, procura ensinar e desenvolver as pessoas, mostra os objetivos do trabalho para as pessoas, desenvolve relações sociais com as pessoas, mostra confiança nas pessoas, é sensitivo quanto as necessidades das pessoas, respeita os sentimentos das pessoas. (Chiavenato, 2006)
O que tem a ver o comentário desse FELIPE? A criatura copia e cola um trem sobre gestão de conflitos!! Misericórdia!
ADMINISTRAÇÃO GERAL PUBLICA CHIAVENATO
LIDERANÇA CENTRADA NA TAREFA VERSUS CENTRADA NAS PESSOAS
A liderança centrada nas pessoas
(Employee centered) é um estilo preocupado com as condições dos subordinados, ou seja, visa o comportamento humano nas empresas, é característica desse estilo o agrupamento de pessoas com maior participações nas decisões da empresa, procuram compreender os subordinados e não procura dar ênfase nas tarefas, mas sim nas pessoas. Vários autores defenderam essa abordagem dentre eles temos McGregor, Likert, Blake e Mouton, Lewin, etc.
A Liderança orientado para as tarefas
A liderança centrada nas tarefas (Job centered) tem a preocupação voltada para a execução da tarefa, e é típico das empresas que adotam procedimento rotineiros, seguido de ordens e regulamentos, buscando que as tarefa sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecido.
"É aquela que se pauta pelos funcionários, dando ênfase às relações interpessoais. Por isso, sob esse tipo de liderança, os funcionários compreendem o significado das tarefas que estão realizando".
Fonte: Lista de questões professor Carlos Xavier - Estratégia.
Perfeito! Uma liderança centrada nas pessoas é aquela em que o Líder explica o que espera da tarefa, o que ela deve ser, e deixa a pessoa dentro de suas habilidades produzir a tarefa. Ou seja, o funcionário tem liberade de exercer sua habilidade contato que chegue ao desejado. A tarefa é moldada pelas habilidades do funcionário. Já a liderança orientada nas tarefas, ignora a habilidade do funcionário, exigindo dele previamente a forma e o que deve ser executado, é o funcionário que terá que se adequar à tarefa.
Liderança centrada nas pessoas, Exemplo: Gerente fala pro vendedor que ele deve vender as roupas da loja. Lá vem o Vendedor de loja super gente boa, puxa assunto, conta da vida, oferece café, dá risada, faz amizade e consegue fazer a venda. Tudo ok? tudo ok!
Liderança orientada nas tarefas, Exemplo: Supervisor do chão de fábrica que fala pro operário apertar o parafuso seguindo um procedimento todo dia. Não interessa a habilidade que o rapaz tenha, o chefe não tá interessado, quer saber se apertou o parafuso e seguiu o procedimento à risca.
O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar o significado das tarefas que os colaboradores irão desenvolver. Resposta: Certo.
Errei a questão ao lembrar de Robert Blake e Mouton, que desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
As mudanças previstas para 2050 na estrutura da população brasileira demandam um consistente processo de planejamento, que pressupõe o desenvolvimento de premissas quanto às condições futuras. Como a organização Previdência Social opera em ambientes complexos, devem ser gerados cenários alternativos para as futuras ações, analisando-se o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
O desenvolvimento de cenários é importante para que o gestor se prepare para ameaças e oportunidades futuras.
No caso em questão, onde se pretende vislumbrar condições futuras, é utilizado uma abordagem prospectiva, que cria diversos cenários futuros baseados em um estado atual.
TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM PROSPECTIVA DO PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS.
CARACTERÍSTICAS:
--> TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO NOSSAS DECISÕES ATUAIS PODERIAM IMPACTAR NA ORGANIZAÇÃO NO FUTURO.
--> UM CENÁRIO NÃO É UMA PREVISÃO DO FUTURO.
--> O IDEAL É QUE SE TENHA UM NÚMERO DE DIVERSOS DE CENÁRIOS (POSITIVOS OU NEGATIVOS).
--> PRESSUPÕE QUE SITUAÇÕES PASSADAS SE REPETIRÃO NO FUTURO.
--> PARA MONTAR CENÁRIOS INTERESSANTES, É PRECISO QUE ELES TENHAM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:
- RELEVÂNCIA
- PLAUSIBILIDADE
- CLAREZA
- FOCO.
--> ALGUNS AUTORES CITAM DOIS TIPOS DE PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS:
- PROJETIVO: CRIA SOMENTE UM CENÁRIO
- PROSPECTIVO: BUSCA GERAR DIVERSOS CENÁRIOS, DE MODO QUE O GESTOR POSSA TER UMA VISÃO DE VÁRIOS "ESTADOS FUTUROS POSSÍVEIS" DA EMPRESA.
GABARITO CERTO
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
Para se alcançar uma situação de equilíbrio na previdência social nos próximos anos, deve-se garantir, no planejamento, que os objetivos de nível mais elevado - os fins - estejam claramente interligados aos objetivos de nível mais baixo - os meios.
ABORDAGEM SISTÊMICA PARA UMA ORGANIZAÇÃO QUE ESTÁ INSERIDA EM UM AMBIENTE ALTAMENTE MUTÁVEL E COMPLEXO.
EFICÁCIA: RELACIONADO À PRODUÇÃO DE EFEITOS. ÊNFASE NOS FINS --->ESTRATÉGICO
EFICIÊNCIA: RELACIONADO AO MELHOR RENDIMENTO COM O MÍNIMO DE ERROS. ÊNFASE NOS MEIOS --->OPERACIONAL
COMO EXEMPLO DE INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES (contribuintes e beneficiários) COM O TODO (rgps), TEMOS A PREVIDÊNCIA SOCIAL COMO UM SISTEMA DE REPARTIÇÃO SIMPLES, OU SEJA, UM PACTO ENTRE AS GERAÇÕES (intergerencial) E UM PACTO NA PRÓPRIA GERAÇÃO (intragerencial); GERANDO, ASSIM, UM SISTEMA SOLIDÁRIO.
GABARITO CERTO
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
O planejamento operacional está relacionado com a adaptação da previdência social ao ambiente mutável externo, ou seja, está focalizado no exterior da organização.
ERRADO!
O planejamento operacional abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:
O planejamento voltado para o ambiente externo é o planejamento estratégico.
fonte: CHIAVENATO
A adaptação da previdência social ao ambiente mutável externo, ou seja, está focalizado no exterior da organização.
Isso está relacionado com a Teoria da Contingência
O NÍVEL OPERACIONAL NÃO SE ENVOLVE COM O AMBIENTE EXTERNO. O SEU FOCO DE ATUAÇÃO ESTÁ ORIENTADO PARA O AMBIENTE INTERNO, PARA O AMBIENTE DA "OPERAÇÃO"!
ESTRATÉGICO: ORIENTAÇÃO EXTERNA.
TÁTICO: ARTICULAÇÃO INTERNA
OPERACIONAL: ORIENTAÇÃO INTERNA.
GABARITO ERRADO
O planejamento operacional (estratégico) está relacionado com a adaptação da previdência social ao ambiente mutável externo, ou seja, está focalizado no exterior da organização.
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
Para se detectarem as causas do problema e se estabelecer uma relação de causa e efeito do desequilíbrio da previdência social, é recomendada a utilização da técnica GUT.
RESPOSTA: ERRADA
1 – Matriz G.U.T (para priorizar problemas a serem tratados)
Considera a Gravidade, a Urgência e a Tendência do problema:
Gravidade: impacto do problema sobre operações e pessoas da empresa. Efeitos que surgirão a longo prazo em caso de não resolução.
Urgência: o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial de crescimento (piora) do problema.
