-
Paul R. Lawrence e Jay w. Lorsch fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organização e ambiente que marca o aparecimento daTeoria da Contingência. Este nome derivou desta pesquisa. Estes autores, preocupados com as características que as empresas devem ter para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas, tecnológicas e de mercado, fizeram uma pesquisa sobre dez empresas em três diferentes meios industriais (plásticos, alimentos empacotados e recipientes/containers). Os autores concluíram que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e a integração.
Diferenciação: As organizações apresentam esta característica. É a divisão da organização em departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Cada departamento reage unicamente áquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada. Se houver diferenciação nos ambientes específicos aparecerão diferenciações na estrutura e abordagem dos departamentos.
-
Pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre ambientes
Lawrence e Lorch fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organização e ambiente que marca o aparecimento da Teoria da Contingência. A denominação Teoria da Contingência derivou desta pesquisa. A pesquisa envolveu dez empresas em três diferentes meios industriais- plasticos,alimentos empacotados e recipientes ( containers). Os autores concluíram que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e a integração.
Conceitos de Diferenciação:
As organizações apresentam a característica de diferenciação: é adivisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Cada subsistema ou departamento reage unicamente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada. Se os ambientes específicos diferirem quanto às demandas que impõe, aparecerá diferenciação na estrutura e abordagem dos departamentos. Do ambiente geral emergem assim ambientes específicos,a cada qual correspondendo um subsistema ou departamento da organização.
Conceito de Integração
A integração refere-se ai processo oposto, isto é, ao processo gerado por pressões vindas do ambiente da organização no intuito de obter unidade de esforços e coordenação entre os vários departamentos ( ou subsistemas)
Quanto mais complexos os problemas de integração - seja pela diferenciação da organização, seja pelas fortes pressões ambientais- tais meios de integração serão utilizados.
Quanto mais simples os problemas de integração, maior a utilização de soluções simples como o sistema formalerelacionamento administrativo direto entre unidades.
Ambos os estados- diferenciação e integração- são opostos e antagônicos : quanto mais diferenciada é uma organização, mais difícil é a solução de pontos de vistaconflitantes dos departamentos e a obtenção de colaboração efetiva. " A medida que os sistemas crescem de tamanho diferenciam-se em partes e o funcionamento dessas partes separadas tem de ser integrado para que o sistema inteiro seja viável".
Teoria da contingência
Em função da pesquisa, os autores formularam a Teoria da Contingência : não existe uma única maneira melhor de organizar. Ao contrário, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais.
Fonte: Chiavenatto, TGA, pag 386, Campus (2000)
-
Conforme Chiavenato, todas as organizações apresentam características de diferenciação e integração.
1) Diferenciação. A organização é dividida em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Cada subsistema ou departamento reage somente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada.
Se houver diferenciação nos ambientes de tarefa aparecerão diferenciações na estrutura na abordagem dos departamentos. Do ambiente geral emergem ambientes de tarefa, a cada qual correspondendo um subsistema ou departamento da organização.
2) Integração. Refere-se ao processo oposto à diferenciação e é gerado por pressões vindas do ambiente da organização no sentido de obter unidade de esforços e coordenação entre os vários departamentos.
-
Conceitos de Diferenciação:
As organizações apresentam a característica de diferenciação: é adivisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Cada subsistema ou departamento reage unicamente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada. Se os ambientes específicos diferirem quanto às demandas que impõe, aparecerá diferenciação na estrutura e abordagem dos departamentos. Do ambiente geral emergem assim ambientes específicos,a cada qual correspondendo um subsistema ou departamento da organização.
Gabarito: C
-
Laurne e Lroch contribuiram para teoria contingencial com estudando diferenciação e integração. diferenciação diz respeito ao divisões interna através da especialização de funções. Já a integração em demandas do ambiente que exiem interação das partes.
-
-
Para Lawrence e Lorsch os ambientes de contingência têm como maior problemática a diferenciação e a integração.
No estudo sobre diferenciação, tem-se que as organizações são divididas em departamentos e cada departamento é especializado em uma tarefa. Já a integração é o rompimento do distanciamento dos departamentos, no esforço contínuo de manter o objetivo em comum. O objetivo das empresas deve ser, portanto, o de integrar toda a diferenciação existente para concretização global e conjunta dos objetivos.
https://casadaconsultoria.com.br/teoria-contingencial/
A origem da Teoria da Contingência se deu pela pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre a confrontação da organização versus ambiente. Os dois pesquisadores, preocupados com as características que devem ter as empresas para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas e tecnológicas, fizeram a pesquisa com dez empresas em diferentes meios industriais. A pesquisa foi inicialmente imaginada com o sentido de aplicação da teoria de sistemas abertos a problemas de estruturas organizacionais e de prática administrativa. O resultado final do estudo encaminhou a problemática organizacional para dois aspectos básicos: diferenciação e integração.
A diferenciação parte da relação que cada subsistema da organização tem unicamente com o que lhe é relevante. Se os ambientes específicos diferirem quanto as demandas que fazem, aparecerão diferenciações na estrutura e na abordagem empregadas pelas unidades ou subsistemas. Em outras palavras, do ambiente geral emergem ambientes específicos, cada um correspondendo a um ou mais subsistemas ou unidades da organização.
O conceito de integração é justamente o oposto do conceito anterior. Integração refere-se ao processo gerado por pressões vindas do ambiente global da organização no sentido de alcançar unidades de esforços e coordenação entre os vários órgãos ou subsistemas.
https://www.coladaweb.com/administracao/teoria-da-contingencia