-
A Pmgc (c) aumenta o multiplicador keynesiano (k) = 1/1-c, pois reduz o denominador. Assim, ao aumentar os gastos aumenta-se a renda e portanto a curva IS é deslocada para a direita (em sentido anti-horário).
-
Qto maior c, maior o multiplicador keynesiano, menor a inclinação da curva IS (ou maior a sua sensibilidade).
Sendo assim, a rotação da curva será para a ESQUERDA (em sentido anti horário) e n para a direita como o colega afirmou.
-
A galera ta viajando, é a inclinação da IS e não o seu deslocamento. "A inclinação da IS depende da sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros e a PROPENSÃO MARGINAL A CONSUMIR (ou multiplicador de gastos)." Pág . 191 do Manual de Macroeconomia, equipe da USP.
-
Não entendi por que a rotação é anti-horária, posto que a curva torna-se mais plana, conforme o próprio Cespe já considerou:
CESPE/2016/DPU
O aumento da propensão marginal a consumir torna a curva IS mais plana, com juros no eixo das ordenadas e produto no eixo das abscissas.
Gabarito: certo
-
Pois é, estou com Lex otan, também não entendi a rotação anti-horária.
Função poupança keynesiana: S = - C0 + (1 - c)*Y
Onde:
- S = Poupança
- C0 = Consumo Autônomo
- (1 - c) = Propensão Marginal a Poupar
- Y = Renda
Se aumenta a Propensão Marginal a Consumir, então diminui a Propensão Marginal a Poupar (relação inversa). Se (1 - c) é menor, então a reta tem menor coeficiente angular, refletindo uma reta será mais plana. Se a reta é mais plana, então a rotação é horária!
Se estiver equivocado, peço a gentileza de me enviarem Mensagem.
bons estudos!