Exemplo da aplicação:
Matriz de Priorização –G.U.T – para priorização de problemas
PROBLEMAS --------------------------- -G U T Total Priorização
- Atraso na entrega 4 4 3 11 2°
- Alto gasto com materiais 2 2 1 5 4°
- Baixo índice de recompra 5 4 4 13 1°
- Problemas diciplinares 3 2 3 8 3°
Para ser bem claro e objetivo: a utilização da técnica GUT é recomendada para priorizar a resolução de problemas cujas causas são de ordem QUALITATIVA e nunca QUANTITATIVA.
Galera resumindo...quando falar em causa e efeito..já vamos procurar o escama de peixe..ISHIKAWA..
GUT não detecta problema, estudo o problema já exposto para fazer algo sobre ele.
Criado pelo químico Japones Kaoru Ishikawa, e também conhecido com Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, esse diagrama expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema. O diagrama é uma forma seqüencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema.
gabarito - errado
CAUSA-EFEITO DOS PROBLEMAS: DIAGRAMA DE ISHIKAWA.
PRIORIDADE DOS PROBLEMAS: MATRIZ GUT.
20%CAUSAS - 80%EFEITOS: PRINCÍPIO DE PARETO.
GABARITO ERRADO
DIAGRAMA DE ISHIKAWA >--\--/--<>
Lembrando que O BSC também tem como vantagem a identificação da relação de causa e efeito.
Q 982096.
Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou diagrama 6M, são os nomes dados ao diagrama elaborado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, que se propõe a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade.
Com ele, é possível maior eficiência na detecção de problemas da empresa e melhor condição de agir sobre eles. Na estrutura do Diagrama de Causa e efeito, as causas possíveis de um problema recebem seis tipos diferentes de classificação de forma hierarquizada. É uma das mais importantes ferramentas de gestão existentes.
As causas podem ser provenientes dos seguintes componentes:
1. Método
2. Matéria-prima
3. Mão-de-obra
4. Máquinas
5. Medição
6. Meio ambiente
Com esses 6Ms, é possível ter um panorama sobre os diferentes causadores de uma desarmonia em um processo e então, pode-se agir de forma isolada ou coletiva, partindo do ponto onde houve a identificação do problema. Isso é muito eficaz para poupar custos e tempo, bem como traçar um mapa preciso sobre efeitos de cada problema sobre a qualidade dos produtos e, as ações tomadas.
Em grande parte, esse tipo de diagrama é elaborado por toda a equipe de agentes que compõem um determinado processo, tendo como base um estudo de cada variação reportada por cada responsável de cada setor.
http://www.gestaoporprocessos.com.br/diagrama-de-espinha-de-peixe-ishikawa/
GABARITO: ERRADO
O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.
No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele.
FONTE: (RENNÓ, 2013)
A Matriz GUT é uma ferramenta muito importante para a gestão de problemas dentro de uma empresa, e mostra-se bastante eficaz, apesar da simplicidade no desenvolvimento e manutenção. Ela é utilizada na identificação de problemas prioritários, enquadrando-os de acordo com gravidade, urgência e tendência. A grande vantagem em se utilizar a Matriz GUT é que ela auxilia o gestor a avaliar de forma quantitativa os problemas da empresa, tornando possível priorizar as ações corretivas e preventivas para o extermínio total ou parcial do problema.
MATRIZ GUT ---> ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas.
Objetiva classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência, em que:
--> Gravidade : trata do impacto que o problema gerará nos envolvidos, caso não seja resolvido, acarretará em médio e longo prazo.
--> Urgência : é o prazo, ou o tempo disponível para a resolução do problema, quanto menor o tempo, mais urgente será o problema que deverá ser resolvido.
--> Tendência: trata da probabilidade (ou do potencial) que o problema tem de crescer com o passar do tempo. Aqui é feita uma previsão da evolução do problema.
FONTE: https://www.treasy.com.br/blog/matriz-gut/
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do modelo de previdência vigente podem ser identificadas por meio da análise SWOT.
Verbete da Wikipedia:
A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de umacorporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
RESUMINDO :
FOFA OU SWOT
FORÇAS ( positivo,INTERNO)
OPORTUNIDADES(positivo,EXTERNO)
FRAQUEZAS(negativo, INTERNO)
AMEAÇAS(negativo,EXTERNO)
GABARITO: CERTO
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
FONTE:https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
A análise SWOT aponta o envelhecimento da população brasileira como um dos exemplos de fraqueza do modelo de previdência social.
A população é o ambiente externo para a previdência. Assim, não pode ser definido como uma fraqueza (aspecto interno da organização) . No caso em questão, o envelhecimento representa uma ameaça (fator externo) para a previdência.
Quem contribui com a previdência é o trabalhador, um agente interno se esse está perdendo a capacidade de contribuir pode-se dizer que é uma fraqueza da organização, no caso o INSS.
NEM MESMO JACKSON CONSEGUIU, COM TODA A SUA FORTUNA, RETARDAR/CONTROLAR O ENVELHECIMENTO. OU SEJA: TRATA-SE DE UMA VARIÁVEL INCONTROLÁVEL DO EMBIENTE EXTERNO. LOGO: UMA AMEAÇA!
GABARITO ERRADO
O envelhecimento da população é um fator externo, e, portanto, uma AMEAÇA ao modelo de previdência social brasileiro.
Bons estudos.
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
Um exemplo de ameaça no âmbito do INSS, de acordo com a análise SWOT, seria o caso em que os técnicos que realizam os cálculos e projeções atuariais não tivessem formação necessária para realizar corretamente essa atividade.
O caso se caracteriza como fraqueza.
Má formação profissional dos servidores públicos é fator interno, e , portanto, uma FRAQUEZA do modelo previdenciário.
Bons estudos.
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
Um planejamento estratégico do INSS que vise à obtenção de respostas para solucionar os problemas deste novo contexto de envelhecimento deverá ter uma visão de longo prazo.
Fiquei meio grilado nessa.
O planejamento em questão visa "à obtenção de respostas para solucionar os problemas...". Isso não me parece ser planejamento estratégico, o que faria a questão ser errada. Alguém pode falar algo a respeito?
CERTO!
De acordo com CHIAVENATO o planejamento estratégico é mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são:
- é projetado no LONGO PRAZO, tendo seus efeitos e consequências estendidas a vários anos pela frente.
- envolve a empresa como uma TOTALIDADE, abrande TODOS RECURSOS e ÁREAS DE ATIVIDADE, preocupa-se em atingir os objetivos em NÍVEL ORGANIZACIONAL.
- é definido pela CÚPULA da organização (nível institucional) e corresponde ao PLANO MAIOR ao qual todos os demais estão subordinados.
-> resolver os problemas do novo contexto do INSS não é algo fácil e rápido, por isso se trata de um planejamento estratégico, que como tal é uma visão de longo prazo, após a definição dessa estratégias virão as estratégias táticas e operacionais que serão com um prazo menor, mas visando chegar ao objetivo maior do INSS...
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.
A primeira fase na elaboração de um planejamento de longo prazo voltado para uma possível mudança no modelo de previdência social seria a fixação dos novos objetivos.
Não sei que autor o CESPE usou para dar essa resposta, mas acredito que questão seja passível de recurso, pois, segundo o livro do Chiavenato, Administração Geral e Pública, a série sequencial seria:
1. Definir os objetivos;
2. Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos;
3. Desenvolver premissas quanto às condições futuras;
4. Analisar as alternativas de ação;
5. Escolher a melhor entre as várias alternativas;
6. Implementar o plano e avaliar os resultados.
Portanto, é preciso ter cuidado ao resolver esse tipo de questão.
ERRADO
A doutrina elabora as fases básicas para elaboração e implementação do
planejamento estratégico: a) diagnóstico estratégico. b) missão da empresa. c) instrumentos
prescritivos e quantitativos. d) controle e avaliação.
