- ID
- 7033
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Escolha a opção incorreta.
Escolha a opção incorreta.
O tipo de estrutura organizacional a ser adotada por uma organização para ser mais bem-sucedida, depende de alguns condicionantes. Assinale a resposta correta.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e de estrutura funcional com muitos cargos de chefia.
Segundo Gomes e Salas (2001, p.58): "os controles burocráticos estão baseados em normas e regulamentos bastante rígidos, estes sistemas de controle adotam a estrutura funcional com grande número de cargos de chefia, distribuídos hierarquicamente, mas com muito pouco grau de autonomia. Por esta razão, não é de estranhar a ênfase atribuída aos mecanismos formais e à sofisticação dos sistemas de controle financeiro, totalmente baseados em medidas contábeis e muito poucos instrumentos gerenciais" (2001 p.58). Logo, a questão esta corretíssima, pois copiou, na integra, a concepção de controle burocrático de Gomes e Salas.
CERTA. Nada impede que haja muitos cargos de chefia em uma estrutura vertical, ocorre que não há muita autonomia nas decisões nesse tipo de estrutura porque as ordens vem de cima para baixo, isso configura decisões centralizadas e acaba burocratizando o sistema, pois as decisões fazem um percurso enorme ate atingir os níveis operacionais.
não é atoa que é impossível gabaritar prova da CESPE pois os examinadores torna questão esta certa, errada. OBS: vc pode ate está certo da resposta mas a CESPE não aceita. quanto mais aprendo mais dificil fica acertar questão da CESPE. rsssss
O controle burocrático é típico de organizações centralizadas E de estrutura funcional com muitos cargos de chefia.
Muitos cargos de chefias = decisões delegadas = vários departamentos = estrutura funcional.
A burocracia é tipica de ambas: estrutura centralizada (linear) e estrutura funcional.
Não há nada de errado na questão.
GABARITO: CERTO.
A ESTRUTURA LINEAR, POR EXEMPLO, POSSUI MUITAS CHEFIAS; MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUEBRA DA UNIDADE DE COMANDO. A DECISÃO, NESTE CASO, CONTINUA SENDO TOMADA, MESMO QUE INDIRATAMENTE, NO TOPO E DO TOPO DA ESTRUTURA, DE FORMA CENTRALIZADA, POR FECHES GENERALISTAS EM CADA DEPARTAMENTO.
''A organização linear exagera a função de chefia e de comando. Pois pressupõe a existência de chefes capazes de fazer tudo e saber tudo. Os chefes tornam-se generalistas, portadores de todas as decisões e ordens que venham do topo da organização e transmissores de todas as informações que venham da base da organização (OU SEJA, DECISÕES DELEGADAS, DO TOPO). Cada chefe é uma espécie de gargalo de entrada e saída de comunicações em sua área de atuação por possuir o monopólio das comunicações''. (Chiavenato)
LEMBRANDO QUE ESSE TEMO "estrutura funcional" ESTÁ SENDO RELACIONADO AO TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO (a estrutura da departamentalização é do tipo funcional).
GABARITO CERTO
Não entendi a lógica de interpretação dessa questão! Alguém?
Indicando para comentário..
Não sei como consegue ser centralizada e ao mesmo tempo com muitas chefias :o
Pelo que entendi da questão (muito mal formulada, por sinal), foi que o controle burocrático pode ser típico tando de organizações centralizadas (lineares), como em estruturas funcionais, as quais possuem muitos cargos de chefia, pois são descentralizadas.
Me corrijam se tiver errada
CORRETO
O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e (também é típico) de estrutura funcional com muitos cargos de chefia.
ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL
O Controle burocrático é típico de estruturas engessadas como organizações centralizadas em que as decisões passam pelo chefe e ele controla tudo e a todos. A estrutura funcional com muitos departamentos (e, portanto, muitos cargos de chefia) enseja um controle mais rigoroso e menos disperso, o que nos faz remeter ao controle burocrático.
Resposta: Certo.
Como eu respondi a questão: Primeiro que pra ter muitas chefias não pode ser centralizada. Segundo que que eu não sei o que é controle burocrático. E foi assim que eu errei!
Pra gabaritar essa matéria nem Chiavenato, pois nenhuma doutrina é absoluta, além dele tem um milhão que fala outra coisa. Impossível acertar tudo dessa matéria.
questão passível de recurso:
forma correta: O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e de estrutura LINEAR com muitos cargos de chefia.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
A estrutura por mercado tende a ser mais eficiente na realização de tarefas especializadas que outras estruturas.
Organizações Funcionais
ARMARIA NUNCA ESTUDEI ESSA ESTRUTURA POR MERCADO :/
Associei a PRODUTO. Mais falou em especialização é FUncional.
UMA DAS DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUDOS/SERVIÇOS É O ENFRAQUECIMENTO DA ESPECIALIZAÇÃO, ALÉM DE HAVER DUPLICAÇÃO DOS CUSTOS.
GABARITO ERRADO
Falar de tarefas especializadas remete à administração científica de Taylor. Especialização da tarefa, operários para cada função...coisas do início da ADM. Atualmente, as organizações são mais departamentalizadas por serviços e não especificamente por tarefas. Ex: departamento de atendimento ao cliente: atende o cliente, soluciona problemas, busca resolver conflitos de feedback, propõe formas de pagamento..ou seja, desempenha diversas tarefas.
Então a estrutura por mercado tende a ser MENOS EFICIENTE na realização de Tarefas especializadas.
A estrutura FUNCIONAL tende a ser mais eficiente na realização de tarefas especializadas que outras estruturas.
Gabarito: errado
Estrutura por mercado?
Seria estrutura funcional.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
As organizações insistem em adotar a estrutura matricial, especialmente porque ela favorece a interligação entre áreas da organização e mantém a unidade de comando.
As organizações insistem em adotar a estrutura matricial, (ERRADO) especialmente porque ela favorece a interligação entre áreas da organização (CERTO) e mantém a unidade de comando (ERRADO).
1º ERRO - Algumas organizações até podem insistir em adotar a estrutura matricial, pois como sabemos, esse tipo de estrutura é ideal às entidades que trabalhem como projetos, pois interliga a estrutura funcional com a estrutura por projetos; refletiundo, assim, uma maior eficácia no resultado final. Mas, esse tipo de estrutura não seria ideal em organizações militares (linear), por exemplo, onde não se trabalha, em regra, com projetos. Logo, conclui-se que é errado em afirmar que as organizações insistem em adotar a estrutura matricial. (É RELATIVO, DEPENDERÁ DA OCASIÃO).
CERTA A SEGUNDA FRASE - De fato a estrutura matricial favorece a interligação entre as áreas da organização. Há, nesse caso, a chamada comunicação diagonal, ou seja, os funcionários e departamentos comunicam-se com todos, seja com a chefia direta, com o departamento ao lado, assim como o chefe de outro departamento etc.
2º ERRO - No caso das organizações matriciais, os empregados frequentemente tem dois gerentes ou supervisores, violando os princípios de unidade de comando e cadeia de comando.
Solidariedade reflete aprovação!!!
Estrutura funcional - É a mais comum na administração. Quase todas as organizações iniciam sua vida tendo um estrutura funcional.
Estrutura linear - A autoridade está centralizada em apenas um cargo.
Professor Rodrigo Rennó
Estrutura Matricial: A lógica desse modelo é o que se chama de autoridade DUAL, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembre-se disso, pois as bancas as adoram cobrar: NÃO HÁ UNIDADE DE COMANDO NA ESTRUTURA MATRICIAL!
(Administração Geral para Concursos 1ª ed (2013) - Série Provas e Concursos - Rodrigo Rennó, pg 165).
MATRICIAL = COMANDO DUALÍSTICO
Não existe unidade de comando na matricial.
Rennó.
Cespe ultimamente vem cobrando que a estrutura matricial possui unidade de comando.
Matricial -DUPLA SUBORDINAÇÃO
Se for unidade de comanda, é LINEAR. Me corrijam se eu estiver equivocada.
GABARITO: ERRADO
A estrutura matricial pode ser chamada também estrutura ou organização em grade ou ainda matricial funcional. Ela é composta por duas departamentalizações, uma funcional e uma de projetos, ou produtos ou processos. Neste caso, o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos ft Hemsley, 1986). A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.
FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza
gab. ERRADO
Matricial é:
A soma da Divisional + Funcional
Sem unidade única, nesse tipo de estrutura há dois comandantes
Potencializando conflitos.
Então a questão erra ao falar que mantém unidade de comando e também as organizações insistem nas Funcionais, que é a mais adotada, e não na matricial.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
Na estrutura por mercado, a tendência é serem desperdiçados mais recursos do que na estrutura funcional.
Segundo mintzberg: "A estrutura baseada no mercado é menos mecanizada, menos capaz de realizar satisfatoriamente uma tarefa especializada ou repetitiva. Entretanto, pode executar mais tarefas e muda-las com mais facilidade, sendo que sua flexibilidade essencial decorre do fato de suas unidades serem relativamente independentes umas das outras. Novas unidades podem ser facilmente adicionadas e algumas antigas extintas. A estrutura baseada no mercado desperdiça mais recursos do que a funcional – na unidade de menor nível hierárquico, se não na hierarquia administrativa -, uma vez que deve duplicar o número de pessoas e equipamentos para não perder as vantagens da especialização. Além disso, a estrutura baseada no mercado, em razão da menor especialização, não pode ter a vantagem da economia de escala proporcionada pela estrutura funcional. Pode haver também concorrência desnecessária na estrutura baseada no mercado, como, por exemplo, quando lojas da mesma cadeia competem pelos mesmos clientes".
A estrutura de mercado cria uma redundância de recursos o que tende a gerar o desperdício . Por outro lado a estrutura funcional tem como vantagem justamente o melhor aproveitamento dos recursos.
Gabarito CERTO
Minha opinião é a seguinte , uma estrutra de mercado atende apenas um segmento do mercado , por exemplo: uma fábrica de pneus teria que ter um gerente , uma equipe de vendedores , uma logística , um departamento financeiro para atender o mercado de automóveis e outra estrutura idêntica para atender o mercado agrícola por exemplo. Já na estrutura funcional bastava-se agrupar os gerentes , os especialistas em logísticas , o time de vendedores e todos com habilidades no financeiro em uma só empresa e atenderiam todos os mercados , bem menos dispendioso.
Penso da seguinte maneira
Funcional
Mais especializado > Mais eficiente ( faz mais com menos) > mais rígido
Mercado
Mais flexível > menos eficiente
Funcional > permite economias de escala e o aproveitamento dos recursos.
De mercado > cria uma redundância de recursos, pois cada divisão cria suas estruturas.
CERTO.
Funcional
Mais especializado > Mais eficiente ( faz mais com menos) > mais rígido
Mercado
Mais flexível > menos eficiente
Uma estrutura de organização na qual existem dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apóiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se estrutura organizacional
Impressionante como a FCC gosta de estruturas organizacionais matriciais (ou grade)! Creio que seja porque as outras são mais óbvias quanto ao entendimento!
Limitada ao projeto
ESTRUTURA MATRICIAL
A estrutura matricial também denominada departamentalização matricial, é uma abordagem híbrida que reúne as departamentalizações funcional e de projeto/produto/ divisional na mesma estrutura.
Combina e potencializa a especialização (função) e a coordenação (projeto ou produto), na tentativa de corrigir as deficiências de ambas e aumentar a flexibilidade e a adaptabilidade às situações, com foco no lucro e na otimização dos recursos, ganhando em eficiência.
É o tipo de estrutura indicada para ambientes mais competitivos, turbulentos e complexos, que requeiram criatividade e inovação e constante mudança, apresentando uma visão orgânica, flexível e participativa.
RESUMO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Tipos de departamentalização.
A departamentalização é o meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.
1- Por funções
2- Por produtos ou serviços
3- Por localização geográfica
4- Por clientes
5- Por fase do processo
6- Por projetos
A departamentalização consiste em escolher modalidade de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões.
Estrutura matricial
B.
GABARITO: LETRA B
A estrutura matricial pode ser chamada também estrutura ou organização em grade ou ainda matricial funcional. Ela é composta por duas departamentalizações, uma funcional e uma de projetos, ou produtos ou processos. Neste caso, o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos ft Hemsley, 1986). A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.
FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza
A sapataria Couro Bom é especialista em consertos de artigos de couro, roupas, sapatos, malas e utensílios. Atuando há mais de 15 anos, a Couro Bom possui em seu corpo trinta profissionais: dois caixas, oito atendentes, dezenove profissionais do setor de produção e um gerente geral, que é superior imediato de todos estes integrantes da organização. Essa sapataria tem agregado algumas tecnologias de produção para melhoria dos serviços ofertados, fato este que aumentou em 10 % o seu número de clientes. Com relação à situação hipotética acima, assinale a opção correta relativamente a conhecimentos de administração e administração gerencial.
eu achei a questao confusa, achei que a letra D se referia a uma empresa grande! descentralizada é para organizaçoes Organicas, pouco informal tambem. A descrição acima se refere totalmente a uma organização mecanicista.
Essa questão pra mim não tem resposta, pq a letra D fala "gerente geral tem sua gestão descentralizada", onde que o gerente tá descentralizando algo nesse kralho???
FAÇAMOS UMA ANÁLISE MAIS COMPLEXA PARA ENTENDER A QUESTÃO.
Centralização: Significa que a autoridade para decidir está localizada no TOPO da organização.
Descentralização: A autoridade para decidir, está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos
Concluindo: O Gerente está no nível TÁTICO, (entre o Diretor Geral e os subordinados da gerência), teoricamente falando.
Logo, ele está descentralizado, ou seja, disperso nos níveis organizacionais mais baixos
A alternativa correta deixa claro que ele possui AMPLA ESFERA DE CONTROLE, entretanto, contudo, todavia, ele está DESCENTRALIZADO.
Fonte, para uma explicação mais ampla: https://blog.maxieduca.com.br/centralizacao-descentralizacao/
Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração,
julgue os itens de 124 a 135.
Empresas horizontalizadas são aquelas que adotam o modelo da administração de processos. Em tais circunstâncias, representantes dos clientes e fornecedores podem ser colocados como membros de equipes internas.
Certo.
As empresas horizontalizadas são modelos estruturas avançadas.
Nessas empresas as funções são vistas não mais como departamentos isolados, mas sim como etapas de processos. Em cada organização existem diferentes processos, que podem ser classificados em processos principais e processos de apoio. Os processos principais se referem à atividade primordial da empresa (ex. desenvolvimento de produtos, produção, atendimento de clientes,etc)enquanto que os de apoio são os que dão suporte aos principais (finanças, RH, compras, etc).
A administração por processos enfatiza a busca pela maior eficiência e eficácia dos processos principais. Neste modelo a cadeia de comando é complementada por equipes formadas por pessoas de diversas áreas da empresa, as quais trabalham com objetivos claros, mensurados, cujo principal indicador é a satisfação do cliente. A equipe torna-se "dona do processo", tornando-se responsável por ele.
Nestas situações, visando melhorar o processo para atingir melhores resultados, é possível que um reperesentante dos clientes ou dos fornecedores façam parte das equipes.
(Fonte: Maximiano/2009)
A explicação do Patrick está perfeita!!!
Miris Rodrigo,
tente entrar no espírito da banca CESPE,
se ela não restringe está certa.
Exemplo: A bandeira do Brasil tem as cores verde e amarela. (Correto)
Agora se restringisse estaria errada.
Exemplo 2: A bandeira do Brasil tem APENAS as cores verde e amarela. (Errada)
Também já tive essa fase de ser totalmente averso à postura adotada pela banca, mas tive que absorver esse formato para melhorar o desempenho nas provas.
Boa sorte!!!
A estrutura organizacional enfoca as organizações sob o ponto de vista de seus processos, permitindo a visualização dos fluxos de trabalho. Segundo Rummler 91994), quando se depara com o organograma de uma empresa e se analisa além de suas fronteiras funcionais, pode-se verificar que o fluxo de trabalho trafega no sentido horizontal.
Rummler atesta que "um processo pode ser visto como uma cadeia de agregação de valores.Pela sua contribuição para criação ou entrega de um produto ou serviço, cada etapa de um processo deve acrescentar valor às etapas precedentes". No entanto, a visão da empresa no sentido horizontal evidencia elementos que não aparecem explicitamente nos organogramas tradicionais das empresas, tais como: fornecedores, insumos, produtos e clientes. A identificação desses elementos através de um organograma formal facilita a intensificação dos contatos com os fornecedores e clientes. Acrescenta ainda que "os representantes do clientes e fornecedores deveriam ser colocados como membros de equipes internas, desde que seja possível".Essa condição só poderá ser exequível se os fornecedores e clientes forem previamente conhecidos pelos que trabalham na empresa. Esse é um motivo dos quais o mapeamento dos processos deve ser documentado e divulgado para as pessoas da organização.
Comentário Professor Adriel Sá.
NÃO SE TRATA DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO, E SIM DE GESTÃO POR PROCESSO.
ATRIBUTOS ---------------- VISÃO TRADICIONAL ------------- VISÃO DE PROCESSO
FOCO -------------------------------------- CHEFE --------------------------------------- CLIENTE
RELACIONAMENTO PRIMÁRIO ---- CADEIA DE COMANDO ------------------ CLIENTE FORNECEDOR
ORIENTAÇÃO ------------------------ HIERÁRQUICA ------------------------------ PROCESSO
QUEM TOMA A DECISÃO --------- GERÊNCIA --------------------------- TODOS OS PARTICIPANTES
ESTILO --------------------------------- AUTORITÁRIO ---------------------------- PARTICIPATIVO
GABARITO CERTO
Marx, Zilbovicius e Salerno (1997): No Consórcio Modular, um pequeno número de fornecedores de primeira linha tornam-se responsáveis pela montagem dos produtos, cabendo à empresa as atividades de coordenação, logística, controle da qualidade, desenvolvimento de produtos, marketing e vendas.
Roberti (2001): No consórcio modular o fornecedor instala-se dentro da planta da montadora, e realiza não só a entrega de seu subconjunto como também a montagem do produto final.
Pires (1998): O Consórcio Modular pode ser definido como um caso radical de terceirização entre uma montadora e um número muito reduzido de fornecedores diretos, no qual os fornecedores assumem a montagem prévia do módulo sob sua responsabilidade e sua posterior montagem diretamente na linha de produção da montadora. O fornecedor também é responsável pelos investimentos em equipamentos e ferramentas como, o gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo. A montadora providencia a planta e a linha de montagem final executando a coordenação da mesma e, também, realizando o teste final dos veículos.
Marx et al. (1997): O conceito de Consórcio Modular, criado no ramo automobilístico, baseia-se na transferência de todas as operações de montagem para os fornecedores de primeiro nível, agora referenciados como modulistas.
Amato Neto (1997): Nessa organização produtiva, os fornecedores são classificados em diferentes níveis hierárquicos de subcontratação, a partir da capacitação tecnológica e produtiva especializada em cada tipo de produto. A empresa mãe se situa no topo da pirâmide hierárquica e se responsabiliza pela montagem do produto final, as empresas do primeiro nível de subcontratação, altamente especializadas em seus mercados, fornecem sistemas ou subconjuntos com maior valor agregado e, nos níveis inferiores, ficam as empresas que fornecem peças, componentes ou matérias-primas, especializadas nos diferentes tipos de produtos, embora oferecendo uma maior variedade de modelo.
Rachid (1997 apud Alves Filho, 2002): O arranjo da cadeia de produção tipo consórcio modular é a combinação e oaprimoramento das tendências anteriores dos relacionamentos entrecompradores e fornecedores, envolvendo fornecimento just-in-time,exclusividade de fornecimento, redução do número de fornecedores diretos,participação dos fornecedores no desenvolvimento de produtos, outsourcing, efornecimento de sistemas.
Fonte: www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_tn_wic_075_534_11343.pdf+&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens subseqüentes.
A subordinação única e forte dos subordinados a um único chefe é uma característica da departamentalização matricial.
A subordinação única e forte dos subordinados a um único chefe é uma característica da departamentalização LINEAR.
Errada
É característica da departamentalização LINEAR. Esta departamentalização se baseia no princípio da unidade de comando: o superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas).
Departamentalização matricial : a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado.
Pode ser dividida em:
Porém, a questão está errada por que refere-se à estrutura de departamentalização Linear, em que as principais caracteristicas são:
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto
A questão está errada, pois uma das características da departamentalização matricial é exatamente a de ter mais de um chefe (chefe de linha e chefe de projeto) atuando sobre seus subordinados.
Para tornar essa assertiva verdadeira deve-se trocar a expressão "departamentalização matricial" por "estrutura organizacional linear". Ressalvo que não existe o critério de departamentalização em linha, e sim estrutura linear. Essa característica de chefia linear é encontrada em mais de um critério de departamentalização.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ: A Departamentalização de matriz é
semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da
Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de
linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do
administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando
a impressão de uma matriz.
A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente
às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização
de orientação técnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE onde os
cientistas, engenheiros, ou especialistas técnicos trabalham em projetos ou
programas sofisticados. Também é usada por empresas com projetos de
construção complexos
Essa
é uma característica da departamentalização linear queo se baseia no princípio
da unidade de comando onde o superior tem autoridade única e absoluta sobre
seus subordinados.
Gabarito Errado.
Uma outra questão ajuda a responder, vejam:
Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.
GABARITO: CERTA.
Comentário do professor do QC:
Essa é uma característica da departamentalização linear que se baseia no princípio da unidade de comando onde o superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.
Gabarito Errado.
Estrutura Matricial não possui unidade de comando.
Item errado.
A subordinação única e forte dos subordinados a um único chefe é uma característica da departamentalização linear.
Esta departamentalização se baseia no princípio da unidade de comando: o superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas).
Por sua vez, a estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Neste modelo tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica deste modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo.
GABARITO: ERRADO
ACRESCENTANDO:
ESTRUTURA LINEAR:
Características:
· Organização simples;
· Pouco flexível / Fácil Implantação;
· Hierarquia rígida;
· Maior velocidade na tomada de decisão;
· Pouca especialização.
· Linhas FORMAIS de comunicação
Vantagens:
· Estrutura simples e de fácil compreensão;
· Clara delimitação das responsabilidades;
· Facilidade de implantação;
· É bastante estável;
· É o tipo de organização indicada para pequenas empresas.
Desvantagens:
· Estabilidade e constância das relações formais;
· Autoridade linear baseada no comando único;
· Exagera a função de chefia e de comando;
· A unidade de comando toma o chefe um generalista;
· À medida que a empresa cresce, maior congestionamento na linha formal de comunicação;
· As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.
FONTE: QC
Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.
A estrutura organizacional de uma empresa deve descrever relações formais de hierarquia e amplitude de controle.
SOBRE AMPLITUDE DE CONTROLE...
“Amplitude de controle, também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
A medida que uma pessoa sobre numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor.
No mesmo nível hierárquico, haverá considerável variação na amplitude de controle, pois existe relação entre amplitude de controle e níveis hierárquicos, quanto maior o número de subordinados por chefe, menor será o número de níveis hierárquicos e vice-versa. "
CORRETA
De acordo com RENNÓ, a estrutura organizacional é o modo como o órgão público divide o trabalho e as responsabilidade, além da maneira como coordena todos os esforços realizados.
CESPE: " A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração. C "
CORRETO! deve descrever relações formais de hierarquia (SE É BASEADA NA CENTRALIZAÇÃO OU NA DESCENTRALIZAÇÃO) e amplitude de controle (SE POSSUI UMA AMPLITUDE LARGA OU UMA AMPLITUDE ESTREIRA - neste caso, consequentemente afetará a cadeia de comando, pois estão correlacionadas).
GABARITO CERTO
Pensei que o responsável por isso fosse o organograma. ..
Força, foco e fé que dá certo!
Organograma divide as tarefas e ilustra a hierarquia entre as pessoas.
Fiquei com o pé atrás por causa da palavra "formais", pois a estrutura organizacional considera aspectos formais e informais, porém, no organograma, são representados apenas os aspectos formais.
Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.
A estrutura organizacional descrita no documento do caso em questão é a estrutura matricial.
A Departamentalização Matricial é uma forma intermediária entre os tipos de Departamentalização funcional e por projetos ou , em alguns casos, funcional e por produtos e serviços. Mantém-se a estrutura funcional para as atividades cotidianas, somando com a possibilidade de um líder de um projeto aprimorar sua rede de contato com sua equipe de trabalho. Possui como desvantagem a dupla subordinação e como vantagem maior aprimoramento técnico da equipe de trabalho, maior especialização das atividades desenvolvidas, melhor atendimento aos clientes do projeto e maior cumprimento de prazos e do orçamento.
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional e uma horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Estrutura matricial - Função e por projeto.
- departamentalização por quantidade; - departamentalização funcional; - departamentalização territorial (ou geográfica); - departamentalização por produtos (ou serviços); - departamentalização por clientes; - departamentalização por projeto; - departamentalização matricial; - departamentalização mista. DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL: Baseia-se na sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, esta sobreposição se refere à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos. A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Henry Fayol, LOGO, existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.
Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.
O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.
Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.
Já Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.
Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3
A estrutura matricial é HÍBRIDA, geralmente com as seguintes combinações:
FUNCIONAL + PROJETOS
FUNCIONAL + PROCESSOS
PROCESSOS + PROJETOS
...nesse documento, ficou evidente que a autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que existe uma integração entre as diversas áreas funcionais. Resolução: Pegue dois tipos de departamentalização (a banca considerou ser a mesma coisa de estrutura organizacional, neste caso), misture e, opa: você tem uma departamentalização matricial. Geralmente, esta mistura é feita entre a departamentalização funcional e alguma outra (no caso da questão: por projetos). Gabarito: certo.
Créditos: Esquemaria
GABARITO: CERTO
ACRESCENTANDO:
A estrutura matricial pode ser chamada também estrutura ou organização em grade ou ainda matricial funcional. Ela é composta por duas departamentalizações, uma funcional e uma de projetos, ou produtos ou processos. Neste caso, o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos ft Hemsley, 1986). A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.
FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza
Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.
Uma das vantagens da estrutura descrita no documento é a maior especialização nas atividades desenvolvidas.
A organização matricial, referida na questao, permite um alto grau de especialização com o máximo de eficiência nas operações.
departamentalização Funcional – são agrupadas de acordo com as funções da empresa. É o mais utilizado pelas empresas, por ser muito racional. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. A principal desvantagem é que pode ocorrer um descumprimento de prazos e orçamentos, este tipo de departamentalização não tem condições para uma perfeita homogeneidade das demais atividades da empresa.
Tiago, a questão se refere à estrutura matricial e não à funcional.
"Nesse documento, ficou evidente que a autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que existe uma integração entre as diversas áreas funcionais."
Estrutura Matricial: Duas organizações complementares: a por projeto e a funcional . Útil para coordenar projetos complexos. O conceito é atingir o objetivo mantendo controle de conflitos entre grupos com responsabilidade específica de um projeto e outro com responsabilidade funcional. Permite a redução de duplicação de esforços (reduzindo custo), flexibilizar mão-de-obra e tecnologia entre projetos.
