SóProvas


ID
1000285
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Levando-se em consideração que o imperativo ambiental indica que o próprio ambiente é que determina a estrutura e o funcionamento das organizações e, segundo os estudos dos teóricos contingenciais Burns e Stalker, é correto afirmar que as formas mecanicista e orgânica de organização são apropriadas, respecti vamente, para

Alternativas
Comentários
  • A organização mecanicista funciona como um sistema mecânico, fechado e introspectivo, determinístico e racional, voltado para si mesmo e ignorando totalmente o que ocorre no ambiente externo que a envolve. Nesse sentido, funciona como uma máquina de acordo com um esquema fixo e rígido sem qualquer flexibilidade para a mudança e inovação.
    Quando as condições externas são estáveis e previsíveis, a organização tende a ser mecanística. Quando as condições externas são instáveis e mutáveis, a organização tende a ser orgânica. Assim, a forma mecanística de organização é  mais apropriada para as condições ambientais de estabilidade e previsibilidade. A forma orgânica é a mais apropriada para as condições ambientais de mudança e inovação.
    Em resumo, existe um imperativo ambiental: é o ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizações. Em outros termos, o sistema mecanístico ou fechado é adequado para ambientes estáveis, ao passo que o sistema orgânico ou aberto é adequado para ambientes instáveis, exigindo adaptabilidade.

    Fonte: http://www.passeidireto.com/arquivo/1853659/2-apostila-to/22
  • Organização mecanicista - Voltada para ambientes estáveis.

    Organização orgânica - Voltada para ambientes em constante mudança e inovação.