A primeira etapa de um planejamento estratégico é a formulação da concepção
estratégica, em que é identificada a intenção estratégica da organização. Nessa etapa
são declaradas a visão e a missão organizacional: a visão estabelece as razões e o
propósito de existir de uma organização, assim como o estado ideal que esta quer
alcançar; a missão identifica objetivos de desempenho, mercado, escopo do negócio
e competências únicas. Juntos, são a filosofia da organização (SILVA, 2006, p. 20).
Não há consenso entre as correntes doutrinárias sobre qual é a ordem correta de formulação do Planejamento Estratégico.
Na obra do Chiavenato não encontrei nada acerca de fases ou processos do Planejamento Estratégico. Para não dizer que não encontrei, observei que o autor citou apenas características. Já no título do professor do Rodrigo Rennó, ele cita outros autores que esmiúçam os estágios. Vamos ver?
Já Sobral e Peci citam mais fases do processo de Administração Estratégica.2 Eles fazem um “desdobramento” das fases do planejamento estratégico:
1) diagnóstico da situação atual,
2) análise estratégica,
3) formulação estratégica,
4) implementação estratégica e
5) controle estratégico
A primeira fase seria o diagnóstico, a análise dos ambientes, depois traça-se os objetivos.
FCC = objetivos primeiro, depois diagnóstico (https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?caderno_id=1618655&migalha=true)
Cespe= diagnóstico primeiro, depois objetivos ( essa própria questão de exemplo)
A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É O ESTABELECIMENTO DA MISSÃO, DA VISÃO E DOS VALORES!
GABARITO ERRADO
formulação de objetivos - chiavenato
Acerca da comunicação institucional e da segurança da
informação, julgue os itens que se seguem.
A comunicação institucional se propõe a tornar pública a instituição, todavia, não possui relação com marketing.
Os instrumentos são constituídos pelas ferramentas que coincidem e exprimem a comunicação das empresas institucionalmente para o seu público, clientes, opinião pública e sociedade em geral. Sendo a opinião pública de suma importância. Estão nesse conjunto de ferramentas: as relações públicas, que se encarregam do planejamento, gerenciamento e estratégia, para criar pontes de comunicação com o público. Conjuntamente situam-se, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia.[3]
Gabarito: Errado
Acerca da comunicação institucional e da segurança da
informação, julgue os itens que se seguem.
A comunicação institucional visa conquistar a simpatia, credibilidade e confiança do público, obtendo, dessa forma, influência no âmbito político-social.
Gabarito Certo.
A comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização. A comunicação institucional está intrinsecamente ligada aos aspectos corporativos institucionais que explicitam o lado público das organizações, constrói uma personalidade credível organizacional e tem como proposta básica a influência político-social na sociedade onde está inserida
Muitas formas de organização podem ser produtos de
uma cultura nacional, da mesma forma que uma língua pode
produzir muitíssimos textos. Entretanto, o organizador não pode
ignorar as propriedades da cultura se pretende que os resultados
de sua organização sejam conformes às suas expectativas, da
mesma forma que o escritor que deseja ser compreendido não
pode ignorar as propriedades da língua.
Fernando C. Prestes Motta. Cultura nacional e internacional. In: Eduardo Davel e João
Vasconcellos (Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 1995.
A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e
multiculturalismo, julgue os itens seguintes.
A cultura brasileira possui lógica própria, isto é, a coerência de um hábito cultural brasileiro somente pode ser compreendida a partir da análise do sistema em que ele está inserido.
- http://www.rhportal.com.br - O Que é Cultura Organizacional (ou cultura corporativa)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_organizacional - Culturaorganizacional
É incrivelmente isso que podemos observar o que as seleçoes de Alemanha e Holanda estão fazendo nesta COPA DO MUNDO, e hoje, 04/07/2014 dia do jogo entre ALEMANHA x FRANÇA e BRASIL x COLOMBIA, digo a todos vocês que aquelas seleções estão intimamente ligadas no aspecto cultural da Brasil.
Errei a questão, ok. Agora, eu gostaria muito de ver a justificativa do Cespe (risos).
Muitas formas de organização podem ser produtos de
uma cultura nacional, da mesma forma que uma língua pode
produzir muitíssimos textos. Entretanto, o organizador não pode
ignorar as propriedades da cultura se pretende que os resultados
de sua organização sejam conformes às suas expectativas, da
mesma forma que o escritor que deseja ser compreendido não
pode ignorar as propriedades da língua.
Fernando C. Prestes Motta. Cultura nacional e internacional. In: Eduardo Davel e João
Vasconcellos (Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 1995.
A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e
multiculturalismo, julgue os itens seguintes.
Na ocupação do território brasileiro, foram introduzidos diferentes componentes raciais, favorecendo, consideravelmente, a construção de uma cultura homogênea
GAB. E
Troquei as definições de HETEROGÊNEA E HOMOGÊNEA.
Diferentes componentes = heterogênea
Diferentes componentes raciais = Cultura HETEROGÊNEA
Gabarito Errado
Muitas formas de organização podem ser produtos de
uma cultura nacional, da mesma forma que uma língua pode
produzir muitíssimos textos. Entretanto, o organizador não pode
ignorar as propriedades da cultura se pretende que os resultados
de sua organização sejam conformes às suas expectativas, da
mesma forma que o escritor que deseja ser compreendido não
pode ignorar as propriedades da língua.
Fernando C. Prestes Motta. Cultura nacional e internacional. In: Eduardo Davel e João
Vasconcellos (Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 1995.
A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e
multiculturalismo, julgue os itens seguintes.
São características marcantes da cultura brasileira nas organizações o personalismo, que se caracteriza por uma sociedade baseada em relações pessoais e pela busca da proximidade e afeto nas relações, e o paternalismo, caracterizado como o domínio moral e econômico.
CERTO,
Mas não entendi nada (risos)
Muitas formas de organização podem ser produtos de
uma cultura nacional, da mesma forma que uma língua pode
produzir muitíssimos textos. Entretanto, o organizador não pode
ignorar as propriedades da cultura se pretende que os resultados
de sua organização sejam conformes às suas expectativas, da
mesma forma que o escritor que deseja ser compreendido não
pode ignorar as propriedades da língua.
Fernando C. Prestes Motta. Cultura nacional e internacional. In: Eduardo Davel e João
Vasconcellos (Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 1995.
A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e
multiculturalismo, julgue os itens seguintes.
Por ser a cultura herdada geneticamente, a análise da cultura brasileira não deve ser distinguida da natureza humana e da personalidade do indivíduo.
Cultura? (...) Herdada geneticamente? Fala sério, hein!!!
questão errada!
ah, mulheque!!!
a cultura tá no sangue!!!!!!!!
gab. E
Queria poder curtir o comentário da Elisandra Pereira umas 5 vezes no minimo.
Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Um plano que abranja o procedimento de recepção de segurados do INSS e as programações de tempo de espera para cada caso, visando à melhoria da qualidade do serviço de atendimento, é exemplo de planejamento estratégico.
Não confunda os planejamentos:
ESTRATÉGICO: de longo prazo que define as diretrizes - mais amplo.
TÁTICO: de médio prazo que define as prioridades - menos amplo.
OPERACIONAL: de curto prazo que define os processos que se subdividem em tarefas e atividades - específico.
abraço!
Gente, esse assunto vai cair na prova de Técnico de 2016?
Acho que cai :(
REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O
servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público
ESTRATÉGICO = PORQUE E QUANDO?
TÁTICO= ONDE E COMO?
OPERACIONAL= O QUE?
procedimento de recepção ...rotineiros ..Operacional
ERRADO!
neste caso estamos diante do planejamento operacional. CURTO PRAZO / TAREFAS ROTINEIRAS, DIÁRIAS
Um plano que abranja o procedimento de recepção de segurados do INSS... O planejamento estratégico iria abranger toda a autarquia!