O texto descreve uma estrutura matricial, contendo características funcionais e de projeto. Desse modo a especialização é valorizada pela parte funcional dessa estrutura matricial.
Gabarito: certo
Fala de uma especificação de " ATIVIDADE " (projetos),mas se fosse por funções seria uma desvantagem,porque seria somente funcional (valoriza uma função desenvolvida em um departamento).
TRATA-SE DA ENTRUTURA MATRICIAL, QUE COMBINA DUAS FORMAS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO: A FUNCIONAL COM A DEPARTEMENTALIZAÇÃO DE PRODUTO/PROJETO. E COM ISSO PERMITE VANTAGENS DE AMBAS AS ESTRUTURAS (funcional e de produto/projeto), ENQUANTO NEUTRALIZA AS FRAQUEZAS E DESVANTAGENS DE AMBAS.
EM UMA DE SUAS VANTAGENS, A ESTRUTURA MATRICIAL POTENCIALIZA A ESPECIALIZAÇÃO por aderir à departamentalização funcional) E POTENCIALIZA A COORDENAÇÃO, O NEGÓCIO (por aderir à departamentalização por produto/projeto).
GABARITO CERTO
Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.
Uma das desvantagens da estrutura descrita no documento é a possibilidade de dupla subordinação, que gera um clima de ambigüidade de papéis e relações.
É citado por muitos autores como um dos principais riscos na implantação da Departamentalização Matricial justamente a possibilidade de dupla subordinação como um risco inerente, o que fere o princípio da cadeia de comando.
CORRETA!
Além de ferir o princípio da unidade de comando criado por Henry Ford, os indivíduos que atuam na organização ficam perdidos em qual chefe se dirigir primeiro e acaba que as necessidades destes não são atendidas eficazmente.
Na departamentalização matricial descrita, o funcionário terá um chefe funcional e um chefe para o projeto. Quando um chefe começa a querer uma coisa e outro chefe começa a querer outra coisa, cria-se um conflito. Logo, a questão está certa.
VIOLA O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO; GERANDO, PORTANTO, MÚLTIPLAS SUBORDINAÇÕES, ALÉM DE DIFICULTAR A COORDENAÇÃO. COM ISSO, GERA TAMBÉM AMBIGUIDADE NAS DEFINIÇÕES DE TEREFAS E RELAÇÕES. DUPLA HIERARQUIA.
GABARITO CERTO
Verdade. Ela gera a chamada ambiguidade de jurisdição - que é quando papéis não ficam bem definidos e rola atrito entre os funcionários por conta dessa indefinição (é, afinal de contas, uma verdadeira fonte de conlfito).
Resposta: Questão correta.
CERTÍSSIMA
PROJETOS --> ESTRUTURA MATRICIAL . Que tem tudo a ver com o conceito descrito na questão.
''dupla subordinação, que gera um clima de ambiguidade de papéis e relações''
GABARITO: CERTO
Segundo Sobral e PECI (2008) — Estrutura Matricial
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.
A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!
Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo.
FONTE: QC
Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.
Dentro da estrutura informal dessa empresa, podem surgir futuros líderes formais.
A organização formal, baseada na estrutura desenhada pela empresa de forma planejada e racional, descrita em normas e regulamentos internos;
A organização informal, que surge espontaneamente da interação diária entre os indivíduos, de forma não-planejada, a partir das relações humanas.
Assim, nem sempre o gerente que tem autoridade formal conseguirá atuar como líder, e muitas vezes surgem espontaneamente lideres que não exercem formalmente nenhum cargo de chefia.
Esse é um fenômeno que as organizações devem levar em conta, no que diz respeito à influência das relações humanas sobre o desempenho global da organização, ou seja os líderes informais podem ter grande potencial para se tornarem líderes de fato (FORMAL).
A questão é simples! Ainda assim fiquei desconfiado na afirmação do enunciado ao dizer que a empresa tem uma estrutura informal. O texto informa que a empresa "elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a uma área específica." e segue falando sobre o documento. Em um primeiro momento, pensei que isto levaria a questão a estar errada.
A ESTRUTURA INFORMAL (caracterizada por ter um poder carismático) INFLUENCIA A ESTRUTURA FORMAL (caracterizada pelo poder legal). POR ISSO O CARÁTER COMPLEMENTATIVO DA ESTRUTURA INFORMAL À FORMAL.
GABARITO CERTO
GABARITO: CERTO
ACRESCENTANDO:
ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
• Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
• É estável.
• Está sujeita a controle.
• Está na estrutura.
• Líder formal.
ESTRUTURA INFORMAL: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
FONTE: https://administradores.com.br/artigos/estrutura-organizacional-influencia-da-estrutura-na-eficiencia-da-organizacao-de-acordo
Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.
Dentro da estrutura organizacional dessa empresa, deve-se considerar tanto os aspectos verticais como os horizontais.
CERTO
Aspectos VERTICAIS = relacionados à supervisão ou chefia
Aspectos HORIZONTAIS = relacionados ao aumento da eficiência, perícia, qualidade
Certo - é a chamada estrutura matricial, que combina a estruturas funcional(mais rígida, mais hierarquizada) com a por projetos(flexível e horizontalizada)
- Estrutura matricial:
1) funcional: aspectos verticais.
2) projetos: aspectos horizontais.
GABARITO: CERTO.
A estrutura matricial cruzará dois tipos de estruturas, geralmente funcional e por projetos. A funcional será vertical, enquanto a por projetos será horizontal, passando por diversos setores funcionais da organização.
Gabarito: certo.
OU SEJA, DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO TANTO A AMPLITUDE DE CONTROLE, QUANTO A CADEIA DE COMANDO, INDEPENDENTEMENTE SE SEJA ALTA OU BAIXA, ALONGADA OU ACHATADA.
ALÉM TAMBÉM DA ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO
- ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL: ESPECIFICA O NÚMERO DE ATIVIDADES DESEMPENHADAS.
- ESPECIALIZAÇÃO VERTICAL: ESPECIFICA A MEDIDA DA CONCEPÇÃO, EXECUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DAS ATIVIDADES POR UMA PESSOA.
GABARITO CERTO
Obs.: Não importa o tipo de estrutura e o tipo de departementalização, a emprese deve SEMPRE levar isso em consideração.
CERTO.
É a chamada estrutura matricial, que combina a estruturas funcional(mais rígida, mais hierarquizada) com a por projetos(flexível e horizontalizada)
Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.
Sabendo-se que, antes da reestruturação, a empresa em apreço possuía uma estrutura organizacional em que a autoridade era única e centralizada, com aspecto piramidal, pode-se afirmar que, naquela situação, tratava-se de uma estrutura funcional.
departamentalização LINEAR. Esta departamentalização se baseia no princípio da unidade de comando: o superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.
Antes da reestruturação = LINEAR; Depois da reestruturação (Funcional + por Projetos) = MATRICIAL.
O aspecto piramidal (de pirâmide) é característica da estrutura linear. A estrutura funcional, em comparação com a linear, é mais horizontalizada. A linear começa com uma única autoridade, com um próximo nível inferior pouco maior (em geral, com duas autoridades). O próximo nível tem em média mais dois subordinados, e assim por diante.
Fonte: site Esquemaria.com.
Gabarito: ERRADO.
O TEXTO DIZ QUE A AUTORIDADE ERA FUNCIONAL, OU SEJA, HAVIA UMA AUTORIDADE DUAL DE COMANDO, E NÃO LINEAR (ÚNICA).
GABARITO ERRADO
Aspecto piramidal - Estrutura Linear.
errado.
Gabarito: Errado!
A Estrutura funcional é horizontalizada.
O tipo de estrutura organizacional mais adequado para lidar com situações de maior complexidade nos ambientes externos e internos é a
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ:
A Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz.
A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização de orientação técnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE onde os cientistas, engenheiros, ou especialistas técnicos trabalham em projetos ou programas sofisticados. Também é usada por empresas com projetos de construção complexos
saudades da FCC de 2009!
Estrutura matricial - Vantagem - Lida melhor com o ambiente interno e externo.
a.
A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em
busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento
organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar
novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e
incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores.
Considerando essas informações e a gestão do conhecimento,
julgue os itens que se seguem.
São características da criação do conhecimento: a ambiguidade e redundância, a metáfora e analogia e a transição do conhecimento pessoal para o conhecimento organizacional.
c-
Consoante Nonaka e Takeuchi, conhecimento e a capacidade de criá-lo e usa-lo são as mais importantes fontes de vantagem competitiva e sustentável. O conhecimento é criado em espiral, mas, na prática, passa através de conceitos aparentemente opostos, como ordem e caos, micro e macro etc. Defendemos Para criação do conhecimento são o raciocínio e a ação dialética, que transcendem e sintetizam esstetal paradoxo.
meu deus, administração é um saco sem fundoooo
A linha de autoridade contínua, que une todas as pessoas da organização demonstrando quem se reporta a quem, é identificada pela
CORRETA: ALTERNATIVA D
A cadeia de comando é uma linha única de autoridade que vai do topo da organização até o escalão mais baixo, determinando quem se reporta a quem na empresa.
O princípio da unidade de comando ajuda a preservar o conceito de linha única de autoridade. Ele determina que cada pessoa deve ter apenas um superior a quem se reportar diretamente. Se a unidade de comando for quebrada, o funcionário pode ter de enfrentar demandas ou prioridades conflitantes vindas de diferentes chefias.
Cadeia formal de comando composta por um gerente e seus subordinados representa uma equipe
Lembrando também, que este tipo de cadeia e representada atraves de Organogramas das empresas.
Por Eliminação fica mais fácil.
letra a: não necessariamente uma estrutura com apenas 2 níveis hierarquicos resolverá problemas ou será criada com essa intenção.
letra b: Da mesma forma que a letra a. Um único gerente não indica que a equipe fora criada com esse propósito.
letra c: Para ser horizontal a equipe não poderia conter níveis hierárquicos, logo, não haveria a subordinação mencionada na questão
letra d: correta interpretação. Teve subordinação como base da estrutura, a mesma está verticalizada
letra e: Se fosse autodirigida não precisaria de um gerente.
CADEIA DE COMANDO: EQUIPES VERTICAIS.
AMPLITUDE DE COMANDO: EQUEIPES HORIZONTAIS.
GABARITO ''D''
Quando há ao menos uma diferença que seja de hierarquia, já se tem um grupo vertical. Em uma outra classificação, também podemos chamar esse conjunto de pessoas de equipe de comando, pois é formado por um chefe e seus subordinados. Mas os itens não abordam essa opção, portanto, gabarito letra d).
Gabarito: D
A estrutura organizacional que centraliza o poder de decisão no presidente e nos departamentos subordinados é a
Chiavenato TGA - 2004
A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:
a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.3
Característica da departamentalização funcional é que ela pode ocorrer em qualquer nível da empresa e é normalmente encontrada próximo à cúpula da organização.
EMBORA A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO SEJA UMA ESTRUTURA MECANICISTA, ELA ESTÁ FOCADA NO NÍVEL MAIS BAIXO DA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, FOCO NAS ATIVIDADES, NAS TAREFAS, NAS OPERAÇÕES (NÍVEL OPERACIONAL); E NÃO NO DEPARTAMENTO (NÍVEL TÁTICO). JÁ A DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL O FOCO ESTÁ NA ESPECIALIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO.
GABARITO ''E''
GABARITO E.
Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível da empresa e é normalmente encontrada próximo à cúpula da organização.
Enquanto as organizações verticalizadas são caracterizadas por muitos níveis administrativos e hierarquia alongada, as organizações horizontalizadas caracterizam-se por uma hierarquia mais achatada que aproxima a base do topo da organização. Em relação às organizações horizontalizadas NÃO se pode afirmar que
SOBRE AMPLITUDE DE CONTROLE...
“Amplitude de controle, também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
A medida que uma pessoa sobre numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor. Ou seja, a amplitude é mais estreita nas organizações mais verticalizadas e mais ampla nas organizações mais horizontais, pois o número de subordinados por chefe tende a ser maior.
No mesmo nível hierárquico, haverá considerável variação na amplitude de controle, pois existe relação entre amplitude de controle e níveis hierárquicos, quanto maior o número de subordinados por chefe, menor será o número de níveis hierárquicos e vice-versa. "
A amplitude administrativa ou amplitude de controle significa o número de empregados que se devem reportar a um administrador. Determina o quanto um administrador deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior é o número de subordinados, e vice-versa.
A amplitude administrativa estreita provoca custo adminstrativo maior, porque existem mais administradores para cuidar de um número menor de pessoas. Cada administrador tem poucos subordinados a supervisionar e, portanto, mais tempo e energia para os deveres gerenciais e para o trabalho não-adminstrativo. Com a supervisão mais estreita, as pessoas recebem maior atenção individual e suporte do chefe, mas tem menos autonomia e menos oportunidade para direção. A amplitude estreita tende a produzir estruturas organizacionais altas e alongadas, com mais níveis hierárquicos, comunicações mais lentas e mais dificuldade de coordenação entre os diferentes grupos.
Ao contrário, a amplitude de controle larga permite custos administrativos menores, porque existem menos administradores para cuidar de um número maior de pessoas. Como os subordinados são mais numerosos, a tarefa administrativa é mais difícil, pois o administrador deve dispersar seus esforços entre o maior número de subordinados. Isso significa que outros meios devem ser encontrados para garantir a coordenação, comunicação e outros trabalhos que o organização atribui aos aos administradores. As pessoas são encorajadas a desenvolver mais habilidades e mais iniciativa, pois têm maior oportunidade para exercitar seu próprio julgamento na tomadas de decisões a respeito do seu trabalho. Essa é a maior fonte de satisfação das pessoas. Uma maior amplitude de controle tende a produzir estruturas organizacionais mais baixas e achatadas, nos quais os níveis hierárquicos são menores, proporcionando comunicação direta entre as pessoas situadas nos níveis mais baixos e mais altos da organização. Na base inferior, as pessoas que necessitam de apoio direto e intensivo de seu chefe certamente não o receberão. Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato.
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA
A amplitude administrativa (amplitude de comando ou amplitude de controle) significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar
Muitos subordinados -> amplitude de comando grande e ampla
Na prática, a amplitude média adotada por uma organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional.
· amplitude estreita com maior número de níveis hierárquicos produz estrutura ALTA e ALONGADA
· amplitude larga com poucos níveis hierárquicos produz estrutura ACHATADA e dispersada HORIZONTALMENTE
A tendência atual nas organizações é de
achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base
da cúpula e melhorar as comunicações
É cada enciclopédia nas respostas.. seria bom se fossem mais objetivos.
Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e
capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse
projeto, que é de outro setor.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao evitar a especialização, o diretor assegura a isonomia entre os funcionários, uma das características da organização formal.
ERRADO!
Creio que um funcionário trabalhar em todas as áreas não é o ideal, ainda mais em uma organização formal. Trabalhando em todas as áreas ele até perderá a noção de chefia, sem saber bem a quem se reportar para resolver algum problema, e isso traria, provavelmente conflito de informações por não ter suas especificações claras. Em alguns ambientes pode até ser a melhor escolha, agora para um setor que trabalha controle não.
Especialização do trabalho = subdivisão do trabalho em tarefas menores (geralmente específicas).
Assim, os funcionários dentro de cada departamento de uma empresa desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada, ou seja, é o contrário de isonomia; ficam isolados, fazendo uma tarefa repetitiva e chata.
Tudo bem concordo com a Márcia que isonomia não é característica de organizações formais, porém se ele evita a especialização e todos fazem tudo, isso é isonomia, todos fazem a mesma coisa.
mesma dúvida da Fabiana!
mesma dúvida da Gigi ! rs
A palavra "isonomia" vem do grego "iso", igual + "nomos", lei + "ía", abstrato e significa, literalmente, lei que igual, que estabalece a justiça mediante a igual de direitos a todos usando os mesmos critérios.
O governo resolveu estabelecer isonomia para a tributação proporcional das classes baixa, média e alta da sociedade visando a fortalecer a justiça social.
A especialização tem a vantagem do conhecimento profundo sobre certa operação mas tira a visão do todo. O rodízio de tarefas favorece o desenvolvimento profissional e continuidade do trabalho, por exemplo, se cada um faz uma tarefa em caso de falta, doença, férias o serviço vai parar....
Isonomia é o tratamento igualitário não tem nada a ver com tarefa.
DE BUROCRÁTICA A ORGANIZAÇÃO PASSOU A SER ADHOGRÁTICA, OU SEJA, ADOTOU UMA ESTRUTURA MAIS ADPTATIVA, MAIS HORIZOLTAL, DE AUTORIDADE DESCENTRALIZADA, POUCAS REGRAS E PROCEDIMENTOS, POUCA DIVISÃO DE TRABALHO, AUMENTANDO SUA AMPLITUDE DE COMANDO E REDUZINDO SUA CADEIA E MAIS MEIOS PESSOAIS DE COORDENAÇÃO (traços de informalidade).
GABARITO ERRADO
Ao evitar a especialização, o diretor assegura a isonomia entre os funcionários, uma das características da organização formal. Resposta: Errado.
Comentário: especialização é uma característica básica da administração formal (burocrática) e a isonomia (igualdade) entre os funcionários não corresponde a uma dessas características porque nesse modelo de administração (burocracia) a hierarquia deve ser observada.
Independente das características das organizações formais, ao se evitar a especialização não se assegura a isonomia entre os funcionários.
A isonomia garante que todos os funcionários sejam tratados de forma impessoal, independente do grau de especialização da empresa.
A isonomia entre os funcionários é uma das características da organização formal?
Características básicas da organização formal:
Divisão do trabalho;
Especialização;
Hierarquia;
Distribuição de autoridade e da responsabilidade;
Racionalismo.
Ao analisar essas características é possível constatar que a isonomia (igualdade) entre os funcionários não é uma característica da organização formal.
Gabarito: Errado
A organização no trabalho não se faz apenas com procedimentos,
uso correto de agenda e treinamento adequado, mas, acima de
tudo, com o casamento perfeito entre o profissional e a função
que ele ocupa. A respeito das prioridades e da organização do
trabalho, julgue os próximos itens.
Uma organização do trabalho embasada em atividades individualizadas e especializadas elimina a possibilidade de conflitos no trabalho.
ERRADO
Atividades individualizadas e especializadas não significam formas não supervisionadas, controladas e auditadas. Quando se fala destes últimos papéis, fala-se de subordinação e adequação de indivíduos a regras e a artefatos de uma organização. Podendo gerar conflitos.
Os colegas mataram a pau. Não é possível eliminar conflitos, apenas administrá-los. Cuidado, pois isso vira-e-mexe é cobrado em provas!
Logo, a questão está errada.
Diminuir os conflitos é até possível; eliminá-los, jamais!
Onde houver seres humanos haverá conflitos.
Questão radical com a cespe,geralmente, a deixa errada.
Até mesmo trabalhando sozinha, uma pessoa pode entrar em conflito... Que dirá com mais pessoas.
ERRADO
Os conflitos não derivam apenas da execução de tarefas.....
Neste caso, poderão existir conflitos por objetivos divergentes ou por falhas na comunicação.
O QUE DÁ ORIGEM AOS CONFLITOS?
- Dependência mútua de tarefas
- Ambiguidade de papéis
- Recursos compartilhados
- Comunicação
eliminar é uma palavra muito pesada
(E)rrado: Pode até diminuí-los, mas empedí--los é impossível. Até porque a organização informal subjaz à estrutura formal e ao desenho organizacional.
A organização no trabalho não se faz apenas com procedimentos,
uso correto de agenda e treinamento adequado, mas, acima de
tudo, com o casamento perfeito entre o profissional e a função
que ele ocupa. A respeito das prioridades e da organização do
trabalho, julgue os próximos itens.
Se o grau de responsabilidade e autoridade não for perfeitamente definido e entendido, o processo de organização do trabalho poderá fracassar.
Uma adequada organização do trabalho, que pretende não só o aumento da produtividade, como a diminuição do risco e acidentes, deve ter em conta fatores como:
? Monotonia repetição;
? Motivação;
? Autonomia;
? Ritmo de trabalho;
? Quantidade de trabalho;
? Responsabilização;
? Automatização;
? Grau de atenção.
PROCESSO DA FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO
1º - ANÁLISE DOS OBJETIVOS
2º - DIVISÃO DO TRABALHO
3º - DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE
4º - DEFINIÇÃO DE AUTORIDADE
5º - DESENHO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
GABARITO CERTO
O que acontece é que se as responsabilidades não forem bem definidas, isso pode despertar atrito entre os funcionáros que assumem discursos do tipo "isso compete tão somente a minha pessoa fazer" ou "isso não é a minha obrigação, mas sim a dele".
Igualmente, é importante definir bem a autoridade de cada membro para que fique claro a quem os empregados devem se reportar.
A organização no trabalho não se faz apenas com procedimentos,
uso correto de agenda e treinamento adequado, mas, acima de
tudo, com o casamento perfeito entre o profissional e a função
que ele ocupa. A respeito das prioridades e da organização do
trabalho, julgue os próximos itens.
Os empregados com metas mais claras, infraestrutura mais bem composta e esquema de trabalho definido podem usufruir de melhor qualidade de vida.
OU SEJA, O TRABALHO PODE INFLUENCIAR NO DIA A DIA (vida pessoal) DO EMPREGADO E CONSEQUENTEMENTE AFETARÁ SEU DESEMPENHO DENTRO DO SERVIÇO PARA MELHOR OU PARA PIOR.
UMA CLARA COMUNICAÇÃO ENTRE CHEFE E SUBORDINADOS, A PARTICIPAÇÃO DE SUBORDINADOS EM DECISÕES, A QUALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO (higiene, luminosidade, temperatura...); A DIMINUIÇÃO DO EXESSO DE FORMALISMO E PAPELÓRIO, DA INTERNALIZAÇÃO DAS NORMAS, DA EXIBIÇÃO DOS SINAIS DE AUTORIDADE, DA SUPERCONFORMIDADE ÀS ROTINAS E PROCEDIMENTOS, DA CATEGORIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO... OU SEJA, DEIXAR DE SER UMA ESTRUTURA BUROCRÁTICA E MECANICISTA PARA SE TORNAR UMA ESTRUTURA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. ISSO AFETARÁ EM SEU CONVÍVIO FAMILIAR.
GABARITO CERTO
CERTA
O verbo PODER na assertiva, foi o que a tornou correta. Se por acaso, o examinador impusesse, no meu entedimento estaria equivocado.
Menos stress, retrabalho,duplicidade...Melhor qualidade de vida!
A interação das organizações é feita, tanto internamente, entre seus colaboradores, quanto externamente, considerando as influências do meio que as circunda. E é da qualidade dessas interações que muito depende a continuidade de uma organização.
Ainda tendo como referência inicial o texto, assinale a opção correta.
Quando se pensa na polícia Militar, realmente a alternativa B faz sentido, mais não são todas organizações militares que tem contado direto com o público externo.
A - ERRADO - Uma atitude proativa de um colaborador se coaduna com uma visão mais avaliativa do passado. O COLABORADOR DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O ATUAL MOMENTO DA ORGANIZAÇÃO.
B - ERRADO - É típico das organizações militares a interação com o público externo. A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO É BASEADA NAS INSTITUIÇÕES MILITARES, OU SEJA, O FOCO É TOTALMENTE INTERNO. VOLTADO PARA O INTERIOR DA ORGANIZAÇÃO (CHÃO DE FÁBRICA).
C - ERRADO - Nas organizações adaptativas, foca-se mais o ambiente interno que o externo. A ADAPTAÇÃO SE DÁ ÀS CONSTANTES MUDANÇAS DO AMBIENTE EXTERNO, POIS ELE É INCONTROLAVEL. AS ORGANIZAÇÃO ESTÃO SUBMETIDAS A ACEITAR E A SE ADAPTAR A ELE.
D - CORRETO - A despeito de as empresas multinacionais apresentarem diversas similaridades nas unidades espalhadas por todo o mundo, continuam existindo diferenças próprias decorrentes da sua instalação em cada país. OU SEJA, OS INTERESSES DOS STAKEHOLDERS (clientes, fornecedores, acionistas e contribuintes) MUDAM CONFORME A POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA EMPRESA.
GABARITO ''D''
A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.
A função financeira de uma organização tem por objetivo a proteção e a utilização eficaz dos recursos.
Certo.
A função financeira têm por objetivos:
- A proteção e utilização eficaz dos recursos;
-Manter um certo grau de liquidez para que a organização consiga manter seus compromissos;
-Abranger as decisões de : Investimento - Financiamento - Controle - Destinação de Recursos.
site: http://lexquadros.com
A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.
Caso a ONG Viver com Saúde perceba que há necessidade de criar uma unidade de controle de gastos, vinculada à unidade de Brasília e supervisionada por um escritório de contabilidade externo, o responsável por essa unidade exercerá uma atividade do tipo linha e meio, à medida que o escritório atuar como assessoria.
CERTO
Atividade-fim (ou do tipo linha) é a finalidade principal do negócio de um órgão (ou empresa). Consta no contrato social da empresa como seu objetivo social. O controle de gastos será a atividade principal desta nova unidade. Ao mesmo tempo, prestará consultoria a outras unidades (atividade-meio). Atividades-meio NÃO são objetivo fim da entidade (ou empresa). Freqüentemente são atividades terceirizadas a outras empresas (Consultoria, Segurança, limpeza, etc).
Gabarito: Certo
O escritório irá trabalhar como se fosse um staf, ou seja, como assessoria da ONG Viver com Saúde.
Não consegui identificar a atividade tipo linha na nova unidade, considerando que a atividade fim da organização é na área da saúde.
OU SEJA, TORNAR-SE-Á UMA ESTRUTURA FUNCIONAL. TENDO UMA AUTORIDADE DE COMANDO E OUTRA DE ASSESSORIA QUE TAMBÉM EXERCE COMANDO (ESTRUTURA DUAL DE AUTORIDADE). NESTE CASO, A AUTORIDADE SERÁ RELATIVA E DIVIDADA DE ACORDO COM A ESPECIALIZAÇÃO. RESPONSABILIDADE PARCIAL.
GABARITO CERTO
Jetro, sogro de Moisés, ao vê-lo atender ao povo e
resolver cada problema apresentado, admoestou-o. Não é bom o
que fazes. Sem dúvida, desfalecerás assim tu, como este povo que
está contigo: pois isto é pesado demais para ti; tu não o podes
fazer assim sozinho. Ouve, pois, minhas palavras. Eu te
aconselharei, e Deus esteja contigo. Representa o povo perante
Deus. Leva a Deus as suas causas, ensina-lhes os estatutos e as
leis, e faz-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que
devem saber. Procura entre o povo homens capazes, tementes a
Deus, homens de verdade, aos quais aborreça a avareza. Põe-nos
sobre eles, por chefes de 1.000, chefes de 100, chefes de 50 e
chefes de 10, para que julguem este povo em todo o tempo. Toda
causa grave, tra-la-ão a ti, mas toda causa pequena, eles mesmos
a julgarão. Será, assim, mais fácil para ti, e eles levarão a carga
contigo. Se isto fizeres, e assim Deus te mandar, poderás então
suportar; e assim, também, todo este povo tornará em paz ao
seu lugar.
