SóProvas


ID
1001914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

As bombas que impulsionam fluidos incompressíveis (líquidos) são
dispositivos de elevada importância na indústria química, pois seu correto dimensionamento influencia, de forma relevante, o balanço econômico da planta de processo. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Caso uma bomba centrífuga opere com carga líquida positiva de sucção — pressão em excesso requerida à entrada bomba sobre a pressão de vapor do líquido —, o fenômeno de cavitação, ou seja, a formação de vapor no interior da bomba, pode ser evitado, sob qualquer condição ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Existem outros fatores que influenciam o NPSHd, tal como a carga dissipada na linha de sucção e a altura do reservatório em relação a bomba. Além disso, a altitude influencia na pressão atmosférica.

  • Uma vez que NPSHd  = Hb - Ja - Hv - ha, quais seriam os outros fatores que influenciam no NPSHd? Pela fórmula, percebe-se que já é contemplado a questão da pressão atmosférica, altura do reservatório em relação à bomba e a perda de carga na linha de sucção. Ao meu ver existiria também o fato da temperatura (que influencia diretamente na pressão de vapor), mas esse fator também já é contemplado pela fórmula.

     

    onde:

    NPSHd - 'carga líquida positiva de sucção', do enunciado

    Hb - pressão relativa à pressão atmosférica 

    Ja - perda de carga na linha de sucção

    Hv - pressão de vapor

    ha - altura estática de sucção

  • carga líquida positiva de sucção, conhecido como NPSH é definida como a diferença entre a pressão absoluta de estagnação no ponto de sucção da bomba e a pressão de vapor do líquido, expressa em altura de líquido.

  • Errado. Mesmo com valor adequado de NPSHd na sucção, pode haver queda de pressão localizada em alguns pontos de uma bomba. Portanto, deve haver cuidado durante a fase de projeto para que se evitem pontos onde essas quedas possam ocorrer.

  • Caso uma bomba centrífuga opere com carga líquida positiva de sucção — pressão em excesso requerida à entrada bomba sobre a pressão de vapor do líquido —, o fenômeno de cavitação, ou seja, a formação de vapor no interior da bomba, pode ser evitado, sob qualquer condição ambiental.

    Pelo que eu entendi. Ele diz que para todo NPSHd = carga positiva de sucção, então não haverá cavitação.

    Está errado, pq basta a bomba tem um NPSH requerido > NPSHd , que vai haver cavitação. Além disso, pra aumentar o NPSHR é só aumentar a VAZÃO. E consequentemente o NPSHd diminui com o aumento da vazão.

    Logo, uma avaliação isolada do NPSHd é precipitada no que diz respeito a cavitação.