Um plano que abranja o procedimento de recepção de segurados do INSS e as programações de tempo de espera para cada caso, visando à melhoria da qualidade do serviço de atendimento, é exemplo de planejamento estratégico.
Na minha concepção refere-se ao planejamento Tático/Funcional, pois o Operacional viria no sentido de 'EXECUTAR' Um plano que abranja (...)
#Bora
procedimento = operacional
Gabarito: errado
Planejamento operacional.
PROCEDIMENTO/PROTOCOLO = OPERACIONAL
Planejamento operacional
Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
O balanço e o relatório financeiro são exemplos de controle estratégico.
Os balanços e relatórios financeiros são exemplos de controle estratégico. O controle estratégico é aquele que se constitui como sistema de decisão de cúpula que controla o desempenho e os resultados da organização como um todo, tendo por base as informações externas, que chegam na organização, e as informações internas, que estão dentro das organizações. Os balanços e relatórios financeiros são um tipo de controle global da organização que vai medir o controle sobre o desempenho e os resultados alcançados, como aspectos relacionados a volume de vendas, volume de produção, volume de despesas em geral, custos, lucros, utilização do capital, dentre outros.
Importante não confundir com o cotrole orçamentário, que é uma espécie de controle tático. O controle tático é aquele relacionado ao nível intermediário de uma organização, referindo-se as unidades organizacionais, como departamentos, divisões ou equipes. Estão orientadas geralmente para o médio prazo, 1 ano, ou seja para o exercício anual. O controle orçamentário é um processo de monitorar e controlar despesas programadas das várias unidades organizacionais no decorrer de um exercício anual, apontando os possíveis desvios e indicando medidas corretivas.
Colegas, poderiam inserir a fonte bibliográfica?
Planejamento estratégico, tático e operacional
Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.
O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).
O planejamento tático tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores.
O planejamento operacional de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.
http://www.significados.com.br/planejamento-estrategico/
CORRETO: "O balanço e o relatório financeiro são exemplos de controle estratégico."
"O controle estratégico existe para que se possa corrigir desvios que aconteçam em determinados momentos de implementação, portanto, ele avalia, compara e corrige com a ajuda de planos, políticas, sistemas de informação, relatórios financeiros, balanços, indicadores de desempenho e outras formas.
Elaboramos e executamos estratégias para que os objetivos da organização sejam alcançados. O controle é feito, justamente, para assegurar o implemento dessas estratégias, na esperança de que os objetivos previamente definidos sejam alcançados."
Thiago de Luca
Acerca da comunicação institucional, julgue os itens a seguir.
A comunicação institucional utiliza técnicas de relações públicas, marketing, publicidade, propaganda e jornalismo.
O que tem a ver com Ética????
Li o conteúdo programático de 2008 e não nada a este conteúdo. Estou errada?
Para quem está com dúvida, assim como eu estava, segue o link do edital retificado: http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/INSS2007/arquivos/ED_2_2008_INSS_RET.PDF
Esses conteúdos constam no último item. 7 Conhecimentos complementares referentes a Noções de Teoria da Administração para o cargo de Técnico do Seguro Social, constante do subitem 13.2.1.5: 1. Noções de Teoria da Administração: planejamento, organização, direção e controle. 2. Noções de Gestão pública: A Reforma e Revitalização do Estado. 3. Ética e cidadania nas organizações. 4. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. 5. Princípios de Responsabilidade Socioambiental. 6. Comunicação Institucional. 7. Atendimento de qualidade: eficiência, eficácia e efetividade. 8. Atendimento: Código de Defesa do Consumidor. 9. O Atendimento no Serviço Público. 10. O Papel do Atendente: perfil, competências, postura profissional.
Está constando na retificação 2 do edital. Também estava com essa dúvida mas fui na indicação do Ferreira Luis e consta mesmo.
Acerca da comunicação institucional, julgue os itens a seguir.
A comunicação institucional propõe-se a tornar pública a instituição, agregando valores e projetando-a junto ao público desejado, com o intuito direto e específico de vender os produtos e serviços existentes na organização.
A comunicaçao institucional é voltada para a propria instituição (empresa/instituição/funcionarios) definindo seus objetivos para atuaçao interna e externa (consumidores).
TENHA EM MENTE PARA QUALQUER CONCURSO:
O INTERESSE PÚBLICO É SEMPRE COLETIVO.
Então por mais que as vezes ele cobre por algum serviço, este serviço sempre será pelo interesse coletivo (população).
No caso da questão, intuito de vender é relacionado a empresas do setor privado, não público.
Pois a própria natureza de venda pressupõe auferir lucros, o que não é intuito do PODER PÚBLICO!
em que lugar do edital esta essa materia http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/regulamento/arquivo/117/inss-2008-edital.pdf
O que isso tem a ver com o inss??? Meu Deus
Para quem está com dúvida, assim como eu estava, segue o link do edital retificado: http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/INSS2007/arquivos/ED_2_2008_INSS_RET.PDF
Esses conteúdos constam no último item. 7 Conhecimentos complementares referentes a Noções de Teoria da Administração para o cargo de Técnico do Seguro Social, constante do subitem 13.2.1.5: 1. Noções de Teoria da Administração: planejamento, organização, direção e controle. 2. Noções de Gestão pública: A Reforma e Revitalização do Estado. 3. Ética e cidadania nas organizações. 4. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. 5. Princípios de Responsabilidade Socioambiental. 6. Comunicação Institucional. 7. Atendimento de qualidade: eficiência, eficácia e efetividade. 8. Atendimento: Código de Defesa do Consumidor. 9. O Atendimento no Serviço Público. 10. O Papel do Atendente: perfil, competências, postura profissional.
O que eu entendi dessa questão foi que ela estava se referindo à comunicação institucional de um modo geral, e não a do INSS em específico. Até porque, no enunciado da questão na há referência ao órgão. "Acerca da comunicação institucional, julgue os itens a seguir." Se a afirmação restringisse a comunicação institucional à venda de produtos e serviços, ou apenas a agregar valores junto ao público alvo da empresa, aí estaria errada. Como não afirmou nada disso, julguei correta. Enfim, vida que segue.
Gabarito Errado: A questão se refere a propaganda institucional
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL = olha como eu sou bonzinho defensor dos fracos e oprimidos para INDIRETAMENTE vender mais
ERRADO
A comunicação institucional propõe-se a tornar pública a instituição, agregando valores e projetando-a junto ao público desejado, com o intuito direto e específico de vender os produtos e serviços existentes na organização.
A comunicação institucional tem o objetivo de vender a imagem da organização para seu público, passando assim, uma imagem de uma empresa compromissada com o social e com o meio ambiente. Agregando valor a sua imagem.
O enunciado se refere à comunicação mercadológica.
Comunicação institucional privada
Tem o objetivo de elaborar uma boa imagem da empresa diante dos investidores, clientes, o mercado e a sociedade. Utiliza através de ferramentas de estratégia das relações públicas a criação de uma imagem e identidade na organização.
Comunicação mercadológica
Tem como propósito melhorar a imagem dos produtos ou serviços da empresa. As principais ferramentas utilizadas nesse processo são o Marketing e venda: SAC, vendas diretas e indiretas, publicidade, promoções de venda, etc.
Gabarito Errado.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_organizacional
O erro está em DIRETO E ESPECÍFICO. Não é especificadamente para vendas. É para vendas, como também para a imagem interna e extrena da empresa.