Texto bíblico do Êxodo. In: Idalberto Chiavenato.
Teoria geral da administração. v. 1, 5.ª ed.
Rio de Janeiro: Campus, 1999, p. 46 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A ordem hierárquica formada prevê um organograma composto, sequenciamente, por chefes de 10, chefes de 50, chefes de 100 e, na base, chefes de 1.000.
resposta ERRADA! na verdade, o organograma deve ser composto sequencialmente, por chefes de 1000, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10 na base.
Questão obviamente mais de interpretação de texto do que propriamente de adm.
Toda
causa grave, tra-la-ão a ti, mas toda causa pequena, eles mesmos
a julgarão.
Observa-se na questão uma estrutura linear, ou seja, piramidal...onde o chefe que esta no topo e o chefe de 1000....até chegar na base, pura interpretação de português.
corrigindo o 'concurseiro':
a estrutura não é meramente linear. é linha-staff, considerando jetro.
Tá mais pra Raciocínio Lógico que Administração...
BASTA LEMBRAR DE UMA ESTRUTURA PIRAMIDAL. O TOPO POSSUI UMA QUANTIDADE MAIOR DE SUBORDINADOS, POIS ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO. CONFORME DESCEMOS NA ESTRUTURA, A QUANTIDADE DE SUBORDINADOS DIMINUTIRÁ. O CONCEITO DA QUESTÃO ESTÁ INVERTIDO.
CHEFES DE 1000 --> CHEFES DE 100 --> CHEFES DE 50 --> CHEFES DE 10
GABARITO ERRADO
Jetro, sogro de Moisés, ao vê-lo atender ao povo e
resolver cada problema apresentado, admoestou-o. Não é bom o
que fazes. Sem dúvida, desfalecerás assim tu, como este povo que
está contigo: pois isto é pesado demais para ti; tu não o podes
fazer assim sozinho. Ouve, pois, minhas palavras. Eu te
aconselharei, e Deus esteja contigo. Representa o povo perante
Deus. Leva a Deus as suas causas, ensina-lhes os estatutos e as
leis, e faz-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que
devem saber. Procura entre o povo homens capazes, tementes a
Deus, homens de verdade, aos quais aborreça a avareza. Põe-nos
sobre eles, por chefes de 1.000, chefes de 100, chefes de 50 e
chefes de 10, para que julguem este povo em todo o tempo. Toda
causa grave, tra-la-ão a ti, mas toda causa pequena, eles mesmos
a julgarão. Será, assim, mais fácil para ti, e eles levarão a carga
contigo. Se isto fizeres, e assim Deus te mandar, poderás então
suportar; e assim, também, todo este povo tornará em paz ao
seu lugar.
Texto bíblico do Êxodo. In: Idalberto Chiavenato.
Teoria geral da administração. v. 1, 5.ª ed.
Rio de Janeiro: Campus, 1999, p. 46 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
No sistema delineado no texto, todas as causas complexas serão resolvidas pelos chefes de 1.000.
resposta ERRADA! as causas complexas serão resolvidas por moisés, e não pelos chefes de mil cuja as causas a serem julgadas, serão as de menor complexidade.
Não entendi como poderia estar errada, se na questão acima os chefes de 1000 ocupavam o nível mais elevado, logo pressupõe-se que sejam os níveis estratégicos, portanto responsáveis pelas resoluções de maior complexidade, certo??
ERRADO!
O texto fala que o grau de complexidade vai crescendo de nível em nível, começando com o chefe de 10, depois com o de 50, 100 e 1.000 e se então tivesse algo ainda mais complexo chegaria até Moisés.
A questão está errada ao afirmar que TODAS causas complexas SERÃO REVOLVIDAS pelos chefes de 1.000, pois assim exclui o julgamento de Moisés.
Concordo com o Aldo, a questão entra em contradição. Se a pessoa pode resolver a causa de 1000, ela está acima na cadeia hierarquica.
Toda causa grave, tra-la-ão a ti (Moisés), mas toda causa pequena, eles mesmos (os chefes) a julgarão.
Causas graves e complexas serão trazidas para o julgamento de Moisés, as causas menores ao chefes.
Jetro, sogro de Moisés, ao vê-lo atender ao povo e
resolver cada problema apresentado, admoestou-o. Não é bom o
que fazes. Sem dúvida, desfalecerás assim tu, como este povo que
está contigo: pois isto é pesado demais para ti; tu não o podes
fazer assim sozinho. Ouve, pois, minhas palavras. Eu te
aconselharei, e Deus esteja contigo. Representa o povo perante
Deus. Leva a Deus as suas causas, ensina-lhes os estatutos e as
leis, e faz-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que
devem saber. Procura entre o povo homens capazes, tementes a
Deus, homens de verdade, aos quais aborreça a avareza. Põe-nos
sobre eles, por chefes de 1.000, chefes de 100, chefes de 50 e
chefes de 10, para que julguem este povo em todo o tempo. Toda
causa grave, tra-la-ão a ti, mas toda causa pequena, eles mesmos
a julgarão. Será, assim, mais fácil para ti, e eles levarão a carga
contigo. Se isto fizeres, e assim Deus te mandar, poderás então
suportar; e assim, também, todo este povo tornará em paz ao
seu lugar.
Texto bíblico do Êxodo. In: Idalberto Chiavenato.
Teoria geral da administração. v. 1, 5.ª ed.
Rio de Janeiro: Campus, 1999, p. 46 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
No momento em que Moisés atenda a Jetro, cria-se uma cadeia escalar nessa organização.
Questão correta de acordo com o pensamento de FAYOL, que entendia cadeia escalar como sendo a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo da organização (também denominado principio do comando).
No exemplo citado, a linha de autoridade começa em Moisés e passa por todos os chefes, até chegar nos chefes de 10.
Alguns princípios gerais da Administração de Fayol:
DIvisão do trabalho - Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência
Unidade de comando - Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
Unidade de direção - Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenha o mesmo objetivo.
Cadeia escalar - É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.
Cadeia Escalar => É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.
Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.
A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.
Resposta : Certo
A estrutura matricial cria uma bipolaridade de comando : um chefe funcional e um chefe divisional
Gabarito: Certo.
O modelo matricial combina dois critérios de departamentalização: a funcional e a por projetos, serviços ou produtos. Portanto, cada equipe estará subordinada a dois tipos de chefia, não se respeitando a unidade de comando.
Correto os princípios que ela compromete é da - departamentalização LINEAR. Esta departamentalização se baseia no princípio da unidade de comando: o superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados. formato piramidal e comunicação formal linear.
ESTRUTURA MATRICIAL
Na Departamentalização Matricial, o gerente de projeto ou de produto, pode reportar-se apenas a um executivo de alto nível na estrutura hierárquica da organização, mas também existem casos em que ele deve reportar-se aos gerentes funcionais de maior interesse no projeto. Apesar disto, os membros específicos nas equipes de trabalho normalmente continuam associados aos seus respectivos departamentos funcionais e mantém suas responsabilidades no trabalho departamental rotineiro.
Os membros dos grupos de trabalho podem ser designados para múltiplas equipes de projeto ou produtos, com as quais mantém diferentes responsabilidades. Nestes projetos, a manutenção da autoridade e das responsabilidades são temporárias e dependem das habilidades requeridas, isto é, um supervisor em um determinado projeto pode ser um trabalhador em outro. Se os gerentes de projetos em uma situação matricial, não mantém um bom relacionamento com os gerentes funcionais, conflitos de interesses e prioridades podem surgir, o que por sinal, é citado por muitos autores como um dos principais riscos na implantação da Departamentalização Matricial. A possibilidade de dupla subordinação é um risco inerente, o que fere o princípio da cadeia de comando.
Em seu livro General and Industrial Management, Fayol apresentou o que se tornariam conhecidos como os quatorze princípios da Administração. Estes princípios incluem ambos, a unidade de comando (seu quarto princípio), e escala hierárquica (linha de autoridade). O princípio de unidade de comando de Fayol, sustentava que um subordinado deve reportar-se a apenas um supervisor. Fayol acreditava que isto era necessário para fortalecer o supervisor em uma clara posição de autoridade, prevenindo desta forma, que um subordinado recebesse ordens conflitantes de diversos superiores. Por sua vez, o princípio da escala hierárquica de Fayol, declarava que a autoridade e a responsabilidade, fluem dentro da organização um nível por vez, em uma linha vertical, do mais alto nível para o nível mais baixo. Esta linha de autoridade estabelece a hierarquia organizacional.
No caso das organizações matriciais, os empregados frequentemente tem dois gerentes ou supervisores, violando os princípios de unidade de comando e cadeia de comando. Para ser eficiente, os gerentes que trabalham nestas organizações, aprendem a compartilhar o poder, fazendo uso do confrontamento direto para resolver questões divergentes, e utilizando todas as direções da organização para disseminar informação. Estas estruturas são mais flexíveis ao princípio da cadeia de comando.
compromete = interfere, prejudica
A ESTRUTURA MATRICIAL, POR SER UMA ESTRUTURA DUAL DE AUTORIDADE, VIOLA O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO. ISSO GERARÁ MÚLTIPLAS SUBORDINAÇÕES E DIFICULTARÁ A COORDENAÇÃO, GERANDO, ASSIM, AMBIGUIDADE NA DEFINIÇÃO DE PAPEIS E RELAÇÕES.
GABARITO CERTO
Basta imaginar o quão difícil deve ser atender a dois chefes ao mesmo tempo, da mesma forma que deve ser difícil tratar com vários subordinados.
Eu li COMPREENDE princípios básicos da unidade de comando... e errei a questão.
Sinal que é hora de descansar.
DESVANTAGENS DA ESTRUTURA MATRICIAL:
~>Podem existir dificuldades na coordenação do pessoal;
~>Conflitos de interesse entre chefes funcionais e os chefes divisionais,devido à dupla subordinação;
~>Péssima coordenação entre os departamentos(interdepartamental).
Resposta: Certa
A estrutura matricial é mista ou híbrida com uma estrutura funciona e outra por projeto, processo ou produto, portanto não há unidade de comando, o funcionário deve se reportar ao chefe funcional e ao chefe do projeto por exemplo.
Gab: CERTO
Compromete a unidade de comando por ser híbrida, ou seja, funcionários se reportam a 2 autoridades. Dupla subordinação!
A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.
Comentário do Professor Rodrigo Rennó: Beleza! Na estrutura matricial não existe a unidade de comando. Podemos responder para dois chefes (ou até mais) ao mesmo tempo! É o que chamamos de autoridade dual. Gabarito: correta.
Estrutura Matricial
Desvantagens
Assertiva: "A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade."
Questão correta, como apresentado nas desvantagens da estrutura matricial. Ela compromete a unidade de comando, uma vez que tem dois ou mais chefes para cada subordinado, e compromete a equivalência entre responsabilidade e autoridade pois uma de suas desvantagens é a dificuldade para achar os responsáveis por problemas.
Gabarito: CERTO
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.
Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.
A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações.
Na organizações em rede há flexibilidade decorrente da capacidade de obter e contratar serviços quando necessário e mudá-los em pouquíssimo tempo sem quaisquer restrições. Como a organização não possui bens fixos, como por exemplo, fábricas, equipamentos ou instalações, ela pode continuamente redefinir-se e buscar novos produtos e novas oportunidades de mercado. Para os funcionários que trabalham permanentemente na organização, o desafio está na maior variedade do trabalho, e a satisfação, em executar uma atividade que muda incessantemente.
Esse tipo de estrutura impossibilita saber onde a organização está nos termos tradicionais, pois cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.
A ESTRUTURA EM REDE POSSUI UM CARÁTER INTEGRADOR COM AS DEMAIS EMPRESAS. ALÉM DO MAIS, A SUA ESTRUTURA NÃO TEM DEPENDÊNCIA EXCLUSIVA DA TECNOLOGIA, EMBORA SEJA UM ELEMENTO PRINCIPAL PARA A SUA ABRANGÊNCIA GLOBAL.
É VÁLIDO LEMBRAR TAMBÉM QUE ESSAS ESTRUTURAS ESTÃO INSERIDAS EM UM AMBIENTE QUE É ALTAMENTE COPETITIVO, DEVIDO À ABRANGÊNCIA GLOBAL NO MERCADO DA ESTRUTURA.
GABARITO ERRADO
A estrutura em rede tenta conglobar todos os setores, incentivando inclusive a terceirização, onde reduzirá os custos e ampliará o mercado competitivo dando espaço para demais empresas de diversos setores.
Legal
E
sendo marcada pela individualidade das organizações.= ERRADA
Rede é parceria.
Negativo. Nestas estruturas, as empresas buscam parcerias entre diversos fornecedores para atender às exigências dos clientes. Como podem ver, a banca está dizendo exatamente o contrário. Não existiria, assim, uma individualidade das organizações, mas sim rede de parcerias entre elas.
Gabarito: Errada
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
Resposta: Errado.
Ao contrário, não individualidade e sim busca do coletivo, da colaboração.
Estrutura em Rede
De acordo com Rodrigo Rennó, "(...)Para enfrentar esta realidade (de constante mudança), as organizações perceberam que necessitavam de ajuda, de parcerias. A antiga ideia de uma organização que “fazia de tudo” (ou verticalizada) ficou para trás. Como ninguém é “bom em tudo”, devemos nos aliar a diferentes parceiros, dependendo da necessidade do momento. Esta é a ideia central das redes organizacionais. Estas surgiram como uma necessidade de que as organizações fossem mais flexíveis e adaptáveis às mudanças no ambiente. Desta maneira, se uma empresa necessita de um novo “design” para seu novo produto, contrata um escritório de design. O mesmo ocorre quando esta empresa necessita de distribuir seu produto em um novo mercado – contrata uma empresa especializada em distribuição. Assim sendo, a empresa pode “focar” no que melhor sabe fazer e “mudar de rumo” sempre que for necessário. De acordo com este pensamento, surgiram as “organizações em rede” ou as “redes organizacionais”.(...)
Analisando a assertiva: "A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações."
A estrutura em rede tem características opostas às apresentadas na assertiva.
Gabarito: ERRADO
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.
Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.
Organizações horizontais e não burocráticas se utilizam, mais comumente, de uma estrutura linear, basicamente caracterizada por flexibilidade estrutural, favorecimento do trabalho em equipes de cooperação e descentralização de autoridade/responsabilidade.
ESTRUTURA LINEAR OU MILITAR
Fonte Imagem: Blog PEGG (Adaptado de CURY, Antonio, 2009, p.227)
Baseada na organização dos antigos exércitos, é representada graficamente por uma pirâmide demonstrando explicitamente a unidade de comando. As principais característicassão:
A chefia como fonte exclusiva de autoridade;
As ordens seguem por via hierárquica;
Cada empregado recebe ordens de um só chefe imediato
As principais vantagens:
Aplicação simples;
Fácil transmissão de ordens e recebimentos de informações;
Definição clara dos deveres e responsabilidades;
Decisões rápidas;
Fácil manutenção da disciplina;
Baixo custo de administração.
As principais desvantagens:
Não valoriza a especialização;
Organização rígida;
Exige chefes excepcionais;
Não favorece o espírito de equipe e de cooperação.
A excessiva centralização dificulta a substituição do chefe
FONTE: http://blogpegg.wordpress.com/2012/02/24/estruturas-organizacionais-tradicionais/#more-518
erro ", de uma estrutura linear,"
As organizações horizontais e não burocráticas são descentralizadas.
Estrutura linear não existe descentralização da autoridade.
Simples e objetivo, Marcio Canuto!
ESTRUTURA HORIZONTAL E NÃO BUROCRÁTICA: POSSUI ESTRUTURA ADAPTATIVA E ORGÂNICA.
ESTRUTURA VERTICAL E BUROCRÁTICA: POSSUI ESTRUTURA LINEAR E MECANICISTA.
GABARITO ERRADO
Gabarito: errado.
CESPE já cobrou o tema outras vezes. Vejamos.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico Administrativo
Chefias generalistas, estabilidade e constância nas relações são características próprias da estrutura organizacional linear.
Gabarito: certo.
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: Correios Prova: Analista de Correios - Administrador
A mudança de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes, que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos e minimizar a centralização de decisões, é exemplo de reengenharia organizacional.
Gabarito: certo.
Estrutura Linear é: burocrática, inflexível, vertical, unidade de comando, decisões centralizadas. Oposto de tudo que citou
estrutura verticais.
Gab: ERRADO
Linear e flexível não combinam.
Sobre os atributos criatividade e capacidade de inovação em uma organização dinâmica:
I. A invenção do balão pelos irmãos Montgolfier, no século XVIII, é um exemplo de inovação.
II. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.
III. Uma organização que estimula a criatividade valoriza, acima de tudo, a disciplina, a pontualidade, a economia, a racionalidade e a ordem.
IV. Criatividade é a habilidade de aplicar soluções criativas e valiosas a problemas e oportunidades, compreendendo também a implementação destas soluções.
V. Inovação é a habilidade de desenvolver novas ideias e de descobrir novas formas de compreender problemas e vislumbrar oportunidades.
1-Certo . Em junho de 1783 aconteceu o verdadeiro nascimento das atividades aéreas com o vôo do balão tripulado dos irmãos franceses fabricantes de papel, Joseph e Etienne Montgolfier, que chegou a atingir cerca de 2 mil metros de altura. Foi uma grande inovação, pois conseguiram colocar a idéia em algo tangível.
2-Certo.
3-Errado. As empresas que praticam a inovação desenvolvem facilitadores como estrutura descentralizada, reconhecimento dos funcionários, ausência de punição por erros e estímulo à experiência. Além disso, praticam o permanente treinamento de suas equipes nos requisitos básicos da inovação: criatividade, empreendedorismo, projetos e mudanças.
4-Errado. Conceito de Inovação. Inovação é gerar valor a partir das idéias originais.
5-Errado. Isso é criatividade. Só criatividade não resolve nada, para ser criativo basta ter necessidade, mas para ser inovador é preciso conhecimento, espírito empreendedor, disciplina e educação, conhecimento para transformar a idéia em algo tangível, um projeto, um protótipo( Waldez Ludwig).
Gabarito: letra A.
Criativadade é um processo de criar novas formas de solucionar determinadas situações. A inovação constitui parte desse processo de criatividade, inovar é aplicar a ideia criada, portanto agregando valor a organização.Um ambiente organizacional que propiciará o comportamento criativo, será uma organização com menos rigidez e formalidade.
Gab A
Erros em vermelho.
III. Uma organização que estimula a criatividade valoriza, acima de tudo, a disciplina, a pontualidade, a economia, a racionalidade e a ordem.
IV. Criatividade é a habilidade de aplicar soluções criativas e valiosas a problemas e oportunidades, compreendendo também a implementação destas soluções.
V. Inovação é a habilidade de desenvolver novas ideias e de descobrir novas formas de compreender problemas e vislumbrar oportunidades
Criatividade está ligada às novas visões e novas maneiras de se analisar um problema ou uma questão.
É função de três elementos: a especialização ou competência (“expertise”), o pensamento criativo e a motivação.
Inovação consiste no uso de uma nova ideia para a utilização em um novo processo, produto ou serviço (ou na melhoria de um processo, produto ou serviço existente), de modo a que a organização possa atingir seus objetivos. Pode ser incremental (melhorias contínuas e aprimoramento em algo já existente) ou radical (rompe com o que existia antes, cria um produto, processo ou modelo de gestão novo).
Com relação à dinâmica das organizações na contemporaneidade, analise as afirmativas abaixo.
I. O modelo mecanicista e hierarquizado tende a reaparecer, pois ele é o mais adequado para as organizações empresariais, devido ao enorme tamanho e à gigantesca concentração de recursos necessários na Era da Globalização.
II. A realidade das organizações se tornou tão complexa e multidimensional, que a integração deve ser obtida através da comunicação interorganizacional entre colegas, e não apenas através da hierarquia.
III. O mundo contemporâneo assiste à emergência de um novo tipo de organização, formada por unidades de negócios, horizontalizada, voltada para projetos e operações descentralizadas.
IV. Com o aumento da complexidade das organizações, as empresas passaram a introduzir uma estrutura hierárquica que concentra o poder e aumenta a capacidade de reflexão da alta gerência.
V. Na época da globalização, para sobreviver à mutabilidade e à instabilidade ambiental, as empresas precisam ser altamente disciplinadas, orientadas por planejamento detalhado de forma a se antecipar a todos os eventos possíveis, tornando-se assim capazes de controlar o ambiente de tarefa.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
Em função da complexidade, da natureza multivariada e da constante mudanças e recomendável que se trate o ambiente de acordo com o grau de influencia “micro” ou “operacional”.
a) Ambiente Geral: e também chamado macro ambiente e é constituído de um conjunto amplo e complexo, de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as organizações, é um conjunto de condições genéricas e externas a organização que contribuem de um modo geral para tudo aquilo que ocorre em cada organização, para as estratégias adotadas e para as conseqüências das ações organizacionais. Geralmente pode ser constituído das variáveis que não estão associadas ao dia-a-dia da organização: tecnologia, políticas, econômicas, sociais, demográficas e ecológicas.
b) Ambiente de tarefa: é o contexto ambiental mais próximo da organização que lhe fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. O ambiente de tarefa é constituído pelas partes do ambiente que são relevantes ou potencialmente relevantes para a organização poder estabelecer e alcançar seus objetivos. Geralmente constituído de agentes com quem a organização tem uma relação direta no seu dia-a-dia como os consumidores, clientes, usuários, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.
Acredito que o erro na V seja porque fala em planejamento detalhado (operacional), e a empresa deve ser sobreviver à instabilidade ambiental usando plan estratégico que é conceitual e não detalhado (técnico/ operacional). Um fator a parte, na época de globalização a inovação é indispensável.
Acredito que o erro na V seja porque fala em planejamento detalhado (operacional), e a empresa deve ser sobreviver à instabilidade ambiental usando plan estratégico que é conceitual e não detalhado (técnico/ operacional). Um fator a parte, na época de globalização a inovação é indispensável.
O erro da V é que a introdução da alternativa refere-se ao que é externo à organização, ou seja Ambiente Geral (Macro ou externo - cujas variáveis não são controláveis) enquanto que a conclusão da alternativa refere-se ao Ambiente de Tarefa (Micro ou interno - cujas variáveis são controláveis).
As variáveis Controláveis - como o nome já diz, estão dentro do campo de controle da direção da empresa e ali ela pode mudar e intervir como quiser, basta vontade da empresa.
Já as variáveis não controláveis - como o nome também já diz, não são controlados pela empresa, e ela tem que se adaptar a esse ambiente para sobreviver.
I. ERRADO - O modelo mecanicista e hierarquizado tende a reaparecer, pois ele é o mais adequado para as organizações empresariais, devido ao enorme tamanho e à gigantesca concentração de recursos necessários na Era da Globalização. A ESTRUTURA ADAPTATIVA, PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA ESTÁ TOMANDO - CADA VEZ MAIS - O LUGAR DA ESTRUTURA MECANICISTA.
II. CORRETO - A realidade das organizações se tornou tão complexa e multidimensional, que a integração deve ser obtida através da comunicação interorganizacional entre colegas, e não apenas através da hierarquia. OU SEJA, A COMUNICAÇÃO VAI ALÉM DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO (intrarorganizacional), ELA ABRANGE OUTRAS ORGANIZAÇÕES (interorganizacional). ESSA ABRANGÊNCIA SE DÁ PELA ORGANIZAÇÃO INFORMAL; SAINDO, PORTANTO, DA RELAÇÃO DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO.
III. CORRETO - O mundo contemporâneo assiste à emergência de um novo tipo de organização, formada por unidades de negócios, horizontalizada, voltada para projetos e operações descentralizadas. TRATA-SE DA ESTRUTURA EM REDE. NADA DE HIERARQUIA E NEM DE SUBORDINAÇÃO, AS UNIDADES SÃO, NA VERDADE, FORMADAS POR PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES. TRATA-SE DA ESTRUTURA MAIS ORGÂNICA DE TODAS, TOTALMENTE HORIZONTALIZADA.
IV. ERRADO - Com o aumento da complexidade das organizações, as empresas passaram a introduzir uma estrutura hierárquica que concentra o poder e aumenta a capacidade de reflexão da alta gerência. É O CONTRÁRIO! AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO COM SUAS CADEIAS DE COMANDO CADA VEZ MENORES. A COMPLEXIDADE FAZ COM QUE O ADMINISTRADOR DELEGUE MAIS O PODER DE DECISÃO AOS NÍVEIS INFERIORES (descentralização) E AMPLIE MAIS O SEU COMANDO.
V. ERRADO - Na época da globalização, para sobreviver à mutabilidade e à instabilidade ambiental, as empresas precisam ser altamente disciplinadas, orientadas por planejamento detalhado de forma a se antecipar a todos os eventos possíveis, tornando-se assim capazes de controlar o ambiente de tarefa. O PLANEJAMENTO DETALHADO (OPERACIONAL) POSSUI FOCO INTERNO. O AMBIENTE MUTÁVEL E INSTÁVEL É O AMBIENTE EXTERNO, QUE É ANALISADO PELO PLANEJAMENTO AMPLO/GLOBAL (ESTRATÉGICO).
GABARITO ''C''
O formato organizacional que assegura maior flexibilidade é
a estrutura de redes de equipes é o que assegura maior flexibilidade
Estrutura em Rede de Equipes ou Organizações em Redes ou Network Organization - possui como principais
vantagens a Flexibilidade da força de trabalho, competitividade global e baixo custo.
Estrutura Funcional - vantagens principais:
Chefes especializados, promove a cooperação em equipe o aperfeiçoamento e a especialização.
Estrutura Matricial (estrutura mista) - vantagens principais:
Uso eficiente dos recursos, forte especialização de habilidades e a combinação das vantagens de outras estruturas.
A estrutura em rede corresponde à desagregação das principais funções da organização em companhias separadas que são interligadas por intermédio de uma pequena organização central. Geralmente, os serviços de cada função da organização são conectados eletronicamente. O organograma nesse tipo de estrutura é diferenciado em sua forma circular ou estrelada.
Segundo o Prof. Erick Moura, a estrutura em rede possui as seguintes vantagens :
- A abordagem em redes proporciona competitividade em escala global;
-Flexibilidade decorrente da capacidade de obter e contratar serviços quando necessário e mudá-los em pouquíssimo tempo sem quaisquer restrições;
-Mesmo em pequenas organizações ela permite utilizar recursos em qualquer lugar e alcançar melhor qualidade e preço, bem como distribuir e vender produtos e serviços no mundo todo.
-Os custos administrativos são baixos.
