SóProvas


ID
100063
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem freudiana, a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa e que tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. O Ego se desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id. Como a casca de uma árvore, o Ego protege o Id, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizações. Ele tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade.Fonte: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=190
  • O ego nada mais é do que uma parte do id modificado pelo impacto ou a interação das pulsões internas e dos estímulos externos.  Pode-se dizer que o ego está situado entre o mundo interno e o externo, numa posição tal que se comporta como receptor dos impulsos que lhe chegam de ambos os campos.  Seu principal papel é integrar a personalidade. Ou seja, manter a homeostase ao evitar que impulsos instintivos, obstáculos e estímulos externos sejam excessivos, servindo portanto como barreira reguladora, e fazer com que tais instintos possam expressar-se no mundo exterior sem conflitos.  E, para tanto, apresenta mecanismos de defesa tanto para os perigos intrapsíquicos como para os extrapsíquicos.

    O ego é o pólo defensivo do psiquismo. É um mediador. Por um lado pode ser considerado como uma diferenciação progressiva do id, que leva a um continuo aumento do controle sobre o resto do aparelho psíquico. Por outro ponto de vista, o ego se forma na sequencia de identificações a objetos externos, que são incorporados ao ego. De qualquer forma, o ego não é uma instância que passa a existir repentinamente, é uma construção.
    O ego não é equivalente ao consciente, não se superpõe ao consciente, nem se confunde com ele. O ego tem raízes no inconsciente, como é o caso dos mecanismos de defesa, que são funções do ego, assim como o desenvolvimento da angústia.

    A função do ego é mediadora, integradora e harmonizadora entre as pulsões do id, as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior.

    Ao contrário do id, que é fragmentado em tendências independentes entre si, o Ego surge como uma unidade, e com instância psíquica que assegura a identidade da pessoa. (Boulanger, 2006). Também tem a função de consciência assegura a auto-conservação.
  • Ego

    --> parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa

    --> se desenvolve a partir do Id

    --> à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes

    --> protege o Id, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizações

    --> tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade