-
O Planejamento de Experimentos (Design of Experiments, DOE) é uma técnica utilizada
para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que
condições devem ser coletadas durante um determinado experimento, buscando, basicamente,
satisfazer dois grandes objetivos: a precisão estatística possível na resposta e o menor custo.
Fonte: "APLICAÇÃO DO PROJETO DE EXPERIMENTOS PARA OTIMIZAÇÃO DE UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA"
Mariela Haidée Aranda; Carlos Fernando Jung; Carla Schwengber ten Caten
-
O Projeto de Experimentos (Design Of Experiments - DOE) é uma ferramenta/técnica utilizada no processo Planejar a Qualidade, o qual consiste em um método estatístico para identificar fatores que podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produção. O método DOE deve ser utilizado para determinar o número e o tipo de testes, além de seu impacto no custo da qualidade (FONTE: PMBOK - 4a Edição, pág. 197).
Logo, podemos inferir que a o gabarito da questão é CERTO.
-
O projeto de experimentos (DOE) é um método estatístico para identificar os fatores que podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produção. O método DOE deve ser usado durante o processo Planejar o gerenciamento da qualidade para determinar o número e o tipo de testes e seu impacto no custo da qualidade.
O DOE também desempenha um papel na otimização de produtos ou processos. O DOE é usado para reduzir a sensibilidade do desempenho do produto a fontes de variações causadas por diferenças ambientais ou de fabricação. Um aspecto importante dessa técnica é que ela fornece uma estrutura estatística para a modificação sistemática de todos os fatores importantes, em vez de alterar os fatores um de cada vez. A análise dos dados experimentais deve fornecer as condições ideais para o produto ou processo, destacar os fatores que influenciam os resultados e revelar a presença de interações e sinergia entre os fatores. Por exemplo, os projetistas de carros usam essa técnica para determinar qual combinação de suspensão e pneus produzirá as características de direção mais desejadas com um custo razoável.
PMBOK 5ª edição