-Não requer hierarquia, nem grandes equipes de administradores;
-Utiliza-se da abordagem de livre mercado para substituir a hierarquia vertical.
ALTERNATIVA CORRETA: Letra "A".
A estrutura mais flexível é a estrutura em rede de equipes, ideal para ambientes altamente mutáveis.
Fonte: Giovanna Carranza
A ESTRUTURA EM REDE/VITUAL/RADIAL É A ESTRUTURA MAIS ORGÂNICA E ADAPTATIVA DE TODAS!!!
B - ERRADO - a estrutura funcional linear. A CENTRALIZAÇÃO, O ÚNICO CHEFE POSSUI CERTA RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS.
C - ERRADO - o sistema orgânico homeostático. A HOMEOSTASIA NÃO PERMITE QUE A ORGANIZAÇÃO SEJA AMBICIOSA, ELA ACABA TENDO MEDO DE SE ARRISCAR. OU SEJA, EMBORA HAJA MUDANÇAS, NÃO PASSA DE UM DETERMINADO PONTO.
D - ERRADO - a estrutura matricial. A QUEBRA DA UNIDADE DE COMANDO TENDE A GERAR CONFLITOS, PELO FATO DE CRIAR AMBIGUIDADE NA DEFINIÇÃO DE PAPEIS E RELAÇÕES.
AÍ GERA A DÚVIDA DO ALUNO: Uia! tanto na estrutura centralizada, quanto na descentralizada não possui um grau de mudanças maior do que a estrutura em rede? SIM! PORQUE A ESTRUTURA EM REDE NÃO POSSUI NENHUMA RALAÇÃO DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO, OU SEJA, NADA LÁ É VERTICAL. A ESTRUTURA É HORIZONTALIZADA. QUANTO ÀQUELAS UNIDADE, SÃO, NA VERDADE, PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES.
AGORA, SE DENTRO DESSAS UNIDADES TEM ALGUM TIPO DE HIERARQUIA, NÃO IMPORTA, PORQUE A RELAÇÃO QUE DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO É QUANTO Á COMUNICAÇÃO DA UNIDADE COM O CENTRO VIRTUAL (totalmente sem hierarquia).
GABARITO ''A''
Fiquei em dúvida em relação à letra c. Mas acredito que ao dizer "formato" a questão deixa claro que se refere à estrutura, o que pode ser percebido pelas maiorias das alternativas, que de fato apresentam tipos de estruturas. Assim, a letra c, apesar de apresentar conceitos que se referem à adptabilidade da organização, sua capacidade de mudança, portanto, flexibilidade, não se relaciona com o seu formato.
Gab.: Alternativa A
Estrutura em rede:
As estruturas modernas, redes (networks) ou teias são mutáveis, ágeis e flexíveis, podendo ser tanto definitivas (permanentes) quanto transitórias. Cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.
Paradigmas são modelos ou padrões que referenciam explicações de como lidar com diferentes situações. Considerando as mudanças ocorridas neste início de século, pode-se dividi-los em paradigmas tradicionais e paradigmas do terceiro milênio. Nessa perspectiva, analise os paradigmas que se seguem.
I - Ênfase na competitividade
II - Ênfase na eficiência
III - Estruturas organizacionais enxutas
IV - Emprego e carreiras estáveis
V - Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes com educação de nível superior
Dentre os paradigmas listados, são tradicionais APENAS os paradigmas
Modelos Tradicionais de Paradigmas são aqueles que surgiram desde os primórdios da evolução da Administração.... Assim sendo, dentre as alternativas disponíveis temos:
I - Ênfase na competitividade: Teoria RECENTE! A ênfase na Competitividade faz parte das Novas Abordagens da Administração.
II - Ênfase na eficiência: Paradigma TRADICIONAL/ANTIGO. Conceito de eficiência surgiu com Taylor, dentro dos seus estudos da ORT. (A eficácia surge com a Teoria Neoclássica).
III - Estruturas organizacionais enxutas: Organizações enxutas, são aquelas que procuram maneiras de eliminar os recursos desnecessários para que as empresas possam operar com menos e conquistar cada vez mais. Modelos que refletem essa tendência? Temos o BSC; Planejamento Estratégico; Terceirização, entre outros.. Todos fazem parte das "Novas Abordagens".
IV - Emprego e carreiras estáveis: Faz parte de um Paradigma TRADICIONAL/ANTIGO. A própria divisão do trabalho e a especialização, imposta por Taylor, leva o funcionário a uma "superespecialização" da tarefa, onde o funcionário entrava e sai da empresa fazendo unicamente a mesma tarefa. Isso existe até hoje. O próprio concurso público, que tanto almejamos, é uma carreira estavel. Porém, o conceito de carreira estável, é algo bem antigo.
V - Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes com educação de nível superior: Modelo super moderno, adotados, por ex., em companhias como a Google!
PARADIGMAS TRADICIONAIS | PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO |
* Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas | * Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores. |
* Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes | * Trabalhadores em serviços e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos |
* Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa | * Grupo de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior.. |
* Emprego e carreira estáveis | * Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo. |
* Grandes estruturas organizacionais | * Estruturas organizacionais enxutas. |
* Ênfase na eficiência | * Ênfase na competitividade |
* Interesse da empresa e do acionista | * Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial |
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; sua especialização do trabalho é altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal; tendência a agrupar especialistas das unidades funcionais para propósitos de organização interna divididos em pequenas equipes de projetos, baseadas no mercado, que visam a execução de um trabalho específico; adota a descentralização seletiva das equipes localizadas em vários pontos da organização, envolvendo vários grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Estas são características da estrutura organizacional denominada
A) matircial- É denominada organização em grade ou matriz e envolve cadeias de comando funcionais e divisionais simultaneamente na mesma parte da organização. A matriz tem duas linhas de autoridade: cada unidade se reporta a dois superiores e cada pessoa tem dois chefes. Um para atender à orientação funcional (seja finanças, vendas, etc) e outro para atender à orientação divisional (seja o produto/serviço, cliente, localização geográfica, processo ou para o projeto específico que está sendo desenvolvido). É uma estrutura mista utilizada quando a organização deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais.
B) funcional- aplica o princípio funcional ou especialização. Caracteriza-se pela autoridade diluída, comunicação direta, descentralização e supervisão técnica;
C) adhocracia- correta
D) divisionalizada- A abordagem divisional ou divisionalizada ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Na estrutura divisional, cada divisão é criada como uma unidade autocontida e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço ou parte dele.
E) por projeto- indicado para empresas que produzem por “encomendas”, (estaleiros, construtoras etc.). Nessas empresas, cada produto é um projeto especializado, voltado para atender a necessidade do requisitante. Geralmente exige grande concentração de recursos.
(Prof. José Carlos)
Eu acho que a resposta foi a letra C, adhocrática, porque a estrutura adhocrática/orgânica é gênero da qual é espécie a estrutura matricial e a de redes.
A- Estrutura matricial: Combina dois tipos de departamentalização, geralmente a funcional e por projetos. Estrutura híbrida
B- Funcional: pautada na especialização das diversas unidades.
C- Adhocratica- Exatamente como na discrição, é uma estrutura livre, quase o contrário da burocracia.
D- Divisionalizada - Critério de departamentalização. Não é uma estrutura em si.
E- Por projeto: tipo de divisão/departamentalização que possui como característica a integração de setores na consecução de um projeto temporário. Geralmente, quando combinada à funcional, dá origem à estrutura matricial.
AMBAS QUESTÕES DA FCC - REPETIÇÃO DE ENUNCIADOS
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; especialização do trabalho é altamente horizontalizada; tendência a agrupar especialistas; adoção da descentralização seletiva das equipes localizadas em vários pontos da organização, envolvendo vários grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Trata-se de estrutura organizacional do tipo ADHOCRACIA. (questão 2008).
___________
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; sua especialização do trabalho é altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal; tendência a agrupar especialistas das unidades funcionais para propósitos de organização interna divididos em pequenas equipes de projetos, baseadas no mercado, que visam a execução de um trabalho específico; adota a descentralização seletiva das equipes localizadas em vários pontos da organização, envolvendo vários grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Estas são características da estrutura organizacional denominada ADHOCRACIA. (QUESTÃO 2006).
PAREI NO "altamente orgânica", OU SEJA, BASEADA NA ADHOCRACIA, E NÃO NA BUROCRACIA.
COMO EXEMPLO, TEMOS A ESTRUTURA EM REDE. TRATA-SE DA ESTRUTURA MAIS ORGÂNICA DE TODAS.
GABARITO ''C''
A Adhocracia é um termo criado por Alvin Tofler e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change“. É um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo.
Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização.
Características da Adhocracia
As principais características de uma organização adhocrática que merecem destaque, são:
Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares;
Estrutura organizacional orgânica;
Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho;
Forte presença da especialização do trabalho na formação;
Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho;
Elevado grau de descentralização;
Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.
http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/
Adhocracia, mais conhecida como bagunça organizada e que no fim não resulta em nada a não ser em bagunça. Quando os prazos estão prestes a vencer contratam empresas ou profissionais terceirizados para resolver os problemas que nunca existiriam sem a "adhocracia".
GABARITO: LETRA C
ADHOCRACIA:
A adhocracia é o oposto da burocracia; significa uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. É indicada para organizações que dependem de empreendedorismo contínuo, para o sucesso em ambientes complexos, dinâmicos e altamente mutáveis. É importantíssimo lembrar que adhocracia é o oposto da burocracia, assim como o controle adhocrático é o oposto do controle burocrático.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
As contribuições de Joan Woodward para o desenvolvimento da teoria organizacional são inúmeras e importantes. Ganham destaque entre as suas contribuições as resultantes de incursões pelo campo da tecnologia e estrutura organizacional. Para melhor entender as correlações entre tecnologia e estrutura ela subdividiu os sistemas produtivos em três grandes grupos:
Essa pesquisa teve a finalidade de verificar se os princípios de administração propostos pelas teorias administrativas se relacionavam com o êxito do negócio quando colocados em prática. Woodward classificou as empresas pesquisadas em:
Produção unitária ou oficina: unidades ou pequenas quantidades, produto é modificado à medida que é feito, utilização de variedade de instrumentos e ferramentas, processo produtivo menos padronizado e menos automatizado. Ex. produção de navios, geradores e motores de grande porte, aviões comerciais, locomotivas e confecções sob medida. Produção em massa ou mecanizada: grande quantidade, linha de montagem, máquinas que executam uma ou mais operações sobre o produto. Ex. montadoras de automóveis. Produção em processo ou automatizada: produção em processamento contínuo, monitoração de poucos operários, participação humana mínima. Ex. refinarias de petróleo, produção química ou petroquímica, siderúrgica, etc.Por volta de 1960, uma socióloga inglesa chamada Joan Woodward, conduziu uma pesquisa para conhecer os fatores de êxito dos negócios. Classificou as empresas em três tipos de tecnologia da produção: produção em massa ou mecanizada, em processo ou automatizada e produção unitária ou oficina.
Produção em massa ou mecanizada - A produção é feita em grande quantidade. Os funcionários trabalham em linha de montagem ou operando máquinas que podem desempenhar uma ou mais operações sobre o produto. É caso da produção que requer máquinas operadas pelo homem e linhas de produção ou montagem padronizadas, como as empresas montadoras de automóveis.
Produção em processo ou automatizada - A produção em processamento contínuo ocorre quando a produção é realizada através de máquinas e equipamentos em que um ou poucos funcionários monitoram um processo total ou parcialmente automático de produção. A participação humana é mínima. É o caso do processo de produção empregado nas refinarias de petróleo, produção química ou petroquímica, cimento, siderurgias.
Produção unitária ou oficina - A produção é feita por unidades ou pequenas quantidades, cada produto a seu tempo, sendo modificado a medida que é feito. Os funcionários utilizam uma variedade de instrumentos e ferramentas. O processo produtivo é menos mecanizado e menos automatizado. É caso de produção de navios, geradores e motores de grande porte, aviões, locomotivas ou edifícios.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato.
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui. | editar | excluir
É isso que faz com que o estudo da administração seja "chato", sempre tem alguém que pensou em alguma coisa e criou sua própria classificação e conceito.
A partir de hoje estou desenvolvendo o sistema de ensino da "Sopeira Tramontina" que, acredito, é o melhor que existe. Ele é baseado nos meus estudos para concursos tomando como referência a Vunesp, FCC e Esaf nos últimos 06 anos.
Através dos meus estudos, descobri que os Examinadores são muito "xaropes" e percebem rapidamente quando os candidatos já dominam um assunto. Quando os examinadores percebem que os candidatos já dominam o assunto de determinado ícone da ciência - seja ela qual for - passa a procurar qualquer tranqueira que possa embasar sua questão (pois sabe que vai chover recurso), mesmo que seja um artigo científico publicado pelo professor dele na época da faculdade.
bons estudos
Muito chato mesmo, Nanni. Odeio essa matéria!
Na busca por melhorias estruturais e consistentes, as empresas modernas estão abandonando suas antigas estruturas e aderindo à estrutura por
Olá pessoal...
A busca por melhorias estruturais e consistentes tem feito com que as organizações passem a rever a condução de suas atividades em busca de formas mais abrangentes, nas quais essas atividades passem a ser analisadas não em termos de funções, áreas ou produtos, mas de processos de trabalho (MARANHÃO; MACIEIRA, 2004).
Assim, as empresas modernas estão abandonando a antiga estrutura por funções (ou tradicional) e aderindo a estrutura por processos, organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos organizacionais.
Fonte: Arnaud Velloso Pamponet, maio de 2009
Bons Estudos !
Quem quiser saber mais sobre PROCESSOS DE TRABALHO, da uma lida neste artigo na parte em que fala sobre o tema:
Essa questão tem tudo a ver com a Reengenharia por processos.
fcc uma hora diz que a por processos é departamentalizacao e outra estrutura. Assim fica dificil...
E eu procurando nas alternativas, alguma que dissesse: "Estrutura em rede". Assim fica difícil mesmo... cada banca quer uma coisa e tem isso como certo apenas para ela. Como eu disse: Qto mais estudo administração, menos entendo... :(
Ah, o gabarito é letra C.
As questões de ADM são as mais mal elaboradas num concurso.
Cada prova pedem um conceito diferente. Inventam e reinventam moda. Lixo.
FCC LIXO
Como exemplo de recurso tangível de uma organização observa(m)-se
Resposta: letra D - Equipamentos de produção
Recursos tangíveis: máquinas, instalações, quantidade de matéria-prima, de trabalho e etc.
Recursos intangíveis: gestão, cultura organizacional, conhecimento e etc.
Recursos tangíveis são aqueles que podemos tocar (são coisas palpáveis). Equipamentos, máquinas, pessoas, etc.
Por sua vez, recursos intangíveis são os que, apesar de fazerem parte da organização, são mais difíceis de mensurar. Muitas organizações modernas possuem um ativo intangível muito maior do que o tangível. A marca, por exemplo, em muitos casos é muito mais valiosa do que toda a estrutura física de uma empresa; o capital intelectual das organizações (muito comentado atualmente) é preciosíssimo para as empresas modernas.
Enfim...
tangível - aquilo que dá para tocar.
intangível - aquilo que não dá para tocar.
Marca a alternativa D e pau na máquina...
Acerca das funções, dos fundamentos organizacionais e do processo
de organização, julgue os itens seguintes.
Entre os aspectos que compõem o processo de organização estão a análise e a interpretação dos dados de entrada, a criação e análise das alternativas organizacionais e a escolha da estrutura organizacional mais adequada.
CERTO
Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar, com quais recursos, chama-se planejamento.
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO
I. Analisar os objetivos (dados de entrada) e o trabalho a serem realizados.
II. Dividir o trabalho de acordo com os critérios mais apropriados.
III. Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.
IV. Definir os níveis de autoridade.
V. Desenhar a estrutura organizacional.
O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO É O ATO DE ORGANIZAR, ESTRUTURAR E INTEGRAR OS RECURSOS E OS ORGÃOS INCUBIDOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO E ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE ELES E SUAS ATRIBUIÇÕES:
- ANALISAR DOS OBJETIVOS (dados de entrada estabelecidos pela etapa anterior: planejamento)
- ALOCAR OS RECURSOS
- DIVIDIR DO TRABALHO
- ATRIBUIR A AUTORIDADE
- ATRIBUIR A RESPONSABILIDADE
- DESENHAR DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
GABARITO CERTO
Obs.: A função organização não "define" nada! A definição das coisas é feito no planejamento. A organização apenas atribui algo que já foi definido anteriormente.
Entre os aspectos que compõem o processo de organização estão a análise e a interpretação dos dados de entrada, a criação e análise das alternativas organizacionais e a escolha da estrutura organizacional mais adequada. Resposta: Certo.
Comentário: o processo administrativo organização compreende a análise e interpretação dos dados de entrada (interpretação do planejamento), criação e análise das alternativas organizacionais (estrutura ou departamentos).
Acerca das funções, dos fundamentos organizacionais e do processo
de organização, julgue os itens seguintes.
Em uma organização, o processo de apoio é entendido como uma sequência de atividades integradas que possuem início, meio e fim, e se relaciona com a transformação de insumos em produtos ou serviços destinados aos clientes externos ou internos.
Os processos de apoio representam uma actividade interna, geralmente transversal, permitindo assegurar o bom funcionamento da empresa. Os processos de apoio são geralmente invisíveis para o cliente (beneficiário). Pode tratar-se, por exemplo, da gestão financeira, da gestão de recursos humanos, a formação, etc.
Processo é um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas). Esses processos são geralmente planejados e realizados para agregar valor aos serviços/produtos. (GESPUBLICA. Processo de apoio é uma categoria de procesos que dão suporte a alguma atividade-fim da organização, tais como: gestão de pessoas, gestão de material etc.
A questão descreve um projeto e não um processo de apoio.
Os processos são contínuos.
Os projetos possuem prazo certo, ou seja início-meio-fim e se forem bem sucedidos poderão ser incorporados nos processos.
ERRADO - a definição é de processo principal
Processos: são seqüências de atividades que recebem entradas e agrega-lhes valor e as transforma em resultados. Têm início e fim bem determinados, numa sucessão clara e lógica de ações interdependentes que geram resultados.
Processos principais - são aqueles que agregam valor diretamente ao que será entregue ao cliente, enfim, aqueles que são percebidos, sejam nos produtos ou serviços.
Os outros, necessários para se chegar ao resultado como, por exemplo, contabilidade e setor financeiro, que o cliente não nota, são considerados de apoio. Na fabricação de uma geladeira, por exemplo, pintura e embalagem são itens facilmente perceptíveis (processos principais), já a manutenção do equipamento que produz a peça é de apoio.
Fonte: Gestão por Processos - Pedro Paulo Galindo Morales.
De acordo com o da Luciene, só incluindo que é invisível para o cliente externo,
Já que o processo de apoio é específicamente voltado para o cliente interno da organização,
É necessario ampliar a visão do cliente,
E não se esquecer que ele não é somente o comprador final do produto ou serviço,
O cliente pode ser também um funcionário que recebe um treinamento da área de RH (processo de apoio)
O processo de apoio é voltado principalmente para os cliente internos.
questão errada!
--
Vamos deixar suor pelo caminho..
São 3 tipos de processos administrativos em um negócio, o BPM (Business Process Management):
1 - Processos Primários ou finalísticos: está relacionado diretamente com os clientes, de modo que representam as atividades essenciais para que as organizações cumpram a missão fixada para seu negócio;
2 - Processos de Suporte e Apoio: São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários;
3 - Processos de Gestão ou Gerenciais: contempla as medições, monitoramentos, controles e gestão do negócio, ditando influência direta na capacidade de realização das atividades, de maneira que a organização atue conforme seus objetivos e metas de desempenho.
Logo, a questão troca o conceito de Processo Primário por Processos de Apoio...Em uma organização, o processo de apoio é entendido como uma sequência de atividades integradas que possuem início, meio e fim, e se relaciona com a transformação de insumos em produtos ou serviços destinados aos clientes externos ou internos.
O PROCESSO DE AOPIO VISA A DAR APOIO AO PROCESSO PRINCIPAL.
A QUESTÃO CONCEITUOU O PROCESSO DE APOIO COMO UM PROCESSO PRINCIPAL.
GABARITO ERRADO
Gab: ERRADO
Em uma organização, o processo de apoio é entendido como uma sequência de atividades integradas (ok, aqui está certo, uma vez que um processo é caracterizado por uma sequência ordenada de atividades) que possuem início, meio e fim, (errado, aqui a questão cita projeto, pois ele que possui começo, meio e fim definidos. São temporários) e se relaciona com a transformação de insumos em produtos ou serviços destinados aos clientes externos ou internos (aqui já volta com o conceito de processo).
Portanto, pela mistura de conceitos, gabarito errado.
O novo diretor de determinado órgão público pretende
reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando.
Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do
órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo
restante da organização.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao propor a departamentalização, o diretor deve considerar que as atividades com maior participação para a consecução dos objetivos da organização deverão estar subordinadas ao nível hierárquico mais próximo à base da pirâmide organizacional.
Muito pelo contrário. Atividades com maior participação para a consecução dos objetivos são estratégicas para a organização. Dada a sua importância, essas atividades devem estar próximas à cúpula da organização, ou seja, distantes da base da pirâmide organizacional.
Questão ERRADA.
Fonte: Ponto dos Concursos.
A base da pirâmide, entendida
como sendo os níveis mais baixos da organização, ocupa-se das atividades
operacionais. A consecução dos objetivos da organização estão no nível
estratégico e devem estar subordinados
ao alta administração (topo da pirâmide).
Gabarito Errado.
* O topo da pirâmide, nível estratégico, está mais voltado para a eficácia (que é o alcance dos objetivos)
* O nível mais baixo da pirâmide, nível operacional, está mais voltado para a eficiência (que é a otimização dos recursos)
* Portanto, atividades com maior participação para a consecução dos OBJETIVOS da organização deverão estar subordinadas ao nível hierárquico mais próximo AO TOPO da pirâmide organizacional.
"atividades com maior participação para a consecução de objetivos" = EFICÁCIA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
quanto mais próximo do topo --> atividades voltadas para a EFICÁCIA (nível estratégico)
quanto mais próximo da base --> atividades voltadas para a EFICIÊNCIA (nível operacional)
GABARITO: ERRADO!
Questão bastante ampla que combina os conhecimentos sobre estrutura organizacional com a visão dos três níveis da organização: estratégico, tático e operacional.
No nível estratégico é onde as principais decisões são tomadas, e onde se busca o longo prazo. Na estrutura, está refletido na presidência e diretorias.
O nível tático é aquele que trata das decisões que buscam implementar a estratégia de forma ampla, aplicada. Possui visão de médio prazo e abarca áreas específicas do conhecimento ou da organização. Na estrutura, vê-se refletida nas gerências dos departamentos e áreas.
O nível operacional é responsável pela tomada de decisões corriqueiras e rotineiras, sendo consequência da tática aplicada ao dia-a dia organizacional. Na estrutura, refere-se aos cargos do nível mais baixo da organização.
Assim, quando a questão combina decisões importantes com nível mais baixo, está errada! É exatamente o contrário! As decisões mais importantes devem ser tomadas próximas ao topo organizacional!
Fonte: Estratégia Concursos
BONS ESTUDOS!
Ao propor a departamentalização, o diretor deve considerar que as atividades com maior participação para a consecução dos objetivos da organização (OU SEJA, PARA O FIM DESEJADO, PARA A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL) deverão estar subordinadas ao nível hierárquico mais próximo AO TOPO da pirâmide organizacional.
EFICÁCIA: ÊNFASE NOS FIM ----> ESTRATÉGICO - VOLTADO PARA O TOPO DA ESTRUTURA.
EFICIÊNCIA: ENFASE NOS MEIOS ----> OPERACIONAL - VOLTADO PARA A BASE DA ESTRUTURA.
GABARITO ERRADO
Um marxista responderia CERTO.
Maior participação=mais gente=operacional... mais distante do topo da pirâmide (estratégico). Mais próximo ao nível tático.
Porque os comentários não tem relação com a questão???
Julgue os itens seguintes, relativos a tipos de estrutura organizacional, natureza e finalidades das organizações formais modernas.
Chefias generalistas, estabilidade e constância nas relações são características próprias da estrutura organizacional linear.
A forma estrutural linear é simples e antiga, o gerente recebe e repassa as informações através de estruturas de comunicação rigidamente estabelecidas, comum em pequenas empresas ou em estágios inicias. Tem como características a autoridade única e absolutado do superior sobre seus subordinados, linhas formais de comunicação e centralização das decisões possui aspectos piramidal. Como desvantagens a organização linear possui estabilidade e constância das relações formais, podem levar a rigidez, dificulta a adaptação, não responde a mudanças rápidas e constantes de sociedade modernas, por ter um comando único e direto pode torna-se autocrático e por consequência generalista e especialização. A questão é incompleta, pois essas são desvantagens da organização linear.
Resp.: Certa
Comentário:
A Organização Linear é a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio
da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém. A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade(que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar.
Resumindo, a estrutura linear tem o formato piramidal onde cada superior tem uma autoridade única sobre o subordinado. Exemplo: Forças Armadas, diferentemente da organização funcional que é caracterizada pelo agrupamento, conforme as habilidades e conhecimentos. A autoridade é baseada na especialização com linhas diretas de comunicação, onde cada subordinado terá mais de um chefe e o gerente é um especialista.
(sigaconcursos.com.br)
Quando a questão trata de caracteristicas, podem tanto ser vantajosas ou não:
A organização linear apresenta desvantagens e limitações,
como:
a. Estabilidade e constância das relações formais.
Podem levar à rigidez e à inflexibilidade da organização
linear, dificultando a inovação e a
adaptação da organização a novas situações
ou condições externas. Como as relações formais
não mudam, a tendência para a manutenção
do status quo e para o continuismo é
inevitável. A organização linear não responde
às mudanças rápidas e constantes da sociedade
moderna.
unidade de comando torna o chefe um generalista
que não pode se especializar em nada.
Além da excessiva ênfase na chefia, a organização
linear impede a especialização, pois acumula
os chefes com todos os assuntos possíveis
dentro da organização. De tudo o chefe tem de
tomar conhecimento. Ele assume todos os assuntos
principais e secundários de sua área.
Vejo claramente nas questões da CESPE, que ela se posiciona favoravelmente ao Autor Chiavenato, principalmente por sua obra TGA 2004.
Na estrutura linear, a mais simples de todas as estruturas, não há diluição de
autoridades, fazendo com que as decisões centralizem-se no topo da
hierarquia. Assim, os chefes têm que tomar decisões que servem para todos os
funcionários na base da hierarquia, o que gera chefias generalistas.
Nesse tipo de organização, as atividades são rotineiras e previsíveis,
contribuindo para a estabilidade e a constância nas relações.
Questão CORRETA.
O que quer dizer "constância nas relações?"