Sobre o planejamento baseado em cenários, é correto afirmar que:
Métodos para Construção de Cenários:
a) Lógica Intuitiva: desenvolvido pelo Stanford Research Institute (SRI) e pela Shell, baseada na influência dos modelos mentais dos tomadores de decisão, através da análise pontos fracos e ameaças.
b) Análise Prospectiva: desenvolvida por Michel Godet, na França, identifica as variáveis chaves da empresa, pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças. Possui formas estruturadas de identificar a probabilidade de ocorrer o evento para formular a estratégia.
c) Análise do Impacto de Tendências probabilísticas: desenvolvido pelo Futures Group, baseia-se na projeção independente de variáveis chaves, que são depois ajustadas pelo impacto da ocorrência de certos eventos.
d) BASICS (Battelle Scenario Inputs to Corporate Strategy): identifica oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos que permite entender os efeitos complexos de variáveis inter-relacionadas e quantificar estas relações. É uma adaptação da Análise do Impacto Cruzado.
e) INTERAX (Interative Cross-Impact Simulation): ferramenta para administração estratégica, que auxilia nas decisões internas através da projeção de cenários desenvolve melhor entendimento de alternativas futuras do ambiente.
e) Future Mapping: originou-se na IBM e no Citibank, desenvolvido Northeast Consulting Resources Inc. (NCRI), com fundamento semelhante à Lógica intuitiva, na qual planejar é aprender e perceber o funcionamento do ambiente de negócios, se há recursos para enfrentar o futuro, através de uma participação ativa dos executivos.
O planejamento baseado em cenários é
um planejamento elaborado pelas empresas levando em
considerações variáveis externas, onde a organização coleta materiais,
efetua análises e promove entendimentos sobre elementos externos que poderão
afetar o desenvolvimento de suas atividades.
A análise de séries
temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se
repetirão no futuro. A partir da identificação das variáveis críticas, pode-se
conhecer os fatores que alteram o futuro, tornando possível elaborar cenários
estratégicos, ou seja prever as possibilidades (cenários) a fim de elaborar estratégias para cada cenário e se
preparar para quando o futuro chegar. O planejamento por cenários não elimina a
incerteza, mas ajuda a evitar o impacto do elemento surpresa, evitando os
riscos de se fixar em apenas uma única possibilidade.
A partir da análise do texto, podemos notar a influencia direta do estudo da lógica intuitiva, da importância da probabilidade e de uma análise prospectiva do processo de planejamento administrativo baseado em estudos de cenários externos e internos.
A letra A está perfeita e é o nosso gabarito. Estes métodos citados são parte do planejamento de cenários. Já as letras B e D estão erradas. A banca trouxe duas definições: eventos e tendências e inverteu os conceitos.
A letra B descreve mesmo conceito de tendência, enquanto a letra D nos traz o conceito de evento. A letra C está equivocada porque este método não despreza o uso de especialistas, muito pelo contrário.
Finalmente, a letra E está errada, pois o planejamento por cenários não diminui a flexibilidade do planejamento, nem o planejamento deve ser “inalterado”. O gabarito é mesmo a letra A.
RODRIGO RENNO
Existem diversos métodos para a construção dos cenários atualmente:
Lógica Intuitiva – foi desenvolvida em paralelo pela Strategic Research Institute International (SRI) e pela Shell a partir da década de 1970, a técnica admite que as decisões são fundamentadas em um conjunto de inter-relações e interdependências que envolvem diversos fatores, quase totalmente fora da influência direta da organização.
Analise Prospectiva: método desenvolvido por Godet que engloba formas estruturadas de identificar a chance de que um evento ocorra. O método tem basicamente seis etapas: delimitação do sistema e do ambiente; análise estrutural do sistema e do ambiente; listagem dos condicionantes do futuro; análise morfológica; testes de consistência, ajuste e disseminação; e revisão e disseminação;
Anaise de impactos de tendências probabilísticas: fundamenta-se em uma previsão isolada sobre a variável dependente principal, que depois é ajustada pela concorrÍncia dos possíveis eventos e seus impactos. A técnica alia modelos econométricos e probabilísticos a análises qualitativas, com a presença de especialistas nos temas envolvidos.
Professor Rodrigo Rennó
Alternativa A. Correto. Essas são as linhas metodológicas que acabamos de estudar. É importante ressaltar que existem várias outras metodologias, porém, em vista de não serem cobradas em concursos públicos não foram objeto de nosso estudo.
Alternativa B. Errado. A alternativa descreve o conceito de tendência e não de evento.
Alternativa C. Errado. A escola de tendências probabilísticas considera a opinião de especialistas para elaboração de probabilidades subjetivas e para retirar possíveis distorções dos modelos de simulação gerados.
Alternativa D. Errado. A alternativa descreve o conceito de evento e não de tendência.
Alternativa E. Errado. O planejamento baseado em cenários fomenta a flexibilidade do planejamento estratégico, posto que estimula que a organização se prepare para diferentes situações.
Gabarito: A
Ao optar pela liderança situacional, um gestor de pessoas deve:
Qual o erro da assertiva A?
PATRICIA COTTA,
Acho que o erro da A é porque o gestor pode sim interferir na maturidade psicológica do liderado, desde que seja para melhor.
A principal característica da liderança situacional é que o processo de
liderança é pensado “caso a caso”, ou seja, de acordo com cada contexto
e cada pessoa. A única alternativa que reflete isto é a letra D.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
A principal característica da liderança situacional é que o processo de liderança é pensado "caso a caso", ou seja, de acordo com cada contexto e cada pessoa. A única alternativa que reflete isto é a letra D.
Gab. D
a- A maturidade psicológica refere-se a disposição ou motivação para fazer alguma coisa. Diz respeito à confiança em si mesmas e ao empenho. As que têm alta maturidade psicológica em determinada área ou responsabilidade, julgam que a responsabilidade é importante, tem confiança em si mesmas e sente-se bem nesse aspecto do seu trabalho. Não precisam de grande encorajamento para cumprir suas tarefas.
b- estilo diretivo - maturidade baixa
c- adotar um estilo de acordo com a situação
d- Para Cavalcanti (2002, p. 34), “a Liderança Situacional criada por Hersey e Blanchard, objetiva levar os indivíduos ao seu mais elevado nível de desempenho através da liderança eficaz de um a um”, baseando-se em criar uma combinação entre o nível de desenvolvimento de um indivíduo (várias combinações de competência e comprometimento) para atingir um determinado objetivo ou realizar uma tarefa e o estilo de liderança (várias combinações de comportamento de direção e apoio) que o líder usa.
e- competência: conhecimento+habilidades+atitudes
fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep0404_1594.pdf
Sobre o tema 'comunicação organizacional', é correto afirmar que:
A letra "a está errada porque:
a comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda feita por escrito e devidamente documentada através de correspondências ou formulários
Realmente a letra "E" é a correta, já solicitei a alteração, conforme gabarito oficial da esaf. Tomei até um susto quando o gabarito aqui do site considerou a "A".
Nem toda comunicação descendente é formal. Os superiores também se comunicam com os subordinados de maneira informal.
A letra "E" é correta. O receptor, ao realizar feedback, por exemplo, tbm é fonte de comunicação.
Eis o Comentário do Prof. Carlos Xavier do Estratégia Concursos
ALTERNATIVA A. Errada. A comunicação descendente nem sempre será formal!
ALTERNATIVA B. Errada. Apenas uma redação clara não é condição suficiente para uma boa comunicação.
ALTERNATIVA C. Errada. Todos os canais poderão apresentar ruídos.
ALTERNATIVA D. Errada. A comunicação informal pode ser positiva para a organização, melhorando a interação das pessoas com suas equipes e melhorando o desempenho.
ALTERNATIVA E. Considerada certa. De certo modo, tanto o emissor quanto receptor podem ser considerados fontes de comunicação, por conta do feedback – que faz com que a comunicação seja uma via de mão dupla.
