-
Bem, eu creio que fixar a quantidade de moeda é mais fácil, tendo em vista que o governo pode controlar tal variável. A taxa de juros é mais dificil de ser controlada, pois envolve n fatores.
-
passo 1: Façam o desenho da curva IS.
passo 2: desloquem a curva IS para baixo e para esquerda (choque econômico na curva IS).
conclusão 1: o produto (Y) e os juros (r) irão cair.
conclusão 2: se o governo fixar a quantidade de moeda, ele não irá fazer nada no campo monetário e o resultado final será exatamente a conclusão 1.
passo 3: para fixar a taxa de juros (ou seja, trazê-la para a taxa de juros inicial antes do choque), é necessário deslocar a curva LM para esquerda e para cima. Política monetária restritiva.
conclusão 3: pelo desenho do gráfico, verifica-se facilmente que o produto (Y) irá diminuir mais ainda. Mais que na conclusão 1.
conclusão 4: é melhor fixar a quantidade de moeda porque a variação no produto (Y) será menor.
Item CORRETO
-
Eu acho que o crowding out suaviza os movimentos da DA, e só há esse efeito com a variação da taxa de juros
-
Gráfico q explica a questão https://docs.google.com/drawings/d/1RBYTXP0ZaSwRVhXubHCNhn23oeIFC2g5myQcizRRQYo/edit?pli=1
-
SÓ DECORAR:
Fixar a quantidade de moeda há menos choque na volatividade de IS;
Fixar a taxa de juros há menos choque na volatividade de LM.
-
Comentário objetivo (sem decoreba):
Se os choques econômicos ocorrerem majoritariamente sobre a curva IS, fixar a quantidade de moeda será uma opção de política econômica melhor do que fixar a taxa de juros. CERTO.
Fixando-se a quantidade de moeda, a curva LM se torna vertical, ou seja, configura-se a situação clássica, na qual deslocamentos da curva IS não alteram o produto de equilíbrio (pois ocorre o efeito crowding out total). Ou seja, é uma situação preferível quando há choques sobre o mercado de bens (curva IS, conforme explicado).