Se puder, deixa resposta no meu perfil. Obrigada! :D :D :D
Estrutura linear, possui linhas formais de comunicação, centralização de decisões, ou seja, autoridade centralizada em apenas um cargo.
GABARITO: CERTO.
A unidade de comando da organização linear proporciona centralização do controle e rígida disciplina. Esses aspectos, considerados uma das vantagens desse tipo de organização, proporcionam certa estabilidade e constância nas relações. Porém, a mesma unidade de comando faz do chefe um generalista, pois como tem que cuidar de todos os aspectos afetos a sua área, não é dada a ele a oportunidade de se especializar em determinado assunto.
FONTE: Professor Marco Aurélio Corrêa.
Bons estudos!
constância- qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc.; assiduidade, frequência.
UNIDADE DE COMANDO GERA CHEFES GENERALISTAS, EMBORA EVITA A AMBIGUIDADE. (ESTRUTURA CENTRALIZADA)
IDEAL PARA SITUAÇÕES DE ESTABILIDADE, OU SEJA, DIANTE DE UM AMBIENTE ESTÁVEL, SEM MUDANÇAS.
GABARITO CERTO
A organização linear não responde
às mudanças rápidas e constantes da sociedade
moderna.
Certo
Na estrutura linear, a autoridade está centralizada em apenas um cargo.
Uma hora é unidade de comando, outra é chefia generalista.
Só fazendo um curso de vidência, bola de cristal e cartomancia pra lidar com essas questões de administração geral...
Certo.
Generalista
diz-se de ou indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.
Gabarito: CERTO
COMPLEMENTANDO
Estrutura Linear
Esta é a estrutura organizacional mais antiga que existe. Ela tem o nome “linear” porque é extremamente verticalizada: começa com alguém da alta administração da organização e vai descendo para níveis mais baixos com apenas um “setor”.
As estruturas lineares, muitas vezes, tomam a forma piramidal (de pirâmide!), pois começam por um chefe, tendo, em média, dois subordinados, e cada um desses dois com mais dois subordinados, em média, e assim por diante.
Reforçando
*** CESPE/2016 - Em relação às principais abordagens teóricas da administração, julgue o item a seguir.
Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender dos padrões organizacionais. Gab. CERTO
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.
GABARITO: CERTO.
✿ Estrutura Linear - É a forma mais simples e antiga, originada dos exércitos e organizações eclesiásticas. O nome “linear” é em função das linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados, resultando num formato piramidal de organização. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas.
A organização linear apresenta as seguintes características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; Aspecto piramidal.
Vantagens
▪ Estrutura simples e de fácil compreensão e implantação;
▪ Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos – nenhum órgão ou cargo interfere em área alheia;
▪ Estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão.
Desvantagens
▪ O formalismo das relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação a novas circunstâncias;
▪ A autoridade linear baseada no comando único e direto pode tornar-se autocrática, dificultando o aproveitamento de boas ideias;
▪ Chefes tornam-se generalistas e ficam sobrecarregados em suas atribuições na medida em que tudo tem que passar por eles;
▪ Com o crescimento da organização, as linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas, pois tudo deve passar por elas.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
Item certo.
Segundo Chiavenato, a organização linear apresenta, dentre outras características:
1. Estabilidade e constância das relações formais: podem levar à rigidez e à inflexibilidade da organização linear, dificultando a inovação e a adaptação da organização a novas situações ou condições externas. Como as relações formais não mudam, a tendência para a manutenção do status quo e para o continuismo é inevitável. A organização linear não responde às mudanças rápidas e constantes da sociedade moderna); e
2. Unidade de comando, que torna o chefe um generalista (não se especializa em nada): além da excessiva ênfase na chefia, a organização linear impede a especialização, pois acumula os chefes com todos os assuntos possíveis dentro da organização. De tudo o chefe tem de tomar conhecimento. Ele assume todos os assuntos principais e secundários de sua área.
CERTO
Linear: também conhecida como militar ou piramidal ou tipo linha, comum em empresas pequenas, caracteriza-se por respeitar ao PUC (Princípio da Unidade de Comando), valoriza questões hierárquicas, marcada pela rigidez e pela centralização de suas decisões.
Julgue os itens seguintes, relativos a tipos de estrutura organizacional, natureza e finalidades das organizações formais modernas.
Os órgãos de assessoria da organização em estrutura linha-staff exercem autoridade de linha sobre os colaboradores dos demais setores, com o intuito de alcançar os objetivos organizacionais.
O erro da questão está em afirmar que os órgãos de staff exercem autoridade de linha sobre os demais setores da Organização. Segundo Chiavenatto*: Os órgão de staff têm uma função de complementar e apoiar os órgãos de linha para que eles trabalhem melhor. Um departamento de staff é o responsável pela assessoria e consultoria interna dentro da organização."
(*) CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. (7a. Impressão)
A organização linha-staff é resultado da combinação linear e funcional, apresentado características de ambas. Temos como vantagens maiores especializações, porém os especialistas de staff não podem interferir na autoridade dos orgãos aos quais prestam serviços e assessoram. Os especialistam prestam serviços, mas os serviços que oferecem não precisam ser aceitos como estão recomedados. Apresenta uma atividade conjunta e coordenada dos orgãos de linha e orgãos de staff, aqueles se responsabilizam-se pela execução das atividades básicas (produzir e vender), já o staff se responsabilizam-se pela execução de serviços especializados (financiar,comprar, gerir recursos humanos, planejar, controlar).
Questão errada.
Resp.: Errada
Comentário:
A organização linha staff ocorre onde os órgãos de linha, que são os tomadores de decisão, são assessorados pelos órgãos de staff, que possuem a especialização técnica. É uma mistura da estrutura linear com a funcional sem ferir a unidade de comando. Na estrutura “linha staff”, a autoridade é dos órgãos de
linha, enquanto as assessorias prestam serviços especializados ao departamento a que são ligadas.
(sigaconcursos.com.br)
É um bom momento para lembrarmos da Administração de Recursos Humanos que é reponsabilidade de linha (gerentes) e função de staff, ou seja, os gerentes participam na escolha dos candidatos, os analistas de RH auxiliam nos metodos de avalização, mas a palavra final é do gerente.
A autoridade e a responsabilidade dos membros do staff são de natureza aconselhadora e não diminuem a autoridade e a responsabilidade dos chefes de linha. No entanto, são os chefes de linha que retêm a completa autoridade e·responsabilidade pela execução dos planos (Chiavenato). Pra concluir, os órgãos de Staff possuem autoridade de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação (autoridade funcional, de staff).
AUTORIDADE STAFF EXERCE AUTORIDADE FUNCIONAL. (assessorias e recomendações)
AUTORIDADE LINEAR EXERCE AUTORIDADE DE LINHA. (comando)
O ÚNICO TIPO DE ESTRUTURA QUE O STAFF EXERCERÁ TAMBÉM A AUTORIDADE DE LINHA (comando) É NA ESTRUTURA FUNCIONAL!
GABARITO ERRADO
Na estrutura de Linha Staff coexistem os órgãos de linha ( de execução ) e de assessoria ( apoio e consultoria ), mantendo relações engtre Si.
órgãos de acessoria não tem autoridade de dar ordens na linha staff.
ERRADA
ÓRGÃOS DE LINHA:
- TÊM O CONTROLE COMO VANTAGEM.
- AUTORIDADE LINEAR.
- LIGADOS DIRETAMENTE AOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO.
- ATIVIDADE FIM
- TÊM AUTORIDADE PARA DECIDIR E EXECUTAR AS ATIVIDADES PRINCIPAIS.
STAFF:
- A VANTAGEM É A ESPECIALIZAÇÃO.
- LIGADOS INDIRETAMENTE AOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO.
- ATIVIDADES MEIO
- VOLTADOS PARA DENTRO DA ORG
- AUTORIDADE DE APOIO, ASSESSORIA, CONSULTORIA E ACONSELHAMENTO.
BONS ESTUDOS!!!
Autoridade de linha e staff.
Dá-se o nome de linha aos órgãos incumbidos de realizar a missão primária da organização. Um departamento de linha é o responsável pelo cumprimento dos objetivos principais da organização. Em uma organização industrial e comercial, os departamentos de linha (como produção e vendas) fazem e vendem o produto. Os órgãos de staff têm uma função de complementar e apoiar os órgãos de linha para que eles trabalhem melhor. Um departamento de staff é o responsável pela assessoria e consultoria interna dentro da organização.
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
Linha/Staff
As atividades de linha são aquelas intimamente ligadas aos objetivos da organização (áreas-fim). As atividades de staff são as áreas-meio, ou seja, prestam serviços especializados que servem de suporte às atividades-fim. A autoridade para decidir e executar é do órgão de linha. A área de staff apenas assessora, sugere, dá apoio e presta serviços especializados. A relação deve ser sinérgica, pois a linha necessita do staff para poder desenvolver suas atividades, enquanto o staff necessita da linha para poder atuar.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
ERRADO
A estrutura linha-staff é uma evolução da estrutura linear. A inovação dessa
estrutura deve-se à presença de um órgão staff (assessoramento, consultoria).
Esse órgão novo não tem poder de decisão. Entretanto, por ser um órgão
consultivo, antes de tomar as decisões, os responsáveis consultam o staff, o
que atrasa o processo decisório
Posições de Linha e Staff
Linha
Staff
Gabarito: ERRADA
Julgue os itens seguintes, relativos a tipos de estrutura organizacional, natureza e finalidades das organizações formais modernas.
A estrutura matricial é indicada para organizações que lidam com projetos específicos.
A organização matricial denominada matriz ou organização em grade combina as formas de departamentalização de produtos com a funcional formando uma estrutura mista. Apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e os gerentes de produtos, cada departamento passa a ter uma dupla subordinação. A estrutura matricial torna a organização ágil e flexível a mudanças, ela permite tanto a especialização quanto a coordenação, porém ela pode apresentar desvantagens tais como conflitos por causa da duplicidade de supervisão com isso ela enfraquece a unidade de comando e a coordenação vertical, seu desenho impõe uma nova cultura organizacional. Para ser um esquema participativo e flexível depende da coloboração de todas as pessoas envovidas, tem como foco lidar com situações complexas.
Ponto dos Concursos - (06/07/2010): Edital MPU e resumo de estruturas organizacionais - (CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. )
3) Tipos de estruturas organizacionais formais
a) Linear: baseada no princípio da unidade de comando: cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados; entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas).
b) Linha-staff: as unidades e posições de linha se concentram no alcance dos objetivos principais da empresa, como produzir e vender, e detém a hierarquia da organização. Já as unidades e posições de assessoria (staff) auxiliam os órgãos de linha através da prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, como contabilidade, finanças, recursos humanos, etc.
c) Funcional: é estruturada por função da empresa. Ex: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing, etc.
d) Territorial: é estruturada por região ou localização geográfica; geralmente é usada quando a empresa é dispersa. Ex: Região Norte, Região Sul, etc.
e) Produtos ou serviços: é estruturada por tipo de produtos; geralmente é usada quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex: têxtil, farmacêutico, químico etc.
f) Clientes: é estruturada por tipo de cliente. Ex: feminino, infantil, etc.
g) Processos: é estruturada segundo as etapas do principal processo da organização. Ex: Departamento de Corte, Montagem, Estamparia, etc.
h) Projetos: é estruturada por projetos; a alocação de pessoas e recursos é temporária. Ex: obras de uma construtora, projetos de uma consultoria, etc.
i) Matricial: combina dois dos critérios anteriores de modo que cada equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Ex: em uma fábrica, a equipe de manutenção recebe ordens da gerência de manutenção e também da gerência de produção.
j) Mista: mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.
Perigoso o comentário da amiga abaixo, a estrutura matricial não combina duas estrutura quaisquer e sim e somente a estrutura funcional + a de projeto ou de produto.
Estrutura matricial
É também denominada matriz ou organização em
grade. A essência da matriz é combinar as duas formas
de departamentalização - a funcional com a departamentalização
de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional. Trata-se, portanto, de
uma estrutura mista. Ou melhor, híbrida.
O desenho matricial apresenta duas dimensões:
gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de
projeto.
Chiavenato TGA 2004.
Segundo Djalma Rebouças em Sistemas, Organização & Métodos; 13º edição revisada e Ampliada; página 133:
A Departamentalização Matricial refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos [...] e as principais vantagens de estrutura matricial são:
Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho;
Coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente;
Maior desenvolvimento da capacitação profissional;
Maior especialização nas atividades desenvolvidas;
Uso adequado dos vários recursos;
Maior cumprimento de prazos e do orçamento; e
Melhor atendimento aos clientes de projeto
As principais desvantagens:
Dupla subordinação, gerando um clima de ambiguidade de papéis e relações; e
Conflitos de interesse entre os chefes funcionais e os chefes de projetos.
Bons Estudos!!!!
Raimundo Santos
Certa. A estrutura matricial realmente se presta a empresas que lidam com projetos. Neste caso existe uma estrutura mista, em que existem os departamentos funcionais (por exemplo) e os gerentes de projeto, que selecionam pessoas de cada departamento para realizar o trabalho necessário. Neste caso, cada funcionário pode ter dois ou mais chefes, dependendo de quantos projetos esteja envolvido. É o que chamamos de autoridade dual.
Gab. (CERTA)
Vale lembrar que a matricial surge da junção entre a funcional com a de projetos. A estrutura de projetos tambem atende ao enunciado.
PARA QUALQUER TIPO DE PROJETOS (específicos, complexos, simples), A ESTRUTURA MATRICIAL SEMPRE SERÁ INDICADA.
GABARITO CERTO
Alguém conhece um projeto não-específico?
Certo
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Rennó
" Porém, quando o trabalho passa a ser realizado para contratos de projetos específicos, a organização matricial passa a ser empregada eficientemente. A ênfase deixa de ser dada no volume contínuo de produção e passa a ser colocada na complementação do trabalho para um projeto específico. O tipo matricial de organização é construído para projetos específicos. "
A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.
Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.
O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.
Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.
Já Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.
Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3
Resposta: Certa.
A estrutura matricial combina a estrutura funcional com uma estrutura específica para um produto, projeto ou processo. Nesse tipo de estrutura não há unidade de comando, pois o funcionário pode ter dois ou mais chefes, ele responde ao gerente do projeto e ao gerente da sua área funcional.
Matricial é a união da funcional com a de projetos.
Julgue os itens seguintes, relativos a tipos de estrutura organizacional, natureza e finalidades das organizações formais modernas.
A organização estruturada de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade máxima adota estrutura funcional.
O conceito da questão se refere a estrutura linear, quanto a organização funcional também conhecida por princípio funcional ou especialização. Tem como características: autoridade funcional ou dividida baseada na especialização, linhas diretas de comunicação com isso ela torna-se rápida, descentralizada, ênfase na especialização.
A estrutura funcional é o tipo de estrutura que aplica o PRINCÍPIO FUNCIONAL OU PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO POR FUNÇÕES. A Autoridade é funcional ou dividida, que é relativa e baseada na ESPECIALIZAÇÃO.
- Há linhas diretas de comunicação, sem necessidade de intermediação.
- Descentralização das decisões, que são delegadas aos órgãos ou cargos especializados.
- NÃO EXISTE PREOCUPAÇÃO COM A UNIDADE DE COMANDO!!!
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES:
A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.
A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próximo à cúpula.
Vantagens:
As vantagens principais da abordagem funcional são:
• Mantém o poder e o prestígio das funções principais
• Cria eficiência através dos princípios da especialização.
• Centraliza a perícia da organização
• Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.
• Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas.
• Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
Desvantagens:
Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.
Entre elas podemos dizer:
???? A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula.
???? Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita
???? O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado.
???? A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude.
???? Muita especialização do trabalho
A organização estruturada de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade máxima adota estrutura funcional.
corrigindo a questão:
A organização estruturada de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade máxima adota estrutura LINEAR.
Lembrar da piramide, caracteristico desta estrutura.
Obs. ao fima e ao cabo, é necessária a leitura do livro TGA 2004 - chiavenato, esta banca adora este autor.
Estou precisando de amigos para que eu possa criar um networking de êxito, por favor deixem recado no meu perfil para que eu possa adicionar mais amigos.
Tenho mais de 100 cadernos que posso compartilhar.
Apenas complementando...
Na estrutura funcional, há diluição de autoridade, o que não ocorre na
estrutura linear. Assim, na estrutura funcional a organização é mais
descentralizada.
A questão estaria certa se dissesse “estrutura linear”.
Questão ERRADA.Errada. Uma organização que é estruturada de forma simples e centraliza o poder em uma única pessoa adota uma estrutura linear, e não funcional. A estrutura funcional adota o que se pode chamar de especialização de funções.
Em empresas maiores que lidam com problemas mais complexos, é muito difícil uma pessoa conseguir administrar sozinha todos os aspectos necessários. Além disso, quanto menos rotineiro e estável o trabalho, mais fica difícil para uma organização linear ter sucesso.
Adota estrutura Linear.
linear
R: Errado.
O princípio da especialização está diretamente relacionado com a estrutura funcional. Esse tipo de estrutura dispõe seus orgãos componentes em áreas especializadas em assuntos específicos e possui funcionários especialistas. A elaboração da estrutura funcional busca atender às diversas áreas produtivas da empresa com o suporte técnico necessário. O princípio da unidade de comando é da estrutura lienar, não é fonte de preocupação na funcional.
Fonte: Adminsitração Geral e Pública - Geovanna Carranza (2016)
A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL, CRIADA POR TAYLOR, SE BASEIA NO PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO E NA VARIEDADE DE COMANDOS, PORÉM CENTRALIZADA. PORTANTO, HÁ UMA AUTORIDADE FUNCIONAL MÁXIMA E VÁRIAS OUTRAS AUTORIDADES FUNCIONAIS OU STAFF (ESPECIALISTAS) QUE TOMAM DECISÕES DE ACORDO COM O SEU TIPO DE ESPECIALIZAÇÃO.
VALE LEMBRAR QUE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL DE TAYLOR SURGIU PARA TENTAR CORRIGIR OS DEFEITOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ANTERIOR (ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LINEAR), DE FAYOL, QUE POSSUÍA, DENTRE OUTRAS COISAS, CHEFES ALTAMENTE GENERALISTAS (NÃO ESPECIALISTAS) E BASEADA NO PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO (PARA CADA SUBORDINADO, UM ÚNICO CHEFE).
O IDEAL SERIA UMA ESTRUTURA LINEAR
GABARITO ERRADO
Nada a ver esse comentário do PedroMatos de que Fayol queria corrigir Taylor. As estruturas organizacionais propostas por eles faziam sentido de acordo com suas distintas abordagens. Enquanto Taylor focou na tarefa (combina com organização funcional), Fayol focou na estrutura; criou os princípios gerais da administração, sendo 3 deles ( “unidade de comando” , “unidade de direção" e “centralização da autoridade ) intimamente ligados à organização linear.
Uma outra questão que ajuda a responder..inclusive da mesma prova:
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico Administrativo
Chefias generalistas, estabilidade e constância nas relações são características próprias da estrutura organizacional linear.
Certo.
A ESTRUTURA FUNCIONAL ORGANIZA O TRABALHO E OS FUNCIONÁRIOS EM ÁREAS DESTINTAS ESPECIALIZADAS E NÃO EM TORNO DE UMA AUTORIDADE MÁXIMA
Funcional:
é o mais comum nas organizações, seguem o princípio das especializações e seu ponto fraco é a falta de integração entre os departamentos.
Gab.E
GABARITO: ERRADO
Seria estrutura LINEAR.
Autoridade "máxima"= estrutura linear.
Abraços.
ERRADO.
LINEAR !
Resposta: Errado.
A organização estruturada de forma simples e que tem a centralização do poder concentrado na autoridade máxima é chamada de estrutura linear.
A estrutura funcional agrupa as atividades funcionais dando foco na especialização de funções.
Gabarito: ERRADO.
O enunciado se refere à estrutura organizacional linear.
A capacidade de permitir contatos diretos entre os órgãos ou cargos interessados é uma das vantagens das organizações do tipo:
Supervisão Funcional - A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor. Taylor era contrário a centralização da autoridade e propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especialidade) sobre os mesmos subordinados. A autoridade funcional é relativa e parcial. Para Taylor, o tipo de organização por excelência é a organização funcional. A Administração funcional consiste em dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, tenha de executar a menor variedade possível de funções. Sempre que possível, o trabalho de cada homem deverá limitar-se a execução de uma única função (Chiavenato, 2006). Além disso, uma das características da Administração funcional é o contato direto que se têm com os supervisores. A característica mais marcante da Administração consiste no fato de que cada operário, em lugar de se pôr em contato direto com a administração em um único ponto, isto é por intermédio de seu chefe de turma, recebe orientação e ordens diretas de vários encarregados diferentes, cada dos quais desempenhando sua própria função particular.
p q não linear?
A estrutura organizacional na qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ:
A Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz.
A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização de orientação técnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE onde os cientistas, engenheiros, ou especialistas técnicos trabalham em projetos ou programas sofisticados. Também é usada por empresas com projetos de construção complexos.
Vantagens: Permitem comunicação aberta e coordenação de atividades entre os especialistas funcionais relevantes. Capacita a organização a responder rapidamente à mudança. São abordagens orientadas para a tecnologia.
Desvantagens: Pode haver choques resultantes das prioridades.
A estrutura organizacional matricial combina a estrutura funcional (divisão por funções nas organizações, por exemplo departamentos comerciais, financeiros, jurídicos, dentre outros) com a estrutura por projetos, serviços ou produtos. Assim uma unidade organizacional temporária (por exemplo, unidade de desenvolvimento de um novo remédio para dor de cabeça) relaciona-se com departamentos permanentes (por exemplo, departamento comercial, financeiro, jurídico).
LETRA C
Estrutura Matricial – Também chamada matriz, é a gestão em grade ou gestão por projeto, embora seja diferente da departamentalização por projeto, pois esta não implica uma grade ou matriz.
A essência da organização matricial é combinar as duas formas de departamentalização, departamentalização funcional e de produtos e/ou projetos – na mesma estrutura organizacional.
Trata-se de uma estrutura híbrida. Nela há DUALIDADE DE COMANDO, ou seja a pessoa se reporta a dois superiores (ao chefe de linha e ao gerente de projeto, por exemplo).
Questão idêntica à de código Q66982 cobrada para analista.
questão 2007 - Uma estrutura de organização na qual existem dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se estrutura organizacional MATRICIAL.
______________
questão 2010 - A estrutura organizacional na qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se matricial.
FUNCIONAL + PROJETOS (ou seja: estrutura híbrida) = MATRICIAL!
GABARITO ''C''
ESTRUTURA Matricial → Mistura , HIBRÍDA → FUNCIONAL + PROJETOS
- Utilização simultânea de duas ou + formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização.
- Dupla ou múltipla subordinação.
- Aconselhável em organizações complexas ou orientadas por projetos como é o caso das organizações aeroespaciais (NASA) ou nas empresas de construção civil de empreitadas de grande dimensão (auto-estradas, pontes, etc).
Letra C.
Estrutura matricial.
LETRA C
O achatamento da hierarquia e a simplificação de processos, na busca de maior eficiência na utilização dos recursos e redução de custos, é uma técnica conhecida como:
DOWNSIZING (achatamento em português) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária.
Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com a Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.
Letra D - Correta
A reengenharia também não leva ao achatamento e simplificação dos processos, já que diminui os níveis hierárquicos, elimina mão de obra, troca os processos atuais por processos mais simples?
Alguém sabe mais e pode responder?
A reengenraia seria reiventar/reformular os processos, começar do zero.
A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.
Bom lembrar que o downsizing, normalmente, leva à terceirização (outsourcing) de processos marginais, transformando-os de custo fixo em custo variável
A) vejamos o real significado:
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark
Segundo o wikipédia: Downsizing (em português: achatamento) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH).
Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.
A curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.
A longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolve melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.
O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.
O termo downsizing também é usado para definir uma situação onde sistemas originalmente hospedados em um computador de grande porte (mainframe) são adaptados para computadores de menor porte (mini/microcomputadores) e esse processo se dá em função da redução do porte da empresa ou do aumento da capacidade computacional dos computadores de menor custo.
O downsizing promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial(core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros quesaibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização). O enxugamento substitui a antiga cultura baseada na desconfiança –que alimentava um contingente excessivo de comandos e de controles –para uma nova cultura que incentiva a iniciativa das pessoas.
PROFESSOR JOSÉ CARLOS OLIVEIRA DE CARVALHO
O Downsizing siginifica enxugamento, ou seja, simplificação dos processos, redução.
Simplificação (e achatamento) dos processos é downsizing, mudança radical destes seria REENGENHARIA.
O Downsizing siginifica enxugamento, ou seja, simplificação dos processos, redução de custos
TAMBÉM COMHECIDO POR ENXUGAMENTO (DOWNSIZING). O DOWNSIZING PROMOVE REDUÇÃO DE NÍVEIS HIERÁRQUICOS E ENXUGAMENTO ORGANIZACIONAL PARA REDUZIR AS OPERAÇÕES AO ESSENCIAL DO NEGÓCIO E TRANSFERIR O ACIDENTAL PARA TERCEIROS QUE SAIBAM FAZÊ-LO MELHOR E MAIS BARATO (TERCEIRIZAÇÃO). O ENXUGAMENTO SUBSTITUI A ANTIGA CULTURA BASEADA NA DESCONFIANÇA - QUE ALIMENTAVA UM CONTINGENTE EXCESSIVO DE COMANDOS E DE CONTROLES - PARA UMA NOVA CULTURA QUE INCENTIVA A INICIATIVA DAS PESSOAS. O POLICIAMENTO EXTERNO É SUBSTITUÍDO PELO COMPROMETIMENTO E AUTONOMIA DAS PESSOAS, ALÉM DO INVESTIMENTO EM TREINAMENTO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE.
ESSE ''ENXUGAMENTO'' É EXATAMENTE O QUE O GOVERNO DE TEMER QUER FAZER: REDUZIR O ESTADO, PARA QUE ELE POSSA SAIR DESSA CRISE POLÍTICA E, PRINCIPALMENTE, ECONÔMICA. ELE QUER FAZER ISSO PASSANDO PARA A INICIATIVA PRIVADA ALGUMAS ATIVIDADES-FIM DO ESTADO ATRAVÉS DA TERCEIRIZAÇÃO. COM ISSO ELE CONSEGUE REDUZIR OS CUSTOS COM A MÁQUINA PÚBLICA. O MESMO OCORREU COM A CRISE DO PETRÓLEO APÓS DA CRISE FISCAL DE 70: ESTADO MÍNIMO, ENCHUGAMENTO DAS ATIVIDADES E DESCENTRALIZAÇÃO PARA A INDÚSTRIA (INICIATIVA PRIVADA).
Não estou dando minha opnião a respeito dessa medida, estou - apenas - fazendo uma comparação para um entendimento melhor.