Entretanto, é possível dizer que a alternativa foi mal redigida, pois disse que emissor e receptor são fontes. Ora, analisando-se uma comunicação que flui unicamente em uma direção, sem o feedback, não se poderia dizer que o receptor é fonte.
GABARITO: E.
QuestãoSobre o tema 'comunicação organizacional', é correto afirmar que:
Quando falamos de comunicação organizacional, precisamos lembrar que esse processo sempre engloba dois personagens distintos. O primeiro indivíduo é o emitente da informação e o outro o receptor. Dessa forma, o processo de comunicação não pode ser individual.
Gente, estou estudando pelo Ponto dos Concursos e encontrei esta questão comentada pelo Prof Vinicius Oliveira Ribeiro, olhem o comentário:
"Vejamos os itens.
a) exatamente. Essa comunicação descendente são as ordens proferidas pelos
chefes aos subordinados, tendo caráter formal.
b) redigir com clareza um documento é condição necessária para o êxito da
comunicação. Mas isso não quer dizer que haverá sucesso, ou seja, não é
suficiente apenas ser claro. Barreiras à comunicação podem ocorrer no
processo.
c) o uso do melhor canal disponível mitiga (diminui) a ocorrência de ruídos.
Não existe garantia de eliminação de ruídos.
d) a comunicação informal é inevitável e deve ser considerada pela
organização. A empresa não pode “fingir” que ela não acontece.
e) Somente o emissor é fonte de comunicação. Receptor é aquele que recebe a
mensagem.
Gabarito: A"
Desta forma, o gabarito nesta questão seria C.
Fernanda, acho que o professor se equivocou..
No material do Estratégia o professor Rodrigo Rennó explica que alguns autores realmente só consideram como fonte o emissor.. Mas, como a estrada deve ser uma via de mão dupla, ou seja, deve ter o retorno, alguns autores consideram tanto o emissor quanto o receptor como fontes.
Em relação à C, acredito que a comunicação descendente não seja obrigatoriamente formal, pois o chefe não se comunica com os subordinados só para passar instruções, normas... Acredito que pode haver uma comunicação informal entre eles...
Espero ter ajudado!
QUESTÃO DE CONCURSOS! FAVOR ALTERAR O GABARITO DESTA QUESTÃO! O CORRETO É A LETRA "C".
Quando se fala em fluxo se trata de uma comunicação formal. Logo a letra "C" está correta.
À época, a ESAF considerou como correta a letra A mesmo!!
Confirma esse fato o professor Rodrigo Rennó do Estratégia Concursos (pdf 2015, AFRFB):
"A letra A é uma frase polêmica, pois muitos autores só consideram como fonte o emissor. Já outros consideram tanto o emissor quanto o receptor como fontes, pois a comunicação é uma 'via de mão dupla'. A letra B está incorreta porque redigir com clareza é condição necessária, mas não suficiente para uma comunicação efetiva. A letra C também está errada, pois não é porque é comunicação descendente que não pode ser também informal. A letra D também está equivocada. A comunicação informal é sim importante para que a comunicação seja mais rápida em uma organização. Finalmente, a letra E está igualmente errada. O ruído nunca será eliminado totalmente de uma comunicação."
Vamos, força!
a) GABARITO
.
b) ERRADA - é condição necessária, mas não suficiente. Ex.: Ruído decorrente da linguagem - um advogado envia um documento ao seu cliente com termos em latim e uma linguagem de acadêmicos em Direito. A mensagem ser clara não é suficiente para o entendimento.
c) ERRADA. A comunicação informal pode ser feita do setor estratégico ao operacional justamente para que este entenda o que a direção quer passar. Adaptar a linguagem ao seu receptor.
.
d) ERRADA. Jamais! Esta linguagem é quem estreita as relações interpessoais.
e) ERRADA. Nem mesmo o melhor canal pode dar segurança ao fim dos ruídos, tendo em vista que estes tanto são fatores externos como internos ao ambiente de trabalho.
Assinale a afi rmativa correta.
Alternativa correta Item C = eficaz é alcançar o objetivo e eficiente são os meios para se alcançar o objetivo. Claro que uma empresa pode alcançar seus objetivos mesmo utilizando meios não tão eficientes (utilizando recursos inapropriadamente, gerando excesso de custos, etc)
Complementando o comentário dos colegas, adicionarei um exemplo: O governo pode construir uma ponte (ele vai estar sendo eficaz, ou seja, irá entragar o resultado para a população) sem ser eficiente ( gastar 1 bilão com a construção da mesma)
EFICIÊNCIA = foco nos meios
EFICÁCIA = foco no resultado
eficácia é a capacidade de realizar objetivos;
eficiência é utilizar produtivamente os recursos; e
efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente
Ou seja, tem como algo ser eficaz e não eficiente e vice-versa e a efetividade é a somatória de ambos.
Na minha opinião existem duas resposta corretas para essa questão: C e D.
CONCEITO:
Três palavras indicam o desempenho da organização:
• Eficácia: realização de objetivos; relação objetivo X resultado; visão externa.
• Eficiência: utilização dos recursos de forma produtiva, de maneira econômica; relação resultado X recursos; visão interna.
• Efetividade: relação resultado x impacto.
Os desempenhos de uma organização tendem a ser relativos, a saber.:
EFICIÊNCIA X INEFICÁCIA = uma organização pode ser eficiente e não chegar aos seus objetivos; as vezes, por erro estratégico em desenvolver um produto ou serviço para o qual não há demanda no mercado.
INEFICIÊNCIA X EFICÁCIA = uma organização pode atingir seus objetivos de lucros, mas ainda sim ser ineficiente.
EFETIVIDADE X EFICIÊNCIA X EFICÁCIA = uma organização pode ter um ótimo planejamento cujo objetivo é o desenvolvimento de uma nova linha de produto, por exemplo. Logo, ela descreve suas ações para atingir seu objetivo. Uma das ações seria definir um produto que melhorasse a qualidade de vida das pessoas. O produto é definido, logo a ação é eficaz, pois o objetivo da organização no desenvolvimento do produto foi alcançado. É eficiente, pois o custo de desenvolvimento do produto estava dentro do planejamento de recursos. Porém, depois de um tempo no mercado, as vendas foram irrelevantes, pois não houve impacto significativo na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Logo, dá para ser efetivo sendo eficaz x ineficiente / ineficaz x eficiente / ineficaz x ineficiente. Desde que o OBJETIVO MAIOR SEJA ALCANÇADO.
Se quiserem acrescentar ou corrigir algo, por favor, ajudem-me.
Bons estudos!
Letra D: "Algo pode ser eficaz e não ser eficiente."
Ex.Atingiu ao resultado mas com alto custo.
Resposta: letra (d) Algo pode ser eficaz e não ser eficiente.
Pessoal, vamos evitar fazer comentários com respostas incorretas. Se não sabe a resposta, não comenta.
Fazendo uma analogia com a realidade:
Eu fazendo um bolo(nunca fiz, nem tentei), vou usar mais ingredientes e errar quantidade, além de sujar mais que o normal, mas vai sair o bolo, só que daquele jeito, mas vai sair!
>>Fui eficaz sem ser eficiente!
bons estudos
O conceito de eficiência se relaciona com o uso dos recursos que temos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente é porque esta pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada.
Já a eficácia seria fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se atingimos realmente o objetivo que
traçamos. Finalmente, a efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.
A primeira alternativa está errada, pois nem tudo o que é efetivo tem de ser, necessariamente eficiente. Podemos gastar muito mais do que o
necessário, por exemplo, mas conseguir impactar a nossa realidade. Pelo mesmo motivo, a letra C também está equivocada.
