SóProvas


ID
1000933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às contas patrimoniais e de resultado.


As dívidas de funcionamento ou débitos de funcionamento, sempre decorrentes da atividade normal do ramo de negócios da empresa, representam passivos e, em geral, são pagáveis em até um ano.

Alternativas
Comentários
  • Débitos de Funcionamento - São as dívidas decorrentes das atividades normais da indústria. É o caso, por exemplo, das obrigações com fornecedores de matérias-primas, das contribuições previdenciárias e impostos a pagar
  • Débitos de Funcionamento - São as dívidas decorrentes das atividades normais da indústria. É o caso, por exemplo, das obrigações com fornecedores de matérias-primas, das contribuições previdenciárias e impostos a pagar

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO



    Débitos de Funcionamento - São as dívidas da entidade decorrentes de operações normais de sua gestão, pois representam operações de troca e não o ingresso de valores financeiros. Representa esse débito as aquisições a prazo de mercadorias, tributos, salários e outros bens que são necessários ao funcionamento normal da entidade. Geralmente são classificados no Passivo circulante, no entanto podem aparecer também no Passivo Exigível a Longo Prazo.

     

    "Adiantamentos de Clientes" --> débito de funcionamento

    Como tem a ver com vendas de mercadorias refere-se ao termo "funcionamento" e tb ao termo "debito no sentido de obrigação".

     

     

  • resumindo e concluindo: As dívidas de funcionamento --> passivo ---> pagáveis em até um ano.

  • Gab. C

    Os débitos podem ser subdivididos em débitos de funcionamento e débitos de financiamento

    • Débitos de funcionamento são débitos (obrigações) oriundos das operações que são o objetivo de uma entidade (empresa).

    Exemplo: débitos com os fornecedores (fornecedores a pagar), débitos com os empregados (salários a pagar), débitos com impostos (impostos a pagar), débitos com contas de consumo (energia a pagar) etc.

    • Débitos de financiamento são débitos (obrigações) oriundos das operações de financiamentos de uma entidade (empresa).

    Exemplo: débitos com arrendamentos mercantis (arrendamento a pagar), débitos com os empréstimos contraídos (empréstimos a pagar), débitos com títulos de dívida emitidos pela empresa (debêntures a pagar) etc.

    Fonte: Contabilidade Geral e Avançada 5ª Ed; Eugenio Montoto; p. 107