GABARITO ''D''
DOWNSIZING (ENXUGAMENTO)
SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCESSOS
REDUÇÃO DE CUSTOS
ACHATAMENTO DA HIERARQUIA
BUSCA DE MAIOR EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre conceitos diversos. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que apresenta o termo que se refere ao achatamento da hierarquia e a simplificação de processos, na busca de maior eficiência na utilização dos recursos e redução de custos.
A - incorreta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.
B - incorreta. Não um consenso sobre o conceito de liderança na literatura especializada. Os principais, segundo Ribas (2013), são:
C - incorreta. Segundo Ribas (, palavra motivação tem origem no Latim (movere) e designa a condição do organismo que influencia a direção do comportamento.
D - correta. Downsizing é uma estratégia que visa promover a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional para reduzir as operações ao core business, isto é, ao negócio essencial da organização.
E - incorreta. A reengenharia pode ser definida como o redesenho de processos, readequando-se não só os processos organizacionais, mas também as estruturas, os sistemas d informação e os valores organizacionais.
Tendo visto as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "D" é a correta.
Fontes:
FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.
RIBAS, A.; SALIM, C, R. Gestão de Pessoas para concursos. Brasília: Alumuus, 2013.
A organização moderna caracteriza-se como um sistema constituído de elementos interativos, que recebe entradas do ambiente, transforma-os, e emite saídas para o ambiente externo. Nesse sentido,
Letra "C"
Eu fico sempre em dúvida quando a resposta é tão certinha e explícita !
a) Organização que interage com o ambiente é um sistema ABERTO
b) Reflete a DEPENDÊNCIA em relação ao ambiente
c) CERTO
d) Saídas transformam-se em feedback e o feedback afeta o ambiente interno
e) As estruturas contemporâneas levam em consideração o ambiente externo, incluídas na lógica de sistema aberto e, portanto, consideram esses aspectos.
Julgue os itens a seguir, relativos às organizações modernas e suas
estruturas.
Nas organizações modernas, as redes sociais e pessoais, fundamentais para a estrutura organizacional, integram a sua estrutura informal, e a concorrência com a estrutura formal é identificada como fator favorável à melhoria do desempenho da organização.
Nas organizações modernas, as redes sociais e pessoais, fundamentais para a estrutura organizacional, integram a sua estrutura informal, e a concorrência com a estrutura formal é identificada como fator favorável à melhoria do desempenho da organização.Errada.
O erro dessa questão é afirmar que a concorrência entre as estruturas formais e informais é um fator favorável,claro que não.Tem que haver um equilíbrio,pois muitos dos problemas nas organizações de clima organizacional vêm das estruturas informais.
Vanessa -melhor cmentário
A ESTRUTURA INFORMAL ATUA DE FORMA COMPLEMENTÁVEL À ESTRUTURA FORMAL, E NÃO COMO CONCORRENTE.
GABARITO ERRADO
Nas funções administrativas (Planejamento, organização, direção e controle) a direção visa a gestão das pessoas. Então, quanto menos ruído na transmissão da informação melhor! Agora, dentro da organização a comunicação flui de maneira formal (com hierarquia) e informal (baseada nas relações sociais intraorganizacionais).
A questão misturou os conceitos. Citou na parte formal a liderança orientada para tarefas da Teoria Contingencial e na informal citou a parte de comunicação interna.
Por isso, questão errada.
A estrutura Informal não pode concorrer com a formal, além disso se esse fato ocorre a estrutura informal será negativa para a organização.
GABARITO ERRADO
Creio que a palavra concorrência não quer dizer "brigar", mas apenas coexistência, ou seja co-ocorrência. Acredito que até pode ser favorável, mas nem sempre. A estrutura informal pode ser tanto favorável, quando fortalece a estrutura formal, como desfavorável, quando entra em conflito. No caso das mudanças, por exemplo. As pessoas resistem, ou seja, é a estrutura informal resistindo à nova estrutura formal. Isso é desfavorável.
Ambas devem ser consideradas no estudo e análise da estrutura organizacional.
GORFANDO SEM PARAR
Acho que o pega da questão é a palavra "modernas"!
As teorias atuais concordam com essa visão.
As modernas tinham a organização informal como uma ameaça.
Gabarito errado
Não ha que se falar em concorrência.
Julgue os itens a seguir, relativos às organizações modernas e suas
estruturas.
O sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional de uma instituição, é resultado da distribuição hierárquica do poder.
Componentes da Estrutura Organizacional:
1) Sistema de Autoridade
2) Sistema de Responsabilidade
3) Sistema de Comunicação
4) Sistema de Decisão
O sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional de uma instituição, é resultado somente da distribuição hierárquica do poder.
O Sistemas de Autoridades é constituído por:
- amplitude administrativa ou de controle;
- níveis hierárquicos;
- delegação; e
- centralização ou descentralização.
Resposta: Questão correta.
Todo chefe (autoridade) possui poder.
Nem todo poder deriva do chefe. Exemplo, os líderes informais, aqueles que abraçam a causa e que não recebem por isso.
CERTO.
O sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional de uma instituição, é resultado da distribuição hierárquica do poder.
GABARITO: CERTO
- O Sistema de Autoridade constitui a distribuição do poder dentro da organização. A autoridade é conceituada como o direito de dar ordens conferido ao ocupante de cargo administrativo.
- O Sistema de Comunicação estabelece a forma como será feita a integração entre as diversas unidades da organização. É a rede por meio da qual fluem as informações, que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.
- O Sistema de Decisão é o esquema que delineia a natureza das decisões, os responsáveis por elas e a metodologia para tomá-las. É definido também como o resultado da ação sobre as informações.
- O Sistema de Responsabilidade faz a distribuição das atividades na organização. Define que unidades vão ser responsáveis por que tarefas.
AULAS - PROF. PETRONIO CASTRO.
Acerca de estrutura organizacional, julgue os próximos itens.
A determinação de uma linha clara de autoridade na estrutura organizacional é necessária para que a delegação de autoridade seja executada sem conflitos hierárquicos.
Considerações importantes sobre delegação:
a clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita
Delegação de autoridade ou Empowerment é uma tecnologia de gestão voltada à descentralização de poderes entre os diversos colaboradores de uma instituição, poder de decisão, autonomia e influência dividida entre as pessoas da instituição são características fortes nessa tecnologia.
logo; linha clara de autoridade=delegação de autoridade eficaz
questão bem simples e lógica!
até mais!
A autoridade representa o direito de tomar decisões, de dar ordens e exigir que sejam obedecidas etc. A delegação é o processo por meio do qual a autoridade e responsabilidade são transferidas para posições inferiores na hierarquia. Para que a delegação da autoridade ocorra sem conflitos hierárquicos, é necessário que uma linha clara de autoridade (cadeia escalar) esteja bem definida na estrutura organizacional, para que o superior saiba exatamente para quem pode delegar, por exemplo. Questão Certa.
FONTE: PONTO DOS CONCURSOS
A questão faz sentido, mas eu sinceramente nunca li a expressão ''delegação de autoridade''. Em minha concepção, se delega a competência, mas a responsabilidade não. Ou seja, a delegação é algo pessoal, diferentemente da descentralização que tem caráter permanente e impessoal.
Alguém poderia me explicar? :(((
Se não for pedir muito, no inbox, para que eu possa ver...
Obrigada gente, bons estudos.
Eterna estudante,
veja bem: direito administrativo difere de administração. Isso que você mencionou é doutrina do direito administrativo. Em admnistração, imagino eu (e assim resolvi a questão) delegar autoridade é transferir um incumbência e junto/atrelado, a autoridade pra resolver. Se você conseguir o merito é seu. Se não, a culpa é sua! Em administração, isso é fato!
Em algumas questões o CESPE afirma que autoridade não se delega, mas responsabilidade sim. Nessa foi diferente.
Fazer o quê?
A estrutura em linha é uma das mais simples, estabelecendo, assim, uma linha clara de autoridade. De outro modo, a estrutura funcional acaba por provocar certa confusão na cadeia de comando, pois um subordinado poderá receber orientações de dois superiores distintos.
Item CERTO.
Segundo Silva (2006), estabelecer uma linha clara de autoridade, indo do nível mais alto ao nível mais baixo, é a regra conhecida como princípio escalar, que ajuda os membros da organização a compreender para quem podem delegar, quem pode delegar para eles, e a quem devem prestar contas.
SILVA, Clóvis L. Machado da Mudança e análise organizacional. Curitiba : UFPR-PMC/IMAP, 2006.
Acerca de estrutura organizacional, julgue os próximos itens.
A responsabilidade, definida como o direito de dar ordens ao ocupante de cargo administrativo, objetiva a execução correta do trabalho.
Resposta : Errado
A definição de responsabilidade está errada , pois a definição correta seria : Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações
Autoridade é o direito de dar ordens e isto é definido na empresa de acordo com o cargo ou, de forma subjetiva, de acordo com a liderança que os demais percebem.
Componentes da Estrutura Organizacional: Sistema de Responsabilidade, Sistema de Autoridade e Sistema de Comunicação.
Responsabilidade: refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para alguém. (resultado de alocação de atividades)
Autoridade: é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplismente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado.
Comunicação: é a rede por mei da qual fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.
A definição apresentada é a de autoridade e não de responsabilidade. Logo, o certo seria:
A autoridade, definida como o direito de dar ordens ao ocupante de cargo administrativo, objetiva a execução correta do trabalho.
Segue sitação do Livro do Djalma Oliveira:
"Responsabilidade: é a atuação profissional de qualidade nos trabalhos e de busca por resultados, com ou sem combrança por parte de terceiros.
Autoridade:é o direito estabelecido de se designar o que - e, se nescessário, como, por quem, quando e por quanto - deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa."
Responsabilidade são as tarefas atribuídas para as pessoas.
Na questão falou no direito de dar ordens é autoridade.
LOGO ERRADO
INCORRETO
O item apresentou o conceito de autoridade e não o de responsabilidade.
Dentro dos 14 Princípios Gerais da Administração propostos por Fayol:
Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A autoridade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas.
Introdução à Teoria Geral da Administração, CHIAVENATO 2014. Pg. 85
Não é a Responsabilidade, mas sim a AUTORIDADE (direito de dar ordens).
DAR ORDENS É DEFINIDO NO CONCEITO DE AUTORIDADE. A RESPONSABILIDADE RECAI NA OBRIGAÇÃO DE FAZER, E NÃO DE MANDAR FAZER. JUSTAMENTE O QUE DIZ CHIAVENATO: RESPONSABILIDADE ''É O LADO OPOSTA DA MOEDA'' (autoridade).
NÃO QUERO DIZER QUE UMA MESMA PESSOA NÃO POSSUI, DE FORMA CONJUNTA, AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE. MUITO PELO CONTRÁRIO! ESSAS DUAS DENOMINAÇÕES ESTÃO GERALMENTE JUNTAS FORMANDO, COMO DIZ CHAVENATO, UM MESMO OBJETO (a moeda). MAS, É POSSÍVEL QUE UM SUBORDINADO POSSA TER APENAS RESPONSABILIDADE, QUE É A EXECUÇÃO ADEQUADA DO TRABALHO DE ACORDO COM A CONFIANÇA DEPOSITADA.
LEMBRANDO, TAMBÉM, QUE, AO CONTRÁRIO DO DIREITO ADMINISTRATIVO, A DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE DEMANDA DE HIERARQUIA.
GABARITO ERRADO
Sistema de Autoridade: constitui a distribuição do poder dentro da organização. A autoridade é conceituada como o direito de dar ordens conferido ao ocupante de cargo administrativo..
Seria correto se em vez de responsabilidade tivesse autoridade.
Objetiva a execução errada então huAIUSHahsAHSIUas
AUTORIDADE: DIREITO legítimo de tomar decisões e alocar recursos.
RESPONSABILIDADE: DEVER de cumprir as tarefas e atividades. Tem que vim com um nível de autoridade.
#RODRIGO RENNÓ
GABARITO: ERRADO
Que matéria chata meudeus
Autoridade: dar ordens, exigir
Responsabilidade: cumprir as ordens e executar o trabalho.
Item ERRADO.
CHIAVENATO (1997) define a autoridade como o poder de comandar outros, para que executem ou deixem de executar algo, da maneira considerada pelo possuidor dessa autoridade, como adequada para a realização dos objetivos da empresa ou do órgão.
Já a responsabilidade é definida pelo autor como o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada.
Assim, a assertiva trouxe o conceito de autoridade, e não responsabilidade.
Acerca de estrutura organizacional, julgue os próximos itens.
Considera-se descentralizada a estrutura organizacional com pouca distribuição de poder, tipo de estrutura que beneficia os níveis hierárquicos mais baixos.
Resposta : Errado
Ao contrário a estrutura descentralizada ocorre distribuição de poder
Descentralização, é reduzir a capacidade de poder decisório da alta administração.
Questão correta no meu ver, mesmo existindo pouca distribuição de poder , A QUESTÃO AFIRMA QUE ESSA DISTRIBUIÇÃO EXISTE , LOGO DESCENTRALIZAÇÃO, que beneficia diretamente os níveis mais baixos com maior autonomia, cabe recurso.
CENTRALIZAÇÃO: O PODER DE DECISÃO ESTÁ NO TOPO DA ESTRTURA ENFATIZANDO A CADEIA DE COMANDO.
Pouca distribuição de poder.
Beneficia o topo do nível hierárquico.
DESCENTRALIZAÇÃO: O PODER DE DECISÃO ESTÁ DISTRIBUIDO NOS NÍVEIS INFERIORES.
Ampla distribuição de poder.
Beneficia os níveis hierárquicos mais baixos.
GABARITO ERRADO
RESPOSTA: ERRADO.
Descentralização, é reduzir a capacidade de poder decisório da alta administração.
Item ERRADO.
Segundo Chiavenatto (2004), "a descentralização significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos".
Logo, há ampla distribuição de poder nos níveis hierárquicos inferiores, e não pouca, como afirma a assertiva.
Gab: ERRADO
Se é descentralizada é mais autônoma, portanto, possui o empowerment!
Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.
A divisão do trabalho, cuja finalidade é produzir mais e melhor, com o mesmo esforço, é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de tarefas.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-trabalho.htm
Certa. A divisão do trabalho, ou especialização, pode ser definida como o grau em que as atividades ou tarefas são divididas em uma empresa. Desta forma, um processo complexo (como a montagem de um carro, por exemplo) pode ser dividido em diversas etapas. Assim, cada funcionário é responsável por apenas uma etapa, podendo se “especializar” naquela tarefa, melhorando sua eficiência. A especialização, se exagerada, pode também ser prejudicial, pois torna o trabalho cansativo e pouco desafiador.
É exatamento isso que o Chiavenatto diz em seu livro.
... divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.
Administração Geral e Pública - Chiavenatto, pg 27
A divisão do trabalho é uma característica essencial e indispensável de uma organização formal, haja vista que permite que os membros de uma organização produzam mais e melhor.
Ademais, são características de uma organização formal:
- Divisão do Trabalho;
- Especialização;
- Hierarquia;
- Autoridade;
- Responsabilidade;
- Racionalismo e lógica; e
- Cooperação.
Alguém sabe me explicar por que a divisão é feita "com o mesmo esforço"? Não entendi essa parte!! Se o trabalho será dividido entre pessoas, a ideia não é que o esforço de cada uma diminuirá?
CONCORDO COM VOCÊ, TIA GI!... A ANÁLISE DO TRABALHO E O ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS PROVOCOU A REESTRUTURAÇÃO DAS OPERAÇÕES INDUSTRIAIS, ELIMINANDO OS MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS E ECONOMIZANDO ENERGIA E TEMPO. UMA DAS DECORRÊNCIAS DO ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS FOI A DIVISÃO DO TRABALHO E A ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO A FIM DE ELEVAR SUA PRODUTIVIDADE. COM ISSO, CADA OPERÁRIO PASSOU A SER ESPECIALIZADO NA EXECUÇÃO DE UMA ÚNICA TAREFA PARA AJUSTAR- SE AOS PADRÕES DESCRITOS E ÀS NORMAS DE DESEMPENHO DEFINIDAS PELO MÉTODO. OU SEJA, A CISÃO DO PRODUTO FINAL EM TAREFAS TEM POR FINALIDADE A REDUÇÃO DE ESFORÇOS E A ESPECIALIDADE DA FUNÇÃO DESEMPENHADA.
MAS, GABARITO CERTO
Algumas questões antigas, se aplicadas hoje, levaria à anulação ou à alteração do gabarito... Não é a primeira questão que vejo isso.
Em relação a parte: "com o mesmo esforço" a prof do QC disse que está certo, pois o período que o operário trabalha é o mesmo, com um trabalho inteiro ou com uma tarefa menor, só que com uma tarefa específica ele vai conseguir trabalhar mais rápido com o mesmo esforço.
Como assim o "mesmo esforço" se a divisão do trabalho pauta-se justamente em aumentar a produtividade e eficiência através da MINIMIZAÇÃO de esforços?!
DIVISÃO DO TRABALO:
Especialização de Tarefas e Pessoas para Aumentar a Eficiência da Oranização, podendo ser Vertical (Criando a Hierarquia) ou Horizontal (por meio da Departamentalização).
Quero entender a parti que diz, decomposto em uma série de tarefas
O TEMPO PODE SER O MESMO, AGORA O ESFORÇO É MENOR!
A divisão do trabalho, ou especialização, pode ser definida como o grau em que as atividades ou tarefas são divididas em uma empresa. Desta forma, um processo complexo (como a montagem de um carro, por exemplo) pode ser dividido em diversas etapas. Assim, cada funcionário é responsável por apenas uma etapa, podendo se “especializar” naquela tarefa, melhorando sua eficiência. A especialização, se exagerada, pode também ser prejudicial, pois torna o trabalho cansativo e pouco desafiador.
Fonte: Estratégia Concursos.
Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.
Um departamento, em uma organização, é um agregado de cargos, não podendo, em nenhuma circunstância, corresponder a um único cargo.
Em administração como em quase tudo nesta vida, as coisas não são assim absolutas. Portanto questão errada.
A respeito do comentário acima concordo com o colega, mas acho que terei alguma explicação técnica sobre o assunto, explicando o por que de em nenhuma circunstancia. obrigado pela atenção
Departamentalização significa o agrupamento de recursos e atividades em Unidades Organizacionais de acordo com um critério específico e homogêneo. Assim, pode ser um agregado de cargos, mas também pode ser um único cargo.
Os tipos tradicionais de departamentalização são: Funcional, Territorial, por clientes, por produtos, por projetos, matricial.
Eu trabalhava em uma empresa pequena, o departamento de contabilidade era feito por somente 1 pessoa.
Departamento designa uma área, divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual o administrador (seja diretor, gerente, chefe etc) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas.
O erro da questão um agregado de cargos.....agregar significa junto e no conceito acima observamos que é uma divisão algo específico
Quando que esse povo vai entender que a CESPE tem que deixar de ser besta? Está reprovando para que? Para se vangloriar? Para entrar nas estatísticas? Enigma ou conceito?
A questão está errada porque um departamento pode, sim, em determinadas circunstâncias, ser composto por apenas um cargo. Isso é relativamente comum em empresas pequenas, com uma pessoa apenas (um cargo) tomando conta de um departamento. Uma empresa que tenha apenas um vendedor está nessa situação, não é verdade? O gabarito é questão incorreta.
Fonte: Rodrigo Rennó.
Comentário de Rodrigo Rennó sobre esta questão:
"... um departamento pode, sim, em deterinadas circustâncias, ser composto por apenas um cargo. Isso é relativamente comum em empresas pequenas ..." (AG p/ concurso, p. 101).
Para enriquecer o entendimento acrescenta:
"O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si"
E, de acordo com Chiavenato: "a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão".
#vamosjuntos!
No que concerne à organização administrativa, julgue os itens que
se seguem.
Quando a maioria das decisões importantes é tomada na parte superior da hierarquia administrativa, o grau de centralização é maior.
Do mesmo modo que a descentralização refere-se a distribuição de decisões na via hierárquica, a centralização é a concentração de decisão na cúpula da administração. Observar que aqui trata-se de conceitos diferentes dos relacionados ao direito administrativo. Neste, descentralização é distribuição de competências a outras pessoas jurídicas (fora da escala hierárquica).
COMPLEMENTANDO:
Q80397 - Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será o grau de descentralização. - GAB: CERTO!
Q80396 - Quando a maioria das decisões importantes é tomada na parte superior da hierarquia administrativa, o grau de centralização é maior. - GAB: CERTO
Q80395 - Quanto maior for o número de decisões tomadas na parte inferior da hierarquia administrativa, maior será o grau de descentralização. - GAB: CERTO
Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação.
Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos.
A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente,
Gabarito - C
Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação. -> Característica de ESTRUTURA DIVISIONAL, onde cada divissão possui sua subestrutura, com areas de marketing e outras fundamentais para o seu objetivo que é o RESULTADO(tendo autonomia, pq funciona descentralizada).
Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos. -> Característica da ESTRUTURA POR PRODUTOS, onde cada diretoria-setor é responsável por um produto comercializado pela empresa.
Vejam que as outras alternativas são embromaçóes que não combinam com o enunciado da questão.
Espero ter contribuido.
Bons estudos para nós.
É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.
A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.
Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:
Pode parecer óbvio, mas a palavra-chave para divisional é DIVISÃO, AUTONOMIA!
Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e AUTONOMIA na definição de estratégias para CADA REGIÃO de atuação.
DIVISIONAL GEOGRÁFICA.
Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias PARA CADA CATEGORIA DE PRODUTO. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e AUTONOMIA na definição de estratégias para CADA UM DOS PRODUTOS.
DIVISIONAL POR PRODUTO.
GABARITO ''C''
Antes de reestruturação:
“autonomia na definição de estratégias”: característica das unidades estratégicas de negócio, ou seja, da estrutura divisional.
“para cada região de atuação”: departamentalização por base geográfica.
Concluindo, antes da reestruturação temos: Estrutura divisional geográfica
Após a reestruturação:
“autonomia na definição de estratégias”: característica da estrutura divisional
“para cada um dos produtos”: departamentalização por produto.
Concluindo, após a reestruturação temos: Estrutura divisional por produto.
Gabarito: C
Uma pequena rede de postos de combustível pode manter uma estrutura simples somente até o momento em que começam a surgir problemas de coordenação e controle, dado ao rápido crescimento das vendas e à incorporação de novos postos.
PORQUE
O crescimento das vendas torna necessária a criação de uma estrutura funcional com gerentes de nível médio (por exemplo, de contabilidade e RH) que acelerem as decisões e ações funcionais adequadas às estratégias do negócio único.
A esse respeito, conclui-se que
Veja este comentário explicativo:
http://admcomentada.com.br/petro2010/42-cesgranrio-petrobras-administrador2010/
amigos... português aqui... o somente se refere ao até... ao até o momento... e não ao fato da estrutura inicial poder ser simples somente.
se eu quiser posso começar um negócio pequeno porém já estruturado / burocrático ou começar simples.
o que não dá é pra manter simples se crescer.
Alternativa A
ps - Paulo Jr - concordo 100% com vc
Com base nos conceitos e nas aplicações concernentes a arranjo/desenho organizacional/tipos de estruturas, assinale a alternativa correta.
Um determinado grupo empresarial atua internacionalmente na exploração e refino de petróleo. Esse grupo descentraliza as decisões estratégicas e operacionais para as unidades de negócio em cada país, facilitando os esforços para satisfazer diferenças e buscar oportunidades em cada localidade. A estrutura organizacional adequada à estratégia descrita é a
Conceito ótimo no livro Administração Contemporânea:
http://books.google.com.br/books?id=2d7g623qXhEC&pg=PA349&lpg=PA349&dq=estrutura+organizacional+de+regi%C3%B5es+geogr%C3%A1ficas+mundiais&source=bl&ots=yMFwvvDXT6&sig=dGHh0fAn5KOO2fUUt6Tb8dzxmP8&hl=pt-BR&sa=X&ei=W3YsU4KiPIqukAfq3ICIBQ&ved=0CEgQ6AEwAw#v=onepage&q=estrutura%20organizacional%20de%20regi%C3%B5es%20geogr%C3%A1ficas%20mundiais&f=false
Estrutura Geográfica Global:
. as divisões são distribuídas por local geográfico.
. os gerentes regionais tem a flexibilidade necessária para escolherem a gama de produtos que atendam melhor às necessidades de clientes regionais.
Estrutura de Produto Global:
. cada divisão de produto assume a responsabilidade por decidir onde fabricar seus produtos e como comercializá-los em países estrangeiros no mundo todo.
. os gerentes de divisão de produto gerenciam suas próprias cadeias de valor global e decidem onde estabelecer subsidiárias no exterior que distribuam e vendam seus produtos a clientes em países estrangeiros.
Administração Contemporânea
Gareth R. Jones, Jennifer M. George
Custa a pessoa colocar a alternativa correta, seguida do texto?
Os executivos de uma confecção de uniformes profissionais decidiram alinhar sua estrutura organizacional visando à implementação de uma estratégia de liderança em custo. Para tal, a empresa se concentrou em adotar uma estrutura funcional, por meio das seguintes iniciativas:
I - uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas;
II - a coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários;
III - a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados.
Em estrutura funcional, é(são) compatível(eis) com a estratégia de liderança em custo APENAS a(s) iniciativa(s)
pessoal
a resposta foi dada na pergunta
orgânica = adhocracia é o oposto de funcional = especializada
só pode ser E
ah se toda questão fosse assim... já tava com meu macacão sujo de petróleo...
Julgue os itens a seguir, referentes a gerenciamento de processo.
A estrutura de uma organização centrada em processos reflete os seus departamentos.
fonte: http://hercules-now.com/2012/01/27/organizacao-funcional-x-centrada-em-processos/
Resposta dada por Renato Alves Felix
Empresa não Centrada em Processos
Organização baseada em processos EVITA a departamentalização, por isso a questão está ERRADA.
vlw,eh nois, partiu
Que pergunta mal formulada
A visão por processos
A visão por processo tende a ver as organizações como um feixe de processos. Alguns pertencem a um departamento ou setor (intrafuncionais), outros são trans-funcionais.
Na visão por processos, as tarefas não são definidas em função do departamento e sim em função daquilo que agrega valor, sem se preocupar inicialmente com qual departamento que executará a tarefa.
Organogramas não servem para análise de processos de negócios. Processos de negócio não respeitam os limites estabelecidos nos organogramas.
Que pergunta estranha. Eu não sabia nem por onde começar.
ERRADA.
Departamentalização por processos: as atividades e os recursos são agrupados em torno de processos chave específicos da empresa. Em uma montadora de automóveis, por exemplo, poderíamos ter os setores de pintura e montagem.
O que importa é o processo, departamentos ficam para segundo plano nessa teoria.
O FOCO DE UMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS ESTÁ NO NÍVEIL MAIS BAIXO DA ORGANIZAÇÃO (OPERACIONAL) OU SEJA, O FOCO ESTÁ NAS ATIVIDADES, E NÃO NOS DEPARTAMENTOS. ASTA LEMBRAR DE UMA MONTADORA DE AUTOMÓVEL, O PROCESSO É DE ACORDO COM A LINHA DE MONTAGEM, E O FOCO ESTÁ NA OPERAÇÃO/ATIVIDADE/TAREFA, E NÃO NO DEPARTAMENTO.