O mesmo poderia ser dito em relação à eficácia. Podemos ser eficazes, mas não sermos eficientes. Ou seja, podemos atingir nossos objetivos gastando mais recursos do que o necessário. Assim, a letra B e a letra E também estão incorretas e a letra D está correta e é o gabarito.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
É raciocínio lógico aqui? kkk
Com relação ao planejamento estratégico, considere:
I. Toda organização deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcançar o efeito holístico e a sinergia resultantes da interação de todos esses fatores.
II. Como instrumento de tipo genérico, o planejamento estratégico não pode ser desdobrado em planos táticos e operacionais.
III. É orientado para a relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa, ficando exposto às incertezas e à imprevisibilidade dos eventos ambientais.
IV. O planejamento estratégico de uma organização não pode incluir o desejo de assegurar a continuidade, pois este é adequado apenas ao objetivo de expansão de atividades ou aumento de produtividade.
V. Quando o objetivo estratégico é organizacional e global, os retornos positivos devem beneficiar todos os shareholders da organização, mas não os stakeholders.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. O planejamento estratégico é compreensivo. Pois o não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer. Certa.
II. Não só pode como é efetivamente desdobrado em planos menores (táticos e operacionais). Errada.
III. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Certa.
IV. Pode e deve incluir esse desejo de continuidade, mas o ambiente e a forma de atuação da organização frente a ele é que vão determinar, ou não, a continuidade. Errada.
V. O termo "stakeholder" ("parte interessada") designa os elementos essenciais e que de alguma forma afetam e são afetados pelas organizações. Errada.
Bons estudos
Não ouvir os stakeholders? Impossível. Eles mandam e são donos da empresa: tudo passa por eles.
Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é
Entendo a posição da colega, mas discordo, pois a redundância é uma ferramenta utilizada para reforçar as informações. Em uma empresa, temos vários veículos de comunicação falando a mesma coisa justamente para fixar as mensagens e reduzir os ruídos da informação (conceituados pelos colegas abaixo).
Contudo, é realmente duvidosa a questão porque o feedback é uma ferramenta imprescindível na comunicação interpessoal.
vou dar minha cara à tapa na tentativa de facilitar. minha base é na aula da profa bete que cita muito chiavenatto.
acho que as nossas dúvidas no momento da prova ficaria nas letras que falam da retroinformação, do feedback e da redundância.
Os conceitos de retroinformação e feedback são similares, então não descartamos logo. Mas, se escolhermos a resposta que melhor responderia, ou, como sugeriu a professora de adm geral em aula, escalonarmos os aspectos da boa comunicação como segue:
1o) saber ouvir /compreensão do interlocutor;
2o)redundância ou repetição(uso de múltiplos canais de comunicação);
3o) conhecimento do interlocutor para gerar empatia;
4o)dar e buscar feedback ou retroação; entre outros.
d) ERRADA porque o reforço seria nos fluxos LATERAIS, HORIZONTAIS, ou TRANSVERSAIS.
e) ERRADA porque a as organizações podem REFORÇAR as redes informais que surgem ESPONTÂNEAMENTE.
A Redundância é positiva no processo de Comunicação.
Comunicação eficaz: significado transferido com clareza;
Redes informais: pessoas se comunicando livremente fora dos padrões estabelecidos pela empresa;
Feedback: não garante que o receptor entenda, que a comunicação seja bem sucedida; é um retorno sobre ela;
Redundância: repetição da mensagem para que sua recepção correta seja mais garantida.
retroinformação e feedback não poderiam ser porque são sinonimos. fiquei entre as outras opções e errei porque nunca tinha ouvido falar de redundancia, porque estudo por outros autores. um dos males desta matéria....se o edital traz o autor, tudo bem. se não traz, vc fica nessa loteria.
Com relação ao estilo de direção baseado na Teoria Y, considere:
I. Nesta abordagem, a função da direção é basicamente criar oportunidades e liberar os potenciais de autodesenvolvimento das pessoas.
II. Esta teoria apregoa um estilo de direção baseado na fiscalização e no controle externo rígido.
III. A direção deve incentivar a autoavaliação de desempenho dos funcionários como forma de envolvê-los nos destinos da organização.
IV. É tarefa da direção criar condições para que as pessoas alcancem seus objetivos ao mesmo tempo em que realizam os objetivos da organização.
V. A direção deve utilizar a remuneração como recompensa ou como punição para superar a tendência humana à indolência.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. Nesta abordagem, a função da direção é basicamente criar oportunidades e liberar os potenciais de autodesenvolvimento das pessoas.
II. Esta teoria apregoa um estilo de direção baseado na fiscalização e no controle externo rígido. (teoria X)
III. A direção deve incentivar a autoavaliação de desempenho dos funcionários como forma de envolvê-los nos destinos da organização.
IV. É tarefa da direção criar condições para que as pessoas alcancem seus objetivos ao mesmo tempo em que realizam os objetivos da organização.
V. A direção deve utilizar a remuneração como recompensa ou como punição para superar a tendência humana à indolência.
lebrando que, segundo Herzeberg, o dinheiro é um fator higiênico, que causa insatisfação, dessa forma, não é recondavel, que se use a título de reconpensa, pois não gera motivação, nem a título de punição, pois geram insatisfação.
de acordo com a teoria Y, as pessoas já são motivadas e gostam de trabalhar, cabe apenas a empresa garatir, de forma objetiva, que as condições para a realização dos objetivos, tanto da empresa como pessoais, sejam prestadas.
Ver-se-á que a zona de desconforto não é tão desconfortante assim. Haja vista que, a medida que se torna mais desconfortante, o conforto superveniente será de um valor inestimável. E nesse dilema de causa e efeito, que tange a vida, que conquistar-se-á o que se diz inconquistável. CIPRIANO, M. O. B.
Comentário:
A teoria de Douglas McGregor divide os indivíduos em 2 (dois) tipos:
HOMEM X à indolente, egocêntrico, detesta trabalhar, exerce suas atividades unicamente pela retribuição financeira e necessita de um chefe autocrático que o controle rigidamente;
HOMEM Y à o trabalho é um prazer, automotivado, autorresponsável e necessita de uma liderança participativa que o impulsione e dê suporte;
Através desse resumo já conseguimos responder a questão com facilidade:
I – Verdadeiro, pois como os indivíduos da Teoria Y são automotivados e autocontrolados, eles só precisam de um líder que dê suporte e impulso a eles.
II – Falso, pois o controle rígido é necessário para indivíduos X.
III – Verdadeiro, pois quanto mais os indivíduos Y participam das decisões, mais se tornam comprometidos com elas, inclusive quanto à sua própria avaliação.
IV – Verdadeiro, pois estes objetivos, na Teoria Y, coadunam-se, ou seja, são integrados.
V – Falso, pois o homem Y se motiva pelo desenvolvimento profissional e responsabilidades, e não pelo dinheiro.
Gabarito: B
X = eXplorar
Y = valorYzar
Liderança é a
A liderança, aquela de fato eficaz, é entendida hoje não mais como imposição, mas como influência ou, melhor dizendo, persuasão. Líder é aquele que consegue angariar esforços não para si, mas para a organização (visando os objetivos dessa organização) com palavras, comunicação eficaz e postura austera.
Liderar por autoridade ou poder caracteriza modelo autocrático de liderança que, apesar de não ter sido extinto, sua utilidade hoje é menor e em geral restrita a situações excepcionais onde o "pulso firme" é imprescindível.
Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou diversos objetivos específicos.
GABARITO: E
Mais do que simplesmente chefiar, liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhem em equipe e gerem os resultados desejados pela empresa. Para isto, um líder deve possuir habilidades como capacidade de motivar e influenciar as pessoas que trabalham com ele e qualidades como dedicação, equilíbrio e vocação.
Além disso, o líder é um agente estratégico dentro da organização, pois em grande parte,
dele dependem os bons resultados e o crescimento do negócio.
Líder X Chefe: você sabe quais são as diferenças?
Publicado por Luis Kantovitz
Você sabe a diferença entre os dois?
Normalmente, as pessoas não sabem. Isso acontece, pois estão com as cabeças fechadas por conta do que é vivido e imposto. Asseguro que, caso soubessem, muitos não estariam nas condições que estão e não aceitariam passar pelo que passam.
Chefe é o que a maioria de nós tem. É aquele que recebe ordens e dá ordens. O cargo dele foi atribuído com base em normas institucionais ou organizacionais. É a mais pura expressão de ordem social que define diferenças de status e, por conseguinte, de poder e autoridade dentro do grupo.
A liderança é algo maior que a “chefia”. O líder é aquele que tenta sempre manter a equipe motivada, trabalha junto com o grupo, que busca sempre aprender, melhorar e passar adiante o seu aprendizado. Ele se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento delas, sabe dar feedbacks construtivos e, em conjunto, te ajuda a melhorar como profissional e, muitas vezes, pessoalmente também. Para ele, você não é só um número, tenha certeza disso.
Qual o erro da D?
Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. Maximiano, 2007
Na minha opinião a alternativa D está errada, porque de uma forma ou de outra, o líder para chegar a um determinado objetivo ele determina sim algumas mudanças mesmo sem aceitação de todos os liderados. E a questão pede liderança no geral, e não ela sendo de algum tipo, como por exemplo a democrática.
A palavra líder vem do verbo inglês “to lead” que significa conduzir, guiar, levar,
mostrar o caminho. Líder é qualquer pessoa que se destaca num grupo, numa determinada
situação, pela sua capacidade de influenciar (conduzir, guiar) os demais para atingir metas
e objetivos. É o denominador comum, o elemento aglutinador do grupo na medida em que
é capaz de identificar e compatibilizar necessidades individuais, grupais e institucionais.
Assim, a verdadeira essência da liderança é a capacidade de influenciar,
entusiasmar e de envolver as pessoas com o trabalho a realizar. Liderar significa descobrir
o potencial que existe em cada pessoa, estimulando-as a usar a criatividade, a buscarem
auto-realização e visualização de um futuro melhor para si próprias e para a organização
em que trabalham.
Conceito de Chiavenato
Liderança é como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos ( CHIAVENATO, 2006)
Com relação ao planejamento estratégico na sociedade contemporânea, considere:
I. O ponto de partida do planejamento estratégico não é o de reduzir a incerteza, mas desafiá-la utilizando a criatividade e a inovação.
II. A adaptação da organização a um ambiente instável deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.
III. O planejamento estratégico deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.
IV. Na visão do planejamento estratégico, o mundo atual é imprevisível e caótico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequências.
V. No planejamento estratégico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a precisão e o detalhamento com os quais os problemas são tratados.
Está correto o que se afirma APENAS em
Interessante como a FCC se autocontradiz: na Q111158 diz que o futuro é previsível. Nessa, diz que é imprevisível e caótico.
Suas ideologias são tão voláteis quanto a de um indivíduo indeciso.
Um plano é a tradução formal de um planejamento organizacional. Ele pode variar em termos de abrangência e respectivo nível organizacional.
Assinale a alternativa que apresente uma característica de nível operacional de um plano.
O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com ''o que fazer'' e com o ''como fazer'' as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente as tarefas e operações realizadas a nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o sistema operacional está voltado para a otimização e maximização dos resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados satisfatórios. O planejamento operacional é constituido de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que possa alcançar seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis intermediário e institucional da organização.
Apesar de serem heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem ser classificados em quatro tipos a saber:
Procedimentos - são os planos relacionados com métodos; Orçamento - São os planos operacionais relacionados com dinheiro; Programas ou programações - São os planos operacionais relacionados com tempo; Regulamentos - São os planos operacionais relacionados com o comportamento das pessoas.
Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública.
CORRETA: C
O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É FOCADO NO CURTO PRAZO E NA ROTINA, ASSEGURANDO QUE TODOS EXECUTEM AS TAREFAS E OPERAÇÕES DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS PELA ORGANIZAÇÃO. TEM-SE SUA PREOCUPAÇÃO COM O ALCANCE DE METAS ESPECÍFICAS VISANDO AS TAREFAS ROTINEIRAS, QUE DEFINE PROCEDIMENTOS E PROCESSOS DETALHADOS E É CONSTANTEMENTE ADAPTADO.
QUE DEUS CONTINUE A NOS OLHAR ATRAVÉS DE SUA MISERICÓRDIA!
LETRA D
a) Objetivos gerais - Planejamento estratégico (Planeja para Organização como um todo).
b) Forte orientação externa - Planejamento estratégico (analisa o ambiente interno e externo).
c) Foco em unidades ou departamento de uma organização - Planejamento tático (focado para os departamentos).
d) Foco em tarefas rotineiras - Planejamento operacional (foco nas atividade/ tarefas)
e) Definição das principais ações a serem empreendidas em cada unidade organizacional - Planejamento tático.
Gabarito: d
--
Objetivos gerais. ( planejamento estratégico )
Forte orientação externa. ( planejamento estratégico )
Foco em unidades ou departamento de uma organização. ( planejamento tático )
Foco em tarefas rotineiras. ( planejamento operacional )
Definição das principais ações a serem empreendidas em cada unidade organizacional. ( planejamento tático )
[GABARITO: LETRA D]
Existem TRÊS NÍVEIS DISTINTOS DE PLANEJAMENTO: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, O TÁTICO E O OPERACIONAL.
ESTRATÉGICO ↪ Genérico, sintético e abrangente ↪ Longo prazo ↪ Aborda a empresa como uma totalidade.
↳ É presente na Alta Administração/ Cúpula/ Institucional.
↳ Visão da Empresa.
↳ Forte orientação externa.
• É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização.
TÁTICO
• É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização.
↪ Menos genérico e mais detalhado que o Estratégico.
↪ Médio prazo.
↪Aborda cada departamento, unidade da empresa separadamente.
↳ Gerente/ Gerencia.
↳ Visão por unidades de negócios ou departamentos.
↳ Definições das principais ações por departamentos.
OPERACIONAL ↪ Detalhado, específico e analítico ↪ Curto prazo ↪ Aborda cada tarefa ou operação.
• É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica.
↳ Visão por tarefas rotineiras.
↳ Definições de objetivos e resultados bem específicos.
MEU RESUMO TIRADO DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.
Planejamento operacional ''bate'' em cima das tarefas, operações, atividades - Então, considera, de de forma mais específica, o planejamento tático e, por consequência, as prescrições gerais do planejamento estratégico.
NÍVEL OPERACIONAL DE PLANO É: TAREFA ROTINEIRA
A colheita é uma alternativa estratégica em:
Questão semelhante.
Q597804 - FGV
Uma das etapas da administração estratégica é a análise do ambiente externo à empresa. Essa análise permite que sejam identificadas ameaças e oportunidades ambientais. A análise de oportunidades começa com a identificação da estrutura genérica do setor, sendo quatro delas bastante comuns: setores fragmentados, setores emergentes, setores maduros e setores em declínio. Nos setores em declínio, entre as principais opções estratégicas para exploração de oportunidades, estão as chamadas estratégias de:
A) liderança tecnológica; refinamento de produto;
B) colheita; alienação; ( GABARITO )
C) inovação de processo; nicho de mercado;
D) liderança de mercado; consolidação;
E) posse de ativos estrategicamente valiosos; custos de mudança para o consumidor.
A colheita significa a saída da empresa de um determinado mercado. Dentro da Matriz BCG, recomenda-se a colheita para os produtos cachorro/abacaxi, os quais estão dentro da etapa de declínio no ciclo de vida do produto.
Resposta: C