GABARITO ERRADO
CENTRADA/ FOCADA EM PROCESSOS --> OU SEJA, NÃO CABE FALAR EM DEPARTAMENTOS, ÁREAS, SETORES, POIS, O FOCO É NO PROCESSO.
ERRADA
ódio dessa matéria
Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.
As características das organizações formais incluem a hierarquia administrativa, que favorece o planejamento da divisão do trabalho e o estabelecimento das diretrizes do sistema de recompensas e punições.
1. Divisão do Trabalho
2. Especialização
3. Hierarquia
4. Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade
5. Racionalismo da Organização (formal)
corretíssima!
Certo. A hierarquia adm. Refere-se ao número de níveis administrativos que uma organização adota para assegurar a realização de suas tarefas e alcançar seus objetivos. A principal função da hierarquia administrativa é assegurar que as pessoas executem suas tarefas com eficiência e eficácia, ela é consequência da divisão do trabalho.
Gabarito = Certo.
Tal cenário fomenta a predominância do líder transacional.
Acerca de descentralização e delegação, julgue os próximos itens.
Não há correlação entre a amplitude administrativa e a necessidade de delegação no âmbito de uma organização.
ERRADA
CHIAVENATO afirma que "amplitude de controle, ou de supervisão, ou ainda administrativa significa realmente o número de empregados que se devem reportar a um administrador..." "Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior será o número de subordinados para cada administrador, e vice-versa".
A questão afirma não ter correlação entre a amplitude de controle e a necessidade de delegação. Entretanto, há sim uma correlação, em organizações que possuem uma amplitude de controle estreita - organizações altas, verticalizadas, estrutura com muitos níveis hierárquicos-, há necesidade de mais delegação de atribuições e, enquanto, que nas organizações com uma amplitude de controle larga - organizações achatadas, horizontais, estrutura com tendência a poucos níveis hierárquicos - há menos necessidade de delegação de atribuições.
Aproveitando o momento, ainda de acordo com Chiavenato, DELEGAÇÃO é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados. Mas ATENÇÃO!! no artigo 12 da Lei 9784/99 afirma que um órgão ou seu titular poderão, se não haver impedimento legal, delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que este não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente...
Bons estudos a todos!
GABARITO: ERRADO.
Em uma organização alta (verticalizada), com uma amplitude administrativa estreita, há maior necessidade de delegação para que a autoridade e responsabilidade sejam transferidas para as partes mais baixas da hierarquia.
Em uma organização achatada (horizontalizada), não há tanta necessidade de delegação, pois, como existem poucos níveis hierárquicos, a autoridade já se encontra próxima de onde as ações são executadas e as decisões são tomadas.
FONTE: Prof. Marco Aurélio Corrêa.
Bons estudos!
1- número de subordinados maior que a amplitude
administrativa.
Neste caso, podem ocorrer os seguintes problemas:
- desmotivação;
- ineficiência de comunicações;
- decisões demoradas e mal estruturadas e
- queda do nível de qualidade de trabalho.
2- Número de subordinados menor que a amplitude
administrativa.
- capacidade ociosa do chefe;
- custos administrativos maiores;
- FALTA DE DELEGAÇÃO;
- desmotivação e
- pouco desenvolvimento dos subordinados.
Errado!
Complementando:
(CESPE/UNIPAMPA//2013)
O número de pessoas subordinadas a um gerente define a amplitude de controle ou de comando. A amplitude de controle é maior quando o número de escalões subordinados é menor. Quando há muitos chefes e poucos subordinados, a amplitude de controle é reduzida.
GABARITO: CERTA.
(CESPE - 2014 - ICMBIO)
Quanto mais níveis hierárquicos existirem em uma organização, maior será a amplitude de controle prevista para os cargos de comando ou chefias.
GABARITO: ERRADA.
É exatamente o contrário. A amplitude administrativa ou de controle
está relacionada com a quantidade de subordinados por chefe. Se a
estrutura tem uma amplitude do controle grande, isto significa que o chefe
tem muitos funcionários diretamente subordinados.
Assim, este caso normalmente pede um maior nível de delegação,
pois o chefe terá maior dificuldade de tomar todas as decisões sem dividir
a responsabilidade com alguns funcionários. O gabarito é mesmo questão
errada.
Prof. Rodrigo Rennó
Amplitude de controle é a quantidade de subordinados que um chefe comanda.
Se a amplitude é grande, a supervisão é menor, então a delegação tende a ser maior, para que os subordinados tenham autoridade e responsabilidade para realizar as tarefas e resolver os problemas.
Gabarito: errado.
Pessoal tem que entrar em um consenso.
Estão dizendo coisas opostas;
Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue
os itens subsequentes.
Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum.
É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.
A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.
Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:
Produtos ou serviços; Localização Geográfica; Clientes; Fases dos Processos; Projetos http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao Bons estudos!É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.
A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.
Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:
A dúvida da questão é resolvida quando você faz a diferenciação entre: "...em um produto comum." e " ...em um produto em comum." No último caso, poderia, de fato ser interpretado que TODAS as divisões estariam trabalhando em UM SÓ PRODUTO.
Espero ter ajudado! Fé em Deus!
CORRETO
Definição
As empresas que usam uma estrutura divisional, também chamado de estrutura do produto, quebrar sua organização em um número de auto-suficientes divisões. A divisão auto-suficiente é uma coleção de funções que trabalham em conjunto para produzir um produto e desenvolver uma estratégia para competir, pois eles funcionam como centros de lucro ou actividades empresariais separadas. Estas divisões são criadas de acordo com o tipo de produtos ou serviços produzidos, a área geográfica servida e necessidades do cliente no mercado. Por exemplo, as divisões podem ser criados de acordo com os EUA, Canadá e México mercados geográficos. Certas funções fundamentais, como finanças, pessoal e de planejamento corporativo, normalmente são fornecidos centralmente na sede da empresa.
Vantagens gerais
Como a estrutura divisional é baseado em uma extensa delegação de autoridade, o desempenho de cada divisão pode ser medido diretamente. Além disso, os gestores podem ser responsabilizados para as vendas e os lucros de sua divisão. Como resultado, os gerentes de divisão normalmente têm melhor desempenho e moral dos funcionários é geralmente maior. Outras vantagens de uma estrutura divisional incluem uma capacidade mais eficiente e eficaz na coordenação das atividades entre as divisões, maior flexibilidade para responder às mudanças no mercado local e um processo mais simples para mudar o tamanho do negócio por apenas adicionando ou removendo divisões. Além disso, o conhecimento de divisão pode ser mais especializado.
Gostei de seu comentário Frinho Amorim. uma preposição faz toda a diferença.
Segundo, Mintzberg:
"Forma Divisionalizada
A forma divisionalizada consiste num conjunto de entidades praticamente autônomas, acopladas a uma estrutura administrativa central.
Tais entidades são unidades na linha intermediária, denominadas
divisões, que respondem ao escritório central. O fluxo do poder é de
cima para baixo. O relacionamento entre a divisão e o escritório central
remete à relação entre a cúpula estratégica e a linha intermediária. As
unidades são agrupadas pelo topo da linha intermediária com base no
mercado. Cada divisão possui suas próprias funções operacionais, o
que minimiza a interdependência entre as divisões, permitindo-lhes atuar
de forma praticamente autônoma, sem que haja necessidade de coordenação entre si.
Essa estrutura permite que um escritório central tenha grande amplitude
de controle sobre diversas divisões, ainda que o poder esteja
descentralizado com uma limitação vertical, uma vez que os poucos
gerentes do escritório central delegam poder aos gerentes que
administram as divisões.
CORRETO.
Um exemplo é uma Secretaria de Estado, a qual possui uma Coordenação de Gestão Coorporativa.
Dentro dessa Coordenação têm-se divisões, como, por exemplo, divisão de orçamento, divisão de pessoal, divisão de informática. Embora elas possam ter algum produto em comum (exemplo: para um servidor se afastar do país, a divisão de pessoal prepara o processo de afastamento e a divisão de orçamento emite a passagem e outros gastos), cada uma possui sua independência. A esse conjunto de características dá-se o nome de departamentalização divisional (em que há divisões de áreas específicas).
Para mim, o que mais pegou nessa questão foi a inclusão do termo departamentalizar.
Segundo minhas anotações, quanto aos tipos de departamentalização, destacam-se os seguintes:
- Funcional
- Por produto
- Por cliente
- Por território
- Por processo
Acredito que a galera, assim como meu, associou a parte da questão "baseados em um produto comum" ao tipo de departamentalização por produto.
Ainda segundo as minhas anotações, quanto ao DESENHO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, esta pode se classificar em:
- Linear
- Funcional
- DIVISIONAL
- Matricial
- Em rede
Quanto a essas estruturas, e por exclusão, de fato, a que mais se aproxima da definição trazida na questão é a divisional, senão vejamos:
- Linear está mais relacionada à unidade de comando.
- Funcional agrupa atividades comuns.
- Divisional agrega tarefa e recursos de acordo com PRODUTO, clientes e mercados.
- Matricial faz a fusão entre funcional e por projeto.
- Em rede demonstra as parcerias firmadas pela empresa, estando esta no centro.
Acho que é isso.
Valeu :)
Produto COMUM!!! não dá para engolir! Ainda assim encontrei essa explicação, mas também não sana a dúvida.
Chiavenato explica que a divisionalização ocorre quando os departamentos são agrupados em divisões com base em resultados organizacionais. Nesta abordagem, cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para atingir seus objetivos. Por exemplo, enquanto na abordagem funcional todos os compradores são agrupados, na estrutura divisional existem vários setores de compras, alocados dentro das diversas divisões.
Esta estrutura também é conhecida por estrutura por produtos, por projetos ou de unidades independentes.
https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-para-mpu-parte-4Produto comum??? Ah vá!!!!
O produto é comum a cada DIVISÃO. Ou seja, cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço final.
GALERA, O CESPE CHAMA A ESTRUTURA DIVISIONAL DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO DIVISIONAL OU, ATÉ MESMO, DE ESTRUTURA DE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS. NÃO É A PRIMEIRA VEZ, TÃO POUCO SERÁ A ÚLTIMA.
CADA DIVISÃO É AUTÔNOMA E AUTOSSUFICIENTE PARA PRODUZIR DETERMINADO PRODUTO OU SERVIÇO COMUM A CADA DIVISÃO.
GABARITO CERTO
Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue
os itens subsequentes.
Um dos problemas comuns às estruturas matriciais é a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo.
Dentre as vantagens da estrutura matricial encontram-se (Richard L. Daft - Administração pag. 236):
Logo, estaria errada a questão em afirmar que o desenvolvimento de habilidades administrativas especialistas e gerais seria um problema e não uma vantagem.
Valeu!
Item errado.
Richard L. Daft elenca algumas vantagens (e não desvantagens – problemas) da estrutura matricial:
- uso mais flexível dos recursos do que em uma hierarquia simples;
- flexibilidade, adaptabilidade ao ambiente em mudança;
- desenvolvimento de habilidades administrativas especialistas e gerais;
- cooperação interdisciplinar, conhecimento disponível para todos; e
- tarefas aumentadas para os funcionários.
Ainda, a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo é uma vantagem para a organização. Na estrutura matricial, as cadeias de comando funcional e por projetos são implementadas simultaneamente. No foco projetos, a organização adquire habilidades gerais e requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de adaptar-se às necessidades de cada projeto. Já no foco funções, a organização favorece a especialização profissional, pois os profissionais da mesma especialidade ficam no mesmo órgão. Dessa forma, é uma vantagem competitiva para a instituição, pois melhora a produtividade, a competitividade e desenvolve ótimos especialistas.
Fonte : tec -Adriel Sá
https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-para-mpu-parte-4
Mas isso não seria um problema.Gabarito E
A habilidade não muda, o perito do dept. de RH, vai acompanhar atividades ligadas ao RH do projeto.
NÃO É DESVANTAGEM, E SIM VANTAGEM!!!
O DESENHO MATRICIAL ADOTA DOIS TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO: FUNCIONAL E POR PRODUTOS/PROJETOS. COM ISSO, EMBORA ESSA ESTRUTURA VIOLE O PRINCIPIO DA UNIDADE DE COMANDO (desvantagem), A AUTORIDADE DUAL POTENCIALIZA A ESPECIALIZAÇÃO (por aderir a despatamentalização funcional) E POTENCIALIZA A COORDENAÇÃO (por aderir a despatamentalização por produtos/projetos).
RESUMINDO: ESSA AUTORIDADE DUAL TEM UM LADO POSITIVO: ENFATIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS DEPARTAMENTOS (formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo). A NECESSIDADE DE LIDAR COM A COMPLEXIDADE É UMA DAS RAZÕES PARA A SUA UTILIZAÇÃO, POIS ELA UTILIZA EQUIPES CRUZADAS (funcionais e por produto/projeto) COMO RESPOSTA À MUDANÇA E À INOVAÇÃO.
GABARITO ERRADO
cara é muito complicado
Ano: 2012
Banca: FCC
Órgão: TST
Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa
além de violar o princípio da unidade de comando, a adoção de uma estrutura matricial possui, ainda, como desvantagem,
c) requerer habilidade especial de gerentes de projetos em negociar recursos com gerentes funcionais. CERTO
QUESTÃO CESPE: Um dos problemas comuns às estruturas matriciais é a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo.
A CESPE está dizendo que a matricial oferece, ainda que indiretamente, a oportunidade de as pessoas aprimorarem as suas habilidades específicas e gerais simultaneamente e na sequência considera isso como um empecilho quando, na verdade, é algo positivo e extremamente benéfico (e não um problema). Essa é a razão da questão estar errada. É muito bom para um funcionário aperfeiçoar as suas habilidades específicas e, de quebra, ganhar outras gerais por conta do trabalho em estrutura matricial. Logo, a questão está errada.
QUESTÃO FCC: Além de violar o princípio da unidade de comando, a adoção de uma estrutura matricial possui, ainda, como desvantagem, requerer habilidade especial de gerentes de projetos em negociar recursos com gerentes funcionais.
Aqui a FCC está dizendo que o ruim da estrutura matricial é que o funcionário terá que deter não apenas habilidades específicas inerentes ao seu trabalho costumaz, mas também habilidades gerais para integrar o corpo técnico da estrutura matricial - o que de certeza forma é ruim mesmo (um contratempo ou desvantagem), porque temos que apontar alguém com perfil multifacetado, tarefa nada fácil, por sinal. Olhando por essa ótica, sim, de fato isso procede. Logo a questão está correta.
Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue
os itens subsequentes.
O processo de organização pressupõe a maneira como as tarefas são divididas e os recursos são distribuídos.
A palavra organização pode ser aplicada em dois sentidos diferentes, a saber:
1. Organização como uma unidade ou entidade social. Na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. Neste sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.
2 Organização como função administrativa de organizar. E parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições.
Administração Geral e Pública - Chiavenato, págs. 358 e 359
Na verdade o Processo de organização se da por dividir, integrar e controlar.(SOBRAL, PERCI).
Segundo Idalberto Chiavenato quanto a Organização como função administrativa de organizar, é parte do processo administrativo. Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições.
Sendo assim, gabarito CORRETO.
Banca: CESPE
Órgão: CADE
Prova: Agente Administrativo
No que se refere ao processo organizacional.FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: P O D C
*Planejamento: Definir a MISSÃO, Formular OBJETIVOS, Definir os PLANOS/ESTRATÉGIAS para alcança-los e PROGRAMAR as atividades
*Organização: DIVIDIR o trabalho, DESIGNAR e AGRUPAR as atividades, ALOCAR (distribuir) recursos, Definir AUTORIDADE e responsabilidade
*Direção: DESIGNAR as pessoas, COORDENAR os esforços, Comunicar, Motivar, Liderar, Orientar
*Controle: Definir os PADRÕES, MONITORAR o desempenho, AVALIAR o desempenho, Ação corretiva
ORGANIZAÇÃO: É O ATO DE ORGANIZAR, ESTRUTURAR, DEPARTAMENTALIZAR E INTEGRAR OS RECURSOS E OS ÓRGÃO INCUBIDOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO E ESTABELECER RALAÇÕES ENTRE ELES E SUAS ATRIBUIÇÕES. LEMBRANDO TAMBÉM QUE SE TRATA DE UMA PRESUNÇÃO. TANTO É QUE ESTÁ SUBMETIDA AO CONTROLE.
GABARITO CERTO
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO
▪ Sobre a função de organização, Maximiano (2009) comenta que é a função administrativa responsável pelo ato de organizar, integrar recursos e estruturar departamentos. O processo de organizar também é responsável pela divisão do trabalho e por atribuir responsabilidades e autoridade a pessoas.
▪ Montana e Charnov (2010, p.172) comentam: Organizamos para um único propósito – alcançar nossos objetivos e metas. Esses objetivos devem derivar do mercado, isto é, satisfazer a necessidade ou o desejo do cliente. Um conceito sólido para organização é o de que a estrutura acompanha a estratégia. A função principal da administração, que apoia a atividade de organizar, é o planejamento.
▪ Após formular o planejamento, as organizações devem desenvolver um modo sistemático de aproximar os recursos físicos e humanos, focalizando a realização das metas. Organizamos porque queremos atingir nossas metas e objetivos.
▪ Um exemplo que faz parte do processo de organização é determinar as atividades específicas necessárias às pessoas e seus respectivos cargos, ou seja, estabelecer quem faz o que na empresa, evitando assim funções duplas e atividades que não ficaram claramente destinadas a alguém, o que provocaria uma enorme confusão na empresa.
ORGANIZAR
▪ Dispor/Alocar os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos
▪ Desenhar a estrutura organizacional e alocar recursos.
▪ Dividir o trabalho – especializar.
▪ Agrupar atividades e cargos – departamentalizar.
▪ Definir hierarquia (autoridade) e responsabilidades.
A função organização consiste em:
1 - Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização);
2 - Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); e
3 - Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03 – Prof. Heron Lemos
Escolha a alternativa que apresenta o termo que preenche corretamente a lacuna acima.
_________________________ é uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e que indica quem se subordina a quem.
CADEIA DE COMANDO: TRATA-SE DA COMUNICAÇÃO (linha) VERTICAL DO SUPERIOR AO SEU SUBORDINADO. EM SEU CONJUNTO, ESTABELECE A COMUNICAÇÃO DO TOPO À BASE DA ESTRUTURA.
GABARITO ''B''
Considerando a interrelação dosmanuais com a função organização, tem-se que eles representam um grande apoio ao bom resultado desta função. Para um manual ser considerado um importante instrumento de administração da organização, faz-se necessário que ele cumpra algumas funções. Assinale a alternativa correta em relação a essas funções.
Podemos identificar os seguintes termos-chave que definem a comunicação eficaz, exceto:
Como a questão pediu a exceção, a resposta correta é "lateral", tendo em vista que essa é apenas a direção de fluxo da comunicação e nada se relaciona com a efetividade da comunicação. O fato de ser uma comunicação lateral não impacta, em nada, a questão da efetividade da comunicação. A comunicação eficaz exige feedback, compreensão da mensagem e o mínimo de ruídos possível. Ela se relaciona, ainda, com as palavras simétrica(baseada numa relação de igualdade); duas mãos (vida dupla); relacionamento (comunicar é um aspecto de uma relação) e estratégica (alinhada aos objetivos organizacionais).
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. B]
bons estudos
Sobre a “reengenharia”, segundo seus autores principais Michael Hammer e James Champy, é correto a? rmar que um erro comum cometido durante o processo de reengenharia é tentar
Assinale a alternativa que contém a assertiva correta em relação à organização e a reorganização do trabalho.
a) se refere ao MASP (método de análise e solução de problemas).
gabarito C , para os não assinantes
A estrutura organizacional vigente na administração pública pode ser concebida com um formato tradicional, decorrente da perspectiva funcional, com características do modelo burocrático de organização racional de Weber. Uma justificativa para a necessidade de modificação nessa visão de análise da estrutura administrativa pública é a evolução do conceito de programa. Os processos organizacionais podem ser representados por fluxogramas.
Como resultado da definição e análise dos processos organizacionais, correlacione os elementos do processo, apresentados na coluna da esquerda, com as características que identificam cada um deles.
( ) É gerado por determinado processo que permite avaliar a sua qualidade, pela expectativa criada pela coletividade quanto a forma, freqüência ou localização desejada.
( ) São identificados ao longo do processo visando à produção de um bem ou serviço público. Essencial para a definição do correspondente custo de produção.
( ) Pode-se acessar segundo uma abordagem específica orientada com vistas em obter informações sobre suas necessidades e resultados gerados pelo processo.
( ) A partir de sua identificação e desenvolvimento no processo, de forma analítica, o gestor pode empreender esforços de melhoria e aperfeiçoamento (racionalização) a fim de oferecer mais eficiência ao processo.
( ) Ao longo ou ao final do processo, evitando a utilização em demasia, permitem conhecer o funcionamento do processo ou de suas partes. Concentram-se em pontos críticos do processo(gargalos) visando acompanhamento preciso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
LETRA B
(PRODUTO) É gerado por determinado processo que permite avaliar a sua qualidade, pela expectativa criada pela coletividade quanto a forma, freqüência ou localização desejada.
(INSUMOS) São identificados ao longo do processo visando à produção de um bem ou serviço público. Essencial para a definição do correspondente custo de produção.
(USUÁRIO) Pode-se acessar segundo uma abordagem específica orientada com vistas em obter informações sobre suas necessidades e resultados gerados pelo processo.
(ATIVIDADES) A partir de sua identificação e desenvolvimento no processo, de forma analítica, o gestor pode empreender esforços de melhoria e aperfeiçoamento (racionalização) a fim de oferecer mais eficiência ao processo.
(INDICADORES DE DESEMPENHO) Ao longo ou ao final do processo, evitando a utilização em demasia, permitem conhecer o funcionamento do processo ou de suas partes. Concentram-se em pontos críticos do processo(gargalos) visando acompanhamento preciso.
A elaboração de um layout, para o aproveitamento racional do espaço físico, envolve várias etapas, podem ser consideradas como verdadeiras:
I. Seguir a sequência: local – layout global – layout detalhado.
II. Planejar o todo e depois as partes.
III. Planejar o ideal e depois o prático.
IV. Implantar e reformular sempre que necessário.
Sobre as proposições, pode-se afirmar:
Gabarito B
De acordo com Viana, a eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente:19
Ø Da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do consequente aumento das viagens de ida e volta.
Ø Do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas.
Ø Da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.
Assim, um dos aspectos mais importantes a serem observados na gestão das operações de almoxarifado é o layout (arranjo físico) das instalações, ou seja, a disposição das máquinas, pessoas e materiais de uma organização.20
Dessa maneira, o layout relaciona-se com o modo em que as coisas estão “arrumadas” na empresa. Alguns aspectos a serem observados são: se os corredores de escoamento são largos o bastante, se os materiais estão guardados de forma a serem facilmente encontrados, se as instalações estão adequadas ao tipo de material guardado etc.
De acordo com Moura, os objetivos de um layout eficiente devem ser:
Ø Assegurar a utilização máxima do espaço.
Ø Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais.
Ø Propiciar a estocagem mais econômica, com relação às despesas de equipamento, espaço e mão de obra.
Ø Propiciar flexibilidade máxima para satisfazer as necessidades de mudança, de estocagem e de movimentação.
Com um layout eficiente, a movimentação dos materiais é em muito facilitada. Ballou21 acredita que essa é uma área crítica, pois na atividade de manuseio (movimentação) de materiais, por ser repetida inúmeras vezes, pequenas ineficiências em algumas das viagens podem significar grandes perdas feitas sistematicamente por um longo período.
Para essa movimentação de materiais, são utilizados diversos métodos e instrumentos. Bowersox & Closs22 classificam esses métodos como: mecanizados (que incluem as empilhadeiras, os tratores etc.), os semiautomatizados (que automatizam certas atividades de manuseio), os de manuseio automatizado (que prescindem da presença humana) e os baseados em informação (que são totalmente comandados por computadores).
Assinale a alternativa correta. Um Conjunto de pessoas trabalhando juntas de modo estruturado para alcançar um ou mais objetivos, é a definição de:
LETRA A- Organização
Sobre a estrutura organizacional, analise:
I. A identificação do agrupamento de indivíduos em setores e dos setores na organização como um todo, são um aspecto de interação organizacional.
II. A determinação das relações formais de subordinação como os níveis hierárquicos e a amplitude da gerência são um referencial estrutural de uma organização.
III. O projeto de sistemas para assegurar comunicação eficaz, coordenação e integração de esforços entre departamentos é um aspecto de hierarquia vertical nas organizações.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A integração organizacional é a forma com que a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, socializando-os ao seu contexto e ao seu sistema para que eles possam comportar-se de maneira adequada às expectativas da empresa. A integração organizacional representa um passo importante para envolver os colaboradores e traz diversas vantagens, como, por exemplo, a disseminação da cultura organizacional, a promoção do relacionamento interpessoal e a diminuição da ansiedade do novo colaborador, o que favorece um melhor desempenho e facilita a compreensão dele em relação a seu papel na empresa.
Item III: aspectos de hierarquia horizontal.
Acredito que o item I esteja falando de relações/grupos/papeis informais na org; já o item III erra ao afirmar que a hierarquia é vertical e não HORIZONTAL!!
I - agrupamento de indivíduos em setores: DEPARTAMENTO
Identificação dos DEPARTAMENTOS na Organização: ORGANOGRAMA
Aspecto da ESTRUTURA Organizacional.
Acerca das temáticas relativas à administração pública, assinale a opção correta.
CORRETO
b) A compreensão da cultura de uma organização perpassa a análise dos seus componentes: as normas de condutas; as crenças; os valores; os preceitos; as cerimônias e os rituais e os símbolos etc. Na cultura, por tratar-se de um modo de vida característico de um grupo, tais componentes são imutáveis.
c) Uma estrutura caracteristicamente funcional, diferentemente da estrutura do tipo linha-estafe, caracteriza-se pelo princípio da unidade de comando. No entanto, independentemente da tipologia de sua estrutura e das ações tomadas pelas suas partes, deve existir um processo de elaboração das estratégias respaldado pelo conhecimento e pela análise de todas as variáveis ambientais, sejam elas controláveis ou incontroláveis.
Acho que foi esse o erro apesar de ter ficado muito na dúvida
d) A mudança é, em parte, decorrente da criatividade e da inovação idealizadas em uma organização. O setor público passa por mudanças, em um contexto evolutivo e histórico, necessárias para fazer cumprir seus deveres. Nesse contexto, na administração pública gerencial, o agente de mudança, pela necessidade de ser criativo, não se submete às disposições legais, geralmente limitadoras.
absurdo
e) O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta estratégica utilizada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. Objetiva auxiliar a verificação e consolidação do posicionamento organizacional por meio da análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e das ameaças organizacionais.
ele fala do SWOT e não do BSC nesta alternativa
Comentando a letra A
O termo organização informal mencionado na questão não tem relação nenhuma com atuar na informalidade (sem CNPJ) . Dentro das organizações legalmente constituídas existem as organizações informais que são aquelas que se desenvolvem espontaneamente fruto da interação dos indivíduos e nessa organização informal não é possível identificar a sua cadeia de comando nem o seu organograma. Este assunto pode ser aprofundado com o estudo da Teoria das Relações Humanas - Conclusões da Experiência de Hawthorne - Verificou-se que o comportamento dos indivíduos no trabalho não pode ser compreendido sem se considerar a organização informal e suas relações com a organização formal da empresa.
Bons estudos ;)
Com relação à letra C:
Na estrutura Funcional a supervisão é pela ESPECIALIDADE (Ex: assuntos de MKT, o responsável é o Ger. de MKT)
-> portanto, não há unidade de comando (a supervisão é conforme a especialidade).
Na linha-staff existe a unidade de comando + orgão de assessoramento.
-> portanto, há unidade de comando.
A questão inverteu, e disse que linha-staff não tem unidade de comando.
b) são MUTÁVEIS. Apesar de tarefa difícil, é possível se mudar a cultura de uma organização.
c) estrutura formal: autoridade é dividida, é funcional, existe uma descentralização das decisões. estrutural linear: unidade de comando. Por mais que possua staff (estafe), este não tem poder de decisão, só de assessoria, poder consultivo.d) os agentes públicos só podem fazer o que está na lei.A mudança é, em parte, decorrente da criatividade e da inovação idealizadas em uma organização. O setor público passa por mudanças, em um contexto evolutivo e histórico, necessárias para fazer cumprir seus deveres. Nesse contexto, na administração pública gerencial, o agente de mudança, pela necessidade de ser criativo, (está correta até aqui) não (erro da questão é esse não) se submete às disposições legais, geralmente limitadoras.
e) a questão fala da análise SWOTLetra A)
A organização informal apresenta as seguintes características:
a) Relação de coesão ou de antagonismo. As pessoas em associação com as outras, situadas em diferentes níveis de setores da empresa, criam relações pessoais de simpatia (de identificação) ou de antagonismo (de antipatia).
b) Status. Os indivíduos interagem em grupos informais, dentro dos quais cada um, independentemente da sua posição na organização formal, adquire certa posição social ou status em função do seu papel e participação e integração na vida do grupo.
c) Colaboração espontânea. A organização informal é um reflexo da colaboração espontânea que pode e deve ser aplicado a favor da empresa.
d) A possibilidade da oposição à organização informal. Quando não bem entendida ou manipulada inadequadamente, a organização informal pode se desenvolver em oposição à organização formal e em desarmonia com os objetivos da empresa.
e) Padrões de relações e atitude. Os grupos informais desenvolvem, espontaneamente, padrões de relações e atitudes aceitos e assimilados pelas pessoas, pois traduzem os interesses e aspirações do grupo.
f) Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais. As pessoas participam de vários grupos informais em face das relações funcionais que mantêm com outras pessoas em outros níveis e setores da empresa. Os grupos informais tendem a se alterar com as modificações na organização formal.
g) A organização informal transcende a organização formal. A organização informal é constituída por interações relações espontâneas, cuja duração e natureza transcendem as interações e relações formais. Enquanto a organização formal está circunscrita ao local físico e ao horário de trabalho da empresa, a organização informal escapa a essas limitações.
h) Padrões de desempenho nos grupos informais. Os padrões de desempenho e de trabalho estabelecidos pelo grupo informal nem sempre correspondem aos padrões estabelecidos pela administração. Podem ser maiores ou menores, bem como podem estar em perfeita harmonia ou em completa oposição, dependendo do grau de motivação do grupo quanto aos objetivos da empresa.
Na organização informal, o indivíduo preocupa-se com o reconhecimento e aprovação social do grupo ao qual pertence. O seu ajustamento social reflete sua integração ao grupo. A organização informal tem sua origem na necessidade do indivíduo de conviver com os demais seres humanos.
Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/organizacao-informal
A organização informal não é possível prever no organograma.
A organização informal não é possível prever no organograma.
A definição de organização como processo administrativo inter-relaciona dois aspectos: estrutura e processo.
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003).
Após a observação por partes de diversos estudiosos, principalmente da prática administrativa, chegou-se à conclusão – baseada nos estudos de Fayol – que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.
Forte abraço e bons estudos a todos!
ESTRUTURA COMO UNIDADE OU ENTIDADE SOCIAL.
ESTRUTURA COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: É PARTE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE ORGANIZAR, ESTRUTURAR E INTEGRAR OS RESCURSOS E OS ÓRGÃOS INCUMBIDOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO, E ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE ELES (comunicação).
GABARITO CERTO
Dica para não confundir com Direção :
ORGANização --> ORGANograma (Estrutura)
A menor unidade de trabalho de uma organização é chamada de
Imagino que cargo seja o que se ocupa, e função seja a realização de atividade do cargo.
Nonaka e Takeuchi defendem a idéia de que o conhecimento organizacional pode ser categorizado em dois tipos, sendo ambos criados a partir do conhecimento individual. O tipo de conhecimento que está nos documentos, bases de dados, produtos e processos é definido como
Sabe-se que na literatura específica de Organização e Métodos é geralmente aceito que os indicadores para o uso de manuais estejam ligados aos processos de
GABARITO D,
Indicadores para uso de manuais estão ligados aos processos de:
Divulgação ---------------> GABARITO
Coordenação
Análise
Treinamento
FONTE: LIVRO OSM - ARAÚJO
Aff...
O site diz que o gabarito é A
De maneira geral, as empresas nascem pequenas e, à medida que seu tamanho e número de atividades aumentam, há a necessidade de uma estruturação dessas atividades para que elas possam aumentar sua eficiência. A estruturação de uma empresa pode ser realizada pela sua departamentalização. É correto dizer que departamentalização da empresa significa
Departamentalização é agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos em unidades organizacionais. CORRETA LETRA C
A- ERRADA.
A departamentalização não necessariamente agrupa atividades temporárias, pode até fazer, mas não faz parte do seu conceito.
B- ERRADA.
A departamentalização ocorre para facilitar a coordenação e o controle, não para a manutenção de poder.
D- ERRADA.
A departamentalização realmente facilita a coordenação de atividades complexas, mas a questão afirma que a departamentalização significa coordenação, o que é incorreto afirmar, pos quem coordena e lidera é a função da direção.
E- ERRADA.
Não se pode afirmar que o agrupamento está relacionado aos equipamentos utilizados no processo produtivo.
A departamentalização é uma forma de divisão do trabalho por especialização da estrutura organizacional da empresa, ou seja, é o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondente a recursos em unidades organizacionais.Em geral as atividades de uma empresa são divididas em departamentos, que são uma forma de organização mais eficiente e com melhores resultados para os objetivos da companhia.
GABARITO E
Só para constar: os itens C fala em departamentalização funcional e o D em departamentalização por projetos
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Materiais/Resumos: https://goo.gl/92FN88
Departamentalização é diferente de estrutura organizacional.
Estrutura organizacional, diz respeito a como a organização se organiza e estrutura numa perspectiva hierarquizada (vertical).
Departamentalização (hosrizontal) diz respeito a divisão de departamentos na empresa seguindo critérios específicos homogêneos , podendo ser:
funcões;
clientes
região;
produto
matricial
etc...
A organização é uma entidade ou unidade social em que as pessoas interagem para alcançar objetivos estabelecidos. As organizações podem ser visualizadas sob dois aspectos: a organização formal e a organização informal.
Considerando-se esses dois aspectos e suas características, assinale a afirmativa INCORRETA.
c) A organização informal surge da interação das pessoas, de acordo com as orientações organizacionais indicadas no organograma. (Errado)
A organização formal é normalmente caracterizada por organograma, divisão do trabalho, especialização, hierarquia e seus manuais de conduta e instrução.
GABARITO C
ORGANOGRAMA É O "RETRATO" DA HIERARQUIA NA ORGANIZAÇÃO FORMAL.
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Materiais/Resumos: https://goo.gl/92FN88
a organização informal não consta no organograma ;)
Gabarito C
A organização formal está descrita no organograna, a informal não.
Alguém poderia me explicar a E ?
Apesar de ter acertado fiquei me perguntado o ela quer dizer.
Grata
Considerando os modelos organizacionais funcional e matricial, analise as afirmativas a seguir:
I. No modelo funcional, a estratégia adequada é a eficiência operacional.
II. No modelo funcional, as condições ambientais ideais são as heterogêneas.
III. No modelo matricial, a base da divisão do trabalho é o conhecimento.
Assinale
I. No modelo funcional, a estratégia adequada é a eficiência operacional. (V)
A estrutura funcional aumenta a eficiencia e reduz custos operacionais.
II. No modelo funcional, as condições ambientais ideais são as heterogêneas. (F)
A estrutura funcional é indicada para ambientes estáveis. É pouco dinâmica, com baixa comunicação entre os departamentos. Os setores não buscam integração, e tornam-se especialistas em suas próprias funções (isso aumenta a eficiência operacional - com menos custos -, mas reduz a dinâmicidade e a partilha de conhecimento. Por isso, é pouco adaptável a mudanças. Os setores estão fechados).
Em contrapartida, a por produtos ou serviços é recomendada para ambientes instáveis, por estar focada no desempenho do produto/serviço, sendo mais adaptável e conectada às mudanças. O problema é que, como integra melhor os setores para cada produto ou serviço, acaba havendo duplicidade de esforços e isso aumenta os custos operacionais em relação à estrutura funcional.
Isso mata a questão.
-----
Thiago
Gabarito A
Estrutura Matricial
Vantagens
Potencializa as vantagens decorrentes da estrutura funcional e da estrutura divisional.
Pode reduzir a multiplicação e a dispersão de recursos e, com isso, melhorar a eficiência.
Permite maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente mutável.
Facilita a cooperação interdisciplinar entre departamentos.
Promove o conflito construtivo entre os membros da organização.
Desvantagens
Dificulta a coordenação em razão da autoridade dual, o que pode causar frustração e confusão.
Trata-se de uma forma estrutural complexa, com potenciais focos de conflito e desequilíbrios de poder entre os dois
lados da matriz.
Perda excessiva de tempo em reuniões para discutir problemas e solucionar conflitos.
Muita dificuldade para apurar responsáveis por problemas.
Exige um conjunto de competências de relacionamento interpessoal e maturidade dos gestores.
Assinale a alternativa que apresente uma característica dos sistemas mecânicos organizacionais.
DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS MECÂNICOS E SISTEMAS ORGÂNICOS
Sistemas Mecânicos
Sistemas Orgânicos
- Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização.As organizações mecânicas apresentam as seguintes características:
- Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de atividades rotinizadas que se repetem indefinidamente;
- Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais;
- Centralização das decisões, tomadas somente pela cúpula da organização;
- Hierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição;
- Sistemas rígido de controle, com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um número determinado de subordinados;
- Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima;
- Predomínio da interação vertical: entre superior e subordinado;
- Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas;
- Ênfase nos princípios universais da administração: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida;
As organizações orgânicas apresentam:
- Estrutura organizacional flexível e adaptável;
- Os cargos são continuamente modificados e redefinidos;
- Descentralização das decisões;
- Hierarquia flexível;
- Amplitude de comando do supervisor e extensa;
- Maior confiabilidade nas comunicações informais;
- Predomínio da interação lateral e horizontal;
- Ênfase nos princípios do bom relacionamento humano.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/elementos-da-organizacao-mecanica-versus-elementos-da-organizacao-organica/45365/
SISTEMAS MECÂNICOS
- A ÊNFASE É INDIVIDUAL E NOS CARGOS DA ORGANIZAÇÃO.
- RELACIONAMENTO DO TIPO AUTORIDADE-OBEDIÊNCIA.
- RÍGIDA ADESÃO À DELEGAÇÃO E À RESPONSABILIDADE DIVIDIDA.
- DIVISÃO DE TRABALHO SUPER RÍGIDA.
- A TOMADA DE DECISÃO É CENTRALIZADA NO TOPO DA ESTRUTURA.
- SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR MEIO DE REPRESSÃO, ARBITRAGEM E/OU HOSTILIDADE.
PARA O ADMINISTRADOR, SÓ EXISTE UM CAMINHO, OU SEJA, A SUA ESTRUTURA É RÍGIDA E ESTÁ SUBMETIDA A AMBIENTES ESTÁVEIS.
A - ERRADO - Autoridade baseada no conhecimento. AUTORIDADE TRADICIONAL, PATRIMONIAL, PATRIARCAL, HEREDITÁRIA E DELEGÁVEL.
B - ERRADO - Processo decisorial ad hoc. PROCESSO DECISÓRIO CENTRALIZADO.
C - CORRETO - Estrutura definitiva. IDEAL PARA AMBIENTES ESTÁVEIS, QUE NÃO SOFRE COM AS MUDANÇAS DO AMBIENTE.
D - ERRADO - Comunicações quase sempre horizontais. A COMUNICAÇÃO É VERTICALIZADA.
E - ERRADO - Ambiente instável. AMBIENTE ESTÁVEL.
GABARITO ''C''
Estrutura definida, ou seja, é o modelo mecânico por ser infexível.
Os sistemas (ou modelos) mecânicos (ou mecanicistas) são caracterizados por uma padronização das atividades, alto controle e hierarquia. Logo de cara podemos descartar a letra A, pois nos modelos mecânicos a autoridade é derivada das normas e cargos da hierarquia, não do conhecimento.
A letra B também está errada, pois o processo decisorial ad-hoc (tradução latina de “para isto”, ou seja, uma decisão “caso a caso”) é caracterizado por situações de grande instabilidade e incerteza, que não são característicos dos sistemas mecânicos.
A letra C está correta e é o nosso gabarito. Já as letras D e E se referem ao modelo orgânico.
Gabarito: letra C
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
A organização no trabalho não se limita a procedimentos, uso
correto de agenda e treinamento adequado. Ela abrange, sobretudo,
a integração perfeita do profissional com a função que ocupa. Em
referência às prioridades e à organização do trabalho, julgue os
itens a seguir.
A estrutura do trabalho caracterizada por atividades especializadas e individualizadas elimina os conflitos no trabalho.
Não existe maneira de eliminar os conflitos no trabalho (de seres humanos). Tem como reduzi-los.
Se os conflitos fossem eliminados não precisaria mais de gestor.
É possível eliminar conflitos de animais (cavalos, jumentos, bois,outros), mas o bicho homem nunca está satisfeito.
Acho que não aumenta o conflito, como o colega disse anteriormente.. O conflito não é eliminaodo, mas sim, REDUZIDO.
Impossível eliminar de todo os conflitos.
Sabe esta questão resovi pela teoria da equidade, pensem por mais que o trabalho esteja nos pampas, o ser humano julga se o que esta recebendo é maior ou menor que o seu colega de trabalho, a depender do resultado, já se frustra e a semente do mal estará brotando em seu belo coração.
QUANTO MAIS SE INDIVIDUALIZA A ATIVIDADE, MAIS CONFLITO TERÁ. POR ISSO QUE DEMING AFIRMA QUE DEVE QUEBRAR ESSAS BARREIRAS DEPARTAMENTAIS, PARA ESTABELECER UM GRAU DE QUALIDADE MAIOR.
DESVANTAGEM DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL: PEQUENA COOPERAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL.
GABARITO ERRADO
"Eliminar" está para questões de Administração Geral, assim como a palavra "absoluto" está para as de direito: geralmente tornam a questão errada (ou certa se pedir a errada!! ;)
At.te, CW.
Respondi com base no fenômeno de alienação causado pela especialização extrema do trabalho, fazendo com que o indivíduo se torne alienado, pois fará uma atividade muito repetitiva e que pode causar desgaste psicológico.
texto associado
A organização no trabalho não se limita a procedimentos, uso
correto de agenda e treinamento adequado.
Gabarito: Errado
Em administração, várias vezes, temos que ligar conceitos próximos para responder questões diferentes.
Nessa questão me lembrei do líder liberal; a liderança liberal faz com que as pessoas produzam menos e com menos qualidade, além de dar força ao individualismo, e este leva á agressividade, logo, a conflitos.
GAB. E
ERRADA. REDUZ.
ELIMINAR É MUITO FORTE, APENAS REDUZ, MIMINIZA...
De acordo com Amitai Etzioni As tensões podem ser reduzidas, mas não eliminadas. Estas tensões situam-se entre necessidades organizacionais e individuais, racionalidade e irracionalidade, disciplina e liberdade, relações formais e informais, entre níveis hierárquicos e entre unidades administrativas
Elimitar 100% da treta no ambiente de trabalho é uma façanha que só Jesus Cristo pode alcançar.
Gabarito: ERRADO.
Acredito que os conflitos podem ser minimizados, mas elimina-los é uma tarefa bem difícil.
Errado
Reduz-se, porém não os elimina.
ate pq quando se trata de pessoas nunca se elimina conflitos
Válido ressaltar que a existência do conflito também pode ser positiva.
CONFLITOS NUNCA SERÃO ELIMINADOS
Podendo ser diminuidos!
Já brigou com algum parente?? Sempre você vai lembrar dessa briga :)
Uma das características da estrutura formal de uma dada organização é o fato de
A) TEM QUE SER "ESTÁVEL" E FLEXÍVEL .
B) CORRETA - É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DE UMA ORGANIZAÇÃO: ESTAR SUJEITA A UMA HIERARQUIA, GOVERNANÇA, CONTROLE.
C) UMA ORGANIZAÇÃO PRECISA TER UM ORGANOGRAMA PARA QUE SEUS COLABORADORES POSSAM ENXERGAR OS DIVERSOS SETORES, ALÉM DE PASSA A IMPRESSÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL.
D) TER UM LÍDER (NÃO CHEFE) FORMAL.
Acredito que seja isso. Espero ter ajudado.
GABARITO LETRA B
Fé.
Um dos desafios do administrador contemporâneo é ter capacidade para gerir organizações em ambientes mutáveis e turbulentos. As pressões do ambiente externo causam impacto no gerenciamento das empresas e as principais mudanças necessárias envolvem:
I- a criação de estruturas e formas de organização do trabalho inflexíveis e adaptáveis às contingências impostas pelo ambiente;
II- processos decisórios ágeis e focados nas exigências do mercado;
III- a melhoria e o aperfeiçoamento contínuo dos processos;
IV- empregados com posturas autônomas e empreendedoras;
V- a centralização dos processos e o foco na tarefa.
Assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito B)
1.7. Teoria Contingencial
Para a Teoria Contingencial, não existe uma “fórmula mágica” para se resolver os problemas das organizações. Cada situação pede uma resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende.
Ou seja, antes que um administrador possa determinar qual é o “caminho” correto para uma empresa, é necessária uma análise ambiental. Assim, dependendo da situação da empresa, sua estratégia ou a tecnologia envolvida, o “caminho” ou modo de gerenciar será definido de uma maneira ou de outra.
Os fatores principais – como o tamanho da empresa e seu ambiente – são considerados contingências, que devem ser analisadas antes de se determinar um curso de ação. Portanto, não existe mais a “melhor maneira” de se administrar uma organização.
Existiria uma relação funcional entre o sistema e o ambiente. Teríamos as variáveis dependentes e as variáveis independentes. Todas as ações de dentro da empresa seriam variáveis dependentes do que vier a ocorrer no ambiente externo – que são as variáveis independentes.
Além disso, essa teoria postula que existem várias maneiras de se alcançar um objetivo. O que um gestor deve buscar é um ajuste constante entre a organização e seu meio, suas contingências.35
Figura 1.16 – Características da Teoria Contingencial
Dentre essas contingências importantes, Sobral36 cita: o ambiente interno e externo, a tecnologia, o tamanho e o tipo de tarefa.
Figura 1.17 – Alguns fatores importantes
Uma consequência prática dessas ideias no mundo organizacional foi a tendência de as organizações se tornarem mais flexíveis, para que possam reagir mais rápido às mudanças no ambiente.
Entre os novos modelos adotados, temos as organizações em rede. Estas são muito mais flexíveis e dependem de uma nova visão de mundo por parte de seus gestores.
De acordo com Motta,37 o ambiente é uma rede formada por diversas organizações interligadas. Por exemplo, o mercado automobilístico é formado por diversas montadoras, oficinas, seguradoras, fábricas de peças etc.
Além disso, a própria organização é composta por diversas redes sociais internas. Os diversos departamentos e áreas são dependentes uns dos outros. Como essas áreas ou grupos estão sempre em contato, seus membros recebem uma pressão ou influência que é derivada desse contato.
Os 14 pontos de Deming são utilizados como diretrizes à qualidade em organizações de todo o mundo. Nesses 14 pontos, o autor buscou sintetizar sua experiência na qualidade, como preleção para a mudança organizacional necessária, com ênfase nas lideranças e na participação de todos. Na opinião de Deming , a organização deve:
I- reforçar a dependência da inspeção como fonte de obtenção da qualidade;
II- eliminar o medo, assim todos podem trabalhar efetivamente para a obtenção dos resultados;
III- instituir um vigoroso programa de educação;
IV- eliminar a prática de negócio baseado no preço, o foco deve ser reduzir o custo total e não apenas o custo de curto prazo;
V- estabelecer slogans, exortações e metas para a força de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA.
Dessa forma, as ideias de Deming foram muito importantes para a evolução do controle de qualidade. De acordo com ele, existem 14 princípios:19
1. Criar uma constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e do serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.
2. Adotar a nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação.
3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade da inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
4. Acabar com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na ideia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.
5. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir os custos.
6. Fornecer treinamento no local de trabalho.
7. Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.
8. Eliminar o medo.
9. Quebrar barreiras entre os departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.
10. Eliminar slogans, exortações e metas dirigidas aos empregados.
11. Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.
12. Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.
13. Estabelecer um programa rigoroso de educação e autoaperfeiçoamento para todo o pessoal.
14. Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.
Saindo cortando as alternativas agiliza muito a resolução de questões assim... Geralmente da certo. Estratégia para ganhar tempo nas provas é fundamental alem de conhecimento.
O desenho ou configuração de uma organização é de vital importância para o alcance dos seus objetivos. Tal arquitetura organizacional caracteriza-se por um conjunto de elementoschave que devem ser considerados pelos gestores na configuração de um modelo que garanta maior competitividade à empresa. A idéia central desse modelo baseia-se nos seguintes pressupostos:
I- necessidade de incongruência entre o binômio arquitetura/estratégia e a disponibilidade de infra-estrutura tecnológica adequada;
II- disposição da organização informal e seus impactos na estrutura formal;
III- definição dos procedimentos e regras que regem a organização formal e os sistemas de trabalho;
IV- análise das pessoas e suas principais características, assim como o conjunto de competências necessárias para a realização do trabalho;
V- compreensão das organizações como estruturas estáticas dentro da perspectiva clássica do organograma.
Assinale a alternativa CORRETA.
I- necessidade de incongruência entre o binômio arquitetura/estratégia e a disponibilidade de infraestrutura tecnológica adequada. ERRADO. incongruência quer dizer falta de concordância, harmonia, conformação. É óbvio que a arquitetura organizacional de uma empresa tem que estar em harmonia com a sua estratégia, afinal, a primeira faz parte da segunda.
II- disposição da organização informal e seus impactos na estrutura formal;
CORRETO. O impacto da organização informal deve ser levado em consideração na estrutura formal de uma empresa.
Organização Formal = conjunto de normas, diretrizes, regras e hierarquia definida de uma empresa. É a sua parte lógica e racional. É onde a empresa define a sua missão, seus objetivos.
Organização Informal = possui menos normatividade, sendo voltada ao conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas.
III- definição dos procedimentos e regras que regem a organização formal e os sistemas de trabalho;
CORRETO. Pelo o que eu entendi, é basicamente a definição de como vai funcionar a estrutura organizacional da empresa.
IV- análise das pessoas e suas principais características, assim como o conjunto de competências necessárias para a realização do trabalho;
CORRETO. Autoexplicativo.
V- compreensão das organizações como estruturas estáticas dentro da perspectiva clássica do organograma.
ERRADO. Existem estruturas estáticas, mas também existem estruturas flexíveis.
Gabarito: Letra B. Apenas I, II e III estão corretas.
Considere uma empresa que tenha um conjunto diversificado de produtos, muitas informações a serem processadas e pressões para o compartilhamento de recursos.
Nessa situação, o desenho organizacional a ser adotado é o do tipo:
C)
4.14. Estrutura Matricial
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.
A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!
Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo.
Figura 4.20 – Estrutura matricial
Essa estrutura é chamada de matricial, pois seu aspecto é semelhante a uma matriz, como vocês podem ver. Dessa forma, a estrutura matricial foi uma tentativa de conciliar uma estrutura rígida e hierárquica a uma maior flexibilidade, cada vez mais necessária nestes tempos de muitas mudanças no contexto das organizações.
Portanto, a estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.
Como vocês podem imaginar, responder a dois chefes ao mesmo tempo não é fácil! Da mesma forma, controlar alguém que não responde só a você também traz seus inconvenientes (como saber se o funcionário X está realmente fazendo um trabalho para o “outro chefe”?). Assim, essa coordenação pode realmente gerar conflitos internos e confusão.
"muitas informações a serem processadas" >>> necessidade de uma estrutura organizacional com comunicação e tomada de decisões rápidas. Maior tendência para um desenho descentralizado > Matricial
"compartilhamento de recursos" >>> na estrutura funcional não há compartilhamento de recursos e uma comunicacão entre os departamentos ruim.
A definição de Administração é
errei po falta de atenção. VEJA SÓ:
P lanejamento
O rganização
D ireção = Liderança
C ontrole
O Ambiente organizacional pode ser definido como:
ambiente organizacional, pela lógica deveria ser igual a ambiente da organização e não o oposto. Ambiente extra-organizacional deveria ser o termo correto para toda e qualquer coisa que não faça parte da organização.
toda e qualquer coisa que não faça parte da organização;. Errei a questão, porém revendo meus conceitos é possível aplicar isso em um exemplo esdrúxulo. Pensemos que dentro de nosso quarto, a gente seria a própria organização, e tudo que nos envolta (cadeira, cama, eletrônicos, armários etc) seria o ambiente organizacional. Também existe dois tipos de ambiente organizacional (interno e externo), quando a banca coloca ambiente organizacional fica a dúvida, qual seria? Acredito que se ela não restringe o conceito, ela partir do pressuposto de ser o geral, então ambiente organizacional está mais próximo ao conceito de ambiente externo.
Casca de banana : /
Achei o conceito um tanto restrito à ambiente externo, e perguntou "Ambiente Organizacional" (interno e externo).
Segundo Sobral e Peci, p. 104.
"O termo ambiente organizacional, por sua vez, refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho."
Por outro lado, descrevem: "O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização."